Sie sind auf Seite 1von 7

03/05/12

Perfis Bluetooth Wikipdia, a enciclopdia livre

Perfis Bluetooth
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Um Perfil Bluetooth uma especificao de interface para comunicaes entre dispositivos baseadas em Bluetooth. Para que seja utilizada a tecnologia Bluetooth, um dispositivo deve ser compatvel com a subnet de perfis Bluetooth necessrios para acessar os servios desejados. A maneira pela qual um dispositivo usa o Bluetooth vai depender das capacidades de seus perfis. Os perfis provem padres que os fabricantes devem seguir para permitir dispositivos a usarem o Bluetooth de uma maneira compatvel. Para realizar essa tarefa, cada perfil usa opes particulares e parmetros em cada nvel do protocolo. Esse artigo sumariza as definies atuais e possibilidades de cada perfil.

ndice
1 Listagem de perfis 2 Perfis de controle de mdia 2.1 General Audio/Video Distribution Profile (GAVDP) 2.2 Advanced Audio Distribution Profile (A2DP) 2.3 Audio/Video Remote Control Profile (AVRCP) 2.4 Video Distribution Profile (VDP) 2.5 Basic Imaging Profile (BIP) 2.6 Basic Printing Profile (BPP) 3 Perfis de controle de sistemas de comunicaes 3.1 Common ISDN Access Profile (CIP) 3.2 Device ID Profile (DID) 3.3 Cordless Telephony Profile (CTP) 3.4 Dial-up Networking Profile (DUN) 3.5 Fax Profile (FAX) 3.6 Hands-Free Profile (HFP) 3.7 Headset Profile (HSP) 3.8 Intercom Profile (ICP) 3.9 LAN Access Profile (LAP) 3.10 Personal Area Networking Profile (PAN) 4 Outros perfis 4.1 Generic Access Profile (GAP) 4.2 Generic Object Exchange Profile (GOEP) 4.3 File Transfer Profile (FTP) 4.4 Hard Copy Cable Replacement Profile (HCRP) 4.5 Object Push Profile (OPP) 4.6 Human Interface Device Profile (HID) 4.7 Phone Book Access Profile (PBAP) 4.8 Serial Port Profile (SPP) 4.9 Service Discovery Application Profile (SDAP)
pt.wikipedia.org/wiki/Perfis_Bluetooth 1/7

03/05/12

Perfis Bluetooth Wikipdia, a enciclopdia livre

4.10 SIM Access Profile (SAP, SIM) 4.11 Synchronisation Profile (SYNCH) 4.12 Wireless Application Protocol Bearer (WAPB)

Listagem de perfis
Os seguintes perfis foram definidos e adotados pela Bluetooth SIG:

Perfis de controle de mdia


General Audio/Video Distribution Profile (GAVDP)
(Perfil de distribuio generalizado de udio/vdeo) Fornece o suporte bsico para o A2DP e VDP.

Advanced Audio Distribution Profile (A2DP)


(Perfil de distribuio de udio avanada) Define como udio de alta qualidade (estreo ou mono) pode ser transferido em tempo real de um dispositivo para o outro sobre uma conexo Bluetooth. Por exemplo, msicas podem ser transferidas de um telefone celular para um fone de ouvido sem fio. Ele foi inicialmente usado em conjunto com um transmissor Bluetooth intermedirio que se conectava uma sada de udio padro e codificava o udio de entrada para um formado compatvel com Bluetooth, que era assim enviado por sinais sem fio para fones de ouvido Bluetooth que decodificavam e executavam o udio. Porm, vrios players portteis e telefones celulares no suportam nativamente o A2DP, enquanto vrios fones recentes Bluetooth 2.0 o suportam. Fones de ouvido Bluetooth, especialmente os modelos mais avanados, geralmente vem com um microfone e suportam os perfis Headset (HSP), Hands-Free (HFP) e Audio/Video Remote Control (AVRCP). O A2DP foi designado para transferir em tempo real udio estreo uni-direcional de dois canais, como msica de um MP3 player, para um fone de ouvido ou sistema de som de um automvel. Esse perfil depende do AVDTP e GAVDP e inclui suporte obrigatrio para o codec de baixa complexidade SBC e opcionalmente para MPEG-1 (usualmente inclui o MP3), MPEG-2, MPEG-4, AAC e ATRAC, e extensvel para suportar codecs definidos pelo fabricante. Vrios sistemas Bluetooth tambm implementaram o sistema de DRM SCMS-T (Serial Copy Management System). Nesses casos possvel conectar fones de ouvido Bluetooth A2DP para escutar udio de alta qualidade.

Audio/Video Remote Control Profile (AVRCP)


(Perfil de controle remoto de udio/vdeo) Designado para prover uma interface padro para controlar TVs, equipamentos de alta fidelidade, entre outros, permitindo o uso de um nico controle remoto (ou outro dispositivo) para controlar todos os equipamentos de udio/vdeo aos quais o usurio tenha acesso. Pode ser usado em conjunto com o A2DP ou VDP. H a possibilidade de designar extenses dependentes de fabricante. Adicionalmente, na verso 1.3 desta especificao, h a capacidade de transmitir informaes da fonte de msica (reproduzindo, parado, etc) incluindo informaes da mdia em si (artista, nome da faixa, lbum, etc).
pt.wikipedia.org/wiki/Perfis_Bluetooth 2/7

03/05/12

Perfis Bluetooth Wikipdia, a enciclopdia livre

Video Distribution Profile (VDP)


(Perfil de distribuio de vdeo) Permite o transporte em tempo real de vdeo. Ele pode ser usado, por exemplo, para transmisso de contedo de um vdeo gravado em um computador pessoal ou um computador media center para um player porttil, ou de uma cmera de vdeo digital para uma TV. Obrigatoriamente o perfil suporta a especificao H.263 e h suporte opcional coberto pela especificao para MPEG-4 Visual Simple Profile e os perfis 3 e 8 do H.263.

Basic Imaging Profile (BIP)


(Perfil de imagem bsico) Designado para enviar imagens entre dispositivos e inclui a habilidade de redimensionar e converter imagens automaticamente para torn-las compatveis com o dispositivo receptor. O pilha ("Stack") do sistema pode ser divida em pequenos perfis: Image Push: Permite o envio de imagens de um dispositivo que o usurio controla. Image Pull: Permite a explorao e recuperao de imagens de um dispositivo remoto. Advanced Image Printing (Impresso avanada de imagem): Imprime imagens com opes avanadas usando o formato DPOF desenvolvido pela Canon, Kodak, Fujifilm e Matsushita. Automatic Archive (Arquivamento automtico): Permite o backup automtico de novas imagens de um dispositivo-alvo. Por exemplo, um notebook pode fazer o download de todas as novas fotos de uma cmera sempre que ela se encontrar no alcance do rdio Bluetooth. Remote Camera (Cmera remota): Permite o inicializador a usar remotamente uma Cmera digital. Por exemplo, um usurio pode colocar uma cmera em um trip para uma foto em grupo e usar seu telefone celular para verificar se todos esto no alcance da lente e disparar a foto com o prprio usurio nela. Remote Display (Display remoto): Permite o inicializador a enviar imagens para serem exibidas em outro dispositivo. Por exemplo, um usurio poderia fazer uma apresentao enviando os slides para um projetor de vdeo ativado por Bluetooth.

Basic Printing Profile (BPP)


(Perfil bsico de impresso) Permite aos dispositivos enviar textos, e-mails, vCards ou outros itens para impressoras baseadas em tarefas de impresso. Ele difere do HCRP por no haver dependncia de drivers especficos de impressoras. Isso o torna mais acessvel e flexvel para dispositivos como telefones celulares ou cmeras digitais que no podem ser facilmente atualizados com drivers dependentes de fabricantes de impressoras.

Perfis de controle de sistemas de comunicaes


Common ISDN Access Profile (CIP)
(Perfil comum de acesso ISDN) Prov acesso irrestrito aos servios que a tecnologia ISDN oferece.

Device ID Profile (DID)


pt.wikipedia.org/wiki/Perfis_Bluetooth 3/7

03/05/12

Perfis Bluetooth Wikipdia, a enciclopdia livre

(Perfil de identificao de dispositivo) Permite um dispositivo ser identificado alm das limitaes de classe de dispositivos j disponveis no Bluetooth. Ele ativa a identificao do fabricante, identificao de produto (Device ID) e sua respectiva verso, alm da verso de produto. Isso til, por exemplo, para um computador reconhecer a conexo de um dispositivo novo e fazer o download dos drivers necessrios. O perfil habilita aplicaes similares aquelas usadas pela especificao Plug-and-play nos computadores pessoais.

Cordless Telephony Profile (CTP)


(Perfil de telefone sem fio) Desenvolvido para telefones sem fio que utilizam Bluetooth. Um uso possvel seria em telefones celulares que podem usar um gateway Bluetooth CTP conectado uma linha de telefone fixo quando em casa. Assim, logo que o telefone sasse do alcance do rdio residencial, o telefone automaticamente alternaria para a rede celular.

Dial-up Networking Profile (DUN)


(Perfil de rede dial-up) Prov um padro para o acesso internet e outros servios dial-up sobre Bluetooth. O cenrio mais comum o acesso internet por um notebook discando para um provedor de acesso por telefone celular, sem fio. Ele baseado no Serial Port Profile (SPP), e prov uma converso relativamente fcil de produtos existentes, atravs das vrias caractersticas que tem em comum com os protocolos seriais com fio para as mesmas tarefas.

Fax Profile (FAX)


(Perfil de Fax) Desenvolvido para prover uma interface bem definida entre um telefone celular ou linha de telefone fixo e um computador com um software de fax instalado. Deve orbigatoriamente haver o suporte para as especificaes de comandos AT ITU T.31 e/ou ITU T.32 como definidas pela ITU-T. Chamadas de voz ou dados no so cobertas por esse perfil.

Hands-Free Profile (HFP)


(Perfil de handsfree) Atualmente na verso 1.5, comumente usado para permitir que kits automotivos de handsfree possam se comunicar com telefones celulares no alcance do carro. Ele usa SCO (Synchronous Connection Oriented Link) para carregar um canal de udio mono com modulao slop delta contnua ou modulao de pulsocdigo. Em 2002, o primeiro fabricante de veculos a integrar o Bluetooth em um veculo foi a Audi com o modelo Audi A8, habilitando o passageiro a usar seu telefone celular conectado sem fios ao carro. No ano seguinte, Chrysler e Acura introduziram a interao da tecnologia Bluetooth em seus veculos com o sistema de udio como um recurso padro (A Acura, na terceira gerao Acura TL, em um sistema intitulado como HandsFree Link (HFL)). Mais tarde, a BMW adicionou o mesmo como uma opo para as sries 1 Series, 3 Series, 5 Series, 7 Series e X5 de seus veculos. Desde ento, outros fabricantes seguiram o desenvolvimento da tecnologia e incluram a mesma em vrios veculos, como a Toyota com seus modelos Toyota Prius (Desde 2004), Toyota Camry (Desde 2007), Infinity G35 e o Lexus LS 430 (Desde 2004). O kit automotivo permite aos usurios conectaram seus telefones ativados por Bluetooth e usar suas funes, como efetuar, atender e desligar ligaes, com o telefone no bolso ou fora do alcance das mos do usurio. Companhias como Nokia, Johnson Controls, Raytel, Parrot e Motorola produzem kits handsfree automotivos para grandes fabricantes de veculos.

Headset Profile (HSP)


pt.wikipedia.org/wiki/Perfis_Bluetooth 4/7

03/05/12

Perfis Bluetooth Wikipdia, a enciclopdia livre

(Perfil de headset) um dos perfis mais comumente utilizados da tecnologia, provendo suporte para os headsets e fones de ouvido Bluetooth para serem utilizados com telefones celulares. dependente do SCO para codificao de udio 64kbits/s CVSD ou PCM e contm um subconjunto de comandos AT da GSM 07.07 para controle mnimo do sistema, incluindo a habilidade para discar, atender ou desligar uma chamada e ajustar o volume.

Intercom Profile (ICP)


(Perfil de interfone) Geralmente referido como Perfil de walkie-talkie (walkie-talkie profile), outra especificao baseada na especificao de protocolo de controle de telefone (Telephone Control protocol Specification, TCS), dependente tambm do SCO para tramisso de udio. proposto para permitir chamadas de voz entre dois aparelhos Bluetooth compatveis.

LAN Access Profile (LAP)


(Perfil de acesso LAN) O perfil de acesso LAN habilita um dispositivo Bluetooth a acessar uma rede LAN, WAN ou Internet por outro dispositivo que tem acesso fsico conexo da rede. Ele usa PPP sobre RFCOMM para estabelecer conexes. A especificao LAP tambm usada para permitir que o dispositivo acesse redes Bluetooth adhoc. Esse perfil foi substitudo pelo perfil PAN na especificao Bluetooth.

Personal Area Networking Profile (PAN)


(Perfil de rea de rede pessoal) Permite o uso do protocolo de encapuslamento de rede Bluetooth (Bluetooth Network Escapsulation Protocol) na camada 3 para transporte de informaes sobre um link Bluetooth. Funciona de maneira semelhante ao LAN Access Profile, permitindo que dispositivos se unam e formem uma rede pessoal onde cada um pode usar os servios disponveis nela.

Outros perfis
Generic Access Profile (GAP)
(Perfil de acesso genrico) Prov a base para todos os outros perfis da tecnologia.

Generic Object Exchange Profile (GOEP)


(Perfil genrico de trocas de objeto) Prov a base para todos os perfis de troca de dados. Baseado no OBEX (OBject EXchange Profile).

File Transfer Profile (FTP)


(Perfil de transferncia de arquivos) Prov acesso ao sistema de arquivos do outro dispositivo. Isso inclui o suporte para transferir informaes e listagem de arquivos, trocar para diferentes pastas, transferir, enviar e excluir arquivos. O perfil usa OBEX como um transporte e baseado no GOEP.
pt.wikipedia.org/wiki/Perfis_Bluetooth 5/7

03/05/12

Perfis Bluetooth Wikipdia, a enciclopdia livre

Hard Copy Cable Replacement Profile (HCRP)


(Perfil de substituio de cpia por cabos rgidos) Prov uma simples alternativa sem-fio para a conexo via cabo entre um dispositivo e uma impressora. Porm, essa especificao no tem um padro definido entre a comunicao atual entre a impressora e o dispositivo, por esse motivo drivers so requeridos para o modelo especfico de impressora. Isso torna o perfil menos flexvel para dispositivos como cmeras digitais e palmtops, visto que atualizaes de software podem ser potencialmente problemticas.

Object Push Profile (OPP)


(Perfil de envio de objetos) Um perfil bsico para envio de "objetos", tais como imagens, cartes de visita ou detalhes de compromissos. O OPP utiliza a API do perfil OBEX com os comandos connect (conectar), disconnect (desconectar), put (colocar), get (pegar, transferir) e abort (abortar, cancelar). Por usar essas APIs a camada do OPP reside sobre o OBEX e por este motivo segue as mesmas especificaes.

Human Interface Device Profile (HID)


(Perfil de dispositivos de interface humana) O perfil prov suporte para dispositivos como mouses, joysticks e teclado, assim como suporte para simples botes e/ou indicadores em outros tipos de dispositivos. O perfil foi designado para prover um link de baixa latncia e potncia, com baixo consumo de energia. O Bluetooth HID funciona de maneira semelhante que o protocolo de Dispositivos de Interface Humana definido para o padro USB. O uso do protocolo HID simplifica a implementao no host (por exemplo, suporte pelo sistema operacional habilitando o re-uso de parte do suporte existente para o HID USB para tambm suportar o protocolo HID do Bluetooth. Pode-se citar como exemplos prticos de dispositivos que usam o protocolo os mouses pticos Bluetooth, controles do PlayStation 3 ou o Wii remote.

Phone Book Access Profile (PBAP)


(Perfil de acesso agenda telefnica) Esse perfil permite a troca de objetos da agenda telefnica entre dispositivos. muito usado entre um kit automotivo e um telefone celular para permitir que o sistema do carro possa mostrar o nome de uma pessoa ligando.

Serial Port Profile (SPP)


(Perfil de porta serial) Baseado na especificao ETSI TS 07.10 e usando o protocolo RFCOMM, emula um cabo serial para prover uma simples implementao sem fio para as conexes seriais RS-232 existentes e seus aplicativos, incluindo um controle familiar de sinais. Prov tambm o bsico para os perfis DUN, FAX, HSP e AVRCP.

Service Discovery Application Profile (SDAP)


(Perfil de servio de descoberta de aplicaes) O SDAP descreve como um aplicativo deve usar o SDP para descobrir servios em um dispositivo remoto. Assim, um aplicativo pode ser habilitado para descobrir quais servios Bluetooth esto disponveis em um dispositivo ao qual ele se conecta.
pt.wikipedia.org/wiki/Perfis_Bluetooth 6/7

03/05/12

Perfis Bluetooth Wikipdia, a enciclopdia livre

SIM Access Profile (SAP, SIM)


(Perfil de acesso ao SIM) Permite que dispositivos, como telefones automotivos com receptores GSM embutidos, se conectem a um carto SIM em um telefone ativado por Bluetooth.

Synchronisation Profile (SYNCH)


(Perfil de sincronizao) Permite a sincronizao de itens de gerenciadores de informaes pessoais. tambm referido como IrMC visto que esse perfil originalmente fazia parte das especificaes da tecnologia IrDA, sendo ento adotado pela Bluetooth SIG como um perfil principal da tecnologia Bluetooth.

Wireless Application Protocol Bearer (WAPB)


Esse perfil carrega as aplicaes de protocolo wireless sobre PPP via Bluetooth. Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Perfis_Bluetooth&oldid=25184548" Categoria: Bluetooth Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 21h03min de 9 de maio de 2011. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/Perfis_Bluetooth

7/7

Das könnte Ihnen auch gefallen