Sie sind auf Seite 1von 5

EMPRESA : um organismo econmico destinado produo de mercadoriase/ou servios, com o objetivo de lucro para o empresrio.

o. ponto de vista econmico : a empresa possui 2 fatores de produo trabalho ecapital. produo = fenmeno econmico que cria ou gera mercadorias e/ou servios paratroca ou permuta. Somente existem 2 tipos de produo:mercadorias (alimentos,remdios, etc.) e servios (transportes, mdicos hospitalares, etc.). trabalho = todo esforo humano destinado produo. O homem agente e o seu trabalho o 1 fator de produo. Os recursos da terra eda natureza, representam o 2 fator de produo , isto , o capital (mquinas eanimais). capital = representa os recursos disponveis e aplicados. capital financeiro = dinheiro ou crdito (financiamento). capital econmico = equipamentos, produo, mquinas, ferramentas, etc.(investimento). nos sistemas econmicos capitalistas, as empresas so constitudas para obtenode lucro (diferena entre o menor custo de produo e maior preo das vendas dasmercadorias e/ou servios), caso contrrio ter prejuzo. o lucro tem 2 destinos: ser distribudo entre os scios (Ltda) ou acionistas (S/A). permanecer no giro dos negcios, figurando como reserva e acrscimo decapital. de acordo com a teoria organicista : as empresas comerciais , industriais,agrcolas, hoteleiras, etc., so consideradas organismos econmicos que produzemmercadorias e/ou servios com o objetivo de lucro. ENTIDADES: organismos econmicos destinados a produo de mercadoriase/ou servios, sem fins lucrativo. Por exemplo: ONGs, clubes esportivos,fundaes educacionais, associaes religiosas, etc. os resultados alcanados nas entidades so chamados de Supervits (excesso dereceitas sobre as despesas), incorporando ao patrimnio, sem distribuio entrediretores ou membros. Dficits (excesso de despesas sobre as receitas), o seu totalpermanece em suspenso para ser amortizado com supervits futuros. a Administrao uma das vias que nos conduzem ao objetivo das empresas ouentidades.

os administradores so pessoas encarregadas de fazer planos, organizar, dirigir econtrolar as operaes, por meio do esforo conjunto dos empregados (tcnicaadministrativa). conceito de Harold Koontz : Administrao a arte de realizar coisas com e pormeio de pessoas em grupos, formalmente organizados. Grupos formalmenteorganizados, quer dizer que no basta a reunio de pessoas para que se verifique apresena da ao administrativa. O grupo de pessoas deve ser constitudo de formadeliberada e legalmente organizada, como acontece numa empresa ou entidade. conceito deWilliam H. Newman : Administrao consiste em orientar, dirigir econtrolar os esforos de um grupo de indivduos para um objetivo comum. Anecessidade de orientao, direo e controle dos esforos do grupo de indivduose que esse papel cabe ao administrador, ou seja, pode existir um nmero de pessoas- em um cinema, dentro de um nibus ou uma praa pblica - mas, na falta deorientao, direo e controle da atividade grupal, no haver, evidentemente,Administrao. PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: PLANEJAMENTO decidir antecipadamente o que deve ser feito paraalcanar determinado objetivo ou meta. Podemos destacar 2 tipos principais de planejamento administrativo:a) planejamento especial - o que, atingindo seu objetivo, deixa de ser utilizado.b) planejamento geral - usado, muitas vezes, de forma permanente. Projeto: um instrumento que possibilita avaliar as vantagens e desvantagens dereunir ou combinar todos os recursos num investimento empresarial, bem comoaferir a capacidade dos empresrios. os projetos visam a montagem ou expanso das empresas, em bases racionais, osprojetos devem justificar o interesse em se manter um programa de produo, etambm reduzir os riscos que todo empresrio enfrenta ao tomar a deciso deinvestir. Podemos dizer que o valor dos projetos so: do ponto de vista social (macroeconomia - estudo agregativo da atividadeeconmica como um todo). acelera o desenvolvimento econmico do pas; proporciona maior nmero de empregos aos trabalhadores. do ponto de vista empresarial (microeconomia - cuida individualmente docomportamento dos consumidores e produtores). justifica um programa de produo e a reunio dos fatores deproduo; permite reduzir os riscos do investimento; avalia a capacidade tcnico-administrativa dos administradores. podemos distinguir um projeto em quatro fases distintas:

1) Anteprojeto: procura-se, em linhas gerais, estabelecer um confronto entre asvantagens e as desvantagens de levar avante a constituio de uma empresa, ou seja,realizar um investimento empresarial. 2)Projeto Final : como a prpria denominao esclarece, deve conter todos os dados(econmicos, tcnicos, financeiros, administrativos e legais) para instalao ouexpanso da empresa na regio escolhida.3) Implantao do Projeto: significa construir e instalar a empresa de acordo com asespecificaes constantes do projeto final, devidamente aprovado.4) Funcionamento Operacional do Projeto : consiste em entrar em plenodesenvolvimento das operaes, ou seja, produzir mercadorias ou servios deconsumo para atender ao mercado consumidor. ORGANIZAO o processo administrativo que visa estruturao daempresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamentoefetuado. Referente a estrutura organizacional, pode-se entend-la recorrendo a duas teoriasde organizao 1)teoria organicista: as empresas so comparadas ao organismo animal. Trata-se deum estudo pelo processo analgico, por meio do qual observa-se a semelhana entrecoisas diferentes. Podemos dizer que o conceito de rgo envolve a palavra funo,que significa a ao de cada rgo, ou no caso da empresa, os servios executados emcada departamento ou seo. Por exemplo, no organismo humano a digesto afuno dos rgos digestivos; nos organismos econmicos (empresa) osreceb imentos e pagamentos so funes (ou servios) da seo de caixa.2) teoria comportamentista: as empresas constituem uma reunio de pessoas quetrabalham para a produo de mercadorias e/ou servios. As relaes que seestabelecem entre as pessoas que trabalham numa empresa constituem o que sechama de estrutura organizacional. A estrutura organizacional determina quais os cargos ou postos que devem serocupados pelas pessoas, bem como as funes (ou servios) a seremdesempenhadas por elas. Quando a empresa organizada chama-se: Estrutura de Organizao Formal ,estabelecimento da linha de autoridade (quem tem autoridade sobre ossubordinados) e a linha de responsabilidade (quem tem de prestar obedincia adeterminada autoridade). Tipo ou Modelo Organizacional Clssico: disciplina em primeiro lugar; autoridade vai em linha vertical (piramidal); 2 vantagens: unidade de comando (executor recebe ordens de um nicosupervisor) e simplicidade de estruturao (fcil esquema da empresa).

desvantagem: o modelo em forma de pirmide muito rgido e que, por isso,cria dificuldades nas transmisses de informaes (deve-se informatizar aempresa). recomendaes: reduzir ou achatar a organizao vertical ou piramidal ereduzir os nveis hierrquicos. Tipo Organizacionais para Grandes Empresas: - unidades de negcios: consiste em criar reas ou setores independentes, comvida prpria (previso oramentria, apurao de custos e resultado operacionalpositivo - lucro). No se deve confundir as unidades de negcios em referncia comas clulas de produo . - horizontais: com o surgimento da tcnica administrativa, a partir de 1990,denominada de Reengenharia de Negcios, a qual recomenda a busca do tamanhocerto da empresa (rightsizing), bem como a reduo dos nveis hierrquicos(downsizing) e ao praticar esses dois atos administrativos, a empresa estar sehorizontalizando. vantagem: rapidez na tomada de deciso desvantagem: desemprego generalizado. - redes: costuma ser adotado por empresas que no tm caractersticas dasgrandes, como instalaes volumosas e muitos funcionrios, mas o movimentoeconmico-financeiro bem elevado. H a interligao entre as empresas, ligando osfuncionrios espalhados por todos os lugares (Alguns autores preferem chamar essetipo de organizao de virtual; outros denominam de modular). diferente de redecomercial. Nos tipos ou modelos em rede, cumpre saber que a colaborao de terceiros feita por meio de contratos de empreitadas. Isso nos leva a concluir que,com raras excees, pois a empresa contratante s vezes faz uma parte doprojeto, a maioria dos empreendimentos sero terceirizados (outsourcing). As empresas prestadoras de servios especializados, ou seja, asexecutantes do que se convencionou chamar de pacote de servios, no sesubordinam empresa contratante, cujos diretores se renemesporadicame nte para tratar exclusivamente sobre o andamento do (s)projeto (s). Estrutura de Organizao Informal: no visvel nas empresas, mas ningumpode negar sua existncia. Existem muitas razes para justificar as mais variadasalteraes ou desvios daquilo que foi planejado e organizado. Esse fenmeno comum em toda a organizao humana, pois sempre aparece algum procurandomodificar ou alterar o que existe, o que, s vezes, um bem, desde que beneficie atodos os interessados na organizao. Isso no deve ser como o uso de outras duastcnicas administrativas: a administrao participativa (todos os que esto ligados empresa participam das decises) e a autogesto empresarial (toda a empresa est sobo controle dos trabalhadores ou dos empregados). No confundir com co-gesto. A organizao ou estruturao da empresa deve levar em conta trs questes: Autoridade: direito de mandar e o poder de se fazer obedecer. Responsabilidade: a obrigao de fazer e prestar contas do que foi feito. Diviso do Trabalho:

considerada como princpio fundamental da organizao,isto , a organizao existe porque o trabalho do homem dividido, uma vez queele no pode fazer tudo. A diviso do trabalho decorre da distribuio daautoridade e das responsabilidades nas empresas. Ao dividir o trabalho estamosD epartamentalizando, ou seja, criando diversas sees que executam as funes(ou servios) especficos ou prprios. O trabalho de departamentalizar uma empresa costuma ser desdobrado em duas fases: - a anlise: o trabalho de decompor um todo, com a finalidade de conhecersuas partes. No caso da organizao, a anlise consiste em conhecer cada uma dasfunes (ou servios), de acordo com sua natureza;- a sntese : o trabalho de compor o todo, reunindo todas as partes conhecidas.No caso da organizao, a sntese compreende o agrupamento das funes (ouservios) em departamentos especficos. Os grficos da organizao apresentam a estrutura organizacional da empresa, ouento, o movimento ou fluxo de suas atividades, da sua classificao em doistipos ou modelos: a)organogramas:a estrutura organizacional de uma empresa pode ser representadagraficamente por meio de pequenos retngulos - tambm conhecidos por "caixas" -e linhas indicativas das ligaes hierrquicas. b) fluxogramas( flowcharts):serve para designar at um simples rascunho, no qual sefaz, por exemplo, uns crculos ou retngulos ligados por linhas em forma de flechas,com a finalidade de mostrar como que a coisa funciona ou se movimenta. Ofluxograma serve tambm para acusar os defeitos, os erros, as falhas, os retrabalhos,as demoras ou atrasos e assim por diante. Esses fatos ou eventos acabamrepresentando um custo desnecessrio ao que se produz ou que se faz (denominado custo agregado). Por causa desses retrabalhos foram criadas organizaes para defesados consumidores, como por exemplo, o PROCON.

Das könnte Ihnen auch gefallen