Sie sind auf Seite 1von 13

A LEI DE DEUS E A ALIMENTAO DO CRISTO

Vtor Quinta Nov. 2004

Em primeiro lugar procuremos compreender que o cristo, como Filho de Deus, isto , nascido de novo atravs do baptismo e da presena do Esprito Santo no seu corao, deve, em toda a medida, procurar fazer a vontade de Deus e deixar-se guiar pelo exemplo de Cristo e dos santos apstolos, para um dia se poder apresentar santificado (separado do mundo) e limpo de toda a espcie de desobedincia perante o seu Deus e Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta introduo contm princpios basilares para o crente, cuja aceitao se torna imprescindvel para que o crente se possa sentir e viver como um verdadeiro Filho de Deus, sendo um diligente observador da Sua Vontade. Diz-nos a Palavra de Deus em Isaas 8:20: lei e ao testemunho! Se eles no falarem segundo esta palavra, porque no h luz neles. O objectivo deste estudo no se centra na anlise detalhada desta passagem. Porm, a sua incluso foi feita apenas para realar, uma vez mais, a importncia da Lei de Deus para o cristo pois ele no pode viver margem do conhecimento e do respeito da Vontade de Deus, o que traduz obedincia. Ora a Lei de Deus, para alm de conter a Lei eterna e perfeita dos 10 Mandamentos, contm ainda um conjunto de ensinamentos mais vasto que foi dado pelo prprio Deus ao Seu povo para que viva de acordo com eles. Estes princpios encontram-se detalhados nos primeiros cinco livros da Bblia o chamado Pentateuco. O tema que pretendemos aqui abordar hoje (tipos de alimentos limpos e impuros) vem largamente tratado nestes livros sagrados e deles nos iremos socorrer, bem como analisar algumas passagens do Novo Testamento que alguns usam para distorcer o intento de Deus dizendo que estes preceitos j no tm qualquer validade nos tempos presentes. Iremos primeiro fazer uma pequena abordagem histrico-bblica, antes de entrarmos na anlise e no (re)conhecimento desses tipos de alimentos.

As leis de diettica foram re-institudas no Sinai e dadas ao povo aps este ter adquirido hbitos do Egipto durante mais de 400 anos que ali permaneceram, mas elas j existiam desde o princpio dos tempos. Infelizmente, muitos dos crentes dos nossos dias pensam que nada do que nos transmitido pelo Antigo Testamento tem hoje validade. Tal como tudo o que Deus criou se rege por leis por Ele institudas, tambm a vida do homem se deve reger pelas leis ou princpios que Deus ditou para que o homem tivesse sade e andasse bem, isto , em obedincia. Hoje vemos que muitos no atendem ou no compreendem este propsito de Deus e, por isso mesmo, sofrem de diversos males de sade que lhes advm pelo uso indevido de certos alimentos impuros (lembremos o Seu conselho em Gnesis15:26). Mesmo se a maioria dos homens no aceita os conselhos de Deus, ento leiam as concluses de tantas investigaes mdicas e vero o quanto pernicioso para a sua sade o consumo de certos animais como, por exemplo, o porco e todos os tipos de marisco.

A Bblia vem-nos dizer que o alimento dado por Deus no princpio para a humanidade, e para os animais que criara, se baseava numa alimentao vegetariana; at No (j ps-Dilvio), Deus no deu permisso ao homem para comer carne de animais:

Gnesis 1:29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que d semente, que est sobre a face de toda a terra; e toda a rvore, em que h fruto que d semente, servos- para mantimento (Nota: isto disse Deus referindo-se alimentao do homem). E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos cus, e a todo o rptil da terra, em que h alma vivente, toda a erva verde ser para mantimento; e assim foi (Nota: tambm os animais eram vegetarianos e no predadores de outros, como hoje). No ser de estranhar que Deus assim tenha determinado, uma vez que, alm do nmero de animais ser pequeno, dado s ento se ter iniciado o perodo do crescei e multiplicai-vos, no se fazia mal nem se derramava sangue, por o pecado da desobedincia do homem ainda no ter ocorrido. Esta concluso tambm suportada pelas passagens que se encontram em Gnesis 2:16 e 3:2.

Vemos que Deus protegeu a semente dos homens (8 almas) e dos animais que criara da destruio do Dilvio que derramou sobre toda a terra. Ao fazer entrar na arca 7 pares de animais limpos de cada espcie e 2 pares de animais considerados impuros para salvaguardar as espcies que tinha criado, Deus d, a partir do Dilvio permisso ao homem para se alimentar da carne dos animais (porm, s dos limpos, como iremos ver): 2

Gnesis 7-2-3: De todos os animais limpos tomars para ti sete e sete, o macho e sua fmea; mas dos animais que no so limpos, dois, o macho e sua fmea. Tambm das aves dos cus sete e sete, macho e fmea, para conservar em vida sua espcie sobre a face de toda a terra.

Podemos desde j extrair uma primeira concluso: Deus ao dar estas instrues a No sabia-o conhecedor e capaz de separar os animais limpos dos impuros, pelo que temos assim a certeza que esse conhecimento vinha sendo transmitido desde a criao (lembremos que No foi o 10 depois de Ado). Igualmente podemos concluir ser propsito de Deus conservar um muito maior nmero de animais limpos do que dos outros. Depois do Dilvio universal, o homem autorizado a comer produtos de origem animal e a comer a carne dos animais considerados limpos por Deus (uma vez que a vegetao tinha sido destruda pelo Dilvio), isto , aqueles cuja natureza prpria no pe em causa a sade do homem. E aqui comeam as primeiras recomendaes particulares de Deus sobre o uso da carne dos animais na alimentao humana: Gnesis 9:3-4 Tudo quanto se move, que vivente, ser para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. A carne, porm, com sua vida, isto , com seu sangue, no comereis. Vemos aqui uma recomendao a respeito da absteno de comermos o sangue dos animais, a qual nos repetida em inmeras passagens bblicas, incluindo em Actos 15:29. Ao falar com No e seus filhos Deus diz-lhes que tudo quanto se move e vivente s se pode referir a animais limpos, como j era do conhecimento deles. Da mesma forma que o ser humano no come muitas ervas do campo (at devido sua toxicidade), tambm no deve usar de todo o tipo de animais na sua alimentao, uma vez que a constituio orgnica de alguns desses animais nociva ao ser humano, razo pela qual a humanidade sofre de algumas doenas sem causa aparente. Vamos ento ver que separao foi feita por Deus entre animais considerados limpos e bons para a alimentao do homem e os que o no so:

Levtico 11:2-23 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes so os animais, que comereis dentre todos os animais que h sobre a terra; de entre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis. Destes, porm, no comereis; dos que ruminam ou dos que tm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas no tem unhas fendidas; esse vos ser imundo; e o coelho, porque rumina, mas no tem as unhas fendidas; esse vos ser imundo; e a lebre, porque rumina, mas no tem as unhas fendidas; essa vos ser imunda. Tambm o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas no rumina; este vos ser imundo. Das suas carnes no comereis, nem tocareis nos seus cadveres; estes vos sero imundos. De todos os animais que h nas guas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas guas, nos mares e nos rios, esses comereis. Mas todo o que no tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o rptil das guas, e todo o ser vivente que h nas

guas, estes sero para vs abominao. Ser-vos-o, pois, por abominao; da sua carne no comereis, e abominareis o seu cadver. Todo o que no tem barbatanas ou escamas, nas guas, ser para vs abominao. Das aves, estas abominareis; no se comero, sero abominao: a guia, e o quebrantosso, e o xofrango [ambas so equivalentes a guia pesqueira enquanto novas; ave falcondea; so aves imundas], e o milhano, e o abutre segundo a sua espcie. Todo o corvo segundo a sua espcie, e o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavio segundo a sua espcie. E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja, e a gralha, e o cisne, e o pelicano, e a cegonha, a gara segundo a sua espcie, e a poupa, e o morcego. Todo o insecto que voa, que anda sobre quatro ps, ser para vs uma abominao. Mas isto comereis de todo o insecto que voa, que anda sobre quatro ps: o que tiver pernas sobre os seus ps, para saltar com elas sobre a terra. Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espcie, o gafanhoto devorador segundo a sua espcie, o grilo segundo a sua espcie, e o gafanhoto segundo a sua espcie. E todos os outros insectos que voam, que tm quatro ps, sero para vs uma abominao. Todas estas instrues so repetidas depois em Deuteronmio 14:3-20. As passagens de Levtico e Deuteronmio vm-nos instruir que no devemos comer alguns tipos de animais e seus derivados (leite, ovos, etc.) os quais, pela sua natureza, so considerados impuros, tais como:

os felinos, o co e sua espcie, o rato (o morcego, que da famlia do rato), o porco, bem como a sua gordura (banha usada na preparao de alimentos), o cavalo e suas espcies, o coelho e suas espcies, entre outros animais impuros; espcies de guias e outras aves predadoras e to pouco as que se alimentam de restos, como o abutre ou o corvo; toda a forma de marisco (que comem os restos de outros animais e o lixo nos oceanos), os peixes sem escamas ou sem barbatanas como enguias ou lampreias, os bivalves, as lulas, chocos ou polvos, os mamferos do oceano, entre outros; os rpteis, os anfbios (rs, etc.), o caracol, os insectos, com excepo de alguns da famlia da locusta (gafanhotos - lembremos Joo Batista).

Ao ingerir animais imundos, o homem f-los entrar na sua cadeia alimentar, ingerindo assim muitas toxinas e parasitas prejudiciais sua sade. Para alm dos preceitos orientadores de Deus, ainda recomendado a todo o povo de Deus o no comer qualquer coisa que tenha sido sacrificada aos dolos, o comer sangue e a carne sufocada (por reter o sangue em si mesma) - Actos 15:29. A Palavra de Deus tambm nos aconselha a no comer a gordura dos animais (de resto, a carne j tem um teor de gordura que ser suficiente para ser cozinhada) Levtico 3:10 e 7:23-27. Infelizmente, apesar do conselho de Deus, o ser humano guiado pela rpida sede de lucro cria hoje animais limpos alterando tambm a sua condio natural; o animal

deixa de comer o que Deus determinou desde o princpio, levando-o a adquirir doenas que depois so transmissveis ao homem, como aconteceu no caso das vacas loucas; ao serem produzidas essas alteraes o animal deixa de ser vegetariano e passa a comer restos de outros animais; certas alteraes tambm so feitas na dieta animal atravs da adio de antibiticos, hormonas de crescimento e agentes que aumentam a massa muscular (carne) e a adiposidade do animal. Tudo isso prejudicial sade humana. Algumas congregaes crists aprenderam no passado, atravs de uma leitura pouco cuidada, que animais como o pato e o ganso por terem os dedos ligados por uma membrana, bem como certos peixes como o atum, seriam animais considerados impuros. Curioso, porm, verificar que o entendimento secular dos judeus nestes trs casos particulares, bem como muitas igrejas crists (e repare-se que o judeu muito estrito na forma como se alimenta por respeito s leis dietticas institudas por Deus) vm declarar estes animais como limpos. Neste caso, importa referir que o critrio da unha fendida se aplica apenas a animais terrestres e nunca s aves, logo o pato e o ganso nunca podem ser considerados impuros por este critrio. Alis, no que toca s aves a Bblia no nos d quaisquer critrios como no caso dos animais terrestres ou aquticos, mas limita-se a enunciar os animais que so impuros. No caso do atum, tratava-se de um erro de observao da nossa parte pois o animal tem escamas e barbatanas. As escamas do atum so to pequenas que s se vm quando se analisa o animal de perto. Seria interessante referir que comer atum em sangacho seria considerado impuro pois a carne do animal vem embebida no seu sangue o que proibido. Outro peixe bastante popular na nossa alimentao o peixe-espada e esse sim impuro pois no possui quaisquer escamas. Depois deste enunciado, traado por Deus, fcil se torna compreender a relutncia de Pedro em comer um conjunto de animais considerados imundos (embora esta passagem tenha um outro sentido espiritual, como sabemos) e que lhe foram mostrados em sonho para matar e comer (Actos 11:5-16). No nos podemos esquecer que Deus exigia que todos os sacrifcios de animais que o povo lhe fazia deviam ser sempre feitos com animais que Ele prprio havia identificado como limpos boi, cabrito, cordeiro, pombo, etc., sacrifcios esses que apontavam para Cristo, o Cordeiro de Deus, e sempre com derramamento de sangue, pois os animais deviam ser sangrados antes de serem ingeridos (como hoje designada por comida kosher ou alimento limpo entre os judeus). Nunca dos outros! Deus no aceitava animais impuros. Espiritualmente, podemos ainda considerar que comer s animais limpos pode significar aceitarmos somente a verdade pura de Cristo, no nos misturando com doutrinas falsas ou simbolismos pagos que tudo permitem aos seus seguidores. As razes que levam muitos a aceitarem comer animais que Deus rejeita a mesma que os leva tambm a aceitar celebrar festividades com origem pag e que no so as solenidades institudas pelo prprio Deus, nas datas por Ele especificadas. Aps ter referido textualmente as palavras de Deus em Levtico, vamos agora concentrar-nos na anlise de algumas passagens que podem ser de mais difcil interpretao nesta matria, porquanto muitos que hoje se dizem cristos, vm dizer que se pode comer de tudo (o que no de estranhar, pois os mesmos dizem que a

Lei j foi abolida ou que a Lei ficou pregada com Cristo na cruz). A estes podemos simplesmente responder: Jesus, o Messias, foi Quem deu a Lei ao homem (na Sua prvia condio de Verbo Divino) e foi Quem mais perfeitamente cumpriu a Sua Lei. Ora Ele deve ser o nosso exemplo em tudo e, por isso mesmo, se Ele cumpriu, tambm ns pela f que Nele temos, devemos fazer da mesma maneira. Ele como judeu no foi crucificado por no ter cumprido a Lei mas sim por se dizer Filho de Deus (Joo 9:35-38 e 10:36).

Marcos 7:14-19: E, chamando outra vez a multido, disse-lhes: Ouvi-me vs, todos, e compreendei. Nada h, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso que contamina o homem. Se algum tem ouvidos para ouvir, oua. Depois, quando deixou a multido, e entrou em casa, os seus discpulos o interrogavam acerca desta parbola. E ele disse-lhes: assim tambm vs estais sem entendimento? No compreendeis que tudo o que de fora entra no homem no o pode contaminar, porque no entra no seu corao, mas no ventre, e lanado fora, ficando puras todas as comidas?

Neste caso, Jesus falava ao povo de Israel em alimentos que eles prprios sabiam ser limpos e no criava doutrina no sentido de alterar os ensinamentos dados desde o princpio ao povo. Na realidade Ele sabia que o povo de Israel no comia coisas imundas. Ele limitou-se a responder acusao dos fariseus sobre o comerem sem lavar as mos (Mateus 15:19-20), o que diz respeito somente tradio dos homens (Marcos 7:1-5), pelo que no devemos fazer leituras fora do seu contexto. Neste discurso, Jesus no estava a qualificar os alimentos porque isso j havia sido feito desde o princpio; logo falava unicamente dos alimentos limpos, precisamente os que Israel sempre consumiu (ex. Levtico 11:47 - Para fazer diferena entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que no se podem comer). A passagem de Marcos 7:19 erradamente usada por causa daquilo que diz no final: ficando puras todas as comidas ou, como diz na verso JFA actualizada: Assim declarou puros todos os alimentos. Este o ponto principal desta passagem e que nem sequer comentado aqui. Os termos Assim declarou no se encontram no texto grego. O texto grego diz simplesmente katharidzown panta ta bromata o que significa literalmente purgando todas as comidas. O termo Assim declarou uma interpretao abusiva do tradutor que acrescenta estas palavras ao original. O que Jesus diz que a comida que entra no vai para o corao do homem mas sim para o seu sistema digestivo onde eventualmente purgada. Esta comida , entenda-se, a comida que Deus preparou para os fiis e no inclui carnes impuras. Quando analisamos outras tradues, mais fieis ao grego (neste caso inglesas), lmos: The Interlinear Bible: (MK 7:19) This is because it does not enter into his heart, but into the belly, and goes out into the wastebowl, purging all the foods. KJV and Darbys New Translation (DNT): (Mk 7:19) Because it entereth not into his heart, but into the belly, and goeth out into the draught, purging all meats?

Se olharmos para a passagem paralela a Marcos 7:19 que est em Mateus 15:17, ela confirma tudo o que disse: No compreendeis que tudo o que entra pela boca desce pelo ventre, e lanado fora? Clebre tambm a repreenso de Paulo a Pedro; critica-o primeiro por comer com os gentios e depois por no o fazer. Da a assumir-se que Pedro comia alimentos impuros um erro. O texto no diz tal coisa:

Glatas 2:11-14 E, chegando Pedro a Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensvel. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circunciso. E os outros judeus tambm dissimulavam com ele, de maneira que at Barnab se deixou levar pela sua dissimulao. Mas, quando vi que no andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presena de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e no como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

Esta a velha questo da disputa sobre a circunciso dos gentios que se chegavam ao Senhor. Esta questo j tinha sido revelada a Pedro naquela viso de animais imundos e que fez com que este compreendesse que nenhum homem que seja chamado a tornar-se filho de Deus deve ser visto como imundo (Actos 10:28), pelo que no deveria haver qualquer motivo para se manter afastado dos gentios que aceitavam a Jesus Cristo. De resto, Abrao no estava circuncidado quando Deus o justificou pela sua f (Gnesis 15:6). Foi isto que Paulo criticou a Pedro, que ao afastar-se dos gentios que j se haviam convertido a Jesus ele estava a dar razo aos que advogavam que os gentios tinham que circuncidar-se primeiro para poder aceder salvao, o que errado. De forma alguma Pedro estava a viver como os gentios viviam. Nem Paulo o fez to pouco, embora tenha sido o apstolo enviado evangelizao dos gentios. Paulo vivia com os gentios convertidos ensinando-lhes, ao mesmo tempo, que no devemos associar-nos (nem sequer comer) com os que se dizem cristos mas tm o seu viver desonesto e em contradio com a vontade de Deus (1.Corntios 5:11). De resto, tanto Pedro como Paulo (este era fariseu) viveram escrupulosamente de acordo com as leis dadas a Moiss. Em 1.Timteo 4:1-5, Paulo fala-nos dos falsos ensinamentos que probem o comerse certos alimentos: ...ordenando a abstinncia dos alimentos que Deus criou para os fiis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com aces de graas; porque toda a criatura de Deus boa, e no h nada que rejeitar, sendo recebido com aces de graas. Porque pela palavra de Deus e pela orao santificada. Este captulo abre com um aviso importante, nos ltimos dias alguns apostataro da f e daro ouvidos ao engano. Alguns desses ensinamentos satnicos esto descritos no versculo 3. Em relao alimentao o que est em causa a proibio dos alimentos que Deus criou para os fiis. Ser que Deus criou todos os animais para serem alimento dos seus fiis?

pela Palavra de Deus (ou seja pela separao que a Palavra faz entre alimentos puros e impuros) e pela Orao (agradecimento pelo alimento) que as criaturas que Deus criou para alimento so santificadas (ou seja so separadas) (versculos 4 e 5). Os mesmos falsos ensinadores que probem tambm o casamento, julgam que por orarem sobre a carne de porco a transformam de imunda em limpa aos olhos de Deus. Este texto, ao contrrio de invalidar a separao entre animais puros e impuros, reafirma essa mesma separao, dizendo que a alimentao tambm deve ser santa. O prprio Paulo ao falar nos "alimentos que Deus criou para os fiis, e para os que conhecem a verdade" est ele prprio a dizer que h outros que no so para os fiis e que s so comidos por quem no conhece a verdade. A Palavra de Deus como o mel puro: alimenta e doce ao paladar e alma.

