Sie sind auf Seite 1von 42

revista do ieb n 46 p.

123-164 fev 2008

O Museu do Imperador: quando colecionar representar a nao1


Lilia Moritz Schwarcz 2 , Regina Dantas3 Resumo A partir de um objeto localizado o Museu do Imperador o artigo tratado mecenato de d. Pedro II, refletindo sobre como, nesse local, mito e realidade dialogavam. Era a partir desse teatro que o monarca exercia sua funo dileta - de rei das cincias - e passava a se relacionar com aqueles com quem mais se identificava: cientistas e naturalistas. Por outro lado, o museu era tambm cenrio para a prtica da classificao e sobre esses pequenos critrios internos que este ensaio se debrua. Palavras-chave d. Pedro II, monarquia, cincia, naturalismo, simbolismo, poder poltico

1 A pesquisa para este artigo fartamente pautada na investigao realizada por Regina Dantas na dissertao A casa do Imperador: do Pao de So Cristvo ao Museu Nacional (Rio de Janeiro, Programa de Ps-Graduao em Memria Social. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007), a quem agradecemos expressamente. 2 Professora no Departamento de Antropologia da FFLCH-USP. 3 Historiadora do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e Professora Colaboradora do curso de Biblioteconomia e Gesto de Unidades de Informao da UFRJ. Doutoranda em Histria das Cincias na UFRJ.

123

revista do ieb n 46 p. 123-164 fev 2008

The Emperors museum: when to collect is to represent the nation


Lilia Moritz Schwarcz, Regina Dantas Abstract Dealing with a particular subject - The Emperors Museum - this article intends to articulate the idea of a monarchical and symbolical power. It was at this place that the Emperor, Pedro II, used to meet scientist and used to show himself as one of them. In this place, also, the king practiced the art of classification, introducing series and other forms of understanding of the world. Keywords d. Pedro II, monarchy, science, naturalism, political power, symbolism.

124

Como diz Levi-Strauss, os homens so, por definio, seres que colecionam e classificam4 . Tendem a entender sua vida construindo grandes esquemas de classificao, que se constituem, por outro lado, em formas de naturalizar e de domesticar as irregularidades e o prprio cotidiano. Jorge Luis Borges construiu muitos cenrios ao redor da idia da classificao e da coleo. A famosa enciclopdia chinesa que dividia os animais a partir de critrios surpreendentes ou o conto Do rigor na cincia, que tratava dos famosos cartgrafos que acabaram soterrados por seus mapas, so exemplos de como h algo de muito humano na tarefa de classificar 5. Sobretudo no sculo XIX e com o evolucionismo, novas teorias passaram a dividir o mundo a partir de uma srie de classificaes que expunha hierarquicamente, e evolutivamente, o mundo e a humanidade, dividindo-a entre povos mais avanados e povos mais atrasados: a barbrie de um lado e a civilizao de outro 6 . O suposto que a civilizao era uma s e que os homens se submetiam tecnologia e a seus ganhos de maneiras distintas, o que implicava estgios diversos de evoluo, mas que levavam sempre ao mesmo final e objetivo. Por isso, os homens do XIX foram grandes colecionadores; nomeadamente colecionadores de artefatos que indicavam estgios diferentes nesse mundo que portava povos adultos e outros ainda na infncia da humanidade e prontos a desaparecer. Colecionava-se para evitar o desaparecimento, uma vez que a concepo de poca implicava pensar que as culturas eram como mnadas, que pereciam diante das influncias externas ou da superioridade de outra civilizao. No toa, portanto, nessa poca surgiram grandes colees, primeiro privadas e depois pblicas: de arte, mas tambm de etnografia. Nesse momento, no s as pinturas e esculturas neoclssicas faziam a alegria dos novos colecionadores e passavam a ser expostas em grandes museus pblicos, em sua boa parte antigas residncias reais, como antigos gabinetes de curiosidades se converteram em museus de etnografia, dispondo a humanidade em prateleiras e estantes. Stocking Jr

4 LVI-STRAUSS, Claude. Raa e Histria. So Paulo: Martins Fontes, 1973. 5 BORGES, Jorge Luis. Fices. Rio de Janeiro: Globo, 1989. 6 No livro O espetculo das raas (So Paulo: Companhia das Letras, 1988) tive oportunidade de explorar o impacto das teorias do evolucionismo social e do darwinismo social no Brasil.

revista do ieb n 46 fev 2008

125

chamou de era dos museus a esse perodo em que a excentricidade era catalogada e alocada em etiquetas, prontas para a exposio e deleite de uma populao ansiosa por conhecer as novas terras e colnias do Novo Mundo7. E os monarcas seriam grandes colecionadores. Na verdade, boa parte das colees da realeza converteu-se em Museus Nacionais, sendo o caso do Louvre o mais conhecido e emblemtico. Os soberanos se transformariam, a partir do XVIII, em grandes mecenas das artes e passariam a centralizar esse mundo; feito cada vez mais de hierarquias rgidas, como as que foram criadas nas Academias de Arte, nomeadamente na Frana 8 . E nosso imperador Pedro II um grande observador dos modelos europeus posaria, ele prprio, como um grande colecionador. Com efeito, faria museus evidentemente pblicos (uma vez que se imiscuiu na poltica cultural do Estado, animando a Academia de Belas Artes), assim como teria seu museu privado, mas, que, como tudo que era da realeza, seria tambm e de alguma maneira pblico. Vale a pena, porm, antes de analisarmos o que seria o museu do Imperador, nosso tema mais evidente, refletir sobre a prpria idia de coleo. Na verdade, entender o colecionismo significa tentar deslindar as intenes que orientaram a constituio de uma coleo; ela mesma definida como um coletivo de objetos que ganham novos significados quando dispostos em conjunto. a estrutura geral que define uma coleo e lhe d personalidade, e no os objetos em particular. Isso significa dizer que, numa coleo, objetos ganham novas intenes e fazem sentido quando entendidos coletivamente. Como diz Almeida: os objetos so abstrados de sua funo original, portanto, no so mais utilizados e sim possudos, formando um sistema com estatuto prprio, sobrevivendo somente para re-significar9. Os objetos constitudos em colees, dentro de um espao museolgico, passam, assim, a cumprir papis especficos, no interior de um sistema que lhes prprio e que precisa ser analisado como tal.

7 STOCKING JR., George W. (Ed.) Objects and others. Essays on museum and material culture. Wisconsin: University of Wisconsin Press, 1985. 8 Vide PEVSNER, Nikolaus. Academias de arte: Passado e presente. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. 9 ALMEIDA, Ccero Antonio Fonseca de. O Colecionismo Ilustrado na Gnese dos Museus Contemporneos. Anais do Museu Histrico Nacional, Rio de Janeiro, 2001. v. 3, p. 124.

126

revista do ieb n 46 fev 2008

Conforme mostra o antroplogo James Clifford, que tem examinado, entre outras, as prticas do colecionamento do Ocidente moderno, e, em especial, os expedientes de reapropriao dos artefatos tribais pelos museus nacionais apontando para as formas especficas que essa sociedade pode assumir em diferentes sociedades, e, especialmente, no mundo moderno , essas prticas ocidentais dizem muito mais de nossas maneiras subjetivas de construir identidades individuais e coletivas, do que daquele que deveria estar representado na coleo. Os museus de etnografia representariam sempre o outro, aquele que no somos ns, e a diferena que apresentada nas prateleiras do Museu. Por outro lado, a prtica pode ser associada a uma necessidade, tambm ocidental, de acumular e, assim, preservar; o que, nesse caso particular, significa retirar objetos de contexto e de circulao. O colecionador isola objetos e d a eles novos motivos e significados e inclusive valores10 . As colees foram muitas vezes dispostas em gabinetes de curiosidade e depois em museus, locais especializados na exposio de grandes colees. Os gabinetes no apresentavam uma personalidade to marcada, acondicionando muitas colees. J os museus, a partir do XIX, e com os artefatos advindos das colnias, ganharam uma diviso evidente entre museus de arte onde os objetos carregavam obrigatoriamente uma autoria e museus de etnografia ou de histria natural nos quais a autoria era obrigatoriamente subestimada, uma vez que representavam as sociedades em seus diferentes estgios civilizatrios. Joo Carlos P. Brigola apresenta, nesse sentido, uma interessante definio do conceito de museu de histria natural; encontrada num caderno de 30 pginas manuscritas e datadas do ano de 1783, com o seguinte ttulo: Methodo de fazer observaoens e exames necessrios para augmento da Histria Natural, com os meios de preparar, conservar e dispor nos Museos os diversos productos da naturez. Seu autor era Agostinho Jos Martins Vidigal, que assim definia os procedimentos e a forma que deveria ser dada para o tratamento de artefatos, a conservao, guarda e exposio dos mesmos:
Por Muzeo deve-se entender as colleoens dos productos dos trez reinos da natureza preparadas e ordenadas pelo methodo

10 O caso mais paradigmtico o de uma coleo de moedas, as quais deixam de valer o que est indicado em sua face e passam a receber um valor simblico ou referido sua raridade em um outro mercado.

revista do ieb n 46 fev 2008

127

que diremos. O Edifcio pois para guarda destes productos deve ser de pedra e cal, os pavimentos de lajes, os tectos de abobada, as cazas espaozas, que tenho porem mais comprimento do que largura, as janelas, as quaes devem ser muitas, ho-de olhar para Norte de maneira, q, ficando as sallas bastantem claras, no estejam sujeitas ao demasiado ardor do sol.11

Nesse contexto, portanto, um museu era obrigatoriamente de histria natural e sua concepo e atuao encontravam-se j bem definidas. O mesmo autor explica como os dois termos gabinete e museu foram diferenciando-se, tambm nesse momento. Nos documentos do setecentos no havia uma distino entre os dois termos; porm, ao longo das dcadas passou-se a crescentemente associar a idia de museu de coleo. Um museu estava referido a seu contedo e aos objetos que efetivamente possua; enquanto gabinete seria apenas o edifcio que o abrigava. J em finais do XVIII, a distino era ainda mais evidente: o gabinete ficava reservado aos colecionadores particulares e especializados em histria natural. J os museus ganhavam em profissionalizao e em seu carter mais pblico do que privado12 . Gabinetes de curiosidades e museus foram progressivamente se espalhando durante os sculos XVI, XVII e XVIII, destacando-se os gabinetes dos prncipes. Na cidade de Paris do sculo XVII, j existiam 723 colees, as quais, segundo Peter Burke, representaram uma nova era dedicada curiosidade geral13. A curiosidade seria ainda mais incitada no perodo em que as expedies martimas, que retornavam Europa repletas de preciosidades, tornavam-se mais freqentes. Nessas viagens misturavam-se objetos de valor econmico com aqueles que representavam apenas o novo, o extico e o produto de climas em tudo diversos. Esses mesmos objetos, avidamente colecionados, transformavam-se, aos poucos, em semiforos, sobretudo quando introduzidos nos gabinetes e museus. Afinal, passavam a representar o outro, o diferente, o extico14 .

11 BRIGOLA, Joo Carlos Pires. Coleces, gabinetes e museus em Portugal no sculo XVIII. Coimbra: Fundao Calouste Gulbenkian, 2003. p. 215. 12 Ibid. p. 367-8. 13 BURKE, Peter. Uma histria social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 100-4. 14 POMIAN, Krzysztof. Coleo. In: ENCICLOPDIA EINAUDI. Memria e histria. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1997. v. 1., p. 77.

