Sie sind auf Seite 1von 47

Cultivo e perspectiva de mercado da Accia mangium: uma boa opo para solos pobres, produo de madeira destinada a energia

e marcenaria Eng. Agrnomo Nelio Tolentino Ribeiro

Acacia mangium (Accia) O gnero Acacia 2.000.000 ha plantados em todo o mundo, relevncia social e industrial no reflorestamento. Acacia mangium espcie florestal mais plantada, com uma rea comercialmente explorada no planeta 600 mil h Sudeste Asitico, principalmente na Indonsia e na Malsia. Acacia mangium e Acacia auriculiformis polpa de celulose, madeira para movelaria e construo, matria-prima para compensados, combustvel, controle de eroso, quebra-vento e sombreamento (MARSARO JR,s.d.).

BASE FLORESTAL BRASILEIRA rea plantada rea + ou - 6 milhes h 0,7% do solo brasileiro 7 maior rea plantada no mundo)

Fonte: IBGE, ABRAF, CONSUFOR

BASE FLORESTAL BRASILEIRA rea plantada


Pinus: 1,8milhes h Eucalyptus: 3,8milhes h Outras Espcies: 0,5 milho h

Fonte: IBGE, ABRAF, CONSUFOR

Fonte: SBS, 2008

BASE FLORESTAL BRASILEIRA

rea total de plantios florestais por gnero no Brasil, 2010

Caractersticas e rea de plantios florestais com outros grupos de espcies no Brasil, 2009 e 2010

A accia: nativa da parte noroeste da Austrlia, de Papua Nova-Guin e do oeste da Indonsia, com potencial para cultivo nas zonas baixas e midas, cuja madeira apresenta usos variados, entre eles a construo civil e de mveis (SMIDERLE,2005). Famlia: Mimosaceae Espcie: Acacia mangium Sinonmia botnica: Racosperma mangium Willd Outros nomes (vulgares): accia-australiana, accia, cssia

Informaes Botnicas
Pereniflia, crescimento rpido , vida mdia de 40 anos. Tpica de terrenos pouco elevados que, atrs dos mangues, ocupa zonas pantanosas estacionais, lagos bem drenados, encontrada em solos de escassa fertilidade (DORAN e SKELTON,1982). Agressiva, apresenta alelopatia (INSTITUTO HRUS,s.d.)

Informaes Botnicas
Morfologia Grande porte, altura de 25 a 30 m, tronco reto que pode superar a metade da altura total da rvore. Pode atingir 45 m x 1,2 m Tronco ereto, colorao cinza-pardo, casca pouco saliente e levemente sulcado longitudinalmente; ramificao fina, horizontal, espaada, formando copa ovalada com folhagem densa (INSTITUTO HRUS,s.d.).

Informaes Botnicas
Morfologia Folhas simples e alternas, ramos verdes e alados, dispostos espiriladamente, ovalado-lanceoladas ou ovaladoalongadas, largas, coriceas, de pecolo curto, pice alongado, com nervuras salientes partindo da base, de 1218cm de comprimento (INSTITUTO HRUS,s.d). Sementes lustrosas, podem ter formato elipside, oval ou mesmo oblongo (2,5-3,5mm), colorao variando sempre dentro da tonalidade alaranjada (BARBOSA,2002).

Aspectos gerais e climatolgicos


Ocorrncia Nativa do norte do Estado de Queensland, na Austrlia, Papua Nova Guin e ilhas de Irian Java e Molucas, na Indonsia (TONINI e VIEIRA, 2006). Clima Suporta temperaturas mdias mnimas de 12 a 25 C e mdias mximas de 31 a 34 C (BARBOSA,2002). rea de distribuio: zona de clima tropical mido, curto perodo de seca no inverno e uma precipitao anual total elevada. A precipitao percentual mdia de aproximadamente 2.100 mm (MARINHO et al, 2004).

