Sie sind auf Seite 1von 4

O Cartaz Oficial Conceito

Um cartaz oficial indica que o filme entrou em cartaz ou que est prximo de estrear. O cartaz oficial o cartaz que representa o filme. Ele o que tem a funo de apresentar na ntegra o filme. Os filmes com pouca verba produzem apenas o cartaz oficial.

O cartaz oficial apresenta as seguintes partes:

1- Imagem smbolo:
- Apresenta o tema, artistas principais e o clima do filme. - Normalmente a composio da imagem centralizada. Atualmente h novos estudos de composio.

2- Logotipo:
- O nome do filme com um design personalizado. - Sua localizao e tamanho varia nos cartazes.

3- Nome dos artistas: - Apresentao do nome das estrelas do filme. Manobra de marketing que j utilizada desde os primrdios. - A ordem do nome dos artistas definida em contrato. por esta razo, que muitos cartazes apresentam o nome dos artistas no coincidindo com a imagem apresentada. - Sua localizao e tamanho varia nos cartazes.

4- Chamada: - Frase de impacto que aumenta a atrao pelo filme. - Sua localizao e tamanho varia nos cartazes. - No so todos os cartazes que apresentam este tem.

5- A ficha tcnica: - Dados sobre a equipe principal que faz parte do filme.

A ficha tcnica dos filmes nacionais composta pelos seguintes itens nesta ordem: 1- Nome dos artistas principais 2- Participaes especiais: Nome dos artistas que fazem participaes especiais 3- Roteiro: Nome do roteirista 4- Colaboradores ( com colaborao de ): Nome dos colaboradores do roteiro. 5- Direo de arte: Nome do diretor de arte 6- Montagem: Nome do montador. 7- Fotografia: Nome do fotgrafo 8- Produo executiva: Nome dos produtores executivos. 9- Co-produo: Nome da empresa que faz a coproduo. 10- Produtores associados: Nome dos produtores associados. 11- Produzido por: Nome do produtor. 12- Dirigido por: Nome do diretor.

Acompanham as fichas tcnicas, as marcas das produtoras, dos patrocinadores, do apoio cultural e o site do filme. A ficha tcnica dos filmes estrangeiros adaptados para o mercado brasileiro apresentam variaes, mas se aproximam muito do modelo brasileiro. O modelo brasileiro foi baseado no modelo norte-americano. As fichas tcnicas costumam vir na parte inferior do cartaz, centralizada. Atualmente h variaes de diagramao muito interessantes. O local da ficha tcnica no padronizada.

Nos filmes nacionais, a relao do corpo do texto a seguinte: 1- Nomes das pessoas: aproximadamente corpo 48 2- Itens: aproximadamente corpo 24 - Os cartazes norte-americanos traduzidos para o portugus mantm essa relao de tamanho. Os cartazes de outras nacionalidades podem apresentar variaes. - O alinhamento da ficha tcnica ir varia de acordo com a criao e composio do cartaz.

6- Datas de estria: - Alguns cartazes oficiais podem apresentar a de estria. Isto ocorre quando ele tem que cumprir as duas funes, a de cartaz teaser e cartaz oficial. data de

Outros dados importantes: No Brasil em vrios outros pases, o cartaz no formato vertical e apresenta a medida oficial de: 62 x 93,5 cm ( largura x altura ). Na Inglaterra o sentido do cartaz horizontal. Provavelmente mantm as propores. Antigamente, haviam cartazes verticais e mais finos. Como todos os itens de um cartaz de cinema, o seu formato foi padronizado nestes dois apresentados acima mesmas

Como estratgias de marketing, alguns produtores costumam fazer variaes dos cartazes oficiais, para manter acesa a atrao e a curiosidade do pblico.

Das könnte Ihnen auch gefallen