Sie sind auf Seite 1von 63

TREINAMENTO SAPSCRIPT

2263

SUMRIO

SAPSCRIPT Introduo......................................................................... Criando um formulrio SapScript.............................................................. Pginas, Janela, Janelas Pginas............................................................... Formatos de Pargrafo............................................................................ Formatos de Caracteres.......................................................................... O editor de elementos de texto................................................................ Elemento de texto.................................................................................. Copiando um Formulrio SapScript existente.............................................. Administrao de Spool........................................................................... Default Text Element.............................................................................. Impresso de Teste................................................................................ Layout da Pgina.................................................................................... Como gravar as informaes do formulrio em um arquivo.......................... Transportando um SapScript.................................................................... Grficos no SapScript.............................................................................. Comandos de Controle do SapScript.......................................................... Chamando Subrotinas ABAP/4: Perform..................................................... Varivel de Sistema................................................................................ Smbolos de Sistema............................................................................... Smbolos de Programa (Program Symbols)................................................ Os mdulos de funo utilizados no SapScript............................................ Modelo Simples da utilizao dos mdulos de funes.................................

03 03 11 20 25 27 28 31 37 39 40 42 43 45 47 53 56 57 58 59 59 60

SAPSCRIPT - Introduo
O que ? O editor de SapScript um sistema de processamento de texto e pode ser definido como uma mscara de formatao de relatrios (SAP voc j sabe de onde vem e Script, porque feito atravs de comandos - script). Como usar? Normalmente usado em relatrios especiais, cheques, notas fiscais, pedidos de compras, boletos bancrios e etc. Como funciona? 2 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

3363 Um programa abap (do tipo relatrio) chama, abre e preenche um formulrio SapScript, feito no Editor de SapScript atravs de funes especiais no prprio relatrio. No final, esse formulrio impresso.

Criando um formulrio SapScript


Vamos comear criando um formulrio SapScript. Para iniciar o Editor, selecione: Ferramentas / Processamento texto / Formulrio (Transao SE71). Abaixo vemos a primeira tela do Editor:

3 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

4463

No momento em que clicamos em Criar, o editor d uma mensagem dizendo que o formulrio no existe no idioma escolhido e abre a tela de criao. Antes, pergunta a classe de desenvolvimento do SapScript. conveniente ter todas as change requests dos formulrios anotadas para posterior liberao e transporte. Se o formulrio j existir, abre-o para modificao.

4 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

5563

Descrio .

Escolha a opo: todos os idiomas.

Esta tela abaixo a Tela de dados administrativos do formulrio. onde vemos: Nome (no caso, Z_CURSO_SAPSCRIPT); Seu significado (descrio do que ele ); Status que pode ser novo gravado ou ativo gravado (o formulrio s funciona quando seu status ativo). Se o formulrio estiver com erro, no conseguimos ativ-lo, como veremos depois.

Em seguida devemos informar a classe de desenvolvimento que dever ser gravado este formulrio:

5 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

6663

Vamos gravar em Objeto local

Agora, tecle em Configuraes Globais.

6 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

7763

Clicamos em configuraes Globais.

E veremos a tela abaixo :

7 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

8863

Escolhemos o Formato da Pgina.

Sempre coloque uma pgina inicial

Em seguida clicamos em Pginas:

8 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

9963

Em Formato de Pgina, escolhemos um formato, que normalmente criado em BASIS (feito atravs da transao SPAD). Normalmente criado um formato horizontal e um vertical da pgina e podemos usar um dos dois. Linhas/polegada importante, principalmente se a impressora for matricial, pois trata do tamanho da linha no formulrio, que normalmente 6 (sextos) ou 8 (oitavos) linhas por polegada. Caracs/polegada o tamanho dos caracteres impressos, normalmente usado 10 (dcimos). Em Pgina inicial, escolhemos qual a primeira pgina do SapScript ser usada (conforme veremos, um formulrio pode uma ou vrias pginas). No grupo Valores propostos p/formatao texto colocamos escolhas gerais para serem usadas como default nos textos que apresentamos. coerente que coloquemos aqui a formatao mais usada no documento. Veremos logo mais como funcionam estas opes de texto.

