Sie sind auf Seite 1von 3

MUNDO JURDICO artigo de Alexandre de Moraes ESTADO DE DIREITO E REFORMA AGRRIA1

ALEXANDRE DE MORAES Doutor em Direito do Estado e livre-docente em Direito Constitucional pela Universidade de So Paulo. professor associado da USP e professor titular do Mackenzie. Atualmente, exerce o cargo de Secretrio da Justia e Defesa da Cidadania do Estado de So Paulo.

A Constituio Federal concedeu Unio a competncia privativa para desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural, entendendo-se reforma agrria como o conjunto de notas e planejamentos estatais mediante interveno do Poder Pblico na economia agrcola com a finalidade de promover a repartio da propriedade e renda fundiria. O Governo do Estado de So Paulo, porm, vem realizando, em convnio com o INCRA, a maior programa de reforma agrria j visto nesse Estado, tendo entregue mais de 6.000 ttulos referentes regularizao fundiria; bem como encaminhado Procuradoria-Geral do Estado o correspondente a 367.550 hectares para o ajuizamento de aes discriminatrias (discusso de reas devolutas), para a realizao de futuros assentamentos. Nesse mesmo esforo para a realizao da Reforma Agrria no Estado de So Paulo, o Governo do Estado realizou vistorias em 372 fazendas, em um total de 514.874 hectares, dos quais 275.271 hectares em conjunto com o INCRA, no Pontal do Paranapanema. Alm disso, durante os anos de 1995-2002 foram assentadas, somente em terras estaduais, mais de 5.000 famlias. Desde o 2 semestre do ano passado, por determinao do governador Geraldo Alckmin, iniciou-se na Regio Noroeste do Estado, o maior esforo concentrado de vistorias j realizado no Estado, com o objetivo de identificar propriedades improdutivas passveis de desapropriao para fins de Reforma Agrria. Todos esses dados obtidos esto subsidiando a elaborao de Relatrios Agronmicos de Fiscalizao, a serem enviados ao INCRA.
1 Artigo publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO (11 de maro de 2003).

www.mundojuridico.adv.br

MUNDO JURDICO artigo de Alexandre de Moraes No ano passado, foi investido mais de um milho de reais em projetos de desenvolvimentos nos assentamentos do Pontal do Paranapanema, alm da destinao, entre recursos federais e estaduais, de R$ 30.000.000,00 para o equacionamento dos problemas existentes na regio. Consciente, porm, da necessidade de auxiliar as famlias assentadas, o Governo do Estado de So Paulo mantm 115 profissionais do Instituto de Terras, Fundao ligada Secretaria da Justia e da Defesa da Cidadania, para o atendimento direto a 4.800 famlias assentadas na regio do Pontal e 9.000 famlias assentadas em todo o Estado so atendidas pelos servios do referido instituto nas reas de assistncia tcnica, extenso rural e apoio ao desenvolvimento econmico. O Estado de So Paulo vem cumprindo, dentro de seu rol de atribuies, a misso constitucional de promoo e repartio da propriedade e renda fundiria, mediante os requisitos constitucionais previstos, no podendo permitir, porm, que a finalidade da Reforma Agrria seja deturpada e utilizada para a realizao de invases desarrazoadas e condutas arbitrrias e ilcitas. Os movimentos sociais no podem ser deturpados e transformados em um inexistente direito de invaso propriedade privada e produtiva, e, consequentemente, serem utilizados como verdadeiro escudo protetivo da prtica de atividades ilcitas, sob pena de total consagrao ao desrespeito a um verdadeiro Estado de Direito. Nesse sentido, o movimento reivindicatrio dos trabalhadores sem-terra deve ser realizado dentro do absoluto respeito ao princpio da legalidade, no podendo obstar o exerccio, pelo restante da Sociedade, dos demais direitos fundamentais entre eles o direito a propriedade privada e segurana jurdica. Configura-se, portanto, claramente abusiva, a realizao de invases, sob o falso pretexto de exerccio de direitos inexistentes e com flagrante desrespeito s limitaes legais, consagradas, inclusive na prpria Declarao dos Direitos Humanos das Naes Unidas, em seu artigo 29. O exerccio dos movimentos reivindicatrios de quaisquer grupos somente ser razovel se respeitar os demais direitos fundamentais do restante da populao, pois esse respeito consiste em exigncia democrtica e necessria para a evoluo da Educao de Cidadania, carter bsico, como salientado por Montesquieu, de qualquer Governo Republicano. Devemos relembrar que as democracias modernas, garantindo a seus cidados uma srie de direitos fundamentais que os sistemas nodemocrticos no consagram, busca, como lembra Robert Dahl, a paz e a prosperidade da Sociedade como um todo. www.mundojuridico.adv.br

MUNDO JURDICO artigo de Alexandre de Moraes A razoabilidade no exerccio dos movimentos sociais, deve, portanto, evitar a ofensa aos demais direitos fundamentais, o desrespeito conscincia moral da comunidade e a ofensa segurana jurdica, visando, em contrapartida, a esperana fundamentada de que se possa alcanar um proveito considervel para todos, resultante na prtica democrtica do direito de reivindicao.

Artigo publicado no Mundo Jurdico (www.mundojuridico.adv.br) em 07.05.2003

www.mundojuridico.adv.br

Das könnte Ihnen auch gefallen