Sie sind auf Seite 1von 19

PROGRAMA DE EXTENSO DA EMBAP 2013

CALENDRIO
DATA EVENTO

20/08 a 21/09/2012

Perodo de inscrio ao Teste Seletivo Extenso

26/10/2012 17h00 A partir de 26/10/2012 17h00 12 a 14/11/2012

Divulgao das peas de confronto para viola, violino e violoncelo (apenas para estes instrumentos) Edital de Ensalamento e horrio para as provas do Teste Seletivo Extenso Provas do Teste Seletivo Extenso

08/12/2012 17h00 Data a ser divulgada

Edital do resultado das Provas do Teste Seletivo Extenso Matrcula para os aprovados no Teste Seletivo Extenso (Secretaria da EMBAP) 1 Chamada Complementar

Data a ser divulgada

Data a ser divulgada

Matrcula 1 Chamada Complementar O local para estes eventos a Embap

Rua Comendador Macedo, 254 Curitiba PR Tel. (41) 3026-0029

EMBAP
A Escola de Msica e Belas Artes do Paran Embap um estabelecimento estadual de ensino fundado em 1948 e reconhecido pelo Conselho Federal de Educao desde 1954. O movimento em prol da criao da Embap surgiu em 1947 na Sociedade de Cultura Artstica Braslio Itiber, tendo logo recebido apoio da Academia Paranaense de Letras, do Crculo de Estudos Bandeirantes, do Centro de Letras do Paran, do Centro Feminino de Cultura, da Sociedade de Amigos de Alfredo Andersen, do Instituto de Educao e do Colgio Estadual do Paran. Na ocasio elaborou-se um documento que foi entregue ao ento govereador de Estado, o Sr. Moyss Lupion, que logo deu um parecer favorvel aos anseios musicais locais, atravs de mensagem encaminhada Assembleia Legislativa. Os trabalhos de organizao da escola foram confiados ao professor Fernando Corra de Azevedo que viajou a diversos lugares para estudar a estrutura de entidades congneres visando adotar modelos j experimentados. Visitou a Escola Nacional de Msica da Universidade do Brasil, Conservatrio Brasileiro de Msica do Rio de Janeiro, Escola de Desenho da Associao de Artistas Brasileiros, Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, Conservatrio Dramtico Musical de So Paulo, Escola de Belas Artes de Niteri e o Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul. Voltando de viagem, o professor Fernando Corra de Azevedo reuniu um grande corpo de professores formado por Altamiro Bevilacqua, Artur Nsio, Benedito Nicolau dos Santos, Bento Mussurunga, Bianca Bianchi, Charlotte Frank, Edgard Chalbaud Sampaio, Estanislau Traple, Francisco Stobbia, Frederico Lange de Morretes, Guilherme Carlos Tiepelmann, Inez Colle Munhoz, Iolanda Fruet Correia, Joo Ramalho, Joo Woiski, Jorge Frank, Jorge Kaszs, Jos Coutinho de Almeida, Jos Pen, Lcio de Lima, Ludwig Seyer, Ludwig Seyer Jr., Luiz Eulgio Zilli, Margarida Solheid Marques, Margarida Zugueib, Natlia Lisboa, Oswaldo Lopes, Oswaldo Pilotto, Prudncia Ribas, Raul Menssing, Remo de Persis, Rene Devrainne Frank, Severino dAtri e Waldemar Curt Freyesleben. Em 3 de Outubro de 1949, atravs da Lei n 259, a Assembleia Legislativa oficializou a Escola de Msica e Belas Artes do Paran que j estava em atividade desde 17 de Abril de 1948 na sua primeira sde, situada no n 50 da Rua Emiliano Perneta, onde permaneceu por trs anos. Somente em 1951 a Embap passou para a sua sede oficial, o prdio de nmero 179 da mesma rua.

ESTRUTURA DOS CURSOS DO PROGRAMA DE EXTENSO


Os cursos do Programa de Extenso objetivam oferecer Educao Musical com desenvolvimento do senso esttico e criativo musical do aluno, atravs de experincias individuais e coletivas, em execuo e apreciao, complementadas pela composio, improvisao e o arranjo.

CURSOS OFERTADOS
1. CURSO DE FORMAO MUSICAL I Este curso destinado a crianas nascidas em 2006 que desejam ingressar na Embap a fim de buscar uma formao musical ampla envolvendo vrias formas de vivncias musicais. O curso tem a durao de cinco anos. Procurando uma participao efetiva do prprio aluno buscar-se- que, dentro de algumas possibilidades o aluno faa suas prprias escolhas em relao ao currculo do curso, visando o seu desenvolvimento musical de acordo com seus interesses e habilidades. A trajetria pessoal do aluno lhe trar diversas opes, e de acordo com o seu desempenho musical, diferentes portas vo se abrindo, como a oportunidade de aulas individuais de instrumento. Algumas consideraes importantes para os pais: Ao longo dos cinco anos do curso ser necessria a disponibilidade de os alunos frequentarem aulas em mais deum dia semanal. Nos primeiros trs anos, somente sero oferecidas aulas no turno da MANH. As aulas so ministradas por professores titulares, professores contratados e estagirios dos cursos de Licenciatura em Msica.

GRADE CURRICULAR - FORMAO MUSICAL I


Ano 1 Educao Musical Coletiva (1) Ano 2 Educao Musical Coletiva (2) Ano 3 Educao Musical Coletiva (3) Ano 4 Educao Musical Coletiva (4) Ano 5 Educao Musical Coletiva (5)

Coral

Coral Instrumento (Coletiva e/ou Individual)

Coral Instrumento (Coletiva e/ou Individual)

Coral Instrumento (Coletiva e/ou Individual)

Coral Instrumento (Coletiva e/ou Individual)

Prtica Musical em Conjunto (Flauta Doce, Coro, Grupo de Cordas, etc)

Prtica Musical em Conjunto (Flauta Doce, Coro, Grupo de Cordas, etc)

Prtica Musical em Conjunto (Flauta Doce, Coro, Grupo de Cordas, etc)

Prtica Musical em Conjunto (Flauta Doce, Coro, Grupo de Cordas, etc)

Prtica Artstica

Prtica Artstica

Prtica Artstica

Prtica Artstica

Prtica Artstica 15 presenas por ano

Vagas: 20 (vinte) Obs.: as disciplinas em cor azul tm carter eletivo

2. CURSO DE FORMAO MUSICAL II O curso destina-se aos egressos do Curso de Formao Musical I e a novos alunos nascidos entre 2000 e 2003, com idade entre 9 e 12 anos, que tenham conhecimento musical bsico, tanto terico como instrumental.

GRADE CURRICULAR - FORMAO MUSICAL II

Ano 1 Instrumento -1 x 1h/a Educao Musical Coletiva - 1 x 2h/a Prtica Musical em Conjunto ( Flauta Doce, Coral, Grupo de Cordas, etc) Prtica Artstica

Ano 2 Instrumento -1 x 1h/a Educao Musical Coletiva - 1 x 2h/a Prtica Musical em Conjunto ( Flauta Doce, Coral, Grupo de Cordas, etc) Prtica Artstica

Ano 3 Instrumento -1 x 1h/a Educao Musical Coletiva - 1 x 2h/a Prtica Musical em Conjunto ( Flauta Doce, Coral, Grupo de Cordas, etc)

Prtica Artstica

3. CURSO DE FORMAO INSTRUMENTAL Destina-se a alunos a partir de 13 anos com algum conhecimento terico-instrumental bsico. Durante os trs anos de curso, o aluno dever cumprir a carga horria de 90 horas/aula de instrumento, e 60 horas/aula de educao musical coletiva. Alm disso, o aluno eleger mais 60 horas das disciplinas oferecidas durante o ano letivo, totalizando ao final do curso a carga horria de 210 horas/aula no perodo mximo de quatro anos.
GRADE CURRICULAR - FORMAO INSTRUMENTAL

Ano 1 Instrumento -1 x 1h/a Educao Musical Coletiva - 1 x 2h/a

Ano 2 Instrumento -1 x 1h/a Educao Musical Coletiva - 1 x 2h/a Mdulos diversificados estgio da LM

Ano 3 Instrumento -1 x 1h/a Educao Musical Coletiva - 1 x 2h/a Mdulos diversificados estgio da LM

Prtica Musical em Conjunto ( Flauta Doce, Coral, Grupo de Cordas, etc) Prtica Artstica 15 presenas

Prtica Musical em Conjunto ( Flauta Doce, Coral, Grupo de Cordas, etc) Prtica Artstica 15 presenas

Prtica Musical em Conjunto ( Flauta Doce, Coral, Grupo de Cordas, etc)

Prtica Artstica 15 presenas

Obs.: as disciplinas em cor azul tm carter eletivo

Instrumentos ofertados e vagas: Clarinete (1), contrabaixo acstico (2), fagote (1), flauta doce (1), flauta transversal (1), obo (1), percusso (1), saxofone (1), trombone (1), trompa (1) trompete (1), tuba (1), viola (1), violo (1), violino (1) e violoncelo (1).

3. CURSO AVANADO DE MSICA Canto


Este curso, com durao de trs anos, destinado a candidatos com idade mnima de 15 anos, com bom conhecimento terico-prtico de msica, possuidores de boa voz, que desejam ingressar na Embap para aprofundar seus conhecimentos e, assim,prepararem-se melhor para ingressar em cursos de nvel superior.

GRADE CURRICULAR - CURSO AVANADO EM MSICA - CANTO

Ano 1 Educ. Musical Coletiva (M ou T) Prtica Vocal I

Ano 2 Educ. Musical Coletiva II (T) Prtica Vocal II

Ano 3 Educ. Musical Coletiva III (T) Prtica Vocal III Leitura Primeira Vista

Prtica Artstica I Vagas: 2 (duas).

Prtica Artstica II

Prtica Artstica III

Oferta de turno: Manh (M) ou Tarde (T), conforme indicao no quadro.

Instrumento
Este curso, com durao de trs anos, destinado a adolescentes e adultos, com bom conhecimento terico-prtico musical e instrumental, que desejam ingressar na Embap para aprofundar seus conhecimentos e, assim, prepararem-se melhor para ingressar em cursos de nvel superior.
GRADE CURRICULAR - CURSO AVANADO EM MSICA INSTRUMENTO

Ano 1 Educ. Musical Coletiva (M ou T) Prtica Instrumental I Prt. Mus. Conjunto I Prtica Artstica I

Ano 2 Educ. Musical Coletiva II (T) Prtica Instrumental II Prt. Mus. Conjunto II Prtica Artstica II

Ano 3 Educ. Musical Coletiva III (T) Prtica Instrumental III Prt. Mus. Conjunto III Prtica Artstica III Leitura Primeira Vista I

Instrumentos ofertados e vagas: Clarinete (1), contrabaixo acstico (2), fagote (1), flauta doce (1), flauta transversal (1), obo (1), piano (1), percusso (1), saxofone (1), trombone (1), trompa (1) trompete (1), tuba (1), viola (1), violo (1), violino (1) e violoncelo (1).

EDITAL 03/2012 EMBAP COPERVE


PROGRAMA EXTENSO TESTE SELETIVO - 2013 COMISSO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPERVE

A Escola de Msica e Belas Artes do Paran Embap, criada pela Lei Estadual n 259 de 03/10/1949 e reconhecida pelo Decreto n 30.474/54 de 22/12/1954, aqui representada pela sua COMISSO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPERVE, convoca candidatos e comunica as normas regedoras do Teste Seletivo para 2012, que selecionar candidatos para seus cursos do Programa de Extenso.

I DESCRIO e OBJETIVO Artigo 1 A Escola de Msica e Belas Artes do Paran Embap uma instituio de ensino de artes que mantm um Programa de Extenso que oferece cursos de formao musical de carter livre, objetivando proporcionar comunidade formao musical de qualidade diferenciada. Os cursos desse programa atendem estudantes de msica a partir dos 6 anos de idade at a idade adulta, com desenvolvimento gradual na expresso musical. Para isso divide seus: 1. Curso de Formao Musical I (durao de 5 anos), 2. Curso de Formao Musical II (3 anos), 3. Curso de Formao Instrumental (3 anos), 4. Curso Avanado em Msica Canto (3 anos) e 5. Curso Avanado em Msica Instrumento (3 anos). Artigo 2 Para a admisso de candidatos interessados em estudar na instituio, a Embap realiza um Teste Seletivo de carter classificatrio que objetiva preencher as vagas disponveis e ofertadas, conforme relao contida no Artigo 3.

II - CURSOS, VAGAS E TURNOS Artigo 3 Os cursos do Programa de Extenso oferecidos pela EMBAP, com respectivos cdigos, turnos e quantidade de vagas, esto contidos na relao a seguir:

Cd. Cursos 01 02 03 04 05 Formao Musical I Formao Musical II - Instrumento Formao Instrumental Avanado em Msica - Canto Avanado em Msica - Instrumento

Turnos matutino diurno diurno diurno diurno

Vagas 20 20 16 02 18

Pargrafo Primeiro requisito incondicional que a inscrio para o Curso de Formao Musical I seja feita apenas para crianas nascidas no ano de 2006 e representadas pelo pai ou responsvel. Este curso destinado a crianas que desejam ingressar na Embap a fim de buscar uma formao musical ampla envolvendo vrias formas de vivncias musicais. Procurando uma participao efetiva do prprio aluno buscar-se- que, dentro de algumas possibilidades o aluno faa suas prprias escolhas em relao ao currculo do curso, visando o seu desenvolvimento musical de acordo com seus interesses e habilidades. A trajetria pessoal do aluno lhe trar diversas opes, e de acordo com o seu desempenho musical, diferentes portas vo se abrindo, como a oportunidade de aulas individuais de instrumento.

Algumas consideraes importantes para os pais: Ao longo dos cinco anos do curso ser necessria a disponibilidade de os alunos frequentarem aulas em mais de um dia semanal. Nos primeiros trs anos, somente sero oferecidas aulas no turno da MANH. As aulas so ministradas por professores titulares, professores contratados e estagirios dos cursos de Licenciatura em Msica. Pargrafo Segundo requisito incondicional, referente idade mnima, que a inscrio para o curso de Formao Musical II (INSTRUMENTO) seja feita para nascidos entre 2000 e 2003 (com idade entre 09 e 12 anos) O Curso de Formao Musical II destinado aos egressos do curso de Formao Musical I e a novos alunos que tenham conhecimento Musical bsico, tanto terico como instrumental. Observe-se ainda que candidatos menores de 18 anos, ou sem emancipao, devem ser representados pelo pai ou responsvel. O Curso tem seu contedo apoiado no ensino de um instrumento musical especfico, como parte do processo de aprendizagem, distribui as vagas conforme a disponibilidade por instrumento musical. A relao, a seguir, mostra a distribuio das vagas entre os instrumentos, contendo entre parnteses o nmero de vagas de cada um deles: Clarinete (1), Fagote (1), Flauta-doce (1), Flauta transversal (1), Obo (1), Percusso (1), Piano (1), Saxofone (1), Trombone (1), Trompa (1), Trompete (1), Viola (1), Violo (1), Violino (1) e Violoncelo (1). Pargrafo Terceiro O Curso de Formao Instrumental destinado a candidatos a partir de 13 anos (nascidos em 1999 ou anos anteriores) com algum conhecimento terico-instrumental bsico. Durante os trs anos de curso, o aluno dever cumprir a carga horria de 90 horas/aula de instrumento, e 60 horas/aula de educao musical coletiva. Alm disso, o aluno eleger mais 60 horas das disciplinas oferecidas durante o ano letivo, totalizando ao final do curso a carga horria de 210 horas/aula no perodo mximo de quatro anos. A relao, a seguir, mostra a distribuio das vagas entre os instrumentos, contendo entre parnteses o nmero de vagas de cada um deles: Clarinete (1), Contrabaixo acstico (1), Fagote (1), Flauta-doce (1), Flauta transversal (1), Obo (1), Percusso (1), Saxofone (1), Trombone (1), Trompa (1), Trompete (1), Viola (1), Violo (1), Violino (1) e Violoncelo (1). Pargrafo Quarto Para o Curso Avanado em Msica, requisito incondicional referente a idade mnima, que a inscrio para (CANTO) o candidato tenha nascido em 1997 ou anos anteriores. igualmente incondicional que o candidato a qualquer instrumento musical tenha nascido em 1999 ou anos anteriores. Observe-se ainda que candidatos menores de 18 anos, ou sem emancipao, devem ser representados pelo pai ou responsvel. O Curso Avanado em Msica, tendo seu contedo apoiado no ensino de um instrumento musical especfico ou canto, como parte do processo de aprendizagem, distribui as vagas conforme a disponibilidade por instrumento musical. A relao, a seguir, mostra a distribuio das vagas entre os instrumentos, contendo entre parnteses o nmero de vagas de cada um deles: Canto (1), Clarinete (1), Contrabaixo Acstico (1), Fagote (1), Flauta-doce (1), Flauta transversal (1), Obo (1), Percusso (1), Piano (3), Saxofone (1), Trombone (1), Trompa (1), Trompete (1), Viola (1),Violo (1), Violino (1) e Violoncelo (1).

III INSCRIO
Artigo 4 A Embap realiza a inscrio de candidatos ao Processo Seletivo Extenso nica e exclusivamente pela internet, no endereo www.embap.pr.gov.br No h atendimentos alternativos para a realizao da inscrio, seja quanto ao horrio ou ao recebimento da documentao, considerando-se invlidos quaisquer outros procedimentos.

Artigo 5 O perodo de inscries inicia no dia 20 de agosto de 2012 e termina no dia 21 de setembro de 2012, para qualquer dos cursos mencionados no Artigo 3 e pargrafos.

Artigo 6 Visando cobrir os gastos operacionais com o Processo Seletivo - Extenso cobrada uma TAXA DE INSCRIO de R$ 60,00 (sessenta reais) dos candidatos aos cursos: 1. Curso de Formao Musical I, 2. Curso de Formao Musical II, 3. Curso de Formao Instrumental, 4. Curso Avanado em Msica - Canto e 5. Curso Avanado em Msica Instrumento.

Pargrafo Primeiro Os alunos que forem aprovados, ao serem matriculados no Programa de Extenso pagaro uma taxa semestral de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) revertida para a manuteno do curso. A taxa de inscrio paga para prestar o Processo Seletivo - Extenso no isentar o candidato aprovado, nem em todo e nem em parte, do valor a ser pago na condio de aluno matriculado. Artigo 7 A Documentao completa e necessria inscrio do candidato composta de: Comprovante do pagamento da Taxa de Inscrio (original) Duas fotos 5X7, de frente, recentes e iguais (somente para os candidatos ao Curso de Formao Musical I) Fotocpia da cdula de identidade ou certido de nascimento (quando for o caso de crianas sem RG) Artigo 8 O processo de inscrio consiste de pagamento da taxa de inscrio, estabelecida no Artigo 6. Ao candidato cabe ainda o preenchimento da Ficha de Inscrio e da documentao constante no Artigo 7. Pargrafo Primeiro Se o candidato for menor de 18 anos na data da inscrio ele dever ter a anuncia de seu pai ou responsvel. Pargrafo Segundo Sendo de total responsabilidade do candidato a veracidade das informaes preenchidas na Ficha de Inscrio, cabe-lhe conferir os dados para no ser prejudicado em nenhuma etapa posterior.

IV TESTES E PROVAS Artigo 9 O Processo Seletivo - Extenso da Embap adota testes e provas para a seleo dos candidatos ao preenchimento de vagas dos cursos oferecidos. Pargrafo Primeiro Compreende-se por TESTE toda e qualquer avaliao de candidato que no dependa do conhecimento prvio de contedos e sim, apenas, da capacidade do candidato no tocante a percepo auditiva, senso rtmico, memria tonal, entre outros elementos musicais que evidenciam seu interesse pela msica. Pargrafo Segundo Compreende-se por PROVA toda e qualquer avaliao de candidato baseada no critrio de qualidade dos conhecimentos adquiridos. As provas podem ter expresso escrita ou oral, independentemente de estarem manifestando uma habilidade artstica (prtica) ou uma reflexo intelectual (terica). Artigo 10 As provas para os cursos livres do Programa de Extenso so diferenciadas em natureza e nvel de contedo conforme descrito nos pargrafos seguintes: Pargrafo Primeiro Para o CURSO DE FORMAO MUSICAL I ser aplicado um teste de aptido musical baseado nos critrios estabelecidos no Pargrafo Primeiro, do Artigo 10, ser atribudo uma nota de 0,0 (zero vrgula zero) a 10,0 (dez vrgula zero) e classificados de acordo com o desempenho de cada um. Pargrafo Segundo Para o CURSO DE FORMAO MUSICAL II e CURSO DE FORMAO INSTRUMENTAL seleciona os candidatos que obtiverem, por prova, nota igual ou superior a 5,0 (cinco vrgula zero) para elementos terico-escrito (T) e 5,0 (cinco vrgula zero) para prova prtica (P) instrumento. A classificao obedecer seguinte frmula: [(Tx1)+(Px2)]3 Pargrafo Terceiro Para o CURSO AVANADO EM MSICA CANTO e INSTRUMENTO selecionam-se os candidatos que obtiverem, por prova, nota igual ou superior a 5,0 (cinco vrgula zero) para elementos terico-escrito (T) e 5,0 (cinco vrgula zero) para prova prtica (P) instrumento. A classificao obedecer seguinte frmula: [(Tx1)+(Px2)]3 Artigo 11 O detalhamento do programa de cada curso encontra-se no Manual do Candidato. Artigo 12 As provas e testes para os cursos livres do Programa de Extenso, descritas no Artigo 11, sero realizadas nos dias 12, 13 e 14/11/2012, na sede da EMBAP, salvo ocorram novas orientaes no Edital de Ensalamento, a ser divulgado no dia 26 de outubro de 2012 s 17:00. (Para candidatos aos instrumentos: contrabaixo, viola, violino e violoncelo, exigida uma pea de confronto que ser divulgada no dia 26 de outubro de 2012, s 17h00).

Pargrafo nico O Edital de Ensalamento far o detalhamento de local, sala e horrio para os testes e provas. Artigo 13 So passveis de eliminao os candidatos que provocarem algum tipo de falta que prejudique o processo de seleo em nvel de igualdade entre os demais candidatos. Pargrafo Primeiro Qualquer falta de observncia ao proposto no contedo do programa de cada uma das provas justificativa suficiente para eliminao daquela prova. Pargrafo Segundo Na ausncia do candidato a qualquer uma das provas lhe ser atribudo a nota 0,0 (ZERO VRGULA ZERO), ficando o candidato eliminado do processo seletivo. Pargrafo Terceiro A concluso de uma prova escrita compreende a entrega de uma ou mais folhas de resposta legivelmente identificadas que devem ser entregues pelo candidato ao fiscal de sala. O descumprimento desse procedimento leva perda da pontuao equivalente a essa prova.

V DISPOSIES GERAIS Artigo 14 O endereo para a realizao dos testes e provas do Teste Seletivo Extenso a sede da Embap - Rua Comendador Macedo, 254 e/ou Rua Benjamin Constant, 303 e/ou Rua Francisco Torres. 253. O candidato dever estar atento publicao do Edital de Ensalamento citado no Artigo 12. Artigo 15 A publicao dos editais ser feita na sede da Embap e no seu stio Internet www.embap.pr.gov.br Artigo 16 Todas as informaes necessrias orientao do candidato referentes ao Processo Seletivo Extenso encontram-se no MANUAL DO CANDIDATO 2013, inclusive o programa das provas. importante l-lo atentamente. Artigo 17 No stio Internet da Embap http://www.embap.pr.gov.br pode-se obter arquivos contendo Edital, Manual do Candidato e todas as informaes necessrias para o Processo Seletivo - Extenso, sem a necessidade de iniciar o Processo de Inscrio para ter vistas ao regulamento e condies. Artigo 18 rigoroso o processo de identificao dos candidatos. A documentao completa poder ser cobrada a qualquer momento, antes, durante e depois das provas. Assim, devero estar de posse do candidato, no ato e local da prova a Carteira de Identidade ou Certido de Nascimento e o comprovante do pagamento original. Artigo 19 As bancas, formadas por profissionais gabaritados de cada rea, julgam os candidatos baseados em critrios pr-estabelecidos e respaldados pelo conhecimento musical de seus membros. Para manter a ordem e fluncia do Processo Seletivo, no sero atendidos pedidos de reviso, de correo ou reavaliaes de candidatos, sob qualquer natureza de alegao.

Artigo 20 direito do candidato ter acesso s notas a ele atribudas por ocasio das provas por ele realizadas, essas informaes sero disponibilizadas na sede da Embap a partir da divulgao do resultado pela organizao da Coperve. Artigo 21 Cada candidato pode concorrer apenas a uma nica vaga num dos cursos do Programa de Extenso. Havendo inscries em dobro de um candidato, num mesmo programa, ser vlida apenas a segunda inscrio, no se obrigando a EMBAP a desfazer a inscrio que ficou invalidada. Artigo 22 No haver devoluo de valores pagos por um candidato inscrito, sob qualquer que seja a justificativa, incluindo-se o previsto no artigo anterior. Artigo 23 Com o nico objetivo de resguardar a lisura no processo, apenas adentrar na sede da Embap no horrio das provas as pessoas diretamente envolvidas com o Processo Seletivo - Extenso. Artigo 24 As orientaes aos aprovados, sobre qualquer assunto relacionado ao Processo Seletivo, tais como, matrcula, chamadas complementares e documentao, encontram-se no Manual do Candidato Extenso 2012.

Artigo 25 Validade: O presente Teste Seletivo Extenso s ter validade para o ano de 2013. Artigo 26 O ato de inscrio implica na aceitao das normas contidas neste edital, no cabendo ao candidato o direito a recursos ou a reviso de provas. Artigo 27 Os casos omissos sero decididos pela Coperve e/ou pela Direo da Embap.

Curitiba, 13 de julho de 2012

Prof. Maria Jos justino Diretora da Embap

Prof. Marco Aurlio Koentopp Presidente da COPERVE 2013

INSCRIO AO TESTE SELETIVO EXTENSO


A inscrio ao Teste Seletivo Extenso 2013 ser realizada no sitio da Embap: www.embap.pr.gov.br entre os dias 20 de agosto de 2012 e 21 de setembro de 2012.

Perodo: 20/08 a 21/09/2012 Taxa: R$ 60,00

A Embap recolhe uma taxa que revertida para a manuteno dos cursos do programa de extenso. O valor para o ano de 2013 ser de R$ 500,00, em duas parcelas semestrais de R$250,00.A taxa de inscrio ao Teste Seletivo Extenso no d direito a iseno ou abatimento desse valor.

PROGRAMAS PARA TESTE SELETIVO EXTENSO


CURSO DE FORMAO MUSICAL I Os candidatos a este curso faro um teste de aptido musical avaliando percepo auditiva, senso rtmico e memria tonal, entre outros elementos musicais que evidenciam seu interesse pela msica.

CURSO DE FORMAO MUSICAL II Os candidatos a este curso, Habilitao em Instrumento Musical faro uma prova comum de teoria musical e uma prtica especfica. PROVA TERICA I Parte Escrita: Reconhecer em trechos de partituras: Figuras rtmicas da semibreve semicolcheia e suas pausas; Apoio (acento mtrico);

10

Compassos simples: binrio, ternrio e quaternrio; Sinais de abreviatura e repetio, linhas de 8, sinal de casa 1 e casa 2; Notas musicais em claves de sol de f (4 linha) na extenso do d 1 ao d 5; II Parte Aplicao escrita da percepo: Reconhecimento auditivo e escrita de frases rtmicas a uma voz, em compasso 4/4. Reconhecimento auditivo e escrita de pequenas melodias na tonalidade de DO M, com predominncia de graus de conjuntos e/ou intervalos do arpejo de DOM.

CURSO DE FORMAO INSTRUMENTAL Os candidatos a este curso, Habilitao em Instrumento Musical (cd. 03) faro uma prova comum de teoria musical e uma prova prtica especfica do seu instrumento. PROVA TERICA I Parte Escrita: Reconhecer e/ou complementar em trechos de partituras: Figuras rtmicas da semibreve semicolcheia e suas pausas; Apoio (acento mtrico); Compassos simples: binrio, ternrio e quaternrio; Ritmo inicial anacrstico e ttico; Ponto de aumento; Ligadura; Sinais de abreviatura e repetio, linhas de 8, sinal de casa 1 e casa 2; Notas musicais em claves de sol de f (4 linha) na extenso do d 1 ao d 5; Escalas maiores de d, sol e f. II Parte Aplicao escrita da percepo: reconhecimento auditivo e escrita de: Perguntas e respostas meldicas Melodias formadas por graus conjuntos e disjuntos sucessivos, arpejos; Notas alteradas por sustenido, bemol ou bequadro; Intervalos de teras, quintas e oitavas; Figuras rtmicas da semibreve semicolcheia e respectivas pausas. Reconhecera auditivamente modo maior e modo menor em melodias; Reconhecer auditivamente compassos simples III Parte Apreciao: Ouvir trechos musicais e reconhecer: Instrumentos e seus naipes; Compasso Simples .

11

PROVA PRTICA O desempenho do candidato ser avaliado pela tcnica, interpretao e contedo do programa apresentado. A pea de confronto ser divulgada no dia 25/10/11 s 17h00 atravs de Edital na EMBAP, ela exigida para os instrumentos: contrabaixo, viola, violino e violoncelo. Qualquer falta de observncia ao proposto no programa de cada uma das provas justificativa suficiente para a eliminao do sumria. INSTRUMENTO Contrabaixo Acstico (s para o curso Formao Instrumental) Mecanismo da escala de F Maior em uma oitava; Mecanismo do arpejo de F Maior em uma oitava; Bill (er 261) pgina 16 Estudo N 1; Pea de confronto (ver edital dia 26/10/2012) Leitura primeira vista

Flauta Doce * FORMAO MUSICAL II - crianas de 09 a 12 anos Flauta Soprano: Sonoridades Brasileiras: nmeros 96 e 97 e Escala de D Maior conforme p. 75 deste mtodo. Mario Videla Iniciao Flauta doce: vol II: nmeros 49 e 85 Uma pea de leitura primeira vista, a ser apresentada ao candidato pela banca. Flauta Contralto: Mario Videla - Mtodo para Flauta Contralto: nmeros 18 e 25 1 pea brasileira de livre escolha (com ou sem acompanhamento), para flauta soprano ou contralto.

*FORMAO INSTRUMENTAL: adolescentes a partir de 13 anos (antigo FMII) Flauta Soprano: Escalas: SolM, RM, LM Helmut Mnkemeyer Mtodo para Flauta Soprano, Volume I: nmeros 75 e 77 (cap 5) Uma pea brasileira de livre escolha Leitura primeira vista

12

Flauta contralto Escalas: DM, FM Mario Videla - Mtodo para Flauta Contralto: nmeros 83 e Pea de livre escolha Leitura primeira vista

Trompa (s para o curso Formao Instrumental) Dois estudos de Oscar Franz; Duas Escalas Maiores; Uma pea de livre escolha.

Percusso Uma obra para caixa clara, a escolher entre os mtodos: Vic Firth Vol. I e Morris Goldenberg

Piano (s para o Formao Musical - II) Escalas em uma oitava, paralelo e/ou contrrio: D M, Sol M, R M, L M, Mi M; Trades (1/3/5); Duas peas polifnicas a escolher, sendo uma de Bach (Ed. Peters ou Henle Verlag) - O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach; e uma de Bartk - Mikrokosmos 1 v. dos nos 25 ao 36; Uma sonatina a escolher entre os autores: Anton Andr; Janina Garscia; Beethoven; Frank Lynes; Gurlitt; M. Camidge; Uma pea a escolher entre: Bartk For Children vol. 1 e 2; Kabalevsky - Peas op. 27 e op. 39; Lorenzo Fernndez Sute das 5 notas, Sute Infantil n 2; Ronaldo Miranda Mini Sute; VillaLobos Petizada, Brinquedo de Roda, Cirandinhas; Histrias da Carochinha; Duas das peas escolhidas devero ser tocadas de cor. Saxofone DANEELS, Franois. ditions du Zephyr. Bruxelas, 1969. Estudos n 45, 58, 59, 76, 78 e 80. GUY, Lacour. Vol. I - diteur Gerard Billaudot. Paris, 1972. Estudo n 06 - Moderato; 1 Pea de livre escolha; 1 Escala em qualquer tonalidade maior. Leitura primeira vista. (pea indicada pela banca). Viola Mecanismo em Sol Maior, em duas oitavas (escala, os 7 arpejos, teras e cromtica) de cor; Um movimento rpido de concerto, concertino ou sonata com acompanhamento de piano de cor; Pea de confronto (ver edital 26/10/2012); Leitura primeira vista. Violino Mecanismo em R Maior, em duas oitavas (escala, os 7 arpejos, teras e cromtica) de cor; Um movimento rpido de concerto, concertino ou sonata com acompanhamento de piano de cor; Pea de confronto (ver edital 26/10/2012); Leitura primeira vista.

13

Violoncelo Mecanismo em R Maior, em duas oitavas (os sete arpejos, teras) - Feuillard - exerccios dirios p. 12 e 14. Editora Schott - de cor; Gi Mantel vol. 2 Pequeno tema com 4 variaes p. 91 a 93, Ed. Schott; Pea de confronto (ver edital 26/10/2012); Leitura primeira vista. Os demais instrumentos (clarinete, fagote, flauta transversal, obo, trompete, trombone, tuba e violo) devem seguir o programa comum abaixo: PEAS: 1 Pea de livre escolha; 1 Pea brasileira (com ou sem acompanhamento). ESTUDOS: 1 Estudo de mtodo; 1 Escala cromtica; 1 Escala em qualquer tonalidade maior.
LEITURA PRIMEIRA VISTA:

1 Estudo que ser oferecido pela banca examinadora. CURSO AVANADO EM MSICA Os candidatos ao Curso Avanado em Msica tanto da Habilitao em Canto (cd. 04) e como Habilitao em Instrumento faro uma prova de teoria musical comum e uma prtica especfica para cada habilitao.
PROVA TERICA

I Parte Escrita: Claves de sol (2 linha), f (4 linha) e d (3 linha). Ritmos iniciais - ttico, anacrstico e acfalo. Compassos simples (com denominador 2, 4 e 8) Compassos compostos (6/8, 9/8 e 12/8) Formao e classificao de intervalos de segunda a oitava Escalas Maiores de sustenidos e bemis. Escalas menores (natural, harmnica e meldica) com at cinco acidentes (sustenidos ou bemis) Nome dos graus da escala Graus modais e tonais Arpejos nas tonalidades Maiores e menores. Acordes Maiores e menores no estado fundamental e suas inverses Sinais de dinmica e expresso II Parte Aplicao Escrita da Percepo Reconhecimento e escrita de clulas rtmicas da semibreve at a semicolcheia e respectivas pausas. Intervalos de 2, 3, 4, 5, e 8 (Maiores, menores e justas) Escalas Maiores e menores (harmnica e meldica) Acordes Maiores e menores Complementao de uma pequena melodia dada e tocada. III Parte Apreciao Reconhecimento de: ritmo inicial; compassos (binrios, ternrios e quaternrios); forma (binria A B e ternria A B A ou A B C); instrumentos e seus naipes.

14

PROGRAMA DE PROVA PRTICA CANTO E INSTRUMENTO MUSICAL O programa, a seguir, constitui material de avaliao e deve ser cumprido pelo candidato, integralmente. A pea de confronto ser divulgada no dia 26/10/12 s 17h00 atravs de Edital no stio da Embap, ela exigida para os instrumentos: contrabaixo acstico, piano, viola, violino e violoncelo. Canto Uma pea de livre escolha Uma pea brasileira erudita Um lied Uma pea em francs Uma ria italiana antiga Dois estudos do Mtodo Prtico de Canto Italiano de Cmara de N. Vaccaj: Lezione IX (Introduzione al mordente La gioia verace) e Lezione X (Introduzione al gruppetto Quando accende um nobil petto). O repertrio poder ser transcrito pelo candidato, entretanto, lembra-se que o mtodo Vaccaj editado em diferentes verses, em tonalidade adequada a cada extenso vocal. O pianista acompanhador da responsabilidade do candidato.

Clarinete Estudo n 1, do mtodo 32 Estudos de Ros; Sonata n 1 3 movimento, de X. Le Fvre; Cantabile, de Nol Gallon; Escalas Maiores (d, r, f e sol), menores (l e mi) e arpejos; Escala cromtica de trs oitavas; Leitura primeira vista pea indicada pela banca. Contrabaixo Acstico Mecanismo da escala de Sol Maior em 2 oitavas; 1 movimento da Sonata N 3 (L menor) de Vivaldi; I Bill (er 261) Pgina 78 Estudo N 118; Pea de confronto (ver edital dia 26/10/2012); Leitura primeira vista.

Fagote Estudo n 1, do Mtodo Milde; Concerto para fagote, de Mozart 1 mov.; Escalas Maiores e menores (todas); Leitura primeira vista pea indicada pela banca. Flauta doce Uma sonata barroca para contralto - livre escolha Uma pea brasileira - com ou sem acompanhamento

15

Hans Martin Linde: estudo 5, 6, 15 ou 16 (escolher) Escala cromtica Leitura primeira vista

Flauta transversal J. S. Bach Sonatas em Do Maior e Mi bemol Maior; W. A. Mozart Rond K 184; Osvaldo Lacerda Tocatina; E. Khler op. 33, vol.2, estudos de 1 a 5; J. Andersen op. 15, estudos de 1 a 3; Leitura primeira vista pea indicada pela banca. Obo Um estudo; Escalas Maiores e menores (todas); Leitura primeira vista pea indicada pela banca. Percusso Lies 22, 24 ou 26 do Mtodo Snare Drum Method de Vic Firth Vol 1 (de livre escolha pelo candidato); Leitura primeira vista pea indicada pela banca. Piano Escalas e Arpejos (estado fundamental) maiores e menores, movimento paralelo e contrrio em duas oitavas; Acordes no estado fundamental e inverses; Duas peas polifnicas de J. S. Bach (Ed. Henle Verlag ou Petters), a escolher entre: Inveno a Duas Vozes, e/ou Pequenos Preldios e Fuguetas; Uma sonatina ou sonata a escolher entre: Beethoven Sonatina em F Maior, Sonata op. 49 n 1 e 2; Clementi Sonatinas; Diabelli Sonatinas op. 151 e 168, Gurllit Sonatinas; Haydn Seis Pequenas Sonatas; Mozart Sonatinas Vienenses e Sonata KV 545, em D Maior; Uma pea a escolher entre: Bela Bartk For children, vol. 2; Chopin Preldios; Kabalewsky op. 27, 51; Mendelssohn Romance sem Palavras; Prokofiev Music for Children; Schumann: lbum para a juventude; Tchaikowsky lbum para a Juventude; Heitor Alimonda 10 Peas Fceis para Piano v. 1 e 2; Henrique de Curitiba Sonatina I, Pour Martina, Sentimento Latino; Jos Penalva Mini-Suite 1, 2 ou 3; Santoro Peas Infantis, Paulistanas, Preldios; Villa-Lobos Cirandinhas, Suite Infantil 1 e 2. Duas das peas escolhidas devero ser tocadas de cor. Saxofone GUY, Lacour. diteur Gerard Billaudot. Paris, 1972. Estudo n 25; MULE, Marcel. Alphonse Leduc Editions Musicales. Paris, 1946. Estudo n 21; Saxofone Eb: JOUBERT, Claude-Henry. Barroco. Editions Combre. Paris,1988. (Obrigatrio acompanhamento de piano). Saxofone Bb: TELEMANN, G. P. Sonate. ditions Musicales,Alphonse Leduc. Paris, 1982. (Obrigatrio acompanhamento de piano). Escalas Maiores e menores (todas); Leitura primeira vista pea indicada pela banca.

