Sie sind auf Seite 1von 2

COMPETNCIAS ESPECFICAS / CONTEDOS ESSENCIAS Disciplina: Educao Visual e Tecnolgica Competncias Especficas:

Comunicao

Ano: 6

Construir o hbito de escuta do outro. Utilizar expressivamente os diferentes elementos visuais. Utilizar simbolicamente cdigos visuais, a nvel elementar. Registar qualidade da Expresso Plstica e do rigor de execuo.

Espao

Utilizar correctamente, tanto na linguagem verbal como na linguagem grfica, os conceitos: vertical, horizontal, oblquo. Exprimir graficamente a relatividade das posies dos objectos e do seu prprio corpo. Comear a ter exigncias de funcionalidade e de equilbrio visual, quer na criao quer na apreciao de espaos bi e tridimensionais. Exprimir as relaes entre os elementos integrados num dado espao, tanto grfica como verbalmente, de acordo com o seu nvel etrio e grau de desenvolvimento.
Estrutura

Compreender que a estrutura pode ser encarada como suporte ou como organizao dos elementos de uma forma. Construir formas tridimensionais. Entender o mdulo como elemento gerador de uma estrutura (padro).
Forma

Identificar os elementos definidores ou caracterizadores de uma forma: luz/cor, linha, superfcie, volume, textura, estrutura. Relacionar as partes com o todo e entre si (propores). Compreender a relao entre a forma e as suas funes. Compreender a relao entre a forma das coisas e os materiais e tcnicas utilizados na sua produo. Ser capaz de intervir para a melhoria da qualidade do envolvimento, criando formas, modificando-as ou estabelecendo entre elas novas relaes.
Geometria

Entender Geometria como organizao da forma. Identificar formas geomtricas no envolvimento natural ou criado pelo Homem. Utilizar traados geomtricos na resoluo de problemas prticos. Compreender a utilizao de instrumentos na execuo de desenhos tcnicos. Utilizar o material de desenho geomtrico com preocupao e rigor.
Luz/Cor

Utilizar conscientemente a mistura de certas cores para a obteno de outras cores e tonalidades. Discriminar diversos tons de uma cor. Exprimir-se livremente atravs da cor. Fazer registos cromticos Tomar conscincia da cor na percepo da forma e do espao. Conhecer valores simblicos da cor (sinais de trnsito, normas industriais).
Material

Conhecer a origem dos materiais com que trabalha. Conhecer propriedades dos materiais. Relacionar as propriedades dos materiais com as suas utilizaes. Aproveitar e reciclar materiais. Caracterizar os materiais a partir da percepo das suas propriedades fsicas (cor, brilho, cheiro, textura, etc.). PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Medida

Utilizar os diferentes instrumentos de medio Utilizar formas expeditas de medio (passo, p, palmo, etc.) Reconhecer a convenincia das medies rigorosas quer na recolha de informaes, quer na execuo dos trabalhos.
Movimento

Compreender o movimento como mudana de posio no espao. Compreender que conceitos como subir/descer, avanar/recuar, depressa/devagar, mvel/imvel, implicam sempre a relao com qualquer coisa (referencial). Escolher e utilizar foras naturais de forma adequada aos movimentos que pretende produzir (gravidade, vento, gua em movimento). Utilizar conscientemente a representao do movimento como elemento valorizador da expresso, quer na recepo quer na produo de mensagens visuais.
Trabalho

Distinguir actividade artesanal e actividade industrial. Colaborar nas diversas fases de estruturao de um trabalho. Preparar as condies necessrias ao trabalho a realizar (ferramentas e utenslios adequados, materiais, local de trabalho). Reduzir o perigo de acidentes (correcta utilizao de mquinas e ferramentas, manuteno do local de trabalho limpo e arrumado, etc.).
Energia

Compreender que a energia existe em tudo o que nos rodeia Compreender as principais fontes de energia e o seu contributo para o desenvolvimento das actividades humanas. Utilizar algumas fontes de energia renovveis. Conhecer fenmenos de transformao energtica (energia hidrulica, elica, solar, geotrmica, etc.). Compreender a importncia da energia ao construir mecanismos.

Contedos Essenciais:
Comunicao: Problemtica do sentido; Codificaes; Imagem na comunicao. Espao: Relatividade da posio dos objectos; Organizao do espao; Representao do espao. Estrutura: Estrutura das formas; Estrutura dos materiais; Estrutura modulada. Forma: Elementos da forma; Relao entre a forma e os factores que a condicionam; Valor esttico da forma. Geometria: Formas e estruturas geomtricas no envolvimento; Formas e relaes geomtricas puras; Operaes constantes na resoluo de diferentes problemas traados geomtricos. Luz/Cor: Natureza da cor; A cor no envolvimento; Simbologia da cor. Material: Origem e propriedades; Transformao de matrias-primas; Impacto ambiental. Medida: Mtodos de medio; Unidades de medida; Instrumentos de medio. Movimento: Tipos de movimento; Produo de movimento; Representao de movimento. Trabalho: Relao tcnicas/materiais; Produo e organizao; Higiene e segurana. Energia: Fontes de energia - recursos energticos; Formas de energia; Transformao de energia. PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Das könnte Ihnen auch gefallen