Aspectos edafoclimticos
Solos Adaptvel a solos cidos, pH 4,56,5, inclusive tolerando solos de baixa fertilidade ou com baixa drenagem e teor de P muito baixo (MARINHO, et al., 2004); pouco adaptada a solos calcrios (TONINI e VIEIRA, 2006). Dias et al. (1990) apud Baliero et al. (2004): sua ampla capacidade de adaptao advinda de caractersticas como o rpido crescimento, baixo requerimento nutricional, tolerncia a acidez do solo e compactao e a elevada taxa de fixao de N2, qdo em simbiose com bactrias diazotrficas . Grande potencial de aporte de M.O., N e B.T. solo, produz serrapilheira de relao C/N positiva a manuteno da atividade biolgica e a ciclagem de nutrientes em solos degradados. serrapilheira depositada no solo permite a formao de reservatrio de M.O. e nutrientes, essencial para o processo de revegetao (MARINHO, et al.,2004).

Aspectos fitopatolgicos
Doenas Segundo Lee (2004) apud Tonini e Vieira (2006), a A. mangium altamente suscetvel podrido-do-lenho ou cerne, devido a permanncia de galhos mortos na planta e presena de ferimentos, propicia a invaso do complexo de fungos que causa a doena que bastante complexa. Perdas: at 63,8% (VIEIRA et al,2006). Danos: rvores mais velhas, porm observados em plantas com menos de 44 meses de idade. Na Indonsia, Barry et al. (2004) verificaram 46,7% de rvores de 8 anos com a doena, outros autores observaram incidncia de 50 a 98% (VIEIRA et al, 2006).

Informaes fitopatolgicos
Doenas No Brasil, VIEIRA et al. (2006) relataram pela 1 vez a doena em A. mangium, ocasionando perdas significativas.

Aspectos entomolgicos
Pragas Em plantios silviculturais podem existir muitos problemas com ataque de insetos nas folhas (desfolhamento e/ou deteriorao de parte da estrutura foliar) (BARBOSA, 2002). Os danos observados vo desde desfolhamentos, redues de altura e at morte das rvores. Os principais insetos causadores desses danos so besouros, lagartas e formigas. J foram observados os seguintes insetos danificando os plantios comerciais de A. mangium: o besouro-amarelo Costalimaita ferruginea e a mosca branca Bemisia tabaci (MARSARO JR,s.d.).

Aspectos entomolgicos
Pragas

Aspectos entomolgicos
Pragas Segundo NAS (1983) apud Barbosa (2002), a experincia de outros pases indica que os indivduos adultos podem ter formigas do gnero Camponotus sp formando galerias no cerne da estrutura do caule em rvores jovens, prejudicando o desenvolvimento da planta ou mesmo levando-a morte.

Aspectos gerais
Madeira A madeira da A. mangium apresenta d = 420 a 500 kg/m, considerada dura, de cerne marromclaro e alburno creme-claro, podendo ser facilmente serrada, aplainada, polida (LEILLES et al.,1996), colada, pregada e receber tratamento preservativo como o CCA para aumentar sua durabilidade em contato com o solo. O poder calorfico: 4.800 a 4.900 kcal/kg (LEILLES et al.,1996). A qualidade de sua madeira foi comparada da Teca (Tectona grandis), apresentando excelente aceitao no mercado de exportao e alcanando preos iguais, a exemplo dos plantios feito na regio de Ramanathapuram, na ndia (CASTRO e CIA, s.d.).

Aspectos gerais
Usos da madeira Polpa de celulose; aptido para produo de moires, construo civil, (BALIEIRO et al.,2004) alm de possibilitar a produo de carvo e outros produtos como MDF, aglomerados e compensados (SCHIAVO E MARTINS,2003). Segundo NAS (1983) apud Barbosa (2002), na forma natural muito utilizado para produo de madeira serrada e lenha devido a densidade de sua madeira.

Aspectos gerais
Usos da madeira Plantios desta espcie realizados em solos degradados, em MG produo de 321,93m3 de madeira/ha solo recuperado, frtil e apto para o plantio de culturas agrcolas, 5 anos aps a implantao da floresta. (D. Sc. Flvio P. Silva, UFV)

ACACIA MANGIUM
Sua madeira presta-se aos mais variados usos nas indstrias de base florestal, tais como biomassa para energia, mveis, tbuas, moires, portas, caixotarias, carvo, MDF, madeira-cimento, aglomerados, laminados, adornos, lenha, tbua de fibra de madeira e cimento (WWCB), OSB, celulose e papel, construo de casas e confeco de substrato para cultivo de cogumelos comestveis e de plantas.

ACACIA MANGIUM

ACACIA MANGIUM

Indicadores socioeconmicos da indstria de madeira processada mecanicamente

Aspectos gerais
Produtos no madeireiros Como as flores da espcie so melferas (BALIEIRO et al.,2004), o nctar extrafloral pode produzir mel por abelhas do gnero Apis (BARBOSA,2002). A apicultura com A. mangium uma atividade lucrativa porque o nctar produzido em nectrios extraflorais existentes nas folhas e que produzem ano todo, sendo excelente pasto para as abelhas, principalmente na sia (Vietnam, Tailndia, Austrlia) onde a espcie cultivada em extensas reas (CASTRO e CIA,s.d.).

Aspectos gerais
Produtos no madeireiros Nos povoamentos da espcie tambm possvel a explorao de tanino, que possui boa aceitao nos mercados nacional e internacional (CASTRO e CIA,s.d.).

Aspectos gerais
Produtos no madeireiros As folhas da accia podem ser usadas como forragem na alimentao de animais (LEILLES et al.,1996). Folhas (41% de protena)

Aspectos gerais
Outros usos Segundo o INSTITUTO HRUS (s.d), a espcie recomendada para fins paisagsticos; Arborizao das ruas de Manila (Filipinas) e de Bankok (Tailndia) para remoo de poluentes atmosfricos como o S e Pb presente nos gases provenientes dos escapamentos dos veculos; Na Malsia e Tailndia: arborizao de stios, parques, rodovias e ferrovias; Proteo contra eroses diversas (CASTRO e CIA,s.d.); Grande potencial de uso em programas de reflorestamento; Recuperao de reas com solos pobres ou degradados; Recuperao de reas de encostas e de minerao (SCHIAVO e MARTINS,2003); Quebra-ventos (BALIEIRO et al.,2004); Sombreamento; Projetos de reflorestamentos empregando a A. mangium tm sido estabelecidos no mundo para comrcio do seqestro de carbono na Bolsa Climtica de Chicago.

Aspectos gerais
Outros usos

Aspectos gerais
Sementes Apresentam dormncia tegumentar dificuldade na produo de mudas;

A dormncia provoca desuniformidade entre as mudas produzidas em viveiro; A emergncia mxima de plntulas de A. mangium obtida aps o tratamento das sementes em gua a 100C por 1 minuto, sem imerso posterior em gua a temperatura ambiente, por superar a dureza tegumentar desta espcie (SMIDERLE,2005).

Aspectos gerais
Produo de mudas e enxertia As mudas crescem, em mdia, 32 cm por ms (BRIENZA JR, 2003), evidenciando o crescimento inicial rpido da espcie. Miranda e Valentim (1998), ao avaliar a capacidade de enraizamento de estacas de espcies arbreas, concluram que a accia no apresenta enraizamento por estaquia. BORGES JR et al. (2004) estudando a taxa de enraizamento de estacas oriundas das brotaes de cepas, em rvores que atingiram a maturidade de A. mangium, obtiveram um valor baixo de 20% em comparao com estacas oriundas de mudas.

Aspectos silviculturais
Aspectos silviculturais O plantio de A. mangium devidamente planejado, permite a perfeita intercalao de culturas agrcolas como o feijo, milho, arroz, soja, amendoim etc., nos dois primeiros anos. A partir do terceiro ano de plantio, a explorao da pecuria dentro da floresta perfeitamente exeqvel, podendo criar at 2,5 cabeas/ha. A copa ampla e densa permite o seu emprego como quebraventos para o cafeeiro, contra a ao dos ventos gelados do inverno (CASTRO e CIA, s.d.).

SISTEMAS SILVIAGRCOLA, SILVIPASTORIL E AGROSSILVIPASTORIL

Aspectos silviculturais
Aspectos silviculturais Quanto utilizao em produtos serrados e laminados, so necessrios tratamentos silviculturais, que melhorem a qualidade da madeira, como a desrama. A desrama um procedimento que aumenta o valor comercial e a qualidade da madeira (SCHNEIDER, 1999), porm, se realizada de forma inadequada, pode reduzir o crescimento, pela perda assimilatria ocasionada pela forte remoo da copa verde ou por danos biticos causados por fungos (TONINI e VIEIRA, 2006).

