Sie sind auf Seite 1von 4

A gua no Planeta Terra

O planeta Terra o nico lugar, actualmente conhecido no Universo, em que a gua se apresenta em trs estados:

Slido

Lquido

Gasoso

A gua encontra-se praticamente em toda a parte e ocupa aproximadamente 70% da terra. Pode apresentar-se de formas diferentes: salgada ou doce, pura ou mineralizada, superfcie ou subterrnea, em gelo, neve, granizo, nevoeiro, chuva, vapor e ainda como principal constituinte dos seres vivos. A sua distribuio no planeta varivel, uma vez que a gua encontra-se em permanente movimentociclo natural da gua ou ciclo hidrolgico.

O Ciclo da gua
A gua da superfcie do nosso planeta passa para a atmosfera, sob a forma de vapor, por evaporao directa, por transpirao das plantas e dos animais. O vapor de gua transportado pela circulao atmosfrica e condensa-se aps percursos muito variveis que podem ultrapassar. Formam-se nuvens que, ao passar por camadas de ar mais frias, condensam-se e precipitam-se sob a forma de chuva, neve ou granizo. A gua precipita-se nos oceanos, mares, rios e outros cursos de gua e no solo.

Localizao e Distribuio da gua na Terra, na Atmosfera e nos Seres Vivos


* Oceanos e Mares 97, 410 % *Glaciares 1,98 % *guas subterrneas 0,602 %

*Atmosfera 0,0008 % *Lagos de gua doce 0,007 % *Rios e outros cursos 0,00012 % *Seres Vivos 0, 00008 %
Como se pode verificar, cerca de 97% da gua existente no planeta salgada, restando apenas menos de 3% de gua doce, da qual, cerca de 2% encontra-se nos glaciares, no estado slido, o que significa que no pode, para j, ser utilizada para consumo. Assim, menos de 1% de gua encontra-se localizada no subsolo, nos rios e outros cursos de gua e esta que constitui a reserva de gua potvel.

A Importncia da gua
Para

o Ser humano

A gua um recurso natural to importante que se enconta presente em praticamente todas as atividades humanas Na manuteno e no funcionamento equilibrado do corpo humano Diariamente, perdemos, em mdia, 2,5 l de gua por dia, pelo suor; pela respirao, pela urina e pelas fezes. Assim para manter o equilbrio, devemos ingerir, bebendo ou comendo, a mesma quantidade de gua potvel por dia. Devemos comer, diariamente, frutos e vegetais, devido a elevada quantidade de gua existente na composio desses alimentos. Quando falta gua ao nosso corpo, o crebro desencadeia reaces que produzem a sensao de sede. A gua essencial ao bom funcionamento do corpo, dada a sua elevada percentagem no organismo humano: no fgado, nos pulmes, nos rins, no sangue, no crebro, no corao, nos msculos e at nos ossos. Na higiene - Fundamental para a existncia de uma vida com

sade e bem-estar. Inmeras doenas so originadas por deficientes condies higinicas.

Na agricultura - usada para a rega ou irrigao das culturas

que vo fornecer alimento e matrias-primas.

Na pecuria - utilizada para dar de beber aos animais e

tambm para lavar os dejectos dos animais.

Na indstria - Fornece

matria-prima para o fabrico de produtos ou utilizada como meio de arrefecimento e lavagem.


Na produo de energia elctrica - A fora da gua, quando

liberta pela abertura das comportas de uma barragem, faz movimentar a turbina hidroelctrica que, por sua vez, faz funcionar um alternador que produz corrente elctrica.
No transporte de passageiros e de mercadorias - Os oceanos,

os mares e os rios so considerados vias de comunicao importantssimas. O transporte martimo actualmente responsvel por 80% do transporte mundial.
Na prtica de algumas modalidades desportivas - No mar,

nos lagos ou rios o homem utiliza a gua para praticar alguns desportos, tias como: a natao, o windsurf, a vela, a canoagem
Nos momentos de laser - Nas praias, nos rios, na neve, nos

cruzeiros martimos.

No tratamento de algumas doenas e para relaxamento - A

hidroterapia e as estncias termais so utilizadas no tratamento de algumas doenas e tambm para o relaxamento.
No combate aos incndios - A gua um recurso indispensvel

no combate aos incndios florestais e urbanos. Os incndios causam imensos prejuzos, afectam a vida das pessoas e provocam a extino de numerosas espcies vegetais e animais.

Para

os outros seres vivos

Tal como o Homem, as plantas, os animais e os organismos microscpicos tm necessidade de gua para viver. Ela est envolvida na estrutura e nas actividades dos seres vivos. Os seres vivos podem habitar dentro ou fora da gua, mas no podem deixar de viver com ela, uma vez que so compostos, em mdia, de 80% de gua.
Para

a Natureza

Na Natureza a gua molda rochas, modifica paisagens, forma rios, mares e lagos.

Das könnte Ihnen auch gefallen