Sie sind auf Seite 1von 11

AS MULHERES NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

Margareth Rago1

A recente incluso das mulheres no campo da historiografia tem revelado no apenas momentos inesperados da presena feminina nos acontecimentos histricos, mas tambm um alargamento do prprio discurso historiogrfico, at ento estritamento estruturado para pensar o sujeito universal, ou ainda, as aes individuais e as prticas coletivas marcadamente masculinas. Como se a Histria nos contasse apenas dos homens e de suas faanhas, era somente marginalmente que as narrativas histricas sugeriam a presena das mulheres, ou a existncia de um universo feminino expressivo e empolgante. Todo discurso sobre temas clssicos como a abolio da escravatura, a imigrao europia para o Brasil, a industrializao ou o movimento operrio, evocava imagens da participao de homens robustos, brancos ou negros, e jamais de mulheres capazes de merecerem uma maior ateno. As presses e demandas do movimento feminista, desde os anos 70, assim como a entrada macia das mulheres no mercado de trabalho e na vida acadmica foraram uma quebra do silncio das historiadoras. O alargamento temtico e as novas produes intelectuais resultantes merecem, hoje, uma avaliao crtica. Esta reflexo se faz tanto mais necessria, quanto mais nos damos conta de que a Histria no narra o passado, mas constri um discurso sobre este, trazendo tanto o olhar quanto a prpria subjetividade daquele que recorta e narra, sua maneira, a matria da histria. Alm do mais, vale dizer que se esta produo no se caracteriza como feminista, nem significou um questionamento prtico das relaes de poder entre os sexos na academia, ela carrega traos evidentes de uma vontade feminina de emancipao. Nesta direo, o presente artigo prope uma breve reflexo sobre a produo historiogrfica que apresenta como centralidade temtica a participao das mulheres nos acontecimentos histricos e que, embora no exclusivamente, tem sido em grande parte produzida por mulheres, no Brasil. No pretendo realizar um levantamento exaustivo desta produo acadmica, mas tenho em vista pontuar algumas questes que me parecem fundamentais para o debate. Para tanto, sugiro trs momentos de discusso: uma problematizao em torno da histria das mulheres enquanto desdobramento da histria social; uma, reflexo preliminar sobre as aproximaes com a Histria cultural; e, finalmente, uma discusso que parte de meu trabalho sobre a histria da prostituio em So Paulo e procura elucidar alguns aspectos abordados anteriormente.

Professora do Departamento de Histria, UNICAMP, Campinas.


Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 81

A histria das mulheres enquanto histria social


inegvel que a produo historiogrfica sobre as mulheres toma como ponto de partida uma referncia terico-metodolgica assentada nas premissas epistemolgicas da histria social, fortemente marcada pelo marxismo. Assim, a partir da dcada de 1970, quando socilogas, antroplogas e historiadoras procuraram encontrar os rastros da presena das mulheres no cotidiano da vida social, desponta toda uma preocupao em identificar os signos da opresso masculina e capitalista sobre elas. Especialmente valorizadas foram a temtica do ingresso das mulheres no mercado de trabalho e a denncia das formas perversas desta integrao. As pssimas condies de trabalho, os salrios inferiores aos dos homens, o assdio sexual, as inmeras formas da violncia machista foram temas que ocuparam as pginas das obras que se dedicaram mulher trabalhadora e que acabaram por identific-Ia como produto das determinaes econmicas e sociais, vtima das injunes do sistema, dando pouco destaque sua dimenso de sujeito histrico, consciente e atuante. Destes estudos, destaco o pioneiro A mulher na sociedade de classes, de Heleieth Saffioti publicado em 19692. Na verdade, a entrada em cena das historiadoras propriamente ditas ocorre com a publicao do estudo da brasilianista June E. Hahner sobre A mulher brasileira e suas lutas sociais e polticas, em 1981, em que focaliza a emergncia do feminismo no Brasil, no incio do sculo xx, com a movimentao das mulheres da elite e da criao de sua imprensa3. ao longo da dcada de 1980, porm, que emerge o que se poderia considerar uma segunda vertente das produes acadmicas sobre as mulheres. A floresce um conjunto de estudos preocupados em revelar a presena das mulheres atuando na vida social, reinventando seu cotidiano, criando estratgias informais de sobrevivncia, elaborando formas multifacetadas de resistncia dominao masculina e classista. Confere-se um destaque particular sua atuao como sujeito histrico, e portanto, sua capacidade de luta e de participao na transformao das condies sociais de vida. Maria Odila Leite da Silva Dias publica, em 1984, Quotidiano e poder em So Paulo no sculo XIX, livro que revela a fora da resistncia das mulheres pobres ao longo do sculo passado4. No ano seguinte, publiquei Do cabar ao lar. A utopia da cidade disciplinar, em que dedico um captulo s formas da resistncia informai de operrias e

SAFFIOTI, H. A mulher na sociedade de classes: Mito e realidade. So Paulo: Quatro Artes, 1969. Destaco ainda o estudo de PENA, M. V. J. Mulheres e trabalhadoras: Presena feminina na constituio do sistema fabril. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981, HANER, J. E. A mulher brasileira e suas lutas sociais e polticas 1850- 1937. So Paulo: Brasiliense, 1981.

DIAS, M. O. L. da S. Quotidiano e poder em So Paulo no sculo XIX. So Paulo: Brasiliense, 1984.


Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 82

anarquistas no comeo do sculo XX, a exemplo de vanguardistas como Maria Lacerda de Moura, que Miriam Moreira Leite apresentara, pouco antes, ao pblico brasileiro5. Outros estudos se seguiram, como o de Maria Clementina P. Cunha sobre o Juquery, o de Magali Engel sobre a prostituio e o discurso mdico, e de Martha de Abreu Esteves, que considera casos de seduo de meninas perdidas, no Rio de Janeiro da Belle poque, e o de Raquel Soihet, que tambm te matiza a experincia da violncia contra as mulheres nos primrdios da Repblica6. Aproximando-se da histria das mentalidades, Laura de Mello e Souza apresentanos as feiticeiras em O diabo e a Terra de Santa cruz, enquanto Mary del Priore estuda o sentido da feminilidade e o discurso moral da Igreja no Perodo Colonial. Utilizando mtodos quantitativos de demografia. Eni de Mesquita Samara trabalha com a rede de relaes familiares e os sistemas de dote no sculo passado, desfazendo antigas representaes da famlia na historiografia. Mais recentemente. Leila Mezan investiga as formas da sociabilidade feminina nos espaos dos conventos e dos recolhimentos da Colnia7. Deixando de lado por um momento as inmeras diferenas metodolgicas e temticas que particularizam cada um destes estudos, destaco alguns pontos comuns que permitem aproxim-Ios. Em todos eles, registra-se uma forte preocupao em resgatar a presena de mulheres pobres e marginalizadas, trabalhadoras ou no, como agentes da transformao, em mostrar como foram capazes de questionar, na prtica, as inmeras mitologias misginas elaboradas pelos homens de cincia para justificar sua inferioridade intelectual, mental e fsica em relao aos homens e sua excluso da esfera dos negcios e da poltica. Alm disso, estes estudos estiveram voltados para fazer emergir um universo feminino prprio, diferente, mas no inferior, do mundo masculino e regido por outra lgica e racionalidade. Todas estas historiadoras revelam uma aguda percepo do feminino e trazem enorme contribuio para a desconstruo das imagens tradicionais das mulheres como passivas e incapazes de vida racional e de decises de peso.

LEITTE, M. M. Outra face do feminismo: Maria Lacerda de Moura. So Paulo: tica, 1984; RAGO, M. Do cabar ao lar. A utopia da cidade disciplinar, 1890-1930. Rio de janeiro: Paz e Terra. 1985.
6

CUNHA, M. C. P. O espelho do mundo. Juquery, a histria de um asilo. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1986; ENGEL, M. Meretrizes e doutores. O saber mdico e prostituio no Rio de Janeiro. So Paulo: Brasiliense, 1988; ESTEVES, M. de A. Meninas perdidas: Os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro de Belle poque. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1989; SOITHET, R. Condio feminina formas de violncia. Mulheres pobres e ordem urbana, 1890-1920. Rio de janeiro: Forense Universitria, 1989.

MELO e SOUZA, L. de. O diabo e a Terra de Santa Cruz. So Paulo: Companhia das Letras, 1986; PRIORE, M. del. No sul do corpo: condio feminina, maternidade e mentalidades no Brasil Colonial. So Paulo, 1990. Tese (Doutorado) - Universidade de So Paulo; SAMARA, E. de M. As mulheres, o poder e a famlia. So Paulo - sculo XIX. So Paulo: Marco Zero/Secretaria Estadual de Cultura de So Paulo, 1988; MEZAN, L. Honradas e devotas; Mulheres da colnia: estudos sobre a condio feminina atravs dos conventos e recolhimentos do Sudeste. So Paulo, 1992. Tese (Doutoramento) - Universidade de So Paulo.
Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 83

Assim, se num primeiro momento a liberao das mulheres se inscreve de uma maneira intrnseca mudana estrutural das formas da organizao capitalista do trabalho, nesta segunda vertente, muito marcada pelas formulaes thompsonianas, sua emancipao depende muito mais da reapropriao de sua diferena enquanto mulher. Sobretudo, desde os incios da dcada de 1980, uma contundente crtica ao marxismo aparecia nos textos de E. P. Thompson, apontando, ao historiador, os perigos de se trabalhar com estruturas prontas, a exemplo das classes sociais, consideradas coisas e ausentes em sua capacidade de criao histrica8. Fora da academia, vale lembrar, o feminismo desta dcada criticava as concepes feministas da dcada anterior - que buscava a igualdade de condies e direitos em relao aos homens e participava da construo de uma identidade feminina nica -, sinalizando para as diferenas entre as mulheres consideradas, agora, sujeitos sociais9. Portanto, se a histria das mulheres, no Brasil, nasce no interior de uma historiografia do trabalho, em 1970, importante lembrar que esta sofre profundas mudanas ao longo desta dcada, abandonando o interesse exclusivo pela histria dos partidos polticos e sindicatos, para incorporar outros temas que abrangem desde o cotidiano das fbricas at a vida no interior da famlia, passando pelos valores, crenas e hbitos que marcaram a classe trabalhadora. Deste modo, no se tratou apenas de incorporar as mulheres no interior de uma grande narrativa elaborada pelos vencedores, pois esta incluso significou enveredar por outros campos temticos e buscar novas referncias metodolgicas. Na dcada de 1980, amplia-se largamente o leque temtico no apenas em relao incorporao de novos agentes sociais, como mulheres, prostitutas, loucas, crianas, negros etc., mas principalmente em relao a dimenses da vida social privilegiadas pelos estudos da mentalidade e da sensibilidade. Temas como a histria do corpo e da sexualidade; o poder mdico e a loucura; a famlia, o amor e o pecado; a seduo e o poder, as representaes da mulher nos discursos mdicos e jurdicos; os cdigos da moralidade feminina so incorporados como objetos histricos. O estudo da histria das mulheres adquire estatuto prprio, afirmando-se como rea de interesse na academia, e passa a participar mais intensamente da construo da noo de uma cultura das mulheres 10. Fora da academia, as demandas e reivindicaes especficas das mulheres penetram nos movimentos sociais, por fora de um feminismo que deixa de aparecer de forma muito localizada para emergir no interior de partidos, sindicatos e inmeras outras associaes. O impacto da presena feminina na historiografia aparece no questionamento de uma histria centrada no conceito de homem enquanto sujeito universal, mostrando as
8 9

THOMPSON, E. P. A formao da classe operria inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, v.1.

Sobre a periodizao da histria do feminismo recente no Brasil ver SOUZA LOBO, E. A classe operria tem dois sexos. So Paulo: Brasiliense 1991. Parte III; TELLES, M. A. de A. Breve histria do feminismo no Brasil. So Paulo: Brasiliense. 1993.
10

Para uma discusso mais ampla do tema, ver SCOTT, J. Histria das mulheres. In: BURKE. P. A escrita da histria. So Paulo: Editora UNESP, 1992.
Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 84

fragmentaes pelo sexo. Ao mesmo tempo, explicita-se a preocupao em desfazer a noo abstrata de mulher referida a uma essncia feminina nica, a-histrica, de raiz biolgica e metafsica, para se pensar as mulheres enquanto diversidade e historicidade de situaes em que se encontram11. Alm disso, o impulso feminista desta produo evidencia-se na vontade de provar a capacidade criativa das mulheres enquanto sujeitos sociais capazes de fazerem a Histria, de investirem contra as mltiplas manifestaes do poder, e enquanto elaboradoras de iniciativas, de formas de percepo e de experincias que merecem ocupar lugar na memria social, tanto quanto as masculinas. , neste momento, que Michelle Perrot faz maior sucesso no Brasil, ao invocar a imagem da mulher popular rebelde, capaz de perceber conscientemente as margens de liberdade de suas aes, autonomizando-se em relao aos poderes masculinos12. Entretanto, se de um lado se ganha com a emergncia desta produo acadmica, de outro, preciso estar atento para as implicaes de uma abordagem tericometodolgica extremamente preocupada em provar a capacidade de resistncia e luta dos subalternos, entre os quais, as mulheres, atribuindo-lhes uma fora consciente invejvel e, at mesmo, uma certa dose de onipotncia. Na verdade, se esta tendncia historiogrfica se forja na crtica aos estudos que silenciavam a presena dos vencidos, produzindo seus silncios ou vitimizando-os demais,afirma-se ento na tentativa de construir a identidade destes grupos, respondendo a seu modo aos movimentos sociais que ganham visibilidade fora da academia, seu tom romntico evoca em alguns momentos a construo de antigos mitos e heroizaes da histria positivista.

As marcas da histria cultural e a categoria de gnero13


A crtica maior a esta historiografia social vem sendo produzida por tericos ligados ao ps-estruturalismo, especialmente a Michel Foucault Critica-se a histria social por trabalhar com identidades prontas, anteriores ao fazer histrico, e por negligenciar as construes simblicas e culturais dos agentes em suas experincias de vida. Se E. P. Thompson advertira os historiadores, falando no interior do marxismo, contra a utilizao da noo de classe enquanto identidade acabada e destacara a importncia de pens-Ia em seu movimento de auto-constituio, enquanto produto cultural, os ps-estruturalistas radicalizaram sua crtica noo de identidade, estendendo-a para o prprio indivduo e dando maior nfase s determinaes culturais.

DIAS, M. O. L. da S. Teoria e mtodo dos escudos feministas: perspectiva histrica do cotidiano. In: Uma questo de gnero. COSTA, A. de O., BRUSCHINI, C. (Org.). Rio de janeiro: Rosa dos Tempos, So Paulo: Fundao Carlos Chagas, 1992.
12 13

11

PERROT, M. Os excludos da histria. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1989.

Trabalho aqui com o conceito de histria cultural no sentido enunciado por CHARTIER, R. A histria cultural entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1991.
Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 85

no interior desta polmica que Joan Scott critica a maneira pela qual Thompson incorpora as mulheres em seu estudo sobre o fazer-se da classe trabalhadora14. Enquanto o historiador ingls sensvel ao mostrar o trabalho de auto-constituio do proletariado, seguindo os homens nos sindicatos, fbricas. tabernas e outras associaes de classe, as mulheres aparecem como figuras excntricas e romnticas. errando como sombras ao redor de seus homens. Enquanto preocupa-se em construir a identidade dos proletrios como manifestao cultural, as mulheres figuram inexpressivas como marionetes que o historiador manipula. Scott questiona a representao masculina que Thompson oferece da poltica e da classe, o que inviabiliza sua percepo das aes e presenas femininas enquanto construes sociais e culturais diferenciadas. Sua concepo masculina da poltica s permite v-Ias em espaos onde se encontram margem dos homens, e suas reflexes e propostas soam como delrios evanescentes ao lado dos discursos masculinos sempre racionalmente articulados. . J que no se trata simplesmente de incorporar as mulheres no interior de uma grande narrativa pronta, a crtica que se faz histria social das mulheres, seja referindose vertente que mostra a similaridade da atuao das mulheres e dos homens, seja a que pretende revelar sua diferena ao construrem uma cultura feminina prpria, aponta para a utilizao da categoria mulher como entidade social e emprica fixa, numa perspectiva essencialista que perde as multiplicidades de sujeitos subsumidos em tal categoria. Contudo, necessrio enfatizar os aspectos positivos desta produo, entre os quais, o de contribuir para o conhecimento da participao das mulheres na histria do pas. Ao dotar este setor social de uma histria prenhe de lutas e criaes, o trabalho histrico permite subsidiar o movimento feminista, respaldando suas reivindicaes e demandas, tanto quanto reforando o delineamento da dimenso de uma cultura especfica das mulheres, que no data de duas dcadas apenas. Trata-se de um acerto de contas com o passado como meio de garantir uma maior combatividade no presente: a exemplo de nossas avs, somos chamadas luta que ocorre no presente; em nome delas, pretendemos fazer justia tradio combativa que nos deixam como herana. Assim, ao retirar as mulheres do silncio produzido por um discurso historiogrfico centrado no homem, a histria social das mulheres conflui com as demandas do feminismo que buscava uma maior visibilidade no espao pblico, e com a desconstruo de mitologias misginas que obstaculizavam nosso crescimento pessoal e profissional. Enquanto uma nova tendncia historiogrfica, a histria cultural aproxima-se em muito das formulaes de Foucault15. A nfase na crtica do sujeito e das identidades remete considerao dos modos de subjetivao e de objetivao que operam nas sociedades contemporneas. Se no h bastidores da histria, nem atores espera de seus papis, importante perceber o jogo, ou os mltiplos jogos que se estabelecem nas configuraes discursivas. Trata-se de perceber sujeitos e objetos como resultados de
14 15

SCOTT, J. Gender and the politics of History. New York: Columbia University Press, 1988.

Ver O'BRIEN, P. A histria cultural de Michel Foucault. In: Lynn Hunt - A nova histria cultural. So Paulo: Martins Fontes, 1992.
Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 86

prticas culturais, como efeitos, mais do que como produtores16. A nfase na desnaturalizao dos objetos, conceitos e campos histricos se radicaliza: a prtica com o objeto que ela se atribui que vem em primeiro lugar ..., complementa Veyne, O mtodo consiste em compreender que as coisas no passam das objetivaes de prticas determinadas, cujas determinaes devem ser expostas luz, j que a conscincia no as concebe 17. evidente que a discusso com a histria social se torna candente diante destas afirmaes. Sabe-se que no campo da historiografia de inspirao marxista, assim como nas demandas dos movimentos sociais e feministas, fundamental o privilegiamento do sujeito histrico e poltico. A histria social das mulheres responde, nesse sentido, com a gama de informaes que enriquecem a experincia pessoal e coletiva das mulheres de aes conscientes e, de certo modo, hericas.As mulheres, portanto, ganham evidncia, enquanto sujeito poltico, tambm pela historiografia, que as enraza num passado glorioso e farto18.J para a histria genealgica, ou de tendncia foucaultiana, como quer que a rotulemos, o sujeito aparece como efeito, como subjetivao resultante das prticas discursivas que o codificam e de tecnologias disciplinarizantes que o esquadrinham e normatizam. Se h uma forte preocupao em mostrar como construmos nossos problemas e de que maneira os resolvemos, o caminho escolhido no privilegia as aes conscientes dos indivduos ou dos grupos sociais. Somos agidos mais do que agentes; somos falados pelas palavras mais do que falamos, alerta Foucault No entanto, importante perceber a crtica contundente que mobilizada nestas formulaes, cultura e a nossa prpria racionalidade, incidindo sobre evidncias inquestionveis que perdem sua historicidade. Partamos do objeto loucura, diz Foucault, para contarmos sua histria, sem considerar que este mesmo objeto era j um resultado e n jo ponto de partida; pensvamos a sexualidade como fundamento da subjetividade, sem sequer imaginarmos a origem de tal crena; pensvamos o poder como negatividade se exercendo sobre a sociedade, abafando-a e reprimindo-a, e o vemos agora em toda sua positividade, produzindo gestos, comportamentos, instituindo as figuras sociais; pensvamos o discurso como reflexo de um suposto real e no como prtica instituinte19. O deslocamento epistemolgico em curso : evidentemente enorme. No que tange aos estudo das mulheres, grande a ressonncia dos filsofos da diferena, como Foucault, Derrida, Deleuze, entre ais tericas do feminismo20. importante destacar o
16 17

RABINOW, P., DREYFUS, R. Michel Foucault. Un philosophique. Paris: Galllimard, 1984.

VEYNE, P. Como se escreve a histria. Foucault revoluciona a Histria. Braslia: Editora da UnB, 1992, p.162.

Sobre esta discusso, ver TILLY, L. Genre, histoire des femmes et histoire sociale. GENESES, p.148-66, 2 dc. 1990; VARIKAS, E. Genre, exprience et subjectivit. A propos du dsaccord Tilly-Scott. (Mimeog.). FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Rio de janeiro: Graal, 1979; Histria da Sexualidade I. A vontade de saber. Rio de janeiro: Graal, 1975. Ver, a respeito FLAX, J. Ps-modernismo e as relaes de gnero na teoria feminista. ln: HOLLANDA, H. B. de. Ps-modernismo e poltica. Rio de Janeiro: Rocco, 1991: SCOTT,J. Op. cit.,
Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 87
20 19

18

deslo( mento que os estudos feministas operam ao privilegiarem em suas discusses e pesquisas a categoria de gnero em detrimento do objeto mulheres. Trata-se novamente de investir, ou antes, de propor a desconstruo da generalizao mulheres, que remete a uma entidade social branca e de classe mdia, para considerar as multiplicidades, e, sobretudo, para se pensar as diferenas sexuais enquanto construes sociais e culturais21. A despeito das discusses entre as tericas do feminismo em torno de uma definio precisa do gnero, evidente a preocupao em evitar as oposies binrias fixas e naturalizadas, para trabalhar com relaes e perceber por meio de que procedimentos simblicos, jogos de significao, cruzamentos de conceitos e relaes de poder nossas referncias culturais so sexualmente produzidas. nesse sentido que os novos estudos feministas se aproximam da histria cultural. Com esta nova proposta metodolgica, insiste-se em que consideremos as diferenas sexuais enquanto construes culturais, desmontando e sexualizando conceitualizaes que fixam e enquadram os indivduos, seus gestos, suas aes, suas condutas e representaes. Nega-se, portanto, que se parta de uma realidade objetiva, em que os sujeitos localizados em classes sociais entrariam em cena segundo um procedimento metodolgico homogeneizador e generalizante, que visa a estabelecer continuidades no emaranhar dos fatos, e que entende que interpretar significa recolher (e no atribuir) o sentido essencial oculto na coisa. Alm disso, prope-se pensar as relaes de gnero enquanto relaes de poder, e nesse sentido a dominao no se localiza num ponto fixo, num outro masculino, mas se constitui nos jogos relacionais e de linguagem. Ainda so poucos os trabalhos que utilizam explicitamente a categoria de gnero, aparecendo com mais freqncia nos estudos antropolgicos, ao menos no Brasil. No entanto, no h dvidas de que a incorporao da dimenso relaes de gnero ganha espao nas reflexes dos historiadores, juntamente com um crescente interesse em se realizar estudos interdisciplinares. Tambm aqui vale notar um investimento contra as polarizaes estticas que nos atingem por vrios lados, a despeito dos objetos de estudo propostos.

1992; MACHADO, L. Z. Feminismo, academia e interdisciplinaridade; SORJ, B. O feminismo na encruzilhada da modernidade e ps-modernidade. In: Uma questo de gnero. Op. cit., 1992. SCOTT, J. Gnero: uma categoria til de anlise histrica. Educao e sociedade, V.15, n.2, jul/dez. 1990; GOMRIZ, E. Los estudios de gnero y sus fuentes epistemolgicas: periodizacin y perspectivas. Fin de Siglo, Ediciones de las Mujeres, n.17, 1992.
Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 88
21

Prostituio e historiografia
Gostaria, neste momento, de fazer algumas consideraes de ordem metodolgica sobre alguns pontos levantados anteriormente, tomando como referncia meu trabalho sobre a histria da prostituio em So Paulo no incio deste sculo22. Primeiramente, explicito como o diferencio do que seria uma historia social da prostituio. Partindo desta opo metodolgica, deveria mostrar quem eram as prostitutas de luxo e as do baixo meretrcio na cidade; como viviam e definiam seu cotidiano nos bordis e fora da zona de meretrcio; se eram casadas, amancebadas, solteiras; se tinham filhos, irmos, parentes; se trabalhavam em outros empregos; sua idade, nacionalidade, procedncia etc. Evidentemente, estas informaes so da maior importncia, resultariam, porm, num outro tipo de trabalho. Assim, no me questionei sobre que outros papis desempenhavam as prostitutas no cotidiano da vida social ou sobre e que respostas s condies de sobrevivncia foram capazes de inventar no mundo da prostituio e fora dele. Tambm no tive como meta definir as condies objetivas em que estes processos poderiam ser vivenciados, por mais que. considere relevante este procedimento metodolgico. Do que se tratava, afinal? Em primeiro lugar, de estudar o imaginrio da prostituio, desconstruindo-o ao mostrar como est engendrado na teia de relaes de poder e de prticas discursivas que definem seu lugar e estabelecem a referncia do que o universo da prostituio, assim como de sua anttese, a sexualidade legtima. Tive como objetivo mostrar como se construiu historicamente a identidade da prostituta pelos discursos mdico, jurdico e criminolgico e pelas prticas policiais desde o sculo passado. No procurei, portanto, localizar no real o objeto que o discurso das autoridades construa sob a pretenso de descrev-Io, como se o documento propiciado por uma tese mdica versando sobre a prostituio pudesse remeter prpria prostituio considerada como o real. Antes que descrever a identidade da meretriz, os mdicos do comeo do sculo, a exemplo do trabalho que efetuaram seus antecessores no sculo XIX, instauram uma referncia de identidade genealgica da prostituta, como se desvelassem uma essncia inata e orgnica. A construo da figura da prostituta, portanto, percorreu caminhos que passavam pelo discurso mdico da cincia vitoriana, tanto quanto pelas prticas policiais que constrangiam o submundo e tentavam disciplinIo, confinando-o em bairros afastados ou realizando inspees sanitrias nas mulheres. Assim, esta identidade pautada por uma referncia mdico-policial foi instituda como parmetro definidor da condio de normalidade e anormalidade da mulher. Esta construo conceitual permitiu a partilha de campos onde se alojaram as normais e as devassas, as ninfomanacas, as perversas em geral, e que acabou por definir seus modos de subjetivao. Trabalhei com o conceito de dispositivo da sexualidade, entendendo com Foucault, toda a rede de instituies, discursos, prticas, enunciados cientficos, proposies morais
22