Pginas, Janela, Janelas Pginas

9 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

101063 O formulrio pode ter uma ou vrias pginas. Por exemplo, poderamos ter uma pgina de apresentao e uma ou mais de detalhes. Vejamos:

Feito isso, aparece uma caixa de dilogo:

10 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

111163 Para Criar uma pgina, escolha, no menu Processar -> Criar Elemento. Feito isso, ser pedido um nome e uma descrio para sua pgina:

11 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

121263 Vejamos abaixo:

Aqui informamos quem ser a prxima pgina. Por enquanto s temos uma, depois de criarmos outra, veremos melhor este atributo.

12 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

131363 Dentro do grupo Numerador de pginas, temos os dois sub-grupos abaixo e, as escolhas aqui feitas tm efeito nas variveis globais de SapScript que podem ser acessadas por cdigo: de No Grupo Numerados de pginas, vemos o modo do numerador de pginas, que pode ser 3 tipos: INC - Aumentar numerador em 1. HOLD - Manter numerador inaltervel. START - Definir numerador para 1.

Na Categoria numerao, escolhemos como sero os caracteres de numerao numerador (arbico, nmeros romanos, caracteres fixos ou letras) Podemos criar vrias pginas e encade-las, por exemplo: Primeira Pgina Segunda Pgina

Ou, podemos fazer com que a segunda pgina fique num LOOP, at no ter mais informao: Primeira Pgina Segunda Pgina

Isto feito atravs da Propriedade Pgina +, Vejamos abaixo, onde estamos ligando a primeira pgina com a segunda:

Quando esta pgina estiver completa, chama a segunda pgina.

13 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

141463 Agora, vejamos como se faz o LOOP na segunda janela:

Aqui colocamos que a pgina + da segunda pgina ela mesma, ou seja, em LOOP.

14 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

151563

Depois disso precisamos criar Janelas para serem usadas das pginas que criamos:

Escolha aqui para criar a Janela.

15 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

161663 Com isso aparece a seguinte tela:

Pargrafo Default: VAR - janelas variveis CONST janelas constantes MAIN - janela principal (s pode ter uma)

16 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

171763

Para criar janelas, escolha no menu Processar -> Criar elemento. D um nome para a janela e uma descrio.

Complete a criao da janela escolhendo uma categoria.

17 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

181863

As janelas tm 3 categorias: VAR CONST MAIN Janelas variveis. Janelas Constantes - Janela Principal (s pode haver uma)

Agora, vamos ligar as Janelas que criamos com as Pginas que tambm criamos, para isso, criamos as chamadas Janelas Pginas.

Para Criarmos Janelas Pginas

18 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

191963 S podemos criar Janelas pginas com janelas que j existem, nas pginas que j existem. Vejamos:

Escolha esta opo para criar Janelas pginas

Feito isso aparece uma janela para podermos escolher que janela queremos colocar na Escolha aqui a Janela. pgina. Veja que so as Janelas que tnhamos criado anteriormente. Escolha aqui a Pgina.

19 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

202063 Lembra-se que, quando criamos a Janela como VAR ou CONST (j que a MAIN criada automaticamente e s pode haver uma)? Pois ento, aqui surgir o efeito dessa escolha, pois quando uma Janela do tipo VAR, as alteraes feitas nelas s funcionam para esta pgina e, quando CONST, a alterao funciona para todas as Pginas em que esta Janela existir. Vamos completar a criao da Janela pgina:

Pgina onde esta Janela Pgina est sendo criada.

Aqui voc edita o tamanho da sua Janela Pgina e vemos logo acima o resultado.

Janela varivel, mudanas daqui s valem para esta janela.

dentro das Janelas Pginas que conseguimos finalmente colocar os textos que desejamos formatar e comandos, por isso definimos o tamanho. Dica importante: sempre que for usar impressora matricial (modo texto), use as medidas em linhas e caracteres (LN e CH), pois qualquer outra medida serve s para modo grfico (isto servir para o prximo tpico, onde criaremos tabuladores, dentro dos pargrafos).

Formatos de Pargrafo
No editor de elementos de texto, muitas vezes queremos escrever uma linha com tipos e tamanhos diferentes de caracteres e com tabulaes, estas so caractersticas dos formatos de pargrafo.

20 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

212163 Para criar Formatos de Pargrafo, vejamos abaixo:

Clique aqui para criar/alterar/deletar Formatos de pargrafo.

Feito isso, a tela de criao abaixo aparece:

Clique em Processar / Criar elemento e preencha com o nome do objeto e descrio.

21 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

222263

Podemos colocar neste pargrafo (usaremos logo a seguir), margens esquerda e direita, alinhamento e espacejamento de linhas. Em opes bsicas, no cabealho do SapScript, colocamos o tamanho de linhas em linhas/polegada. Podemos definir que uma linha pode ser, na verdade 1,2 linha daquele tamanho que definimos ou 0,8 linha ou qualquer outro tamanho relativo. Digite esse valor no campo Espacej. Linhas. Ateno No funciona em modo texto, s em modo grfico. Clicando no boto Formatos de Caracteres podemos escolher um tipo de caracter default para uso do pargrafo: S os tipos de caracteres que estiverem no SAP podem ser usados.

22 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

232363

Escolhendo o caracter default.

Mais opes

E tambm podemos colocar tabuladores no pargrafo para usarmos com o texto:

Posio

Medida

23 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

242463 possvel controlar a tabulao de um pargrafo com tabuladores de posio. O Stop tabulador definido na formatao do pargrafo substitui a tabulao definida nos dados de Cabealho do Layout Set. Entretanto, isto depende da quantidade de Stop tabuladores que foi definida na formatao do pargrafo. Se houver menos tabuladores na formatao do pargrafo do que nos dados de Cabealho, o Stop tabulador definido no Cabealho ser utilizado para o restante da linha de edio. O Stop tabulador representado como, no editor de texto. possvel utilizar diferentes unidades de medidas para definir uma posio de tabulao.

CH CM MM PT TW

Characters Centimeters Milimeters Points Twips (1/20 point)

A numerao carregada automaticamente pelo SapScript.

Tipo de numerao.

24 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

252563

Formatos de Caracteres
Permite a formatao de blocos inteiros de texto dentro de um pargrafo, atravs da criao de novas tags < > ... </>, como na linguagem HTML.

Protegido: O Character string apresentado como um cdigo de barras, se o caractere declarado para isto, for selecionado. CDIGO DE BARRAS CRIADO NA SE73 Se este atributo selecionado quando se define o formato do caractere, uma chave de pesquisa associada ao Character string quando o usurio utiliza este formato de caractere. Exemplos: glossrios, hipertextos, e links de elementos de dados.

O Character string no permite uma quebra de linha, mas apresenta todo o bloco de texto na prxima linha. O Character string no apresentado. O texto somente visvel no editor de texto.

Oculto:

Superescrito/ Subescrito: O Character string apresentado meia linha acima ou abaixo.

25 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007 Formatao

262663

Formatao do caractere.

Formatao utilizada.

Para criar um novo Character string: Processar / Criar elemento.

Para criar um novo elemento, digitar diretamente no box, ou,

26 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

272763 Podemos usar outros tipos de medidas, mas lembrando da regra que, em modo texto, se usa CH (caracteres) e em modo grfico podemos usar ambos.

O editor de elementos de texto


Os dados a serem carregados no layout set devem obrigatoriamente ter como origem Tabelas Transparentes ou Estruturas do ABAP/4 Dictionary. Variveis de campos de programa no podem ser diretamente impressas. Para que tais dados apaream no layout so utilizadas SYMBOLS. O formato de uma program symbol : &table-struc/field&. Ex.:&LFA1-LIFNR&. Ou seja tudo que estiver entre &&, tido como um campo e no um texto Elementos de uma JANELA: Text elements Symbols Paragraphs Character strings

-> para dar formato ao text element

Um SELECT retorna dados para vrias JANELAS, no necessariamente para somente uma especfica. Quando uma Janela tiver text element (/E) possvel controlar a impresso. Uma Janela pode ter vrios text elements definidos. Eles funcionam como labels das instrues. necessrio o uso da funo WRITE_FORM para gerar a impresso, quando houver um text element, seno nada aparecer na impresso da janela correspondente. O layout set controla a impresso de sada e o programa de impresso somente os dados da impresso. O programa Client Independent e o Layout Set Client Dependent. A Language faz parte do layout do relatrio. Ento, deve-se sempre trabalhar com a Language em que foi desenhado o layout. As modificaes das Janelas somente sero possveis na Original Language. COMO ACESSAR OS TEXT ELEMENTS NA JANELA

Para acessar o editor de elementos de texto.

