Sie sind auf Seite 1von 6

LemD

RESENHAS
KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gneros textuais: reflexes e ensino. Unio da Vitria, PR: Kaygangue, 2005. 207p.
Resenhado por Marlia Mendes Ferreira*

A presente obra1 compila trabalhos apresentados no II SIGET (Simpsio Nacional de Estudo dos Gneros Textuais), realizado em 2004 na Faculdade Estadual de Filosofia, Cincias e Letras de Unio da Vitria, Paran. O livro constitui-se em uma contribuio relevante para as discusses sobre gnero textual por mostrar o estado atual de reflexes dos estudiosos brasileiros sobre gnero e sua aplicabilidade no letramento. A obra se organiza em oito captulos, dos quais quatro (captulos 1, 3, 7 e 8 ) apresentam reflexes sobre gnero e quatro (captulos 2, 4, 5 e 6) abrangem propostas pedaggicas de letramento. O primeiro captulo (Gneros textuais: configurao, dinamicidade e circulao), cuja autoria de Luiz Antnio Marcuschi, discute a importante questo de se compreender o gnero textual como algo dinmico, fluido, incapaz de ser assimilado somente atravs de classificaes e de descries lingsticas e como modelos estticos para se confeccionar textos. Essa seria uma viso reducionista e extremamente formalista de gnero. O autor concebe gnero como sendo fundamentalmente uma atividade social, colocando em segundo plano o elemento constitutivo da linguagem. No meu modo de ver, ambos, ao social e lngua, constituem o gnero textual de modo dialtico. No final do captulo o autor timidamente prope algumas sugestes para o ensino: 1) o ensino com base em gneros deveria orientar-se mais para aspectos da realidade do aluno do que para os gneros mais poderosos, pelo menos como ponto de partida (p. 32); 2) gneros no devem ser imitados ou reproduzidos, mas recriados (p. 32). A primeira assertiva me parece discutvel j que muitos dos gneros da realidade do aluno so exatamente os poderosos: estatuto da criana e do adolescente, enunciados de avaliaes escritas, por exemplo.
Professora do Colgio Nacional Uberlndia, MG. Doutora em Lingstica Aplicada. E-mail: <marilia_ferreira@nacionalnet.com.br>. 1 Este livro est sendo republicado por outra editora. A nova referncia : KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gneros textuais: reflexes e ensino. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubaro, v. 6, n. 2, p. 315-325, mai./ago. 2006
*

315

Resenha

O captulo dois intitula-se Gneros textuais e ensino: contribuies do interacionismo scio-discursivo de autoria de Vera Lcia Lopes Cristovo e Elvira Lopes Nascimento. O tema central do texto refere-se aplicao das teorias de gnero textual para a sala de aula de lnguas estrangeiras. O texto divide-se em duas partes: a reviso da perspectiva terica adotada e o relato de uma experincia pedaggica. Os autores privilegiam a perspectiva do ISD (interacionismo scio-discursivo), porm sem distingui-la de outras. Por exemplo, parece haver semelhanas entre o ISD e a escola australiana, pois ambas almejam desenvolver a reflexo crtica no uso da linguagem, como se verifica na p. 45 do captulo. Os autores no esclarecem as razes de sua opo terica e nem sumarizam claramente a perspectiva; o que seriam, por exemplo, capacidades de linguagem e perspectiva cognitiva? Isso dificulta o entendimento do texto para o leitor menos familiarizado com a perspectiva. Capacidades de linguagem se referem habilidade do usurio de usar gneros adequadamente, ou de ser letrado, ou simplesmente de usar a lngua que sabe seja em que nvel for, estrutural, contextual? A perspectiva cognitiva adotada pelo ISD a vygotskiana. Porm, devem-se corrigir algumas informaes sobre a teoria sciocultural: na p. 36 (Vygotsky no surgiu a partir de uma postura piagetiana, mas em clara oposio a ela) e na p. 38 (a linguagem no se transforma em pensamento; linguagem e pensamento so distintos e se fundem em certo momento do desenvolvimento cognitivo do indivduo por volta dos dois anos de idade). A experincia relatada consiste na escolha dos gneros, na produo textual e no auto-controle da aprendizagem (fichas de controle). Entretanto, no se esclarece quais os princpios que o ISD oferece para tal escolha. As autoras aqui ignoram o elemento cultural nos estudos sobre gneros. A retrica americana, o modo de se fazer resumos na academia americana (retratada por SWALES e FEAK, 1994), seria equivalente brasileira? Ou simplesmente se assumiu que so semelhantes? O captulo trs (Os gneros do jornal: questes de pesquisa e ensino) de autoria de Adair Bonini se insere no tema reflexes sobre o gnero textual.O captulo aborda o pouco estudado tema da relao entre suporte e gnero nos gneros de jornais. O suporte jornal faz com que os gneros nele contido sejam classificados em centrais e secundrios e simultaneamente dificulta a distino do que seja gnero e seo. Na verdade, o suporte jornal faz com que as fronteiras entre os gneros [sejam] frouxas, do ponto de vista de como a enunciao se d (p. 69). O autor opta por adotar a perspectiva de John Swales. Porm, como no captulo anterior, no se justificou essa preferncia.
316
Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubaro, v. 6, n. 2, p. 315-325, mai./ago. 2006

LemD

O autor nos chama a ateno para a questo da categorizao da linguagem que a encarcera como algo morto e esttico. Pela linguagem no ser passvel de categorizaes (morfema, fonema, sintagma, texto), o gnero textual no deve se tornar mais uma categoria nos estudos lingsticos. Seu carter provisrio, fluido, no acabado. O autor recomenda tambm que se deve selecionar os gneros de jornal a ser ensinados na escola considerando os fatores utilidade para o ensino do funcionamento da linguagem e do entendimento do jornal e contribuio dos estudos do gnero para a reflexo crtica da perspectiva terica adotada. Por exemplo, h que se perguntar: que escola de gnero seria mais adequada para lidar com essa fluidez verificada? Como Maruschi, Bonini ressalta que no se deve pensar os gneros de forma taxionmica. O captulo quatro Gneros discursivos no ensino de leitura e produo de textos escrito por Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi, oferece uma proposta clara de letramento baseado em gneros textuais: 1) fase de leitura crtica dos exemplares de gneros escolhidos, em que se explora a relao contexto e gnero; 2) fase de escrita nesses gneros, em que ocorre grande interao entre os alunos e o professor para a refaco dos textos e de sua correo; 3) divulgao ao pblico de um produto final. Apesar da clareza da proposta pedaggica, h que se apontar alguns problemas. O primeiro, que ocorre tambm em outros captulos da obra, refere-se ausncia de reconhecimento da escola australiana de gnero. Por exemplo, as perguntas que devem ser realizadas na fase um da proposta (ver p. 84) se assemelham muito com a fase de modeling (modelagem) e de desconstruo dos modelos curriculares um e dois, respectivamente apresentados por Martin (1999). Na fase de confeco dos textos, h utilizao de tcnicas de escrita processual (produo de vrias verses para um mesmo texto, reviso colaborativa de textos), porm sem se mencionar essa abordagem pedaggica do ensino da escrita. Alm disso, a autora no esclarece qual perspectiva de gnero textual adota. A nica meno que o texto faz refere-se Escola de Genebra (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) e subentende-se que essa baseia teoricamente a proposta pedaggica exposta. Como h vrias semelhanas da proposta da autora com a de Martin e da escrita processual, torna-se difcil para o leitor, principalmente leigo, detectar qual realmente a contribuio da Escola de Genebra para os estudos em gneros textuais. O texto no auxilia o leitor em uma necessidade reconhecida pela autora: Os professores manifestam-se muito interessados no assunto [gneros textuais], porm, carentes de fundamentao terica (p. 79).
Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubaro, v. 6, n. 2, p. 315-325, mai./ago. 2006

317

Resenha

O captulo quinto, escrito por Anna Cristina Bentes e intitulado Gnero e ensino: algumas reflexes sobre a produo de materiais didticos para a educao de jovens e adultos, consiste numa descrio da elaborao de um livro didtico de lngua portuguesa (stima e oitava sries do ensino fundamental) para o programa de Educao de Jovens e Adultos, da ONG Ao Educativa, e das experincias da autora nesse processo. O texto exemplifica bem como o trabalho com gneros textuais pode ser implementado em sala de aula de um modo contextualizado e integrado. Alm disso, os temas que norteiam as unidades so relevantes para os alunos. O captulo tambm apresenta algumas reflexes relevantes sobre gnero textual baseadas em Bakhtin: 1) concepo de gnero que contempla tanto a ao social como as estruturas lingsticas e sua heterogeneidade, que impede uma postura meramente classificatria para com os gneros; 2) a relao dialtica entre estabilidade de regras e criatividade para com as mesmas no gnero textual. O sexto captulo se intitula Letramento digital: um trabalho a partir dos gneros do discurso e adota uma perspectiva bakhtiniana (gneros como formas flexveis de funcionamento da lngua e da(s) linguagem (ns) em prticas sociais situadas (p. 135)). Neste texto, as autoras Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa e Helosa Collins reportam um projeto pedaggico de formao continuada a distncia de professores do ensino mdio com o objetivo de aperfeioar o seu letramento digital. Este projeto constitui-se de trs partes: 1) familiarizao com a tecnologia digital e reflexo sobre estratgias e procedimentos exigidos pela leitura e escrita em ambiente digital (p. 130); 2) criao e aplicao de estratgias para o ensino de gneros no ensino mdio; 3) discusso e criao de estratgias para o ensino das diferentes linguagens (verbal, visual, musical) no ensino mdio. As autoras fornecem exemplos dessas etapas, oferecendo uma proposta clara de ensino atravs de gneros textuais. O stimo captulo intitulado Gneros multimodais e multiletramento enquadra-se na parte de reflexes sobre gneros. Angela Paiva Dionsio ressalta que apesar do carter multimodal (lngua mais imagem) que o letramento assumiu devido ao surgimento de novas tecnologias, este aspecto da escrita ainda necessita de maiores investigaes. O texto reporta uma pesquisa realizada pela autora (DIONSIO, 2004) com 10 leitores que objetivou investigar como crianas, adolescentes e adultos liam textos multimodais. A pesquisa identificou que tanto as crianas quanto os adolescentes atentaram primeiramente para o elemento visual do texto. J os adultos leram primeiro o texto verbal e se mostraram menos receptivos a textos com novos layouts. As reflexes da autora sobre os gneros multimodais relacionam-se ao tratamento da palavra e seu relacionamento com a imagem no livro didtico e a
318
Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubaro, v. 6, n. 2, p. 315-325, mai./ago. 2006