128

revista do ieb n 46 fev 2008

Um pouco distinta a trajetria dos museus, que desde a Grcia Antiga representavam a casa das nove musas15 , filhas da deusa Mnemosine com Zeus. Por sua vez, a deusa da Memria era aquela que mais se associava s instituies e lembraria aos homens a recordao dos heris e de seus altos feitos16 . Os museus foram criados, assim, como instituiesmemria, ainda mais quando passaram para as mos dos reis e se dedicaram efetivamente a construir a histria de seus feitos. Mas existiam vocaes distintas. Os museus de histria natural representavam a maravilhosa variedade humana e, em alguns casos, a riqueza dos domnios do monarca; j os museus de histria refaziam o passado glorioso dos reis, enquanto os museus de arte expunham, com suas pinturas de histria neoclssicas, os grandes feitos dos imprios. Estamos, porm, lidando com uma coleo e um museu em tudo particulares: o Museu do Imperador Pedro II. Nunca foi encontrado um registro oficial, atestando a existncia de tal instituio. Mas por meio dos viajantes, de notas deixadas por d. Pedro e at da compra futura da coleo, nos famosos Leiles do Pao, a idia da existncia de um museu foi-se afirmando de frente para trs. Alm do mais, a partir da anlise das peas que teriam integrado o museu, foi possvel construir trs sub-conjuntos, que do conta de identificar interesses, personalidades e insistncias da coleo de d. Pedro, mais do que se pretendem como registros formais: a antropologia, a botnica e a geologia/paleontologia. Por certo, no se querem construir novas colees dentro dessa coleo, assim como no h como saber qual seria a ordenao das colees nas salas que compunham, originalmente, o Museu do Imperador. No entanto, a partir da anlise de tais documentos e objetos, hoje depositados no Museu Nacional do Rio de Janeiro, ser possvel perceber no s a predileo do Imperador em dedicar-se aos estudos lingsticos, como em entender povos de diferentes sociedades e dar continuidade aos estudos de cincias naturais (seguindo os passos de sua me). certo que esse um dos lados de d. Pedro II: o colecionista ou aquele que se envolve com as cincias, atravs da seleo e acumulao de

15 As nove musas: Erato (poesia lrica); Enterpe (msica); Calope (poesia pica); Clio (histria); Melpmene (tragdia); Polmnia (canto solene); Terpscore (dana); Talia (comdia) e Urnia (astronomia). 16 LE GOFF, Jacques. Memria. In:__________. Histria e memria. So Paulo: Ed. Unicamp, 2003. p. 433.

revista do ieb n 46 fev 2008

129

artefatos. fato que no h como esquecer a importncia das artes dentre os interesses do Imperador e seu papel igualmente memorvel. Afinal, o imperador se fez cercar de artistas e literatos que trataram de construir sua imagem e esculpir uma bela representao17. No entanto, quando se trata de pensar no museu do Imperador surge um outro lado, complementar at: o do mecenas das cincias naturais. Afinal, essa era a vocao de um museu de etnografia, nesse contexto, e era assim que o imperador gostava de se apresentar em seu palcio: como um mecenas das cincias18 . O Museu do Imperador: imagem e espelho Vamos, assim, chegar mais perto desse Museu do Imperador, um espao pouco citado na historiografia e por vezes mencionado por viajantes, visitantes e pelo prprio imperador; como uma espcie de gabinete de curiosidades. Na verdade seria preciso perguntar por que o imperador se transformara num colecionador desse tipo de objetos? fato que d. Pedro se preocupava no s em perpetuar sua memria que apareceria registrada em seus dirios e mais tarde nas fotos que legou. Mas o monarca tambm desenvolveu uma atividade contnua como acumulador de objetos e os depositou, sistematicamente, em um mesmo lugar; o que revela sua inteno de guardar e dar certa ordem a esses artefatos ou produtos da natureza. Alm do mais, colocou-os em sries e seqncia e fez deles mais do que objetos individuais: so colees dentro de colees. De toda maneira, a opo por utilizar a expresso Museu do Imperador, ao invs de Gabinete de Curiosidades ou at, simplesmente, a coleo do Imperador, est vinculada ao uso do tempo e do prprio imperador. D. Pedro II costumava nomear o lugar como museu19, uma vez que as prprias cartas

17 No livro As barbas do imperador (So Paulo: Companhia das Letras, 1999), tivemos oportunidade de analisar os vnculos de d. Pedro II com artistas neoclssicos e que atuavam na Escola de Belas Artes. 18 preciso destacar que este ensaio est pautado na pesquisa realizada por Regina Dantas, como dissertao de mestrado. Os crditos da investigao so, portanto, todos dela. 19 Carta do monarca no exlio doando o seu museu ao Museu Nacional. Documento sempre citado no presente trabalho. MI.CI.SC, I-DAS, 08.06.1891PII.B.c. Resposta de d. Pedro II, no exlio, sobre como gostaria que fosse dividida a sua biblioteca e doando o seu museu ao Museu Nacional.

130

revista do ieb n 46 fev 2008

que mandou do exlio se referem quele espao especfico dessa maneira. Tambm nos documentos oficiais do Museu Nacional, muitas vezes, alguns objetos so identificados como fazendo parte do museu do ex-imperador 20 . No inventrio de 1890, por exemplo, surge o termo Muzeu21 quando se listam objetos que teriam pertencido ao Imperador. De uma maneira ou de outra, o termo foi vingando de frente para trs ou de trs para frente e se imps seno como realidade ao menos enquanto representao. E na vida desse imperador, por vezes representao vinha mesmo na frente ou no lugar da realidade. Todos falavam do Museu, mesmo que poucos o conhecessem. E nosso Museu foi iniciado com a unio de um gabinete de mineralogia e numismtica, acrescido de um herbrio, todos herdados da me de d. Pedro, a imperatriz Leopoldina (17971826). Na verdade, nesse contexto, era quase lugar-comum entre a realeza constituir um gabinete de mineralogia, e a imperatriz no fugiu regra. No entanto, Leopoldina j mostrava pendores nesse sentido, ainda na ustria, quando fazia suas colees de pedras. Quando tinha 13 anos de idade, por exemplo, foi presenteada por seu pai o rei Francisco I (1768-1835) , com um gabinete de minerais22 . Por outro lado, veio ao Brasil em 1817, no s acompanhada por uma misso cientfica, como, durante todo o tempo em que viveu no pas, enviou sempre pedras, objetos empalhados, plantas secas ou borboletas a seu pai e a sua irm 23. No por coincidncia a Imperatriz realizou o intercmbio de materiais com o Gabinete das Cincias Naturais em Viena, conforme carta de Leopoldina, de 14 de abril de 1820, encaminhada ao diretor da instituio:

20 BR MN MN. DR.CO, AO. 5314. Portaria do diretor do Museu Nacional, Domingos Freire, determinando aos diretores das Sees que procedessem ao inventrio dos objetos existentes no museu do ex-imperador, selecionando o que deveria figurar nas colees da instituio e que fossem registrados nos livros das Sees. 21 Inventrio entregue 2. Vara de rfos. MI II DMI 02.07.1890 TC.B. r. 22 OBERACKER JR., Carlos H. A Imperatriz Leopoldina: sua vida e sua poca. Rio de Janeiro: CFC; IHGB, 1973. p. 27. 23 D. LEOPOLDINA. Cartas de uma imperatriz. Pesquisa e seleo de cartas de Bettina Kann e Patrcia Souza Lima; artigos Istvn Jancs... [et al]; traduo de Tereza Maria Souza de Castro e Guilherme Jos de Freitas Teixeira. So Paulo: Estao Liberdade, 2006.

revista do ieb n 46 fev 2008

131

Caro Schreibers! Quero ralhar um pouco com V. S., pois no me manda nem minerais nem conchas; pode persuadir-se de que minha paixo relativa a todos os ramos da histria natural est crescendo cada dia, e o Brasil, to ricamente abenoado pelo Criador, est me fornecendo bastantes oportunidades para aperfeioar-me. Assim descobri nova espcie de Voluta harpa, mais outra e uma concha de boca com costelas. Acredito que todas as trs sejam, apesar de talvez enviadas por Natterer[ 24 ], desconhecidas em Viena. Das plantas e dos insetos no quero falar, pois podia enumerar mil; assim j encontrei todas as Melpothena enumeradas por Humboldt[ 25 ], e alm disso vinte ou mais provveis espcies de minerais, um novo minrio que no nem platina nem prata e que quero examinar agora quimicamente.26

A mania colecionista da imperatriz fez com que seu pai organizasse um museu brasileiro K. K. Brasilianische devido constante remessa de animais, aves empalhadas, plantas, flores, borboletas, peles e minerais que sua filha realizava 27. A maioria dos objetos representavam a fauna e a flora brasileiras e haviam sido enviados para a Europa como presentes aos amigos, parentes, irm Maria Lusa e ao pai. Mas se a tarefa foi iniciada por Leopoldina, seria completada por d. Pedro II, que daria, inclusive, maior abrangncia coleo. Assim, durante a segunda metade do sculo XIX, o rei foi acrescentando ao herbrio, ao gabinete mineralgico e numismtico de sua me muitos objetos armazenados e recebidos em conseqncia das distintas visitas que fazia ou que recebia. Viajantes, chefes de Estado, naturalistas brasileiros ou estrangeiros traziam sempre presentes ao imperador, que os colocava, sistematicamente, em seu museu. Por outro lado, nas

24 Johann Natterer (1787-1843): naturalista austraco que veio ao Brasil na comitiva de Leopoldina e dedicou-se aos estudos da cultura indgena na regio amaznica. 25 Alexander Humboldt (1767-1835): foi o naturalista mais conhecido no sculo XIX. Explorou a sia Central e, com o subsdio do monarca espanhol, adentrou boa parte da Amrica. 26 OBERACKER JR., Carlos H. A Imperatriz Leopoldina: sua vida e sua poca. Rio de Janeiro: CFC; IHGB, 1973. p. 155 27 O acervo do referido museu foi ampliado com as remessas de naturalistas austracos enviadas para o Brasil pelo rei Francisco I, pai de Leopoldina, sensvel s cincias naturais. Aps a morte do rei, o museu brasileiro foi transferido para o Gabinete de Histria Natural do palcio imperial austraco.

132

revista do ieb n 46 fev 2008

viagens que realizava, dentro e fora do pas, o Imperador colecionava novas espcies e artefatos28 . Assim, o gabinete virava museu e a coleo inclua novas colees. Segundo o relato do viajante Thomas Ewbank (17921870), coube ao monarca aumentar o acervo inicial que herdara, assim como selecionar e classificar, pessoalmente, as peas29. O conjunto desse material foi, por sua vez, armazenado em algumas salas especficas do Pao e, apesar de estarem localizadas na rea privada do Palcio, eram objeto da constante visita de observadores curiosos ou mesmo especialistas. Mas com um detalhe: como se localizava no segundo andar, e na rea teoricamente privativa do Palcio, os visitantes s entravam no Museu mediante o convite expresso do Imperador. Essa no era portanto uma instituio pblica e aberta ao pblico. No entanto, aos poucos, esse local foi sendo conhecido e denominado, at pelo prprio imperador, como museu. impossvel recriarmos a coleo do imperador em sua totalidade. Na verdade, o trabalho do historiador , nesse sentido, sempre um pouco melanclico, j que, muitas vezes, s lhe resta intuir a partir dos ombros alheios, como dizia Ginzburg comentando sobre a anlise de pesquisadores que se dedicam a estudar os acervos da inquisio30 . S podemos ver a partir do que os documentos e registros permitem atestar. certo que muitos desses artefatos que vamos analisar perderam seu significado original, sendo atualmente apropriados pelo Museu Nacional em novas situaes e re-significados digamos assim pelos diferentes departamentos da instituio. No entanto, possvel tentar recuperar a personalidade do Museu do Imperador e, quem sabe, seus interesses na antropologia da poca e nas cincias naturais. Tambm no se pode esquecer o papel que o pas cumpria, nesse momento, como um destacado pas extico: com uma natureza edenizada e seus naturais passveis de uma certa desconfiana. Dessa maneira, um museu pitoresco bem combinava com a per-

28 Alguns objetos foram comprados pelo prprio D. Pedro II, como, por exemplo, as antigidades americanas solicitadas atravs do ministro plenipotencirio do Brasil (nos Estados Unidos), Dr. Francisco Incio de Carvalho Moreira . 29 EWBANK, Thomas. A vida no Brasil, ou: dirio de uma visita terra do cacaueiro e das palmeiras. Traduo de Jamil Almansur Haddad. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1976. p. 115. 30 GINZBURG, Carlo. O inquisidor como antroplogo. In: __________. A micro histria e outros ensaios. Portugal: Difel, 1989. p. 23-48.

revista do ieb n 46 fev 2008

133

sonalidade desse imperador que presidia as sesses do IHGB, assistia a provas na Escola Pedro II e assim costumava bradar, para quem quisesse ouvir: A cincia sou eu, num paralelo desavisado com o dito de Luiz XIV. E vrios vestgios e pistas desse acervo podem ser encontrados, hoje em dia, nas salas do Museu. No Departamento de Botnica, por exemplo, h uma lata contendo o herbrio da famlia, com exsicatas coletadas por d. Pedro II, por Glaziou e pela princesa Isabel, dentre outros. Por sinal, ainda hoje o material leva o nome Coleo da Famlia Imperial. No Departamento de Geologia e Paleontologia, esto guardadas as colees de minerais cadastradas com o nome do imperador, incluindo separadamente a procedncia dos mesmos. J no Departamento de Antropologia, a Etnografia manteve a identificao dos objetos de d. Pedro II, cadastrados no Livro de Tombo31, tendo sido registradas 82 peas. Diante disso, e selecionado o universo de pesquisa, a investigao se centrou nos objetos atualmente depositados nos departamentos de Antropologia, Botnica e Geologia/Paleontologia do Museu Nacional, e que correspondem, por sua vez, a uma espcie de diviso original (ou at nativa) do material. Dessa maneira, a partir do inventrio incompleto das peas, realizado pela equipe de Regina Dantas, das descries de viajantes (como Ewbank e Burmeister) e de uma relao existente em artigo do jornal O Paz, de 1890, apresentaremos os artefatos que deveriam figurar no Museu do Imperador. No so todos, evidentemente, mas os que esto aqui includos com certeza fizeram parte da coleo. O Museu do Imperador era, como veremos, uma espcie de carto de visitas do soberano, que gostava de se apresentar como homem de cincias e absorvido por elas. Seu Museu era assim um bom espelho que reproduzia e invertia a sua imagem. Reproduzia, quando lhe ofertava exatamente a imagem com que pretendia se fazer reconhecer: o cientista, o mecenas. Invertia, quando mostrava que dentro do Museu havia muito de representao colees pequenas ou apenas o resultado do conjunto dos presentes aleatrios que recebia. De toda maneira, o imperador fazia de sua coleo uma espcie de teatro do seu poder. Aqui, didaticamente exercia seu mecenato ilustrado e determinava aqueles que faziam parte (ou no) desse seu mundo teoricamente privado.

31 Catlogo existente em cada departamento com a classificao de cada coleo.

134

revista do ieb n 46 fev 2008

No Museu No dia 6 de agosto de 1890, no jornal O Paz, era publicado um artigo intitulado Acervo Augusto:
[...] relquias de Herculanum e Pompia (as cidades que o Vesvio soterrou). Estatuetas, hermas, caarolas ou panelas, vasos, repuxos, trabalhos de cermica, de ferro e de bronze. [...] armas modernas e antigas da sia e da frica, yatagans recurvados dos ferozes guerreiros syrios e rabes, espadas e punhaes de ao legtimo de Damasco, escudos e elmos. Ainda a gente islamita figura no museu pelos seus instrumentos de msica civil e militar. A histria e a civilizao da Amrica ali tem conspcuo lugar, desde os Incas at os nossos dias. A anthropologia indgena tem objectos de estudos nas mmias e nas igaabas, nos corpos e nas cabeas mumificadas ou pelo tempo ou pela arte. H ali uma cabea de guerreiro mumificada e to reduzida, que parece a de uma criana. 32

No peridico apareceriam descritas as grandes curiosidades desse Museu do Imperador. A antigidade clssica e a oriental figuravam lado a lado com as heranas advindas das populaes andinas, nesse recinto tambm igualadas s contribuies do Brasil. Um museu resumia os ganhos das civilizaes e se, geralmente, o pas no figurava dentre as grandes, nesse caso recebia um lugar paralelo e at igualado. E o museu foi, segundo a narrativa do prncipe de Joinville 33, distribudo em um total de quatro salas34 , tendo sido o espao identificado com o auxlio da narrativa do viajante norte-americano Thomas Ewbank, que descreveu o andar e o espao em que se localizava a coleo. Por outro lado, para facilitar a anlise dividimos os objetos, como j adiantamos, entre antropologia, botnica e geologia/paleontologia. No se sabe como se deu a ordenao das colees nas salas do Museu do Imperador, e somente foi identificado o herbrio, que ficava concentrado em uma das salas. Mas o importante que aqui o Imperador reinava e fazia das cincias da poca seu grande teatro.

32 O Paz, coluna Salada de Frutas. Rio de Janeiro, 6.8.1890. 33 D. Franois Ferdinand Philippe desposaria, no futuro, dona Francisca, irm de D. Pedro II. 34 MI.CI.SC, AMI-5 e 6. Dirio do prncipe de Joinville.

revista do ieb n 46 fev 2008

135

Antropologia no museu. Rumo origem da humanidade Se a Antropologia caudatria da reflexo e dos relatos dos primeiros viajantes do sculo XVI, s no XIX que ela ganha um espao mais delimitado e, mesmo assim, muito vinculada s cincias naturais35 . O Brasil, tido poca como um verdadeiro laboratrio racial, oferecia uma oportunidade de mostrar a alteridade que esses novos homens representavam, com seus costumes muitas vezes considerados brbaros e apartados da civilizao. Alm do mais, o pas a essas alturas j contava com duas instituies de pesquisa o Museu Nacional, criado em 1818, e o Museu Paraense Emlio Goeldi, fundado em 1866 que lidavam com a enormidade de nossa flora e fauna, mas se dedicavam, igualmente, a essa estranha humanidade. E d. Pedro manteria uma relao constante com pesquisadores estrangeiros e brasileiros, assim como, durante suas viagens ao exterior, gabava-se de receber convites de membros de alguns institutos de pesquisa na Europa 36 , ou de ter seu nome vinculado a essas associaes, como o caso do ttulo que recebeu como Membro Associado Estrangeiro da Socit d Antropologie de Paris, em 1876. Conforme dizia a correspondncia encaminhada pelo secretrio geral da Sociedade, o ttulo era conferido somente queles considerados hommes de sciences; designao que o Imperador, com certeza, gostava de portar 37. Arqueologia Na segunda metade do sculo XIX, pode-se dizer que a arqueologia, enquanto cincia, estava voltada, sobretudo, para a recuperao de certos vestgios do passado da humanidade, fortemente motivada pelas descobertas de Pompia e Herculano

35 No livro O espetculo das raas (So Paulo: Companhia das Letras, 1988), tive oportunidade de desenvolver com mais cuidado o que seria o estudo e a pesquisa em Antropologia nesse contexto. 36 Vide, entre outros, RAEDERS, George. D. Pedro II e os sbios franceses. Rio de Janeiro: Atlntica, 1944 e SCHWARCZ, Lilia. As barbas do Imperador. So Paulo, Companhia das Letras, 1999. 37 MI.CI. mao 175, doc. 7954. Correspondncia de 1876 informando ao monarca que seu nome havia sido aprovado, por unanimidade, para ser Membro associado estrangeiro da Societ dAntropologie de Paris.

136

revista do ieb n 46 fev 2008

no sculo anterior. Inspirada pelo esprito do colecionismo da poca e pelo fascnio que as culturas exticas ou as muito antigas exerciam nesse contexto, a pesquisa nessa rea toma novo flego. De um lado, a voga grega e romana andava a todo vapor, desde o sculo XVIII, sendo a Antigidade Clssica considerada o bero da nossa civilizao. De outro lado, as campanhas napolenicas teriam despertado um novo interesse pelo Egito e por mais essa civilizao, considerada, at ento, perdida no tempo. Mas a arqueologia que se realizava, poca, era, sobretudo, emprica e marcada pela idia da acumulao e coleo de documentos. Os artefatos eram constantemente retirados de seus lugares, e a noo descoberta carregava seu corolrio mais perverso, o qual implicava a propriedade dos objetos que se encontravam. A coleta de peas para fins de incorporao aos gabinetes de curiosidades ou aos museus j constitudos ou em processo de constituio caracterizava a disciplina nesse perodo. Nas Amricas, seu foco foi direcionado para as culturas nativas que precederam a chegada do europeu ao continente, mantendo o mesmo perfil acumulador da matriz europia. As peas eram retiradas do solo de forma muitas vezes arbitrria, selecionadas quase sempre por conta de seus atributos estticos e encaminhadas aos possveis interessados, no raro atravs de transaes de natureza marcadamente comercial. Os clientes eram em geral colecionadores de peas e excentricidades, que as mantinham em seus pequenos gabinetes, em instituies de pesquisa ou acervos reais. Esse tipo de comrcio foi, sem dvida, responsvel pela pilhagem de incontveis stios arqueolgicos mundo afora, mas, sobretudo, pela descontextualizao das peas e pela dificuldade de recuperao da sua origem. Grandes museus so at hoje marcados por essa lgica, sendo que muitas vezes so alocados nos mesmos espaos objetos igualados a partir de suas funes e nem sempre de sua origem. certo que essa discusso complexa e polmica, mas, no nosso caso, serve mais para iluminar o modelo que servia de espelho para o Imperador. E dentro desse tipo de colecionismo, o interesse pela Antigidade Clssica era destacado. Analisando as correspondncias particulares do imperador, guardadas no Arquivo Histrico do Museu Imperial (oriundas do Arquivo do Gro-Par), encontramos documentos que registram o interesse do monarca em relao Antigidade Clssica 38 . Alm do mais, no Museu do Imperador, constavam colees arqueolgicas, destacando-

38 Estudos do monarca sobre a Grcia e Roma. MI. CI. mao 33, doc. 1053. Estudos da lngua grega realizados pelo imperador. MI. CI. mao 40, doc. 1062.

revista do ieb n 46 fev 2008

137

se objetos de Pompia e de Herculano, como panelas, vasos e artefatos de bronze. Ewbank menciona algumas peas de Pompia e Herculano, enviadas em 1853 pelo rei das Duas Siclias39, Ferdinando II, sua irm, a imperatriz Thereza Cristina, em um total de trs caixotes 40. Diz o viajante que a coleo era composta de objetos da Antigidade Clssica. Interessante que as antigidades de Pompia e Herculano, como eram ento conhecidas e referenciadas, ficavam expostas no peitoril de uma janela, ganhando assim bastante visibilidade41. Eram, portanto, quase um smbolo do que convinha colecionar e exibir em um museu como esse. Alm do mais, era costume do monarca incentivar o intercmbio entre diferentes instituies nacionais e estrangeiras, propiciando a troca de diversos tipos de materiais para comporem as colees do Museu Imperial e Nacional e, em um segundo momento, do seu museu. Em alguns casos, o imperador recebia os caixotes de remessa e encaminhava-os pessoalmente. Esse ato era documentado pela Mordomia da Casa Imperial a ttulo de doao do monarca; prtica essa que pode ser atestada pela anlise de documentos referentes ao perodo entre 1850 e 188742 . O fato que a coleo crescia, assim como ganhava personalidade, e no h como saber de que maneira d. Pedro procedia seleo entre o que pertenceria sua coleo privada e o que faria parte dos museus pblicos. De toda maneira, os limites entre estas duas esferas eram mais uma vez tnues e misturados. Mas vamos a mais um exemplo. Um dos objetos mais mencionados, quando se fala do museu do monarca, e que tambm lhe serviu como fonte de exerccio para a traduo do hebraico para o ingls, a Torah. Distribudo em nove rolos de couro, e contendo o texto bblico, incompleto, escrito em hebraico, esse exemplar da Torah pertenceu ao imperador d. Pedro II, que gostava de mostrar intimidade com a leitura do documento. Mas os rolos bblicos no eram objetos isolados. Demonstram a inteno do monarca em obter materiais de culturas diversas, sendo os mesmos colocados em exposio

39 Oriundos do Real Museo Botanico, hoje Museo Nazionali di Napoli. 40 EWBANK, Thomas. A vida no Brasil, ou: dirio de uma visita terra do cacaueiro e das palmeiras. Traduo de Jamil Almansur Haddad. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1976. p. 115-7. 41 Ibid. p. 116. 42 Documentos guardados na Seo de Memria e Arquivo do Museu Nacional.

138

revista do ieb n 46 fev 2008

e, nesse caso, tambm utilizados para estudos relacionados lngua hebraica43. Com efeito, parecia haver um interesse efetivo do Imperador nesse tema. Destacam-se, nesse sentido, dentre os apontamentos do soberano, um caderno contendo minuciosa pesquisa sobre os hebreus, e um glossrio em hebraico, composto de trs cadernos 44. Trata-se de um conjunto de manuscritos em que podem ser encontradas as suas tradues de trechos bblicos, do hebraico para o ingls, e mesmo a evidncia de que o monarca se dedicava a esse tipo de estudo. D. Pedro no Brasil e mesmo no exterior gostava de gabar o seu conhecimento de lnguas e em especial do hebraico. Vista em conjunto, essa aptido parece ganhar outros sentidos e revelar como ao Imperador parecia apetecer associar sua imagem de outras culturas, reconhecidas por sua antigidade e por sua contribuio. Mas como, por suposto, o Imperador era um adepto da idia de civilizao, outros objetos ganharam o estatuto de semiforos, dentro da coleo, como o caso da mmia indgena de d. Pedro II. O monarca, alm de receber diferentes materiais, fruto dos intercmbios institucionais, chegou a receber doaes de objetos de particulares, residentes em diferentes regies do pas, devido ao seu divulgado interesse pelas reas das cincias naturais e antropolgicas. Um bom exemplo o conjunto mumificado de corpos indgenas. Tal material foi encontrado nas terras de dona Maria Jos de Santana e por ela doado ao monarca, por ocasio de uma de suas viagens a Minas Gerais. Dona Maria foi agraciada com o ttulo de Baronesa de Santana, provavelmente como retribuio do monarca pelo presente recebido 45 . O conjunto indgena mumificado 46 fora descoberto na Caverna da Babilnia na cidade de Rio Novo, interior de Minas Gerais, localizada mais precisamente na Zona da Mata, prximo a Juiz de Fora, a mais de 210 km da Corte do Rio de Janeiro. J o presente

43 MI.CI. mao 29, doc. 1040. Atravs de datao relativa realizada at o momento, a idade dos manuscritos situa-se entre os sculos XIII e XIV. 44 MI. PII, Caderno de estudos 9. 45 A esse respeito, ver a anlise do sistema de reciprocidade nos museus, especialmente no Museu Histrico Nacional, inspirada na reflexo de Marcel Mauss sobre o tema em ABREU, Regina. Memria, histria e coleo. Anais do Museu Histrico Nacional, Rio de Janeiro, v. 28, 1996. p. 215-238. 46 Entende-se por mumificao a preservao do corpo ou suas partes, como decorrncia de processos naturais ou artificiais.

revista do ieb n 46 fev 2008

139

em si digno de nota: d. Pedro II era efetivamente associado a esse tipo de curiosidade cientfica e recebia uma srie de ddivas desse tipo, muitas vezes retribuindo com bilhetes, assinaturas ou at mesmo ttulos. O material composto por um indivduo adulto, contando com aproximadamente 25 anos de idade, e duas crianas: uma na altura dos ps, envolvida em um fardo morturio fechado. O conjunto at hoje causa impacto e na poca chamou ateno, uma vez que no so poucos os viajantes que se referem ao material. Alm do mais, como o indigenismo estava em voga nesse contexto, e nosso Imperador era um assduo freqentador do IHGB, lugar onde surgiam os romances e pesquisas nessa rea, com certeza ficou animado com sua nova relquia. Ela conferia antigidade nossa civilizao e mostrava como as naes brasileiras eram dignas de ateno 47. Por sinal, a partir das correspondncias legadas pelo monarca, pode-se inferir a importncia que dava arqueologia indgena. Basta lembrar as cartas a naturalistas do Museu Nacional, como Carlos Schreiner, nas quais enviava apontamentos sobre excurses que realizara a stios arqueolgicos, assim como mencionava seu acompanhamento das pesquisas desenvolvidas em diferentes locais 48 . O mesmo cientista em carta trocada com o Imperador relatava a descoberta de sambaquis, os quais continham restos de peixes e conchas, alm de instrumentos indgenas, encontrados perto do rio Tavares 49. O Imperador, ao que tudo indica, no s estava a par dessas pesquisas, como financiava algumas escavaes, o que pode ser constatado atravs da correspondncia trocada com Ladislau Netto, datada de junho de 1886, quando o cientista anunciou a descoberta de um cemitrio indgena na provncia do Paran 50 . Interessante tambm anotar a correspondncia

47 Sobre a voga do indigenismo no IHGB e demais locais, vide entre outros: SCHWARCZ, Lilia. As barbas do Imperador. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. 48 Arquivo do Gro Par, correspondncias recebidas. PII. Correspondncias de naturalistas com o monarca narrando inmeras pesquisas nas diferentes reas do conhecimento. 49 MI. CI. Mao 173, doc 7929. Correspondncia de Carlos Schreiner para o monarca sobre excurso a stio arqueolgico em Santa Catarina. 50 MI. CI. Mao 195, doc 8845. Ofcio de Ladislau Netto ao imperador comunicando descoberta de um cemitrio indgena na Provncia do Paran e solicitando autorizao para continuar os trabalhos de escavao.

140

revista do ieb n 46 fev 2008

enviada ao Imperador, por Hyde Clarke, membro do Instituto Histrico de Londres, na qual relaciona trabalhos de povos prhistricos brasileiros51. Todos esses exemplos parecem mostrar os vnculos do imperador com esse tipo de investigao e o papel desse museu, onde ele dispunha um pouco do seu saber e de seu interesse pessoal. Mas no so s as mmias indgenas brasileiras recebiam lugar destacado na coleo do imperador. H tambm a mmia egpcia Sha-Amun-Em-Su, sempre mencionada quando se fala da coleo do Imperador. Sha-Amun-Em-Su teria sido uma cantora no Templo de Amon, e seu esquife data da XXII dinastia cerca de 750 a. C. A mmia teria sido enviada ao Brasil como presente a d. Pedro II, pelo quediva Ismail Pax (1830-1895), por ocasio da segunda visita do Imperador ao Oriente, em 1876. Em um trecho do seu dirio (mais especificamente no dia 25 de dezembro de 1876), o Imperador manifesta sua devoo ao governo de Quediva Ismail, como o soberano que soergueu o Egito. D. Pedro tambm havia recebido, em sua primeira visita quele pas, o diploma de Membro Honorrio do Instituto de Arqueologia do Egito, localizado em Alexandria. Ao retornar cidade proferiu um discurso intitulado O vandalismo dos viajantes, no qual alertava acerca dos saques que estavam ocorrendo nos templos do Egito. A amizade foi selada quando o Imperador enviou um livro sobre o Brasil ao quediva, e esse lhe deu como retribuio a mmia Sha-Amun-em-Su. A troca era favorvel ao rei brasileiro e, a despeito de d. Pedro ter feito uma srie de discursos contra as dilapidaes, o problema parecia bem distante de sua coleo particular. No museu do Imperador, uma mmia ficaria muito bem e aliaria o novo com o velhssimo mundo. E a mmia egpcia continua no museu, mas com uma especificidade: ela nunca foi aberta e seu atade permanece lacrado. O seu interior s foi conhecido por um exame de tomografia que revelou a presena de amuletos como um escaravelho em forma de corao52 . Esses so mistrios da mmia de d. Pedro que continuam presentes, mais no imaginrio do que enquanto uma realidade. Nesse caso, e inserida no interior dessa coleo, ela

51 MI. CI. 177, doc. 8. 100. Carta de Hyde Clarke, membro do Instituto Histrico de Londres, remetendo ao monarca trabalhos sobre os povos do Brasil da poca pr-histrica. 52 BRANCAGLION JR., Antonio. Revelando o passado: estudos da coleo egpcia do Museu Nacional. In: LESSA, Fbio de Souza; BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha. Memria & festa. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. p. 78.

revista do ieb n 46 fev 2008

141

, sobretudo, a mmia de d. Pedro. O fato que o museu est indelevelmente associado figura de seu dono o imperador e as suas peas passam a ser identificadas a partir de seu uso pessoal, por mais que saibamos que a instituio tinha uma verso pblica das mais evidentes. Em meio s colees os objetos perdem, como dizamos, seu sentido original e passam a ganhar novos. Neste caso, a mmia egpcia ajudava a construir a prpria figura pblica do soberano. Uma coleo feita de peas classificveis. Cada uma delas guarda um sentido, mas vistas coletivamente passam todas a influir no prprio teatro do poder que se realizava durante o Segundo Reinado. Etnografia no museu de d. Pedro D. Pedro cunhou fortemente sua imagem de Estado a partir da idia do bom selvagem que habitaria nossas matas. Toda a simbologia oficial girou em torno deste conceito, que, ademais, se adaptaria a partir do trabalho do IHGB e das telas dos Acadmicos da Escola Nacional de Belas Artes quela que pretendia ser a feio oficial do pas. Sem mestios ou escravos, o Brasil surgia como um pas europeu, branco, civilizvel e no mximo indgena. Essa representao, por seu lado, estava amplamente amparada na iconografia da poca, e nos relatos que desde o sculo XVI definiam o pas a partir de sua natureza maravilhosa e seus indgenas estranhos e estranhados em seus costumes. O prprio monarca animou estudos no IHGB e ele mesmo se converteria num cultor das lnguas tupi e guarani, o que parece sinalizar a curiosidade do Imperador para com esses povos53. O Imperador apoiaria iniciativas concernentes aos estudos desses grupos e inauguraria pessoalmente a Exposio Antropolgica de 1882, organizada pelo Museu Nacional e cuja abertura se deu em 29 de julho desse mesmo ano. Para o sucesso da mostra, o monarca, inclusive, emprestou de seu museu particular um nmero considervel de peas, segundo o prprio Guia da Exposio de 1882. Conforme relato do viajante naturalista Enrico Serra, d. Pedro teria patrocinado a presena de ndios botocudos na mostra cientfica, que causaram verdadeiro barulho na poca. Uma famlia de ndios botocudos,

53 Sobre estudos de lnguas, vide MI. CI. Mao 29, doc. 1035. Cadernos de estudos do monarca sobre lnguas do Brasil, incluindo as lnguas indgenas.

142

revista do ieb n 46 fev 2008

trazidos do Esprito Santo, ficaria acampada nos jardins de So Cristvo, mas foram logo retirados do local, uma vez que sofreriam muito com o assdio da populao. Segundo o italiano, havia um homem com cerca de 50 anos, trs mulheres (que eram suas esposas), algumas crianas e um jovem de uns 18 anos. O viajante teria ficado impressionado com os cabelos sedosos dos indgenas e achou-os parecidos com japoneses. Diante da curiosidade geral e do perigo que corriam, foi providenciada a hospedagem dos botocudos no interior do Palcio de So Cristvo e eles somente voltaram ao Museu Nacional no trmino da exposio, quando foram novamente remetidos para seu local de origem. Os botocudos eram mesmo os ndios da cincia, considerados diferentemente dos romnticos tupis degradados em seus costumes. Nas revistas da poca como a Revista Ilustrada de ngelo Agostini, nos artigos de antroplogos como Joo Batista Lacerda, os botocudos passavam a comprovar a infncia de nossa civilizao e aqueles que deveriam ser inclusive dizimados. Nessa poca, por exemplo, H. von Ihering (ento diretor do Museu Paulista) teria vindo a pblico pedir pelo extermnio desse povo, para que a estrada Noroeste do Brasil pudesse passar mais facilmente por suas terras54 . Os xerentes tambm estiveram na exposio, mas passaram como que despercebidos; afinal j estavam no museu no comeo do ano e assim no despertaram tanta curiosidade. Diferentemente dos botocudos, eles no representavam, como dizia Joo Batista Lacerda, diretor do Museu Nacional, na revista da instituio, Archivos do Museu Nacional, a base da pirmide da humanidade e, nesse sentido, tinham pouco interesse para a antropologia da poca 55 . De toda maneira, foram providenciadas esculturas dos ndios xerentes e botocudos, que ainda figuram nos corredores do Museu Nacional. ndios no eram colecionveis, mas suas esttuas sim. No Guia da Exposio Antropolgica de 1882, possvel identificar a variedade de objetos oriundos do Museu do Imperador, registrados como Exp. S. M. o Imperador ou gabinete de S. M. o Imperador, conforme explicao que consta no incio da apresentao da Sala Rodrigues Ferreira. Era l que

54 Para um maior desenvolvimento, vide SCHWARCZ, L. Retrato em branco e negro. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. 55 No livro O espetculo das raas (So Paulo: Companhia das Letras, 1997), tive oportunidade de desenvolver esse tema.

revista do ieb n 46 fev 2008

143

se localizava o acervo etnogrfico e a legenda era das mais significativas:


As collees desta sala, compostas de instrumentos de guerra, de caa, de pesca e de msica, so constitudas no s pelos artefactos destas diversas naturezas, pertencentes ao Museu Nacional, mas tambm por muitos de propriedade particular, sendo a mais bella e a maior parte delles do gabinete de S. M. o Imperador.56

De toda maneira, a essas alturas, o interesse do monarca em colecionar objetos indgenas em seu museu parecia quase natural, ou uma decorrncia daquilo que considerava ser sua vocao para com os indgenas. Foi, inclusive, com essa inteno que guardou as flechas dos ndios Yum, que figuraram tambm em seu museu e na exposio. No entanto, sabe-se que d. Pedro era sobretudo um colecionista desses objetos e no estava muito preocupado com a manuteno dessas populaes. Coleo nada tem a ver com a idia de preservao, e nosso imperador preferia guardar objetos e conserv-los a manter vivas essas culturas. Mas h um objeto pertencente ao Museu do Imperador e descrito no artigo do jornal O Paz que aguou, particularmente, a curiosidade: a cabea reduzida de um guerreiro. H ali uma cabea de guerreiro mumificada e to reduzida, que parece a de uma criana, diz o jornal, mostrando toda a sua apreenso57. O objeto causava grande sensao e, segundo o jornal, fazia parte de uma coleo proveniente da regio do Equador e que tambm pertencera ao monarca. A coleo de etnografia parece ter sido grande e, dentre os artefatos que figuraram no Museu do Imperador e esto devidamente guardados no Setor de Etnografia do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, registrava-se no Livro de Tombo um total de 82 peas, tendo sido 37 ofertadas pelo prprio monarca (algumas identificadas no catlogo da Exposio Antropolgica de 1882), e 45 levam o registro de Coleo d. Pedro II. A etnologia com certeza cumpria um papel destacado na coleo, representando a unio entre a antigidade, to estimada nesse contexto, e as novidades da Amrica. Mas colecionar significa selecionar e estranha-se a falta da cultura dos negros, no Museu do Imperador. Ao que tudo indica, se d. Pedro Inclua os indgenas

56 GUIA da Exposio Antropolgica de 1882. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 1882. p. 11. 57 O Paz, coluna Salada de Frutas. Rio de Janeiro, 6.8.1890.

144

revista do ieb n 46 fev 2008

devidamente idealizados como parte de seu pas, j os negros deveriam ser devidamente esquecidos. Em um contexto em que a populao escrava e negra chegava a corresponder a 70% da populao total da cidade, no mnimo reveladora a ausncia58. O museu era com certeza feito de muitos esquecimentos. Botnica O estudo da botnica ao longo do sculo XIX foi marcado pela participao dos naturalistas brasileiros, que atuaram no Museu Imperial e Nacional ou no Jardim Botnico, e de estrangeiros da Comisso Cientfica de 1820, como o caso de Langsdorf, Riedel e Freyreiss, coordenados pelo primeiro. Tambm no se podem esquecer as contribuies de Auguste de Saint-Hilaire, naturalista francs que chegou ao Brasil em 1816, logo aps o reincio da abertura das relaes diplomticas entre Frana e Brasil 59. J mencionamos a presena da misso cientfica de 1817, que veio acompanhando a arquiduquesa dona Leopoldina por ocasio de seu casamento com o futuro imperador do Brasil, d. Pedro I. Nessa comitiva estavam, por exemplo, os naturalistas Martius e Spix, que percorreram uma imensa extenso do pas e cuja catalogao de espcimes da flora brasileira at hoje fundamental. E d. Pedro II, assim como fez na rea da Antropologia, tambm interagiu com os botnicos naturalistas de sua poca. Alm disso, o prprio imperador possua um herbrio, composto por exemplares de madeiras, plantas, flores e frutos: um verdadeiro gabinete de botnica da poca. No Museu do Imperador, uma sala especfica abrigava o seu herbrio, conforme especificado no inventrio elaborado para a 2. Vara de rfos de 1890 60 , contendo poucas moblias e uma coleo de espcies coletadas por Martius 61.

58 Vide KARASH, Mary. A vida dos escravos no Rio de Janeiro 1808-1850. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. 59 FERRI, Mrio Guimares. A Botnica no Brasil. In: AZEVEDO, Fernando (Org.). As cincias no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1994. v. 2. p. 185-6. 60 Documento bastante citado em nosso trabalho. DMI 02.07.1980 TC.B. r. 61 O material coletado por Martius est guardado no Departamento de Botnica, devidamente identificado como tendo pertencido ao naturalista, porm, separado da coleo da famlia imperial.

revista do ieb n 46 fev 2008

145

No Arquivo Histrico do Museu Imperial, encontramos seus apontamentos sobre estudos realizados na rea de botnica, incluindo os desenhos feitos de prprio punho que podem sugerir seu interesse pela rea. A partir da anlise e da comparao da escrita de d. Pedro, foi possvel identificar seus estudos com as exsicatas, at hoje guardados no Departamento de Botnica do Museu Nacional, bem como o material coletado e preparado pelo prprio monarca. O botnico com o qual o imperador teve maior contato, devido entre outros fatores a seu longo tempo de permanncia no pas, foi Auguste Franois Marie Glaziou, responsvel pelas obras de remodelao da Quinta da Boa Vista e por diversos registros de plantas do nosso territrio. Veio para o Brasil em 1858, a convite de d. Pedro II, e aqui permaneceu por 39 anos. Dentre as correspondncias recebidas pelo monarca sobre o tema, destacam-se, pois, as que manteve com Glaziou. Numa delas o cientista introduz o professor de botnica da Faculdade de Medicina de Estrasburgo, Monsieur Antoine Laurent Apollinaire Fe (1789-1874) 62 , ao Imperador. Esse, por sua vez, ofereceu a d. Pedro sua obra, Crystgames vasculaires du Brsil, trabalho elaborado a partir do material que Glaziou enviou do Rio de Janeiro 63. Fe determinou alguns espcimes da flora, inclusive seu nome est registrado em uma das exsicatas do herbrio do monarca; trata-se de um exemplar coletado pela princesa Isabel contendo como classificao a famlia, a espcie, o determinador e a procedncia: Alsophila nigrescens, Fe. Therezpolis. No se sabe se a coleo est completa, mas o Museu Nacional herdou o herbrio do Imperador que, atualmente, composto por 43 espcies, sendo 23 coletadas pelo prprio, e as demais por vrios outros membros da famlia: a imperatriz Leopoldina - que teria dado incio coleo -, a princesa Isabel (1846-1921), Pedro Augusto de Saxe-Coburgo Gota (18661934) 64 ou o prprio botnico Auguste Franois Marie Glaziou. O monarca estabeleceu um contato direto com vrios naturalistas brasileiros, em especial com Ladislau Netto, que foi

62 Botnico francs de renome na Europa, tendo produzido como uma de suas principais obras Le darwinisme, ou examen de la thorie relative lorigine des espces. 63 MI. CI. mao 156, doc. 7272. Carta de Glaziou ao imperador apresentando o professor de botnica da Faculdade de Medicina de Estrasburgo, Antoine Laurent Apollinaire Fe. 64 Filho de Leopoldina, neto de D. Pedro II.

146

revista do ieb n 46 fev 2008

diretor do Museu Nacional. Alm do mais, custeava pesquisas e pesquisadores da instituio, como foi o caso do alemo Fritz Mller (1822-1897), naturalista viajante do Museu Nacional. Nesse sentido, e mais uma vez, seu museu deveria ser uma espcie de paradeiro dos presentes que recebia e que ele mesmo ordenava cuidadosamente. Alm do mais, a botnica era uma paixo de sua me e constava dentre as cincias naturais que figuravam, com destaque, em um museu como esse. Por fim, em um pas tropical, sempre representado a partir da grandeza de sua flora, essa rea do conhecimento deveria ganhar, por certo, destaque. Nada como classificar, colecionar e apresentar o exotismo dos trpicos, inscritos por certo em sua natureza considerada inigualvel. Geologia e paleontologia Durante os sculos XVIII e XIX, raro foi o rei que no possuiu um gabinete de mineralogia. Nesse contexto, a filosofia criada por Abraham Gottlob Werner, da Saxnia, consistia em considerar que o estudo da mineralogia deveria estar ligado ao conjunto da natureza, ao conjunto da histria humana e ao conjunto dos interesses e das aspiraes da sociedade. Jos Bonifcio de Andrada e Silva (1793-1838) foi, inclusive, um dos alunos de Werner, em Freiberg. Segundo Cerqueira Falco, a mineralogia de Werner:
[...] ligaria deste modo os seus espcimes com a migrao das raas, a difuso das lnguas e o processo da civilizao. Mostraria como o progresso das artes e indstrias da vida tem sido orientado pela distribuio dos minerais, e como as guerras, batalhas e estratgias militares em geral tm dependido da mesma causa. O cientista, o poltico, o historiador, o mdico, o soldado, todos aprendiam que o conhecimento da mineralogia os ajudava a atingir os seus diversos objetivos. Afigurava-se que a mais eficiente das preparaes para os negcios da vida seria obtida somente na Escola de Minas de Freiberg.65

bem provvel que a influncia de Werner tenha chegado at o imperador d. Pedro II por meio do contato que tivera, no passado, com o primeiro mineralogista da Amrica:

65 FREITAS, Marcus Vinicius de. Hartt: expedies pelo Brasil Imperial: 18651878. So Paulo: Metalivros, 2001. p. 34

revista do ieb n 46 fev 2008

147

Jos Bonifcio de Andrada e Silva. Alm de tutor de Pedro, Bonifcio manteve contato bastante prximo de Leopoldina at sua morte. Ao que tudo indica, os minerais que d. Pedro herdou da coleo de sua me possuam as tcnicas de catalogao ensinadas por Werner. Alm do mais, sabe-se que mais de um membro da famlia, em especial d. Pedro Augusto, neto do monarca, foi incentivado por seu av a realizar seus estudos na rea da mineralogia. Por sinal, d. Pedro Augusto consta na bibliografia mineralgica brasileira com sete publicaes. Teve uma formao mais terica do que prtica, alm de ter-se convertido, ele prprio, num colecionador de botnica e de minerais 66 . O interesse mineralgico do monarca no se limitava, porm, ao Brasil, uma vez que recebia doaes de diferentes regies do mundo, sobretudo a partir de sua segunda viagem ao exterior. O imperador da Rssia, Alexander II (1816-1881), por exemplo, ofertou, em janeiro de 1878, 146 minerais a d. Pedro II67, e o importante mineralogista norte-americano, William Earl Hidden (1853-1918), que se dizia admirador do imperador, ofereceu pessoalmente, em 1876, uma coleo de minerais conforme catlogo elaborado pelo prprio cientista e enviado posteriormente ao Brasil68 . Por outro lado, durante suas viagens ao exterior, o Imperador recebeu convites para visitar e ser membro de vrias instituies de ensino e pesquisa como, por exemplo, a que consta no documento enviado pela cole Nationale des Mines de Paris 69 e da Socit de Geographie de Paris. Ser membro era uma espcie de galanteio para os reis e significava visibilidade e at fundos para as Instituies. De toda maneira, d. Pedro parecia gostar de colecionar esses ttulos, que lhe garantiam assento nesse mundo da cincia que tanto estimava. Dentre os mineralogistas de seu tempo, destaca-se o nome de Jean Louis Rodolphe Agassiz (1807-1873), naturalista

66 LEINZ, Viktor. A Geologia e a Paleontologia no Brasil. In: AZEVEDO, Fernando (Org.) As cincias no Brasil. 2a ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1994, v. 1. p. 322. 67 Idem. A coleo de minerais do Museu Nacional: comemorao aos 200 Anos da Casa de Histria Natural. Revista Gemologia, So Paulo, n. 2, p. 6, 1955. 68 ANDRADE, Amaro Barcia de. O Museu Nacional e suas colees mineralgicas. [s.n.t.] (mimeo.). p. 6. 69 MI. CI. mao 166, doc. 7609. Convite recebido pelo monarca para visitar a cole Nationale des Mines de Paris, para se tornar membro da instituio.

148

revista do ieb n 46 fev 2008

e gelogo suo que muito contribuiu para a anlise geolgica do pas. Agassiz, que participou de uma srie de encontros dominicais com o imperador no Pao de So Cristvo, acabou por se tornar um amigo bastante prximo de d. Pedro, com quem trocava correspondncia com grande freqncia. O imperador e o sbio discutiam idias, mas tambm objetos, entre pedras e vrios animais empalhados; em especial, os peixes, verdadeira paixo do cientista. O imperador mantinha um relacionamento bastante assduo tambm com mineralogistas que atuavam no Brasil, como aqueles que participaram da Comisso Geolgica do Imprio: o canadense Charles Frederic Hartt (1840-1878) e o norte-americano Orville Adelbert Derby. Hartt, em especial, teria conseguido inserir-se no sistema poltico de patronagem de d. Pedro II, o que garantiu a criao da Comisso Geolgica do Imprio. Um dos argumentos para a criao da Comisso teria sido que seus trabalhos serviriam como suporte para melhor apresentar as riquezas naturais do pas e que estariam dispostas na Exposio Universal da Filadlfia, em 1876, a qual o prprio imperador pretendia inaugurar junto com o presidente Grant 70. Essa exposio comemorava o centenrio da independncia dos EUA e o Brasil comparecia a partir da exposio de sua natureza. Era tambm a primeira vez que o imperador ia sair do Brasil, assim como pela primeira vez um monarca pisava em territrio norte-americano. Diante da responsabilidade de coordenar a Comisso, apoiada pelo Governo Imperial, Hartt estreitou seu contato com o imperador, inclusive por meio de correspondncias, quando encaminhava relatrios da Comisso Geolgica71. Mais uma vez, o Museu do Imperador constitua uma ponte entre suas relaes e capitais sociais, e sua representao. L ficavam expostos os presentes do Imperador, que logo se transformavam em bens do Estado; a despeito de restarem depositados nesse lugar, que funcionava como uma espcie de reduto do rei. Interessante que as colees de minerais e de

70 FREITAS, Marcus Vinicius de. Hartt: expedies pelo Brasil Imperial: 18651878. So Paulo: Metalivros, 2001. p. 188. 71 MI. CI. mao 170, doc. 7809. Correspondncia de Hartt para o imperador encaminhando relatrio da Comisso Geolgica do Imprio. Derby chegou ao Brasil em dezembro de 1875 para se incorporar Comisso Geolgica, mas, aps a dissoluo da Comisso em 1877, por motivos no precisos, o gelogo foi nomeado para atuar no Setor de Mineralogia do Museu Nacional. Sua carreira decolou, sendo designado, em 1886, para diretor da Comisso Geogrfica e Geolgica de So Paulo, tendo permanecido nesse cargo at 1904.

revista do ieb n 46 fev 2008

149

rochas do imperador foram guardadas pelos naturalistas da antiga Diviso de Mineralogia do Museu Imperial e Nacional, sem serem misturadas s demais. Os minerais esto devidamente identificados como Coleo d. Pedro II, registrados separadamente daqueles que pertenceram a dona Leopoldina e a d. Pedro Augusto. Ao que tudo indica, a coleo sobreviveu s convulses da poltica e guarda ainda sua primeira lgica. Quem quem no Museu do Imperador Como se v, na parte teoricamente privada de seu palcio, d. Pedro constituiu esse reduto, que marca uma das faces desse Imperador que gostava de se apresentar como um mecenas: um mecenas das artes, da educao, mas tambm das cincias. Alm do mais, sua definio era to ambgua como a monarquia. O local foi definido pelo prprio imperador como um espao pblico, mesmo tendo sido um espao de acesso restrito. Portanto, por meio da anlise desse pequeno estabelecimento, possvel pensar de que maneira o monarca manipulava sua imagem, ao mesmo tempo em que a conectava a determinados locais que acabavam por destacar imagens especficas, prontamente veiculadas. O monarca cidado, aquele que se apresentava com um visual que o aproximava de seu contraparente (Luiz Felipe de Orleans), o mesmo que freqentava as instituies nacionais de pesquisa e de ensino e que nas viagens fazia questo de desenvolver uma via crucis por entre museus, academias e demais estabelecimentos de pesquisa e ensino, tinha no seu museu uma espcie de carto de visitas, a atestar sua prpria cientificidade. Em finais dos anos 1870 divulgou, por exemplo, a imagem de seu gabinete, assim como se fez retratar freqentando sempre centros de pesquisa nacionais; em especial, o IHGB e o colgio Pedro II. por isso que seu museu, alm de portar e acumular todos os presentes que recebia, tambm servia como espelho da feio que mais admirava apresentar. Como dizia em seu dirio de 1871: preferia ser mestre escola a transformar-se em Imperador. Era assim que d. Pedro gostava de publicamente apresentar-se, sobretudo aps 1870, quando esculpiu com mais cuidados e inteno essa feio de monarca-cientista. Mas o fato que d. Pedro nunca abriu mo de seu lugar de rei a despeito de acumular mais essa outra representao e a mesma ambivalncia est presente nesse espao chamado de Museu do Imperador. O ambiente era apresentado para alguns hspedes diletos, sobretudo viajantes cientistas, com direito visita guiada pelo prprio monarca, conforme relato de Hermann Burmeister

150

revista do ieb n 46 fev 2008

(1807-1892), natural de Berlim, e que em sua obra narra a estada no Brasil em 1850. Conheceu o imperador por intermdio do mdico da famlia imperial, o Dr. Sigaud, e na oportunidade ofereceu-lhe o livro de sua autoria, Histria da criao, obra que deu o tom cientfico conversa entabulada pelos dois:
Nossa conversao foi principalmente sobre o aspecto geognstico do solo do Brasil e as pocas geolgicas que inf luenciaram sua formao. Sua Majestade facultou-me uma visita sua coleo particular de material cientfico de histria natural, no decorrer da qual ia chamando minha ateno para um ou outro objeto especialmente instrutivo. Depois de meia hora de palestra, despedi-me de Sua Majestade, levando na lembrana a imagem agradvel daquele monarca digno de admirao e estima em todos os sentidos.72

Se prestarmos ateno narrativa de Burmeister, veremos que no museu do monarca os visitantes eram selecionados, sendo os naturalistas viajantes seu pblico-alvo dileto. Interessante que nem todos que visitavam o imperador tinham acesso ao museu. Polticos e curiosos pareciam ficar restritos s reas sociais do Pao de So Cristvo, no galgando os degraus do segundo andar, que levavam rea considerada ntima. Afinal, o Museu do Imperador ficava na parte reservada do Palcio e era sujeito ao arbtrio de seus prprios moradores. Mas a seleo tornava a coleo do Imperador ainda mais preciosa. No para menos, deveria ser um privilgio fazer parte desse mundo do monarca, ou uma maneira de adentrar seus segredos. No entanto, se o Museu era privado, era resultado, muitas vezes, de atividades pblicas e dos presentes que nosso imperador ganhava na condio, exatamente, de Imperador. E seu museu deveria corresponder sua melhor face, quela que o definia como um monarca cidado. Assim, se sua atuao constante junto ao IHGB, Academia Imperial de Belas Artes e ao Colgio d. Pedro fazia parte de sua atuao pblica, j o Museu mostrava sua vocao pessoal para o tema: d. Pedro era, ele prprio, um colecionista. Ou seja, se esses outros espaos pertenciam ao Estado, o museu era sua propriedade privada e, portanto, objeto do seu arbtrio direto.

72 BURMEISTER, Hermann. Viagem ao Brasil atravs das provncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais: visando especialmente a histria natural dos distritos auri-diamantferos. Traduo de Manoel Salvaterra. Belo Horizonte; So Paulo: Ed. Itatiaia, 1980. p. 82

revista do ieb n 46 fev 2008

151

Ewbank denominou o Museu do Imperador de um lugar destinado cincia, antigidade, mineralogia, etc.73. Era com certeza essa a imagem e representao que o monarca procurava meticulosamente ensinar a seus visitantes diletos e previamente selecionados: era essa a sua principal diverso enquanto cidado Pedro. No entanto, em se tratando da monarquia, os limites entre espaos pblicos e privados so muito tnues e a coleo do Imperador ganhava vida prpria, mesmo que ele no quisesse. Por outro lado, preciso lembrar que museus so objetos de memria e que esta sempre um exerccio de seleo. No museu no s entravam aqueles que o Imperador desejava, como d. Pedro guardava apenas os objetos que gostaria de reservar posteridade. Nesse caso, o Estado surgia associado sua prpria pessoa, e o soberano soube, como poucos, cuidar da sua lembrana. Terminando: cuidando da prpria memria J no exlio, o Imperador daria o seguinte destino aos objetos depositados em seu Museu.
O meu Museu dou-o tambm ao Instituto Histrico, no que tenha relao com a Etnographia e a Histria do Brasil. A parte relativa s sciencias naturaes, e mineralogia sob o nome de Imperatriz Leopoldina, como os herbrios, que possam ficar no Museu do Rio.74

Era evidente que o Museu do Imperador fazia parte da memria desse monarca, cuidadosamente zelada e acumulada. Mesmo fora do Brasil, o Imperador trataria de guardar e preservar sua memria, selecionando instituies que manteriam suas colees de fotografias, de mineralogia, de antropologia ou botnica, e no se esqueceu do destino do seu Museu. O prprio monarca dividiria seu acervo nas reas de etnografia (incluindo a antropologia), de mineralogia e de botnica e indicaria seu desejo de conserv-lo preservado

73 EWBANK, Thomas. A vida no Brasil, ou: dirio de uma visita terra do cacaueiro e das palmeiras. Traduo de Jamil Almansur Haddad. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1976. p. 115. 74 MI.CI.SC, I-DAS, 08.06.1891-PII.B.c. Resposta de d. Pedro II, no exlio, sobre como gostaria que fosse dividida a sua biblioteca e doando o seu museu ao Museu Nacional.

