Sie sind auf Seite 1von 5

INTRODUO

O papel da mulher na sociedade tem sido um tema bastante discorrido atualmente, levando em considerao o processo histrico percorrido para galgar novos espaos no seio social. Seio este construdo em bases patriarcais e machistas. Segundo Hahner (1990) a mulher era vista apenas como apenas como algum que deveria procriar ser me, dona de casa e nada mais. Foi devido a pensamentos discriminatrios e excludentes como este que as mulheres passam a brigar para adentrar no mundo feito para homens de igual para igual.

Sabemos que existe ainda enraizada na sociedade uma representao social tradicional do papel feminino na mesma, que foi construda de maneira histrica quanto ao lugar masculino e feminino no espao social. Que surgiu atravs do imaginrio cristo e que ganhou aceitao no mundo ocidental, diferenciando homens e mulheres. Mostrando os homens como fortes, protetores, provedores e as mulheres como frgeis, submissas e que precisavam de proteo.

Essas representaes sociais serviram para caracterizar quais as atividades que poderiam ser desenvolvida por homens e mulheres. E as profisses de educadoras. (foi uma que caracterizou-se como atividade feminina). A sociedade em geral hierarquizada onde a posio e o papel social estar relacionado ao status. Segundo Dias (2010) quando ocupamos certo status recebemos uma presso social o que influencia o nosso comportamento.

Com o homem e a mulher esse status serviu para diferenci-los na sociedade, em aspectos polticos e econmicos. Abarcando principalmente nos campos das profisses, onde existe um universo todo masculino. Sexo masculino na maioria das vezes mais valorizado a isto denominamos de status atribudo, posto construdo desde o nascimento. No qual as mulheres tentam cada dia mais derrubar barreiras.

MARCO TERICO

Todo individuo ocupa uma posio na sociedade, no importa onde ele esteja, quer sejam posies superiores ou inferiores [...] do ponto de vista cientifico todas as pessoas ocupam um determinado lugar na hierarquia social, por sua livre escolha ou no, portanto todos apresentam um status, que seja coletor de lixo, ou estudante, ou um banqueiro (DIAS, 2011, 82).

No decorrer da histria notrio as mudanas comportamentais do homem para com a mulher e desse para com a sociedade. No Brasil colonial as mulheres eram apenas mais um objeto masculino, vivendo restritivamente nos ambiente feito para elas casa e igreja, sem voz, silenciada pelo pai, irmo e marido, submissas. Na poca imperial h uma mudana no tratamento dado a mulher, ela passa a questionar a condio de dona de casa e brigar por novos papis no espao social. Segundo Hahner (1990) neste perodo que a mulher passa a exercer a profisso do magistrio, uma profisso tipicamente feminina, eram as chamadas cuidadoras

A partir da dcada de 90 as mulheres passam a adentrar nos espaos masculinos, no mercado de trabalho e at mesmo na poltica. Ainda nos meios educacionais. Todavia, se comparado aos homens as atividades exercidas pelas mulheres eram discriminadas.

A histria social repleta de representaes sociais, discusses que rotulam homens e mulheres. Infelizmente foi construdo um imaginrio que colocava a mulher como um ser que funcionava como a sombra do homem, onde esse assumia o papel de protetor e provedor do lar.

Esta representao social do ser mulher as encaminha para profisso que exijam as caractersticas que se supe inatas as mulheres. Assim, as profisses que educam, ajudam so associadas s mulheres e so predominante procuradas por elas (REGINA, 1999, p. 4).

O mundo capitalista transformou os comportamentos sociais, o homem deixa de ser o nico provedor do lar e mulher passa a trabalhar fora, ajudando a complementar o oramento domstico. E assim forma-se novas definies para o papel da mulher na sociedade. Com o capitalismo surge a oportunidade para as mulheres se capacitarem e galgar novos espaos, principalmente atravs da educao.

No decorrer do desenvolvimento capitalista, profundas mudanas de ordem econmica, poltica e social repercutiram consideravelmente sobre o nvel e a composio inteira da fora do trabalho. As mudanas tecnolgicas decorrentes do processo de industrializao acentuaram a diviso social e sexual do trabalho, atuando diretamente na estrutura do emprego, tanto na zona rural como nos centros urbanos (REGINA, 1999, p. 63).

Quando o Brasil comea a se industrializar sobre as transformaes de ordem econmica, demogrfica e social, h um crescimento em nveis de emprego, dando oportunidade as mulheres, principalmente por que surge novos empregos (atividades) ao mesmo tempo

atravs do movimento feminista as mulheres comeam a compor os espaos pblicos. Os movimentos feministas surgiram na Amrica Latina no momento das crises estruturais e em conseqncia da multiplicidade de contradies da vida cotidiana (REGINS, 1999, p.63).

O movimento feminista no Brasil trouxe a tona discusses a cerca do papel da mulher na sociedade e seus direitos. Hoje a mulher pode ser me, esposa, estudante e uma boa profissional, podendo desempenhar vrios papis que compe o conjunto de status de ser mulher.

Um aspecto que encontramos diferenas entre homens e mulheres em relao a diviso sexual do trabalho, onde a nossa sociedade articula a idia de que existe duas divises, uma espera pblica e uma privada. A esfera privada estar ligado ao lado reprodutivo, abarcando o lugar domstico. E quando a mulher ocupa-se de outras atividades fora de casa tem que conciliar essas duas atividades. Vale salientar que o trabalho domstico no valorizado, nem remunerado, e quando , no pago o valor merecido, esta a caracterstica que acompanhou o sistema capitalista.

