Sie sind auf Seite 1von 60

DIREITO PENAL

CAPTULO II DA FALSIDADE DE TTULOS E OUTROS PAPIS PBLICOS


Falsificao de papis pblicos Art. 293 - Falsificar, fabricando-os ou alterando-os: I - selo postal, estampilha, papel selado ou qualquer papel de emisso legal, destinado arrecadao de imposto ou taxa; I - selo destinado a controle tributrio, papel selado ou qualquer papel de emisso legal destinado arrecadao de tributo; (Redao dada pela Lei n 11.035, de 2004) II - papel de crdito pblico que no seja moeda de curso legal; III - vale postal; IV - cautela de penhor, caderneta de depsito de caixa econmica ou de outro estabelecimento mantido por entidade de direito pblico; V - talo, recibo, guia, alvar ou qualquer outro documento relativo a arrecadao de rendas pblicas ou a depsito ou cauo por que o poder pblico seja responsvel; VI - bilhete, passe ou conhecimento de empresa de transporte administrada pela Unio, por Estado ou por Municpio: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. 1 - Incorre na mesma pena quem usa qualquer dos papis falsificados a que se refere este artigo. 1 Incorre na mesma pena quem: (Redao dada pela Lei n 11.035, de 2004) I - usa, guarda, possui ou detm qualquer dos papis falsificados a que se refere este artigo; (Includo pela Lei n 11.035, de 2004) II - importa, exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda, fornece ou restitui circulao selo falsificado destinado a controle tributrio; (Includo pela Lei n 11.035, de 2004) III - importa, exporta, adquire, vende, expe venda, mantm em depsito, guarda, troca, cede, empresta, fornece, porta ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, produto ou mercadoria: (Includo pela Lei n 11.035, de 2004) a) em que tenha sido aplicado selo que se destine a controle tributrio, falsificado; (Includo pela Lei n 11.035, de 2004) b) sem selo oficial, nos casos em que a legislao tributria determina a obrigatoriedade de sua aplicao. (Includo pela Lei n 11.035, de 2004) 2 - Suprimir, em qualquer desses papis, quando legtimos, com o fim de torn-los novamente utilizveis, carimbo ou sinal indicativo de sua inutilizao: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 3 - Incorre na mesma pena quem usa, depois de alterado, qualquer dos papis a que se refere o pargrafo anterior.
o

4 - Quem usa ou restitui circulao, embora recibo de boa-f, qualquer dos papis falsificados ou alterados, a que se referem este artigo e o seu 2, depois de conhecer a falsidade ou alterao, incorre na pena de deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa. 5 Equipara-se a atividade comercial, para os fins do inciso III do 1 , qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino, inclusive o exercido em vias, praas ou outros logradouros pblicos e em residncias. (Includo pela Lei n 11.035, de 2004) Petrechos de falsificao Art. 294 - Fabricar, adquirir, fornecer, possuir ou guardar objeto especialmente destinado falsificao de qualquer dos papis referidos no artigo anterior: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. Art. 295 - Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte.
o o

CAPTULO III DA FALSIDADE DOCUMENTAL


Falsificao do selo ou sinal pblico Art. 296 - Falsificar, fabricando-os ou alterando-os: I - selo pblico destinado a autenticar atos oficiais da Unio, de Estado ou de Municpio; II - selo ou sinal atribudo por lei a entidade de direito pblico, ou a autoridade, ou sinal pblico de tabelio: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. 1 - Incorre nas mesmas penas: I - quem faz uso do selo ou sinal falsificado; II - quem utiliza indevidamente o selo ou sinal verdadeiro em prejuzo de outrem ou em proveito prprio ou alheio. III - quem altera, falsifica ou faz uso indevido de marcas, logotipos, siglas ou quaisquer outros smbolos utilizados ou identificadores de rgos ou entidades da Administrao Pblica. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 2 - Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte. Falsificao de documento pblico Art. 297 - Falsificar, no todo ou em parte, documento pblico, ou alterar documento pblico verdadeiro: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. 1 - Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte. 2 - Para os efeitos penais, equiparam-se a documento pblico o emanado de entidade paraestatal, o ttulo ao portador ou transmissvel por endosso, as aes de sociedade comercial, os livros mercantis e o testamento particular. 3 Nas mesmas penas incorre quem insere ou faz inserir: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)
o

I - na folha de pagamento ou em documento de informaes que seja destinado a fazer prova perante a previdncia social, pessoa que no possua a qualidade de segurado obrigatrio;(Includo pela Lei n 9.983, de 2000) II - na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) III - em documento contbil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigaes da empresa perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter constado. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 4 Nas mesmas penas incorre quem omite, nos documentos mencionados no 3 , nome do segurado e seus dados pessoais, a remunerao, a vigncia do contrato de trabalho ou de prestao de servios. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Falsificao de documento particular Art. 298 - Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. Falsidade ideolgica Art. 299 - Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento pblico, e recluso de um a trs anos, e multa, se o documento particular. Pargrafo nico - Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificao ou alterao de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte. Falso reconhecimento de firma ou letra Art. 300 - Reconhecer, como verdadeira, no exerccio de funo pblica, firma ou letra que o no seja: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento pblico; e de um a trs anos, e multa, se o documento particular. Certido ou atestado ideologicamente falso Art. 301 - Atestar ou certificar falsamente, em razo de funo pblica, fato ou circunstncia que habilite algum a obter cargo pblico, iseno de nus ou de servio de carter pblico, ou qualquer outra vantagem: Pena - deteno, de dois meses a um ano. Falsidade material de atestado ou certido 1 - Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certido, ou alterar o teor de certido ou de atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstncia que habilite algum a obter cargo pblico, iseno de nus ou de servio de carter pblico, ou qualquer outra vantagem: Pena - deteno, de trs meses a dois anos. 2 - Se o crime praticado com o fim de lucro, aplica-se, alm da pena privativa de liberdade, a de multa. Falsidade de atestado mdico
o o

Art. 302 - Dar o mdico, no exerccio da sua profisso, atestado falso: Pena - deteno, de um ms a um ano. Pargrafo nico - Se o crime cometido com o fim de lucro, aplica-se tambm multa. Reproduo ou adulterao de selo ou pea filatlica Art. 303 - Reproduzir ou alterar selo ou pea filatlica que tenha valor para coleo, salvo quando a reproduo ou a alterao est visivelmente anotada na face ou no verso do selo ou pea: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre quem, para fins de comrcio, faz uso do selo ou pea filatlica. Uso de documento falso Art. 304 - Fazer uso de qualquer dos papis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302: Pena - a cominada falsificao ou alterao. Supresso de documento Art. 305 - Destruir, suprimir ou ocultar, em benefcio prprio ou de outrem, ou em prejuzo alheio, documento pblico ou particular verdadeiro, de que no podia dispor: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa, se o documento pblico, e recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento particular. Falsa identidade Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito prprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa, se o fato no constitui elemento de crime mais grave. Art. 308 - Usar, como prprio, passaporte, ttulo de eleitor, caderneta de reservista ou qualquer documento de identidade alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize, documento dessa natureza, prprio ou de terceiro: Pena - deteno, de quatro meses a dois anos, e multa, se o fato no constitui elemento de crime mais grave.

CAPTULO V (Includo pela Lei 12.550. de 2011) DAS FRAUDES EM CERTAMES DE INTERESSE PBLICO (Includo pela Lei 12.550. de 2011)
Fraudes em certames de interesse pblico (Includo pela Lei 12.550. de 2011) Art. 311-A. Utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame, contedo sigiloso de: (Includo pela Lei 12.550. de 2011) I - concurso pblico; (Includo pela Lei 12.550. de 2011) (Includo pela Lei 12.550. de 2011) (Includo pela Lei 12.550. de 2011)

II - avaliao ou exame pblicos;

III - processo seletivo para ingresso no ensino superior; ou

IV - exame ou processo seletivo previstos em lei:

(Includo pela Lei 12.550. de 2011) (Includo pela Lei 12.550. de 2011)

Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.


o

1 Nas mesmas penas incorre quem permite ou facilita, por qualquer meio, o acesso de pessoas no autorizadas s informaes mencionadas no caput. (Includo pela Lei 12.550. de 2011) 2 Se da ao ou omisso resulta dano administrao pblica: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.
o o

(Includo pela Lei 12.550. de 2011)

(Includo pela Lei 12.550. de 2011)

3 Aumenta-se a pena de 1/3 (um tero) se o fato cometido por funcionrio pblico. (Includo pela Lei 12.550. de 2011)

TTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA CAPTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONRIO PBLICO CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL
Peculato Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. 1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. Peculato culposo 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. 3 - No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Peculato mediante erro de outrem Art. 313 - Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Insero de dados falsos em sistema de informaes (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)) Pena - recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

Art. 313-B. Modificar ou alterar, o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pargrafo nico. As penas so aumentadas de um tero at a metade se da modificao ou alterao resulta dano para a Administrao Pblica ou para o administrado.(Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo; soneglo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente: Pena - recluso, de um a quatro anos, se o fato no constitui crime mais grave. Emprego irregular de verbas ou rendas pblicas Art. 315 - Dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. Concusso Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. Excesso de exao 1 Se o funcionrio exige imposto, taxa ou emolumento que sabe indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa, de um conto a dez contos de ris. 1 - Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza: (Redao dada pela Lei n 8.137, de 27.12.1990) Pena - recluso, de trs a oito anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 8.137, de 27.12.1990) 2 - Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. Corrupo passiva Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - recluso, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa. Pena - recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 10.763, de 12.11.2003) 1 - A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. 2 - Se o funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa.

Prevaricao Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. Art. 319-A. Deixar o Diretor de Penitenciria e/ou agente pblico, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo: (Includo pela Lei n 11.466, de 2007). Pena: deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. Condescendncia criminosa Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. Advocacia administrativa Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendose da qualidade de funcionrio: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. Pargrafo nico - Se o interesse ilegtimo: Pena - deteno, de trs meses a um ano, alm da multa. Violncia arbitrria Art. 322 - Praticar violncia, no exerccio de funo ou a pretexto de exerc-la: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, alm da pena correspondente violncia. Abandono de funo Art. 323 - Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. 1 - Se do fato resulta prejuzo pblico: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. 2 - Se o fato ocorre em lugar compreendido na faixa de fronteira: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. Exerccio funcional ilegalmente antecipado ou prolongado Art. 324 - Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais, ou continuar a exerc-la, sem autorizao, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substitudo ou suspenso: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. Violao de sigilo funcional

Art. 325 - Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato no constitui crime mais grave. 1 Nas mesmas penas deste artigo incorre quem: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) I - permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) II - se utiliza, indevidamente, do acesso restrito. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 2 Se da ao ou omisso resulta dano Administrao Pblica ou a outrem: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Violao do sigilo de proposta de concorrncia Art. 326 - Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo: Pena - Deteno, de trs meses a um ano, e multa. Funcionrio pblico Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. Pargrafo nico. Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal. 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal. (Pargrafo nico renumerado pela Lei n 6.799, de 1980) 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. (Includo pela Lei n 6.799, de 1980)
o o

CAPTULO II DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL


Usurpao de funo pblica Art. 328 - Usurpar o exerccio de funo pblica: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, e multa. Pargrafo nico - Se do fato o agente aufere vantagem: Pena - recluso, de dois a cinco anos, e multa. Resistncia Art. 329 - Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio:

Pena - deteno, de dois meses a dois anos. 1 - Se o ato, em razo da resistncia, no se executa: Pena - recluso, de um a trs anos. 2 - As penas deste artigo so aplicveis sem prejuzo das correspondentes violncia. Desobedincia Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionrio pblico: Pena - deteno, de quinze dias a seis meses, e multa. Desacato Art. 331 - Desacatar funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. Explorao de prestgio Art. 332. Obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em funcionrio pblico no exerccio da funo: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, de trs contos a vinte contos de ris. Pargrafo nico. A pena aumentada de um tero, se o agente alega ou insina que a vantagem tambem destinada ao funcionrio. Trfico de Influncia (Redao dada pela Lei n 9.127, de 1995) Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo: (Redao dada pela Lei n 9.127, de 1995) Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 9.127, de 1995) Pargrafo nico - A pena aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada ao funcionrio. (Redao dada pela Lei n 9.127, de 1995) Corrupo ativa Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio: Pena - recluso, de 1 (um) ano a 8 (oito) anos, e multa. Pena - recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 10.763, de 12.11.2003) Pargrafo nico - A pena aumentada de um tero, se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional. Impedimento, perturbao ou fraude de concorrncia Art. 335 - Impedir, perturbar ou fraudar concorrncia pblica ou venda em hasta pblica, promovida pela administrao federal, estadual ou municipal, ou por entidade paraestatal; afastar ou procurar afastar concorrente ou licitante, por meio de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico - Incorre na mesma pena quem se abstm de concorrer ou licitar, em razo da vantagem oferecida. Inutilizao de edital ou de sinal

Art. 336 - Rasgar ou, de qualquer forma, inutilizar ou conspurcar edital afixado por ordem de funcionrio pblico; violar ou inutilizar selo ou sinal empregado, por determinao legal ou por ordem de funcionrio pblico, para identificar ou cerrar qualquer objeto: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Subtrao ou inutilizao de livro ou documento Art. 337 - Subtrair, ou inutilizar, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado custdia de funcionrio, em razo de ofcio, ou de particular em servio pblico: Pena - recluso, de dois a cinco anos, se o fato no constitui crime mais grave. Denunciao caluniosa Art. 339. Dar causa a instaurao de investigao policial ou de processo judicial contra alguem, imputando-lhe crime de que o sabe inocente: Art. 339. Dar causa instaurao de investigao policial, de processo judicial, instaurao de investigao administrativa, inqurito civil ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente: (Redao dada pela Lei n 10.028, de 2000) Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. 1 - A pena aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto. 2 - A pena diminuda de metade, se a imputao de prtica de contraveno. Comunicao falsa de crime ou de contraveno Art. 340 - Provocar a ao de autoridade, comunicando-lhe a ocorrncia de crime ou de contraveno que sabe no se ter verificado: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Auto-acusao falsa Art. 341 - Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, ou multa. Falso testemunho ou falsa percia Art. 342 - Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade, como testemunha, perito, tradutor ou intrprete em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juzo arbitral: Art. 342. Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral: (Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. 1 - Se o crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal: Pena recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. 2 - As penas aumentam-se de um tero, se o crime praticado mediante suborno. 3 - O fato deixa de ser punvel, se, antes da sentena, o agente se retrata ou declara a verdade. 1 As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta.(Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001)
o

2 O fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade.(Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) Art. 343 - Dar, oferecer, ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha, perito, tradutor ou intrprete, para fazer afirmao falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, percia, traduo ou interpretao, ainda que a oferta ou promessa no seja aceita: Pena recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. Pargrafo nico - Se o crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, aplica-se a pena em dobro. Art. 343. Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete, para fazer afirmao falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, percia, clculos, traduo ou interpretao: (Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) Pena - recluso, de trs a quatro anos, e multa.(Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) Pargrafo nico. As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta. (Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) Coao no curso do processo Art. 344 - Usar de violncia ou grave ameaa, com o fim de favorecer interesse prprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juzo arbitral: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. Exerccio arbitrrio das prprias razes Art. 345 - Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico - Se no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa. Art. 346 - Tirar, suprimir, destruir ou danificar coisa prpria, que se acha em poder de terceiro por determinao judicial ou conveno: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. Fraude processual Art. 347 - Inovar artificiosamente, na pendncia de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, e multa. Pargrafo nico - Se a inovao se destina a produzir efeito em processo penal, ainda que no iniciado, as penas aplicam-se em dobro. Exerccio arbitrrio ou abuso de poder Art. 350 - Ordenar ou executar medida privativa de liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder: Pena - deteno, de um ms a um ano. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre o funcionrio que:

I - ilegalmente recebe e recolhe algum a priso, ou a estabelecimento destinado a execuo de pena privativa de liberdade ou de medida de segurana; II - prolonga a execuo de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de executar imediatamente a ordem de liberdade; III - submete pessoa que est sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei; IV - efetua, com abuso de poder, qualquer diligncia. Explorao de prestgio Art. 357 - Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, rgo do Ministrio Pblico, funcionrio de justia, perito, tradutor, intrprete ou testemunha: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. Pargrafo nico - As penas aumentam-se de um tero, se o agente alega ou insinua que o dinheiro ou utilidade tambm se destina a qualquer das pessoas referidas neste artigo.

DIREITO PROCESSUAL PENAL


TTULO VIII DO JUIZ, DO MINISTRIO PBLICO, DO ACUSADO E DEFENSOR, DOS ASSISTENTES E AUXILIARES DA JUSTIA
CAPTULO I DO JUIZ Art. 251. Ao juiz incumbir prover regularidade do processo e manter a ordem no curso dos respectivos atos, podendo, para tal fim, requisitar a fora pblica. Art. 252. O juiz no poder exercer jurisdio no processo em que: I - tiver funcionado seu cnjuge ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, rgo do Ministrio Pblico, autoridade policial, auxiliar da justia ou perito; II - ele prprio houver desempenhado qualquer dessas funes ou servido como testemunha; III - tiver funcionado como juiz de outra instncia, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a questo; IV - ele prprio ou seu cnjuge ou parente, consangneo ou afim em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito. Art. 253. Nos juzos coletivos, no podero servir no mesmo processo os juzes que forem entre si parentes, consangneos ou afins, em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive. Art. 254. O juiz dar-se- por suspeito, e, se no o fizer, poder ser recusado por qualquer das partes: I - se for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer deles; II - se ele, seu cnjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia; III - se ele, seu cnjuge, ou parente, consangneo, ou afim, at o terceiro grau, inclusive, sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes; IV - se tiver aconselhado qualquer das partes; V - se for credor ou devedor, tutor ou curador, de qualquer das partes; Vl - se for scio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo. Art. 255. O impedimento ou suspeio decorrente de parentesco por afinidade cessar pela dissoluo do casamento que Ihe tiver dado causa, salvo sobrevindo descendentes; mas, ainda que dissolvido o casamento sem descendentes, no funcionar como juiz o sogro, o padrasto, o cunhado, o genro ou enteado de quem for parte no processo. Art. 256. A suspeio no poder ser declarada nem reconhecida, quando a parte injuriar o juiz ou de propsito der motivo para cri-la.

CAPTULO II DO MINISTRIO PBLICO Art. 257. Ao Ministrio Pblico cabe: (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma estabelecida neste Cdigo; e (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). II - fiscalizar a execuo da lei. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 258. Os rgos do Ministrio Pblico no funcionaro nos processos em que o juiz ou qualquer das partes for seu cnjuge, ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive, e a eles se estendem, no que Ihes for aplicvel, as prescries relativas suspeio e aos impedimentos dos juzes. CAPTULO III DO ACUSADO E SEU DEFENSOR Art. 261. Nenhum acusado, ainda que ausente ou foragido, ser processado ou julgado sem defensor. Pargrafo nico. A defesa tcnica, quando realizada por defensor pblico ou dativo, ser sempre exercida atravs de manifestao fundamentada. (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) Art. 262. Ao acusado menor dar-se- curador. Art. 263. Se o acusado no o tiver, ser-lhe- nomeado defensor pelo juiz, ressalvado o seu direito de, a todo tempo, nomear outro de sua confiana, ou a si mesmo defender-se, caso tenha habilitao. Pargrafo nico. O acusado, que no for pobre, ser obrigado a pagar os honorrios do defensor dativo, arbitrados pelo juiz. Art. 264. Salvo motivo relevante, os advogados e solicitadores sero obrigados, sob pena de multa de cem a quinhentos mil-ris, a prestar seu patrocnio aos acusados, quando nomeados pelo Juiz. Art. 265. O defensor no poder abandonar o processo seno por motivo imperioso, comunicado previamente o juiz, sob pena de multa de 10 (dez) a 100 (cem) salrios mnimos, sem prejuzo das demais sanes cabveis. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). 1 A audincia poder ser adiada se, por motivo justificado, o defensor no puder comparecer. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2 Incumbe ao defensor provar o impedimento at a abertura da audincia. No o fazendo, o juiz no determinar o adiamento de ato algum do processo, devendo nomear defensor substituto, ainda que provisoriamente ou s para o efeito do ato. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 266. A constituio de defensor independer de instrumento de mandato, se o acusado o indicar por ocasio do interrogatrio. Art. 267. Nos termos do art. 252, no funcionaro como defensores os parentes do juiz. CAPTULO V DOS FUNCIONRIOS DA JUSTIA Art. 274. As prescries sobre suspeio dos juzes estendem-se aos serventurios e funcionrios da justia, no que Ihes for aplicvel.
o o

TTULO X DAS CITAES E INTIMAES


CAPTULO I DAS CITAES Art. 351. A citao inicial far-se- por mandado, quando o ru estiver no territrio sujeito jurisdio do juiz que a houver ordenado. Art. 352. O mandado de citao indicar: I - o nome do juiz; II - o nome do querelante nas aes iniciadas por queixa; III - o nome do ru, ou, se for desconhecido, os seus sinais caractersticos; IV - a residncia do ru, se for conhecida; V - o fim para que feita a citao; VI - o juzo e o lugar, o dia e a hora em que o ru dever comparecer; VII - a subscrio do escrivo e a rubrica do juiz. Art. 353. Quando o ru estiver fora do territrio da jurisdio do juiz processante, ser citado mediante precatria. Art. 354. A precatria indicar: I - o juiz deprecado e o juiz deprecante; II - a sede da jurisdio de um e de outro; Ill - o fim para que feita a citao, com todas as especificaes; IV - o juzo do lugar, o dia e a hora em que o ru dever comparecer. Art. 355. A precatria ser devolvida ao juiz deprecante, independentemente de traslado, depois de lanado o "cumpra-se" e de feita a citao por mandado do juiz deprecado. 1 Verificado que o ru se encontra em territrio sujeito jurisdio de outro juiz, a este remeter o juiz deprecado os autos para efetivao da diligncia, desde que haja tempo para fazer-se a citao. 2 Certificado pelo oficial de justia que o ru se oculta para no ser citado, a precatria ser imediatamente devolvida, para o fim previsto no art. 362. Art. 356. Se houver urgncia, a precatria, que conter em resumo os requisitos enumerados no art. 354, poder ser expedida por via telegrfica, depois de reconhecida a firma do juiz, o que a estao expedidora mencionar. Art. 357. So requisitos da citao por mandado: I - leitura do mandado ao citando pelo oficial e entrega da contraf, na qual se mencionaro dia e hora da citao; II - declarao do oficial, na certido, da entrega da contraf, e sua aceitao ou recusa. Art. 358. A citao do militar far-se- por intermdio do chefe do respectivo servio.
o o

Art. 359. O dia designado para funcionrio pblico comparecer em juzo, como acusado, ser notificado assim a ele como ao chefe de sua repartio. Art. 360. Se o ru estiver preso, ser pessoalmente citado. (Redao dada pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) Art. 361. Se o ru no for encontrado, ser citado por edital, com o prazo de 15 (quinze) dias. Art. 362. Verificando que o ru se oculta para no ser citado, o oficial de justia certificar a ocorrncia e proceder citao com hora certa, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei o n 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). Pargrafo nico. Completada a citao com hora certa, se o acusado no comparecer, ser-lhe- nomeado defensor dativo. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 363. O processo ter completada a sua formao quando realizada a citao do acusado. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). I - (revogado); (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). II - (revogado). (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). 1 No sendo encontrado o acusado, ser procedida a citao por edital. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2 (VETADO) (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 3 (VETADO) (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 4 Comparecendo o acusado citado por edital, em qualquer tempo, o processo observar o disposto nos arts. 394 e seguintes deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 364. No caso do artigo anterior, n I, o prazo ser fixado pelo juiz entre 15 (quinze) e 90 o (noventa) dias, de acordo com as circunstncias, e, no caso de n II, o prazo ser de trinta dias. Art. 365. O edital de citao indicar: I - o nome do juiz que a determinar; II - o nome do ru, ou, se no for conhecido, os seus sinais caractersticos, bem como sua residncia e profisso, se constarem do processo; III - o fim para que feita a citao; IV - o juzo e o dia, a hora e o lugar em que o ru dever comparecer; V - o prazo, que ser contado do dia da publicao do edital na imprensa, se houver, ou da sua afixao. Pargrafo nico. O edital ser afixado porta do edifcio onde funcionar o juzo e ser publicado pela imprensa, onde houver, devendo a afixao ser certificada pelo oficial que a tiver feito e a publicao provada por exemplar do jornal ou certido do escrivo, da qual conste a pgina do jornal com a data da publicao. Art. 366. Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312. (Redao dada pela Lei n 9.271, de 17.4.1996)
o o o o o

Art. 367. O processo seguir sem a presena do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudana de residncia, no comunicar o novo endereo ao juzo. (Redao dada pela Lei n 9.271, de 17.4.1996) Art. 368. Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, ser citado mediante carta rogatria, suspendendo-se o curso do prazo de prescrio at o seu cumprimento. (Redao dada pela Lei n 9.271, de 17.4.1996) Art. 369. As citaes que houverem de ser feitas em legaes estrangeiras sero efetuadas mediante carta rogatria. (Redao dada pela Lei n 9.271, de 17.4.1996) CAPTULO II DAS INTIMAES Art. 370. Nas intimaes dos acusados, das testemunhas e demais pessoas que devam tomar conhecimento de qualquer ato, ser observado, no que for aplicvel, o disposto no Captulo anterior. (Redao dada pela Lei n 9.271, de 17.4.1996) 1 A intimao do defensor constitudo, do advogado do querelante e do assistente far-se- por publicao no rgo incumbido da publicidade dos atos judiciais da comarca, incluindo, sob pena de nulidade, o nome do acusado. (Redao dada pela Lei n 9.271, de 17.4.1996) 2 Caso no haja rgo de publicao dos atos judiciais na comarca, a intimao far-se- diretamente pelo escrivo, por mandado, ou via postal com comprovante de recebimento, ou por qualquer outro meio idneo. (Redao dada pela Lei n 9.271, de 17.4.1996) 3 A intimao pessoal, feita pelo escrivo, dispensar a aplicao a que alude o 1 . (Includo pela Lei n 9.271, de 17.4.1996)
o o o o

4 A intimao do Ministrio Pblico e do defensor nomeado ser pessoal. (Includo pela Lei n 9.271, de 17.4.1996) Art. 371. Ser admissvel a intimao por despacho na petio em que for requerida, observado o disposto no art. 357. Art. 372. Adiada, por qualquer motivo, a instruo criminal, o juiz marcar desde logo, na presena das partes e testemunhas, dia e hora para seu prosseguimento, do que se lavrar termo nos autos.

LIVRO II DOS PROCESSOS EM ESPCIE TTULO I DO PROCESSO COMUM


CAPTULO I DA INSTRUO CRIMINAL Art. 394. O procedimento ser comum ou especial. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). 1 O procedimento comum ser ordinrio, sumrio ou sumarssimo: (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). I - ordinrio, quando tiver por objeto crime cuja sano mxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).
o

II - sumrio, quando tiver por objeto crime cuja sano mxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). III - sumarssimo, para as infraes penais de menor potencial ofensivo, na forma da lei. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2 Aplica-se a todos os processos o procedimento comum, salvo disposies em contrrio deste Cdigo ou de lei especial. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 3 Nos processos de competncia do Tribunal do Jri, o procedimento observar as disposies estabelecidas nos arts. 406 a 497 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 4 As disposies dos arts. 395 a 398 deste Cdigo aplicam-se a todos os procedimentos penais de primeiro grau, ainda que no regulados neste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 5 Aplicam-se subsidiariamente aos procedimentos especial, sumrio e sumarssimo as disposies do procedimento ordinrio. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 395. A denncia ou queixa ser rejeitada quando: (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). I - for manifestamente inepta; (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). II - faltar pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao penal; ou (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). III - faltar justa causa para o exerccio da ao penal. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Pargrafo nico. (Revogado). (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 396. Nos procedimentos ordinrio e sumrio, oferecida a denncia ou queixa, o juiz, se no a rejeitar liminarmente, receb-la- e ordenar a citao do acusado para responder acusao, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). Pargrafo nico. No caso de citao por edital, o prazo para a defesa comear a fluir a partir do comparecimento pessoal do acusado ou do defensor constitudo. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 396-A. Na resposta, o acusado poder argir preliminares e alegar tudo o que interesse sua defesa, oferecer documentos e justificaes, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimao, quando necessrio. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 1 A exceo ser processada em apartado, nos termos dos arts. 95 a 112 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2 No apresentada a resposta no prazo legal, ou se o acusado, citado, no constituir defensor, o juiz nomear defensor para oferec-la, concedendo-lhe vista dos autos por 10 (dez) dias. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 397. Aps o cumprimento do disposto no art. 396-A, e pargrafos, deste Cdigo, o juiz dever absolver sumariamente o acusado quando verificar: (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). I - a existncia manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). II - a existncia manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade; (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). III - que o fato narrado evidentemente no constitui crime; ou (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).
o o o o o o

IV - extinta a punibilidade do agente. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 399. Recebida a denncia ou queixa, o juiz designar dia e hora para a audincia, ordenando a intimao do acusado, de seu defensor, do Ministrio Pblico e, se for o caso, do querelante e do assistente. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). 1 O acusado preso ser requisitado para comparecer ao interrogatrio, devendo o poder pblico providenciar sua apresentao. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2 O juiz que presidiu a instruo dever proferir a sentena. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 400. Na audincia de instruo e julgamento, a ser realizada no prazo mximo de 60 (sessenta) dias, proceder-se- tomada de declaraes do ofendido, inquirio das testemunhas arroladas pela acusao e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art. 222 deste Cdigo, bem como aos esclarecimentos dos peritos, s acareaes e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). 1 As provas sero produzidas numa s audincia, podendo o juiz indeferir as consideradas irrelevantes, impertinentes ou protelatrias. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2 Os esclarecimentos dos peritos dependero de prvio requerimento das partes. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 401. Na instruo podero ser inquiridas at 8 (oito) testemunhas arroladas pela acusao e 8 (oito) pela defesa. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). 1 Nesse nmero no se compreendem as que no prestem compromisso e as referidas. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2 A parte poder desistir da inquirio de qualquer das testemunhas arroladas, ressalvado o disposto no art. 209 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 402. Produzidas as provas, ao final da audincia, o Ministrio Pblico, o querelante e o assistente e, a seguir, o acusado podero requerer diligncias cuja necessidade se origine de circunstncias ou fatos apurados na instruo. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 403. No havendo requerimento de diligncias, ou sendo indeferido, sero oferecidas alegaes finais orais por 20 (vinte) minutos, respectivamente, pela acusao e pela defesa, prorrogveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentena. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). 1 Havendo mais de um acusado, o tempo previsto para a defesa de cada um ser individual. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2 Ao assistente do Ministrio Pblico, aps a manifestao desse, sero concedidos 10 (dez) minutos, prorrogando-se por igual perodo o tempo de manifestao da defesa. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 3 O juiz poder, considerada a complexidade do caso ou o nmero de acusados, conceder s partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentao de memoriais. Nesse caso, ter o prazo de 10 (dez) dias para proferir a sentena. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 404. Ordenado diligncia considerada imprescindvel, de ofcio ou a requerimento da parte, a audincia ser concluda sem as alegaes finais. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). Pargrafo nico. Realizada, em seguida, a diligncia determinada, as partes apresentaro, no prazo sucessivo de 5 (cinco) dias, suas alegaes finais, por memorial, e, no prazo de 10 (dez) dias, o juiz proferir a sentena. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).
o o o o o o o o o

Art. 405. Do ocorrido em audincia ser lavrado termo em livro prprio, assinado pelo juiz e pelas partes, contendo breve resumo dos fatos relevantes nela ocorridos. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). 1 Sempre que possvel, o registro dos depoimentos do investigado, indiciado, ofendido e testemunhas ser feito pelos meios ou recursos de gravao magntica, estenotipia, digital ou tcnica similar, inclusive audiovisual, destinada a obter maior fidelidade das informaes. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2 No caso de registro por meio audiovisual, ser encaminhado s partes cpia do registro original, sem necessidade de transcrio. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). CAPTULO II (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) DO PROCEDIMENTO RELATIVO AOS PROCESSOS DA COMPETNCIA DO TRIBUNAL DO JRI Seo I Da Acusao e da Instruo Preliminar Art. 406. O juiz, ao receber a denncia ou a queixa, ordenar a citao do acusado para responder a acusao, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 O prazo previsto no caput deste artigo ser contado a partir do efetivo cumprimento do mandado ou do comparecimento, em juzo, do acusado ou de defensor constitudo, no caso de citao invlida ou por edital. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 2 A acusao dever arrolar testemunhas, at o mximo de 8 (oito), na denncia ou na queixa. 3 Na resposta, o acusado poder argir preliminares e alegar tudo que interesse a sua defesa, oferecer documentos e justificaes, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, at o mximo de 8 (oito), qualificando-as e requerendo sua intimao, quando necessrio. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 407. As excees sero processadas em apartado, nos termos dos arts. 95 a 112 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 408. No apresentada a resposta no prazo legal, o juiz nomear defensor para oferec-la em at 10 (dez) dias, concedendo-lhe vista dos autos. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 409. Apresentada a defesa, o juiz ouvir o Ministrio Pblico ou o querelante sobre preliminares e documentos, em 5 (cinco) dias. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 410. O juiz determinar a inquirio das testemunhas e a realizao das diligncias requeridas pelas partes, no prazo mximo de 10 (dez) dias. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 411. Na audincia de instruo, proceder-se- tomada de declaraes do ofendido, se possvel, inquirio das testemunhas arroladas pela acusao e pela defesa, nesta ordem, bem como aos esclarecimentos dos peritos, s acareaes e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado e procedendo-se o debate. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Os esclarecimentos dos peritos dependero de prvio requerimento e de deferimento pelo juiz. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 As provas sero produzidas em uma s audincia, podendo o juiz indeferir as consideradas irrelevantes, impertinentes ou protelatrias. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 3 Encerrada a instruo probatria, observar-se-, se for o caso, o disposto no art. 384 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008)
o o o o o o o o

4 As alegaes sero orais, concedendo-se a palavra, respectivamente, acusao e defesa, pelo prazo de 20 (vinte) minutos, prorrogveis por mais 10 (dez). (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 5 Havendo mais de 1 (um) acusado, o tempo previsto para a acusao e a defesa de cada um deles ser individual. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 6 Ao assistente do Ministrio Pblico, aps a manifestao deste, sero concedidos 10 (dez) minutos, prorrogando-se por igual perodo o tempo de manifestao da defesa. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 7 Nenhum ato ser adiado, salvo quando imprescindvel prova faltante, determinando o juiz a conduo coercitiva de quem deva comparecer. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 8 A testemunha que comparecer ser inquirida, independentemente da suspenso da audincia, observada em qualquer caso a ordem estabelecida no caput deste artigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 9 Encerrados os debates, o juiz proferir a sua deciso, ou o far em 10 (dez) dias, ordenando que os autos para isso lhe sejam conclusos. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 412. O procedimento ser concludo no prazo mximo de 90 (noventa) dias. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Seo II Da Pronncia, da Impronncia e da Absolvio Sumria (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 413. O juiz, fundamentadamente, pronunciar o acusado, se convencido da materialidade do fato e da existncia de indcios suficientes de autoria ou de participao. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 A fundamentao da pronncia limitar-se- indicao da materialidade do fato e da existncia de indcios suficientes de autoria ou de participao, devendo o juiz declarar o dispositivo legal em que julgar incurso o acusado e especificar as circunstncias qualificadoras e as causas de aumento de pena. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Se o crime for afianvel, o juiz arbitrar o valor da fiana para a concesso ou manuteno da liberdade provisria. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 3 O juiz decidir, motivadamente, no caso de manuteno, revogao ou substituio da priso ou medida restritiva de liberdade anteriormente decretada e, tratando-se de acusado solto, sobre a necessidade da decretao da priso ou imposio de quaisquer das medidas previstas no Ttulo IX do Livro I deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 414. No se convencendo da materialidade do fato ou da existncia de indcios suficientes de autoria ou de participao, o juiz, fundamentadamente, impronunciar o acusado. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Enquanto no ocorrer a extino da punibilidade, poder ser formulada nova denncia ou queixa se houver prova nova. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 415. O juiz, fundamentadamente, absolver desde logo o acusado, quando: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I provada a inexistncia do fato; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) II provado no ser ele autor ou partcipe do fato; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) III o fato no constituir infrao penal; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)
o o o o o o o o

IV demonstrada causa de iseno de pena ou de excluso do crime. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. No se aplica o disposto no inciso IV do caput deste artigo ao caso de o inimputabilidade prevista no caput do art. 26 do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal, salvo quando esta for a nica tese defensiva. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 416. Contra a sentena de impronncia apelao. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) ou de absolvio sumria caber

Art. 417. Se houver indcios de autoria ou de participao de outras pessoas no includas na acusao, o juiz, ao pronunciar ou impronunciar o acusado, determinar o retorno dos autos ao Ministrio Pblico, por 15 (quinze) dias, aplicvel, no que couber, o art. 80 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 418. O juiz poder dar ao fato definio jurdica diversa da constante da acusao, embora o acusado fique sujeito a pena mais grave. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 419. Quando o juiz se convencer, em discordncia com a acusao, da existncia de crime o diverso dos referidos no 1 do art. 74 deste Cdigo e no for competente para o julgamento, remeter os autos ao juiz que o seja. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Remetidos os autos do processo a outro juiz, disposio deste ficar o acusado preso. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 420. A intimao da deciso de pronncia ser feita: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I pessoalmente ao acusado, ao defensor nomeado e ao Ministrio Pblico; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) II ao defensor constitudo, ao querelante e ao assistente do Ministrio Pblico, na forma do o disposto no 1 do art. 370 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Ser intimado por edital o acusado solto que no for encontrado. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 421. Preclusa a deciso de pronncia, os autos sero encaminhados ao juiz presidente do Tribunal do Jri. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Ainda que preclusa a deciso de pronncia, havendo circunstncia superveniente que altere a classificao do crime, o juiz ordenar a remessa dos autos ao Ministrio Pblico. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Em seguida, os autos sero conclusos ao juiz para deciso. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Seo III Da Preparao do Processo para Julgamento em Plenrio (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 422. Ao receber os autos, o presidente do Tribunal do Jri determinar a intimao do rgo do Ministrio Pblico ou do querelante, no caso de queixa, e do defensor, para, no prazo de 5 (cinco) dias, apresentarem rol de testemunhas que iro depor em plenrio, at o mximo de 5 (cinco), oportunidade em que podero juntar documentos e requerer diligncia. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 423. Deliberando sobre os requerimentos de provas a serem produzidas ou exibidas no plenrio do jri, e adotadas as providncias devidas, o juiz presidente: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)
o o

I ordenar as diligncias necessrias para sanar qualquer nulidade ou esclarecer fato que interesse ao julgamento da causa; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) II far relatrio sucinto do processo, determinando sua incluso em pauta da reunio do Tribunal do Jri. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 424. Quando a lei local de organizao judiciria no atribuir ao presidente do Tribunal do Jri o preparo para julgamento, o juiz competente remeter-lhe- os autos do processo preparado at 5 (cinco) dias antes do sorteio a que se refere o art. 433 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Devero ser remetidos, tambm, os processos preparados at o encerramento da reunio, para a realizao de julgamento. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Seo IV Do Alistamento dos Jurados (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 425. Anualmente, sero alistados pelo presidente do Tribunal do Jri de 800 (oitocentos) a 1.500 (um mil e quinhentos) jurados nas comarcas de mais de 1.000.000 (um milho) de habitantes, de 300 (trezentos) a 700 (setecentos) nas comarcas de mais de 100.000 (cem mil) habitantes e de 80 (oitenta) a 400 (quatrocentos) nas comarcas de menor populao. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Nas comarcas onde for necessrio, poder ser aumentado o nmero de jurados e, ainda, organizada lista de suplentes, depositadas as cdulas em urna especial, com as cautelas mencionadas o na parte final do 3 do art. 426 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 O juiz presidente requisitar s autoridades locais, associaes de classe e de bairro, entidades associativas e culturais, instituies de ensino em geral, universidades, sindicatos, reparties pblicas e outros ncleos comunitrios a indicao de pessoas que renam as condies para exercer a funo de jurado. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 426. A lista geral dos jurados, com indicao das respectivas profisses, ser publicada pela imprensa at o dia 10 de outubro de cada ano e divulgada em editais afixados porta do Tribunal do Jri. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 A lista poder ser alterada, de ofcio ou mediante reclamao de qualquer do povo ao juiz presidente at o dia 10 de novembro, data de sua publicao definitiva. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Juntamente com a lista, sero transcritos os arts. 436 a 446 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 3 Os nomes e endereos dos alistados, em cartes iguais, aps serem verificados na presena do Ministrio Pblico, de advogado indicado pela Seo local da Ordem dos Advogados do Brasil e de defensor indicado pelas Defensorias Pblicas competentes, permanecero guardados em urna fechada a chave, sob a responsabilidade do juiz presidente. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 4 O jurado que tiver integrado o Conselho de Sentena nos 12 (doze) meses que antecederem publicao da lista geral fica dela excludo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 5 Anualmente, a lista geral de jurados ser, obrigatoriamente, completada. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Seo V Do Desaforamento (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 427. Se o interesse da ordem pblica o reclamar ou houver dvida sobre a imparcialidade do jri ou a segurana pessoal do acusado, o Tribunal, a requerimento do Ministrio Pblico, do assistente,
o o o o o o o

do querelante ou do acusado ou mediante representao do juiz competente, poder determinar o desaforamento do julgamento para outra comarca da mesma regio, onde no existam aqueles motivos, preferindo-se as mais prximas. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 O pedido de desaforamento ser distribudo imediatamente e ter preferncia de julgamento na Cmara ou Turma competente. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Sendo relevantes os motivos alegados, o relator poder determinar, fundamentadamente, a suspenso do julgamento pelo jri. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 3 Ser ouvido o juiz presidente, quando a medida no tiver sido por ele solicitada. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 4 Na pendncia de recurso contra a deciso de pronncia ou quando efetivado o julgamento, no se admitir o pedido de desaforamento, salvo, nesta ltima hiptese, quanto a fato ocorrido durante ou aps a realizao de julgamento anulado. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 428. O desaforamento tambm poder ser determinado, em razo do comprovado excesso de servio, ouvidos o juiz presidente e a parte contrria, se o julgamento no puder ser realizado no prazo de 6 (seis) meses, contado do trnsito em julgado da deciso de pronncia. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Para a contagem do prazo referido neste artigo, no se computar o tempo de adiamentos, diligncias ou incidentes de interesse da defesa. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 No havendo excesso de servio ou existncia de processos aguardando julgamento em quantidade que ultrapasse a possibilidade de apreciao pelo Tribunal do Jri, nas reunies peridicas previstas para o exerccio, o acusado poder requerer ao Tribunal que determine a imediata realizao do julgamento. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Seo VI Da Organizao da Pauta (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 429. Salvo motivo relevante que autorize alterao na ordem dos julgamentos, tero preferncia: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I os acusados presos; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) II dentre os acusados presos, aqueles que estiverem h mais tempo na priso; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) III em igualdade de condies, os precedentemente pronunciados. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Antes do dia designado para o primeiro julgamento da reunio peridica, ser afixada na porta do edifcio do Tribunal do Jri a lista dos processos a serem julgados, obedecida a ordem prevista no caput deste artigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 2 O juiz presidente reservar datas na mesma reunio peridica para a incluso de processo que tiver o julgamento adiado. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 430. O assistente somente ser admitido se tiver requerido sua habilitao at 5 (cinco) dias antes da data da sesso na qual pretenda atuar. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 431. Estando o processo em ordem, o juiz presidente mandar intimar as partes, o ofendido, se for possvel, as testemunhas e os peritos, quando houver requerimento, para a sesso de instruo e julgamento, observando, no que couber, o disposto no art. 420 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)
o o o o o o o o

Seo VII Do Sorteio e da Convocao dos Jurados (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 432. Em seguida organizao da pauta, o juiz presidente determinar a intimao do Ministrio Pblico, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pblica para acompanharem, em dia e hora designados, o sorteio dos jurados que atuaro na reunio peridica. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 433. O sorteio, presidido pelo juiz, far-se- a portas abertas, cabendo-lhe retirar as cdulas at completar o nmero de 25 (vinte e cinco) jurados, para a reunio peridica ou extraordinria. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 O sorteio ser realizado entre o 15 (dcimo quinto) e o 10 (dcimo) dia til antecedente instalao da reunio. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 A audincia de sorteio no ser adiada pelo no comparecimento das partes. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 3 O jurado no sorteado poder ter o seu nome novamente includo para as reunies futuras. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 434. Os jurados sorteados sero convocados pelo correio ou por qualquer outro meio hbil para comparecer no dia e hora designados para a reunio, sob as penas da lei. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. No mesmo expediente de convocao sero transcritos os arts. 436 a 446 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 435. Sero afixados na porta do edifcio do Tribunal do Jri a relao dos jurados convocados, os nomes do acusado e dos procuradores das partes, alm do dia, hora e local das sesses de instruo e julgamento. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Seo VIII Da Funo do Jurado (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 436. O servio do jri obrigatrio. O alistamento compreender os cidados maiores de 18 (dezoito) anos de notria idoneidade. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Nenhum cidado poder ser excludo dos trabalhos do jri ou deixar de ser alistado em razo de cor ou etnia, raa, credo, sexo, profisso, classe social ou econmica, origem ou grau de instruo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 A recusa injustificada ao servio do jri acarretar multa no valor de 1 (um) a 10 (dez) salrios mnimos, a critrio do juiz, de acordo com a condio econmica do jurado. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 437. Esto isentos do servio do jri: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I o Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) II os Governadores e seus respectivos Secretrios; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) III os membros do Congresso Nacional, das Assemblias Legislativas e das Cmaras Distrital e Municipais; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) IV os Prefeitos Municipais; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) V os Magistrados e membros do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008)
o o o o o o o

VI os servidores do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) VII as autoridades e os servidores da polcia e da segurana pblica; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) VIII os militares em servio ativo; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) IX os cidados maiores de 70 (setenta) anos que requeiram sua dispensa; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) X aqueles que o requererem, demonstrando justo impedimento. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 438. A recusa ao servio do jri fundada em convico religiosa, filosfica ou poltica importar no dever de prestar servio alternativo, sob pena de suspenso dos direitos polticos, enquanto no prestar o servio imposto. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Entende-se por servio alternativo o exerccio de atividades de carter administrativo, assistencial, filantrpico ou mesmo produtivo, no Poder Judicirio, na Defensoria Pblica, no Ministrio Pblico ou em entidade conveniada para esses fins. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 O juiz fixar o servio alternativo atendendo aos princpios da proporcionalidade e da razoabilidade. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 439. O exerccio efetivo da funo de jurado constituir servio pblico relevante e estabelecer presuno de idoneidade moral. (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011). Art. 440. Constitui tambm direito do jurado, na condio do art. 439 deste Cdigo, preferncia, em igualdade de condies, nas licitaes pblicas e no provimento, mediante concurso, de cargo ou funo pblica, bem como nos casos de promoo funcional ou remoo voluntria. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 441. Nenhum desconto ser feito nos vencimentos ou salrio do jurado sorteado que comparecer sesso do jri. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 442. Ao jurado que, sem causa legtima, deixar de comparecer no dia marcado para a sesso ou retirar-se antes de ser dispensado pelo presidente ser aplicada multa de 1 (um) a 10 (dez) salrios mnimos, a critrio do juiz, de acordo com a sua condio econmica. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 443. Somente ser aceita escusa fundada em motivo relevante devidamente comprovado e apresentada, ressalvadas as hipteses de fora maior, at o momento da chamada dos jurados. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 444. O jurado somente ser dispensado por deciso motivada do juiz presidente, consignada na ata dos trabalhos. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 445. O jurado, no exerccio da funo ou a pretexto de exerc-la, ser responsvel criminalmente nos mesmos termos em que o so os juzes togados. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 446. Aos suplentes, quando convocados, sero aplicveis os dispositivos referentes s dispensas, faltas e escusas e equiparao de responsabilidade penal prevista no art. 445 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)
o o

Seo IX Da Composio do Tribunal do Jri e da Formao do Conselho de Sentena (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 447. O Tribunal do Jri composto por 1 (um) juiz togado, seu presidente e por 25 (vinte e cinco) jurados que sero sorteados dentre os alistados, 7 (sete) dos quais constituiro o Conselho de Sentena em cada sesso de julgamento. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 448. So impedidos de servir no mesmo Conselho: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I marido e mulher; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) II ascendente e descendente; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) III sogro e genro ou nora; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) IV irmos e cunhados, durante o cunhadio; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) V tio e sobrinho; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) VI padrasto, madrasta ou enteado. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 1 O mesmo impedimento ocorrer em relao s pessoas que mantenham unio estvel reconhecida como entidade familiar. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Aplicar-se- aos jurados o disposto sobre os impedimentos, a suspeio e as incompatibilidades dos juzes togados. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 449. No poder servir o jurado que: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I tiver funcionado em julgamento anterior do mesmo processo, independentemente da causa determinante do julgamento posterior; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) II no caso do concurso de pessoas, houver integrado o Conselho de Sentena que julgou o outro acusado; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) III tiver manifestado prvia disposio para condenar ou absolver o acusado. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 450. Dos impedidos entre si por parentesco ou relao de convivncia, servir o que houver sido sorteado em primeiro lugar. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 451. Os jurados excludos por impedimento, suspeio ou incompatibilidade sero considerados para a constituio do nmero legal exigvel para a realizao da sesso. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 452. O mesmo Conselho de Sentena poder conhecer de mais de um processo, no mesmo dia, se as partes o aceitarem, hiptese em que seus integrantes devero prestar novo compromisso. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Seo X Da reunio e das sesses do Tribunal do Jri (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 453. O Tribunal do Jri reunir-se- para as sesses de instruo e julgamento nos perodos e na forma estabelecida pela lei local de organizao judiciria. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 454. At o momento de abertura dos trabalhos da sesso, o juiz presidente decidir os casos de iseno e dispensa de jurados e o pedido de adiamento de julgamento, mandando consignar em ata as deliberaes. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)
o o

Art. 455. Se o Ministrio Pblico no comparecer, o juiz presidente adiar o julgamento para o primeiro dia desimpedido da mesma reunio, cientificadas as partes e as testemunhas. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Se a ausncia no for justificada, o fato ser imediatamente comunicado ao Procurador-Geral de Justia com a data designada para a nova sesso. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 456. Se a falta, sem escusa legtima, for do advogado do acusado, e se outro no for por este constitudo, o fato ser imediatamente comunicado ao presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, com a data designada para a nova sesso.(Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 No havendo escusa legtima, o julgamento ser adiado somente uma vez, devendo o acusado ser julgado quando chamado novamente. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Na hiptese do 1 deste artigo, o juiz intimar a Defensoria Pblica para o novo julgamento, que ser adiado para o primeiro dia desimpedido, observado o prazo mnimo de 10 (dez) dias. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 457. O julgamento no ser adiado pelo no comparecimento do acusado solto, do assistente ou do advogado do querelante, que tiver sido regularmente intimado. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Os pedidos de adiamento e as justificaes de no comparecimento devero ser, salvo comprovado motivo de fora maior, previamente submetidos apreciao do juiz presidente do Tribunal do Jri. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Se o acusado preso no for conduzido, o julgamento ser adiado para o primeiro dia desimpedido da mesma reunio, salvo se houver pedido de dispensa de comparecimento subscrito por ele e seu defensor. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 458. Se a testemunha, sem justa causa, deixar de comparecer, o juiz presidente, sem o prejuzo da ao penal pela desobedincia, aplicar-lhe- a multa prevista no 2 do art. 436 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 459. Aplicar-se- s testemunhas a servio do Tribunal do Jri o disposto no art. 441 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 460. Antes de constitudo o Conselho de Sentena, as testemunhas sero recolhidas a lugar onde umas no possam ouvir os depoimentos das outras. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 461. O julgamento no ser adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimao por mandado, na oportunidade de que trata o art. 422 deste Cdigo, declarando no prescindir do depoimento e indicando a sua localizao. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Se, intimada, a testemunha no comparecer, o juiz presidente suspender os trabalhos e mandar conduzi-la ou adiar o julgamento para o primeiro dia desimpedido, ordenando a sua conduo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 O julgamento ser realizado mesmo na hiptese de a testemunha no ser encontrada no local indicado, se assim for certificado por oficial de justia. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 462. Realizadas as diligncias referidas nos arts. 454 a 461 deste Cdigo, o juiz presidente verificar se a urna contm as cdulas dos 25 (vinte e cinco) jurados sorteados, mandando que o escrivo proceda chamada deles. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 463. Comparecendo, pelo menos, 15 (quinze) jurados, o juiz presidente declarar instalados os trabalhos, anunciando o processo que ser submetido a julgamento. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)
o o o o o o o

1 O oficial de justia far o prego, certificando a diligncia nos autos. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Os jurados excludos por impedimento ou suspeio sero computados para a constituio do nmero legal. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 464. No havendo o nmero referido no art. 463 deste Cdigo, proceder-se- ao sorteio de tantos suplentes quantos necessrios, e designar-se- nova data para a sesso do jri. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 465. Os nomes dos suplentes sero consignados em ata, remetendo-se o expediente de convocao, com observncia do disposto nos arts. 434 e 435 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 466. Antes do sorteio dos membros do Conselho de Sentena, o juiz presidente esclarecer sobre os impedimentos, a suspeio e as incompatibilidades constantes dos arts. 448 e 449 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 O juiz presidente tambm advertir os jurados de que, uma vez sorteados, no podero comunicar-se entre si e com outrem, nem manifestar sua opinio sobre o processo, sob pena de o excluso do Conselho e multa, na forma do 2 do art. 436 deste Cdigo.(Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 2 A incomunicabilidade ser certificada nos autos pelo oficial de justia. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 467. Verificando que se encontram na urna as cdulas relativas aos jurados presentes, o juiz presidente sortear 7 (sete) dentre eles para a formao do Conselho de Sentena. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 468. medida que as cdulas forem sendo retiradas da urna, o juiz presidente as ler, e a defesa e, depois dela, o Ministrio Pblico podero recusar os jurados sorteados, at 3 (trs) cada parte, sem motivar a recusa. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. O jurado recusado imotivadamente por qualquer das partes ser excludo daquela sesso de instruo e julgamento, prosseguindo-se o sorteio para a composio do Conselho de Sentena com os jurados remanescentes. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 469. Se forem 2 (dois) ou mais os acusados, as recusas podero ser feitas por um s defensor. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 A separao dos julgamentos somente ocorrer se, em razo das recusas, no for obtido o nmero mnimo de 7 (sete) jurados para compor o Conselho de Sentena. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Determinada a separao dos julgamentos, ser julgado em primeiro lugar o acusado a quem foi atribuda a autoria do fato ou, em caso de co-autoria, aplicar-se- o critrio de preferncia disposto no art. 429 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 470. Desacolhida a argio de impedimento, de suspeio ou de incompatibilidade contra o juiz presidente do Tribunal do Jri, rgo do Ministrio Pblico, jurado ou qualquer funcionrio, o julgamento no ser suspenso, devendo, entretanto, constar da ata o seu fundamento e a deciso. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 471. Se, em conseqncia do impedimento, suspeio, incompatibilidade, dispensa ou recusa, no houver nmero para a formao do Conselho, o julgamento ser adiado para o primeiro dia desimpedido, aps sorteados os suplentes, com observncia do disposto no art. 464 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 472. Formado o Conselho de Sentena, o presidente, levantando-se, e, com ele, todos os presentes, far aos jurados a seguinte exortao: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)
o o o o o

Em nome da lei, concito-vos a examinar esta causa com imparcialidade e a proferir a vossa deciso de acordo com a vossa conscincia e os ditames da justia. Os jurados, nominalmente chamados pelo presidente, respondero: Assim o prometo. Pargrafo nico. O jurado, em seguida, receber cpias da pronncia ou, se for o caso, das decises posteriores que julgaram admissvel a acusao e do relatrio do processo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Seo XI Da Instruo em Plenrio (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 473. Prestado o compromisso pelos jurados, ser iniciada a instruo plenria quando o juiz presidente, o Ministrio Pblico, o assistente, o querelante e o defensor do acusado tomaro, sucessiva e diretamente, as declaraes do ofendido, se possvel, e inquiriro as testemunhas arroladas pela acusao. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Para a inquirio das testemunhas arroladas pela defesa, o defensor do acusado formular as perguntas antes do Ministrio Pblico e do assistente, mantidos no mais a ordem e os critrios estabelecidos neste artigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Os jurados podero formular perguntas ao ofendido e s testemunhas, por intermdio do juiz presidente. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 3 As partes e os jurados podero requerer acareaes, reconhecimento de pessoas e coisas e esclarecimento dos peritos, bem como a leitura de peas que se refiram, exclusivamente, s provas colhidas por carta precatria e s provas cautelares, antecipadas ou no repetveis. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 474. A seguir ser o acusado interrogado, se estiver presente, na forma estabelecida no Captulo III do Ttulo VII do Livro I deste Cdigo, com as alteraes introduzidas nesta Seo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 O Ministrio Pblico, o assistente, o querelante e o defensor, nessa ordem, podero formular, diretamente, perguntas ao acusado. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Os jurados formularo perguntas por intermdio do juiz presidente. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 3 No se permitir o uso de algemas no acusado durante o perodo em que permanecer no plenrio do jri, salvo se absolutamente necessrio ordem dos trabalhos, segurana das testemunhas ou garantia da integridade fsica dos presentes. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 475. O registro dos depoimentos e do interrogatrio ser feito pelos meios ou recursos de gravao magntica, eletrnica, estenotipia ou tcnica similar, destinada a obter maior fidelidade e celeridade na colheita da prova. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. A transcrio do registro, aps feita a degravao, constar dos autos. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Seo XII Dos Debates (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 476. Encerrada a instruo, ser concedida a palavra ao Ministrio Pblico, que far a acusao, nos limites da pronncia ou das decises posteriores que julgaram admissvel a acusao, sustentando, se for o caso, a existncia de circunstncia agravante.(Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)
o o o o o o

1 O assistente falar depois do Ministrio Pblico. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Tratando-se de ao penal de iniciativa privada, falar em primeiro lugar o querelante e, em seguida, o Ministrio Pblico, salvo se este houver retomado a titularidade da ao, na forma do art. 29 deste Cdigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 3 Finda a acusao, ter a palavra a defesa. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 4 A acusao poder replicar e a defesa treplicar, sendo admitida a reinquirio de testemunha j ouvida em plenrio. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 477. O tempo destinado acusao e defesa ser de uma hora e meia para cada, e de uma hora para a rplica e outro tanto para a trplica. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Havendo mais de um acusador ou mais de um defensor, combinaro entre si a distribuio do tempo, que, na falta de acordo, ser dividido pelo juiz presidente, de forma a no exceder o determinado neste artigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Havendo mais de 1 (um) acusado, o tempo para a acusao e a defesa ser acrescido de 1 o (uma) hora e elevado ao dobro o da rplica e da trplica, observado o disposto no 1 deste artigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 478. Durante os debates as partes no podero, sob pena de nulidade, fazer referncias: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I deciso de pronncia, s decises posteriores que julgaram admissvel a acusao ou determinao do uso de algemas como argumento de autoridade que beneficiem ou prejudiquem o acusado; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) II ao silncio do acusado ou ausncia de interrogatrio por falta de requerimento, em seu prejuzo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 479. Durante o julgamento no ser permitida a leitura de documento ou a exibio de objeto que no tiver sido juntado aos autos com a antecedncia mnima de 3 (trs) dias teis, dando-se cincia outra parte. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Compreende-se na proibio deste artigo a leitura de jornais ou qualquer outro escrito, bem como a exibio de vdeos, gravaes, fotografias, laudos, quadros, croqui ou qualquer outro meio assemelhado, cujo contedo versar sobre a matria de fato submetida apreciao e julgamento dos jurados. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 480. A acusao, a defesa e os jurados podero, a qualquer momento e por intermdio do juiz presidente, pedir ao orador que indique a folha dos autos onde se encontra a pea por ele lida ou citada, facultando-se, ainda, aos jurados solicitar-lhe, pelo mesmo meio, o esclarecimento de fato por ele alegado. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Concludos os debates, o presidente indagar dos jurados se esto habilitados a julgar ou se necessitam de outros esclarecimentos. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Se houver dvida sobre questo de fato, o presidente prestar esclarecimentos vista dos autos. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 3 Os jurados, nesta fase do procedimento, tero acesso aos autos e aos instrumentos do crime se solicitarem ao juiz presidente. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 481. Se a verificao de qualquer fato, reconhecida como essencial para o julgamento da causa, no puder ser realizada imediatamente, o juiz presidente dissolver o Conselho, ordenando a realizao das diligncias entendidas necessrias. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)
o o o o o o o o

Pargrafo nico. Se a diligncia consistir na produo de prova pericial, o juiz presidente, desde logo, nomear perito e formular quesitos, facultando s partes tambm formul-los e indicar assistentes tcnicos, no prazo de 5 (cinco) dias. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Seo XIII Do Questionrio e sua Votao (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 482. O Conselho de Sentena ser questionado sobre matria de fato e se o acusado deve ser absolvido. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Os quesitos sero redigidos em proposies afirmativas, simples e distintas, de modo que cada um deles possa ser respondido com suficiente clareza e necessria preciso. Na sua elaborao, o presidente levar em conta os termos da pronncia ou das decises posteriores que julgaram admissvel a acusao, do interrogatrio e das alegaes das partes. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 483. Os quesitos sero formulados na seguinte ordem, indagando sobre: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I a materialidade do fato; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) II a autoria ou participao; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) III se o acusado deve ser absolvido; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) IV se existe causa de diminuio de pena alegada pela defesa; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) V se existe circunstncia qualificadora ou causa de aumento de pena reconhecidas na pronncia ou em decises posteriores que julgaram admissvel a acusao. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 1 A resposta negativa, de mais de 3 (trs) jurados, a qualquer dos quesitos referidos nos incisos I e II do caput deste artigo encerra a votao e implica a absolvio do acusado. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Respondidos afirmativamente por mais de 3 (trs) jurados os quesitos relativos aos incisos I e II do caput deste artigo ser formulado quesito com a seguinte redao: (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) O jurado absolve o acusado? 3 Decidindo os jurados pela condenao, o julgamento prossegue, devendo ser formulados quesitos sobre: (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) I causa de diminuio de pena alegada pela defesa; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) II circunstncia qualificadora ou causa de aumento de pena, reconhecidas na pronncia ou em decises posteriores que julgaram admissvel a acusao. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 4 Sustentada a desclassificao da infrao para outra de competncia do juiz singular, ser o o formulado quesito a respeito, para ser respondido aps o 2 (segundo) ou 3 (terceiro) quesito, conforme o caso. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 5 Sustentada a tese de ocorrncia do crime na sua forma tentada ou havendo divergncia sobre a tipificao do delito, sendo este da competncia do Tribunal do Jri, o juiz formular quesito acerca destas questes, para ser respondido aps o segundo quesito.(Includo pela Lei n 11.689, de 2008)
o o o o o

6 Havendo mais de um crime ou mais de um acusado, os quesitos sero formulados em sries distintas. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 484. A seguir, o presidente ler os quesitos e indagar das partes se tm requerimento ou reclamao a fazer, devendo qualquer deles, bem como a deciso, constar da ata. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Ainda em plenrio, o juiz presidente explicar aos jurados o significado de cada quesito. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 485. No havendo dvida a ser esclarecida, o juiz presidente, os jurados, o Ministrio Pblico, o assistente, o querelante, o defensor do acusado, o escrivo e o oficial de justia dirigir-se-o sala especial a fim de ser procedida a votao. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Na falta de sala especial, o juiz presidente determinar que o pblico se retire, permanecendo somente as pessoas mencionadas no caput deste artigo. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) 2 O juiz presidente advertir as partes de que no ser permitida qualquer interveno que possa perturbar a livre manifestao do Conselho e far retirar da sala quem se portar inconvenientemente. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 486. Antes de proceder-se votao de cada quesito, o juiz presidente mandar distribuir aos jurados pequenas cdulas, feitas de papel opaco e facilmente dobrveis, contendo 7 (sete) delas a palavra sim, 7 (sete) a palavra no. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 487. Para assegurar o sigilo do voto, o oficial de justia recolher em urnas separadas as cdulas correspondentes aos votos e as no utilizadas. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 488. Aps a resposta, verificados os votos e as cdulas no utilizadas, o presidente determinar que o escrivo registre no termo a votao de cada quesito, bem como o resultado do julgamento. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Do termo tambm constar a conferncia das cdulas no utilizadas. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 489. As decises do Tribunal do Jri sero tomadas por maioria de votos. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 490. Se a resposta a qualquer dos quesitos estiver em contradio com outra ou outras j dadas, o presidente, explicando aos jurados em que consiste a contradio, submeter novamente votao os quesitos a que se referirem tais respostas. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Se, pela resposta dada a um dos quesitos, o presidente verificar que ficam prejudicados os seguintes, assim o declarar, dando por finda a votao. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 491. Encerrada a votao, ser o termo a que se refere o art. 488 deste Cdigo assinado pelo presidente, pelos jurados e pelas partes. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Seo XIV Da sentena (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 492. Em seguida, o presidente proferir sentena que: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I no caso de condenao: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) a) fixar a pena-base; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008)
o o

b) considerar as circunstncias agravantes ou atenuantes alegadas nos debates; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) c) impor os aumentos ou diminuies da pena, em ateno s causas admitidas pelo jri; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) d) observar as demais disposies do art. 387 deste Cdigo; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) e) mandar o acusado recolher-se ou recomend-lo- priso em que se encontra, se presentes os requisitos da priso preventiva; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) f) estabelecer os efeitos genricos e especficos da condenao; (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) II no caso de absolvio: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) a) mandar colocar em liberdade o acusado se por outro motivo no estiver preso; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) b) revogar as medidas restritivas provisoriamente decretadas; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) c) impor, se for o caso, a medida de segurana cabvel. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 1 Se houver desclassificao da infrao para outra, de competncia do juiz singular, ao presidente do Tribunal do Jri caber proferir sentena em seguida, aplicando-se, quando o delito resultante da nova tipificao for considerado pela lei como infrao penal de menor potencial ofensivo, o o disposto nos arts. 69 e seguintes da Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) 2 Em caso de desclassificao, o crime conexo que no seja doloso contra a vida ser o julgado pelo juiz presidente do Tribunal do Jri, aplicando-se, no que couber, o disposto no 1 deste artigo. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 493. A sentena ser lida em plenrio pelo presidente antes de encerrada a sesso de instruo e julgamento. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Seo XV Da Ata dos Trabalhos (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 494. De cada sesso de julgamento o escrivo lavrar ata, assinada pelo presidente e pelas partes. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 495. A ata descrever fielmente todas obrigatoriamente: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) as ocorrncias, mencionando
o o

I a data e a hora da instalao dos trabalhos; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) II o magistrado que presidiu a sesso e os jurados presentes; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) III os jurados que deixaram de comparecer, com escusa ou sem ela, e as sanes aplicadas; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) IV o ofcio ou requerimento de iseno ou dispensa; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) V o sorteio dos jurados suplentes; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)

VI o adiamento da sesso, se houver ocorrido, com a indicao do motivo; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) VII a abertura da sesso e a presena do Ministrio Pblico, do querelante e do assistente, se houver, e a do defensor do acusado; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) VIII o prego e a sano imposta, no caso de no comparecimento; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) IX as testemunhas dispensadas de depor; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) X o recolhimento das testemunhas a lugar de onde umas no pudessem ouvir o depoimento das outras; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) XI a verificao das cdulas pelo juiz presidente; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) XII a formao do Conselho de Sentena, com o registro dos nomes dos jurados sorteados e recusas; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) XIII o compromisso e o interrogatrio, com simples referncia ao termo; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) XIV os debates e as alegaes das partes com os respectivos fundamentos; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) XV os incidentes; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) XVI o julgamento da causa; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) XVII a publicidade dos atos da instruo plenria, das diligncias e da sentena. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 496. A falta da ata sujeitar o responsvel a sanes administrativa e penal. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Seo XVI Das Atribuies do Presidente do Tribunal do Jri (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) Art. 497. So atribuies do juiz presidente do Tribunal do Jri, alm de outras expressamente referidas neste Cdigo: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I regular a polcia das sesses e prender os desobedientes; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) II requisitar o auxlio da fora pblica, que ficar sob sua exclusiva autoridade; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) III dirigir os debates, intervindo em caso de abuso, excesso de linguagem ou mediante requerimento de uma das partes; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) IV resolver as questes incidentes que no dependam de pronunciamento do jri; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) V nomear defensor ao acusado, quando consider-lo indefeso, podendo, neste caso, dissolver o Conselho e designar novo dia para o julgamento, com a nomeao ou a constituio de novo defensor; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) VI mandar retirar da sala o acusado que dificultar a realizao do julgamento, o qual prosseguir sem a sua presena; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008)

VII suspender a sesso pelo tempo indispensvel realizao das diligncias requeridas ou entendidas necessrias, mantida a incomunicabilidade dos jurados; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) VIII interromper a sesso por tempo razovel, para proferir sentena e para repouso ou refeio dos jurados; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) IX decidir, de ofcio, ouvidos o Ministrio Pblico e a defesa, ou a requerimento de qualquer destes, a argio de extino de punibilidade; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) X resolver as questes de direito suscitadas no curso do julgamento; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) XI determinar, de ofcio ou a requerimento das partes ou de qualquer jurado, as diligncias destinadas a sanar nulidade ou a suprir falta que prejudique o esclarecimento da verdade; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) XII regulamentar, durante os debates, a interveno de uma das partes, quando a outra estiver com a palavra, podendo conceder at 3 (trs) minutos para cada aparte requerido, que sero acrescidos ao tempo desta ltima. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008) CAPTULO IV DO PROCESSO E DO JULGAMENTO DOS CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE IMATERIAL CAPTULO V DO PROCESSO SUMRIO Art. 531. Na audincia de instruo e julgamento, a ser realizada no prazo mximo de 30 (trinta) dias, proceder-se- tomada de declaraes do ofendido, se possvel, inquirio das testemunhas arroladas pela acusao e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art. 222 deste Cdigo, bem como aos esclarecimentos dos peritos, s acareaes e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado e procedendo-se, finalmente, ao debate. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 532. Na instruo, podero ser inquiridas at 5 (cinco) testemunhas arroladas pela acusao e 5 (cinco) pela defesa. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 533. Aplica-se ao procedimento sumrio o disposto nos pargrafos do art. 400 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 534. As alegaes finais sero orais, concedendo-se a palavra, respectivamente, acusao e defesa, pelo prazo de 20 (vinte) minutos, prorrogveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentena. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). 1 Havendo mais de um acusado, o tempo previsto para a defesa de cada um ser individual. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2 Ao assistente do Ministrio Pblico, aps a manifestao deste, sero concedidos 10 (dez) minutos, prorrogando-se por igual perodo o tempo de manifestao da defesa. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 535. Nenhum ato ser adiado, salvo quando imprescindvel a prova faltante, determinando o juiz a conduo coercitiva de quem deva comparecer. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). Art. 536. A testemunha que comparecer ser inquirida, independentemente da suspenso da audincia, observada em qualquer caso a ordem estabelecida no art. 531 deste Cdigo. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008).
o o

Art. 538. Nas infraes penais de menor potencial ofensivo, quando o juizado especial criminal encaminhar ao juzo comum as peas existentes para a adoo de outro procedimento, observar-se- o procedimento sumrio previsto neste Captulo. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). CAPTULO VI DO PROCESSO DE RESTAURAO DE AUTOS EXTRAVIADOS OU DESTRUDOS Art. 541. Os autos originais de processo penal extraviados ou destrudos, em primeira ou segunda instncia, sero restaurados. 1 Se existir e for exibida cpia autntica ou certido do processo, ser uma ou outra considerada como original. 2 Na falta de cpia autntica ou certido do processo, o juiz mandar, de ofcio, ou a requerimento de qualquer das partes, que: a) o escrivo certifique o estado do processo, segundo a sua lembrana, e reproduza o que houver a respeito em seus protocolos e registros; b) sejam requisitadas cpias do que constar a respeito no Instituto Mdico-Legal, no Instituto de Identificao e Estatstica ou em estabelecimentos congneres, reparties pblicas, penitencirias ou cadeias; c) as partes sejam citadas pessoalmente, ou, se no forem encontradas, por edital, com o prazo de dez dias, para o processo de restaurao dos autos. 3 Proceder-se- restaurao na primeira instncia, ainda que os autos se tenham extraviado na segunda. Art. 542. No dia designado, as partes sero ouvidas, mencionando-se em termo circunstanciado os pontos em que estiverem acordes e a exibio e a conferncia das certides e mais reprodues do processo apresentadas e conferidas. Art. 543. O juiz determinar as diligncias necessrias para a restaurao, observando-se o seguinte: I - caso ainda no tenha sido proferida a sentena, reinquirir-se-o as testemunhas podendo ser substitudas as que tiverem falecido ou se encontrarem em lugar no sabido; II - os exames periciais, quando possvel, sero repetidos, e de preferncia pelos mesmos peritos; III - a prova documental ser reproduzida por meio de cpia autntica ou, quando impossvel, por meio de testemunhas; IV - podero tambm ser inquiridas sobre os atos do processo, que dever ser restaurado, as autoridades, os serventurios, os peritos e mais pessoas que tenham nele funcionado; V - o Ministrio Pblico e as partes podero oferecer testemunhas e produzir documentos, para provar o teor do processo extraviado ou destrudo. Art. 544. Realizadas as diligncias que, salvo motivo de fora maior, devero concluir-se dentro de vinte dias, sero os autos conclusos para julgamento. Pargrafo nico. No curso do processo, e depois de subirem os autos conclusos para sentena, o juiz poder, dentro em cinco dias, requisitar de autoridades ou de reparties todos os esclarecimentos para a restaurao. Art. 545. Os selos e as taxas judicirias, j pagos nos autos originais, no sero novamente cobrados.
o o o

Art. 546. Os causadores de extravio de autos respondero pelas custas, em dobro, sem prejuzo da responsabilidade criminal. Art. 547. Julgada a restaurao, os autos respectivos valero pelos originais. Pargrafo nico. Se no curso da restaurao aparecerem os autos originais, nestes continuar o processo, apensos a eles os autos da restaurao. Art. 548. At deciso que julgue restaurados os autos, a sentena condenatria em execuo continuar a produzir efeito, desde que conste da respectiva guia arquivada na cadeia ou na penitenciria, onde o ru estiver cumprindo a pena, ou de registro que torne a sua existncia inequvoca. TTULO II DOS RECURSOS EM GERAL CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 574. Os recursos sero voluntrios, excetuando-se os seguintes casos, em que devero ser interpostos, de ofcio, pelo juiz: I - da sentena que conceder habeas corpus; II - da que absolver desde logo o ru com fundamento na existncia de circunstncia que exclua o crime ou isente o ru de pena, nos termos do art. 411. Art. 575. No sero prejudicados os recursos que, por erro, falta ou omisso dos funcionrios, no tiverem seguimento ou no forem apresentados dentro do prazo. Art. 576. O Ministrio Pblico no poder desistir de recurso que haja interposto. Art. 577. O recurso poder ser interposto pelo Ministrio Pblico, ou pelo querelante, ou pelo ru, seu procurador ou seu defensor. Pargrafo nico. No se admitir, entretanto, recurso da parte que no tiver interesse na reforma ou modificao da deciso. Art. 578. O recurso ser interposto por petio ou por termo nos autos, assinado pelo recorrente ou por seu representante. 1 No sabendo ou no podendo o ru assinar o nome, o termo ser assinado por algum, a seu rogo, na presena de duas testemunhas. 2 A petio de interposio de recurso, com o despacho do juiz, ser, at o dia seguinte ao ltimo do prazo, entregue ao escrivo, que certificar no termo da juntada a data da entrega. 3 Interposto por termo o recurso, o escrivo, sob pena de suspenso por dez a trinta dias, far conclusos os autos ao juiz, at o dia seguinte ao ltimo do prazo. Art. 579. Salvo a hiptese de m-f, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro. Pargrafo nico. Se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandar process-lo de acordo com o rito do recurso cabvel. Art. 580. No caso de concurso de agentes (Cdigo Penal, art. 25), a deciso do recurso interposto por um dos rus, se fundado em motivos que no sejam de carter exclusivamente pessoal, aproveitar aos outros.
o o o

CAPTULO II DO RECURSO EM SENTIDO ESTRITO Art. 581. Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena: I - que no receber a denncia ou a queixa; II - que concluir pela incompetncia do juzo; III - que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio; IV que pronunciar o ru; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) V - que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante; (Redao dada pela Lei n 7.780, de 22.6.1989) VII - que julgar quebrada a fiana ou perdido o seu valor; VIII - que decretar a prescrio ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade; IX - que indeferir o pedido de reconhecimento da prescrio ou de outra causa extintiva da punibilidade; X - que conceder ou negar a ordem de habeas corpus; XI - que conceder, negar ou revogar a suspenso condicional da pena; XII - que conceder, negar ou revogar livramento condicional; XIII - que anular o processo da instruo criminal, no todo ou em parte; XIV - que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir; XV - que denegar a apelao ou a julgar deserta; XVI - que ordenar a suspenso do processo, em virtude de questo prejudicial; XVII - que decidir sobre a unificao de penas; XVIII - que decidir o incidente de falsidade; XIX - que decretar medida de segurana, depois de transitar a sentena em julgado; XX - que impuser medida de segurana por transgresso de outra; XXI - que mantiver ou substituir a medida de segurana, nos casos do art. 774; XXII - que revogar a medida de segurana; XXIII - que deixar de revogar a medida de segurana, nos casos em que a lei admita a revogao; XXIV - que converter a multa em deteno ou em priso simples. Art. 582 - Os recursos sero sempre para o Tribunal de Apelao, salvo nos casos dos ns. V, X e XIV. Pargrafo nico. O recurso, no caso do n XIV, ser para o presidente do Tribunal de Apelao. Art. 583. Subiro nos prprios autos os recursos: I - quando interpostos de oficio;
o

II - nos casos do art. 581, I, III, IV, VI, VIII e X; III - quando o recurso no prejudicar o andamento do processo. Pargrafo nico. O recurso da pronncia subir em traslado, quando, havendo dois ou mais rus, qualquer deles se conformar com a deciso ou todos no tiverem sido ainda intimados da pronncia. Art. 584. Os recursos tero efeito suspensivo nos casos de perda da fiana, de concesso de livramento condicional e dos ns. XV, XVII e XXIV do art. 581. 1 Ao recurso interposto de sentena de impronncia ou no caso do n VIII do art. 581, aplicarse- o disposto nos arts. 596 e 598. 2 O recurso da pronncia suspender to-somente o julgamento. 3 O recurso do despacho que julgar quebrada a fiana suspender unicamente o efeito de perda da metade do seu valor. Art. 585. O ru no poder recorrer da pronncia seno depois de preso, salvo se prestar fiana, nos casos em que a lei a admitir. Art. 586. O recurso voluntrio poder ser interposto no prazo de cinco dias. Pargrafo nico. No caso do art. 581, XIV, o prazo ser de vinte dias, contado da data da publicao definitiva da lista de jurados. Art. 587. Quando o recurso houver de subir por instrumento, a parte indicar, no respectivo termo, ou em requerimento avulso, as peas dos autos de que pretenda traslado. Pargrafo nico. O traslado ser extrado, conferido e concertado no prazo de cinco dias, e dele constaro sempre a deciso recorrida, a certido de sua intimao, se por outra forma no for possvel verificar-se a oportunidade do recurso, e o termo de interposio. Art. 588. Dentro de dois dias, contados da interposio do recurso, ou do dia em que o escrivo, extrado o traslado, o fizer com vista ao recorrente, este oferecer as razes e, em seguida, ser aberta vista ao recorrido por igual prazo. Pargrafo nico. Se o recorrido for o ru, ser intimado do prazo na pessoa do defensor. Art. 589. Com a resposta do recorrido ou sem ela, ser o recurso concluso ao juiz, que, dentro de dois dias, reformar ou sustentar o seu despacho, mandando instruir o recurso com os traslados que Ihe parecerem necessrios. Pargrafo nico. Se o juiz reformar o despacho recorrido, a parte contrria, por simples petio, poder recorrer da nova deciso, se couber recurso, no sendo mais lcito ao juiz modific-la. Neste caso, independentemente de novos arrazoados, subir o recurso nos prprios autos ou em traslado. Art. 590. Quando for impossvel ao escrivo extrair o traslado no prazo da lei, poder o juiz prorrog-lo at o dobro. Art. 591. Os recursos sero apresentados ao juiz ou tribunal ad quem, dentro de cinco dias da publicao da resposta do juiz a quo, ou entregues ao Correio dentro do mesmo prazo. Art. 592. Publicada a deciso do juiz ou do tribunal ad quem, devero os autos ser devolvidos, dentro de cinco dias, ao juiz a quo.
o o o o

CAPTULO III DA APELAO Art. 593. Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias: (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948) I - das sentenas definitivas de condenao ou absolvio proferidas por juiz singular; (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948) II - das decises definitivas, ou com fora de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos no previstos no Captulo anterior; (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948) III - das decises do Tribunal do Jri, quando: (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948) a) ocorrer nulidade posterior pronncia; (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948) b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados; (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948) c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana; (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948) d) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos. (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948) 1 Se a sentena do juiz-presidente for contrria lei expressa ou divergir das respostas dos jurados aos quesitos, o tribunal ad quem far a devida retificao. (Includo pela Lei n 263, de 23.2.1948) 2 Interposta a apelao com fundamento no n III, c, deste artigo, o tribunal ad quem, se Ihe der provimento, retificar a aplicao da pena ou da medida de segurana. (Includo pela Lei n 263, de 23.2.1948) 3 Se a apelao se fundar no n III, d, deste artigo, e o tribunal ad quem se convencer de que a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos, dar-lhe- provimento para sujeitar o ru a novo julgamento; no se admite, porm, pelo mesmo motivo, segunda apelao. (Includo pela Lei n 263, de 23.2.1948) 4 Quando cabvel a apelao, no poder ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da deciso se recorra. (Pargrafo nico renumerado pela Lei n 263, de 23.2.1948) Art. 596. A apelao da sentena absolutria no impedir que o ru seja posto imediatamente em liberdade. (Redao dada pela Lei n 263, de 23.2.1948) Pargrafo nico. A apelao no suspender a execuo da medida de segurana aplicada provisoriamente. (Redao dada pela Lei n 5.941, de 22.11.1973) Art. 597. A apelao de sentena condenatria ter efeito suspensivo, salvo o disposto no art. 393, a aplicao provisria de interdies de direitos e de medidas de segurana (arts. 374 e 378), e o caso de suspenso condicional de pena. Art. 598. Nos crimes de competncia do Tribunal do Jri, ou do juiz singular, se da sentena no for interposta apelao pelo Ministrio Pblico no prazo legal, o ofendido ou qualquer das pessoas enumeradas no art. 31, ainda que no se tenha habilitado como assistente, poder interpor apelao, que no ter, porm, efeito suspensivo. Pargrafo nico. O prazo para interposio desse recurso ser de quinze dias e correr do dia em que terminar o do Ministrio Pblico.
o o o o o o

Art. 599. As apelaes podero ser interpostas quer em relao a todo o julgado, quer em relao a parte dele. Art. 600. Assinado o termo de apelao, o apelante e, depois dele, o apelado tero o prazo de oito dias cada um para oferecer razes, salvo nos processos de contraveno, em que o prazo ser de trs dias. 1 Se houver assistente, este arrazoar, no prazo de trs dias, aps o Ministrio Pblico. 2 Se a ao penal for movida pela parte ofendida, o Ministrio Pblico ter vista dos autos, no prazo do pargrafo anterior. 3 Quando forem dois ou mais os apelantes ou apelados, os prazos sero comuns. 4 Se o apelante declarar, na petio ou no termo, ao interpor a apelao, que deseja arrazoar na superior instncia sero os autos remetidos ao tribunal ad quem onde ser aberta vista s partes, observados os prazos legais, notificadas as partes pela publicao oficial. (Includo pela Lei n 4.336, de 1.6.1964) Art. 601. Findos os prazos para razes, os autos sero remetidos instncia superior, com as razes ou sem elas, no prazo de 5 (cinco) dias, salvo no caso do art. 603, segunda parte, em que o prazo ser de trinta dias. 1 Se houver mais de um ru, e no houverem todos sido julgados, ou no tiverem todos apelado, caber ao apelante promover extrao do traslado dos autos, o qual dever ser remetido instncia superior no prazo de trinta dias, contado da data da entrega das ltimas razes de apelao, ou do vencimento do prazo para a apresentao das do apelado. 2 As despesas do traslado correro por conta de quem o solicitar, salvo se o pedido for de ru pobre ou do Ministrio Pblico. Art. 602. Os autos sero, dentro dos prazos do artigo anterior, apresentados ao tribunal ad quem ou entregues ao Correio, sob registro. Art. 603. A apelao subir nos autos originais e, a no ser no Distrito Federal e nas comarcas que forem sede de Tribunal de Apelao, ficar em cartrio traslado dos termos essenciais do processo referidos no art. 564, n. III. CAPTULO V DO PROCESSO E DO JULGAMENTO DOS RECURSOS EM SENTIDO ESTRITO E DAS APELAES, NOS TRIBUNAIS DE APELAO Art. 609. Os recursos, apelaes e embargos sero julgados pelos Tribunais de Justia, cmaras ou turmas criminais, de acordo com a competncia estabelecida nas leis de organizao judiciria. (Redao dada pela Lei n 1.720-B, de 3.11.1952) Pargrafo nico. Quando no for unnime a deciso de segunda instncia, desfavorvel ao ru, admitem-se embargos infringentes e de nulidade, que podero ser opostos dentro de 10 (dez) dias, a contar da publicao de acrdo, na forma do art. 613. Se o desacordo for parcial, os embargos sero restritos matria objeto de divergncia. (Includo pela Lei n 1.720-B, de 3.11.1952) Art. 610. Nos recursos em sentido estrito, com exceo do de habeas corpus, e nas apelaes interpostas das sentenas em processo de contraveno ou de crime a que a lei comine pena de deteno, os autos iro imediatamente com vista ao procurador-geral pelo prazo de cinco dias, e, em seguida, passaro, por igual prazo, ao relator, que pedir designao de dia para o julgamento. Pargrafo nico. Anunciado o julgamento pelo presidente, e apregoadas as partes, com a presena destas ou sua revelia, o relator far a exposio do feito e, em seguida, o presidente
o o o o o o

conceder, pelo prazo de 10 (dez) minutos, a palavra aos advogados ou s partes que a solicitarem e ao procurador-geral, quando o requerer, por igual prazo. Art. 612. Os recursos de habeas corpus, designado o relator, sero julgados na primeira sesso. Art. 613. As apelaes interpostas das sentenas proferidas em processos por crime a que a lei comine pena de recluso, devero ser processadas e julgadas pela forma estabelecida no Art. 610, com as seguintes modificaes: I - exarado o relatrio nos autos, passaro estes ao revisor, que ter igual prazo para o exame do processo e pedir designao de dia para o julgamento; II - os prazos sero ampliados ao dobro; III - o tempo para os debates ser de um quarto de hora. Art. 614. No caso de impossibilidade de observncia de qualquer dos prazos marcados nos arts. 610 e 613, os motivos da demora sero declarados nos autos. Art. 615. O tribunal decidir por maioria de votos. 1 Havendo empate de votos no julgamento de recursos, se o presidente do tribunal, cmara ou turma, no tiver tomado parte na votao, proferir o voto de desempate; no caso contrrio, prevalecer a deciso mais favorvel ao ru. 2 O acrdo ser apresentado conferncia na primeira sesso seguinte do julgamento, ou no prazo de duas sesses, pelo juiz incumbido de lavr-lo. Art. 616. No julgamento das apelaes poder o tribunal, cmara ou turma proceder a novo interrogatrio do acusado, reinquirir testemunhas ou determinar outras diligncias. Art. 617. O tribunal, cmara ou turma atender nas suas decises ao disposto nos arts. 383, 386 e 387, no que for aplicvel, no podendo, porm, ser agravada a pena, quando somente o ru houver apelado da sentena. Art. 618. Os regimentos dos Tribunais de Apelao estabelecero as normas complementares para o processo e julgamento dos recursos e apelaes. CAPTULO VI DOS EMBARGOS Art. 619. Aos acrdos proferidos pelos Tribunais de Apelao, cmaras ou turmas, podero ser opostos embargos de declarao, no prazo de dois dias contados da sua publicao, quando houver na sentena ambiguidade, obscuridade, contradio ou omisso. Art. 620. Os embargos de declarao sero deduzidos em requerimento de que constem os pontos em que o acrdo ambguo, obscuro, contraditrio ou omisso. 1 O requerimento ser apresentado pelo relator e julgado, independentemente de reviso, na primeira sesso. 2 Se no preenchidas as condies enumeradas neste artigo, o relator indeferir desde logo o requerimento. CAPTULO VII DA REVISO Art. 621. A reviso dos processos findos ser admitida:
o o o o

I - quando a sentena condenatria for contrria ao texto expresso da lei penal ou evidncia dos autos; II - quando a sentena condenatria se fundar em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos; III - quando, aps a sentena, se descobrirem novas provas de inocncia do condenado ou de circunstncia que determine ou autorize diminuio especial da pena. Art. 622. A reviso poder ser requerida em qualquer tempo, antes da extino da pena ou aps. Pargrafo nico. No ser admissvel a reiterao do pedido, salvo se fundado em novas provas. Art. 623. A reviso poder ser pedida pelo prprio ru ou por procurador legalmente habilitado ou, no caso de morte do ru, pelo cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. Art. 624. As revises criminais sero processadas e julgadas: (Redao dada pelo Decreto-lei n 504, de 18.3.1969) I - pelo Supremo Tribunal Federal, quanto s condenaes por ele proferidas; (Redao dada pelo Decreto-lei n 504, de 18.3.1969) II - pelo Tribunal Federal de Recursos, Tribunais de Justia ou de Alada, nos demais casos. (Redao dada pelo Decreto-lei n 504, de 18.3.1969) 1 No Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Federal de Recursos o processo e julgamento obedecero ao que for estabelecido no respectivo regimento interno. (Includo pelo Decreto-lei n 504, de 18.3.1969) 2 Nos Tribunais de Justia ou de Alada, o julgamento ser efetuado pelas cmaras ou turmas criminais, reunidas em sesso conjunta, quando houver mais de uma, e, no caso contrrio, pelo tribunal pleno. (Includo pelo Decreto-lei n 504, de 18.3.1969) 3 Nos tribunais onde houver quatro ou mais cmaras ou turmas criminais, podero ser constitudos dois ou mais grupos de cmaras ou turmas para o julgamento de reviso, obedecido o que for estabelecido no respectivo regimento interno. (Includo pelo Decreto-lei n 504, de 18.3.1969) Art. 625. O requerimento ser distribudo a um relator e a um revisor, devendo funcionar como relator um desembargador que no tenha pronunciado deciso em qualquer fase do processo. 1 O requerimento ser instrudo com a certido de haver passado em julgado a sentena condenatria e com as peas necessrias comprovao dos fatos argidos. 2 O relator poder determinar que se apensem os autos originais, se da no advier dificuldade execuo normal da sentena. 3 Se o relator julgar insuficientemente instrudo o pedido e inconveniente ao interesse da justia que se apensem os autos originais, indeferi-lo- in limine, dando recurso para as cmaras reunidas ou para o tribunal, conforme o caso (art. 624, pargrafo nico). 4 Interposto o recurso por petio e independentemente de termo, o relator apresentar o processo em mesa para o julgamento e o relatar, sem tomar parte na discusso. 5 Se o requerimento no for indeferido in limine, abrir-se- vista dos autos ao procuradorgeral, que dar parecer no prazo de dez dias. Em seguida, examinados os autos, sucessivamente, em igual prazo, pelo relator e revisor, julgar-se- o pedido na sesso que o presidente designar. Art. 626. Julgando procedente a reviso, o tribunal poder alterar a classificao da infrao, absolver o ru, modificar a pena ou anular o processo.
o o o o o o o o

Pargrafo nico. De qualquer maneira, no poder ser agravada a pena imposta pela deciso revista. Art. 627. A absolvio implicar o restabelecimento de todos os direitos perdidos em virtude da condenao, devendo o tribunal, se for caso, impor a medida de segurana cabvel. Art. 628. Os regimentos internos dos Tribunais de Apelao estabelecero as normas complementares para o processo e julgamento das revises criminais. Art. 629. vista da certido do acrdo que cassar a sentena condenatria, o juiz mandar junt-la imediatamente aos autos, para inteiro cumprimento da deciso. Art. 630. O tribunal, se o interessado o requerer, poder reconhecer o direito a uma justa indenizao pelos prejuzos sofridos. 1 Por essa indenizao, que ser liquidada no juzo cvel, responder a Unio, se a condenao tiver sido proferida pela justia do Distrito Federal ou de Territrio, ou o Estado, se o tiver sido pela respectiva justia. 2 A indenizao no ser devida: a) se o erro ou a injustia da condenao proceder de ato ou falta imputvel ao prprio impetrante, como a confisso ou a ocultao de prova em seu poder; b) se a acusao houver sido meramente privada. Art. 631. Quando, no curso da reviso, falecer a pessoa, cuja condenao tiver de ser revista, o presidente do tribunal nomear curador para a defesa. CAPTULO VIII DO RECURSO EXTRAORDINRIO Art. 637. O recurso extraordinrio no tem efeito suspensivo, e uma vez arrazoados pelo recorrido os autos do traslado, os originais baixaro primeira instncia, para a execuo da sentena. Art. 638. O recurso extraordinrio ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal na forma estabelecida pelo respectivo regimento interno. CAPTULO IX DA CARTA TESTEMUNHVEL Art. 639. Dar-se- carta testemunhvel: I - da deciso que denegar o recurso; II - da que, admitindo embora o recurso, obstar sua expedio e seguimento para o juzo ad quem. Art. 640. A carta testemunhvel ser requerida ao escrivo, ou ao secretrio do tribunal, conforme o caso, nas quarenta e oito horas seguintes ao despacho que denegar o recurso, indicando o requerente as peas do processo que devero ser trasladadas. Art. 641. O escrivo, ou o secretrio do tribunal, dar recibo da petio parte e, no prazo mximo de cinco dias, no caso de recurso no sentido estrito, ou de sessenta dias, no caso de recurso extraordinrio, far entrega da carta, devidamente conferida e concertada. Art. 642. O escrivo, ou o secretrio do tribunal, que se negar a dar o recibo, ou deixar de entregar, sob qualquer pretexto, o instrumento, ser suspenso por trinta dias. O juiz, ou o presidente do Tribunal de Apelao, em face de representao do testemunhante, impor a pena e mandar que seja extrado o instrumento, sob a mesma sano, pelo substituto do escrivo ou do secretrio do tribunal. Se
o o

o testemunhante no for atendido, poder reclamar ao presidente do tribunal ad quem, que avocar os autos, para o efeito do julgamento do recurso e imposio da pena. Art. 643. Extrado e autuado o instrumento, observar-se- o disposto nos arts. 588 a 592, no caso de recurso em sentido estrito, ou o processo estabelecido para o recurso extraordinrio, se deste se tratar. Art. 644. O tribunal, cmara ou turma a que competir o julgamento da carta, se desta tomar conhecimento, mandar processar o recurso, ou, se estiver suficientemente instruda, decidir logo, de meritis. Art. 645. O processo da carta testemunhvel na instncia superior seguir o processo do recurso denegado. Art. 646. A carta testemunhvel no ter efeito suspensivo. CAPTULO X DO HABEAS CORPUS E SEU PROCESSO Art. 647. Dar-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar na iminncia de sofrer violncia ou coao ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punio disciplinar. Art. 648. A coao considerar-se- ilegal: I - quando no houver justa causa; II - quando algum estiver preso por mais tempo do que determina a lei; III - quando quem ordenar a coao no tiver competncia para faz-lo; IV - quando houver cessado o motivo que autorizou a coao; V - quando no for algum admitido a prestar fiana, nos casos em que a lei a autoriza; VI - quando o processo for manifestamente nulo; VII - quando extinta a punibilidade. Art. 649. O juiz ou o tribunal, dentro dos limites da sua jurisdio, far passar imediatamente a ordem impetrada, nos casos em que tenha cabimento, seja qual for a autoridade coatora. Art. 650. Competir conhecer, originariamente, do pedido de habeas corpus: I - ao Supremo Tribunal Federal, nos casos previstos no Art. 101, I, g, da Constituio; II - aos Tribunais de Apelao, sempre que os atos de violncia ou coao forem atribudos aos governadores ou interventores dos Estados ou Territrios e ao prefeito do Distrito Federal, ou a seus secretrios, ou aos chefes de Polcia. 1 A competncia do juiz cessar sempre que a violncia ou coao provier de autoridade judiciria de igual ou superior jurisdio. 2 No cabe o habeas corpus contra a priso administrativa, atual ou iminente, dos responsveis por dinheiro ou valor pertencente Fazenda Pblica, alcanados ou omissos em fazer o seu recolhimento nos prazos legais, salvo se o pedido for acompanhado de prova de quitao ou de depsito do alcance verificado, ou se a priso exceder o prazo legal. Art. 651. A concesso do habeas corpus no obstar, nem por termo ao processo, desde que este no esteja em conflito com os fundamentos daquela.
o o

Art. 652. Se o habeas corpus for concedido em virtude de nulidade do processo, este ser renovado. Art. 653. Ordenada a soltura do paciente em virtude de habeas corpus, ser condenada nas custas a autoridade que, por m-f ou evidente abuso de poder, tiver determinado a coao. Pargrafo nico. Neste caso, ser remetida ao Ministrio Pblico cpia das peas necessrias para ser promovida a responsabilidade da autoridade. Art. 654. O habeas corpus poder ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministrio Pblico. 1 A petio de habeas corpus conter: a) o nome da pessoa que sofre ou est ameaada de sofrer violncia ou coao e o de quem exercer a violncia, coao ou ameaa; b) a declarao da espcie de constrangimento ou, em caso de simples ameaa de coao, as razes em que funda o seu temor; c) a assinatura do impetrante, ou de algum a seu rogo, quando no souber ou no puder escrever, e a designao das respectivas residncias. 2 Os juzes e os tribunais tm competncia para expedir de ofcio ordem de habeas corpus, quando no curso de processo verificarem que algum sofre ou est na iminncia de sofrer coao ilegal. Art. 655. O carcereiro ou o diretor da priso, o escrivo, o oficial de justia ou a autoridade judiciria ou policial que embaraar ou procrastinar a expedio de ordem de habeas corpus, as informaes sobre a causa da priso, a conduo e apresentao do paciente, ou a sua soltura, ser multado na quantia de duzentos mil-ris a um conto de ris, sem prejuzo das penas em que incorrer. As multas sero impostas pelo juiz do tribunal que julgar o habeas corpus, salvo quando se tratar de autoridade judiciria, caso em que caber ao Supremo Tribunal Federal ou ao Tribunal de Apelao impor as multas. Art. 656. Recebida a petio de habeas corpus, o juiz, se julgar necessrio, e estiver preso o paciente, mandar que este Ihe seja imediatamente apresentado em dia e hora que designar. Pargrafo nico. Em caso de desobedincia, ser expedido mandado de priso contra o detentor, que ser processado na forma da lei, e o juiz providenciar para que o paciente seja tirado da priso e apresentado em juzo. Art. 657. Se o paciente estiver preso, nenhum motivo escusar a sua apresentao, salvo: I - grave enfermidade do paciente; Il - no estar ele sob a guarda da pessoa a quem se atribui a deteno; III - se o comparecimento no tiver sido determinado pelo juiz ou pelo tribunal. Pargrafo nico. O juiz poder ir ao local em que o paciente se encontrar, se este no puder ser apresentado por motivo de doena. Art. 658. O detentor declarar ordem de quem o paciente estiver preso. Art. 659. Se o juiz ou o tribunal verificar que j cessou a violncia ou coao ilegal, julgar prejudicado o pedido. Art. 660. Efetuadas as diligncias, e interrogado o paciente, o juiz decidir, fundamentadamente, dentro de 24 (vinte e quatro) horas. 1 Se a deciso for favorvel ao paciente, ser logo posto em liberdade, salvo se por outro motivo dever ser mantido na priso.
o o o