Aspectos silviculturais
Aspectos silviculturais De acordo com Tuomela et al. (1996) apud Tonini e Vieira (2006), em razo de a A. mangium no apresentar desrama natural eficiente e possuir tendncia a formar troncos mltiplos, esse procedimento, nos estgios iniciais, considerado uma prtica de manejo necessria, visando melhoria da qualidade da madeira e formao de fustes longos de grandes dimenses (TUOMELA et al., 1996) (TONINI e VIEIRA, 2006). Porm, Ito e Nanis (1997), ao avaliar o efeito da desrama na incidncia de podrido-do-lenho de A. mangium na Malsia, sugerem que a primeira desrama seja feita em rvores jovens, com galhos pequenos e vivos.

Aspectos silviculturais
Crescimento e produo Em plantios silviculturais de excelente manejo, pode alcanar 15 m de altura e 40 cm de dimetro a altura do peito (DAP) em apenas 3 anos, apresentando incremento mdio anual em volume de 45m/ha/ano (SOUZA et al., 2004).

Aspectos silviculturais
Preo da madeira no mercado Os valores no diferirem muito daqueles cobrados pela madeira serrada de eucalipto na regio Sudeste do Brasil, (CASTRO & CIA, s.d.) onde tem oscilado em torno de R$527,50/m (INFORMATIVO CEPEA, 2006). Preo de Fob: US $23.6 - 29.1 / Medidor quadrado Accia mangium, na atualidade, a madeira de lei mais precoce do mercado nacional. Trata-se de uma espcie arbrea ainda pouco conhecida no pas, mas j qualificada por

do Cerrado.

investidores como o ouro

verde

ACACIA MANGIUM- O REFLORESTAMENTO INTELIGENTE E ECOLOGICAMENTE CORRETO!


A. mangium alta capacidade de crescimento (6,2 m/ano) que produz madeira de grande valor comercial.

sia substituio a teca (Tectona grandis), com grande vantagem e alta lucratividade. Um ha de floresta desta espcie tem dado retorno financeiro superiores a maiorias das espcies de eucalipto, graas ao seu multi-uso e multiprodutos.

FONTE DE RENDA NO MERCADO DE SEQUESTRO DE CARBONO O carbono seqestrado pela floresta de A. mangium est sendo vendido para empresas poluidoras da Amrica do Norte e Europa, ao preo de US$ 20 a US$ 40.00/tonelada, pode chegar a US$ 100.00/tonelada exemplo daquilo que praticado atualmente na bolsa Climtica de Chicago (EEUU). Estudos realizados no Vietnam, onde a espcie intensamente cultivada, mostraram que a espcie foi capaz de fixar 23.3 t de CO2/ha/ano, contra 10 a 12 t seqestradas pela maioria das espcies de eucalipto cultivados no Brasil.

SUBSTITUTA DA MADEIRA DA TECA E BOA FONTE DE RENDA

Fonte: D. Sc. Flvio P. Silva, UFV, 2006.

SUBSTITUTA DA MADEIRA DA TECA E BOA FONTE DE RENDA

Fonte: D. Sc. Flvio P. Silva, UFV, 2006.

Referncias
ANDRADE, A.B., COSTA, G.S., FARIA, S.M. Deposio e decomposio da serapilheira em povoamentos de Mimosa caesalniifolia, Acacia mangium e Acacia holosericea com quatro anos de idade em Planossolo. Rev. Bras. Ci. Solo, v.24, p. 777-785, 2000 BALIEIRO, F. de C.; DIAS, L. E.; FRANCO, A. A.; CAMPELLO, E. F. C.; FARIA, S. M. de. Acmulo de nutrientes na parte area, na serapilheira acumulada sobre o solo e decomposio de fildios de Acacia mangium Willd. Cincia Florestal, Santa Maria, v. 14, n. 1, p. 59-65, 2004. BARBOSA,R.I. Florestamento dos sistemas de vegetao aberta (savanas/cerrados) de Roraima por espcies exticas. 09/05/2002. Disponvel em: http://agroeco.inpa.gov.br/reinaldo/RIBarbosa_ProdCient_Usu_Visitantes/2002Aca ciaTemasDiscussao_CEMAT. Acesso em: 28/10/2006. BORGES JR,N.; MARTINS-CORDER, M.P.; SOBROSA, R.C.; SANTOS, E.M. Rebrota de cepas de rvores adultas de accia-negra (Acacia mearnsii De Wild.) Rev. rvore vol.28 no.4 Viosa July/Aug. 2004

