Sie sind auf Seite 1von 3

Norma Tcnica das Categorias 5, 6 e 7

Bruno Collins, Franklin Verssimo, Joo Pedro Bernardo, Luana Salviano


Fundao Universidade Federal de Rondnia, Ncleo de Tecnologia - NT, Departamento de Engenharia - DEE Curso de Bacharelado em Engenharia Eltrica - Teoria das Comunicaes

ResumoEste relatrio tem por nalidade fazer uma breve introduo terica das normas tcnicas que envolvem cabos da Categoria 5, 6 e 7, bem como suas capacidades. Index TermsCAT5, CAT6, CAT7, Normas Tcnicas.

I. I NTRODUO Crescente demanda por informaes no mundo atual pede solues na engenharia para uma transmisso de dados que seja eciente e barata. Uma dessas solues o cabo de Par Tranado. um sistema inicialmente desenvolvido para transmisso telefnicas, que utilizou o sistema de transmisso por par de os. Foi aproveitada essa tecnologia por conta do seu tempo de uso e do grande nmero de linhas instaladas. Porm, como para toda tecnologia necessria uma padronizao, as seguintes instituies so responsveis por padronizar cabos UTP: ISO/IEC 11801 Organizao Internacional para Padronizao e Comisso Eletrotcnica Internacional; ANSI/EIA/TIA-568-B Instituto Nacional Americano de Padronizao, Aliana das Industrias Eletrnicas e Associao das industrias de Telecomunicaes; NBR 14565 Norma Brasileira, denominada pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT Ao longo das Sees II, III, IV, V e VI, os tipos de cabos e padres sero explanados, bem como a sua capacidade de transmisso e suas aplicaes.

O cabo "exvel"deve ser usado instalaes onde h movimentaes constantes do cabo. Como o cabo "exvel"tem caractersticas eltricas diferentes das do cabo "slido", h a recomendao de que seja usado no mximo 100 metros de cabo exvel num enlace. Caso seja necessrio usar cabos exveis numa distncia maior, o tamanho do enlace deve ser diminudo proporcionalmente, para evitar perda de sinal. III. C ABOS UTP E STP Os cabos de Par Tranado sem Blindagem (Unshielded Twisted Pair - UTP) so utilizados em cabeamentos estruturados para transmisso de dados. Cada par de os dentro dos cabos so entrelaados um ao outro para cancelar as interferncias eletromagnticas de fontes externas e as interferncias mtuas entre cabos prximos. O entrelaamento dos os segue uma taxa chamada taxa de giros por metro. Quanto maior o nmero de giros, mais o rudo cancelado.

II. M ONTAGEM Para a montagem dos cabos de par tranado importante que a sequncia de cores seja respeitada ao se montar um cabo. Caso contrrio, pode haver perda parcial ou total de pacotes, principalmente em cabos de mais de 3 metros. A norma EIA/TIA-568-B prev duas montagens para os cabos, denominadas T568A e T568B, sendo ambas equivalentes em desempenho, cabendo ao montador escolher uma delas para seu padro de instalao. Um cabo cujas duas pontas usam a mesma montagem denominado Direto, e serve para ligar estaes de trabalho e roteadores a switches ou hubs. J aqueles em que em cada ponta utilizada uma das montagens denominado Crossover, e serve para ligar equipamentos do mesmo tipo entre si. A norma EIA/TIA-568-B prev ainda que os cabos UTP sejam divididos em "slidos"(os condutores so formados de um nico lamento) e "exveis". O cabo "slido"deve ser usado para instalaes estticas, onde no h movimentao do cabo.

Figura 1.

Exemplo de cabo UTP.

Os cabos de Par Tranado com Blindagem (Shielded Twisted Pair - STP) so iguais aos cabos UTP, mas possuem uma blindagem mecnica, protegendo o cabo ainda mais das interferncias eletromagnticas. O primeiro padro dos cabos feita de julho de 1991, feita na norma ANSI/TIA/EIA-568, mas com os avanos na rea de telecomunicaes, surgiu a necessidade de atualiz-las,

rada de telecomunicaes, em edicaes de uso comercial, independente do seu porte. IV. C ABO C ATEGORIA 5 A especicao dos cabos Categoria 5 (CAT5) foi denida na ANSI/TIA/EIA-568-A. Tipos de cabos e conectores e formas de cabeamento foram denidas na ANSI/TIA-EIA568-B. O sistema de cores pode seguir tanto o sub-padro 568-A ou 568-B.
Figura 2. Exemplo de cabo STP.

primeiro em 1995, com a reviso da norma ANSI/TIA/EIA568-A, e mais recentemente com a reviso da norma ANSI/TIA/EIA-568-B em 2001. De acordo com a norma ANSI/TIA/EIA-568, cada par de os no cabo tem uma designao de par e uma designao de cor especcas. A diferena dos cabos entre os sub-padres apenas a designao de cores, de acordo com a Figura 3.

Figura 4.

Exemplo de cabo CAT5.

O cabo CAT5 utilizado em redes de Fast Ethernet, suportando frequncias de 100MHz com uma taxa de transmisso de 100Mbps. Segundo a norma ANSI/TIA/EIA-568-A, o comprimento mximo que um cabo pode ter de 100m, acima disso necessrio o uso de repetidores de sinal. A norma ANSI/TIA/EIA-568-B padroniza o cabo CAT5e, desaconselhando o uso de cabos CAT5. Os cabos CAT5e transmitem a uma frequncia mais alta (de 125MHz). A construo de um cabo CAT5e a mesma do cabo CAT5, mas possui padres e resultados de teste melhores. utilizado em redes Ethernet 100BASE-TX e 1000BASET. V. C ABO C ATEGORIA 6 Os cabos da Categoria 6 (CAT6) seguem as especicaes da ANSI/TIA/EIA-568-B. Suporta transmisses em frequncia de 250MHz. Apesar de alguns cabos usarem os AWG 23, a melhora na transmisso em relao aos cabos CAT5 na maioria das vezes uma melhor isolao. Quando usado 10/100/1000BASE-T, o comprimento mximo de um cabo CAT6 100m. Se usado 10GBASE-T, o comprimento cai para 55m. Os cabos da Categoria 6 Aumentada (CAT6a) suportam transmisses de 500MHz. A melhora desse cabo em relao ao CAT6 devido a separao dos pares, o que aumentou seu tamanho e os tornou menos exveis, mas sofrem menos interferncias.

Figura 3. Diferenas na designao de cores. A primeira coluna a norma 568-A e a segunda coluna, a norma 568-B

O sistema de cabeamento estruturado usando-se cabos UTP exvel, permitindo uma infra-estrutura que possibilita expanses futuras e diversas aplicaes, como: dados, voz, imagem e controle predial. uma maneira padronizada de minimizar custos, j que tem uma expectativa de vida elevada (cerca de 15 anos) e ir suportar a troca de alguns hardwares e muitos softwares. A nvel nacional, o cabeamento de par tranado segue a norma tcnica NBR 14565, a qual implementa requisitos mnimos para elaborao de projetos de rede interna estrutu-

R EFERNCIAS
[1] tvio Luiz, Cabeamento estruturado, UNISUL. [2] igueiredo, Messias B. Sistemas de Cabeao Estruturada, EIA/TIA 568. [3] ede Computacional da Universidade de So Paulo (USPnet)Norma Tecnica Redes Locais, 1998

Figura 5.

Exemplo de cabo CAT6a com separao interna dos pares.

Cabos CAT6a tornam permissveis comprimentos de cabos de 100m quando usando 10GBASE-T. VI. C ABO C ATEGORIA 7 O cabo da categoria 7 (CAT7) padro feito para redes Ethernet de 10 Gigabits, apesar de hoje os cabos CAT6a serem usados para isso. A norma que rege esse padro a ISO/IEC11801. A ANSI/TIA/EIA no reconhece esse padro.

Figura 6.

Exemplo de cabo CAT7.

Os cabos CAT7 so blindados, assim como cada par de os, atenuando assim as interferncias eletromagnticas. Os cabos CAT7a suportam frequncias de at 1GHz. Testes feitos indicam que at 55m o 40GB Ethernet possvel para esse tipo de cabo. Ainda no se tem aplicaes para os cabos CAT7. VII. C ONCLUSO A partir dos dados analisados acima torna-se possvel a visualizao da importncia de cabeamentos de par tranado para instalaes em redes de telecomunicaes. As normas tcnicas utilizadas para cabos UTP, tanto nacionais como internacionais, so de suma importncia, pois para 9 tipos de cabo de par tranado (divididos por seu nvel de segurana e bitola do o) faz-se necessrio um meio de padronizao para os mesmos.

Das könnte Ihnen auch gefallen