Sie sind auf Seite 1von 17

4

passos para uma Gesto Financeira Eficiente


Saiba como melhorar a gesto financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle

Ciclo Financeiro

Introduo

Uma boa gesto financeira um dos fatores mais bsicos para que uma empresa alcance o sucesso. Entretanto, a gesto financeira deve estar alinhada aos propsitos e objetivos da empresa e sua prpria razo de existir. O sucesso de uma empresa quase sempre est relacionado a gerao de riqueza, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para os scios, investidores e funcionrios.

Voc j deve ter se perguntado:


Quanto de lucro ou prejuzo obtive este ms? Quais so as minhas maiores despesas? Qual produto ou servio est vendendo mais? Ser possvel pagar os fornecedores este ms? Estou utilizando o capital de giro da melhor forma possvel? Quanto j est comprometido para pagar as dvidas? Quanto irei receber de clientes que compraram parcelado? Alm de criar e comercializar produtos e servios inovadores e possuir um processo de produo ou uma metodologia de execuo dos seus servios, uma empresa precisa ter uma boa gesto financeira. Para isso criamos o ciclo financeiro Granatum

Planejar

Controlar

Ciclo Financeiro

Agir

Verificar

Controlar
Voc precisa de disciplina para registrar todas as vezes que o dinheiro entra e sai do seu caixa. Esta uma etapa que requer muita disciplina e dedicao. Alm das informaes bsicas, como data, valor e descrio, voc tambm precisa categorizar e agrupar suas despesas e receitas em centros de custo para saber certinho para onde elas vo e de onde elas vem.

Muitos empresrios alegam que no praticam o controle financeiro porque:


D um trabalho danado! Pode dar, mas ao conhecer algumas formas de controlar as finanas da empresa e depois de tornar isso uma rotina, possvel reduzir a trabalheira e ainda gostar do que estar sendo feito, afinal o conhecimento sobre o negcio estar aumentando. difcil. Pode ser, mas apenas no comeo, pois ser uma novidade para quem nunca fez. E sempre que mudamos algo em nossas vidas precisamos ter persistncia para que isso seja incorporado em nossas aes do dia-a-dia. No sabe como fazer. Em parte isto verdade, mas s at o momento em que descobrir uma maneira de fazer. Para isso, preciso buscar informaes, aprender e aplicar na empresa. Isso nunca faz com que se ganhe mais dinheiro. Mas ajuda a no perder dinheiro. preciso saber usar os controles para ganhar mais dinheiro, ou no permitir a sua perda. Os controles na empresa servem justamente para que se saiba mais a respeito do que vem acontecendo e com isso resolver problemas ou melhorar ainda mais, se estiver tudo bem. Isso domnio.

Voc precisa adquirir o hbito de fazer o registro das movimentaes financeiras, presentes ou futuras, no momento em que elas acontecerem.
Contas a pagar, como as que foram pagas com carto de crdito ou com duplicatas, e as contas a receber, como mensalidades, carns ou parcelamentos, tambm devem ser registradas com a data que iro ser efetivadas e devidamente classificadas. Aproveite o momento do registro de depesas e receitas para aprender sobre o seu dinheiro: nessa hora que voc pode decobrir novas categorias ou alterar os nomes e formas de agrupamento das categorias j definidas. Classificar cada movimentao financeira a partir de categorias e centros de custo/lucro uma forma de agrupar despesas e receitas de uma mesma famlia, departamento ou grupo, para simplificar o entendimento do fluxo de caixa da empresa. A funcionalidade ideal do Granatum para cumprir esta etapa do ciclo a de Lanamentos de Receitas e Despesas.

Verificar
Observe e entenda o comportamento do dinheiro na sua empresa. Fazer a anlise das finanas da sua empresa fundamental para saber se ela est operando com lucro ou prejuizo. A etapa de verificao sinaliza empresa qual o tipo de lucro que ela est obtendo, quais produtos ou servios esto contribuindo para o lucro ou prejuzo e qual a participao efetiva de cada investimento no crescimento e desenvolvimento do negcio.

Um fato importante e muitas vezes ignorado por gestores que mesmo quando sua empresa obtm lucro necessrio saber se o lucro obtido est dentro da mdia do mercado.
Voc precisa acompanhar de perto cada receita e despesa, quais so as fontes e origens das movimentaes e criar relatrios para facilitar a compreenso atravs de uma ferramenta grfica de gesto.

Depois de acompanhar de perto cada receita e despesa, voc precisa entender o comportamento do dinheiro na sua empresa.
Faa uma anlise dos grficos em pizza de despesas x categorias, receitas x categorias, despesas x centros de custo e receitas x centros de lucro para ver com o qu (categoria) e onde (centros de custo/lucro) voc gastou e ganhou mais dinheiro. Veja tambm se voc obteve lucro ou prejuzo durante o ms atravs do grfico de linhas de receitas x depesas.

Dica: permita que o seu contador acesse o relatrio analtico, pois os dados contidos nele so exatamente o que ele precisa para fazer a contabilidade da sua empresa.
Os relatrios do Granatum so ideais para cumprir a etapa de verificao do ciclo. Saiba como funcionam nossos relatrios.

Agir Controlar
Agora disciplina para registrar todas a vezes que o Voc precisa deque voc j controla e conheceas dinmica do dinheiro na sua empresa, estsai do seu caixa. dinheiro entra e na hora de agir. Esta uma etapa que requer muita disciplina e dedicao. Alm das informaes bsicas, como atitude para obter resultados Voc precisar tomar uma data, valor e descrio, voc tambm precisa categorizar e agruparobjetivos da sua e receitas diferentes e alcanar os suas despesas empresa. em centrosQuando voc tem informaes sobre suas receitas e de custo/lucro para saber certinho para onde ele vai e de onde ele vem. despesas mais fcil tomar medidas para otimizar sua empresa.

Em relao as depesas, a regra simples: reduza as despesas boas, corte as despesas ruins e previna despesas eventuais.
Despesas Boas So aquelas que so necessrias e que esto relacionadas ao sucesso da sua empresa. Alguns exemplos de despesas boas so: treinamentos, publicidade, troca de equipamentos, pagamento de funcionrios, telefone e internet. Voc precisa trabalhar para reduzir o mximo possvel esse tipo de despesa. Despesas Ruins Despesas ruins so aquelas que prejudicam a sua empresa e que voc precisa eliminar o mais rpido possvel. Alguns exemplos de despesas ruins: horas extras, compra de materiais e equipamentos desnecessrios e gastos com estoque. Despesas Eventuais Despesas eventuais so aquelas que j existem e podem aparecer a qualquer momento. Por exemplo, a manuteno de um equipamento ou da infra-estrutura da sua empresa, os encargos sociais de um funcionrio que saiu da empresa, o pagamento de frias e 13 dos funcionrios. Para essas despesas voc precisa fazer uma reserva, guardando dinheiro ms a ms.

Em relao as receitas, voc pode tomar decises como escolher um servio ou produto que voc precisa anunciar mais, ou aumentar o estoque, ou alterar o preo ou mesmo parar de oferecer ou produzir. Para isso, compare a receita obtida com um produto com os gastos e custos necessrios para produz-lo.
Caso a empresa obtenha lucro no fim do ms, voc deve investir esse dinheiro. Voc precisa considerar trs caractersticas bsicas para escolher um investimento: segurana, rentabilidade e liquidez. Para saber mais sobre investimentos, procure um banco, uma corretora de valores ou um consultor de valores.

Planejar Controlar
Voc O planejamento umpara registrar todas as vezes que o precisa de disciplina processo pelo qual definimos uma estratgia, um caminho, um conjunto de aes que dinheiro entra e sai do seu caixa. devemos executar disciplina e dedicao. Alm Esta uma etapa que requer muita e um conjunto de metas que queremos atingir num futuro prximo. das informaes bsicas, como data, valor e descrio, voc Esta uma etapa que requer muita disciplina e dedicao. Alm tambm precisa categorizar e agrupar suas despesas e receitas emdas informaes bsicas, como data, valor e descrio, voc centros de custo/lucro para saber certinho para onde ele vai tambm precisa categorizar e agrupar suas despesas eele vem. e de onde receitas em centros de custo/lucro para saber certinho para onde ele vai e de onde ele vem.

Agora que as finanas da sua empresa esto sob controle, voc precisa agir ativamente planejando o prximo ms do seu dinheiro.

Escolha as categorias e centros de custo mais significativos para sua empresa e estabelea metas mensais de quanto voc quer gastar ou ganhar em cada. Esse ser o oramento da sua empresa.
Desta forma voc vai saber, antecipadamente, quanto est planejado para ser gasto e quanto est planejado para ser recebido. Voc saber, com uma preciso muito boa, se voc obter lucro ou prejuzo antes do prximo ms comear. Depois de fazer o planejamento, voc poder acompanhar o atingimento das suas metas enquanto faz o controle das suas receitas e despesas. Verifique no final de cada ms se voc conseguiu atingir as metas planejadas e faa uma reflexo sobre os resultados obtidos. Voc pode tambm replanejar ou criar novas metas no momento em que voc agir para colocar suas finanas no caminho certo.

Voc pode iniciar o ciclo a partir de qualquer uma das etapas, entretanto o mais importante : melhore continuamente sua gesto financeira. Quanto mais voltas voc der nesse ciclo, mais eficiente ser sua gesto financeira.
A ferramenta de metas mensais do Granatum ideal para cumprir esta etapa do ciclo.

Obrigado
Este ciclo financeiro foi criado para voc ter uma boa gesto financeira na sua empresa. O Granatum possui todas as caractersticas necessrias para cumprir um ciclo financeiro e ajudar voc a alcanar uma gesto financeira eficiente. So 4 etapas essenciais que representam tudo que voc precisa para colocar ordem nas finanas da sua empresa.

Ciclo Financeiro

Material criado pelo: Granatum - Controle Financeiro Online Acesse: www.granatum.com.br e experimente 15 dias grtis

Das könnte Ihnen auch gefallen