Referncias
BRIENZA JNIOR,S. Uso de rvores Leguminosas para Melhorar a Agricultura Familiar da Amaznia Oriental Brasileira Circular tcnica 32 Belm, PA, jun. 2003 CASTRO e CIA Accia Mangium. Data de publicao indefinida. Disponvel em: http://www.castro.to/fazendas/acacia.htm. Acesso em: 28/10/2006. Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondnia (CPAFRO) Accia mangium Dez/2004. Disponvel em: http://www.cpafro.embrapa.br/embrapa/bases/silvi.htm. Acesso em: 29/10/2006. DORAN,J.C.; SKELTON,D.J. Recollecciones de semillas de Acacia Mangium para internacionales de procedencias In: Boletn de Recursos Genticos Forestales no 11, 1982. 70 pg. Disponvel em: http://www.fao.org/DOCREP/006/P8760S/P8760S14 Acesso em:28/10/2006. INFORMATIVO CEPEA - SETOR FLORESTAL Preos de produtos florestais in natura e semi-processados em algumas regies do Estado de So Paulo (valores em reais) Setembro, 2006 N 57. Disponvel em: http://cepea.esalq.usp.br/pdf/inform57.pdf. Acesso em: 03/02/2007.

Referncias
INSTITUTO HRUS DE DESENVOLVIMENTO E CONSERVAO AMBIENTAL. Accia mangium. Data de publicao indefinida. Disponvel em: http://www.institutohorus.org.br/download/fichas/Acacia_mangium.htm. Acesso em: 27/10/2006. MARINHO,N. F.; CAPRONI,A. L.; FRANCOLL,A.A.; BERBARAL,R.L.L. Respostas de Acacia mangium Willd e Sclerolobium paniculatum Vogel a fungos micorrzicos arbusculares nativos provenientes de reas degradadas pela minerao de bauxita na Amaznia Acta Botnica Brasileira vol.18 no.1 So Paulo Jan./Mar. 2004 MARSARO JNIOR,A.L. Levantamento de pragas em plantios de Acacia mangium em Roraima Data de publicao indefinida. Disponvel em: http://www.cpafrr.embrapa.br/ Acesso em: 29/10/2006. MIRANDA, E. de M.; VALENTIM, J. F. Estabelecimento e manejo de cercas vivas com espcies arbreas de uso mltiplo. Embrapa-CPAA, Acre 1998. 4 p.

Referncias
SCHIAVO,J.A.; MARTINS,M.A. Produo de mudas de accia colonizadas com micorrizas e rizbio em diferentes recipientes. Pesq. agropec. bras., Braslia, v. 38, n. 2, p. 173-178, fev. 2003 SMIDERLEL,O.J.; JUNIORLL,M.M.; SOUSALL,R.C.P. Tratamentos pr-germinativos em sementes de accia. Rev. bras. sementes vol.27 no.1 Pelotas June 2005 SOUZA, C.R.; ROSSI,L.M.B.; AZEVEDO,C.P.; LIMA,R.M.B Comportamento da Acacia mangium e de clones de Eucalyptus grandis x E. urophylla em plantios experimentais na Amaznia Central. Scientia Forestalis, n.65, p.95-101, jun.2004. TONINI,H.; VIEIRA, B.A.H. Desrama, crescimento e predisposio podrido-do-lenho em Acacia mangium. Pesq. agropec. bras. v.41 n.7 Braslia jul. 2006 VEIGA,R.A.A.; CARVAlHO,C.M.; BRASIL,M.A.M. Determinao de equaes de volume para rvores de Acacia mangium Cerne, V.6, N.1, P.103-107, 2000. VIEIRA, B.A.H.; JNIOR,M.M.; TONINI,H; NECHET,K.L. Podrido-do-lenho em plantios homogneos de Acacia mangium Pesq. agropec. bras. vol.41 no.4 Braslia Apr. 2006

Obrigado! Contatos Viveiro Nativo Patos de Minas MG (34)3823 4179 www.viveironativo.com.br Nelio Tolentino Ribeiro (34) 9932 8784 nelio_ptm@hotmail.com

Das könnte Ihnen auch gefallen