Sie sind auf Seite 1von 3

LIO 06 COMO GUARDAR A VISO DE CLULAS? Cada clula existe para se multiplicar.

Ento, como uma igreja de vencedores, preciso que cada lder seja um guardio radical da viso, sendo radicais na prtica de alguns valores: cada clula existe para se multiplicar, e todo lder deve fazer o TLC - Treinamento de Lderes de Clulas, alm de defender os valores de uma igreja em clulas: VALORES QUE PROTEGEM A VISO 1. As clulas so a base da igreja. A clula no pode ser confundida com dezenas de outras organizaes na igreja. Quando as clulas existem apropriadamente, todas as outras estruturas tornam-se desnecessrias e invlidas. 2. A clula com 15 pessoas deve se multiplicar. A tendncia de uma clula que no passa pela multiplicao, cair na estagnao. A reunio torna-se muito parecida com o culto de domingo e os membros ficam acomodados. 3. A clula no deve perder o sentido de misso. A clula que vive voltada para si mesma fracassa. Sem a inteno de ganhar os perdidos para Cristo, a clula perde a razo de existir. 4. A clula no deve ficar mais de um ano sem se multiplicar. Paulo disse: Tudo fao por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele (1Co 9.23). Devemos fazer tudo ao nosso alcance para o crescimento da clula. 5. As clulas no devem ser fechadas. Fechar uma clula uma derrota. Todas as mudanas necessrias devem ser feitas para que uma clula no seja fechada. 6. A clula deve ter um lder em treinamento. O lder em treinamento o DNA da clula. ele que vai reproduzir exatamente o padro da clula. No pode haver multiplicao sem um lder em treinamento. Caso contrrio a nova clula morrer e errar na viso. 7. Uma nica clula no deve se transformar em congregao. Uma congregao ser formada por um grupo de clulas numa determinada regio, nunca por uma nica clula que se recusou a multiplicar. Nenhuma clula deve recusar a multiplicao.

8. No permitiremos atividades que concorram com as clulas. No geral, as pessoas preferem os grandes eventos s reunies da clula. impossvel conciliar atividades paralelas. 9. No permitiremos clulas sem superviso. Todo lder deve ter sobre si uma autoridade. Algum que no admite estar debaixo de autoridade tambm no est qualificado para exercer autoridade. Isso proteo para o rebanho. 10. No permitiremos pregadores de fora nas clulas. Apenas o pastor da igreja est habilitado para convidar pregadores de fora (isso inclui CDs e DVDs). Pessoas estranhas viso de clulas costumam ensinar padres diferentes e contrrios ao ensino da igreja local. VALORES INEGOCIVEIS necessrio que tenhamos a viso de clulas clara em nossa mente. Quando tentamos edificar sem uma viso clara, negociamos facilmente valores vitais. A Bblia diz: No havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse feliz (Pv 29.18). Vamos enumerar alguns valores que so vitais para uma igreja em clulas: 1. As clulas so a coluna da nossa igreja. No se trata de uma estratgia, mas de um novo paradigma. Em nossa igreja, tudo feito a partir das clulas: S pode se batizar quem estiver firme em uma clula, A ceia celebrada mensalmente para os que esto nas clulas. Um membro s pode fazer parte de um ministrio com a recomendao do seu lder. Um membro s recebe ajuda social com a recomendao do seu lder. S consideramos membros aqueles que esto participando de uma clula. Para algum ser recebido como membro da igreja, primeiro deve se integrar na clula. A funo mais destacada em nossa igreja a funo de lder de clula. 2. Nenhuma atividade deve concorrer com as clulas. Nunca permitiremos que as programaes especiais na igreja atrapalhem as reunies das clulas. Essas jamais sero canceladas. Agindo assim todos percebem qual a nossa prioridade.

3. As clulas se renem semanalmente. Nossas clulas no se renem eventualmente. A cada semana nos encontramos para renovar nosso compromisso, cultuarmos a Deus juntos e sermos supridos pela vida do corpo. 4. Edificamos clulas, no apenas cultos nos lares. A clula mais que uma reunio na sexta-feira, mais que um evento, um estilo de vida. Quando entendemos isso, ela passa a acontecer todos os dias da semana. A reunio apenas um elemento da vida em comunidade. 5. Cada crente um ministro e deve se tornar um lder. Na igreja em clulas resgatamos o sacerdcio universal dos crentes (1Pe 2.9). Cremos que todos podem pregar, ensinar, expulsar demnios, orar com os enfermos, e fazer tudo o que for necessrio para a edificao do Corpo. Faz parte de nossa viso que cada membro seja um lder de clula. 6. Todo membro equipado e treinado para o servio. Cada lder de clula deve antes passar pelo TLC Treinamento de Lderes de Clulas, para compreender o que ser lder. 7. Cada clula existe para se multiplicar. Quando a clula funciona de acordo com a viso, ela se multiplicar espontaneamente. Uma clula que no se multiplica est fora da viso. 8. As clulas so a prpria igreja. No somos uma igreja na qual as clulas so apenas departamentos e programas existentes ou uma dentre as muitas opes dentro da igreja. Clula no mais um ministrio na igreja. Somos uma igreja em clulas. 9. Cada nvel de liderana possui um discpulo auxiliar. O lder auxiliar no apenas um ajudante do lder, ele um aprendiz, um discpulo. Ningum ser um auxiliar eternamente, seu destino tornar-se um lder. Esse o segredo do sucesso na viso de clulas: todos os lderes esto treinando discpulos! 10. Toda liderana est debaixo de cobertura e superviso. No existem lderes independentes em nossa igreja. Todos devem prestar contas a um outro lder, no nvel acima de autoridade. Pessoas que no se submetem ao seu nvel de liderana esto demonstrando que so desqualificadas para liderar entre ns. O bom lder um bom liderado.

Das könnte Ihnen auch gefallen