Uma discusso pouco assistida ainda na sociedade o caso da rejeio as mulheres que possuem filhos no mercado de trabalho, onde por vezes h um incentivo a no os terem. Nesse sentido, as relaes de gnero ainda marcam nossa histria, levando os homens a ganharem mais que as mulheres, e a admisso de homens facilitada. Por mais que a mulher tenha a mesma qualificao sua participao no mercado de trabalho ainda inferior ao homem. Mas podemos dizer que fizemos grandes saltos.

A mulher conquistou um importante espao, ao lado do homem, no mais atrs. Imperioso dizer que a maior revoluo do sculo, foi revoluo das mulheres, ao lado dos fortes condicionamentos criados pela urbanizao e industrializao do pas. Hoje a mulher trabalha pela integrao na era tecnologia e globalizante. O papel da mulher na sociedade tomou outro rumo e passou a ter uma importncia no mais limitada aos afazeres domsticos, sempre por de trs do marido, dando apoio a este e nunca como figura principal com o advento da mulher no mercado de trabalho, seja na esfera privada, mas na esfera pblica a penetrao da mulher no mercado de trabalho se d pela via da filantropia que usada pela mulher da classe dominante como reao para sair do isolamento do lar a importncia da mulher tem se tornado evidente (REGINA, 1999, p. 10).

Os significados atribudos a homens e mulheres so os reprodutores da viso de dominao que articulam na nossa sociedade. Atualmente o movimento feminista busca abater as polticas patriarcais que ainda existem no interior das famlias e no nosso meio em geral. Na

contemporaneidade h uma constante h uma constante discusso polticas sobre as desigualdades entre homens e mulheres. Hoje Ongs e sindicatos atravs de vrios movimentos buscam construir polticas pblicas e planos de desenvolvimento que contribuam para o fim da reproduo das desigualdades que permeiam a relao de gnero. H uma tentativa de integrar as polticas sociais e os direitos tanto das mulheres quanto de homens.

A sociedade contempornea vive um momento de esplendor e algum progresso, trazendo a luz polticas pblicas para as mulheres.

As polticas pblicas para as mulheres so aquelas aes que tem como sujeitos as mulheres e, assim, esto voltadas para promover efetivamente a igualdade social, poltica e econmica entre os sexos. Como outras palavras promover a igualdade de gnero (BUARQUE; OLIVEIRA; TAVARES, 2009. P.53).

Essas polticas tm grande contribuio do servio de assistncia social, onde visa reparar as desvantagens entre os sexos protegendo as mulheres de violncias, atendendo de forma especifica os aspectos fsicos e biolgicos da populao feminina. Hoje alcanamos grandes conquistas atravs de delegacias para mulher, secretrias especiais, vrios organismos que buscam promover a incluso das mulheres na sociedade em igualdade com os homens. As mulheres conseguiram adentrar em todos os espaos masculinos, principalmente no campo profissional.

O servio social mostra-se como verdadeiro instrumento que capaz de produzir polticas e aes que diminuam a desigualdade de gneros. Alm disso, desenvolve polticas de conscientizao da populao e da prpria mulher, quanto ao seu lugar como cidad. Hoje o servio social trs aes assistncia em caso de aborto, prevenes de doenas, educao preventiva, habitao de qualidade, incentivo a profissionalizao, entre outras polticas. As mulheres buscam hoje libertar-se do modelo de Maria e livrar-se dos esteretipos patriarcais.

CONSIDERAES FINAIS

A discusso do papel da mulher na sociedade e suas conquistas se fazem cada dia mais urgente, assim como o uso do termo gnero e suas significaes. Ao longo da nossa histria temos presenciado as relaes de desigualdades sociais, e como estas foram sendo construdas dentro de um imaginrio que qualificava os que poderiam dominar e os dominados, trataram de nos fragilizar, com qualificaes de mulheres ao modelo de Maria,

que servamos apenas para ser me e donas de casa, submissas aos nossos pais e maridos, vivendo em uma sociedade patriarcal regida por vrias formas de status.

Atualmente ganhamos espaos nessa sociedade que nos dominou, lutamos por cada espao desses atravs da educao e qualificao, encontramos no Servio Social um leque de possibilidades para sairmos de um abismo machista, hoje somos necessrias no mais apenas como mes e mulheres, mas, tambm como aquelas que ajudam seus homens em gesto financeira da casa so profissionais to boas quanto os homens, todavia sabemos que caminhamos a passos ainda pequenos e ser difcil quebrar alguns estigmas enraizados na histria das mulheres e das relaes sexuais. Homens e mulheres hoje possuem os mesmos direitos e deveres isso chamamos de exerccio pleno da cidadania, e este um direito conquistado com muitas lutas, discusses e movimentos feministas.

O Servio Social nos apresenta varais possibilidades de integrao social e tenta construir polticas que garantam a incluso no s de mulheres na sociedade, em aspectos econmicos, polticos e sociais, mas, visa tambm aplicar aes que previnam a disseminao de mais desigualdades.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

BUARQUE, Cristina; OLIVEIRA, Maria de; TAVARES, Celma; Mulheres semeando cidadania: Caderno de polticas pblicas. Recife: Secretria da Mulher. ed 2, 2009.

DIAS, Reinaldo. Fundamentos da sociologia geral. Campinas,SP: ed. Alnea, 2010.

STREY, Marlene Neves. Psicologia social contempornea. Petrpolis, RJ: ed.Vozes, 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen