Sie sind auf Seite 1von 32

CT DARQ - PPUR V Ruth Atade Ana Luza Freire, Lenilson Jonas, Maria Helosa Alves, Meline Pitta.

A EVOLUO DO USO DA OCUPAO DA BACIA

Natal, setembro de 2012.

A evoluo do uso da ocupao da bacia

EVOLUO HISTRICA DA BACIA


1500 1615: A CIDADELA FRANCESA NA UPAON-AU - 12.000 ndios Tupinambs, organizados em 27 aldeias; - 1612: desembarque de expedio francesa que possuia o intuito de povoar e fundar uma colnia; - Constroem o Forte Saint Louis, na regio onde tentam se

- 1614: a Coroa Portuguesa envia uma expedio reconquista o Maranho em 4 de novembro de 1615.
estabelecer e criar a Frana equinocial;

que

Praa Dom Pedro II, onde localizava-se o Forte Saint Louis. Fonte: h+p://imageshack.us/photo/my-images/171/p9180015sm0.jpg/sr=1

1615 1755: OCUPAO URBANA SOB AS ORDENAES FILIPINAS


- Organizao administrativa de So Lus: Desenvolvimento de um plano de arruamento que deveria orientar o crescimento da cidade - Da colnia francesa, conservou-se: - O agenciamento espacial do ncleo primitivo da cidade, em torno do Forte Saint Louis (renomeado como Forte de So Felipe); - O uso do Forte; - A localizao do edifcios religiosos: Capela de So Franscisco; a residncia dos padres, a igreja dos jesutas e o Seminrio de Santo Antnio. - 1573: Ordenaes Filipinas: no campo urbanstico simbolizavam os ideais renascentistas de beleza, simetria e ordenao racional dos espaos pblicos.

Cidade So Lus do Maranho. Planta anterior a 1647, ano em que foi publicada. Fonte: h+p://diariodoandre.com/2011/01/21/mapa-do-seculo-xvii-retrata-sao-luis/

Recorte do mapa atual da regio da Praia Grande (ncleo originrio de So Lus) Fonte: www.maps.google.com

Mapa de So Lus em 1660, "Maragnon In Zuid Amrica van west van Brasil. Fonte: h+p://sema2009.webfau.com.ar/; In: Reis Filho, 2000.

- -

Arruamento em malha ortogonal, sem hierarquizao ou distino funcional das ruas; Fachadas regulares na extenso da rua, ocupando toda a testada principal do lote, sem recuos frontais:

Os lotes simtricos e praticamente de tamanhos constantes apresentam-se com formatos uniformes e no alinhamento das ruas. Entretanto, as edificaes apresentam-se no alinhamento das vias tanto dentro quanto fora do Forte, legando cidade uma regularidade, uma organizao geomtrica. Thas Zenkner e Virgnia Pontual, em A cultura urbanstica e a formao de cidades. Disponvel em: http://revistas.ceurban.com/numero5/artigos/virginiapontual.htm

- O centro antigo de So Lus segue o modelo da plaza mayor: h uma centralizao dos poderes numa mesma rea, onde ficam os principais edifcios administrativos.

Palcio dos Lees (anXgo Palcio dos Governadores). Fonte: h+p://pt.wikipedia.org/

Catedral da S e Palcio Episcopal. Fonte: h+p://pt.wikipedia.org/

Palcio La Ravadire, sede da Prefeitura Municipal (anXga Casa de Cmara e Cadeia Fonte: h+p://www.skyscraperlife.com/

Sem escala
Localizao de alguns dos monumentos em disposio Qpo plaza mayor. Fonte: Produo do grupo a parXr de base cartogrca cedida pelo Equinox.

- Aps a consolidao da forma urbanstica da cidade o Maranho foi

integrado Coroa Portuguesa (1617), com a criao da capitania do GroPar, Cear e Maranho; - Em 1619 So Lus chegou categoria de vila, e em 1665 foi construdo o Caminho Grande, via de ligao do aldeiamento central com as vilas do interior. Em 1667, So Lus foi elevada condio de cidade.

Trecho do "Caminho Grande, em 1908 (que teve sua expanso iniciada em 1665). Fonte: h+p://paulorios.org/

Rua com caractersQcas originais preservadas. Fonte: hh+p://www.cidadeshistoricas.art.br/saoluis/images/sl_sl1_p.htm

Sem escala
Localizao de do Caminho Grande, que se congurou como um vetor de expanso da cidade desde 1965 at o sculo XX. Fonte: Produo do grupo a parXr de base cartogrca cedida pelo Equinox.

AS CONDIES GEOGRFICAS DO ASSENTAMENTO URBANO


- A localizao da cidade obedeceu critrios de relevo e hidrografia:
- - - assentada em uma rea que fica sob o extremo de uma elevao que varia de 20 a 30m de altura em relao ao nvel do mar; forma uma pennsula entre os rios Anil e Bacanga (que banham a cidade). geograficamente localiza-se entre as baas de So Marcos e So Jos, e ainda na convergncia de vias fluviais navegveis da regio

Fonte: h+p://www.cesnors.ufsm.br/professores/aline/introducao-a-geomaXca/arXgos-primeira-avaliacao/4631-4638.pdf

Mapa dos limites das bacias hidrogrcas da ilha do Maranho.

Esta posio geogrfica facilitou os movimentos demogrficos e o comrcio com o interior e com a metrpole, porm as correntes marinhas e ventos do local dificultavam a comunicao com a capital da colnia. - Em 1621 foi criado o Estado do Maranho e Gro-Par, independente do Brasil e subordinado diretamente Lisboa. So Lus foi ocupada de acordo com as caractersticas das ocupaes lusitanas: - cidade alta, concentrando as atividades administrativas, religiosas e militares; - cidade baixa, voltada atividade comercial (porturia).

O PAPEL DAS ORDENS RELIGIOSAS NO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE


- Aps a expulso dos franceses, chegaram ao Maranho diversas ordens religiosas: fransciscanos, jesutas, carmelitas e mercedrios; - Cada ordem ocupou um lugar distinto na cidade, ocupando e adensando determinadas reas da cidade.

OS HOLANDESES NO MARANHO
A ocupao holandesa aconteceu de 1641 at 1644, aproximadamente;

- Nesta poca, a economia de So Lus baseava-se na comercializao de tabaco, cravo, algodo em caroo, algodo em ramo, aguardente, acar, sal, azeite, couro, farinha de mandioca, baunilha, anil, sola, panos e fios de algodo e pesca; - Aps a retomada do estado por Portugal (atravs de uma guerrilha travada a partir dos senhores de engenho locais), criada a Companhia do Comrcio do Estado do Maranho, com o intuito de desenvolver o sistema comercial do Imprio; - A criao da Companhia do Comrcio trouxe melhoramentos urbanos para So Lus: fez-se a renovao do Largo do Palcio, a construo de uma estrada perpendicular Rua Grande, e o pelourinho no Largo dos Amores.

Bacia do rio Amazonas: uma das reas de atuao da Companhia. Fonte:h+p://pt.wikipedia.org/

1755 1889: A CIDADE PORTURIA


- Atividade comercial estimulada pelos institutos de crdito: capital mercantil que, sediado na cidade, investe em servios urbanos da poca. - 1852: criao da Companhia Confiana Maranhense. A partir deste empreendimento a regio da Praia Grande passa a ser uma rea de comerciantes abastados; multiplicam-se ali atividades comerciais. So implantados um sistema de bondes puxados burros (1871), e o servio de gua canalizada (1874). - No sc. XIX, So Lus possuia um teatro, vrias igrejas, um hospital militar, tipografia, grandes sobrados com at 4 pavimentos e riqussimos solares. Ainda nesta poca, a cidade se expande para outros permetros urbanos, desenvolvendo-se atravs do Caminho Grande que ligava a Praia Grande ao interior.

Casares anQgos na Praia Grande, na parte colonial da cidade. Fonte: h+p://www.arquitetura.com.br/noXcias/impressao.php?id=118

Teatro Artur Azevedo, o segundo mais anQgo do pas, fundado em 1817. Fonte: www.kamaleao.com.br

- Fim do sc. XIX: com a libertao dos escravos, as propriedades rurais desvalorizam-se e h uma desorganizao na economia agro-exportadora. O capital acumulado pelos grandes proprietrios de terras converge para as indstrias instaladas na cidade.

1889 1936: A CIDADE REPUBLICANA, MANCHESTER DO NORTE


- Incio sc. XX: O traado urbano ainda era o da cidade colonial portuguesa do sc. XVII; Permaneciam: o mercado, as praas, as habitaes; - Entre 1872 e 1900: instalao de vinte e quatro estabelecimentos fabris. Esse fato no contribuiu para o crescimento demogrfico, mas para a desconcentrao dos servios e da malha viria, que se extendeu at o Anil. Houve tambm o abandono do campo pela burguesia rural, o que gerou uma crise econmica no incio do sculo XX; - O crescimento de exportaes e a valorizao do algodo durante a Primeira Guerra Mundial propiciou alguma prosperidade econmica cidade. Obras realizadas: Penitenciria do Estado e a Faculdade de Farmcia e Odontologia, alm de terem sido estruturadas o servio de higiene estadual e um sistema de abastecimento de gua para So Lus a partir do rio Anil.

A CIDADE SEGUE O BONDE


- Expanso urbana seguia a linha do bonde at o bairro do Anil, e tambm pelas estradas que ligavam os principais ncleos habitacionais da ilha; - A legislao e fiscalizao sanitarista do incio do sc. XX incidia sobre a populao pobre que habitava os baixos dos sobrados: novos bairros surgiam devido separao de classes e ao surgimento de vilas operrias;

Bonde eltrico, anos 40. Fonte: h+p://www.museudantu.org.br/EMaranhao.htm

Praa Joo Lisboa em 1950, com plataforma para os bondes. Fonte: h+p://www.panoramio.com/photo/14561797

Nos anos 30, o ncleo primitivo da cidade, com seu porto comercial, no mais visto como um lugar saudvel para as famlias abastadas, pois as residncias no cumpriam as exigncias sanitaristas em vigor.

O URBANISMO SANITARISTA EM SO LUS


- Lei Orgnica dos Municpios (1927): melhoramentos urbanos a fim de dotar a cidade de infra-estrutura viria e de espaos pblicos adequados s novas tecnologias de transporte e de construo; - Com o estabelecimento da Repblica, se fazia necessrio adaptar os edifcios ao uso do funcionalismo pblico, e de acordo com as novas exigncias de esttica e higiene; - Em So Lus a administrao se concentrou em remodelar e reformar a velha cidade, pois j possua um bom nmero de edificaes adaptadas ao uso do funcionalismo pblico municipal.

Avenida Gomes de Castro. Centro de So Luis - MA em 1908. Fonte:h+p://www.panoramio.com/photo/32683745

Praa Joo Lisboa, no incio do sc. XX. Fonte: h+p://www.panoramio.com/photo/32683752

1936 1945: A CIDADE REMODELADA


- 1939: Adoo violenta de medidas de carter higienista: derrubada de diversas casas coloniais, reformas de ruas e praas, demolio do antigo mercado e abertura de avenidas; - Dcada de 40: a poltica de integrao nacional de Getlio Vargas reorganizou o sistema de distribuio de mercadorias por transporte rodovirio a partir dos centros industriais do sudeste do pas. O Maranho ficou estagnado econmicamente, e So Lus perdeu seu papel de hegemonia comercial e industrial regional; - 1945: Plano de Remodelao da Cidade, que visava a construo de uma sede moderna do estado. Foi dada continuidade poltica higienista iniciada em 1936: cortios foram transformados em habitaes multifamiliares para locao, e runas foram demolidas pois eram consideradas focos de proliferao de doenas.

OS SUBRBIOS E A DESVALORIZAO DO CENTRO


- Em 1940 aberta a av. Getlio Vargas, avanando em direo aos subrbios da cidade. Intensifica-se o processo de desvalorizao da rea central da cidade, com a mudana de famlias abastadas para os arredores da avenida; - 1958: Construo de uma rodovia que liga So Lus Teresina, aumenta ainda mais a desvalorizao do centro devido transferncia do comrcio da rea.

Avenida Getlio Vargas durante enchente em 1940 Fonte:h+p://mariadoresguardo.blogspot.com

1950 1970: AVENIDAS E PONTES PARA A CIDADE NOVA


Na dcada de 50 aumentam as exportaes e importaes no Estado, devido implantao de novas ferrovias federais e estaduais. A EXPANSO DA MANCHA URBANA - Prolongamento do corredor Centro-Anil, ligando os bairros mais afastados rea central; - Consolidao de subrbios: deslocamento de atividades comerciais; - Surgimento dos primeiros conjuntos habitacionais, entre 1967 e 1969, que foram locados numa rea afastada do centro, criando grandes vazios urbanos que exigiram a expanso de infra-estrutura pblica; - Aumento da demanda de mo-de-obra para a construo civil: aumento da migrao rural, causando um crescimento demogrfico e instalao de comunidades em condies precrias; - 1967 at 1970: implementao do sistema virio urbano, orientando o crescimento da cidade de sudoeste a norte; - 1970: expanso na direo norte da ilha. H a construo da ponte So Franscisco, (hoje Ponte Jos Sarney )ligando o centro orla, o que contribuiu para retirar o trabalho de estiva da Praia Grande e gerar um novo processo de abandono do centro.

Sem escala

N
Localizao de alguns vetores de expanso urbana de So Lus. Fonte: Produo do grupo a parXr de base cartogrca cedida pelo Equinox.

Localizao de alguns monumentos e regies do centro histrico de So Lus. Fonte: h+p://www.javeriana.edu.co/viviendayurbanismo/pdfs/CVU_V3_N5-05.pdf

1980 1990: DA CIDADE INDUSTRIAL JAMAICA BRASILEIRA


- Na dcada de 80 foi criado o Distrito Industrial: Implantao de diversos consrcios industriais no municpio, desencadeando um processo de reconcentrao industrial e comercial; - A necessidade de empreendimentos industriais impulsionou a construo civil e gerou postos de trabalho temporrios e fluxos de migrao de curta distncia que se dirigiram capital; - Nas dcadas de 70, 80 e 90 foram construidos 55 conjuntos habitacionais, entre eles o de Vinhais, configurando uma mancha urbana em So Luis; - Surgem novos centros com a consolidao destes condominios, sendo os do sul de caracterstica popular e os do litoral voltados para a classe mdia e alta; -Esse modelo de expanso propiciou a permanncia de vazios urbanos infraestruturados, com a reteno especulativa do solo; Causou tambm um aumento da situao de informalidade da ocupao do solo urbano, com a favelizao.

MAPA DA EVOLUO HISTRICA DA ILHA


At 1948 1950-1970

RAPOSA
OCEANO ATLNTICO

1970-1980 1980-1990 1990-2006 Distrito Industrial-1988

Delimitao de reas do Equinox

PAO DO LUMIAR

Ocup. Urbana - Dc. 80 Ocup. Urbana - Dc. 90

SO JOS DE RIBAMAR SO LUS


BAA DE SO JOS

rea da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD rea da ALUMAR


Estrada de Ferro Carajs - CVRD Caminho Grande - sc. XIX Companhia Ferroviria do Nordeste - CFN BR-135

Limites de Municpios Antiga Estrada de Ferro So Lus/Teresina - RFFSA Ferry boat

BAA DO ARRAIAL

Complexo Porturio

Fonte: Apresentao O centro histrico de So Lus: desaos e oportunidades. Disponvel em: h+p://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCUQFjAB&url=h+p%3A%2F%2Fsempe.com.br
%2Fworkshopcentrohistorico%2Fpalestras%2FMarcelo%2520- %2520Workshop_CH_02.ppt&ei=3NFRUMw1ht70BOO7gIAF&usg=AFQjCNFdSN41HMqp0vreUZbPuAh7Ly8ipg

1990 - 2007: A CIDADE ILHA, METRPOLE CULTURAL


Atualmente, a cidade se expande em direo ao leste, ocupando a Bacia do Pacincia, em reas adequadas urbanizao. Outro vetor de expanso est oeste, na direo do Distrito Industrial, ocupando reas de ecossistema flvio-marinho frgil. O terceiro vetor de expanso da cidade para sul, em direo continente, ocupando reas lindeiras BR 135. A populao cresceu 8 vezes de 1950 at 2010, no que resultou num enorme encremento espacial-urbano, cerca de 2.382,28% entre 1971 e 1996 (FERREIRA, 2002). Os grupos dominantes se apropriaram, na dcada de 1990, de um significativo espao ao norte da cidade, propiciando a concentrao de escritrios, restaurantes, shoppings, condomnios verticais e hoteis. Outra caracterstica que surge nos ltimos anos so os condomnios horizontais.
Bairro da Renascena Fonte: h+p://www.tamara.com.br/site/imoveis/view/101

A evoluo do uso da ocupao da bacia

OS MODOS, AS INTENSIDADES E DIREES DA OCUPAO DO SOLO EM DIFERENTES POCAS


Os elementos que geraram e induziram esse crescimento:
As limitaes (barreiras) ao crescimento e a superao dos limites - como aconteceu? As estruturas / formas de organizao espacial - como se modificaram?

Os elementos que geraram e induziram esse crescimento:


Localizao da cidade obedeceu critrios de relevo e hidrografia: 20 a 30m de altura em relao ao nvel do mar; Pennsula entre os rios Anil e Bacanga; Posio geogrfica entre as baas de So Marcos e So Jos, o que facilitou os movimentos demogrficos e o comrcio com a metrpole; Privilegiada posio geogrfica entre as regies do norte e nordeste, que favorecia seu desenvolvimento industrial. O Porto de Itaqui estabelecia conexes com os Estados Unidos e Europa; Ciclos econmicos responsveis pelo desenvolvimento da provncia: Monocultura algodoeira (1780 a 1820) Produo aucareira (1850 a 1870); Criao da Companhia Confiana Maranhense (1854): a Praia Grande passa a ser uma regio de comerciantes abastados; Instalao de estabelecimentos fabris na Praia Grande entre 1872 e 1900; O Caminho Grande, estrada que desde 1665 induzia a expanso da cidade;

Os elementos que geraram e induziram esse crescimento:


A linha do Bonde, que ligou a regio central com a do Anil desde 1940; Crescimento demogrfico importante a partir de 1940, devido migrao da populao do campo para a capital; Abertura da av. Getlio Vargas (1940), ligando de modo expresso o centro aos subrbios; Construo de linha frrea que conectava os estados vizinhos, Par, Tocantins, e Piau (1958); Aparecimento de conjuntos habitacionais em reas afastadas, entre 1967 e 1969; Construo da Barragem do Bacanga (1970), ligando o centro ao Porto de Itaqui; Construo da Ponte Jos Sarney (ou So Franscisco), ligando o centro orla (1971); Criao do Distrito Industrial em 1980.

As limitaes (barreiras) ao crescimento e a superao


dos limites - Como aconteceu?
Falta de integrao do estado Coroa Portuguesa criao do Estado do Maranho (1617); Dificuldade de comunicao com a capital da colnia Criao do Estado do Maranho e Gro-Par (1621); Desenvolvimento do sistema comercial do Imprio - Criao da Companhia do Comrcio do Estado do Maranho (1682); Crise no sistema agro-exportador de algodo (1838) Criao da Companhia Confiana Maranhense (1854); Legilaso higienista criao do Servio de salubridade das habitaes (1936); Poltica de integrao nacional do governo de Getlio Vargas (transporte rodovirio a partir dos centros industriais do sudeste do pas) (1936) Criao do Distrito Industrial, mas apenas em 1980.

As estruturas / formas de organizao espacial Como se modificaram?


A dinmica da expanso urbana nas ltimas 6 dcadas: o xodo rural e a expropriao do pequeno agricultor do campo, a estratgia do capital estatal e industrial na construo do espao urbano ludovicense e suas implicaes, como a diviso da cidade em fragmentos e/ou a distribuio desigual dos grupos humanos nesse territrio; O grande contingente de migraes em direo ilha, aliados s estratgias do capital estatal e industrial construram o espao urbano de So Lus e foram responsveis pelos diferentes tipos de uso do solo na cidade; A expanso da cidade para diferentes reas do espao do municpio transformou cada vez o solo urbano em mercadoria; A periferizao foi outra consequncia da extrapolao do espao urbano para alm dos rios anil e bacanga; Acentuada de ocupaes irregulares por parte de uma massa de pobres e miserveis que no param de crescer na cidade (reas de manguezais).

Periferia de So Luis Fonte:h+p://www.agoramt.com.br/wpcontent/uploads/2011/12/ pobreza.jpg

Tabela Populao Fonte: So Lus: Uma leitura da cidade

Tabela Dcit habitacional Fonte: So Lus: Uma leitura da cidade

MAPA DE DESLOCAMENTO DA POPULAO


LIMITE DO MUNICPIO OLHO DGUA CALHAU
189.9% 167.9%

LEGENDA

CRESCIMENTO POPULACIONAL Censo IBGE 1991 Censo IBGE 2000

PONTA DAREIA
4.2%

RENASCENA
24.7%

SO FRANCISCO
23.4% 179.9%

- 4.5%

TRU

VINHAIS
16.5% 132.7%

1.0%

CENTRO VILA NOVA


129.8% -17.7% -3.9% - 8.6% -0.9% - 4.1% 54.4% 268.1% -22.9% 13.1% 11.4%

ANIL JOO PAULO


-9.7% -6.9% 0.4% 47.9% 46.3% -1.3%

10.1%

COHATRAC

22.6%

13.2%

-48.1%

68.2%

225.6%

COROADINHO
8.4%

SO CRSTVO
21.8% 100.2%

CIDADE OPERRIA

TIRIRICAL

Fonte: Apresentao O centro histrico de So Lus: desaos e oportunidades. Disponvel em: h+p://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCUQFjAB&url=h+p%3A%2F%2Fsempe.com.br
%2Fworkshopcentrohistorico%2Fpalestras%2FMarcelo%2520- %2520Workshop_CH_02.ppt&ei=3NFRUMw1ht70BOO7gIAF&usg=AFQjCNFdSN41HMqp0vreUZbPuAh7Ly8ipg

Referncias
LOPES, Jos Antnio Viana, et al. So Lus, Ilha do Maranho e Alcntara: guia de arquitetura e paisagem. So Lus, 2008. PAIVA, Elayne Kelly. Evoluo da forma urbana de So Lus-Ma: uma anlise iconogrfica. Disponvel em: http:// sema2009.webfau.com.ar/contexto_produccion/EllayneKelly/ Evolucao01.htm . Acesso em 08 set. 2012. SANTOS, L. E. dos; SILVA, J. P. da; RODRIGUES, L.P. A Expanso do Espao Urbano: implicaes no municpio de So Lus-Ma. Natal, out. 2011. ZENKNER, Thas; PONTUAL, Virgnia. A cultura urbanstica e a formao das cidades: um estudo comparativo entre So Lus, Belm e Damo. Disponvel em: http://revistas.ceurban.com/ numero5/artigos/virginiapontual.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen