Sie sind auf Seite 1von 20

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C.

Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

UNIDADE IV
TIPOLOGIAS TEXTUAIS: DESCRIO, NARRAO, DISSERTAO

Com vimos nos captulos anteriores, podemos nos comunicar de formas muito variadas, e utilizamos, para esse fim, a linguagem de maneira a formar diferentes tipos de enunciados. Dependendo da nossa inteno discursiva podemos descrever, narrar e dissertar que so as formas de se caracterizar um fato, cont-lo a algum e nos posicionarmos sobre ele. Nicola (2001, p. 91) afirma que no processo de comunicao, alm da situao em que ele se realiza, temos que levar em conta nosso interlocutor para quem dizemos ou falamos alguma coisa. O que falamos, a maneira como falamos e a forma que damos a nosso texto esto ligadas a essas condies e resultam nos gneros. Vejamos as ilustraes a seguir!

Texto 1

1
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

Texto 2

Texto 3
A pena de morte deve ser implantada no Brasil, pois, h crimes to hediondos que s a morte resolve; alm disso, s a sociedade no deve trabalhar para sustentar os

facnoras; por fim, s a pena de morte tem valor exemplativo bastante para coibir a
brutalidade humana.
(Srgio Biagi Gregrio, Adaptado)

2
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

Em 1, temos uma fotografia. Ela o retrato de uma cena: o momento em que Cebolinha e Mnica se do as mos. uma imagem de uma situao, num dado momento esttico do tempo. H um fato, mas ele no se desenvolve no tempo e no espao. Temos a retratao do momento em que as personagens se do as mos, eis aqui um texto descritivo. O texto 2, por sua vez, est centrado num fato, ou acontecimento, os personagens atuam, percebese um predomnio de frases verbais indicando um processo ou ao. No texto 3, observamos expresso de opinio sobre determinado ponto de vista. a emisso de ponto de vista de algum sobre a pena de morte, ou seja, o locutor se posiciona sobre o assunto. Temos assim, o texto dissertativo. Aquele em que h a expresso do ponto de vista sobre determinado assunto. Segundo Sarmento (2003), o gnero textual um conceito geral, que engloba textos com caractersticas comuns em relao linguagem, ao contedo e estrutura utilizados em determinadas situaes comunicacionais, orais ou escritas. A seguir veremos as modalidades discursivas mais comuns: a descrio, a narrao e a dissertao.

DESCRITIVO

A descrio a pintura animada, viva e deve fazer aluso vida, por meio da imagem sensvel e do detalhe material. Deve representar a imagem do objeto, da situao ou de um produto. A foto abaixo foi retirada por Rocha em 2010, no permetro urbano da cidade de Lus Correa, no estado brasileiro do Cear.

Fonte: www.verdejava.com.br

3
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

A imagem retrata, a areia fina, invadindo o asfalto, que liga Lus Correa Fortaleza, em uma tarde de sol. O objetivo comunicativo de quem produz um texto descritivo de que, o leitor ao fim da leitura tenha em mente uma imagem do objeto, situao, procedimento, ambiente ou indivduo retratado. Segundo Viana e Fonseca (...) h uma srie de textos descritivos, cada um apresentando coisas diferentes e com finalidades diversas. Apesar dessa diversidade, podemos arrolar alguns tipos de descrio comuns. (...) descrio de ser inanimado (ou inanimados; de interiores ou de ambientes); de paisagem; e, de cena (2008, p. 65).

NARRATIVO

Desde crianas ouvimos e contamos histrias, sejam reais ou imaginados. Quem no se lembra de uma histria que o emocionou ou causou medo? Daquele personagem que voc desejava ser, ou que torcia para que fosse vencido pelo heri da histria? Apesar de a infncia ter ficado no passado, o hbito de contar histrias permanece presente no nosso dia a dia. Afinal, quando contamos para um amigo como foi nosso fim de semana, estamos narrando o que fizemos. Geralmente, para que ele visualize nosso passeio, informamos onde, quando e com quem fomos, a fim de que seja informado dos fatos, e compreenda a satisfao e ou insatisfao com o fim de semana. No ? Dessa forma, voc concorda que o objetivo de narrar informar a algum sobre um determinado fato? Alm disso, aquele que ouve ou l uma determinada narrativa, aprende, e, pode at se divertir, dependendo do teor da histria. Assim, uma piada, uma charge, uma novela, um clipe musical, um trailer de um filme, uma confidncia so textos narrativos, mesmo que neles predomine a linguagem no verbal. Veja a sequncia de fotos abaixo, retirada do site www.verdejava.com.br, de autoria de Rocha, 2009.

4
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

As fotos acima, juntas, podem contar a histria de algum que fez uma viagem de barco pelo Rio Amazonas, dormiu em uma rede, at chegar a Parintins, cidade amazonense, onde ocorre a famosa festa do Boi. Caso queira contar essa histria, voc j tem alguns elementos que compem uma narrativa, tais como: um cenrio ou espao fsico; alguns fatos, como por exemplo, a partida de algum do Porto de Manuas, com destino a Parintins; sabe tambm que, esse personagem dormiu em uma rede durante a viagem e que, outros viajantes tambm se acomodaram da mesma forma. A seguir esto os demais elementos que ajudaro voc a contar sua verso dessa histria.

5
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

ELEMENTOS NARRATIVOS
Enredo Foco narrativo (1 e 3 pessoa) Personagens Narrador Histria, trama narrativa. Pessoa gramatical em que a historia ser narrada. Protagonista, antagonista e coadjuvante Narrador-personagem aquele que participa da histria; Narrador-observador aquele que conta a histria sem participar dos acontecimentos. Cronolgico perodo em que ocorreu a histria; Psicolgico tempo subjetivo que pode ser vivido ou sentido pelos personagens.

Tempo Espao

Lugar, local em que o enredo se desenrola.

Voc com certeza se lembra, que na Unidade II foi apresentado os elementos contextuais de um texto, e de como eles so importantes para a organizao de um enunciado. Na modalidade narrativa, eles desempenham um papel fundamental. fundamentais. Assim, fique atento a essas perguntas

O que aconteceu? ____________________ Acontecimento, fato, situao Com quem? _________________________Personagem Onde? Quando? Como? _______________Espao, tempo, modo Quem est contando? _________________Narrador

Agora, escreva sua narrativa a partir da sequncia de imagens apresentadas nesta seco, levando em considerao os elementos contextuais que um texto precisa ter.

_______________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

6
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

DISSERTATIVO

O ser humano curioso por natureza. Todos ns buscamos respostas para as mais diversas situaes. O porqu sempre nos ronda, nos cerca. Essas indagaes nos fazem buscar respostas, justificativas, motivos, dados, pistas que possam no ajudar a esclarecer esses pequenos e ou grandes enigmas dirios. Podemos dizer que a dissertao implica em discutir nossas hipteses e ou teorias sobre esses fenmenos, sejam eles: o aumento desenfreado do preo da gasolina nos ltimos meses no Brasil; a expanso das redes sociais; o aquecimento global; ou o desempenho positivo e ou negativo do seu time do corao no campeonato nacional. E para que nosso discurso tenha credibilidade necessrio argumentar, isto , desenvolver o raciocnio a partir de dados, exemplos, depoimentos, teorias que a sustentem. Dessa forma, o texto dissertativo aquele que expressa uma tese (um ponto de vista) sobre determinado assunto, apoiada em dados, fatos (exemplos), fundamentaes; enfim, em argumentos (informaes que comprovem sua tese) (Cf. LINARD, 2010).

7
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

Para que o texto tenha o carter objetivo, necessrio que a linguagem seja formal, e, portanto, denotativa. Mas, voc se lembra o que uma linguagem denotativa? Vejamos!

denotao (latim denotatio, -onis, indicao) s. f.

1. Ato de denotar.
2. Sinal; indicao. 3. Ling. Significado de uma palavra ou expresso mais prximo do seu sentido literal. conotao denotar - Conjugar (latim denoto, -are, indicar, marcar com sinais) v. tr.Mostrar, significar, por meio de certos sinais.
Disponvel em: http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=denota%C3%A7%C3%A3o Acesso em: 20 maio de 2011.

A partir da definio acima, podemos concluir que a linguagem denotativa tem o intuito de informar. Assim, em situaes formais como textos opinativos e ou expositivos, devemos utilizar palavras e expresses em sua acepo literal, no sentido usual, isto , no sentido que mais conhecido, a fim de que o leitor no tenha nenhuma dvida quanto ao seu objetivo comunicativo. Quando escolhemos e delimitamos um tema, estabelecemos tambm nossos objetivos e argumentos para que possamos defender determinada tese. Diante do tema, o autor deve se posicionar acerca do assunto e, atravs dos seus argumentos, mostrar o seu conhecimento de mundo com clareza, com domnio da lngua, selecionando os contedos pelos seus valores reais, organizando-os de forma coesa e mantendo coerncia entre os assuntos, os quais sero fechados na concluso, completando assim, o ponto de vista inicial (Cf. LINARD, 2010).

TEXTOS DISSERTATIVOS
Os textos dissertativos podem ser categorizados em expositivos explicativos e argumentativos.

8
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

Expositivo Explicativo Objetivo comunicativo


Expor, explicar ou interpretar ideias.

Gneros predominantes
Captulos de livros didticos; Verbetes de dicionrios; Enciclopdias

Argumentativo Objetivo comunicativo


Expor um ponto de vista, opinando ou persuadindo.

Gneros predominantes
Editorial; Artigo; Crtica; Monografia; Tese.

Em relao ao texto argumentativo, o autor poder utilizar argumentos fundamentados em: citao direta e indireta, no senso comum, por evidncia e por raciocnio lgico.

ARGUMENTO FUNDAMENTADO EM CITAO


Acredito que se lembra de que no podemos escrever sobre o que no conhecemos. Assim, sempre que vamos produzir um discurso necessrio ler pelo menos um texto sobre o assunto, a fim de apreendermos as linhas gerais que o norteiam. Porm, muitas vezes, para fundamentar a nossa produo textual importante utilizarmos frases, trechos ou teorias de um especialista em uma determinada rea. Caso voc utilize um fragmento em seu texto que no seja seu, necessrio citar a fonte tanto quanto copiamos a fonte ou quando nos baseamos nas ideias do autor, mesmo sem termos copiado o fragmento.

Citao direta

9
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

Veja o exemplo abaixo retirado do artigo Aspectos do envelhecimento em indivduos encarcerados e as oportunidades educacionais no sistema penitencirio, publicado na Revista Cientfica da FAMINAS, nmero 1, de 2005.

Quadro 1
A Sntese dos Indicadores Sociais tambm apresenta dados sobre o grau de escolaridade dos idosos e estes demonstram que (...) o nvel educacional atual dos idosos resultado das polticas de educao prevalentes nas dcadas de 30 e 40, quando o acesso escola era ainda bastante restrito. O nmero de anos de estudo declarado muito baixo, em torno de 1,5 para homens e 1,6 para mulheres. Em algumas regies metropolitanas onde a situao educacional era mais favorvel, atinga-se apenas 2,7, em mdia. Por outro lado, em alguns estados do Nordeste, a mdia encontrada ficou abaixo de um ano (BRASIL, IBGE, 2000, p. 19).

Apesar da mdia de escolaridade dos idosos ser mais elevada nas regies metropolitanas, isso no se traduz numa vantagem propriamente dita para a referida populao, j que tais pessoas tambm compem o quadro de analfabetos funcionais por possurem poucos anos de estudo.
(SANCHES, Janaina Garcia. Aspectos do envelhecimento em indivduos encarcerados e as oportunidades educacionais no sistema penitencirio, Revista Cientfica da FAMINAS, n. 1, v. 1, p. 49.63, jan./abr. de 2005).

A autora utilizou na ntegra, fragmentos do documento disponibilizado pelo IBGE, isto , ela copiou a parte mais importante do texto para dar suporte tese que queria demonstrar. Esse recurso teve a inteno de dar um carter de seriedade, conferindo credibilidade a sua dissertao. Esse recurso chamado de argumento fundamentado em citao direta, pois, voc fez referncia direta fonte consultada, colocando assim, todos os dados que situem a autor e obra.

10
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

Citao indireta

Ao ler um texto as informaes adquiridas podem auxiliar voc a desenvolver sua tese. Apesar disso, caso no queira citar na ntegra o trecho relevante, voc poder identificar a ideia central e os objetivos comunicativos do autor e produzir um discurso baseado nessas informaes. No artigo Aspectos do envelhecimento em indivduos encarcerados e as oportunidades educacionais no sistema penitencirio, publicado na Revista Cientfica da FAMINAS, nmero 1, de 2005, a autora que fez citao direta, como voc j verificou no Quadro 1, tambm utilizasse da citao indireta, como pode ser verificado no quadro 2.

Quadro 2
A implantao de programas de nvel fundamental e mdio e a formao profissional em todas as unidades prisionais uma das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educao (BRASIL, 2001) para a Educao de Jovens e Adultos. No que diz respeito s pessoas encarceradas, a assistncia educacional um dos direitos do preso que est previsto no Cdigo Penal brasileiro e na Lei de Execuo Penal (LEP) (DELMANTO, 1998), alm de ser uma das recomendaes feitas, em 1994, pelo Comit. Permanente de Preveno ao Crime e Justia Penal das Naes Unidas do qual o Brasil membro.
(SANCHES, Janaina Garcia. Aspectos do envelhecimento em indivduos encarcerados e as oportunidades

educacionais no sistema penitencirio, Revista Cientfica da FAMINAS, n. 1, v. 1, p. 52, jan./abr. de 2005).

Esse recurso argumentativo chamado de citao indireta, pois, h apenas a citao de obra do autor, ou de uma determinada lei, sem que haja a cpia literal de um determinado fragmento.

11
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

ARGUMENNTO FUNDAMENTADO NO SENSO COMUM


O senso comum marcado pelo compartilhamento de valores culturais de uma determinada comunidade. Dessa forma, conceitos como: a defesa da vida humana; o Brasil um pas democrtico; o planeta Terra no quadrado. Tais enunciados so exemplos de conceitos considerados como verdadeiros, pelo menos em nossa sociedade, logo so exemplos do senso comum.

ARGUMENTO FUNDAMENTADO EM EVIDNCIAS


Para defender sua tese, voc pode se valer ainda argumentos fundamentos em evidncias que so geradas a partir de estatsticas, pesquisas, dados cientficos, depoimentos, dentre outros. O Quadro 3 apresenta um outro trecho do artigo de Sanches (2005). Leia-o.

Quadro 3
Alguns entrevistados, ao serem abordados durante as entrevistas com perguntas referentes questo do envelhecimento, relacionaram-no s evidncias do aspecto corporal como uma forma de identificar ou no o seu prprio envelhecimento a partir de alguns sinais, como cabelos brancos e rugas, por exemplo. Foi possvel perceber em muitos relatos que o envelhecimento admitido pelos indivduos quando estes percebem declnios em seus desempenhos nas esferas da atividade fsica, do sexo e da cognio (memria):

a cadeia te envelhece mentalmente. Por exemplo, eu sabia duzentos e poucos telefones. Agora eu
no sei vinte porque a gente perde, d branco. A no funciona a mente aqui dentro. A, passou quatro anos, eu no lembro de vinte por cento de telefones. Se todo dia eu tivesse na rua, eu ligava pra voc, pra fulano, pra beltrano. Mas, o cara parou, no vai mais ligar mais, bloqueou (GASTO).
(SANCHES, Janaina Garcia. Aspectos do envelhecimento em indivduos encarcerados e as oportunidades educacionais no sistema penitencirio, Revista Cientfica da FAMINAS, n. 1, v. 1, p. 57, jan./abr. de 2005).

A autora utiliza de dados das entrevistas feitas junto aos detentos para comprovar sua tese de que esses indivduos percebem as consequncias o envelhecimento, que segundo a autora so perceptveis nas esferas da atividade fsica, do sexo e da cognio (memria) (2005, p. 57).

12
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

Dessa forma, quando for desenvolver uma pesquisa para algum projeto de pesquisa, ou produzir seu Trabalho de fim de Curso, na faculdade, acredito que usar esse tipo de argumento para demonstrar sua tese.

ARGUMENTO FUNDAMENTADO NO RACIOCNIO LGICO

Independe do tipo de argumento que voc escolha para demonstrar seu ponto de vista, necessrio sempre optar por informaes que estabeleam uma relao de causa e consequncia. Alm disso, deve-se manter a coeso e coerncia entre palavras e entre pargrafos, caso contrrio, o seu enunciado no surtir o efeito de sentido esperado. O quadro 4 apresenta um exemplo de um argumento baseado no raciocino lgico.

Quadro 4

Em se tratando especificamente sobre o processo educacional de pessoas que iro ou


esto envelhecendo na priso, seria conveniente que a eles fosse incorporada a perspectiva de uma educao. A educao, nessa circunstncia, poderia atuar como uma maneira de ajudar o indivduo a manter a sua autonomia social, visto que uma das implicaes do encarceramento penal a privao de autonomia, em certo sentido.
(SANCHES, Janaina Garcia. Aspectos do envelhecimento em indivduos encarcerados e as oportunidades educacionais no sistema penitencirio, Revista Cientfica da FAMINAS, n. 1, v. 1, p. 62, jan./abr. de 2005 ADAPTADO).

ESTRUTURA
Um texto dissertativo precisa ter uma estrutura bem organizada. Por isso, os maiores problemas de um texto dissertativo so: jogar as ideias desordenadas no papel; falta de uma linha de raciocnio (coerncia); no relacionar uma ideia com outra (coeso); no provar absolutamente nada. (Cf. LINARD, 2010). Ento, como seria um texto bem organizado? Acredito que ele deva ser organizado em trs partes.

13
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

ESQUEMA DA DISSERTAO
1 pargrafo
Introduo Normalmente apresenta a idia central que vai ser discutida, de modo que o leitor saiba de que o texto vai tratar, alm da e a tese do autor. Corresponde, geralmente, a um pargrafo. Desenvolvimento
Desenvolvimento do argumento 1;

TEMA + argumento 1+ argumento 2+ argumento 3

2 pargrafo 3 pargrafo 4 pargrafo

Desenvolvimento do argumento 2; Desenvolvimento do argumento 3.

a parte encarregada pelo desdobramento da ideia central. Corresponde exposio dos argumentos que comprovam o ponto de vista contido na introduo. Pode haver mais de um pargrafo, dependendo da quantidade de linhas disponveis. Concluso o acabamento da redao, parte que amarra o texto. E no deve ser iniciada abruptamente, assim como, tambm no pode ser acabada de sbito. Sugestes: Retomada da tese inicial, a fim de confirm-la; resumo das ideias principais apresentadas e discutidas; Sugesto de solues para a resoluo da problemtica abordada.

5 pargrafo

Expresso inicial + reafirmao do tema+ observao final

Agora, veja o esquema a seguir:

14
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

ESQUEMA DA DISSERTAO
Tema: Terra: uma preocupao constante

Pargrafo 2 Pargrafo

3 Pargrafo

Alm disso, nestas ltimas dcadas, temos assistido, com certa preocupao, aos inmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memria a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coria, as quais provocaram grande extermnio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslvia, em alguns pases membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da guerra do golfo que tanta apreenso nos causou. Outra preocupao constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as guas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em um lugar inabitvel.

4 Pargrafo 5 Pargrafo

Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem est longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidria. desejo de todos ns que algo seja feito no sentido de conter essas foras ameaadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacfico, ser mais facilmente habitado pelas geraes vindouras.

Concluso

Desenvolvimento

Embora o planeta disponha de riquezas incalculveis estas distribudas, quer entre estados, quer entre indivduos encontramos legies de famintos em pontos especficos da terra. Nos pases do terceiro mundo, sobretudo em certas regies da frica, vemos, com tristeza, a falncia da solidariedade humana e da colaborao entre as naes.

Introduo

Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populaes imersas em completa misria, a paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, alm do mais, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico.

15
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

ESQUEMA COMPARATIVO

DESCRIO

NARRAO

DISSERTAO
Idias - exposio , debate, interpretao, avaliao explicar, discutir, interpretar, avaliar idias.

Contedo

especfico Faculdade humana

Retrato verbal: imagem: Fatos - pessoas e aes aspectos que que geram o fato e as caracterizam, circunstncias em que este singularizam o ser ou ocorre: tempo, lugar, objeto descrito. causa, consequncia, etc.

Observaopercepo-relativismo desta percepo Coleta de dados

Imaginao (fatos fictcios) Predomnio da razo - reflexo - pesquisa- observao raciocnio- argumentao. (fatos reais) Levantamento (criao ou pesquisa) dos fatos Organizao dos elementos narrativos (fatos, personagens, ambiente, tempo e outras circunstncias) Classificao-sucesso Levantamento das idias

Trabalho
Seleo de imagens, aspectos - os mais singularizantes. Classificao enumerao das imagens e/ou aspectos selecionados Descrio subjetiva: criao, estrutura mais livre. Descrio objetiva: preciso, descrio e modo cientfico.

de

Definio do ponto de vista dissertativo: exposio, discusso, interpretao.

composio

Narrao artstica : subjetividade, criao, fatos fictcios Narrao objetiva: fatos reais, fidelidade.

Dissertao cientfica objetividade, coerncia, solidez na argumentao, ausncia de intervenes pessoais, emocionais, anlise de idias. Dissertao literria - criatividade e argumentao.

Formas

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/dissertacao-2.php - Acesso em: maio 2011.

ANOTAES:
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

16
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

ATIVIDADES DE FIXAO

1- Leia o texto abaixo: Entre os tipos de discurso podem-se citar a descrio, a narrao e a dissertao. A que tipo de discurso pertence o texto abaixo? Fundamente sua resposta de forma clara e coesa.

Casos de dengue sobem 79,8% no primeiro trimestre de 2010


Um balano divulgado nesta segunda-feira pelo Ministrio da Sade informou que foram registrados 447.769 casos de dengue nos trs primeiros meses de 2010 em todo o Pas. Esse nmero representa um aumento de 79,85%, em relao ao mesmo perodo do ano passado, quando foram reportadas 248.970 ocorrncias. Segundo o levantamento, em 16 das 27 unidades federativas houve aumento no nmero de casos. O Sudeste registrou a maior incidncia com 38,7% dos casos, seguido pelo Centro-Oeste com 36,5%, Norte com 12,6%, Nordeste com 6,4% e Sul com 5,7%.

17
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

De acordo com o ministrio, seis cidades concentram 28% do total de casos: Goinia (GO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Rio Branco (AC), Ribeiro Preto (SP) e Porto Velho (RO). Os Estados que tiveram a maior incidncia da doena foram o Acre, Mato Grosso do Sul, Rondnia, Gois, Mato Grosso e Minas Gerais. Essas seis unidades concentraram 67% dos casos notificados nas 13 primeiras semanas epidemiolgicas do ano.
(Disponvel em http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4424227-EI715,00Casos+de+dengue+sobem+no+primeiro+trimestre+de.html. Acesso em: 17 de maio de 2010.)

RESPOSTA: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

18
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

2- Vamos imaginar que voc quer abrir um negcio de confeito de tortas e sabe que Maurcio um bom confeiteiro. A sua tarefa a de escrever uma carta a Maurcio, tentando convenc-lo a ser seu scio. Voc sabe, porm, que: Maurcio est aposentado e j afirmara gostar dessa vida; Maurcio no tem dinheiro para investir; Maurcio j externara desejos de ir para uma cidadezinha mais tranquila.

Escreva sua carta j levando em considerao os trs fatos expostos acima, os quais podem levar Maurcio a negar seu pedido de sociedade. Isto quer dizer que, alm de apresentar as vantagens do negcio que voc est propondo, voc j deve contra-argumentar sobre os fatos expostos acima, impedindo que Maurcio os veja como possibilidade de recusa para seu convite.

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

19
ead.faminas.edu.br

PROFESSOR AUTOR: Ms. Fernanda C. Abro da Rocha UNIDADE DE ENSINO: Portugus

Na Unidade V, voc ver a importncia da coeso e da coerncia para a produo discursiva, bem como a relao dos principais elementos de coeso, e as vrias formas possveis de se estabelecer a coerncia. Ento, at a prxima lio!

REFERNCIAS

ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antnio. A lngua portuguesa: noes bsicas para cursos superiores. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2004.

FAULSTICH, E. L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrpolis: Vozes, 2002. GRANATIC, Branca. Tcnicas bsicas de redao. So Paulo: Scipione, 2004. LINARD, Joo Victor, 2010). Disponvel em: http://linardvictor.blogspot.com/2010/04/1-aula-de-redacao-astipologias.html. Acesso em: maio 2010. SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redao. 2. ed. So Paulo: Moderna. 2003. VIANA, Antonio Carlos et al. Roteiro de redao: lendo e argumentando. So Paulo: Scipione, 2003. VIANA, Maria Jos Motta; FONSECA, Olga Julieta da Fonseca. Lngua Portuguesa: expresses escrita. Belo Horizonte: EAD/FEAD, 2008. SANCHES, Janaina Garcia. Aspectos do envelhecimento em indivduos encarcerados e as oportunidades educacionais no sistema penitencirio, Revista Cientfica da FAMINAS, n. 1, v. 1, p. 49.63, jan./abr. de 2005.

20
ead.faminas.edu.br

Das könnte Ihnen auch gefallen