Sie sind auf Seite 1von 21

IESE

INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIAIS E ECONMICOS

II CONFERENCIA DO IESE, DINMICAS DA POBREZA E PADRES DE ACUMULAO EM MOAMBIQUE, Maputo, 22 a 23 de Abril de 2009

Por que Moambique pobre?. Uma anlise do discurso de Armando Guebuza sobre a pobreza

Srgio Chichava

Resumo
A pobreza e a luta contra a pobreza so temas em voga nos meios polticos e nas instituies financeiras internacionais. Todos dizem-se empenhados em combater a pobreza, que ainda atinge uma parte importante da humanidade. Sendo Moambique um pas extremamente pobre e dependente da ajuda internacional, bvio que este tema tambm esteja na moda e constitua, pelo menos oficialmente, prioridade dos polticos e da sociedade no seu todo. Armando Guebuza, actual presidente de Moambique, no se tem fartado de dizer que o combate pobreza um desgnio nacional, e que constitui o objectivo primrio do seu mandato. Neste sentido, este artigo procura compreender como a questo da pobreza aparece e interpretada no discurso de Armando Guebuza. Palavras-Chaves: pobreza, luta contra a pobreza, discurso poltico, Armando Guebuza, Moambique.

Breve apresentao do autor: Srgio Chichava Doutor em Cincias Polticas Investigador no Instituto de Estudos sociais e econmicos (IESE) Docente na Universidade Eduardo Mondlane

Introduo
A extraordinria reduo da pobreza em algumas partes do globo nas ltimas dcadas, em especial na sia, sobretudo na China, capturou nossa imaginao: quem sabe no poderamos viver num mundo em que ningum mais sofre com a pobreza ainda nas prximas dcadas, fazendo da pobreza apenas mais um dos captulos na nossa evoluo histrica? Governos, acadmicos, instituies financeiras e de desenvolvimento, todos esto empenhados na luta contra a pobreza. Embora considere-se 1990 como o ano em que a luta contra a pobreza passou a figurar como uma misso prioritria pelas instituies internacionais, nomeadamente o Banco Mundial (BM), que dedicou a edio daquele ano do World development report pobreza, a luta contra a pobreza um tema j recorrente desde os anos 1970. Pode-se citar aqui o famoso discurso de Robert S. McNamara, ento presidente do BM, pronunciado em Nairobi em 1973, no qual para alm de ter introduzido o conceito de pobreza absoluta, afirmava que a erradicao da pobreza at ao final do seculo XX, devia ser um dos grandes desafios da humanidade (Deaton, 2008:15). A Conferncia Mundial sobre Desenvolvimento Social, realizada em Copenhaga em Maro de 1995, outro dos grandes marcos na preocupao cada vez maior com a pobreza e o seu combate. A adopo dos Objectivos do Desenvolvimento do Milnio (ODM) em 2000 por um conjunto de 189 pases outro marco neste movimento mundial (Sindzingre, 2006:10-11)1. Enfim, pode-se tambm citar o relatrio do Banco Mundial sobre o desenvolvimento de 20002001, intitulado Atacking poverty, onde esta instituio declarava que a erradicao da pobreza era doravante a sua razo de existncia, como um dos indicadores da mudana por parte destas instituies. Para tal, o BM e o FMI passaram a condicionar a assistncia ao desenvolvimento (alivio da dvida, acesso a emprstimos concessionais) elaborao de um plano de aco contra a pobreza (Poverty Reduction Strategy Papers) (Ibid)2.

Entre outros, os ODM preconizam a reduo da pobreza extrema a nvel mundial entre 1990 e 2015, para metade bem como a partir de 1995 ter todas as crianas do mundo escolarizadas at 2015. 2 Respondendo a esta exigncia, Moambique elaborou, em 2000, o seu primeiro plano de aco contra a pobreza, chamado localmente de Plano de Aco para a Reduo da Pobreza Absoluta (PARPA), e correspondente ao perodo 2001-2005. Este programa, conhecido por PARPA I, tinha como objectivo reduzir a pobreza absoluta, estimada em 70% em 1997, para menos de 60% em 2005, e para menos de 50% no final da dcada 2000. De acordo com os critrios usados oficialmente para definir e medir a pobreza absoluta, pode-se dizer que um dos objectivos foi cumprido, porque, de acordos com dados oficiais, nesse perodo o nmero de pessoas vivendo na pobreza absoluta reduziu para 54%. Igualmente, em 2001 o pas beneficiou de um importante alvio de divida. O PARPA I foi substitudo por um outro, o PARPA II, que cobre o perodo 2006-2009 e visa passar dos actuais 54% pobres absolutos para 45% em 2009, ou seja, no final do mandato do actual governo.
1

