Sie sind auf Seite 1von 5

CURSO DE DIREITO UDC DIREITO CIVIL IV CONTRATOS PROFESSOR: ME.

LUIS MIGUEL BARUDI DE MATOS INTERPRETAO DOS CONTRATOS

CONCEITO E EXTENSO

Toda manifestao de vontade precisa de interpretao para que se chegue ao significado e se determine seu alcance. Nem sempre o contrato traduz essencialmente a vontade das partes. Muitas vezes a redao que se d ao instrumento contratual no clara e objetiva em decorrncia da complexidade das relaes que podem estar envolvidas e das dificuldades da prpria linguagem. Por esse motivo, no apenas a lei deve ser interpretada mas tambm os negcios jurdicos em geral e, em especial, os contratos. A execuo de um contrato exige a correta interpretao e compreenso da vontade (inteno) das partes que exteriorizada por meios de atos ou sinais (contrato verbal) ou por palavras (contrato escrito). Interpretar o negcio jurdico definir o sentido e alcance do contedo da declarao de vontade na busca pela vontade concreta (contedo, normas que nascem da declarao) das partes e no da vontade interna (psicolgica). As regras de interpretao no CC so dirigidas inicialmente s partes, que so os interessados diretos no cumprimento exato das obrigaes contradas. No havendo consenso sobre o correto contedo do negcio jurdico, a interpretao deixada a cargo do Poder Judicirio. A interpretao contratual declaratria quando objetiva identificar a inteno comum dos contratantes e construtiva ou integrativa quando tem por objetivo aproveitar o contrato firmado (incompleto) atravs do suprimento das lacunas e omisses deixados pelas partes.

BIBLIOGRAFIA: - GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo curso de direito civil, volume IV: contratos, tomo I: teoria geral. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2006 - GONALVES, Paulo Roberto. Direito civil brasileiro, volume III: contratos e atos unilaterais. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2006

Integrao contratual preenche as lacunas encontradas nos contratos utilizando normas referentes funo social, boa-f objetiva e aos usos e costumes do local, sempre observando a verdadeira inteno das partes. Utiliza-se a lei, analogia, costumes, princpios gerais do Direito ou a equidade para exercer a funo integrativa.

PRINCPIOS DE INTERPRETAO

Como regra geral, nos contratos escritos, a anlise do texto (interpretao objetiva) leva descoberta da inteno das partes (interpretao subjetiva). Quando determinadas clusulas so obscuras, omissas ou dbias e os contratantes discordam de sua interpretao ou da correta inteno que delas decorre, alegando ser outra a vontade no momento da celebrao e isso se comprovar, deve o juiz considerar esta ltima determinao como vlida.

Art. 112. Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. Parte-se da declarao (exteriorizao da vontade) para se chegar inteno das partes. A declarao no deve ser considerada no seu sentido psicolgico mas no sentido mais adequado para uma interpretao que considere a boa-f e o contexto no qual foi realizado o negcio, assim como o fim econmico que se buscou. Dois princpios devem ser sempre observados na interpretao dos contratos: boa-f e conservao do contrato. Boa-f: o intrprete deve presumir que os contratantes agem com lealdade e que a proposta e a aceitao foram manifestadas em conformidade com a regra da boa-f (art. 422).

Art. 113. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao. Conservao do contrato (aproveitamento) significa que, se uma clusula contratual permitir duas interpretaes, prevalecer a que possa produzir algum efeito jurdico, tendo em vista a utilidade do contrato.

Gratuidade e renncia: os contratos gratuitos, que trazem uma liberalidade (renncia) devem ser interpretados de forma estrita.

Art. 114. Os negcios jurdicos benficos e a renncia interpretam-se estritamente.

INTERPRETAO DOS CONTRATOS NO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR O CDC dedica um captulo proteo contratual e parte desse ao contrato de adeso que tem a seguinte conceituao:

Art. 54. Contrato de adeso aquele cujas clusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou servios, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu contedo. Quanto interpretao das clusulas contratuais, estas devem ser sempre interpretadas de forma mais favorvel ao consumidor.

Art. 47. As clusulas contratuais sero interpretadas de maneira mais favorvel ao consumidor. Essa posio diferenciada decorre da determinao constitucional de proteo ao consumidor (art. 5, inciso XXXII e art. 170, inciso V). O art. 47 aplica-se a todos os contratos que tratem de relaes de consumo. O CDC impe ainda o dever de informao com objetivo de dar conhecimento ao consumidor do contedo do contrato e a obrigao de redao clara e objetiva.

Art. 46. Os contratos que regulam as relaes de consumo no obrigaro os consumidores, se no lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prvio de seu contedo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreenso de seu sentido e alcance. So regras de interpretao e de garantia. Relao de consumo:

Art. 2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Pargrafo nico. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo. Art. 3 Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. 1 Produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial. 2 Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista.

Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: I - a proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos; II - a educao e divulgao sobre o consumo adequado dos produtos e servios, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contrataes; III - a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem; IV - a proteo contra a publicidade enganosa e abusiva, mtodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra prticas e clusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e servios; V - a modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas; VI - a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; VII - o acesso aos rgos judicirios e administrativos com vistas preveno ou reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteo Jurdica, administrativa e tcnica aos necessitados; VIII - a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias;

IX - (Vetado); X - a adequada e eficaz prestao dos servios pblicos em geral. INTERPRETAO DOS CONTRATOS DE ADESO NO CC As clusulas que forem ambguas ou contraditrias devero ser interpretadas em favor do aderente.

Art. 423. Quando houver no contrato de adeso clusulas ambguas ou contraditrias, deverse- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente. Ambgua a clusula que, da sua interpretao gramatical, seja possvel destacar mais de um sentido. Contraditria a clusula que incoerente com as demais clusulas do contrato. O CC prev ainda a nulidade de clusulas que imponham ao aderente a renncia antecipada de direitos.

Art. 424. Nos contratos de adeso, so nulas as clusulas que estipulem a renncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negcio. Ex.: no reparao de danos decorrentes de defeitos da coisa ou do servio prestado; no indenizao dos vcios redibitrios ou evico.

CRITRIOS PRTICOS DE INTERPRETAO A melhor maneira de apurar a inteno dos contratantes verificar sua atuao consensual na execuo do contrato. Na dvida, o contrato deve ser interpretado da forma menos onerosa para o devedor.

As clusulas contratuais no devem ser interpretadas isoladamente e sim no conjunto de clusulas e frente ao contedo total do contrato.

As obscuridades so imputadas parte que redigiu o contrato ou estipulou a clusula.

Quando for dbia a interpretao, deve prevalecer a que for exeqvel e menos onerosa ao devedor.

Das könnte Ihnen auch gefallen