Sie sind auf Seite 1von 9

PRTICA TEATRAL E TRABALHO DE GRUPO: a distribuio de funes artsticas e administrativas no contexto brasileiro de teatro de grupo, a partir de 1990.

Samantha Agustin Cohen2.Andr Carreira3.

Palavras-chave: Teatro de Grupo, diviso de funes, construo de identidade. Resumo : O objetivo deste artigo apresentar o projeto de pesquisa que constituir minha futura dissertao de mestrado pelo Programa de Ps-Graduao em Teatro UDESC. O projeto pretende investigar estruturas e distintos modos de sobrevivncia de grupos teatrais brasileiros contemporneos das regies sudeste e sul, criados no incio da dcada de 1990 e com uma produo teatral de relativa importncia no atual contexto teatral regional e/ou nacional.

O presente artigo tem por finalidade apresentar o projeto de pesquisa que constituir minha futura dissertao de mestrado pelo Programa de Ps-Graduao em Teatro UDESC. A pesquisa pretende investigar estruturas de grupos teatrais contemporneos, criados no incio dos anos 1990 e com uma produo teatral de relativa importncia dentro do atual contexto teatral regional e/ou nacional. Estes grupos sero estudados como representantes de duas regies artsticas com distintas caractersticas sociais, polticas e econmicas, delimitadas como: centro e periferia. Como representantes do centro sero escolhidos coletivos teatrais situados no eixo Rio de Janeiro / So Paulo, regio considerada o grande plo artstico e econmico atualmente do pas. E como representantes de uma das regies brasileiras perifricas ao centro sero selecionados coletivos teatrais dos estados do sul: Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por hora, foram definidos alguns dos grupos a serem analisados: Teatro da Vertigem da cidade de So Paulo (SP), Falos & Stercos de Porto Alegre (RS) e a Cia Carona de Blumenau (SC). Esta pesquisa deseja aliar estudo bibliogrfico em livros, revistas, crticas, vdeos; ao estudo de campo, atravs de entrevistas e visitas a ensaios e apresentaes dos grupos investigados.
1 2

Projeto de Mestrado em Teatro - PPGT/UDESC. Aluna do Programa de Ps-Graduao, Mestrado em Teatro PPGT/UDESC. Bolsista DS CAPES. Atriz, pesquisadora e fundadora do Grupo Teatro em Trmite. 3 Orientador do Projeto de Pesquisa. Professor Doutor do Programa de Ps-Graduao em Teatro CEART/ UDESC.

No decorrer do trabalho pretende-se mapear e analisar a organizao dos grupos, a diviso de funes artsticas e administrativas, e as relaes estabelecidas entre os integrantes; a fim de perceber se estas questes influenciam na formao da identidade artstica dos coletivos. Outro objetivo importante deste trabalho tentar perceber as diferenas e semelhanas dos modos de sobrevivncia dos grupos teatrais atuantes no centro e na periferia do pas. Ao final deste trabalho espera-se delinear um, ou mais, perfis de coletivos teatrais brasileiros e contemporneos a fim de possibilitar uma reflexo sobre a realidade artstica do trabalho de teatro de grupo que venha servir a diretores, atores e pesquisadores acadmicos que se interessam pela recente histria e prtica teatral brasileira. Tema de estudo e problemticas O foco da futura pesquisa tentar identificar as possveis funes artsticas e de produo, e a diviso das mesmas dentro da estrutura de teatro de grupo. Norteada por dois eixos a prtica de teatro de grupo no Brasil e a organizao e estrutura de trabalho em grupo buscarei refletir e investigar as funes artsticas e administrativas divididas e desempenhadas por integrantes de coletivos teatrais brasileiros e contemporneos e a influncia que esta exerce na criao da identidade artstica dos grupos. Com o intuito de encontrar uma resposta para a problemtica apresentada acima algumas questes devem orientar o desenvolvimento deste trabalho. So elas: Qual o contexto social, poltico e econmico da regio habitada pelos grupos; qual o percurso histrico dos coletivos analisados; quais as estruturas artsticas e administrativas dos grupos e como so divididas as tarefas entre os membros destes coletivos; no processo criativo, quais as relaes e nveis estabelecidos entre diretor teatral, ator-criador e demais artistas; quais os tericos e tcnicas foram e continuam sendo referncias para estes grupos; quais os campos de atuao de cada grupo montagem de espetculos, trabalhos comunitrios, intercmbios, curso de formao artstica; que resultados estticos podem surgir a partir das tintas organizaes; e por ltimo, a organizao dos grupos influencia na criao da identidade artstica e esttica dos grupos?

Metodologia

O presente projeto, e a futura dissertao de mestrado, se concretizaro com o desenvolvimento de um trabalho que pretende aliar pesquisa de campo e pesquisa bibliogrfica. Como objetos de anlise sero estudados a estrutura organizacional e de produo de grupos brasileiros criados no incio da dcada de 1990, nas cidades de Rio de Janeiro, So Paulo representantes da produo do grande centro artstico brasileiro, e das cidades de Curitiba, Blumenau e Porto Alegre representantes de uma fatia considervel da produo teatral emergente das periferias artsticas do pas. Com a pesquisa de campo almeja-se coletar informaes sobre as relaes e prticas de trabalho em grupo, os procedimentos tcnicos, as influncias tericas e as prticas pedaggicas utilizadas pelas distintas coletividades em seus processos criativos e os resultados estticos alcanados nos espetculos. Para tal finalidade sero realizadas entrevistas com integrantes dos coletivos selecionados, visitas a ensaios e apresentaes de cada grupo, alm da coleta de materiais fotogrficos e vdeos pertencentes ao arquivo dos grupos. J com a pesquisa bibliogrfica pretende-se traar um pequeno histrico da trajetria dos grupos estudados e do contexto social, poltico e histrico que envolvem as prticas teatrais. A realizao deste projeto foi dividido em trs blocos: a primeira etapa, j em andamento, reservada para o estudo terico sobre a conformao de teatro de grupo no Brasil, o contexto histrico, social e poltico das regies sul e sudeste e referncias histricas da relao de trabalho teatral de grupo e uma primeira escolha dos grupos a serem analisados. Este estudo terico inicial vem sendo realizado atravs da leitura e consulta a diferentes fontes bibliogrficas como livros, revistas, jornais, teses, sites, vdeos, imagens, etc. A segunda etapa ser destinada organizao e execuo da pesquisa de campo. Momento em que sero realizadas as entrevistas com os integrantes dos grupos teatrais selecionados numa primeira etapa4, a definio final dos coletivos que sero analisados, e uma breve pesquisa histrica da formao e trajetria dos coletivos. O tempo destinado a esta etapa do projeto depender muito da disponibilidade e do agendamento de datas com os grupos investigados. Sem dvida, esta a fase mais importante para a concretizao deste trabalho. As tcnicas aplicadas na segunda etapa passam pelas j citadas entrevistas, visita a ensaios e apresentaes, alm de anlise de vdeos e materiais histricos dos grupos. Com este procedimento deseja-se coletar o maior nmero de informaes sobre os processos criativos e
4

Durante a reformulao do projeto de pesquisa, pesquisadora e orientador sentiram a necessidade de fazer um primeiro levantamento, mais abrangente, de grupos teatrais com os quais sero realizadas as primeiras entrevistas. S aps esta primeira coleta de material que sero definidos os coletivos que mais se aproximam a proposta deste estudo.

espetculos das companhias estudadas. Para que seja vivel a anlise da produo artstica dos grupos a pesquisa manter o foco de anlise no primeiro e no ltimo processo criativo e espetculo, de cada grupo. A terceira etapa ser destinada a organizar todo o material recolhido nos dois primeiros momentos da pesquisa (estudo terico e de campo) e na criao do texto final da dissertao. Abaixo segue a pr-estrutura textual pensada para o projeto, divida tambm em trs partes. A primeira parte da dissertao pretende tratar da possvel origem da prtica de teatro de grupo no Brasil - Do grupo de teatro ao teatro de grupo; o momento histrico em que esta prtica comeou a se estruturar - O Teatro de Grupo e a ps-modernidade; e a diviso proposta pela pesquisa da produo artstica perifrica e central- As denominaes de centro e periferia, como demarc-las?. A segunda parte do texto tratar mais especificamente dos coletivos analisados e das principais questes da pesquisa: Nascimento - a formao dos grupos; Tticas de sobrevivncia - a diviso das funes administrativas e artsticas dos coletivos; O contexto cultural e poltico - a localizao geogrfica; Demarcao de territrio o espao de trabalho ou a sede; O casamento as relaes de trabalho; As prticas pedaggicas - as influncias tericas, os antepassados; A obra de arte, a identidade - o processo criativo e seus resultados estticos. Esta estrutura se repetir em dois momentos, um em que a pesquisa trata dos grupos situados no grande centro e outra, em que se estudaro os grupos situados mais margem. Na terceira e ltima parte da dissertao pretende-se confrontar e refletir sobre as aproximaes e divergncias das atuais prticas teatrais advindas tanto do centro como da periferia do pas e como estas se relacionam, se que se relacionam. Objetivos O objetivo geral desta pesquisa mapear e analisar distintas estruturas e diviso de funes artsticas e administrativas de grupos teatrais contemporneos, criados no incio dos anos 1990 na regio sul e sudeste do Brasil, a fim de perceber se estas questes influenciam na formao da identidade artstica dos coletivos. Outros objetivos importantes traados pelo presente estudo so: tentar perceber as diferenas e aproximaes dos modos de sobrevivncia dos grupos, os processos pedaggicos adotados por estes, as tcnicas e tericos que continuam influenciando e fundamentando os processos de criao e por ltimo, verificar a influncia que a localizao geogrfica exerce 4

sobre as prticas dos grupos. Ao final espera-se poder delinear um, ou mais, perfis de coletivos e possibilitar uma reflexo sobre a realidade artstica de grupos teatrais contemporneos que sirva a diretores, atores e pesquisadores acadmicos que se interessam pela recente histria e prtica teatral brasileira. Justificativa O presente projeto de pesquisa e a futura dissertao de mestrado pretende desenvolver uma reflexo de cunho terico e histrico, sobre as experincias e prticas contemporneas de grupos teatrais brasileiros principalmente no que diz respeito produo artstica, criao de identidade e organizao administrativa dos grupos. Porm, para compreender as experincias contemporneas desenvolvidas por grupos teatrais faz-se necessrio um estudo sobre o contexto e as recentes transformaes histricas, sociais e econmicas das regies pesquisadas. A estrutura do fazer teatral dentro da histria mundial esteve sempre ligada s modificaes culturais e sociais caractersticas de cada poca e regio, como um retrato vivo da sociedade a qual pertencia. Assim, ao desenvolver um estudo na rea das artes cnicas possvel conhecer um pouco mais sobre a sociedade a que esta prtica pertence. Atualmente diversas so as prticas teatrais disseminadas, principalmente no ocidente. Com o sculo XX inicia-se um perodo que costumou-se chamar de ps-moderna. Tempo de novas e importantes mudanas na estrutura da sociedade e na trajetria do fazer artstico e teatral. Na Europa comeam a surgir grupos teatrais liderados por grandes diretores como: Constantin Stanislavsky, Vselvold Meyerhold, Jerzy Grotowski, Peter Brook, Eugenio Barba, Ariane Mnouchkine entre outros. Grupos teatrais baseados em processos de pesquisa e laboratrios teatrais que pretendiam desenvolver exerccios e tcnicas especficos para o treinamento e trabalho do ator. Conjuntamente a todo esse movimento artstico, inicia-se uma diluio das fronteiras entre as diversas formas de expresses artsticas e o mercado econmico regido pelo capitalismo. O pensador contemporneo Fredric Jameson em seu artigo intitulado Fin del arte o Fin de la historia?5 discute a questo da dissoluo das fronteiras e a sobreposio dos pilares economia e cultura, mercado e arte na ps-modernidade. Segundo Jameson (1999), essa diluio fronteiria no campo teatral comeou a ser sentida por volta de 1963, na Europa.
5

JAMESON, Fredric. Fin del arte o Fin de la historia?. In: El Giro Cultural. Buenos Aires: Manatial, 1999.

Tendo como movimento marcante os happenings6 em detrimento dos textos densos do chamado anti-teatro. Esse movimento de diluio de fronteiras e sobreposio da arte e do mercado parece ter sua reverberao e comear a ser sentida no Brasil a partir das ltimas duas dcadas dos anos XX. poca em que possvel notar tambm o surgimento de uma nova conformao dos grupos teatrais o chamado teatro de grupo. O termo teatro de grupo est vinculado idia de teatro alternativo. Conforme Patrice Pavis (1999)7 define: teatro alternativo seria um teatro experimental, uma alternativa ao chamado teatro comercial, um teatro independente econmica e esteticamente falando. Poderamos dizer alternativo no sentido de uma possvel sada queles que procuravam fugir da arte enquanto simples mercadoria(?), um possvel nicho de mercado(?). Diferente dos artistas europeus e norte-americanos que preocupados com o carter simblico da arte, os artistas ligados ao movimento teatral brasileiro dos anos 1960 e 1970 praticavam o chamado teatro de militncia. Um teatro engajado poltica e ideologicamente, que protestava contra o regime ditador, vigente na poca. Teatro praticado muitas vezes com poucos recursos, mas com fortes discursos e engajamento. Segundo Carreira8 a reviravolta da prtica teatral no Brasil aconteceu em meados dos anos de 1980, com o incio do processo de democratizao do pas a militncia perdeu fora. Era preciso encontrar outro foco para o desenvolvimento do fazer artstico. nesse momento que os grupos brasileiros influenciados pelo teatro europeu da poca, comeam um movimento de aprimoramento das bases teatrais principalmente das tcnicas de atuao. A causa poltica ligada diretamente vida comunitria, d lugar busca dos novos elementos tcnicos e artsticos, ao treinamento fsico do ator e a criao de novos projetos artsticos e pedaggicos. O teatro volta-se para seu interior e procura aperfeioar-se a partir do trabalho do ator. Da mesma forma que os happenings afastaram-se do texto dramtico tradicional na Europa, agora tambm os grupos teatrais brasileiros primam pela construo coletiva, pela dramaturgia a partir do trabalho do ator e da experincia de grupo. Com essa nova prtica surgem os novos produtos artsticos: espetculos, workshops, oficinas, demonstrao de processos, registro e publicao dos processos criativos, work in
6

Happening: Forma de atividade que no usa texto ou programa prefixado (no mximo um roteiro ou um modo de usar) e que prope aquilo que ora se chama acontecimento [...], ora ao [...], procedimento, movimento, performance, ou seja, uma atividade proposta e realizada pelos artistas e participantes, utilizando o acaso, o imprevisto e o aleatrio, sem vontade de imitar uma ao exterior, de contar uma histria, de produzir um significado, usando tanto todas as artes e tcnicas imaginveis quanto a realidade circundante. [...]. PAVIS, Patrice. (1999: 191). 7 PAVIS, Patrice. Dicionrio de teatro; trad. J. Guinsburg e Maria Lcia Pereira. So Paulo: Perspectiva, 1999. 8 CARREIRA, Andr. Teatro de grupo anos 90: um novo espao de experimentao. Entrevista sedida ao ItaCultural.

progress, vdeos, cds, camisetas, homepages e uma infinidade de mercadorias vinculadas ao trabalho do grupo e aos seus espetculos. Apesar de ser uma alternativa, o teatro denominado alternativo esteve e continua imerso no sistema moderno e ps-moderno do capitalismo. Arte e mercado parecem mesmo ter diludo suas fronteiras. Mesmo o teatro alternativo e de grupo faz parte do que j nos adaptamos a chamar de mercado artstico cultural. Segundo Carreira e Oliveira (2003: 95), atualmente o conceito de teatro de grupo est diretamente ligado a manifestaes teatrais que se definem pelo uso do treinamento do ator, pela busca da estabilidade do elenco, por um projeto de longo prazo e pela organizao de prticas pedaggicas. Seguindo por esta linha de pensamento pretendo estudar a prtica de grupos da regio sul e sudeste, seu contexto social, sua estrutura de trabalho e os resultados estticos alcanados pelas distintas formaes coletivas. Este trabalho pretende investigar com mais detalhe a relao entre os artistas dentro de estruturas de teatro de grupo, no Brasil e as diferenas e similaridades encontradas entre as experincias artsticas produzidas em diferentes regies brasileiras. possvel encontrar com certa facilidade registros bibliogrficos sobre as prticas artsticas de grupos teatrais contemporneos, porm desde o incio desta pesquisa foi possvel perceber que existe um escasso nmero de registros escritos elaborados pelos grupos sobre as funes relacionadas com a produo, elaborao e manuteno de projetos e do prprio grupo enquanto organizao coletiva. Normalmente, os coletivos discorrem com maior freqncia sobre seus processos de criao ensaios, preparao de ator, criao de cenografia, bases tericas e tudo o mais relacionado ao projeto artstico. Tal abordagem possibilita, por um lado, aprofundar a pesquisa na organizao e diviso de papis artsticos e, por outro lado, dificulta a anlise dos procedimentos de manuteno do coletivo. Assim, parece de fundamental importncia ao andamento desta pesquisa, a realizao de entrevistas com atores, diretores e demais integrantes dos grupos em discusso. Alguns critrios foram definidos, a priori, para ajudar na escolha dos coletivos que sero analisados futuramente neste estudo possuir mais de dez anos de existncia e continuar em atividade at o presente momento e possurem trabalhos artsticos distintos, mas com considervel relevncia dentro do contexto teatral da regio onde esto localizados ou mesmo a nvel nacional. Estudar grupos com uma trajetria de mais de dez anos possibilita a esta pesquisa perceber quais as tticas de sobrevivncia e dificuldades enfrentadas pelos mesmos durante a construo de seu percurso e identidade artstica. 7

Mais do que realizar um levantamento histrico dos grupos, objetivo deste trabalho analisar os nveis de relao estabelecidos entre os artistas e a diviso das funes artsticas e executivas dentro de cada grupo. A futura dissertao produzida atravs desta pesquisa poder ser usada como apoio de estudos tericos e como reflexo sobre a prtica artstica para grupos teatrais, diretores, atores e pesquisadores acadmicos que se interessem pela recente histria e prtica teatral brasileira. Por ltimo, h um interesse pessoal nesta pesquisa. Desejo enquanto pesquisadora e atriz estar sempre em busca de possveis respostas para perguntas que surgem com o decorrer da minha prpria prtica teatral. Sendo que minha formao artstica est diretamente ligada construo de um grupo teatral, o Teatro em Trmite, do qual sou membro e fundadora. O Teatro em Trmite, de Florianpolis, surgiu do encontro de alunos de Artes Cnicas e de suas prticas teatrais realizadas para disciplinas de graduao da Universidade do Estado de Santa Catarina. Hoje o grupo est com seis anos de trajetria artstica e com quatro anos de regulamentao como grupo teatral. Alm da pesquisa artstica, constantemente nos questionamos enquanto grupo teatral, sobre qual seria a melhor estrutura e diviso de funes administrativas e artsticas dentro do coletivo. Assim, estudar as experincias e estruturas de grupos estveis brasileiros tambm uma forma de estudar meu prprio caminho teatral. Referncias BARBA, Eugenio. A arte secreta do ator: Dicionrio de Antropologia Teatral. So Paulo. Hucite: 2000. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Lquida. Trad. Plnio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001._________________ . Identidade. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. BROOK, Peter. O Ponto de Mudana: quarenta anos de experincias teatrais: 1946-1987. Trad. de Antnio Mercado e Elena Gaidano. Rio de Janeiro. Civilizao Brasileira, 1994. CARREIRA e OLIVEIRA, Andr L. A. N. e Valria Maria de. TEATRO DE GRUPO: modelo de organizao e gerao de poticas. In: O Teatro Transcende. n 12- ano 2003. Blumenau/SC. FERNANDES, Silvia. Teatro de grupo. So Paulo: Editora Perspectiva, 2001. FISCHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experincias de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Dissertao de mestrado. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Orientador: Renato Cohen. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. 8

PAVIS, Patrice. Dicionrio de Teatro. So Paulo. Perspectiva: 1999. PRADO, Dcio de Almeida. Histria Concisa do Teatro Brasileiro. So Paulo. Edusp: 1999. TROTTA, Rosyane. Paradoxo do Teatro de grupo no Brasil. Dissertao de mestrado. ECA USP. 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen