Sie sind auf Seite 1von 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA NOME DO ALUNO(A)

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL


Ttulo: Fica a sua escolha, contanto que esteja relacionada ao trabalho feito (retirar as informaes contidas no tpico ttulo e digitar o seu ttulo)

Cidade 2012

NOME DO ALUNO(A)

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL


Ttulo: Fica a sua escolha, contanto que esteja relacionada ao trabalho feito (retirar as informaes contidas no tpico ttulo e digitar o seu ttulo)

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paran, para as disciplinas de Sociologia da Educao, Psicologia da Educao I, Processo Educativo no Contexto Histrico e Teoria Geral do Conhecimento. Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonalves, Marcia Bastos e Okana Batini. Tutora eletrnica: Danielle Nunes Martins do Prado Tutor(a) de sala:

Cidade 2012

Para fazer este trabalho, leia a charge e assista ao vdeo que segue no link abaixo. Fonte: You Tube http://www.youtube.com/watch?v=sw3xO_rfFb0 CHARGE:

A partir da anlise da charge e do vdeo acima, construa um texto nico respondendo e levando em considerao as seguintes questes: 1 - Como a escola deveria trabalhar as mudanas existentes na sociedade nas prticas do cotidiano escolar (nas salas de aula, nas diferentes disciplinas, em atividades extra-sala, nos diversos espaos da escola etc.)? 2 - Como o professor pode trabalhar para a formao do sujeito tico politico em nossa sociedade? 3 O que a sociedade e o Estado podem fazer definitivamente para valorizar o trabalho do professor?

ELABORAO DO TRABALHO 1 - Elaborar uma produo textual contendo 3 pginas. A produo textual dever ser redigida em um texto nico, levando em considerao os elementos: introduo, desenvolvimento, consideraes finais e referncias. 2 - Ateno: Lembre-se que ao elaborar o seu texto, voc deve obrigatoriamente levar em considerao os contedos trabalhados em todas as disciplinas, pois este um trabalho interdisciplinar. No primeiro pargrafo voc dever descrever o que pretende fazer, destacando os principais objetivos e aspectos de relevncia do trabalho. Ou seja, a introduo serve para apresentar o seu trabalho ao leitor, ento, todos estes dados devem conter no pargrafo da introduo. Nos prximos pargrafos, voc dar sequncia fazendo o desenvolvimento do trabalho, sendo este a parte principal do trabalho. Devese expor o assunto tratado de forma coerente e ordenado. No desenvolvimento, voc demonstra que conhece o tema: aprofunda conceitos, defende idias e tambm apresenta idias de outros autores (fazendo citaes diretas e indiretas). Se usar citaes com no mximo 3 linhas, coloque-a entre aspas. Ex: De acordo com Durkheim (1923) os fatos sociais devem ser tratados como coisas. Citaes com mais 3 linhas devem ser expostas da seguinte forma:
O objetivo de introduzir novas tecnologias na escola para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que no se pode realizar de outras maneiras. O aprendiz, utilizando metodologias adequadas, poder utilizar estas tecnologias na integrao de matrias estanques. A escola passa a ser um lugar mais interessante que prepararia o aluno para o futuro. A aprendizagem centra-se nas diferenas individuais e na capacitao do aluno para torna-lo um usurio independente da informao, capaz de usar vrios tipos de fontes de informao e meios de comunicao eletrnica (MERCADO, 2002 p.14).

- Neste tipo de citao (com mais de 3 linhas) o recuo deve ser de 4 cm, a fonte menor (10), o espaamento entre linhas simples no modo justificado e por fim,

deve estar entre parnteses o sobrenome do autor utilizado, o ano da obra e a pgina ao qual se encontra a citao referida. Aps as citaes e necessrio que seja feito um pargrafo relacionando a citao com o contedo apresentado. Procurar desenvolver um texto coeso, com coerncia entre os pargrafos. No ltimo pargrafo do seu texto, voc dever fazer as consideraes finais do seu trabalho. Aqui voc ter que concluir o trabalho sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Lembre-se que somente nesta parte do trabalho que voc poder manifestar suas opinies sobre o assunto trabalhado, visto que no desenvolvimento do texto foi embasado pelos conceitos dos autores pesquisados. Por fim, apresente quais as contribuies que o trabalho trouxe para o seu aprendizado. (Retirar as informaes acima de azul e escrever no lugar o seu texto nico com at 3 pginas com introduo, desenvolvimento e concluso)

- Deixar pargrafo de 3 cm. - Digitar com espaamento entre linhas 1,5 e fonte (times ou arial tamanho 12- cor preta). - Revisar a ortografia e pontuao. - ATENO: somente nas citaes com recuo de 4 cm, o tamanho da fonte menor (10) e o espaamento entre linhas simples. - IMPORTANTE: escrever o texto utilizando a terceira pessoa do plural (ns pensamos, ns acreditamos) ou o elemento neutro (acredita-se, pensa-se). - Verificar se as configuraes das margens esto dentro dos padres da ABNT: superior e esquerda 3 cm inferior e direita 2 cm (este modelo de trabalho j se encontra dentro das normas, mas importante que voc verifique tudo antes de cadastr-lo no sistema, ok).

Referncias Bibliogrficas SALDANHA, Lauremi Ercolani. Tecnologia educacional. Porto Alegre: Globo, 1978. (LIVROS) SALDANHA, Lauremi Ercolani. Tecnologia educacional. Disponivel em: <site qual vc pegou faa crtl c e ctrl v - > Acessado em: 03/09/12 (colocar a data de acesso) (SITES) (Retirar as referncias dos exemplos acima e escrever no lugar as referncias utilizadas na elaborao do seu trabalho).

Das könnte Ihnen auch gefallen