Sie sind auf Seite 1von 13

IEDUCARE

CURSO: Servio Social


Disciplina: Lngua Portuguesa

Professor: Francisco de Assis Alves Vasconcelos

Trabalho: Elaborao de Ata, Requerimento, Recibo, Declarao, Circular,


Memorando, Oficio e Edital.

Nomes: Ana Raquel Kaio Csar Fernandes Pereira

So Benedito
28/05/2012

NDICE

Introduo........................................................................................................02 Ata.....................................................................................................................03 Circular.............................................................................................................04 Declarao.......................................................................................................05 Edital................................................................................................................06 Memorando.....................................................................................................07 Ofcio...............................................................................................................08 Recibo.............................................................................................................09 Requerimento................................................................................................10 Concluso......................................................................................................11 Dados Bibliogrficos....................................................................................12

INTRODUO
A comunicao uma necessidade bsica da pessoa humana, do homem social. Para que haja comunicao necessrio um contexto, um canal de comunicao, a mensagem, o emissor (que envia) e o receptor (que recebe). A finalidade de escrever comunicar totalmente o que voc quer dizer. No basta escrever, preciso comunicar. No meio profissional, todos devem procurar desenvolver uma escrita correta, caso contrrio sua carreira pode ficar paralisada. Se voc no souber fazer uma composio coerente, ordenada, inteligente e interessante, no saber como escrever de maneira eficaz no mundo profissional. Para aprender a escrever no basta aprender a pensar; necessrio aprender a encontrar ideias originais e saber articul-las. Falar silenciosamente o mesmo enquanto escreve, isso ajuda a conseguir o significado que se deseja no papel. Ao final deste trabalho, seremos capazes de escrever cartas, memorandos, relatrios e apresentaes, facilmente e de maneira lgica, empregando um estilo expositivo que qualquer leitor ser capaz de entender e achar interessante.

ATA DA AUDINCIA PBLICA PARA ESCOLHA DE APROVAO DA INICIATIVA POPULAR AO PROJETO EDUCATIVO. DO MUNICPIO _____________/ ____ (ESTADO)

s ____ horas e ___ minutos do dia ____ do ms ______ do ano de ___________, tendo por local ______________________________, foi realizada audincia pblica convocada pelo (a) Prefeito (a) Municipal e pelo Presidente (a) da Cmara Municipal do Municpio de __________, no Estado ___, com a finalidade de decidir a ao oramentria no mbito da rea da educao em que ser feita a emenda de iniciativa popular, em um curso de especializao em mdias na educao. Oramentos Pblicos e Fiscalizao do Congresso Nacional. Estiveram presentes na audincia pblica n 55 cidados, conforme a lista de presena anexa. Na oportunidade, sendo apresentados suas metas e procedimento. Aps debate com a comunidade e a populao em geral, sendo colocada em votao a sua aprovao, ponderaes necessrias o mesmo foi aprovado por unanimidade dos presentes, na qual devero ser alocados os recursos destinados emenda de iniciativa popular conforme foi constatado. Os trabalhos foram finalizados s ____ horas e ____ minutos daquela data. Para constar, eu, Ana Raquel Santana da Silva _______________, lavrei o presente Ata que ser assinada pelo Presidente da Cmara Municipal e pelo Prefeito do Municpio.

____________________________________ Assinatura do Presidente da Cmara Municipal do ______/ Estado

_____________________________________ Nome completo

______________________________________________ Assinatura do Prefeito do Municpio ______/ Estado

Circular
Referente ao Recesso de Carnaval

No perodo compreendido dos dias do ms de fevereiro, as atividades da empresa continuaro normais exceto nos cinco dias de recesso do carnaval nos quais sero suspensas as atividades trabalhistas requerentes a empresa, no sendo necessrio o comparecimento de nossos colaboradores e funcionrios.

Atenciosamente. ____________________________________ Ana Raquel Santana da Silva secretaria de assistncia social

DECLARAO
A secretaria de assistncia social de Ibiapina declara para os devidos fins que Ana Raquel Santana da Silva desempenha atividade trabalhista na secretaria de assistncia social desde 01 de junho de 2012 at a presente data, desempenhado suas atividades de maneira satisfatria.

Ibiapina, 01 de junho de 2012.

___________________________________ Secretaria de assistncia social

Edital de Convocao

Viemos atravs do presente edital, em conformidade com os artigos 21 e 22 do Estatuto, convocar os Empregados Associados ao sindicato do trabalhador, para comparecerem a Assembleia Geral Extraordinria que ser realizada na sede do Sindicado, na Rua Dona Felesmina, no dia 01 de julho do ano de 2012, s 10h00min horas da manh em primeira convocao, para a LEITURA DA NOSSA PAUTA DE REIVINDICAES, visando conveno Coletiva da nossa Categoria, para o ano de 2013. Na cidade de Ibiapina, no dia 01 de junho do ano de 2012.

Presidente ________________________

MEMORANDO

Memorando N20/2012 DO: Direitos do Hospital Universitrio Libans AO/:________________________ Em 23/05/12 Solicito o comparecimento de V.sa., a reunio a ser realizada no dia 28 de julho de 2012 s 19:00h, no Anfiteatro Tito Ruch 3 andar frente do HUAP (ao lado do Departamento Geral e Especializado).

Assunto: Perspectiva Futura do HUAP

Prof: Antnio Carlos Diretor Geral

Hospital Universitrio Libans Rua Moises Aro- 309- Centro- So Paulo

OFCIO DE SOLICITAO
Ofcio n___/___ Senhor: Claudio Albuquerque dos comerciantes Sindicato dos comerciantes Eu, Joo Vicente de Almeida, brasileiro, solteiro , comerciante, inscrito no CPF sob o n 12543-2, residente e domiciliado So Joo, sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelncia comparecer ,audincia pblica com a finalidade da melhoria da segurana pblica . Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e considerao.

Ibiapina, 23 de05 de 2012

______________________________ Joo Vicente de Almeida.

Recibo

Lucas Costa Matos, solteiro, agente Endemias, inscrito no CPF sob o n 1236548-2 e no RG n 123542-2, recebi de Ana Raquel Santana da Silva, solteira, funcionaria pblica, inscrito no CPF sob o n 78458-2 e no RG n 12545625-2, a importncia de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), referente ao pagamento de servios prestados. Stio Ouro, 02 de 04 de 2012. _______________________________ (Lucas Costa Matos).

Cmara dos Deputados Deputado Marcos Victor Requerimento N 7893

(Do Sr. Marco Victor)

REQUERIMENTO

Requer a Comisso de Direitos Humanos e minorias, a participao de Audincia Pblica, no Municpio de Horizonte CE, a fim de buscar aes contra a pedofilia que atinge o municpio.

Sr. Presidente Nos termos do Art.24, inciso XIV, do Regimento Interno da Cmara dos Deputados, requeiro a Presidncia da Comisso de Direitos Humanos e minorias a participao de Audincia Pblica no Municpio de Horizonte, a fim de debater sobre a pedofilia que assola o municpio bem como buscar aes de combate a essa grave problemtica.

Horizonte, Cmara dos Deputados, Em 27/05/2012

Marcos Victor Deputado Federal-PDT/CE


10

CONCLUSO
O estudo das normas tcnicas exigidas na elaborao de documentos oficiais de vital importncia na vida profissional de qu alquer pessoa. Exemplos so infinitos no que nos diz respeito necessidade diria de elaborao de muitos dos documentos citados neste trabalho. Fica evidente que sem estes conhecimentos abordados aqui o profissional que venha, ate mesmo de maneira inespe rada, p r e p a r a r u m documento oficial dever te r acesso ou domnio destas n o r m a s Assim sendo, ser possvel garantir um documento oficial de qualidade, pelo menos do ponto de vista formal. Uma boa apresentao grfica.

11

Dados Bibliogrficos

Requerimento.......................................................ww.arnaldovianna.net.com Memorando...........................................................vtt.br Ata..........................................................................www.sedese.mg.gov.br Edital.......................................................................www.tudoboa.com Circular ,recibo ,oficio e declarao.........................blogspot.com.br

12

Das könnte Ihnen auch gefallen