Sendo Moambique, de acordo com os dados do PNUD, um dos pases menos desenvolvidos do mundo (ocupando, em 2007, a 1723 posio numa lista de 177 pases no que diz respeito ao ndice de Desenvolvimento Humano4, e com 54% da sua populao a viver com menos de um dlar por dia) e dependente de doadores (cerca de 53% de acordo com o Oramento de 2009), bvio que este tema, semelhana do que acontece em todos os pases pobres, tambm constitua, pelo menos oficialmente, prioridade por parte das elites polticas locais, dos acadmicos e da sociedade civil em geral. Neste artigo, no se discutem as diversas estratgias existentes para se combater a pobreza em Moambique, o seu impacto social, ou ainda os debates acerca da conceptualizao do fenmeno da pobreza; a quem interessar, a literatura sobre todos estes assuntos vasta (Stewart:2007; Hagenaars:1986). Ao longo do texto, o que se procura compreender o discurso e a percepo dos polticos em torno desta problemtica. No caso, parte-se do pressuposto que a percepo de um determinado fenmeno social, de seus contornos e causas, neste caso da pobreza, determina a (s) maneira (s) de combat-lo. Fundado nesta premissa epistemolgica, este artigo pretende analisar o discurso poltico sobre a pobreza de Armando Guebuza, presidente de Moambique desde 2005. A escolha do discurso de Guebuza no significa que o tema da pobreza tenha comeado a ser abordado apenas por ele, mas ao facto de ser ele o actual presidente do pas e predominar na cena poltica nacional, e, igualmente, por ser um discurso, na sua grande parte, radicalmente diferente dos seus predecessores.
Moambique, Relatrio Nacional do Desenvolvimento Humano 2007, PNUD 2007, p. 7. H divergncias entre estes dados e os dados constantes no stio da internet referentes s estatsticas do PNUD, onde o ndice de Desenvolvimento Humano de Moambique em 2006 est em 0,384 e a esperana de vida em 42.8 anos. Ver Human Development Reports, http://hdrstats.undp.org/countries/data_sheets/cty_ds_MOZ.html, consultado a 13 de Novembro de 2007; Global Human Development Report 2007/2008, p. 237, http://hdr.undp.org/en/media/hdr_20072008_en_complete.pdf, consultado a 27 Novembro 2007. Sobre tais discrepncias, o jornalista Toms Vieira Mrio, editor executivo do Relatrio Nacional de 2007, escreveu um artigo no semanrio Savana de 7 de Dezembro de 2007, no qual levanta duas hipteses para estas diferenas: 1) diferentes fontes utilizadas; 2) diferentes projeces de populao utilizadas. Segundo Vieira Mrio, o Global Human Development Report vale-se de dados estatsticos obtidos junto s instituies das Naes Unidas, no se fiando nos dados do Instituto Nacional de Estatstica (INE), os quais so, no entanto, utilizados pelo Relatrio Nacional. Ademais, as projeces de populao daquele tambm baseiam-se em dados das Naes Unidas, os quais divergem dos dados do INE, projectando um pas mais populoso, e, portanto, com mais pessoas a dividir a riqueza nacional do que de acordo com os ltimos dados obtidos pelo INE. Para mais detalhes ver, CEDE, AfriMAP, OSISA, Democracia e Participao Politica em Moambique, (no prelo). 4 O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH, ou Human Development Index, HDI), juntamente com uma srie de outros ndices, foi introduzido pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 1990, com o objectivo de melhorar a avaliao dos progressos obtidos pelos pases no seu processo de desenvolvimento. O IDH procura medir se os habitantes de determinado pas: 1) vivem uma vida longa e saudvel (esperana de vida nascena); 2) adquirem conhecimento (taxas de analfabetismo entre adultos e taxas de matrcula nos nveis primrio, secundrio e tercirio entre os jovens); 3) possuem um padro de vida decente (produto interno bruto per capita ajustado pela paridade do poder de compra (PPP) em dlares). Para mais detalhes, consultar UNDP, 2007, Measuring Human Development, A Primer, Guidelines and Tools for Statistical Research, Analysis and Advocacy, disponvel em http://hdr.undp.org/en/media/Primer_intro.pdf, consultado em 29 de Outubro de 2008.
3

Com efeito, a pobreza e a luta contra a pobreza ocupam, um importante lugar no discurso da Frelimo desde a independncia do pas em 1975. Vrias estratgias poltico-econmicas para se combater a pobreza foram ensaiadas. Da mesma forma, vrias explicaes sobre as causas da pobreza foram dadas. Nessa poca, a pobreza que afligia os moambicanos era vista como consequncia directa do colonialismo portugus, cuja poltica envolvia no s enriquecer Portugal s custas do suor moambicano como manter os moambicanos em perptua dependncia da benevolncia metropolitana, sem desenvolvimento rural e industrial local; em resumo, a Portugal interessava pilhar Moambique (transferncia das suas riquezas para Portugal) e manter na ignorncia o seu povo. Ainda, argumentava a Frelimo, logo aps o 25 de Abril de 1974, que marcou a queda do regime de Marcelo Caetano em Lisboa e abriu caminho para a independncia das antigas colnias portuguesas, tinha havido muita sabotagem e anarquia por parte dos colonialistas, os quais transformaram uma economia j atrasada num completo caos. A guerra civil que flagelou o pas durante cerca de dezasseis anos (1976-1992) tambm foi apontada como uma das causas da pobreza em Moambique. Segundo a Frelimo, o pas era pobre por causa da guerra civil movida pelos bandidos armados da Resistncia Nacional de Moambique (Renamo), os quais, apoiados pelos regimes minoritrios e racistas da Rodsia do Sul e frica do Sul que, desde o princpio, haviam hostilizado o regime marxista-leninista da Frelimo tinham destrudo a base socioeconmica do pas5. Igualmente, dizia-se que o que tornava a situao mais desesperadora era a vulnerabilidade de Moambique s catstrofes naturais, que ciclicamente se abatem sobre este pas. Contudo, a explicao da pobreza e subdesenvolvimento pelo factor colonial ou pelo imperialismo no era apenas prpria a Moambique. Tambm era observvel em frica e noutros pases do chamado terceiro mundo, e era muitas vezes usada para justificar a incapacidade das elites desses pases em formular polticas progressistas. Estes discursos e percepes eram certamente influenciados pelo contexto da guerra fria, e pelas teorias de dependncia em voga na altura. A independncia do Zimbabwe, o fim da guerra fria, do Apartheid e da guerra civil assim como o abandono do marxismo-leninismo a favor do liberalismo, fizeram com que muitos abandonassem tais teorias para explicar o subdesenvolvimento de Moambique.

A Renamo teria sido criada e financiada pelo regime de Ian Smith. Em 1977, naquilo que considerado uma das guerras mais mortferas da frica ps-colonial, a Renamo comeou uma guerra sem quartel contra o regime de Maputo Esta guerra s terminou em 1992, com a assinatura dos acordos de paz em Roma.

Neste diapaso, portanto, um dos objectivos do artigo ser analisar os elementos que compe o discurso de Guebuza, para, ento, explicar as estruturas e os determinantes que lhe esto subjacentes. Inspirando-se em Damon Mayaffre, parte-se do pressuposto segundo o qual o discurso poltico sempre e acima de tudo uma questo de identidade ou uma estratgia identitria:
l'analyse, lenjeu suprme du discours politique n'est pas, comme on pourrait le croire, de vhiculer un message, de propager une idologie, d'inciter l'action, mais d'affirmer l'identit d'un orateur pour favoriser l'identification d'un auditoire ; affirmer l'identit d'un locuteur individuel (un homme) ou collectif (un parti, une classe, un groupe parlementaire, un syndicat) pour favoriser l'identification d'un public (les militants, le peuple, les lecteurs). En d'autres termes, le but d'un discours politique est de construire un espace linguistique dans lequel le groupe pourra se constituer, se reconnatre et exister (D. Mayaffre, 2003).

Com efeito, e como iremos ver ao longo do texto, a estratgia discursiva de Guebuza de marcar o seu campo, o seu estilo, a sua identidade, em suma, de se diferenciar dos seus predecessores. Sem perder de vista que o discurso varia entre outros, segundo o espao, tempo e o auditrio, foroso constatar que o discurso de Guebuza difere radicalmente do discurso de seus predecessores.

Guebuza e as causas da pobreza em Moambique


No discurso da sua investidura como terceiro presidente de Moambique independente, Armando Guebuza avanou que considerava a pobreza como o inimigo pblico nmero um dos moambicanos, e declarou o seu combate como a principal misso do seu mandato (Guebuza: 2 de Fevereiro de 2005). Dois dias mais tarde, na cerimnia da tomada de posse do seu governo, e resgatando a ideia dos tempos do partido nico, segundo a qual, para sair da pobreza e do subdesenvolvimento, (...) temos que abandonar o passo do camaleo (...) (CNICP: 1982 ), Armando Guebuza exigia aos seus ministros, mudana de atitude, mais criatividade e mais celeridade nas suas aces, de modo a se vencer o mais rpido possvel a pobreza (Guebuza: 4 de Fevereiro de 2005). De l para c, o slogan todos contra a pobreza absoluta tem estado na boca de todos os polticos. S para se ter uma ideia do lugar que a pobreza e a luta contra a pobreza ocupam no discurso de Guebuza, pode-se olhar para alguns ttulos dos seus discursos, nomeadamente os da sua tomada de posse e de seus ministros e os discursos anualmente por ele proferidos na Assembleia da Repblica (AR) na qualidade de presidente da Repblica, no momento em que este faz o balano das actividades polticas, econmicas e sociais do governo durante o ano findo. Estes discursos so vulgarmente designados estado da nao. 7

O discurso da sua tomada de posse intitulava-se: A nossa misso: o combate contra a pobreza; o da tomada de posse do seu executivo, Combate pobreza: um desafio que exige criatividade e celeridade nas nossas aces. "Na caminhada contra a pobreza" o ttulo do seu primeiro discurso na AR sobre o estado da nao em 2005. Os restantes em 2006 e 2007 intitulavamse: O combate pobreza: um desgnio nacional e Unidos, prossigamos com a nossa misso: luta contra a pobreza, respectivamente. Todos foram mobilizados nesta tarefa, da primeira-dama passando pelas instituies prximas da Frelimo, nomeadamente a Organizao da Mulher Moambicana (OMM) e a Organizao da Juventude Moambicana, (OJM), at os antigos combatentes. Colocando nfase na desconcentrao como um dos caminhos a seguir para se vencer a pobreza, e sustentando que no campo onde a pobreza absoluta tem o seu forte, o distrito foi definido como plo de desenvolvimento e, neste sentido, jovens com formao mdia e universitria tm sido enviados para trabalhar nos distritos, de modo a suprir a falta de quadros que se verifica nesses locais6. Igualmente, naquilo que a Frelimo chama de governao aberta e inclusiva, Armando Guebuza tem-se desdobrado frequentemente em visitas aos distritos e tem mantido reunies com as respectivas populaes. Segundo Guebuza, a presidncia aberta e inclusiva o principal motor na aco de mobilizao das sinergias para a luta contra a pobreza (Guebuza:17 de Maio de 2007: 111) . Foi tambm alocada a cada distrito uma verba de 7 milhes de meticais (cerca de 280 mil dlares americanos hoje), oficialmente destinadas a gerar emprego, aumentar a renda das famlias e a produzir alimentos7. Uma srie de iniciativas chamadas frias desenvolvendo o distrito, integrando jovens universitrios, tambm tem sido levada a cabo. Em Maio de 2005, uma marcha contra a pobreza partindo de Cabo Delgado, no extremo norte de Moambique at Maputo, no extremo sul, foi organizada. Esta marcha, que coincidiu com os trinta anos da independncia, tambm foi aproveitada para fins eminentemente polticos, glorificando-se ou exaltando-se figuras da Frelimo
6

Do ponto de vista administrativo, Moambique est dividido em provncias, distritos, postos administrativos, localidades. Assim uma provncia constituda por vrios distritos, os quais so divididos, por sua vez, em postos administrativos, estes em localidades. preciso sublinhar, tambm que a ideia de considerar o distrito como plo de desenvolvimento no comea com o actual governo, mas sim com a lei 8/2003 de 19 de Maio, que considera o distrito como sendo a unidade territorial principal da organizao e funcionamento da administrao local do Estado e base da planificao do desenvolvimento econmico, social e cultural da Repblica de Moambique (Boletim da Repblica, 19 de Maio de 2003). Guebuza teve apenas o mrito de por em prtica esta ideia, no s ao atribuir a verba supra-citada, mas ao desenvolver um conjunto de iniciativas que enfatizam o distrito. 7 Os governos distritais foram acusados de desvio de aplicao, usando o dinheiro para reabilitar e apetrechar os palcios dos administradores, suas casas bem como as de outros altos funcionrios locais, compra de viaturas particulares. Igualmente, a Renamo acusa a Frelimo de ao invs de usar este dinheiro para desenvolver os distritos, us-lo para benefcio prprio e para aliciar membros de outros partidos, sobretudo seus. Acusa-a tambm de usar esta verba para corromper outras pessoas influentes tais como rgulos, chefes religiosos para estarem contra a Renamo.

que, segundo o partido, muito contriburam na luta contra a pobreza em Moambique. Foi tambm introduzida uma campanha denominada Made in Moambique, visando a consciencializar os moambicanos a (...) produzir, consumir e exportar produtos nacionais: preciso ter orgulho do que nosso, orgulho de ser moambicano, ou seja, necessrio recuperar a auto-estima. Nos termos da campanha, s atravs da auto-estima e da confiana nas nossas capacidades possvel vencer a pobreza (Guebuza:19 de Dezembro de 2006). A cultura de resultado ou da obsesso pelos nmeros ou pela quantidade tambm est na ordem do dia: quantificar resultados e lograr excelncia a mensagem dada a todos os ministros (Guebuza: Maro de 2008). Esta obsesso pelos nmeros pode-se explicar pelos compromissos com a agenda internacional dos Objectivos de desenvolvimento do Milnio, e pela dependncia moambicana em relao aos pases doadores, que precisam mostrar o resultado da ajuda prestada aos seus cidados. A par destas actividades visando vencer a pobreza h um esforo bastante forte e continuado de Armando Guebuza para explicar as provveis causas da pobreza em Moambique, que passamos a discutir com mais detalhe. A pobreza no uma ddiva divina! Como que a sacudir a gua do capote, retirando a responsabilidade colectiva e do Estado, Guebuza afirma que a pobreza em frica e, em particular, em Moambique, releva da responsabilidade individual, da atitude das pessoas. Alertando seus ministros para terem em conta estes aspectos durante a sua governao, Guebuza afirma que algumas pessoas so pobres por ignorncia ou por crena. Segundo Guebuza, certas pessoas pensam que foram predestinadas ou seleccionadas a serem pobres, pois os seus antepassados, vizinhos ou amigos sempre foram pobres e nada fazem para sair desta situao. Ou seja, as pessoas consideram a pobreza uma fatalidade, da qual no tem como escapar e este um dos obstculos que o seu governo deve enfrentar na luta contra a pobreza:
O primeiro destes adversrios ser o cidado que, assume que, a sua condio de pobre imutvel e que, por isso, se resigna a participar nesta grande e exaltante epopeia da nova libertao. aquele cidado que parte do princpio de que tendo os seus progenitores sido sempre pobres, ele no pode aspirar a uma condio diferente. Alguns destes pessimistas podem at ser levados a no ver ou a no reconhecer os progressos em curso sua volta. Contamos convosco para que, com persistncia e determinao, esclaream que a pobreza no uma ddiva divina [sic] e que com o seu trabalho, os moambicanos vo acabar com a pobreza (Guebuza: 14 de Fevereiro de 2005:30).

Outro obstculo a ser tomado em conta pelo seu governo o daquelas pessoas que influenciadas, por aquilo que ele designa de pregadores da pobreza ou profetas da desgraa, pensam que ser pobre sinal de honestidade e exemplo de boa conduta: 9

O segundo adversrio constitudo pelos pregadores da pobreza, os profetas da desgraa, aqueles que advogam que esta condio social sinnima de honestidade e exemplo a seguir por todos os moambicanos. Para estes pregadores da pobreza, aqueles que no sabem onde e como obter a prxima refeio, aqueles que no tem acesso educao, sade, gua potvel e energia elctrica, so o exemplo de integridade moral, o estandarte que todos devemos altear com orgulho. Porm, cedo descobrimos que se trata de pessoas hipcritas por que no aceitam essas duras e difceis condies de vida para eles prprios so refinados desmobilizadores do Governo da Frelimo e de todos os moambicanos na sua luta contra a pobreza (Ibid).

Mostrando no ter nenhum pudor em relao riqueza, e considerando-a como uma virtude e no um pecado, Guebuza afirma que todos os moambicanos podem ser ricos ou devem aspirar a serem ricos, desde que abandonem esta mentalidade miserabilista que faz com que tenham vergonha ou medo de serem ricos:
Ns temos de ter a certeza que somos capazes de deixar de ser pobres. Podemos, merecemos e somos capazes de ser ricos. Temos de cultivar a auto-estima. Os recursos so todos nossos. A mentalidade miserabilista de continuar a ser pobre e de que honesto aquele que pobre, uma mentalidade a combater. Deve ser varrida das nossas cabeas. Quando se fala de honestidade, h por ai quem pense que qualquer acto tendente a construir riqueza por esse mesmo facto, desonesto. profundamente errado. Se ns questionamos a seriedade daqueles que, trabalhando, conseguem ter alguma riqueza, estamos a castrar partida, a possibilidade de combater a pobreza (Domingo:28 de Novembro de 2004).

Ainda de acordo com Guebuza, outras pessoas so pobres por preguia, falta de auto-estima e de criatividade. Para Guebuza, que se dirigia para a populao de Quelimane, na Zambzia, no aceitvel que num pas com muitos quadros e cientistas, com muitas terras frteis e fadado pela natureza, que haja tanta gente to pobre e com fome. Isto resultado da falta de amor pelo trabalho, que faz com que as pessoas no explorem a imensa riqueza existente em Moambique, limitando-se apenas a reclamar (Notcias Online, 19 de Abril de 2007). Esta desafeio pelo trabalho resultaria, segundo o chefe do Estado, de um deficit de socializao, pelo que Guebuza defende a introduo nos currculos das escolas primrias de matrias que incitem as crianas a terem amor pelo trabalho, que privilegiem o saber fazer teoria (Ibid). por isso que o presidente da Frelimo defende a criao de escolas tcnicas e politcnicas em todos os distritos do pas. 8 Na sequncia do exposto acima, uma questo em jeito de hiptese merece ser colocada: at que ponto a viso de Guebuza um indivduo oriundo de uma famlia protestante no teria sido influenciada pelas suas origens scio-religiosas? Com efeito, Armando Guebuza vem de uma famlia profundamente religiosa, professando a religio protestante. Ora, Max Weber, na obra A tica protestante e o esprito do capitalismo, j discutiu a influncia das crenas
Paradoxalmente, ao mesmo tempo que Guebuza diz s pessoas que estas passavam fome e esto na misria por preguia e falta de amor pelo trabalho, os camponeses da provncia de Tete diziam-lhe uma semana depois de ter falado populao de Quelimane numa situao que j no constitui novidade e sempre foi motivo de discrdia que a sua produo estava a apodrecer por falta de mercado e de vias de acesso, e que ameaavam reduzir as reas de cultivo se a situao no fosse resolvida (Notcias Online, 25 de Abril de 2007).
8

10

religiosas nas decises e posturas de cunho econmico dos indivduos, e como tais atitudes repercutiriam, uma vez agregadas, na economia de determinada regio. Especificamente, Weber avana que algumas formas de protestantismo, tais como o calvinismo, o metodismo, pietismo e as seitas Baptistas, ao professarem que todos somos predestinados, seja para riqueza ou seja para pobreza (a teoria da predestinao), acabariam por conduzir as pessoas no resignao, mas ao trabalho contnuo e ao acmulo de riqueza, pois tal seria a nica maneira de tais pessoas provarem que foram predestinadas riqueza. Ou seja, como no haveria forma de saber quem foi selecionado para pobreza ou riqueza pois impossvel penetrar nos segredos de deus e como deus s ajudaria a quem se ajudasse, as pessoas lutariam para ser ricas e provar, atravs do trabalho, que foram predestinadas a riqueza. S atravs do trabalho o homem pode sair da pobreza e da misria e estar mais prximo de Deus. partida, todos deviam se considerar como eleitos, porque, como diz Weber:
D'une part, se considrer comme lu constituait un devoir; toute espce de doute ce sujet devait tre repousse en tant que tentation du dmon, car une insuffisante confiance en soi dcoulait d'une foi insuffisante, c'est--dire d'une insuffisante efficacit de la grce []. D'autre part, afin d'arriver cette confiance en soi, le travail sans relche dans un mtier est expressment recommand comme le moyen le meilleur. Cela, et cela seul, dissipe le doute religieux et donne la certitude de la grce (Weber, 1095 : 85).

De acordo com Weber, nestas variantes do protestantismo, a riqueza e propriedade em si no criam problemas de moral, mas sim a preguia, a mendicidade e o desejo de ser pobre. O que condenado o desperdcio (do tempo, dinheiro, etc.) e a consumao desmesurada de bens de luxo:
En effet, en accord avec l'Ancien Testament et par analogie avec l'valuation thique des bonnes uvres, l'asctisme voyait le summum du rprhensible dans la poursuite de la richesse en tant que fin en elle-mme, et en mme temps il tenait pour un signe de la bndiction divine la richesse comme fruit du travail professionnel. Plus important encore, l'valuation religieuse du travail sans relche, continu, systmatique, dans une profession sculire, comme moyen asctique le plus lev et la fois preuve la plus sre, la plus vidente de rgnration et de foi authentique, a pu constituer le plus puissant levier qui se puisse imaginer de l'expansion de cette conception de la vie que nous avons appele, ici, l'esprit du capitalisme (Weber 1905: 151-152).

justamente por isso que Max Weber situa a origem do capitalismo bem como a sua concepo de trabalho na tica protestante. Esta questo merece ser equacionada por vrias razes. Uma delas o facto de Guebuza ter sido citado a solicitar o apoio da Igreja protestante Metodista Unida em Moambique, da qual tambm crente que segundo ele, durante o tempo colonial, tinha, atravs dos ensinamentos bblicos, ajudado os moambicanos a perceber que a colonizao no era uma fatalidade divina, consciencializando-os politicamente a ajudar a mostrar que a pobreza no um castigo divino (Guebuza, 1 de Novembro de 2006: 309). Tambm, preciso no perder de vista que em certos crculos protestantes africanos, a pobreza tambm vista como uma questo de mentalidade dos africanos. Pode-se dar exemplo de 11

alguns discursos do reverendo congols Paul M. Mpindi da Faculdade de Teologia Evanglica de Bangui, apoiado por outros da mesma religio como Mozart Dino Kile. Segundo Paul Mpindi, os africanos (assim como outros povos do terceiro mundo) continuam pobres porque querem (Kile: 2005). Para alm das causas naturais da pobreza em frica, as causas humanas seriam determinantes, nomeadamente: irresponsabilidade, ignorncia, falta de patriotismo, falta de vontade em sair da situao de pobreza (Ibid). Igualmente, para Marc Ravalomanana, presidente de Madagscar, um protestante ( vicepresidente da Igreja de Jesus Cristo de Madagscar), a mentalidade e alguns hbitos da cultura malgaxe constituem srios obstculos ao progresso. Para Ravalomanana, o problema da pobreza no seu pas (um pas bastante rico em recursos naturais, mas com muitos pobres) uma questo de mentalidade:
Eu sou rpido. Sou um homem de negcios: quero resultados. Que importam as solues ? Elas dependem dos meios que temos. Quero mudar a mentalidade malgaxe. E isso na aco e no na teoria. Madagscar rico e os malgaxes so pobres. No posso aceitar isso (Ravalomanana: 21 de Maro de 2004).

Entretanto, algo deve ser dito em relao apologia de Guebuza9 riqueza material, que sem dvida entra em contraste com os ideais de rejeio do luxo, renncia s preocupaes materiais e financeiras e defesa da austeridade dos militantes defendidos pela Frelimo nos primeiros anos da independncia quando este partido tinha auto-proclamado o marxismoleninismo como sua ideologia oficial em 1977. Isto mostra que Guebuza e muito dos seus compatriotas provavelmente nunca foram marxistas convictos, como queriam fazer crer, facto consubstanciado pela maneira como facilmente abandonaram o marxismo, sem discusso e sem entrar em crise, e adoptaram o liberalismo, do qual so agora fervorosos defensores. Como diz Michel Cahen, diferentemente do Vietname e Cuba onde o abandono do marxismo mudaria profundamente a natureza dos respectivos partidos, o marxismo da Frelimo no constitua sua caracterstica fundamental, foi apenas um instrumento para legitimar a criao de uma nao moderna de estilo jacobino, com um s partido, uma s lngua, um s povo, uma s cultura (Cahen, 1995:87-89). O combate religio efectuado com vigor durante os primeiros da independncia tambm deve ser encarado nesta perspectiva, isto , como um instrumento usado no s para legitimar a ideologia marxista-leninista, mas tambm o estilo de nao ento em construo. Outra hiptese no negligencivel consiste no facto de que a atribuio da pobreza falta de criatividade, preguia ou falta de auto-estima dos africanos ou dos moambicanos rompendo com o discurso de muitos lderes africanos segundo o qual a frica pobre por causa
9

Guebuza considerado um dos homens mais ricos de Moambique, possuindo participaes em diferentes sectores de actividade econmica.

12

do colonialismo e do imperialismo pode ser vista, tambm, como uma maneira de Guebuza querer atrair simpatias dos Ocidentais e das agncias internacionais de ajuda. A destacar tambm no discurso de Guebuza sobre a pobreza, est o lugar que dado ao papel da ajuda externa. Mesmo se na realidade a situao outra, pois Moambique continua a depender extremamente da ajuda internacional para se desenvolver; mesmo quando se sabe que a legitimidade e a sobrevivncia do governo e do Estado dependem mais da ajuda externa do que da sua capacidade em produzir polticas capazes de eliminar a pobreza, o discurso actual tenta minimizar o papel e o impacto da ajuda externa, colocando-a num plano secundrio. Procura-se inculcar a ideia de que viver de mo estendida no dignifica em nada os Moambicanos, devendo a ajuda externa ser considerada apenas como um complemento e no como um substituto do esforo dos moambicanos na sua luta contra a pobreza (Guebuza, 30 de Novembro de 2005:9). Esta mentalidade de dependncia segundo Guebuza s pode acabar com mais trabalho, mais criatividade, aproveitando da melhor maneira a imensa riqueza que o pas dispe (Notcias Online: 25 de Abril de 2007). No meio disto tudo, parece tambm importante questionar at que ponto a estratgia de desenvolvimento centrada no distrito, cujo ponto mais visvel distribuio dos sete milhes de meticais, no seria um mero prolongamento das prticas neo-patrimoniais que caracterizam, para muitos analistas, o funcionamento do Estado moambicano Dito doutra maneira, no seria esta a forma encontrada para redistribuir os recursos do Estado pelos escales mais baixos ou perifricos da Frelimo, uma vez que estes dificilmente tm acesso ao centro? Como se sabe, num contexto neo-patrimonial, a sobrevivncia do Big Man depende, dentre outros factores, da sua capacidade de redistribuir,10. Com efeito, existem evidncias de que este fundo , na sua

10

Autores como Braathen & Orre (2001), Forquilha (2008 e 2009) j tinham sublinhado o carcter neo-patrimonial do Estado moambicano. O conceito de neo-patrimonialismo deve necessariamente ser ligado ao conceito de patrimonialismo, inicialmente desenvolvido por Max Weber e retomado em seguida por muitos investigadores trabalhando sobre os pases em vias de desenvolvimento. Weber utilizava a expresso para designar um estilo especfico de autoridade nas chamadas sociedades tradicionais, onde o senhor ou Big Man dominava essencialmente graas ao seu poder e prestgio pessoal. Os dominados eram tratados como partes integrantes do seu patrimnio individual. Largamente personalizada, a autoridade era mais determinada pelas preferncias do Big Man do que pelo sistema de justia. Mas como a sobrevivncia do Big Man dependia da estabilidade poltica, este recorria distribuio e redistribuio selectivas de favores e benefcios materiais aos seus seguidores que constituam a sua clientela. O patrimonialismo distingue-se do neopatrimonialismo no sentido de que o primeiro um sistema primitivo de gesto baseado puramente em relaes e regras informais. Weber distinguia o patrimonialismo de um sistema burocrtico legal racional, onde a autoridade repousa estritamente sobre regras formais. Por sua vez, o neopatrimonialismo um fenmeno moderno ou uma forma moderna de patrimonialismo, que contrasta com o patrimonialismo clssico estudado por Max Weber. Numa gesto neopatrimonial, h um princpio de diferenciao formal e subjectiva entre a esfera privada e a esfera pblica, caracterstico de todo o sistema burocrtico legal racional. Mais do que falar de uma confuso absoluta entre a esfera pblica e privada, fala-se mais de grau variado de confuso. Sobre o conceito de neo-patrimonialismo aplicado aos pases africanos, ver por exemplo, J. F. Mdard (1990 e 1991); Chabal & Daloz (1999).

13

maioria, atribudo a elementos prximos do partido Frelimo e do Estado, sem que se tenha em conta a viabilidade dos projectos de desenvolvimento por eles apresentados (Forquilha, 2009). Entretanto, a par desta nova concepo da pobreza e subdesenvolvimento em Moambique, foroso constatar que outros factores considerados por Armando Guebuza como obstculos ao desenvolvimento ou perpetuadores da pobreza no pas continuam basicamente os mesmos, cerca de 30 anos depois da independncia. Hoje como ontem est-se a falar do deixa-andar (desleixo), do burocratismo, da corrupo, do crime e das doenas endmicas, situao que fica clara ao compararmos um discurso do presidente Samora Machel de 1980 com os vrios discursos de Armando Guebuza (Guebuza:13 de Dezembro de 2007;19 de Dezembro de 2006;6 de Dezembro de 2005). Com efeito, para Samora Machel, dentre os diferentes factores que bloqueavam o desenvolvimento de Moambique, encontrava-se:
[a] Falta de direco [...] O burocratismo instalado como mtodo de trabalho; a rotina como modo de vida, a rotina como um valor a preservar; a promoo da incompetncia; o desleixo, o desinteresse, considerados como algo normal; a falta de sentido de organizao; a indisciplina, o roubo, o alcoolismo, a falta de pontualidade; o desperdcio; o esbanjamento; a destruio; a falta de higiene e limpeza; falta de cortesia; corrupo; suborno (Machel:1980) .

Ofensivas polticas e organizacionais, caracterizadas por visitas surpresas a empresas, hospitais, ministrios e outras instituies estatais para denunciar e combater estes males foram muitas vezes levadas a cabo pelo prprio Samora Machel. Embora no tenham durado muito tempo, estes mtodos de trabalho foram tambm reintroduzidos nos primeiros meses da governao de Armando Guebuza, com a diferena de que eram levados a cabo pelos ministros e no pelo presidente. Outro aspecto que no constitui novidade no discurso de Guebuza e que sempre esteve omnipresente no discurso da Frelimo, a questo da unidade nacional, do tribalismo e do regionalismo, considerados tambm dos principais obstculos ao desenvolvimento de Moambique. Por exemplo, consciente dos perigos que representam os desequilbrios regionais e intra-regionais que caracterizam a economia de Moambique com o Sul (sobretudo Maputo que parece uma ilha em relao ao resto do pas) por razes scio-histricas, a regio mais desenvolvida do pas, Guebuza tem afirmado repetidamente que a pobreza em Moambique no s dos Moambicanos do norte ou do centro, mas sim de todos, independentemente da regio, etnia, estrato social, de viverem no campo ou na cidade. Igualmente, h um esforo de mostrar que os investimentos no esto a ser feitos apenas em Maputo ou no Sul, mas em todo o pas, como ilustra esta alocuo de Armando Guebuza no parlamento moambicano: 14

...As dificuldades porque passam os distritos de Metarica e de Lago, no Niassa, tm a mesma dimenso que aquelas porque passam Chigubo e Massagena, em Gaza [...]. Os constrangimentos decorrentes da insuficincia de infra-estruturas no Posto Administrativo de Mulima, em Sofala, tm semelhanas com aqueles que afligem o Posto Administrativo de Cbu no Niassa, Nhakapiriri e Nkanta em Tete, bem como Motaze e Macandza na Provncia do Maputo. Os pedidos de melhoria de servios que se fazem na Zona Verde e na Inhaca, na Cidade de Maputo so idnticos ao de Meti, em Nampula, Mawayela, em Inhambane e Mecaune, na Zambzia. As expectativas que a construo da ponte sobre o Rio Lugela est a criar nos distritos de Mocuba e Lugela, na Zambzia, so idnticas s que est a criar a reconstruo da ponte sobre o Rio Meluli, que ligar os distritos de Moma e de Angoche, em Nampula, e a de Guij que ligar os distritos de Chokw e Guij. A alegria que despertou a melhoria na disponibilidade de gua, em quantidade e em qualidade na cidade de Inhambane foi idntica que assistimos nas cidades de Pemba, Tete e Quelimane quando os sistemas locais entraram em funcionamento. A entrada em funcionamento da fbrica de processamento de castanha de caju, em Chire, Cabo Delgado est a criar novas fontes de rendimento para as populaes locais, como est a criar a fbrica de processamento de tabaco em Tete [...]. Neste sentido: nenhuma parcela do nosso Moambique se pode considerar livre de uma ou de todas estas manifestaes da pobreza; nenhum cidado se pode considerar imune aos efeitos destas manifestaes sobre si, seu familiar, amigo ou vizinho. Ao mesmo tempo, estas constataes tambm nos ajudam a compreender as razes fundamentais porque a luta contra a pobreza a agenda de todos os moambicanos, no campo e na cidade, em todo o solo ptrio (Guebuza, 19 de Dezembro de 2006:321-322) .

A preocupao de Armando Guebuza de nacionalizar e homogeneizar a pobreza e o subdesenvolvimento decorre do sentimento de alguns moambicanos do norte do rio Save que encaram-nos como sendo apenas especficos s suas regies e como um acto deliberado e intencional do governo tribalista e regionalista da Frelimo, (cuja liderana foi sempre dominada por gente do sul, o que j criou srios conflitos durante a luta anticolonial) de modo a perpetuar a dominao das respectivas populaes. Este discurso visa tambm contrapor as acusaes dos adversrios polticos da Frelimo, principalmente da Renamo (partido cuja maior parte da sua liderana oriunda do norte do rio Save e fortemente implantada nesta regio), segundo as quais, o que nacional em Moambique se restringe somente cidade-capital Maputo ou que a burguesia em Moambique Maputense e no nacional (Joo Colao:2007). Para estes moambicanos, se ontem a metrpole era Lisboa, hoje a metrpole Maputo e o colonizador s mudou de cor. Este sentimento de marginalizao e excluso resulta da incapacidade do Estado e das elites dirigentes da Frelimo que esto no poder desde 1975 em promover o desenvolvimento e em alterar o status quo herdado do colonialismo, reduzindo as assimetrias regionais cujas origens remontam aos finais do sculo XIX, aquando da implementao do capitalismo colonial em Moambique. Este capitalismo colonial teve como consequncias, entre outras; a mudana de capital da Ilha de Moambique, em Nampula, norte de Moambique para Loureno Marques, (actual Maputo) no extremo sul, marginalizando completamente esta regio de velha colonizao e seu antigo corao econmico e poltico, bem como as suas respectivas elites; e a transformao da economia de Moambique numa economia de servios construo de portos e caminhos ferros virados essencialmente para 15

servir as antigas colnias britnicas simbolizada pelos portos da Beira no Centro e Maputo, regies que conheceram um grande desenvolvimento econmico, tornando-se nas duas principais cidades do pas. Contudo, Maputo, assim como o resto da regio sul (transformada numa reserva de mo de obra para as minas sul-africanas), que saram mais beneficiadas desta nova conjuntura, tornando-se a partir deste perodo na regio mais importante do ponto de vista econmico. Por fim, no se pode dizer que a explicao pelos factores externos da pobreza e do subdesenvolvimento em Moambique tenha completamente desaparecido. Quer-se apenas dizer que, aps ter sido a explicao primria durante um largo perodo, ela ocupa hoje um lugar secundrio. Com efeito, de tempos a tempo, tem-se ouvido Armando Guebuza a dizer que a alta dos preos do petrleo e dos combustveis que perpetua a pobreza dos moambicanos (UOL Economia:22 de Abril de 2008).

Concluso
Ao longo deste texto procurou-se mostrar a concepo da pobreza e desenvolvimento em voga em Moambique desde a entrada em cena de Armando Guebuza, em 2005, como presidente da Repblica. Esta concepo, que como se viu insiste no facto de que a pobreza decorre da atitude, de uma mentalidade de pobreza, de um esprito fatalista ou de uma mentalidade de dependncia, embora diferente da dos seus predecessores, apresenta contudo alguns traos de continuidade, como foi demonstrado. Tambm foi demonstrado que a Frelimo, retirando a sua responsabilidade ou do Estado da actual situao, sempre preferiu culpar o outro, e no se refere jamais a factores que perturbam o normal funcionamento do Estado e da economia, concorrendo, directa ou indirectamente, para a perpetuao da pobreza, nomeadamente a excessiva partidarizao do Estado, o que faz com a filiao partidria prima sobre a competncia, a m gesto e o esbanjamento dos fundos pblicos e da ajuda internacional. Mostrou-se tambm que a incapacidade de produzir polticas alternativas (que no as do BM e FMI, por exemplo) capazes de acabar ou minimizar a pobreza, acusando sempre o outro (externo ou interno) sempre fez parte do discurso frelimista, tendo apenas mudado de alvo. o mecanismo de bode expiatrio. Para terminar, pode-se dizer que embora Guebuza tenha uma explicao diferente das causas da pobreza em Moambique, no se pode perder de vista que o lugar central ocupado pela luta contra a pobreza no seu discurso responde, antes de mais, a uma agenda definida internacionalmente pelos doadores aos pases pobres, principalmente aos pases africanos. Com efeito, se as instituies de ajuda internacional definiram a pobreza e o seu combate como sua razo de ser, em todos os pases africanos, ela tambm oficialmente, a prioridade dos 16

respectivos governos. Temas como Descentralizao, Revoluo Verde, combate a corrupo, entre outros, considerados por Guebuza como fundamentais para o fim da pobreza em Moambique, no so nada mais, nada menos, que a implementao dessa agenda. A questo : em que medida o que designado pelo governo de Guebuza, de Agenda nacional de luta contra a pobreza, pode-se considerar nacional, se o pas depende extremamente da ajuda internacional cuja obteno exige a aplicao das suas polticas?

17

Referncias:
BRAATHEN, Einar; ORRE, Aslak (2001), Can a patrimonial democracy survive? The case of Mozambique, Forum of Development Studies, no. 2, pp. 199/239, http:// se2.isn.ch/serviceengine/FileContent?serviceID=10&fileid=C1A05FE1-1B6D-EFC4-A31F677AB36DA111&lng=en, (consultado a 30 de Janeiro de 2009). CAHEN, Michel, "Transitions en Afrique lusophone", Lusotopie 1995, Paris, Karthala, 1995, pp. 85-104. CEDE, AfriMAP, OSISA, Democracia e Participao Politica em Moambique, (no prelo).

CHABAL, Patrick; DALOZ, Jean-pascal, L'afrique Est Partie! Du Desordre Comme Instrument Politique, Paris, Economica, 1999.

COMISSO NACIONAL 1982.

DE IMPLEMENTAO DOS

CONSELHOS

DE

PRODUO (CNICP), Temos que

abandonar o passo do camaleo, Maputo, Frelimo, Cadernos dos Conselhos de Produo, 7,

DEATON, Angus, A star is born, Development Economics through the Decades: A Critical Look at 30 Years of the World Development Report, Yusuf, Shahid, (org), Washington, The World Bank pp. 1-18. DEATON, Angus, Freeing the world of poverty, Development Economics through the Decades: A Critical Look at 30 Years of the World Development Report, Yusuf, Shahid, (org), Washington, The World Bank, pp. 19-49. GOVERNO DE MOAMBIQUE (GM), Plano de Aco para a Reduo da Pobreza Absoluta (20012005) (PARPA), Maputo, Abril de 2001. GOVERNO DE MOAMBIQUE (GM), Plano de Aco para a Reduo da Pobreza Absoluta (20062009) (PARPA II), Maputo, Maio de 2006. GOVERNO DE MOAMBIQUE (GM), Plano econmico e social para 2007, Maputo, 2006. 18

GUEBUZA, Armando, Na caminhada contra a pobreza. Comunicao sobre o estado da nao apresentada na Assembleia da Repblica, Maputo, 30 de Novembro de 2005. GUEBUZA, Armando, Combate pobreza: um desafio que exige criatividade e celeridade nas nossas aces (4 de Fevereiro de 2005), CEDIMO (ed.), A nossa misso: O combate pobreza, vol. I, Maputo, 2006, pp. 17-22. GUEBUZA, Armando, A nossa misso: O combate pobreza (2 de Fevereiro de 2005), CEDIMO (ed.), A nossa misso: O combate pobreza, vol. I, Maputo, 2006, pp. 8-16. GUEBUZA, Armando,Podemos, merecemos e somos capazes de ser ricos, Domingo, Maputo, 28 de Novembro de 2004. GUEBUZA, Armando, Instituies religiosas: Na solidariedade humana, um prestimoso tributo na luta contra a pobreza -Comunicao de Sua Excelncia Armando Emlio Guebuza, Presidente da Repblica de Moambique (02/11/2006), CEDIMO (ed.), A nossa misso. Deciso tomada, deciso cumprida, vol. II, Maputo, 2007, pp. 305-309. GUEBUZA, Armando, Estado da nao. O combate pobreza: um desgnio nacional, 19 de Dezembro de 2006, CEDIMO (ed.), A nossa misso. Deciso tomada, deciso cumprida, vol. II, Maputo, 2007, 317-335. GUEBUZA, Armando, Governao aberta e inclusiva: a outra faceta do nosso compromisso em cada vez melhor servir o maravilhoso povo (17 de Maio de 2007), CEDIMO (ed.), A nossa misso. Presidncia aberta e inclusiva. Diversificando os canais de interaco com os nossos compatriotas, vol. III, Maputo, 2008; pp. 110-111. GUEBUZA, Armando, Unidos, prossigamos com a nossa misso: luta contra a pobreza, Maputo, 13 de Dezembro 2007, CEDIMO (ed.), A nossa misso. Presidncia aberta e inclusiva. Diversificando os canais de interaco com os nossos compatriotas, vol. III, Maputo, 2008, pp. 389-410. FORQUILHA, Cadete, Reformas de Descentralizao e Reduo da Pobreza num Contexto de Estado neo-patrimonial. Um olhar a partir dos Conselhos Locais e OIIL em Moambique, 2009 (no prelo). 19

FORQUILHA, Cadete, Remendo novo em pano velho: o impacto das reformas de descentralizao no processo de governao local em Moambique, Conference Paper 10, IESE, Maputo, 2008. HAGENAARS, Aldi, The perception of poverty North Holland, Amsterdam, 1986. Ivone, Maria Soares, Renamo denuncia que PES no tem estratgia nem cabea (comunicao apresentada na Assembleia da Repblica pelo deputado Joo Colao em Dezembro de 2007), http://mariaivonesoares.blogspot. consultado a 16 de Junho de 2008. JOHNER, Michel, Travail, richesse et proprit dans le protestantisme, Revue Rforme n 218, 2002/3, http://www.unpoissondansle.net/rr/0206/index.php?i=5 (consultado a 26 de Junho de 2008), 2002. KILE, Mozart Dino (2005), "Pauvret dans le tiers-monde, un dfi relever", Promesses, http://www.promesses.org/arts/153p12-15f.html , (consultado a 26 de junho de 2008). MACHEL, Samora, A Luta contra o subdesenvolvimento. Textos e documentos, Maputo, Frelimo, 1983. MACHEL, Samora, Transformar o aparelho do Estado no instrumento da vitria, Frelimo, Maputo, 1980. MAYAFFRE, Damon 2003. Dire son identit politique. Etude du discours politique franais au XX sicle. Cahiers de la Mditerrane 66, 247-264. MDARD, Jean-Franois, ltat neopatrimonialis, Politique Africaine, 39, Karthala, Paris, 1990, pp. 25-36. MDARD, Jean-Franois, Ltat no-patrimonial en Afrique noire. Dans tats dAfrique noire : Formation, mcanisme et crise. J-F Mdard (dir.); Paris, Karthala, 1991, pp.323-353. NOTCIAS ONLINE, Guebuza empossa novos ministros, http://www.govnet.gov.mz/noticias/ news_folderpolitica/Marco%202008/nots_po_144_mar_08. 20 com/2007/12/renamo-denuncia-que-pes-no-tem.html,

NOTCIAS ONLINE, Falta de hbito ao trabalho perpetua fome no pas considera presidente Amando Guebuza, Notcias, 19 de Abril de 2007, http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/berwsea0.simples. NOTCIAS
ONLINE,

Excedentes apodrecem nos celeiros de Tete, Notcias, 25 de Abril de 2007,

http://www.jornalnoticias.co.mz/ pls/notimz2/berwsea0.simples. RAVALOMANANA, Marc, "Je veux d'abord changer Madagascar ", http://forum.lixium.fr/v4425131.htm, (consultado a 26 de Junho de 2008). SINDZINGRE, Alice Institutions, Dveloppement et Pauvret, Document de Travail, 20, Julho de2006,http://www.afd.fr/jahia/webdav/site/afd/users/administrateur/public/publications/document s-de-travail/ddt20_en.pdf, (consultado a 21 de Agosto de 2008). STEWART, Frances, SAITH, Ruhi, HARRISS-WHITE, Barbara, Defining Poverty in the Developing World, Macmillan, 2007. WEBER, Max, lthique protestant http://classiques.uqac.ca/classiques/Weber/ (consultado a 20 de Agosto de 2008). et lesprit du capitalisme (1904-1905) ethique_protestante/Ethique_protestante.pdf

UNDP, Measuring Human Development, A Primer, Guidelines and Tools for Statistical Research, Analysis and Advocacy, http://hdr.undp.org/en/media/Primer_intro.pdf, (consultado em 29 de Outubro de 2008), 2007. UOL ECONOMIA, Moambique culpa cereais e petrleo pelo aumento da pobreza, http://economia.uol.com.br/ultnot/lusa/2008/04/22/ult3679u3655.jhtm, consultado a 20 de Junho de 2008.

21

Das könnte Ihnen auch gefallen