RAGO, M. Os prazeres da noite. Prostituio e cdigos da sexualidade feminina em So Paulo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 89

e filantrpicas, leis e decises regulamentares que seqestram as sexualidades insubmissas e as codificam segundo sistemas classificatrios de pensamento criados no sculo XIX. Como, portanto, so implantadas as perverses sexuais pelo esquadrinhamento de prticas sexuais outrora englobadas como sodomia23. Neste sentido, esteve em jogo perceber a prostituio como efeito, como construo de dispositivos e saberes que delimitam e nomeiam determinadas prticas sexuais, atribuindo-lhes um sentido oculto e uma significao simblica para alm da inteno dos atores. A literatura solidariza-se com esta construo, identificando, nos romances, determinados personagens, como a prostituta vitimizada ou a mulher fatal estilo Lulu. A maquinaria da prostituio , nesta abordagem, priorizada enquanto mecanismo que absorve, seqestra, isola e classifica determinadas prticas e condutas sexuais, localizando-as num campo discursivo que se constitui, por sua vez, no jogo das relaes poder - saber e no interior de um sistema binrio de oposio entre o normal e o patolgico24. Alm das formas de dominao que incidem sobre o corpo da prostituta, produzindo sua identidade, procurei entender o que faz dela, em nvel simblico e cultural, uma presena forte na cidade em processo de modernizao e industrializao. Enquanto presena forte na cidade, entendo que, embora as prticas de comercializao do sexo feminino possam ter existido em outros momentos histricos, no se tornam acontecimento, no sentido foucaultiano do termo, antes do surgimento da cidade industrial e de todos os seus problemas. Ou seja, a prostituio ganha evidncia e assume determinados contornos na medida em que passa a ser problematizada por amplos setores da sociedade, participando de um jogo de produo de verdades. O que est em questo nesta nova preocupao com a prostituio feminina? visvel que as autoridades pblicas e os mdicos sanitaristas, por mais filantrpicos que fossem, no se voltaram para estas mulheres marginalizadas apenas com a preocupao de proteg-las ou de melhorar suas condies de higiene e sade. Ao cabo de muitas dcadas, afinal, no h nenhuma melhora no meio, nem quaisquer reformas legais que defendam as prostitutas contra as tradicionais formas da violncia praticadas pela polcia, pelos cafetes, pelas proprietrias de bordis, entre outros. Alis, a ausncia de documentos oficiais que forneam estatsticas, informaes mais especficas, fotos e imagens das meretrizes, que descrevam os bordis ou casas de tolerncia do perodo significativa: sugere o esquecimento e o descaso em que viveram e vivem. A concluso que a preocupao com a prostituio e com as mulheres pobres do submundo prendeu-se muito mais vontade de normatizar os comportamentos femininos em geral e especialmente ao desejo de definir um cdigo moral de condutas para as mais abastadas. Se o no fumar na rua, o no assobiar, o no circular desacompanhada noite tornaram-se exigncias para todas as mulheres, sob pena de identificao com a puta, a incidncia de presses sobre aquelas foi, sem dvida, mais cerrada do que as que
23 24

FOUCAULT, M. Op. cit., 1979.

Ver, em relao construo da identidade do homossexual, FREIRE COSTA, J. A inocncia e o vcio. Estudo sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1992.
Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 90

se destinavam s costureiras, floristas ou operrias,j de antemo consideradas como menos racionais, alm de premidas pelas necessidades materiais para o mercado de trabalho. Neste raciocnio, a prostituta j estava perdida, enquanto a normal podia ser preservada. Um dos mais importantes juristas da poca, Dr. Viveiros de Castro, afirmava, em seu livro sobre Os delitos contra a honra da mulher25, que o estupro de uma meretriz no lhe causava tantos danos, pois esta j no tinha mais o que perder.

25

Rio de Janeiro: Ed. Joo Lopes da Cunha, 1897.


Publicao original: SILVA, Zlia Lopes (Org.). Cultura Histrica em Debate. So Paulo: UNESP, 1995. 91

Das könnte Ihnen auch gefallen