Sie sind auf Seite 1von 3

SUPER PACOTO 3 EM 1: 186 Vdeo Aulas - 3 dvd's - 10.

5 Gybabyte 1) SQL 2) Banco de Dados (Oracle 10g, SQL Server 2005, PostgreSQL 8.2, Firebird 2.0, My SQL5.0) 3) Anlise e Modelagem de banco de dados Agora sim, voc que quer aprender SQL, Banco de dados e a modelar esses bancos, en to no perca este fantstico curso. Acompanha no DVD.: Todos os bancos de dados free ou trial. Veja abaixo mais informaes e ao final da pgina o cronograma das aulas: Bom pessoal, depois de centenas de horas de trabalho, finalizei esta preciosidad e de Vdeo aulas: 1) SQL - Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL Em SQL voc vai aprender tudo o que precisa para efetuar manuteno em banco de dados: . create database (criar base de dados) . create table (bem analisado evitando redundncia de dados) . Insert into tabela (campos) values (valores); (inserir valores nas tabelas) . Select (efetuar pesquisas nas tabelas) . Where (condies para execuo da pesquisa) . order by (ordenando a sua pesquisa) . like (filtrar dados) . Operadores lgicos (= igual a, > maior que, >= maior que ou igual a, < menor que , <= menor que ou igual a) . Between (lista de valores) . In (..) (lista de valores) . Distinct (eliminar duplicidades) . Primary key (chave principal, simples e composta) . Drop (tables, index, constraints, campos etc) . Alter (inserir/eliminar atributos nas tabelas j existentes) . Describe (visualizar a estrutura das tabelas) . update (alterar os dados da tabela) . delete (exluir registros das tabelas) . truncate (eliminar definitivamente registros das tabelas) . avg (calcular valores medios) . count (contar registros) . sum (efetuar somas) . min (encontrar valor mnimo) . max (encontrar valor mximo) . upper (converter para maisculo) . lower (converter para minsculo) . Concatenar (veja como concatenar sequncia de caracteres nos 5 banco de dados) . index (para agilizar pesquisas) . group by (agrupar dados) . Foreign key (chave estrangeira, ligaes entre tabelas e integridade de dados) . union - union all (unir o contedo de tabelas) . commit (gravao permanente dos dados) . auto incremento (veja como preencher automaticamente o contedo de um campo inte iro, toda vez que um novo registro for inserido na tabela. Voc aprender a fazer is so nos 5 banco de dados estudados) . Trigger, Generator e Domain, Check . Having - Restringir atravs de Funo . Join - Selecionar dados de vrias tabelas

2) Banco de dados (Oracle 10g, SQL Server 2005, PostgreSQL 8.2, Firebird 2.0, My SQL 5) Tudo o que foi ensinado em SQL, implementado nos 5 bancos de dados. Todos os com andos SQL. Bem como a instalao e configurao de cada um dos bancos de dados. oracle Aprenda a instalar e usar o Oracle 10G. Criar usurios, tabelas, enfim, tudo o que voc precisa saber para efetuar manuteno em banco de dados Oracle usando o Oracle Database Express Editio. No Oracle, aprenda tambm a criar formulrios para efetuar manuteno do banco de dados de forma elegante. sqlserver Aprenda a instalar o poderoso SQL Server 2005. Tudo o que voc aprendeu de SQL pod er implementar aqui. postgresql O PostgreSQl um dos melhores banco de dados free do mundo, e eu no poderia deixar de ensinar a us-lo. O software deste banco e dos demais acompanham o dvd. firebird O Firebird 2.0 tambm uma excelente ferramente para criao e manuteno de banco de dados. Aprenda muito de SQL, inclusive Generator, Trigger. ibexpert Aprenda tambm a usar o IBExpert, essa boa ferramenta para criao e manuteno do banco de dados Firebird. Ainda sobre o Firebird, aprenda a usar o EMSIBManager para administrao fcil e rpida do seu banco de dados. mysqlfront O MySQL um dos bancos de dados mais usados na Internet, por isso eu no poderia deixar de mostrar. Aprenda a instalar e configurar o MySQL 5.0, e voc ver como criar e e efetuar a manuteno do Banco MySQL tudo no brao (prompt de comando). Depois ver o MySQL-Front, essa poderosa ferramenta para manuteno e administrao do Banco de Dados MySQL. phpmyadmin Quando se fala em banco de dados MySQL, logo vem a tona dos programadores (principalmente web com php e etc) o phpMyAdmin. Voc vai aprender a instalar um pacote free contendo o servidor apache e o MySQL para administrao via browser localhost. E nele voc ir criar bancos, tabelas enfim, efetuando a manuteno completa do seu banco de dados. 3) Modelagem - Efetue anlise e modelagem de banco para gerenciamento de Cursos.Ge re os scripts SQL para os bancos e toda a documentao. Bom, depois que voc aprendeu SQL e aprendeu a manipular os 5 bancos de dados, ento chegou a hora de por os conhecimentos em prtica. Nesta sesso voc aprender a analisar e modelar um banco de dados completo para gerenciamento de cursos (alunos, professores, turmas, matrculas, pagamentos etc). E para isso voc usar softwares para auxiliar nesta tarefa, veja abaixo o que voc ir aprender a instalar e usar.

powerdesigner Voc vai aprender a baixar, instalar e usar o PowerDesigner 12.5 para modelar um banco de dados. Inicialmente voc aprender a criar um modelo conceitual e fazer todos os relacionamentos entre as tabelas para que ao gerar o modelo fsico, todos os atributos e tabelas sejam criados de forma correta. Voc vai aprender a gerar o modelo fsico para os 5 bancos de dados estudados. gerasql No PowerDesigner voc modela um banco independente de qual banco de dados for usar. Ao gerar o modelo fsico, voc aprender a faz-lo para a sua base de dados (Oracle, SQl Server etc). A voc ver como gerar os script SQL,assim o arduoso trabalho de gerar as tabelas, ndices, chaves estrangeiras etc, ficar todo a cargo do PowerDesigner. E voc poder mudar de banco de dados a qualquer momento, o powerdesigner ir criar os scripts SQL conforme as caractersticas especficas de cada banco. documentacao Por fim (ainda no PowerDesigner) voc aprender a gerar TODA a documentao do seu banco de dados. Isso muito importnate para a organizao e gerenciamento do banco, mas que muitas vezes esquecido pelos analistas (por ser trabalhoso), mas com esta ferramenta voc ver que por mais grande que seja o seu banco, em questo de segundos toda a documentao gerada. toad No embalo da modelagem, aproveitei para ensinar usar a ferramenta para modelagem Toad Data Modeler. bem mais simples que o power designer, mas com recursos suficientes para se fazer uma excelente modelagem de banco. Gera scritps SQL para bancos e tambm documentao. visio Tambm mostrei a fazer uma modelagem bem simples usando o Visio, que uma ferramenta totalmente em portugus e e trabalha muito bem no quisito diagramas. dbdesigner O dbDesigner um modelador de banco de dados especfico para MySQL. Mas voc voc tambm efetuar conexes com outros bancos atravs dele e gerar documentao. Este software acompanha no dvd.

Das könnte Ihnen auch gefallen