LemD

necessidade de o professor saber lidar com esses gneros multimodais. Enfim, com o desenvolvimento de novas tecnologias, o conceito de letramento deve ser revisto. O texto trata de uma questo relevante e pouco estudada no campo de gneros textuais: a multimodalidade e a investigao de sua manifestao em um veculo importantssimo de educao o livro didtico. O oitavo e ltimo captulo do livro cuja autoria de Dsire Motta-Roth, se enquadra na parte de reflexes sobre gnero da coletnea. Este foi o nico texto que mencionou um aspecto importantssimo no campo de gneros textuais e mais sistematicamente tratado pela escola australiana o contexto de cultura. Estranhamente, a autora no menciona Martin e Eggins, criadores deste termo (cf. EGGINS, 1994; MARTIN, 1993). O captulo apresenta os seguintes aspectos positivos: 1) concepo da linguagem como o estudo da interao humana (p. 187) e prtica social (p. 189); 2) sugestes de procedimentos para anlise de gneros mais orientados para o texto ou para o contexto; 3) distino dos termos gnero textual e discurso baseada em Fairclough (2003) (gneros constituem formas de ao e discursos, formas de representao); 4) sugestes para o ensino de lnguas (materna e estrangeira) que visam explicitar a relao existente entre forma e contexto (de situao e de cultura) e que possibilitam ao aluno dominar a linguagem para sua insero social. Destaco aqui a definio da autora sobre ensino de lnguas: ensinar lnguas ensinar algum a ser um analista do discurso (p. 197). Cada vez mais o professor de lnguas, seja materna ou estrangeira, deve se convencer de que a lngua no se limita estrutura gramatical e ao vocabulrio, mas sim se constitui fundamentalmente nas relaes entre eles e o contexto de uso dessa lngua. A presente obra constitui-se em uma importante contribuio para os estudos de gnero textual. H propostas claras e interessantes sobre o ensino de gneros e reflexes relevantes que abordam questes inexploradas pelos estudiosos da rea. Os trabalhos se inserem em diferentes perspectivas de gnero textual (Swales, Nova Retrica, ISD, por exemplo), porm com notvel ausncia de referncias escola australiana. Alm disso, os autores, de maneira geral, no justificaram suas opes por determinada escola de gnero. Este fato dificulta para o leitor, principalmente leigo, tomar decises conscientes sobre qual escola adotar para seus estudos no assunto e para sua prtica pedaggica. O livro se destina principalmente queles que j possuem uma boa noo das escolas de gnero.

Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubaro, v. 6, n. 2, p. 315-325, mai./ago. 2006

319

Resenha

REFERNCIAS
DIONSIO, A. P. Multimodal genres in the Brazilian popular scientific magazines: how do readers walk and feel through the texts? 2004. Mimeo. EGGINS, S. An introduction to systemic functional linguistics. London: Pinter Publishers, 1994. FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003. MARTIN, J. Genre and literacy: modeling context in educational linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, n. 13, p. 141-172, 1993. ______. Mentoring semogenesis: genre-based literacy pedagogy. In: CHRISTIE, F. (Ed.). Pedagogy and the shaping of consciousness. London: Continuum, 1999. p. 123-155. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gneros orais e escritos na escola. Traduo e organizao de Roxane Rojo e Glas Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. SWALES, J. M.; FEAK, C. B. Academic writing for graduate students. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1994.

Recebido em 15/10/05. Aprovado em 23/11/05.

*** LACOSTE, Yves (Org.). A Geopoltica do Ingls. So Paulo: Parbola, 2005. 159p.
Resenhado por Ktia Honrio Nascimento* Mrio Alexandre Garcia**

Um dos problemas que tem sido constantemente discutido na rea da lingstica refere-se ao preconceito lingstico. Muitas vezes, esse tema analisado pelos tericos, considerando apenas o aspecto da lngua. O livro A Geopoltica do Ingls vem contribuir para o debate do preconceito lingstico. Porm, o livro
* **

Professora da Faculdade de Par de Minas (FAPAM). Mestre em Lingstica Aplicada. Mestre em Lingstica. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubaro, v. 6, n. 2, p. 315-325, mai./ago. 2006

320

Das könnte Ihnen auch gefallen