16

Trombone Estudo Meldico n 5, de Johannes Rochut; Escalas Maiores e menores ( todas); um estudo ou pea de livre escolha; Leitura primeira vista pea indicada pela banca. Trompa C. Kopprasch Ex. N 10 e 13; Uma pea de livre escolha; Leitura primeira vista. Trompete Fantasie and Variations Acteon (introd. / theme / var.1) Mtodo J. B. Arban; Uma pea de livre escolha (com acomp. piano); Leitura primeira vista pea indicada pela banca. Viola Mecanismo em D Maior, em trs oitavas (escala, os 7 arpejos, teras e cromtica) de cor; Um movimento rpido de concerto, concertino ou sonata com acompanhamento de piano de cor; Pea de confronto (ver edital 26/10/2012); Leitura primeira vista pea indicada pela banca. Violo Uma escala Maior e uma menor em duas oitavas; Dois arpejos de formas diferenciadas (livre escolha); Um dos Estudos Simples, de Leo Brower (escolher qual-quer um); Leitura primeira vista pea indicada pela banca. Violino Mecanismo em Sol Maior, em trs oitavas (escala, os 7 arpejos, teras e cromtica) de cor; Um movimento rpido de concerto, concertino ou sonata com acompanhamento de piano de cor; Pea de confronto (ver edital 26/10/2012); Leitura primeira vista pea indicada pela banca. Violoncelo Escala cromtica em trs oitavas de cor; Dotzauer 113 Estudos, Vol. 2, Estudo n 55; J. Klengel 1 Movimento do Concertino Op. 7 em D Maior; Pea de confronto (ver edital 26/10/2012); Leitura primeira vista pea indicada pela banca.

17

PROVAS
EDITAL PEA DE CONFRONTO Ser divulgado no dia 26/10/2012 s 17h00 na Embap. EDITAL DE ENSALAMENTO O horrio e distribuio de turmas estar em edital a partir de 26 de outubro de 2012, 17h00, no stio da Embap.

DATA E HORRIO As provas do Teste Seletivo Extenso sero realizadas nos dias 12 a 14 de novembro de 2012, na sede da EMBAP (Rua Comendador Macedo, 254 e/ou Rua Benjamin Constant, 303 e/ou Rua Francisco Torres, 253.

PONTUALIDADE Os candidatos devero comparecer ao local de realizao da prova com antecedncia de 30 minutos da hora marcada para o teste.

MATERIAL PARA REALIZAO DA PROVA O candidato dever comparecer munido de sua documentao e de material adequado s provas: Prova terica lpis, borracha, rgua e caneta azul ou preta; Prova prtica instrumento musical e partituras.

CLASSIFICAO E MATRCULA
CLASSIFICAO DOS CANDIDATOS Sero classificados somente os candidatos considerados aptos. Ser eliminado todo candidato que no comparecer ao teste de seleo na data e horrio previstos em edital. RESULTADO O resultado ser divulgado atravs de edital e pela Internet no dia 8 de dezembro de 2012, s 17h00, na Embap, Rua Comendador Macedo, 254 - Site: www.embap.pr.gov.br MATRCULA Data a ser divulgada CHAMADA COMPLEMENTAR Data a ser divulgada MATRCULA DA CHAMADA COMPLEMENTAR Data a ser divulgada

LEMBRETES
IDENTIFICAO A identificao do candidato ser rigorosa e exigvel a qualquer momento. O Documento de Identidade e o comprovante de pagamento original devero estar em posse do candidato no local da prova.

18

RECURSOS

Em hiptese alguma haver vistas ou reviso de provas e nem ser admitido recurso quanto ao contedo exigido ou quanto ao critrio de avaliao das provas e da classificao dos candidatos. No haver devoluo do valor da taxa de inscrio, seja por desistncia ou qualquer outro motivo. PONTUALIDADE AO HORRIO DAS PROVAS Os candidatos devero comparecer ao local da prova, 30 (trinta) minutos antes de sua hora marcada. ACEITE O ato de inscrio implica em aceitao das normas estabelecidas pela COPERVE. Curitiba, julho de 2012. Prof. Marco Aurelio Koentopp Presidente da Coperve 2012
DIRETORIA EMBAP

Prof. Maria Jos Justino


Diretora

Prof. Anna Maria Lacombe Feij


Vice-Diretora

COPERVE

Prof. Marco Aurlio Koentopp Presidente Prof. Lgia Beatiz Nocera Apoio administrativo: Eloi Vieira Guimalhes Sueli Peixoto de Alencar

O Manual do Candidato ao Teste Seletivo do Programa de Extenso 2012 foi elaborado pela Coperve da Escola de Msica e Belas Artes do Paran.

19

Das könnte Ihnen auch gefallen