2 Se os documentos que instrurem a petio evidenciarem a ilegalidade da coao, o juiz ou o tribunal ordenar que cesse imediatamente o constrangimento. 3 Se a ilegalidade decorrer do fato de no ter sido o paciente admitido a prestar fiana, o juiz arbitrar o valor desta, que poder ser prestada perante ele, remetendo, neste caso, autoridade os respectivos autos, para serem anexados aos do inqurito policial ou aos do processo judicial. 4 Se a ordem de habeas corpus for concedida para evitar ameaa de violncia ou coao ilegal, dar-se- ao paciente salvo-conduto assinado pelo juiz. 5 Ser incontinenti enviada cpia da deciso autoridade que tiver ordenado a priso ou tiver o paciente sua disposio, a fim de juntar-se aos autos do processo. 6 Quando o paciente estiver preso em lugar que no seja o da sede do juzo ou do tribunal que conceder a ordem, o alvar de soltura ser expedido pelo telgrafo, se houver, observadas as formalidades estabelecidas no art. 289, pargrafo nico, in fine, ou por via postal. Art. 661. Em caso de competncia originria do Tribunal de Apelao, a petio de habeas corpus ser apresentada ao secretrio, que a enviar imediatamente ao presidente do tribunal, ou da cmara criminal, ou da turma, que estiver reunida, ou primeiro tiver de reunir-se. Art. 662. Se a petio contiver os requisitos do art. 654, 1 , o presidente, se necessrio, requisitar da autoridade indicada como coatora informaes por escrito. Faltando, porm, qualquer daqueles requisitos, o presidente mandar preench-lo, logo que Ihe for apresentada a petio. Art. 663. As diligncias do artigo anterior no sero ordenadas, se o presidente entender que o habeas corpus deva ser indeferido in limine. Nesse caso, levar a petio ao tribunal, cmara ou turma, para que delibere a respeito. Art. 664. Recebidas as informaes, ou dispensadas, o habeas corpus ser julgado na primeira sesso, podendo, entretanto, adiar-se o julgamento para a sesso seguinte. Pargrafo nico. A deciso ser tomada por maioria de votos. Havendo empate, se o presidente no tiver tomado parte na votao, proferir voto de desempate; no caso contrrio, prevalecer a deciso mais favorvel ao paciente. Art. 665. O secretrio do tribunal lavrar a ordem que, assinada pelo presidente do tribunal, cmara ou turma, ser dirigida, por ofcio ou telegrama, ao detentor, ao carcereiro ou autoridade que exercer ou ameaar exercer o constrangimento. Pargrafo nico. A ordem transmitida por telegrama obedecer ao disposto no art. 289, pargrafo nico, in fine. Art. 666. Os regimentos dos Tribunais de Apelao estabelecero as normas complementares para o processo e julgamento do pedido de habeas corpus de sua competncia originria. Art. 667. No processo e julgamento do habeas corpus de competncia originria do Supremo Tribunal Federal, bem como nos de recurso das decises de ltima ou nica instncia, denegatrias de habeas corpus, observar-se-, no que Ihes for aplicvel, o disposto nos artigos anteriores, devendo o regimento interno do tribunal estabelecer as regras complementares.
o o o o o

LEI 9099/95
Captulo III Dos Juizados Especiais Criminais Disposies Gerais Art. 60. O Juizado Especial Criminal, provido por juzes togados ou togados e leigos, tem competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexo e continncia. (Redao dada pela Lei n 11.313, de 2006) Pargrafo nico. Na reunio de processos, perante o juzo comum ou o tribunal do jri, decorrentes da aplicao das regras de conexo e continncia, observar-se-o os institutos da transao penal e da composio dos danos civis. (Includo pela Lei n 11.313, de 2006) Art. 61. Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa. (Redao dada pela Lei n 11.313, de 2006) Art. 62. O processo perante o Juizado Especial orientar-se- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade. Seo I Da Competncia e dos Atos Processuais Art. 63. A competncia do Juizado ser determinada pelo lugar em que foi praticada a infrao penal. Art. 64. Os atos processuais sero pblicos e podero realizar-se em horrio noturno e em qualquer dia da semana, conforme dispuserem as normas de organizao judiciria. Art. 65. Os atos processuais sero vlidos sempre que preencherem as finalidades para as quais foram realizados, atendidos os critrios indicados no art. 62 desta Lei. 1 No se pronunciar qualquer nulidade sem que tenha havido prejuzo. 2 A prtica de atos processuais em outras comarcas poder ser solicitada por qualquer meio hbil de comunicao. 3 Sero objeto de registro escrito exclusivamente os atos havidos por essenciais. Os atos realizados em audincia de instruo e julgamento podero ser gravados em fita magntica ou equivalente. Art. 66. A citao ser pessoal e far-se- no prprio Juizado, sempre que possvel, ou por mandado. Pargrafo nico. No encontrado o acusado para ser citado, o Juiz encaminhar as peas existentes ao Juzo comum para adoo do procedimento previsto em lei. Art. 67. A intimao far-se- por correspondncia, com aviso de recebimento pessoal ou, tratandose de pessoa jurdica ou firma individual, mediante entrega ao encarregado da recepo, que ser obrigatoriamente identificado, ou, sendo necessrio, por oficial de justia, independentemente de mandado ou carta precatria, ou ainda por qualquer meio idneo de comunicao. Pargrafo nico. Dos atos praticados em audincia considerar-se-o desde logo cientes as partes, os interessados e defensores.

Art. 68. Do ato de intimao do autor do fato e do mandado de citao do acusado, constar a necessidade de seu comparecimento acompanhado de advogado, com a advertncia de que, na sua falta, ser-lhe- designado defensor pblico. Seo II Da Fase Preliminar Art. 69. A autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrncia lavrar termo circunstanciado e o encaminhar imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vtima, providenciando-se as requisies dos exames periciais necessrios. Pargrafo nico. Ao autor do fato que, aps a lavratura do termo, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, no se impor priso em flagrante, nem se exigir fiana. Em caso de violncia domstica, o juiz poder determinar, como medida de cautela, seu afastamento do lar, domiclio ou local de convivncia com a vtima. (Redao dada pela Lei n 10.455, de 13.5.2002)) Art. 70. Comparecendo o autor do fato e a vtima, e no sendo possvel a realizao imediata da audincia preliminar, ser designada data prxima, da qual ambos sairo cientes. Art. 71. Na falta do comparecimento de qualquer dos envolvidos, a Secretaria providenciar sua intimao e, se for o caso, a do responsvel civil, na forma dos arts. 67 e 68 desta Lei. Art. 72. Na audincia preliminar, presente o representante do Ministrio Pblico, o autor do fato e a vtima e, se possvel, o responsvel civil, acompanhados por seus advogados, o Juiz esclarecer sobre a possibilidade da composio dos danos e da aceitao da proposta de aplicao imediata de pena no privativa de liberdade. Art. 73. A conciliao ser conduzida pelo Juiz ou por conciliador sob sua orientao. Pargrafo nico. Os conciliadores so auxiliares da Justia, recrutados, na forma da lei local, preferentemente entre bacharis em Direito, excludos os que exeram funes na administrao da Justia Criminal. Art. 74. A composio dos danos civis ser reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentena irrecorrvel, ter eficcia de ttulo a ser executado no juzo civil competente. Pargrafo nico. Tratando-se de ao penal de iniciativa privada ou de ao penal pblica condicionada representao, o acordo homologado acarreta a renncia ao direito de queixa ou representao. Art. 75. No obtida a composio dos danos civis, ser dada imediatamente ao ofendido a oportunidade de exercer o direito de representao verbal, que ser reduzida a termo. Pargrafo nico. O no oferecimento da representao na audincia preliminar no implica decadncia do direito, que poder ser exercido no prazo previsto em lei. Art. 76. Havendo representao ou tratando-se de crime de ao penal pblica incondicionada, no sendo caso de arquivamento, o Ministrio Pblico poder propor a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta. 1 Nas hipteses de ser a pena de multa a nica aplicvel, o Juiz poder reduzi-la at a metade. 2 No se admitir a proposta se ficar comprovado: I - ter sido o autor da infrao condenado, pela prtica de crime, pena privativa de liberdade, por sentena definitiva; II - ter sido o agente beneficiado anteriormente, no prazo de cinco anos, pela aplicao de pena restritiva ou multa, nos termos deste artigo;

III - no indicarem os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias, ser necessria e suficiente a adoo da medida. 3 Aceita a proposta pelo autor da infrao e seu defensor, ser submetida apreciao do Juiz. 4 Acolhendo a proposta do Ministrio Pblico aceita pelo autor da infrao, o Juiz aplicar a pena restritiva de direitos ou multa, que no importar em reincidncia, sendo registrada apenas para impedir novamente o mesmo benefcio no prazo de cinco anos. 5 Da sentena prevista no pargrafo anterior caber a apelao referida no art. 82 desta Lei. 6 A imposio da sano de que trata o 4 deste artigo no constar de certido de antecedentes criminais, salvo para os fins previstos no mesmo dispositivo, e no ter efeitos civis, cabendo aos interessados propor ao cabvel no juzo cvel. Seo III Do Procedimento Sumarssimo Art. 77. Na ao penal de iniciativa pblica, quando no houver aplicao de pena, pela ausncia do autor do fato, ou pela no ocorrncia da hiptese prevista no art. 76 desta Lei, o Ministrio Pblico oferecer ao Juiz, de imediato, denncia oral, se no houver necessidade de diligncias imprescindveis. 1 Para o oferecimento da denncia, que ser elaborada com base no termo de ocorrncia referido no art. 69 desta Lei, com dispensa do inqurito policial, prescindir-se- do exame do corpo de delito quando a materialidade do crime estiver aferida por boletim mdico ou prova equivalente. 2 Se a complexidade ou circunstncias do caso no permitirem a formulao da denncia, o Ministrio Pblico poder requerer ao Juiz o encaminhamento das peas existentes, na forma do pargrafo nico do art. 66 desta Lei. 3 Na ao penal de iniciativa do ofendido poder ser oferecida queixa oral, cabendo ao Juiz verificar se a complexidade e as circunstncias do caso determinam a adoo das providncias previstas no pargrafo nico do art. 66 desta Lei. Art. 78. Oferecida a denncia ou queixa, ser reduzida a termo, entregando-se cpia ao acusado, que com ela ficar citado e imediatamente cientificado da designao de dia e hora para a audincia de instruo e julgamento, da qual tambm tomaro cincia o Ministrio Pblico, o ofendido, o responsvel civil e seus advogados. 1 Se o acusado no estiver presente, ser citado na forma dos arts. 66 e 68 desta Lei e cientificado da data da audincia de instruo e julgamento, devendo a ela trazer suas testemunhas ou apresentar requerimento para intimao, no mnimo cinco dias antes de sua realizao. 2 No estando presentes o ofendido e o responsvel civil, sero intimados nos termos do art. 67 desta Lei para comparecerem audincia de instruo e julgamento. 3 As testemunhas arroladas sero intimadas na forma prevista no art. 67 desta Lei. Art. 79. No dia e hora designados para a audincia de instruo e julgamento, se na fase preliminar no tiver havido possibilidade de tentativa de conciliao e de oferecimento de proposta pelo Ministrio Pblico, proceder-se- nos termos dos arts. 72, 73, 74 e 75 desta Lei. Art. 80. Nenhum ato ser adiado, determinando o Juiz, quando imprescindvel, a conduo coercitiva de quem deva comparecer. Art. 81. Aberta a audincia, ser dada a palavra ao defensor para responder acusao, aps o que o Juiz receber, ou no, a denncia ou queixa; havendo recebimento, sero ouvidas a vtima e as testemunhas de acusao e defesa, interrogando-se a seguir o acusado, se presente, passando-se imediatamente aos debates orais e prolao da sentena.

1 Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, podendo o Juiz limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatrias. 2 De todo o ocorrido na audincia ser lavrado termo, assinado pelo Juiz e pelas partes, contendo breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia e a sentena. 3 A sentena, dispensado o relatrio, mencionar os elementos de convico do Juiz. Art. 82. Da deciso de rejeio da denncia ou queixa e da sentena caber apelao, que poder ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado. 1 A apelao ser interposta no prazo de dez dias, contados da cincia da sentena pelo Ministrio Pblico, pelo ru e seu defensor, por petio escrita, da qual constaro as razes e o pedido do recorrente. 2 O recorrido ser intimado para oferecer resposta escrita no prazo de dez dias. 3 As partes podero requerer a transcrio da gravao da fita magntica a que alude o 3 do art. 65 desta Lei. 4 As partes sero intimadas da data da sesso de julgamento pela imprensa. 5 Se a sentena for confirmada pelos prprios fundamentos, a smula do julgamento servir de acrdo. Art. 83. Cabero embargos de declarao quando, em sentena ou acrdo, houver obscuridade, contradio, omisso ou dvida. 1 Os embargos de declarao sero opostos por escrito ou oralmente, no prazo de cinco dias, contados da cincia da deciso. 2 Quando opostos contra sentena, os embargos de declarao suspendero o prazo para o recurso. 3 Os erros materiais podem ser corrigidos de ofcio. Seo VI Disposies Finais Art. 88. Alm das hipteses do Cdigo Penal e da legislao especial, depender de representao a ao penal relativa aos crimes de leses corporais leves e leses culposas. Art. 89. Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena (art. 77 do Cdigo Penal). 1 Aceita a proposta pelo acusado e seu defensor, na presena do Juiz, este, recebendo a denncia, poder suspender o processo, submetendo o acusado a perodo de prova, sob as seguintes condies: I - reparao do dano, salvo impossibilidade de faz-lo; II - proibio de freqentar determinados lugares; III - proibio de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorizao do Juiz; IV - comparecimento pessoal e obrigatrio a juzo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades.

2 O Juiz poder especificar outras condies a que fica subordinada a suspenso, desde que adequadas ao fato e situao pessoal do acusado. 3 A suspenso ser revogada se, no curso do prazo, o beneficirio vier a ser processado por outro crime ou no efetuar, sem motivo justificado, a reparao do dano. 4 A suspenso poder ser revogada se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contraveno, ou descumprir qualquer outra condio imposta. 5 Expirado o prazo sem revogao, o Juiz declarar extinta a punibilidade. 6 No correr a prescrio durante o prazo de suspenso do processo. 7 Se o acusado no aceitar a proposta prevista neste artigo, o processo prosseguir em seus ulteriores termos.

NORMAS DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIA


CAPTULO II DOS OFCIOS DE JUSTIA EM GERAL SEO I DAS ATRIBUIES
1. Aos ofcios de justia sero atribudos, de acordo com suas respectivas varas, os servios do Cvel, da Famlia e das Sucesses, da Fazenda Pblica, de Acidentes do Trabalho, do Crime, do Jri, das Execues Criminais, da Infncia e da Juventude e da Corregedoria Permanente. 2. Aos ofcios de justia competem os servios do foro judicial, includos os do contador e partidor, atribuindo-se-lhes a numerao ordinal e a denominao da respectiva vara, onde houver mais de uma. 2.1. Em cada comarca de terceira entrncia h um ofcio de distribuio judicial ao qual incumbem os servios de distribuio cvel e criminal, alm do arquivo geral. 2.2. Nas comarcas e foros distritais de segunda entrncia, com mais de uma vara, h uma seo de distribuio judicial. 2.3. Nas demais comarcas em que h uma nica vara e um nico ofcio de justia, a este competem as atribuies dos servios de distribuio. 3. As execues fiscais estaduais e municipais e respectivas entidades autrquicas ou paraestatais, na Comarca da Capital, so processadas pelo Ofcio de Execues Fiscais. 3.1. Nas demais comarcas tais execues e ainda as de interesse da Unio, bem como de suas entidades autrquicas ou paraestatais, so processadas pelo Ofcio de Justia ou Servio Anexo Fiscal autorizado pelo Conselho Superior da Magistratura. 3.2. A inutilizao ou incinerao de processos de execues fiscais s poder ocorrer em relao queles arquivados h mais de 1 (um) ano, em virtude de anistia, pagamento ou qualquer outro fato extintivo. 3.3. Essa autorizao ser precedida de informao prestada pelo Diretor do Ofcio do Anexo Fiscal ou Cartrio Judicial ao MM. Juiz Corregedor Permanente, relacionados todos os feitos, que se encontrem nas condies do subitem 3.2, precedente. 3.4. Ser formado expediente prprio, que tramitar pelo Cartrio ou Anexo, colhendo-se a manifestao da Fazenda e subseqente publicao de edital, com prazo mnimo de 30 (trinta) dias, para conhecimento de terceiros, decidindo o Juiz Corregedor Permanente acerca de eventual reclamao, cabendo recurso no prazo de 15 (quinze) dias Corregedoria Geral da Justia. 3.5. Esgotado o prazo do edital, sem nenhuma reclamao, ser designado local, dia e hora para o ato de inutilizao ou incinerao, lavrando-se o termo respectivo, minudenciando-se os nmeros dos processos. 3.6. As fichas de andamento devero ser mantidas em cartrio, anotando-se a causa da extino e o nmero do processo do expediente de incinerao ou inutilizao, servindo de base para futura expedio de certides. O mesmo procedimento dever ser observado pelo Cartrio do Distribuidor.

4. Os escrives-diretores devero distribuir os servios entre os servidores do ofcio de justia, segundo a categoria funcional de cada um.

SEO II DOS LIVROS E CLASSIFICADORES OBRIGATRIOS Subseo I Dos Livros dos Ofcios de Justia em Geral
5. Os ofcios de justia em geral devero possuir os seguintes livros: a) Normas de Servio da Corregedoria Geral da Justia, apenas para os cartrios que no estejam informatizados; b) Ponto dos Servidores; c) Visitas e Correies; d) Registro Geral de Feitos, com ndice, dispensada impresso no caso previsto no subitem 12.1 deste Captulo; e) Protocolo de Autos e Papis em Geral; f) Cargas de Autos; g) Cargas de Mandados; h) Registro de Sentena, observado o subitem 26.1 deste Captulo; i) Registro de Autos Destrudos. 5.1. Alm dos livros acima enumerados, os Ofcios de Justia devero possuir livro ponto dos oficiais de justia que prestem servio junto s respectivas Varas, livro de Registro de Feitos Administrativos (sindicncias, procedimentos administrativos, representaes, etc.) e, no que couber, aqueles demais pertinentes Corregedoria Permanente, previstos no item 18 do Captulo I. 5.2. Os livros em geral, inclusive de folhas soltas, sero abertos, numerados, autenticados e encerrados pelo escrivo-diretor, sempre na mesma oportunidade, podendo ser utilizado, para este fim, processo mecnico de autenticao previamente aprovado pelo Juiz Corregedor Permanente, vedada a substituio de folhas. Uma vez completado o seu uso, sero imediatamente encaminhados para encadernao (quando de folhas soltas). 5.3. Haver nos ofcios de justia controle, pela utilizao de livros de folhas soltas ou outro meio idneo, da remessa e recebimento de feitos aos Tribunais. 5.3.1. Implementado no sistema informatizado oficial controle eletrnico da remessa e retorno dos autos aos Tribunais, fica dispensado o controle fsico pelos cartrios de primeira instncia. 5.4. Nos Ofcios de Justia integrados ao sistema informatizado oficial, os registros de remessa e recebimento de feitos e peties ao Cartrio Distribuidor devero ser formalizados exclusivamente pelas vias eletrnicas. 5.5. Os livros e classificadores obrigatrios sero submetidos ao Juiz Corregedor Permanente para visto por ocasio das correies ordinrias ou extraordinrias e sempre que forem por este requisitados. 6. O livro Ponto dever ser assinado diariamente por todos os servidores, excetuando-se aqueles que registram o ponto em relgio mecnico, consignando-se horrios de entrada e sada.

6.1. O encerramento do livro Ponto dever ser dirio, mediante assinatura do escrivo-diretor ou de seu substituto legal. 7. No ser permitido aos servidores, na assinatura do livro Ponto: a) o uso de simples rubricas; b) o emprego de tinta que no seja azul ou preta, indelvel. 8. Por ocasio das ausncias ou afastamentos, de qualquer ordem, dos servidores, dever o escrivodiretor, ou seu substituto legal, efetuar as anotaes pertinentes, consignando o motivo do afastamento ou a natureza da falta. 9. No livro de Visitas e Correies sero transcritos integralmente os termos de correies realizadas pelo Juiz Corregedor Permanente ou pelo Corregedor Geral da Justia. 9.1. Este livro, cumprindo os requisitos dos demais livros obrigatrios, dever ser organizado em folhas Soltas em nmero de 50 (cinqenta). 10. Nos Ofcios de Justia no informatizados ou que, apesar de informatizados, no estejam integrados ao sistema informatizado oficial, ser elaborado um FICHRIO POR NOME DE AUTOR, o qual servir como memria permanente do Cartrio. 10.1. O fichrio ser composto por fichas abertas em nome dos autores, organizadas em ordem alfabtica, com as seguintes excees: a) nos ofcios de justia criminais, do JECRIM, do jri e das execues criminais, somente sero abertas fichas em nome dos rus; b) suprimido; c) nos ofcios de justia de execues fiscais somente sero abertas fichas em nome dos executados; d) nos casos de litisconsrcio, poder o Juiz Corregedor Permanente, em razo do grande nmero de litigantes, limitar a quantidade de fichas a serem abertas, quando ser aberta necessariamente uma para o primeiro autor; e) fica dispensado o fichrio em nome de autor para as Cartas Precatrias, entretanto, ser aberta ficha em nome do embargante na hiptese de haver Embargos de Terceiro interpostos no juzo deprecado; f) nos ofcios de justia da infncia e juventude as fichas sero abertas em nome das crianas e/ou adolescentes envolvidos; nos processos em que no se faa meno s crianas e/ou adolescentes, as fichas sero abertas em nome do autor, ou, se este for o Ministrio Pblico, em nome do ru. 10.2. As fichas que compem o fichrio em nome do autor devero conter as principais informaes a respeito do processo, de forma a possibilitar a extrao de certides. 10.2.1. Nos processos cveis, de famlia e sucesses, da fazenda pblica, da infncia e juventude, de acidentes do trabalho e anexo fiscal, dever ser ursos, a data do trnsito em julgado, o arquivamento e outras observaes que se entender relevantes. 10.2.2. Nos processos criminais, do Jri e do JECRIM, deve ser anotado nas fichas: o n do processo, o nome e qualificao do ru, o n, livro e fls. do registro geral de feitos, a data do fato, a data do recebimento da denncia, o artigo de lei em que o ru foi incurso, a data da suspenso do processo (art. Cap. II 366 do CPP e JECRIM), a data da priso, o n, livro e fls. do registro de sentena, a suma do dispositivo da sentena, anotaes sobre recursos, a data da deciso confirmatria da pronncia, a data do trnsito em julgado, a data da expedio da guia de recolhimento, de tratamento ou de internao, o arquivamento e outras observaes que se entender relevantes.

10.2.3. Nos processos de execuo criminal, deve ser anotado nas fichas: o nome e qualificao do executado, as guias de recolhimento registradas, a discriminao das penas impostas em ordem seqencial, os incidentes de execuo da pena, anotaes sobre recursos, a suma dos julgamentos, as progresses de regime, os benefcios concedidos, as remies de pena e outras observaes que se entender relevantes. 10.2.4. Preferencialmente ser escriturada, at o momento do arquivamento dos autos, a ficha do primeiro autor, lanando-se em todas as demais, eventualmente abertas em razo de litisconsrcio, alm do n do processo, do nome da parte, seu RG e CPF, indicao da ficha em que consta a completa escriturao. 10.2.5. Nos Ofcios de Justia no integrados ao sistema informatizado oficial as fichas que compem o fichrio por nome do autor podero ser emitidas e escrituradas, at o momento do arquivamento dos autos, por sistema informatizado, oportunidade em que devero ser materializadas em papel. 10.3. Os Ofcios de Justia integrados ao sistema informatizado oficial devero nele cadastrar os mesmos dados mencionados no item anterior e seus respectivos subitens. 10.4. Os Ofcios de Justia integrados ao sistema informatizado oficial devero conservar as fichas que compem o fichrio por nome de autor (item 10 e respectivos subitens) at ento materializadas em papel, podendo, no entanto, ser inutilizadas, desde que todos os dados que delas constem sejam anotados no sistema de forma a possibilitar a extrao de certides. 10.4-A. O procedimento de inutilizao das fichas em nome do autor dever ser realizado no mbito e sob a responsabilidade do Juiz Corregedor Permanente, o qual dever verificar a pertinncia da medida, a presena de registro eletrnico de todas as fichas, conservao dos documentos de valor histrico, a segurana de todo o processo em vista das informaes contidas nos documentos e demais providncias administrativas correlatas. 10-A. Nos Ofcios de Justia ainda no informatizados ou que, apesar de informatizados, no estejam integrados ao sistema oficial, ser elaborado um FICHRIO INDIVIDUAL, destinado ao controle e registro da movimentao dos feitos, devendo ser aberta uma ficha para cada processo. O fichrio ser organizado pelo nmero do processo, em ordem crescente (1/99, 2/99, 3/99, etc.) e com subdiviso por ano. 10-A.1. As anotaes feitas nas fichas devem ser fidedignas, claras e atualizadas, de forma a refletir o atual estado do processo. 10-A.2. Quando do arquivamento dos autos do processo, a ficha individual dever ser grampeada na contracapa, devendo ser reaproveitada no caso de desarquivamento e novo andamento dos autos. Quando da devoluo de Cartas Precatrias cumpridas ou da redistribuio de feitos a outras varas, as fichas individuais respectivas devem ser inutilizadas. 10-A.3. Nos Ofcios de Justia no integrados ao sistema informatizado oficial o fichrio individual poder ser substitudo por sistema informatizado de controle e registro da movimentao processual, desde que dele constem informaes fidedignas, claras e atualizadas, de forma a refletir o atual estado do processo, extraindo-se uma cpia destas informaes, para que acompanhem o processo quando for arquivado. 10-A.4. Nos Ofcios de Justia de Falncias e de Recuperaes ou nas sees respectivas dos Ofcios de Justia em geral, onde houver, o fichrio individual, caso no informatizado, ser composto por fichas abertas em nome dos empresrios e das sociedades empresrias, organizadas em ordem alfabtica. 10-B. Nos Ofcios de Justia integrados ao sistema informatizado oficial, o controle e registro da movimentao dos feitos ser realizado exclusivamente pelo mencionado sistema, ficando vedada a utilizao de fichas individuais materializadas em papel ou constante de outros sistemas informatizados. 10-B.1. As fichas individuais sero encerradas e mantidas em local prprio no Oficio de Justia, at a extino dos processos a que se referem e sero grampeadas na contracapa dos autos, por ocasio de

seu arquivamento, podendo, no entanto, ser inutilizadas desde que anotados no sistema informatizado oficial todos os dados que delas constem de forma a possibilitar a extrao de certides. 10-B.2. O procedimento de inutilizao das fichas individuais dever ser realizado no mbito e sob a responsabilidade do Juiz Corregedor Permanente, o qual dever verificar a pertinncia da medida, a presena de registro eletrnico de todas as fichas, conservao dos documentos de valor histrico, a segurana de todo o processo em vista das informaes contidas nos documentos e demais providncias administrativas correlatas. 11. No livro Registro Geral de Feitos sero registrados todos os feitos distribudos ao ofcio de justia, exceto as execues fiscais e os inquritos judiciais falimentares que sero registrados em livros especiais. 12. facultada a organizao do Registro Geral de Feitos em folhas soltas, datilografadas, sempre porm protegidas por capa dura e encadernadas ao trmino do livro formado (modelo prprio). 12.1. Nos cartrios integrados ao sistema informatizado oficial fica dispensada a impresso do livro de registro geral de feitos. As anotaes pertinentes a este livro sero cadastradas no sistema. 13. Os Ofcios de Justia elaboraro balano anual relativo a seus feitos, do qual constar o seguinte: 1) Feitos distribudos no ano; 2) Feitos vindos de outros anos; 3) Feitos liquidados no ano; 4) Feitos que passam para o ano seguinte; 5) Feitos desarquivados no ano, que voltem a ter efetivo andamento. 13.1. O balano anual de feitos ser mantido em classificador prprio, para guarda de dados estatsticos, como memria permanente do cartrio. 14. As precatrias recebidas sero lanadas no livro Registro Geral de Feitos, com indicao completa do juzo deprecante e no apenas da comarca de origem, dos nomes das partes, da natureza da ao e da diligncia deprecada; , porm, dispensvel a consignao textual do juzo deprecado. 15. Na coluna "observaes" do livro Registro Geral de Feitos, devero ser anotados o nmero da caixa de arquivamento dos respectivos processos, bem como as circunstncias de devoluo de precatrias ou de entrega ou remessa de autos que no importem em devoluo. 15.1. Nas Comarcas em que a distribuio encontra-se informatizada, ocorrendo determinao judicial para redistribuio, entrega e devoluo de autos ou retificao, o escrivo-diretor providenciar, de imediato, o cumprimento da ordem, independentemente do recebimento de folhas soltas para composio do livro de Registro de Feitos ou do fornecimento de etiqueta de autuao. O lanamento devido no respectivo livro ser efetuado oportunamente. 16. Devero ser evitadas anotaes a lpis no livro Registro Geral de Feitos, mesmo que a ttulo provisrio (remessa de autos aos Tribunais); s as sadas de autos, com destino definitivo, devero ser lanadas no livro, ao passo que as remessas em tal carter sero simplesmente anotadas nas fichas usuais de movimentao processual. 17. No deve ser admitido, quando se trate de entrega de autos s partes, ou de remessa atravs de via postal, que os correspondentes recibos sejam assinados ou os comprovantes colados no livro Registro Geral de Feitos, ainda que na coluna "observaes"; esses atos sero adequados ao livro Protocolo de Autos e Papis em Geral. 18. Haver livro Protocolo, com tantos desdobramentos quantos recomendem a natureza e o movimento do ofcio de justia, destinando-se ao registro de casos de entrega ou remessa, que no impliquem devoluo.

19. Os livros de Cargas de Autos devero ser desdobrados, segundo a sua destinao, a saber, para o juiz, para o representante do Ministrio Pblico, para advogados, para contador, etc. 20. Haver tambm livro Carga de Mandados, que poder ser desdobrado em nmero equivalente ao dos oficiais de justia em exerccio, destinando-se um para cada qual. 20.1. No sero feitas cargas aos oficiais de justia nos 15 (quinze) dias antecedentes s suas frias marcadas na escala; nesse prazo cumpriro eles os mandados anteriormente recebidos, s podendo entrar em frias sem nenhum mandado em mos, vedada a baixa para redistribuio. 21. Dever ser mantido rigoroso controle sobre os livros em geral, sendo que os de carga sero submetidos a visto por ocasio das correies ordinrias ou extraordinrias e sempre que forem requisitados pelo Juiz Corregedor Permanente, que se incumbir de coibir eventuais abusos ou excessos. 22. Todas as cargas devem receber as correspondentes baixas, assim que restitudos os autos ou mandados, na presena do interessado sempre que possvel, ou por este exigido; da restituio deve ser lanada certido nos autos, com meno do dia, em consonncia com a baixa registrada. 23. Sero tambm registradas, no livro Carga de Mandados, as peties que, por despacho judicial, sirvam como tal. 24. O livro Registro de Sentenas, nos Ofcios de Justia informatizados com o sistema da PRODESP, ser formado com as vias emitidas para tal fim, e que devero ser autenticadas pelo Diretor do Oficio de Justia que, valendo-se da f pblica, certificar sua correspondncia com o teor da sentena constante dos autos. 24.1. O registro a que alude este item dever ser procedido em at 48 horas aps a baixa dos autos em cartrio pelo juiz. 24.2. Quando no for possvel colher a assinatura do juiz sentenciante, porque no se encontra exercendo suas funes na Comarca, Foro Regional ou Distrital por onde tramita o feito, a via destinada ao livro Registro de Sentenas deve ter as respectivas folhas autenticadas pelo Diretor do Ofcio de Justia que, valendo-se da f pblica, certificar sua correspondncia com o teor da sentena constante dos autos. 24.3. Nos Ofcios de Justia ainda no contemplados com o sistema informatizado da PRODESP, o livro Registro de Sentenas ser formado com segunda via da sentena, assinada pelo juiz de direito, ou com a respectiva cpia reprogrfica. 24.4. A deciso relativa a embargos de declarao e a que liquidar sentena condenatria cvel, proferida no mbito do Poder Judicirio do Estado de So Paulo, devero ser averbadas ao registro da sentena embargada ou liquidada, com utilizao do sistema informatizado. Por exceo, a deciso que liquidar outros ttulos executivos judiciais (v.g. sentena penal condenatria) dever ser registrada no livro de registro de sentena, porquanto impossvel, neste caso, a averbao. 25. As sentenas registradas devero ser numeradas em srie anual renovvel (1/80, 2/80, 3/80, ... , 1/82, 2/82 etc.). 26. Todas as sentenas, cveis em geral, criminais, mesmo as extintivas de punibilidade, e trabalhistas, devero ser registradas. 26.1. As sentenas registradas no sistema informatizado oficial com assinatura digital, ou com outro sistema de segurana aprovado pela Corregedoria Geral da Justia e que tambm impea a sua adulterao, ficam dispensadas de registro em livro prprio.

Das könnte Ihnen auch gefallen