Ora, a Tora (Ensino) de Deus (Pentateuco, no sentido estrito e toda a Palavra no sentido lato) a verdade (Salmo 119:142) e, como tal, podemos dizer que quem conhece a Tora (a verdade) conhece os alimentos que deve comer. Alis, a Tora o nico stio em toda a Bblia, onde Deus enuncia os alimentos que Ele prprio criou para o Seu povo. Como tal, esta passagem implicitamente valida, no s a alimentao kosher (alimentos limpos e preparados separadamente pelo povo de Israel), como toda a Tora, pois a Tora a verdade que os fiis devem conhecer, contradizendo aqueles que afirmam que ela foi pregada na cruz ver tambm Isaas 65:2-4 e 66:15-17. Se se pudesse comer de todo o tipo de animal, ento a ameaa contida em Isaas 66:15-17 no teria sentido. Lembremos que Jesus disse que no veio destruir a lei ou os profetas, no veio abrogar (revogar), mas cumprir. Isto , Ele no veio alterar nada do que estava em vigor, antes veio cumprir (preencher, dar maior nfase) lei que Ele prprio deu a Moiss e ao povo de Israel, pois Ele mesmo viveu de acordo com essa lei. Esta afirmao corroborada por inmeras passagens que retratam o escrupuloso cumprimento da lei pela famlia de Jesus, antes deste nascer, depois do seu nascimento, durante o seu crescimento e do prprio Jesus j no decurso do seu ministrio de salvao. O que Ele veio combater foi a hipocrisia dos judeus (fermento) baseados em preceitos criados pelo homem e no por Deus. E se dvidas ainda houvesse vejamos o que nos diz Paulo aos Romanos 3:31: Anulamos, pois, a lei pela f? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

J em Colossenses 2:16-17, 20-22 onde diz Portanto, ningum vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos Sbados, que so sombras das coisas futuras, mas o corpo de Cristo... Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanas, como se vivsseis no mundo, tais como: No toques, no proves, no manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens. Porventura Paulo ao falar para os gentios vem dizer que isto so sombras das coisas futuras? Est porventura a dizer que elas j passaram e no devem ser observadas? Ele fala como apstolo, judeu, para os incircuncisos; como fica claro em Colossenses 2:13. Todos os preceitos ali invocados foram dados por Deus a Israel, no Concerto que fez com este povo. E se o gentio convertido aceita Jesus como seu Rei e Senhor e se em tudo deve andar como Ele andou, ento aceita de bom grado a mesma obedincia que Jesus mostrou pelas leis de Seu Pai. Exemplos de sombras das coisas futuras: O casamento humano um tipo do casamento do Senhor com a Sua Igreja (o Seu povo) A vida terrena uma sombra da vida futura (eterna)

Para percebermos quem que julga quem nesta passagem e luz de qu convm ler Colossenses 2:8: Tendo cuidado para que ningum vos faa presa sua, por meio de filosofias e vs subtilezas, segundo a tradio dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e no segundo Cristo... portanto ningum vos julgue... caso para perguntar: ser que os mandamentos de Deus (onde se incluem as leis da alimentao) so vs subtilezas das tradies humanas? evidente que no! Quem os cumpre no se deve preocupar com os juzos que os descrentes (ou mesmo aqueles crentes que dizem que a Lei foi abolida) possam fazer deles. Quanto ao contedo dos versos 20-22 o no toques, no proves, no manuseies ele diz respeito a preceitos e doutrinas dos homens e no aos mandamentos de Deus contidos na Tora. Tudo indica que nesta passagem Paulo est a dizer aos crentes para no se deixarem levar por ascetas que negavam tudo o que pudesse ser material por forma a, por essa via, chegar a uma vida mais espiritual. Parece ser este o contexto (ver o versculo 23 quando ele fala em severidade para com o corpo). Outra passagem que vem gerando alguma confuso a que se encontra em 1.Corntios 10:25-27 e que fala da conscincia do crente e dos que nos rodeiam. Paulo refere-se em particular ao que era sacrificado aos dolos: Comei de tudo quanto se vende no aougue, sem perguntar nada, por causa da conscincia. Porque a terra do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vs, sem nada perguntar, por causa da conscincia. Mas, se algum vos disser: Isto foi sacrificado aos dolos, no comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da conscincia; porque a terra do Senhor, e toda a sua plenitude.

Paulo no faz concesses! O que est aqui em causa no a natureza do alimento (puro ou impuro) mas sim o facto deste poder ter sido previamente sacrificado a um dolo. Esta questo j vem desde o captulo 8. A carne que era vendida nos mercados era, em muitos casos, carne de animais que haviam sido sacrificados em templos pagos. Em muitos casos estes animais eram animais puros (ver Actos 14:13). A controvrsia era se um animal puro que tivesse sido sacrificado a um dolo se tornaria impuro e como tal imprprio para consumo. No h uma resposta concreta. O que Paulo vem dizer que depende da conscincia de cada um. De acordo com Paulo perfeitamente lcito comer carne de um animal puro que tenha sido sacrificado a um dolo pois o dolo no tem qualquer poder e como tal no altera a carne em si (ver 1.Cor.8:4,7-9). No entanto, para aqueles que no tm essa percepo e para os fracos na f, devemos ter o cuidado de respeitar a sua conscincia. O caso aqui se formos a casa de algum e algum nos alertar que a carne foi oferecida a um dolo. Se algum o fizer porque, obviamente, para essa pessoa, essa questo importante. Como tal, por respeito para com a sua conscincia (no a nossa) no deveremos comer. Se, por outro lado, ningum disser nada, ento perfeitamente irrelevante se o animal foi sacrificado ou no a um dolo. Isto no o mesmo que ir jantar a casa de algum e nos servirem lombo de porco. Nesse caso no devemos comer pois trata-se de um animal impuro. Aquela passagem (1.Corntios 10:25-27) tem que ser lida em todo o contexto que se encontra desde os versculos 14 ao 33 e que condena a idolatria. Alm disso, o versculo 31 diz-nos claramente que Deus tambm deve ser glorificado na nossa alimentao. Ser que o cristo que se alimenta de animais considerados pelo prprio Deus imundos, impuros e abominveis, poder assim glorificar a Deus nesse acto? Ao lermos 1.Corntios 6:12-13 podemos porventura entender que Paulo declara toda a comida como limpa? No! Todas as coisas me so lcitas, mas nem todas as coisas convm, particularmente quando Deus j antes nos ensinou o que nos era conveniente nesta matria, isto , o que deveramos considerar como limpo e impuro. Ter Deus mudado de opinio? No! Em lugar algum nos dito que o povo de Deus pode ou deve comer de tudo e manter-se em obedincia. O ensino de Deus no somente dado em relao alimentao do cristo, pois se lermos os versculos anteriores (v.9-10), vemos que so ali nomeadas uma srie de outras prticas que iro afastar muitos do Seu Reino: No sabeis que os injustos no ho-de herdar o reino de Deus? No erreis: nem os devassos, nem os idlatras, nem os adlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladres, nem os avarentos, nem os bbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdaro o reino de Deus; (ligar com o que Paulo recomenda em 1.Corntios 5:11). Alguns da Igreja de Corinto diziam (a exemplo de alguns responsveis de algumas congregaes dos nossos dias) que como Cristo havia morrido na cruz por eles, isto , pago o castigo da desobedincia da humanidade, eles estavam livres para fazer tudo..., o que conduziu a graves erros e pecados mesmo no seio da Igreja dos tempos apostlicos. Paulo combateu esse erro (1.Corntios 5:1-6) e repreendeu-os. O amor a Deus no tem parte com a imoralidade e a desobedincia! No diz a Palavra de Deus que o nosso corpo o templo do Esprito Santo? (1.Corntios 6:19).

