Sie sind auf Seite 1von 6

Faculdades Integradas ASMEC

UNISEPE Unio das Instituies de Servio, Ensino e Pesquisa Ltda.


Av. Prof. Dr. Antnio Eufrsio de Toledo, 100 Ouro Fino (MG) 37.570-000

Tel.Fax: (35) 3441-1616 ou 3441-1617 site www.asmec.br -- e-mail asmec@asmec.br

RA NOME

DISCIPLINA Banco de Dados I

CURSO ADS PERODO 2 Perodo EXERCICIOS

Construa os diagrama de entidade e relacionamento, conforme os enunciados abaixo:

Exerccio 1 Hospital Veterinrio Cada cliente pode possuir um ou vrios animais em tratamento. Para cada cliente necessrio armazenar um cdigo, o nome, endereo, CPF, fone. Dos animais necessrio armazenar um cdigo, o nome, a raa e a idade. Cada animal pode estar sofrendo de uma ou vrias enfermidades, as enfermidades so catalogadas com um cdigo nico e um nome. Os animais realizam tratamento de uma ou mais enfermidades. Os veterinrios so os responsveis por realizar os tratamentos. Sobre os veterinrios necessrio armazenar o nome, CRMV, telefone e endereo. Cada tratamento possui uma data de inicio.

Exerccio 2 Empresa Txi Considerando-se uma empresa de txi, onde os motoristas so contratados. Cada motorista pode ser lotado em apenas um carro. De cada motorista necessrio armazenar um cdigo, nome, endereo, CPF, RG, fone e endereo, dos carros necessrio armazenar um cdigo, a placa, a marca, a cor, ano, e o numero do chassi.

Exerccio 3 Notas Fiscais Considerando a emisso de notas fiscais de uma determinada empresa. Uma nota fiscal pode-se ter vrios produtos.

Exerccio 4 Hospital Em um hospital existem vrios funcionrios, destes funcionrios deseja-se manter o nome, RG e telefone. Os funcionrios podem ser mdicos, enfermeiros e secretrias. Paras os mdicos deve-se manter o CRM, para os enfermeiros os COREN, e pra secretrias o nvel de escolaridade. Um mdico pode realizar vrias consultas, em determinada data e horrio, com vrios pacientes. Um paciente pode ser atendido por vrios mdicos em vrias consultas diferentes. Em cada consulta o mdico pode solicitar exames e prescrever medicamentos. Defina outros os atributos que achar necessrio.

Faculdades Integradas ASMEC


UNISEPE Unio das Instituies de Servio, Ensino e Pesquisa Ltda.
Av. Prof. Dr. Antnio Eufrsio de Toledo, 100 Ouro Fino (MG) 37.570-000

Tel.Fax: (35) 3441-1616 ou 3441-1617 site www.asmec.br -- e-mail asmec@asmec.br

Exerccio 5 - Administrao de imveis A administradora de imveis trabalha tanto com a administrao de condomnios quanto com a administrao de alugueis. Uma entrevista com o gerente da administradora resultou nas seguintes informaes: A-) Uma administradora administra condomnios formados por unidades condominiais. B-) Cada unidade condominial e de propriedade de uma ou mais pessoas, uma pessoa pode possuir diversas unidades. C-) Cada unidade pode ser alugada para no mximo 1 (uma) pessoa, e uma pessoa pode alugar diversas unidades.

Exerccios 6 - Clube Um clube deseja manter informaes sobre seus scios. Cada scio possui um nmero de matricula (nico), nome, endereo e telefone, os scios podem participar de acontecimentos como atividades (aulas de ginstica, tnis, natao, etc.) e de eventos realizados pelo clube (festa, chs beneficentes, bingos, etc.). As atividades so identificadas por um cdigo desejvel que se armazene tambm o nome da atividade, cada evento tambm identificado por um cdigo necessrio saber o assunto do evento e a data de realizao.

Exerccios 7 - Empresa Uma empresa possui vrios funcionrios que so do tipo: motorista, secretrias e engenheiro. Cada funcionrio pertence a um departamento e em um departamento pode-se ter vrios funcionrios. Deseja-se guardar sobre todos os tipos de funcionrios cdigo, nome, RG, CPF, endereo. Sobre o motorista deseja-se manter tambm habilitao, acidentes ocorridos, data e culpa do motorista. O motorista conduz vrios veculos da empresa e um veculo conduzido por diversos motoristas. Sobre o veiculo deve-se manter tipo, placa, classe (passeio, utilitrio, carga, transporte coletivo, etc.) e marca. Sobre a secretria necessrio guardar quais idiomas ela fala. Sobre os engenheiros devem-se manter especialidades e formaes. Um engenheiro pode participar de vrios projetos, e em um projeto podem-se ter vrios engenheiros.

Exerccio 8 - Sistema de Controle Bancrio Faa o esquema conceitual para um sistema de controle bancrio. Para cada agncia do sistema deseja-se armazenar seu nmero, cidade e dados sobre os funcionrios que ali trabalham tais como: nome; endereo; cdigo e salrio. Cada cliente cadastrado em uma agncia especfica pode possuir vrias contas bancrias. Para os clientes deseja-se armazenar o nome, o RG e a cidade na qual residem, alm de suas contas bancrias. Dados importantes para as contas dos clientes da agncia so o

Faculdades Integradas ASMEC


UNISEPE Unio das Instituies de Servio, Ensino e Pesquisa Ltda.
Av. Prof. Dr. Antnio Eufrsio de Toledo, 100 Ouro Fino (MG) 37.570-000

Tel.Fax: (35) 3441-1616 ou 3441-1617 site www.asmec.br -- e-mail asmec@asmec.br

nmero da conta, o saldo e informaes sobre (nmero_transao, data, valor) associadas conta.

conjunto

de

transaes

Exerccio 9 - Companhia Faa o esquema conceitual para o banco de dados de uma companhia. A companhia organizada em departamentos. Cada departamento tem um nome e um nmero. Alm disto, um departamento controla vrios projetos, cada um dos quais com um nome, um nmero de identificao e o perodo de tempo no qual deve ser desenvolvido. Na referida companhia, cada projeto somente pode ser desenvolvido por um departamento especfico. Existem somente trs tipos de funcionrios que trabalham na companhia: pesquisador, secretrio e de limpeza. Para os pesquisadores, deseja-se armazenar: o nome, o endereo, o sexo, a data de aniversrio, o salrio e a rea de atuao. Para os secretrios, deseja-se armazenar: o nome, o endereo, o sexo, a data de aniversrio, o salrio e o grau de escolaridade. J para os funcionrios de limpeza, deseja-se armazenar: o nome, o endereo, o sexo, a data de aniversrio, o salrio, o cargo e a jornada de trabalho. Os cargos dos funcionrios responsveis pela limpeza so hierrquicos. Assim, deseja-se armazenar tambm, para cada funcionrio de limpeza, informaes sobre o funcionrio de limpeza que o gerencia. Os funcionrios da companhia so identificados por meio de um cdigo de identificao, e podem estar associados a apenas um nico departamento. Funcionrios que so pesquisadores podem trabalhar em diversos projetos, independentemente de esses projetos estarem sendo desenvolvidos no mesmo departamento no qual o empregado est associado. Deve-se armazenar o nmero de horas semanais trabalhadas por cada pesquisador em cada projeto no qual ele trabalha. Devem-se armazenar tambm informaes sobre os dependentes de cada funcionrio para propsitos de ajuda famlia. Deve-se armazenar o nome, o sexo e a data de aniversrio, alm do grau de parentesco com o funcionrio.

Exerccio 10 - Agncia de Turismo Deseja-se criar um BD para uma agncia de turismo, contendo informaes sobre recursos oferecidos pelas cidades que fazem parte da programao de turismo da agncia. As informaes a serem mantidas sobre cada cidade referem-se a hotis, restaurantes e pontos tursticos. Sobre os hotis que a cidade possui deseja-se guardar o cdigo, o nome, o endereo, a categoria (sem estrela, 1 estrela, 2 estrelas, ...), os tipos de quartos que os formam (por exemplo, luxo, superluxo, mster, ...), o nmero dos quartos e o valor da diria de acordo com o tipo do quarto.

Faculdades Integradas ASMEC


UNISEPE Unio das Instituies de Servio, Ensino e Pesquisa Ltda.
Av. Prof. Dr. Antnio Eufrsio de Toledo, 100 Ouro Fino (MG) 37.570-000

Tel.Fax: (35) 3441-1616 ou 3441-1617 site www.asmec.br -- e-mail asmec@asmec.br

Sobre cada cidade deve-se armazenar seu nome, seu estado e a populao. Alm disso, quando uma nova cidade cadastrada no banco de dados da agncia, um cdigo a ela oferecido. Cada restaurante da cidade possui um cdigo que o identifica, um nome, um endereo e o tipo de sua categoria (por exemplo, luxo, simples, ...). Alm disso, um restaurante pode pertencer a um hotel e um hotel somente pode ser associado a um restaurante. Diferentes pontos tursticos da cidade esto cadastrados no sistema: igrejas, casas de show e museus. A agncia de turismo somente trabalha com estes trs tipos de pontos tursticos. Nenhum outro possvel. Alm da descrio e do endereo, igrejas devem possuir como caracterstica a data e o estilo de construo. J casas de show devem armazenar o horrio de incio do show (igual para todos os dias da semana) e o dia de fechamento (apenas um nico dia na semana), alm da descrio e do seu endereo. Finalmente, os museus devem armazenar o seu endereo, descrio, data de fundao e nmero de salas. Um museu pode ter sido fundado por vrios fundadores. Para estes, deve-se armazenar o seu nome, a data de nascimento e a data da morte (se houver), a nacionalidade e a atividade profissional que desenvolvia. Alm disso, um mesmo fundador pode ter fundado vrios museus. Quando qualquer ponto turstico cadastrado no sistema, ele tambm recebe um cdigo que o identifica. O mesmo vlido para fundadores. Finalmente, casas de show podem possuir restaurante. Quando o cliente da agncia reserva um passeio para uma casa de show, ele j sabe se esta possui restaurante e qual o preo mdio da refeio, alm da especialidade (comida chinesa, japonesa, brasileira, italiana, ...). Dentro de uma casa de show, apenas um nico restaurante pode existir. Faa o esquema conceitual para o banco de dados acima descrito. Defina restries de participao total e parcial de forma apropriada.

Exerccio 11 - Companhia 2 Uma companhia organizada em departamentos e cada departamento tem um nome, um nmero, e um empregado que o gerencia. Deseja-se guardar a data na qual o empregado comeou a gerenciar o departamento. Um departamento controla um numero de projetos, os quais possuem nmero, nome e um nico local. Um empregado caracterizado por um cadastro, nome, sexo e salrio. Ele est associado a um departamento, mas pode trabalhar em vrios projetos que no necessariamente controlados pelo mesmo departamento. Deseja-se guardar o numero de horas que um empregado trabalha em um projeto e o supervisor direto de cada empregado.

Faculdades Integradas ASMEC


UNISEPE Unio das Instituies de Servio, Ensino e Pesquisa Ltda.
Av. Prof. Dr. Antnio Eufrsio de Toledo, 100 Ouro Fino (MG) 37.570-000

Tel.Fax: (35) 3441-1616 ou 3441-1617 site www.asmec.br -- e-mail asmec@asmec.br

Cada empregado possui dependentes caracterizados por nome, data de nascimento e grau de parentesco. Exerccio 12 Empresa de Produtos de Limpeza Uma firma vende produtos de limpeza, e deseja melhor controlar os produtos que vende e seus clientes. Cada produto caracterizado por um cdigo nico, nome do produto, categoria (ex. detergente, sabo em p, sabonete, etc.), e seu preo. A categoria uma classificao criada pela prpria firma. A firma possui informaes sobre todos seus clientes. Cada cliente identificado por um cdigo nico (interno firma), o nome do cliente, endereo (rua, numero, sala, cidade, CEP, UF), telefone e o status do cliente ("bom", "mdio", "ruim"). Guarda-se igualmente a informao das vendas realizadas para os clientes. Cada venda possui um nmero (nico), e guarda-se a data da venda. Cada venda pode envolver de 1 a vrios produtos, e para cada produto, indica-se a quantidade deste pedido.

Exerccio 13 - Escola Uma escola oferece um conjunto de cursos noturnos. Cada curso caracterizado por um nome, nmero de horas, nmero de vagas total, nmero de vagas ocupadas, e nome do professor. A escola mantm igualmente um cadastro de todos os alunos, novos e antigos, inscritos ou no em cursos no semestre corrente. Todo aluno possui um nmero de matrcula nico, nome, endereo e telefone. Cada semestre um aluno pode se inscrever em 1 ou mais cursos. No incio de cada semestre, aps o encerramento do perodo de inscries, a escola cancela todos os cursos que no possuem pelo menos 20 alunos. Contudo, durante o semestre, a escola deseja guardar informaes relativas aos cursos, mesmo cancelados. Alunos tambm podem cancelar suas inscries em 1 ou mais cursos nos quais se inscreveu. Tal como para cursos, a escola deseja manter igualmente informaes sobre todas as inscries, ainda que canceladas.

Exerccio 14 - Transportadora

Uma transportadora area pretende implementar uma base de dados com a seguinte informao: A transportadora tem vrios avies. Cada avio tem, alm da matrcula, um nome, o modelo do avio, o nmero de lugares. Na transportadora trabalham vrios pilotos. Sobre cada piloto pretende-se guardar o nome e nmero de licena. Pretende-se ainda, guardar a informao relativa ao nome, data de nascimento de cada um dos descendentes (caso existam) dos pilotos. Cada avio faz vrios vos. Cada vo deve ter, pelo menos, a indicao da data e hora em que acontecer dos locais de partida e de destino. Cada vo de um dado avio pilotado por um piloto.

Faculdades Integradas ASMEC


UNISEPE Unio das Instituies de Servio, Ensino e Pesquisa Ltda.
Av. Prof. Dr. Antnio Eufrsio de Toledo, 100 Ouro Fino (MG) 37.570-000

Tel.Fax: (35) 3441-1616 ou 3441-1617 site www.asmec.br -- e-mail asmec@asmec.br

Exerccio 15 Agencia Bancaria: Interprete o diagrama abaixo

Das könnte Ihnen auch gefallen