152

revista do ieb n 46 fev 2008

como tal. Alm do mais, ao se referir s cincias naturais, o imperador deveria estar incluindo seus espcimes de zoologia, seu gabinete de Qumica e os equipamentos da astronomia, que tanto orgulho lhe davam. Por outro lado, o material que poderia representar a categoria da Histria do Brasil, incluindo a coleo de numismtica do monarca, foi transferido para o Museu Histrico Nacional, mas fazia igualmente parte dessa coleo original do Imperador. No entanto, a verdadeira personalidade do Museu era dada pelas cincias naturais, mais especificamente: a etnografia, as cincias naturais, a mineralogia e seu herbrio. O fato que tanto os relatos dos viajantes que descreveram o local, quanto o artigo do jornal O Paz (de 6 de agosto de 1890) associaram o lugar s cincias naturais, o que indica que talvez esse tenha sido o seu critrio de seleo, destacando a imagem do imperador como homem das sciencias. Vale a pena, assim, problematizar objetos de uma coleo particular, como essa. Afinal, no h quem negue a idia de que os museus so lugares de memria; evocam idias, lembranas, constroem diferentes significados, alm de impedir o esquecimento. Por outro lado, museus so o lugar adequado para a prtica do colecionismo e, nesse caso, de colees que podem representar uma nao e sua prpria humanidade. Estamos falando, pois, de processos de construo de identidades e do prprio imaginrio nacional. Particularmente no caso desse mus eu de d. Pedro II, ele parecia traado e intentado com o objetivo de produzir a noo de ser memorvel, uma vez que era por meio dele que nosso imperador gostaria de ser lembrado: vinculado s suas colees de cincias naturais. preciso pensar, ainda, como um objeto, quando retirado de seu contexto, ganha novos sentidos e significados. Segundo Pomian,
[...] qualquer conjunto de objetos naturais ou artificiais, mantidos temporria ou definitivamente fora do circuito das atividades econmicas, sujeitos a uma proteo especial num local fechado preparado para esse fim, e expostos ao olhar do pblico

faz parte da idia de coleo75. Objetos muitas vezes, dependendo do lugar que ocupam e de seu proprietrio, ganham

75 POMIAN, Krzysztof. Coleo. In: ENCICLOPDIA EINAUDI. Memria e histria. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1997. v. 1. p. 53.

revista do ieb n 46 fev 2008

153

espaos simblicos destacados e esse o caso dessa coleo. E d. Pedro faria o mesmo, no s com seus objetos de cincias naturais, mas tambm com suas fotos devidamente distribudas , suas peas de porcelana que guardavam sua imagem ou a do casal real, seus faqueiros, ou insgnias. O fato que a imagem pblica de d. Pedro viajava por meio de seus objetos e de suas colees. E desse conjunto de colees talvez a mais emblemtica seja aquela que constou no seu museu e que acabou ganhando vida, em separado. Por meio dele, o imperador se convertia e se fazia apresentar como um monarca cientista, adepto das vogas e das modernidades de seu prprio contexto, e emancipado por ele. Alm do mais, se a coleo era privada, sua funo sempre foi pblica. Mostrava como Pedro de Alcntara, em suas horas vagas, era um colecionista, amigo ntimo de viajantes e cientistas. No por coincidncia, nesse mesmo momento o monarca fazia todo um projeto em que elevava sua imagem, como grande representante desta nao. E era por meio das artes, da cincia, da educao, da histria ou da geografia que o monarca fazia jus idia de que centralizava a nao. A cincia sou eu teria dito Pedro II, num claro paralelo com Luiz XIV, mas, nesse caso, sinalizando para a noo de que o imperador moderno esculpia a sua imagem a partir dos grandes ganhos da civilizao. Tendo em mente essa representao de Pedro II, cunhada pessoal e publicamente, pretendeu-se, pois, refletir sobre as colees particulares do monarca entre objetos de mineralogia, mmias ou fotografias mas que eram tambm pblicas, mostrando como, na verdade, essa diviso, no caso da realeza, pouco se verifica. Em questo est, portanto, a idia de colecionismo e seus vnculos com um projeto de nacionalidade. Como diz Benedict Andersen, as comunidades so sempre imaginadas, mais do que inventadas, e museus, instituies de ensino e pesquisa, faculdades e colees desse tipo faziam parte central desse movimento que, no caso brasileiro, contou com a liderana, prtica e simblica do monarca. No caso em questo, esse era o Museu do Imperador e, de maneira emblemtica, a figura privada estava frente da pblica. Classificar nada tem de aleatrio; revela a constituio de regras que so criadas por aquele que coleciona, mas passam a ser entendidas uma vez que fazem parte de uma comunidade de imaginao. No por coincidncia, d. Pedro colecionou pedras, produtos da botnica, antigidades clssicas ou nacionais, objetos indgenas... mas se esqueceu da populao negra, amplamente majoritria em seu imprio. Para um monarca que se pretendia ilustrado esse era o outro lado da representao,

154

revista do ieb n 46 fev 2008

aquele que no deveria jamais ser apresentado. Coerente com sua feio pblica, apresentada com freqncia nas Exposies Universais, o Brasil surgia como um pas europeu e indgena: a mais tradicional porque Bourbon e Habsburgo e a mais original das monarquias, porque assentada nos trpicos. No havia lugar para a escravido, assim como objetos produzidos pela populao negra e de origem africana no fariam parte da coleo do Imperador. Uma coleo um exerccio de classificao e de seleo. No seu museu d. Pedro II fez como o Imperador Chins, que recebia seus presentes dos seus sditos ingleses e os dispunha no seu jardim das maravilhas76 . Sabemos que no sculo XIX ingleses no eram sditos e que tratariam de dominar a China, mesmo assim o imperador os colecionava. O mesmo fez d. Pedro, que colecionou civilizaes e colocou a sua, o Brasil, em lugar destacado.

76 Citado por SAHLINS, Marshal. Cosmologias do capitalismo: o setor transpacfico do sistema mundial (1988). In: ____________ Cultura na prtica. Rio de . Janeiro, Editora UFRJ, 2004. p. 445-501.

revista do ieb n 46 fev 2008

155

Anexo 1. LISTA DE FONTES MANUSCRITAS Arquivo Histrico - Museu Imperial MI. Arquivo Gro-Par, Correspondncias Recebidas PII. Correspondncias de naturalistas com o monarca narrando inmeras pesquisas nas diferentes reas do conhecimento. MI. Arquivo Gro-Par, Correspondncias Recebidas 7954. Correspondncia ao imperador enviando o diploma de Membro Honorrio do Instituto de Arqueologia do Egito. MI. Arquivo Gro-Par, Correspondncias Recebidas 8090. Carta ao monarca de agradecimento do Quediva do Egito, Ismail, pelo recebimento de livro sobre o Brasil. MI. Arquivo Gro-Par 218-AD-27 1-V-A. Inventrio dos objetos do Pao de So Cristvo. MI.CI. Dirio de d. Pedro II (1840 - 1891) Cadernos de dirios do monarca. MI.CI, mao 28, doc. 997. Carta de Louis Couty ao imperador narrando memrias cientficas: notas com estudos sobre macacos e plantas txicas no Brasil. MI.CI, mao 29, doc. 1027. Convite recebido pelo monarca para visitar o Institute Royal de Gologie dAustriche para que se tornasse membro da instituio. MI.CI, mao 29, doc. 1028. Cadernos de estudos do monarca sobre experincias de fsica. MI.CI, mao 29, doc. 1035. Cadernos de estudos do monarca sobre lnguas do Brasil, incluindo as lnguas indgenas. MI.CI, mao 29, doc. 1036. Cadernos de estudos do monarca sobre astronomia. MI.CI, mao 29, doc. 1039. Cadernos de estudos do monarca sobre fsica, contendo descrio da decomposio da luz sobre o cristal. MI.CI, mao 29, doc. 1040. Cadernos de estudos do monarca sobre lngua hebraica.

156

revista do ieb n 46 fev 2008

MI.CI, mao 31, doc. 1050. Cadernos de estudos do monarca sobre literatura. MI.CI, mao 33, doc. 1053. Cadernos de estudos do monarca sobre histria (Grcia e Roma). MI.CI, mao 40, doc. 1062. Cadernos de estudos do monarca sobre lnguas (Snscrito, Grego, rabe, Hebraico). MI.CI, mao 40, doc. 1063. Versos em hebraico elaborados pelo monarca comemorando a vitria do Brasil contra o Paraguai. MI.CI, mao 41, doc. 1064 e mao 42, doc. 1066. Cadernos de estudos diversos do monarca. MI.CI, mao 141, doc. 6898. Carta do botnico Martius ao monarca oferecendo-lhe seu livro sobre os ndios do Brasil. MI.CI, mao 156, doc. 7272. Carta de Glaziou ao imperador apresentando o professor de botnica da Faculdade de Medicina de Estrasburgo, Antoine Laurent Apollinaire Fee. MI.CI, mao 166, doc. 7609. Convite recebido pelo monarca para visitar a cole Nationale des Mines de Paris, para se tornar membro da instituio. MI.CI, mao 170, doc. 7809. Correspondncia de Hartt para o imperador encaminhando relatrio da Comisso Geolgica do Imprio. MI.CI, mao 173, doc. 7929. Correspondncia de Carlos Schreiner para o monarca sobre excurso a stio arqueolgico em Santa Catarina. MI.CI, mao 175, doc. 7954. Correspondncia de 1876 informando ao monarca que seu nome havia sido aprovado, por unanimidade, para ser membro Associado do Estrangeiro da Societ dAntropologie de Paris. MI.CI, mao 177, doc. 8.100. Carta de Hyde Clarke, membro do Instituto Histrico de Londres, remetendo ao monarca trabalhos sobre os povos do Brasil da poca pr-histrica. MI.CI, mao 186, doc. 8076. Carta enviada por Lund ao monarca contendo informaes sobre crnios do Brasil.

revista do ieb n 46 fev 2008

157

MI.CI, mao 186, doc. 8454. Cpia do testamento de Lund em dinamarqus. MI.CI, mao 195, doc. 8845. Ofcio de Ladislau Netto ao imperador comunicando descoberta de um cemitrio indgena na Provncia do Paran e solicitando autorizao para continuar os trabalhos de escavao. MI.CI. SC I. DAS, 8.06.1891-PII-B.c. Resposta de d. Pedro II, no exlio, sobre como gostaria que fosse dividida a sua biblioteca e doando o seu museu ao Museu Nacional. MI.CI. SC. AM I - 5 e 6 Dirio do prncipe de Joinville. Caderno de dirio do prncipe de Joinville. MII-DMI 2.07.1890 TC.B.r. Inventrio dos pertences da famlia imperial enviado 2. Vara de rfos. MI, PII, Caderno de estudos 9. Conjunto de trs cadernos do imperador contendo tradues de trechos da Bblia do Hebraico para o Ingls. Seo de Memria e Arquivo Museu Nacional BR MN. AO, pasta 1, doc. 2, 6.06.1818. Decreto de criao do Museu Real - atual Museu Nacional. BR MN. AO, pasta 19, doc. 10, 18.03.1886. Outro documento da Casa Imperial encaminhando o vaso bizantino. BR MN MN. AE 03, f. 59 (D213). Documento de doao de vaso que pertenceu ao Pao de So Cristvo, ao Museu Nacional. BR MN MN. A0, pasta 19, doc. 10, 18/03/1880. Documento da Casa Imperial ao diretor do Museu Nacional encaminhando, por ordem do imperador, um vaso bizantino de Svres. BR MN MN. AO, pasta 92, doc. 77, 1856. Ofcio do diretor Frederico Leopoldo Csar Burlamaqui, ao Mordomo-mor do Pao, solicitando interferncia imperial para que o Museu Nacional pudesse obter peas do Museu de Npoles. BR MN MN 33 doc. 224. Ofcio despachado pela diretoria do Museu Nacional que cita objetos do Museu do ex-imperador na instituio.

158

revista do ieb n 46 fev 2008

BR MN MN 33 doc. 201, 2.10.1894. Ofcio da direo do Museu Nacional citando a existncia na instituio da coleo de numismtica do imperador. BR MN MN. DR. Classe 54 doc. de 28.06.1949. Ofcio de funcionria do Museu Nacional, Maria Alberto Torres, sobre quadro de Nicolas Taunay (que figurou na primeira sala do Museu do Imperador). BR MN MN. DR CO, AO. 5314. Portaria do diretor do Museu Nacional, Domingos Freire, determinando aos diretores das Sees que procedessem ao inventrio dos objetos existentes no museu do ex-imperador, selecionando o que deveria figurar nas colees da instituio e que fossem registrados nos livros das Sees. BR MN MN. DR, CO, A0. 9. Portaria do diretor do Museu Nacional dando incio s visitas pblicas, em 1821. BR MN MN. DR. CO, A0. 966. Convite recebido pelo diretor do Museu Nacional, Frederico Csar Burlamaqui, para compor Comisso Julgadora da Exposio Universal de Londres de 1861. BR MN MN. DR. CO, RA. 9/f. 151 151v. Ofcio de Ladislau Netto para o Ministro e Secretrio de Estado dos Negcios da Instruo Pblica, Correios e Telgrafos, solicitando a transferncia do Museu Nacional do Campo de Santana para a Quinta da Boa Vista, em 28.02.1890. BR MN MN. DR. CO, RA. 9/f. 156 157. Ofcio de Ladislau Netto solicitando urgncia para a transferncia do Museu Nacional do Campo de Santana para a Quinta da Boa Vista. BR MN MN. DR. CO, RA. 9/f. 169 169v. Ofcio de Ladislau Netto ao Ministro e Secretrio de Estado Interino dos Negcios da Instruo Pblica, Correios e Telgrafos, interessado em adquirir, para o Museu Nacional, uma coleo de artefatos quetchuas do Museu do ex-imperador, que seria leiloada junto com os mveis. BR MN MN. DR. CO, RA. 10/f. 42v 43. Ofcio de Ladislau Netto ao Ministro e Secretrio de Estado dos Negcios da Instruo Pblica, Correios e Telgrafos solicitando outros espaos, pois estava consciente de que no se faria mais a mudana do Museu Nacional para a Quinta da Boa Vista.

revista do ieb n 46 fev 2008

159

BR MN MN. DR. CO, RA. 10/f. 42 42v. Ofcio de Ladislau Netto solicita transferncia do Museu do Imperador para o Museu Nacional, para isso solicita ligao frrea da Quinta da Boa Vista para o Campo de Santana. BR MN MN. DR. CO, RA. 10/f. 54. Ofcio de Ladislau Netto ao Ministro e Secretrio de Estado Interino dos Negcios da Instruo Pblica, Correios e Telgrafos denunciando o engenheiro de obras do Ministrio do Interior, Bettencourt da Silva, de ter depredado o mobilirio que restou no palcio, oriundo do Congresso. BR MN MN. DR. CO, RA. 10/f. 65 65v. Ofcio do Diretor do Museu Nacional, Ladislau Netto, para o Ministro e Secretrio de Estado solicitando, para o Museu Nacional, os mveis que estavam no palcio e que pertenceram ao Congresso. BR MN MN. DR. Classe 62. Museu de Armas Ferreira da Cunha. Documento resposta do senhor Srgio Ferreira para o diretor do Museu Nacional, Jos Lacerda de Arajo Feio, sobre o envio ao Museu Nacional de uma archa que pertenceu Guarda Imperial do Pao de So Cristvo. BR MN MN Registro de Correspondncia Oficial, p. 192, 19.08. 1881. Correspondncia de d. Pedro II para Ladislau Netto doando um material fssil ao Museu Nacional. JF. 0. MN. HQ. 30/3. Texto do diretor Jos Lacerda de Arajo Feio sobre os smbolos da Sala do Trono. Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro 3:063, lata 142 17.8.1794. nico certificado, manuscrito por Werner, conferido pelo curso da Bergakademia a Jos Bonifcio de Andrada e Silva. 2. FONTES IMPRESSAS Documentos Oficiais: Arquivo Nacional AN.M, Cdice IE1 145. O Ministrio de Instruo Pblica, Correios e Telgrafos enviou carta para o procurador de d. Pedro II avisando que deliberou conservar para o Estado os pertences do ex-imperador.

160

revista do ieb n 46 fev 2008

AN. CRI Cdice IJJ1 566, 11.04.1890. O Ministro do Estado dos Negcios do Interior encaminhou documento ao Ministro dEstado dos Negcios da Fazenda solicitando posio em relao situao dos moradores da Quinta da Boa Vista. AN. CRI. Mn, doc. 73, cx. 12, pc. 06, SDE 027, 9.07.1846. Portaria da Casa Imperial informando que as Audincias Pblicas foram transferidas do Pao Imperial para o Pao de So Cristvo, por ordem do imperador. AN. CRI. Mn, cx. 13, pc. 04, doc. 124. Pedido de demisso do padre Incio Cndido da Costa do cargo de Capelo do Pao de So Cristvo. AN. CRI, Mn, doc. 80, cx. 12, pc. 01 de 1845 SDE 027a. Descrio dos objetos do Observatrio Astronmico do imperador. AN. CRI. Mn, doc. 40, cx. 11, pc. 01. Primeira determinao de d. Pedro II, aps a maioridade em relao ao acesso de pessoas ao palcio. AN. Fundo Srie Interior Gabinete Ministerial Cdice AC IJJ1 566 doc. 60, pc. 6, cx.12. Documento que cita a realizao semanal do ritual do beija-mo. AN Fundo Srie Interior Gabinete Ministerial Cdice A6 IJJ1 566 cx.11, pc.1, doc. 7 a 13. Documentos que comprovam a aquisio de equipamentos qumicos, fsicos e geogrficos em Londres. AN. Fundo Srie Interior Casa Imperial IJJ3 cx. 12, pc. 03, docs 47 a 50. Relao das Datas Festivas Nacionais de Grande Gala na Corte. AN. Fundo Srie Interior IJJ1 566 doc. 80, cx. 12, pc. 01. Relao de equipamentos do Observatrio Astronmico do imperador. AN. GBI. Cdice A6. IJJ1 566. Documento informando o nome do bibliotecrio responsvel pela biblioteca particular do monarca Incio Augusto Csar Raposo. AN. Seo de Ministrios IE1 145, 19.08.1890. (nota de rodap 44). O Ministro de Instruo Pblica, Correios e Telgrafos informou ao Ministro do Estado dos Negcios do Interior que havia criado Comisso para examinar e escolher os objetos e documentos que sejam de interesse para a ptria.

revista do ieb n 46 fev 2008

161

AN. Seo de Ministrios IE1 145, 19.08.1890. (nota de rodap 45 registrado no Arquivo Nacional com a mesma numerao). O Ministro de Instruo Pblica, Correios e Telgrafos encaminhou documento para o procurador de d. Pedro II informando que deliberou por conservar para o Estado os pertences do ex-imperador. AN. Seo de Ministrios IJJ1 566, 8.05.1890. O Ministro do Estado dos Negcios do Interior autorizou ao Superintendente da Quinta da Boa Vista solicitar, ao auxiliar da Comisso do inventrio, a entrega das chaves das salas da Biblioteca e do Museu do ex-imperador. AN. Seo de Ministrios IJJ1 566, 18.06.1890. O Ministro do Estado dos Negcios do Interior enviou documento ao Superintendente da Quinta da Boa Vista informando que a desconfiana do procurador do imperador, em relao violao de um armrio da Quinta da Boa Vista, no tinha fundamento. AN. Seo de Ministrios IJJ1 698, 22.11.1889. O Ministro dos Negcios do Estado encaminhou documento ao procurador de d. Pedro II informando sobre a nomeao de Comisso para elaborao do inventrio dos documentos existentes nos antigos palcios imperiais. AN. Seo de Ministrios IJJ1 698, 23.11.1889. O Ministro do Estado dos Negcios do Interior solicitou, ao Ministro e Secretrio dEstado dos Negcios da Guerra, sentinelas para guardarem os dois palcios (Pao de So Cristvo e Pao Imperial). AN. SDE 027. 1838 a 1889. Documentos que comprovam a visita ao Pao de So Cristvo de representantes dos seguintes pases: Estados Unidos, Bolvia, Uruguai, Alemanha, Itlia, Frana, Chile, Argentina, Inglaterra, Holanda, entre outros. Arquivo Gro-Par, 20.08.1890 original pertencente a d. Pedro Gasto de Orleans e Bragana. Resposta do procurador do imperador ao Ministrio de Instruo Pblica, Correios e Telgrafos sobre a deliberao de ficar com os pertences do monarca. Arquivo Gro-Par, 1.10.1890 original pertencente a d. Pedro Gasto de Orleans e Bragana. O desembargador e procurador da Fazenda Nacional encaminhou documento ao procurador do ex-imperador solicitando que ele escrevesse ao seu cliente para que autorizasse a doao da biblioteca, de seu museu e de papis pblicos ao Governo.

162

revista do ieb n 46 fev 2008

Biblioteca Nacional Relatrios Ministeriais Ministrio da Agricultura, Comrcio e Obras 1868 1890. Ministrio da Agricultura, Indstria e Comrcio 1909 1930. Ministrio da Instruo Pblica, Correios e Telgrafos 1890 1892. Ministrio da Justia e Negcios Interiores 1892 1909. Ministrio da Viao e Obras Pblicas 1909 1930. Ministrio dos Negcios do Reino 1818 1822. Ministrio dos Negcios do Imprio 1822 1868. Guias: Museu Nacional BR MN MN. DR. CO, RA. 10/f. 78v-79. Relatrio do Movimento Administrativo e Cientfico do Museu Nacional durante o ano de 1892, apresentado pelo diretor interino Amaro Ferreira das Neves Armond. BR MN MN. DR. Classe 1460. Relatrio 1931-1940. Relatrio da diretora Helosa Alberto Torres do perodo 19311940 contendo a narrativa sobre a visita de um grupo de antroplogos. BR MN Relatrio do Movimento Administrativo e Cientfico do Museu Nacional, 1892. Consta que o diretor interino Amaro Ferreira das Neves Armond solicitou melhoramentos para o prdio. GUIA da Exposio Antropolgica de 1882. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 1882. Museu Mariano Procpio GUIA da Exposio Universal de 1889.

revista do ieb n 46 fev 2008

163

Jornais: O Paiz, Coluna Acervo Augusto, Rio de Janeiro, 6.08.1890. O Paiz, Coluna Salada de Frutas, Rio de Janeiro, 11.08.1890. Tribuna. Bens da Famlia Imperial. 22.08.1890 Livros: LACERDA, Joo Baptista de. Fatos do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1905. NETTO, Ladislau. Investigaes histricas e scientficas sobre o Museu Imperial e Nacional do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Philomtico, 1870.

R ECEBIDO EM: 23 JUL. 2007 A PROVADO EM: 10 DEZ. 2007

164

revista do ieb n 46 fev 2008

Das könnte Ihnen auch gefallen