Sie sind auf Seite 1von 2

Vargas e o DIP

O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado por decreto presidencial em dezembro de 1939, com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto s camadas populares. O mesmo compreendia cinco divises: Diviso de divulgao, rdio, teatro, imprensa e cinema. Cabia-lhe: coordenar, orientar e centralizar a propaganda interna e externa. fazer a censura ao teatro, cinema e funes esportivas e recreativas. organizar manifestaes cvicas, festas patriticas, exposies, concertos musicais, conferncias e projetos monogrficos sobre a Histria do Brasil. estimular a produo de filmes educativos nacionais e classific-los para a concesso de prmios e favores dirigir o programa de radiodifuso oficial do governo. Vrios estados possuam rgos filiados ao DIP, os chamados Deips. Essa estrutura altamente centralizada permitia ao governo exercer o controle da informao, assegurando-lhe o domnio da vida cultural do pas. O D.I.P. tem origem em rgos criados anteriormente pelo governo getulista: Em 1931, foi criado o Departamento Oficial de Publicidade - D.O.P que, em 1934, se transformou em Departamento de Propaganda e Difuso Cultural - D.P.D.C -, subordinado ao Ministrio da Justia e Negcios Interiores. Em 1938 transformou-se em Departamento Nacional de Propaganda - D.N.P -. O que se percebe que todos os rgos ligados propaganda possuam roupagem similar; porm desde 1934 as preocupaes estariam em torno do rdio, por ter maior facilidade de propagao. O Estado Novo simplesmente manteve a prtica repressiva j existente. As foras Armadas mobilizaram o pessoal do servio de informao para seguir de perto os passos de milhares de pessoas consideradas suspeitas de oposio ao regime. Atentas a qualquer manifestao crtica, confiscavam e incineravam publicaes que continham opinies contrrias ordem estabelecida. A represso fsica foi complementada com a ideolgica. O trabalho mais amplo nesse campo ficou a cargo do DIP. Todos os meios de comunicao foram submetidos censura e, mais do que isso, forados a publicar matria oficial produzida pelo DIP. Programas de rdio eram censurados e msicas eram proibidas s centenas. Jornais que no se acomodaram facilmente a essa situao, como O Estado de S. Paulo, ficaram diretamente sob o controle governamental por vrios anos.

Vargas defendia que o papel da imprensa seria acompanhar o desenvolvimento da nao e destacar os feitos do Estado, condenando a imprensa mercenria, convocando-a para servir seu projeto e ao Estado.Diante desses argumentos Vargas assegura amparo imprensa e passa a considerar todo jornalista um funcionrio do Estado. Sob essa gide, e com a inteno de melhor
controlar todo o material veiculado, em dezembro de 1939 foi criado o D.I.P. (DecretoLei n 1.915 de 27 de dezembro de 1939).

O sistema dispunha de formas de coero das empresas que no participavam do esquema, atravs de iseno de taxas alfandegrias sobre a importao de papel, estabelecendo que os proprietrios de jornais e revistas devessem obter autorizao do Ministrio da Justia, mediante o prvio preenchimento de numerosas exigncias, para poder desfrutar da iseno. Com esse recurso, o governo passou a controlar diretamente a imprensa atravs de bloqueios financeiros, concedendo os favores fiscais apenas queles jornais que seguissem a orientao poltica governamental. O discurso produzido pelo D.I.P. deveria ento traduzir para essa sociedade os desejos do Estado, legitimando-o e fortalecendo-o cada dia mais, visto que era subordinado diretamente a Vargas. Atravs do monoplio dos veculos de comunicao, o D.I.P suprimia a contrapropaganda e diante disso, a sociedade incorporava valores que o . Estado selecionava, como se esses valores fossem inseridos na conscincia popular. Enquanto toda divergncia era coibida, o Estado distribua farto material de propaganda em louvor a Vargas. Suas aparies pblicas eram filmadas e exibidas nos cinemas, antes da projeo do filme programado. Milhares de fotografias do ditador foram distribudas apara a populao e colocadas nas reparties pblicas. Entre as realizaes do DIP, salientaram-se: a criao de um peridico oficial, o jornal A noite, a instituio do programa radiofnico Hora do Brasil, destinado a louvar as aes governamentais. O D.I.P. ofereceu ao regime ditatorial de Vargas os meios para o controle ideolgico da imprensa que colaborou para o mesmo permanecer quinze anos frente da censura no pas. Formulou uma verdade oficial e soube aproximar os intelectuais para submet-los ao projeto, oferecendo-os uma identidade jornalstica e legitimando suas funes. Porm ao faz-lo, o governo conseguia censurar e moldar as manifestaes artsticas e culturais, o que de certa maneira, suprimiam esses mesmos intelectuais. Enquanto isso, as foras oligrquicas de oposio atuavam no exterior onde exilados polticos publicavam jornais e revistas contra a ditadura getulista. Os comunistas se rearticularam e atuavam no pas clandestinamente, apesar da contnua represso de das torturas sofridas nas prises. Os intelectuais produziam obras que no se restringiam a preocupaes puramente estticas. Mrio de Andrade, por exemplo, em um conferencia em 1942, conclama os intelectuais a se unirem ao povo na luta pela democracia: Faam ou se recusem a fazer arte, cincia, ofcios. Mas no fiquem apendas nisto, espies da vida, camuflados em tcnicos de vida, espiando a multido passar. Marchem com as multides E seriam essas multides referidas por Mario de Andrade que levariam, por diversas formas de manifestaes, a ditadura do Estado Novo ao seu fim.

Das könnte Ihnen auch gefallen