27 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

282863

Elemento de texto
Elemento de texto da Janela MAIN do formulrio standard J_1B_BOLETO (Boleto bancrio). chamado pelas Functions no programa de sada de impresso.

Elemento de texto.

Stop tabulador.

Formato de Caractere.

Formato de Pargrafo.

Dado: informao de tabela / estrutura.

Literal fixa.

Continuao da linha superior. IMPORTANTE Como deslocar para a pgina do lado direito, onde est a continuao do texto? Posicionar o cursor sobre o sinal ( > ). Apertar o boto direito do mouse, e selecionar Pgina esqu./direita SHIFT+F8. Para retornar, efetuar o mesmo procedimento.

28 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

292963 Este o editor de elementos de texto:

Smbolo de comentrio. Est entre &&, um campo do relatrio que chama este SapScript. Este quer dizer que alinha2ser um comando, note Isto o tabulador, a cada vrgulas consecutivas, o que no entende comando no tem o ponto final editor final do que um tabulador. Isto texto. Este o pargrafo que criamos.

Agora vamos ver como usar o tabulador que criamos no pargrafo P1:

29 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

303063

30 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

313163 Os formatos que podemos colocar nos pargrafos so apresentados a seguir. Formato Significado EN H1 HD * = ( / /= /( /: /* /E Entradas var.em quadros Cabealho documento Linhas cabealho p/quadros Pargr.default Txt.corr. Lnh.longa LnhBruta Avano linha Avano linha e linha longa Avano linha e linha bruta Linha de comando Linha de comentrio Elemento de texto

/E Este elemento cria um bloco que pode ser referenciado por uma funo chamada write_form, no programa que chama o SapScript.

31 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

323263

Copiando um Formulrio SapScript existente


Se j existir um SapScript semelhante ao que deve ser elaborado, melhor copi-lo e fazer as devidas alteraes. Ativar o formulrio do Sapscrip, sempre que for efetuada uma modificao, para que as novas atribuies sejam consideradas. Para efetuar a cpia selecione: Utilitrios / Copiar do mandante. Digitar o nome do programa a ser copiado.

Coloque qualquer idioma, pois no influenciar na cpia e no h necessidade de colocar o nome do formulrio

Os formulrios Standard esto no mandante 000 e podem ser copiados para o mandante que voc estiver trabalhando. Lembre-se que seus formulrios so Client Dependent, mesmo quando os todos clients estiverem na mesma mquina. Portanto, ao final do projeto, libere a request do seu SapScript e pea para o suporte BASIS transport-lo para todos clientes.

32 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

333363 Selecione: Utilitrios / Copiar do mandante.

Digitar os nomes dos formulrios e executar o processamento.

Nome do formulrio (origem), o client de origem e nome do formulrio de destino. Executar o processo.

Ser apresentada uma dialog box. Digitar a classe de desenvolvimento e salvar. Um resumo do processo ser apresentado com as devidas cpias criadas. 33 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

343463

A cpia a ser utilizada deve ser no idioma PT (Portuguese). Modificar o formulrio. Desta forma o formulrio a ser editado na verso em portugus, deve apresentar o cdigo do idioma e o Idioma original na mesma linguagem. (No caso, PT).

O cdigo do idioma e o Idioma original devem ser no mesmo idioma para permitir a edio da maioria dos campos no editor. Para trabalhar em portugus, estes idiomas devem ser PT

34 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

353563 Como obter o formulrio na linguagem correta? necessrio converter o idioma original para o idioma que se deseja trabalhar. Selecionar: Utilitrios / Conver. idm. original.

Digitar o idioma de destino. No caso, PT (Portuguese).

Idioma destino.

35 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

363663 Esta converso direta de idiomas de DE para PT muitas vezes no possvel. Passa a ser obrigatria a passagem de converses de idiomas pela sequncia DEEN, ENPT ( cdigo de idioma novo idioma original). Ser apresentada mensagem sobre o resultado da operao.

Formulrio no idioma PT (Portuguese). A converso foi concluda.

Modificar o formulrio no idioma PT. Agora, o formulrio est no idioma portugus e pode ser editado. Na tela de cabealho os atributos do idioma apresentam a mesma linguagem.

36 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

373763

Agora, apresentam o mesmo idioma.

Lembre-se, a manuteno via transao SPAD de responsabilidade do pessoal de BASIS.

37 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

383863

Administrao de Spool
Uma das funcionalidades da transao SPAD permite criar formatos de pgina. Desta forma tenha sempre absoluta certeza do que est sendo modificado, pois pode-se estar afetando as atribuies de outros componentes do R/3-SAP referentes a rea de spool, alm daqueles que esto diretamente ligados a sua atividade especfica. PORTANTO, DE RESPONSABILIDADE DO BASIS MANIPULAR ESTA TRANSAO, PARA QUE SEJA MANTIDA A INTEGRIDADE DOS DISPOSITIVOS DE SADA.

: * start test print form CALL FUNCTION 'START_FORM' EXPORTING Os elementos de texto (text elements) so acessados pelo seu nome (no exemplo LANGUAGE = HLP_SPRACHE. apresentado anteriormente, o nome atribudo: TEXT) por um programa de impresso. Eles so * write windows with test print apresentados para a respectiva janela onde ela foi declarada. Demonstrativo de cdigo no programa de impresso. CALL FUNCTION 'WRITE_FORM' EXPORTING WINDOW = 'MAIN' ELEMENT = 'TEXT' EXCEPTIONS OTHERS = 1. SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007 * end test print CALL FUNCTION 'END_FORM' IMPORTING

38

393963

Chamada do text element no cdigo do programa de impresso.

Um programa pode conter vrias funes de WRITE_FORM em seu cdigo. Assim, um programa de impresso pode decidir quais elementos de textos podero ser impressos em uma determinada janela, de acordo com a sua lgica de processamento. Somente os paragraphs e os characters strings definidos no layout set podem ser utilizados no layout dos elementos de texto. Default Text Element Ao iniciar uma Janela, pode-se definir um text element sem o comando /E no pargrafo da coluna de formato. Este texto sempre impresso na apresentao da janela. Um programa de impresso no tem que explicitamente mencionar este text em sua sada (no cdigo do programa). Janela sem declarao de text element

39 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

404063

No h declarao do comando /E na coluna de formato.

Impresso de Teste

40 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

414163 Selecionar: Utilitrios / Impresso de teste (via menu).

Selecionar um dispositivo de sada e solicitar exibio prvia de impresso.

Declarar dispositivo de sada e solicitar exibio prvia.

O Layout de Sada de impresso do formulrio. 41 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

424263

Para obter em formato de lista, selecionar: Saltar / Formato lista (via menu).

42 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

434363

Layout da Pgina
Selecionar: Utilitrios / Layout da pgina (via menu).

Apresenta as janelas definidas de acordo com as suas coordenadas.

Esta, mais escura, foi a Janela que estava selecionada quando a funo foi selecionada.

43 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

444463 Para gerar um resumo das informaes do formulrio.

apresentado todas as caractersticas e atribuies referente ao formulrio.

44 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

454563

Como gravar as informaes do formulrio em um arquivo


Selecionar: Sistema / Lista / Gravar / File Local.

Selecionar o formato de Rich Text Format (gravao em formato semelhante ao layout da tela).

45 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

464663 Selecionar o diretrio destino para gravao.

Efetuar a transferncia.

46 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

474763

Transportando um SapScript
Para poder levar um SapScript e carreg-lo em outro sistema, podemos usar um programa abap chamado RSTXSCRP. Deve-se rod-lo a partir da transao SE38, que o editor abap. Quando fazemos isso, a seguinte tela mostrada:

Escolha esta opo Nome do Sapscript

Importar para importar de um arquivo e exportar para exportar de um arquivo. Este arquivo est numa estao local (GUI) ou no servidor SAP ?

Clique em executar. Preencha o nome do arquivo de destino e clique em transferir. Para importar em outro sistema, faz-se o mesmo processo, s que, na coloca-se importar no modo e d-se o nome + caminho de onde o arquivo est.

47 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

484863

Grficos no SapScript
O FORMATO DO LOGOTIPO.
Criar o logo da empresa com um programa de edio grfica, e salv-lo no formato Baseline TIFF 6.0 (.tif) em seu PC. O LOGOTIPO DEVE SER OBRIGATORIAMENTE NO FORMATO (.TIF). Se o logotipo somente existir no formato Bipmap, este deve ser convertido para o padro Baseline TIFF 6.0, utilizando um software de edio de grficos. Um dos softwares de edio de grficos que permitem a atualizao para o padro de grficos TIFF o Lview Pro. Ele pode ser obtido no seguinte endereo, via internet: http://winfiles.com

PADRO GRFICO BITMAP

PADRO GRFICO TIFF

CRIANDO UMA MACRO DO LOGOTIPO


Para inserir um logo utilizar o programa RSTXLDMC. Selecionar: Ferramentas / ABAP/4 Workbench. Preencher alguns parmetros do report. 1) 2) Definir a localizao do arquivo que contm o logo. Atribuir o tipo. BMON para imagem em preto ebranco. BCOL para imagem colorida de 256 cores. Utilizar o modo Monocromtico (BMON).

48 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

494963 3) 4) Substituir o * aps o nome do texto, ou seja, ZHEX-MACRO-*. Executar a transao.

Ser apresentado um protocolo com a mensagem gravado com xito no final da listagem. O resultado um Texto Standard (Standard Text). Para visualizar o texto standard, selecione: Ferramentas / Processamento de texto / Texto standard. O report RSTXLDMC.

Preencher os parmetros necessrios.

Localizao do arquivo.

Tipo.

Substituir o *.

49 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

505063

O resultado do processamento o texto standard ZHEX-MACRO-ASPENLOGO.

O texto standard criado.

Incluindo o logotipo no Layout set


A prxima etapa incluir o logo. O primeiro passo criar uma nova Janela para inserir o logo.

50 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

515163

Alterar a categoria da janela para CONST.

No elemento de texto da janela, acrescentar o include do novo texto standard.

Em Janelas de pgina FIRST.

Ajustar as coordenadas da nova janela e associar a janela SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007 a sua respectiva pgina, reorganizando as coordenadas das janelas da pgina, se necessrio.

51

525263

Definir os atributos das coordenadas.

52 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

535363

As coordenadas horizontais devem ser especificadas como CH e as coordenadas verticais como LN.

As coordenadas da janela LOGO so automaticamente carregadas da pgina FIRST para as outras pginas. Entretanto, o processo de associao da janela para a pgina deve ser repetido para cada pgina do layout set.

Se for muito complicado digitar o comando de incluso, pode-se selecionar o texto standard via menu, seguindo os passos apresentados abaixo.

53 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

545463 O comando de incluso ser inserido no formato correto.

Utilizando a pesquisa, ser processada a transao de pesquisa de texto standard, que apresentar os textos standards disponveis.

Comandos de controle do SapScript


O objetivo destes comandos permitir o controle do formato de sada. Eles no so interpretados pelo SapScript Editor, mas somente afeta o SapScript Composer. O Composer um programa que converte os textos definidos no editor para a apresentao impressa. Ele trata, entre outras coisas, do formato da linha e do tratamento das pginas, os symbols so substitudos pelos seus valores correntes e os textos so configurados de acordo com o formato do pargrafo e o estilo do caractere. Os comandos de controle possveis no SapScrit so descritos abaixo:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

ADDRESS BOTTOM, ENDBOTTOM BOX, POSITION, SIZE CASE, ENDCASE DEFINE HEX, ENDHEX IF, ENDIF INCLUDE NEW-PAGE NEW-WINDOW PRINT-CONTROL PROTECT, ENDPROTECT

Formatao do endereo Define o texto de rodap em uma janela Quadros, linhas e sombras Distino via case Valores associados aos text symbols Valores hexadecimais Condio de sada de texto Incluso de outros textos Avano de pgina Prxima janela MAIN Incluso de um print control Proteo de quebra de pgina 54

SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

555563 13 14 15 16 17 18 19 20 RESET SET COUNTRY SET DATE MASK SET SIGN SET TIME MASK STYLE SUMMING TOP Inicializa a sada de pargrafos Formatao especfica de acordo com o pas Formatao de campos data Posio do sinal +/Formatao de campos hora Alterao de estilo Somatria de variveis Atribuir texto cabealho na janela MAIN

55 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

565663 A seguir sero apresentadas as respectivas sintaxes referentes a cada comando de controle.

SINTAXE:
1 /: ADDRESS [DELIVERY] [TYPE t] [PARAGRAPH a] [PRIORITY p] [LINES l] /: TITLE title /: NAME name1 [,name2 [,name3 [,name4] ] ] /: PERSON name of natural person [TITLE form of address] /: DEPARTMENT department /: STREET street name /: LOCATION additional location in formation /: POBOX po box [CODE post code / zip code] [CITY city] /: POSTCODE post code / zip_code /: CITY city1 [,city2] /: REGION county / state /: COUNTRY recipient country [LANGUAGE language code] /: FROMCOUNTRY sender country /: ADDDRESSNUMBER address number /: ENDADDRESS /: BOTTOM : /: ENDBOTTOM /: BOX [XPOS] [YPOS] [WIDTH] [HEIGHT] [FRAME] [INTENSITY] /: POSITION [XORIGIN] [YORIGIN] [WINDOW] [PAGE] /: SIZE [WIDTH] [HEIGHT] [WINDOW] [PAGE] /: CASE symbol : /: WHEN value1 : /: WHEN value2 : /: WHEN valuen : /: WHEN OTHERS : /: ENDCASE /: DEFINE &symbol_name& = value /: HEX [TYPE printer_language] /: IF condition : /: ENDIF /: INCLUDE name [OBJECT o] [ID i] [LANGUAGE l] [PARAGRAPH p] [NEWPARAGRAPH np] /: NEW-PAGE [page_name] /: NEW-WINDOW /: PRINT-CONTROL name /: PROTECT : /: ENDPROTECT /: RESET paragraph_format /: SET COUNTRY country_key /: SET DATE MASK = date_mask 56 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

2 3 4

5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

575763 16 /: SET SIGN LEFT /: SET SIGN RIGHT 17 /: SET DATE MASK = time_mask 18 /: STYLE style /: STYLE * (Se * especificado, o sistema reverte para o estilo original) 19 /: SUMMING program_symbol INTO total_symbol 20 /: TOP : /: ENDTOP Exemplo da utilizao dos comandos de controle IF .. ENDIF, INCLUDE, ADDRESS.

Exemplo da utilizao dos comandos de controle POSITION, SIZE, BOX.

57 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

585863

Exemplo da utilizao dos comandos de controle PROTECT.. ENDPROTECT.

Chamando Subrotinas ABAP/4: Perform


possvel utilizar o comando PERFORM para chamar subrotinas (form) de qualquer programa. O comando PERFORM, como todos os comandos de controle, so executados quando um documento formatado para apresentao (display) ou impresso. A comunicao entre uma subrotina que chamada e o documento efetuada atravs de symbols cujos valores so atribudos na subrotina. Sintaxe: /: PERFORM <form> IN PROGRAM <prog> /: USING &INVAR1& /: USING &INVAR2& .... /: CHANGING &OUTVAR1& /: CHANGING &OUTVAR2& ... . /: ENDPERFORM INVAR1 e INVAR2 so variveis symbols e podem ser qualquer uma dos quatro tipos de symbols do SapScript. OUTVAR1 e OUTVAR2 so text symbols locais e devem ser string de caracteres. 58 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

595963

Varivel de Sistema
&SAPSCRIPT-FORMPAGE& - Define o nmero total de pginas de impresso dentro
de um layout set.

Para obter os Program Symbols disponveis, selecionar via menu, na edio de elemento de texto: Incluir / Smbolos / Smbolos de programa.

59 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

606063

Smbolos de Sistema
Os smbolos de sistema podem ser utilizados em todos os tipos de texto. O SapScript fornece os valores dos smbolos de sistema. Para obter os smbolos de sistema, selecionar via menu os passos apresentados abaixo.

Ser apresentado as opes de smbolos de sistema disponveis.

60 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

616163

Smbolos de Programa (Program Symbols)


A integrao do SapScript torna possvel conectar dados que esto armazenados em vrias aplicaes do sistema SAP para mdulos de texto. O SapScript no pode efetuar a leitura dos dados de sada da base de dados SAP diretamente. Ele tem que utilizar um outro programa para fazer isto (programa de impresso de sada). Os dados so copiados para work areas declaradas utilizando Tabelas. Se o SapScript for chamado pelo programa de impresso de sada para formar um texto, os dados so copiados destas work areas. Os Symbols que obtem os seus valores atravs desta rea de dados so chamados de program symbols. O nome de um program symbol consiste do nome da tabela e do nome do campo separado por um hfen. O SapScript responsvel por obter as informaes necessrias atravs das informaes do Dicionrio de Dados. SapScript utiliza o comando WRITE da linguagem de programao ABAP para gerar a sada dos program symbols.

Os mdulos de funo utilizados no SapScript:


OPEN_FORM CLOSE_FORM WRITE_FORM START_FORM END_FORM Abertura do formulrio de impresso Fechamento do formulrio de impresso Impresso de sada do elemento de texto de uma janela do formulrio Inicia um formulrio Finaliza um formulrio

Exemplo de CALL FUNCTION em um programa de sada de impresso.

61 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

626263

Modelo simples da utilizao dos mdulos de funes


No programa de impresso deve ser declarada a estrutura ITCPO - SAPscript sada interface. TABLES: ITCPO, LFA1. ITCPO-TDEST = HPLJ. ITCPO-TDCOPIES = 1. ITCPO-TDIMMED = X. "spool print parameters SAPscript Spool: dispositivo de sada Spool: nmero de impresses. IMPRIMIR: sada imediata

SELECT-OPTIONS CODIGO FOR LFA1-LIFNR. CALL FUNCTION 'OPEN_FORM' EXPORTING * APPLICATION = 'TX' * ARCHIVE_INDEX ='' * ARCHIVE_PARAMS ='' DEVICE = 'PRINTER' DIALOG = 'X' FORM = 'nome do formulrio' LANGUAGE = SY-LANGU OPTIONS = ITCPO * MAIL_SENDER ='' * MAIL_RECIPIENT ='' * MAIL_APPL_OBJECT = ' ' * RAW_DATA_INTERFACE = '*' * IMPORTING * LANGUAGE = * NEW_ARCHIVE_PARAMS = * RESULT = EXCEPTIONS CANCELED =1 DEVICE =2 FORM =3 OPTIONS =4 UNCLOSED =5 MAIL_OPTIONS =6 OTHERS = 7.

Parmetros mnimos para este mdulo de funo.

62 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

636363

SELECT * FROM LFA1 WHERE LIFNR IN CODIGO. CALL FUNCTION 'WRITE_FORM' EXPORTING ELEMENT = 'nome atribuido ao elemento de texto' * FUNCTION = 'SET' * TYPE = 'BODY' WINDOW = 'MAIN' * IMPORTING * PENDING_LINES = EXCEPTIONS ELEMENT FUNCTION TYPE

=1 =2 =3

UNOPENED =4 UNSTARTED =5 WINDOW =6 BAD_PAGEFORMAT_FOR_PRINT = 7 OTHERS = 8.

CALL FUNCTION 'END_FORM' * IMPORTING * RESULT = EXCEPTIONS UNOPENED =1 BAD_PAGEFORMAT_FOR_PRINT = 2 OTHERS = 3.

63 SAP R/3 verso 4.6b edio 1- Maro de 2007

Das könnte Ihnen auch gefallen