10

Ora se assim , como devemos ento comportar-nos perante o Senhor, seno em estrita obedincia Sua Palavra e conservarmo-nos limpos de corpo e esprito, praticando a Sua justia? Em 1.Corntios 8:8-9 diz para termos cuidado no exemplo, pois atravs de um mau exemplo podemos contribuir para o enfraquecimento da f de outro irmo. Por isso mesmo devemos ter cuidado em observar o ensino de Deus. Como j vimos, Deus ordenou a Israel o no comer certos animais (e no esquecer que se temos a f de Abrao no nosso corao ento somos israelitas) por serem impuros. Se estamos crucificados com Cristo e se Jesus Cristo j vive em ns (e andamos com Ele andou e temos a mente de Cristo), ento fcil se torna o entendimento destas passagens que os indoutos torcem para sua prpria perdio 2.Pedro 3:16. Cuidado com os falsos mestres e falsos profetas! As passagens que esto em Romanos 14:2-4 Porque um cr que de tudo se pode comer, e outro, que fraco, come legumes. O que come no despreze o que no come; e o que no come, no julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem s tu, que julgas o servo alheio? Para seu prprio senhor ele est em p ou cai. Mas estar firme, porque poderoso Deus para o firmar, e em Romanos 14:14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa de si mesma imunda, a no ser para aquele que a tem por imunda; para esse imunda, tm tambm sido usadas para defender que podemos comer de tudo. Isso errado pelas seguintes razes: a) por contrariar o que Deus determinou desde o princpio para todo o homem, e b) porque no faria sentido que Paulo, um judeu e cristo, tivesse qualquer inteno de contrariar a disposio divina. A alimentao (leia-se os alimentos prprios alimentao humana como Deus estabelece) no em si tornada impura s porque eventualmente tivesse sido consagrada a um dolo. No entanto, se a conscincia da pessoa, que come ou que partilha a alimentao, repudia essa consagrao, ela no deve comer. H ainda em Romanos 14:14 um problema de traduo. A palavra grega do original hoikos que traduzida por imunda deveria antes ser traduzida por comum. Isto tem grande importncia. Seno vejamos:

Recordemos que Pedro diz em Actos 10:14 que nunca havia comido qualquer coisa comum e imunda; neste texto a palavra comum hoikos e a palavra imunda hakathartos; como vemos, existe uma distino entre as duas. Os animais declarados imundos por Deus em Levtico so hakathartos; apesar disso, quando um animal limpo no se pode consumir, por exemplo devido a morte por doena ou por haver sido estrangulado, passa a ser designado como comum ou hoikos. A passagem de Romanos 14.14 referese a carne limpa que algum irmo poderia considerar comum e, por isso mesmo, abster-se de a comer, comendo somente verduras em seu lugar (vers. 2). O porco imundo e foi criado imundo. Ao contrrio, o frango que limpo mas que tenha morrido de alguma enfermidade tornou-se comum por causas externas e essa a classe de carnes comuns a que Paulo se referia.

Uma vez que temos estado a estudar a questo da alimentao humana luz das Sagradas Escrituras, no podemos deixar de equacionar a questo da ingesto de lcool. Sempre que a palavra vinho aparece referida na Bblia, ela refere-se sem

11

margens para dvida ao mosto de uvas fermentado. Centremo-nos no que a Bblia Sagrada diz:

Era interdito ao sacerdote, e a seus filhos que o coadjuvavam, a ingesto de vinho ou de bebida forte (entenda-se bebida destilada) sempre que entravam na tenda da congregao de Israel (Levtico 10:9); de igual modo, todo e qualquer que fizesse voto de nazireu ao Senhor (Nmeros 6:2-3; Juzes 13:45). Joo Batista, sendo igualmente um homem chamado por Deus para uma misso particular, no tocou em vinho ou em bebida forte (Lucas 1:15). Mas ao povo era-lhe permitido o beberem vinho e bebida forte (Deuteronmio 14:26). bom dar vinho aos que esto amargurados de esprito e bebida forte aos que esto prestes a perecer (Provrbios 31:6). Mas alerta o povo para o consumo (excessivo?) destas bebidas (Isaas 28:7).

J a ingesto de vinho vista desde o princpio com muito mais benevolncia:


Lembremos que No plantou uma vinha logo que passou o Dilvio. Melquesideque (rei e sacerdote do Deus Altssimo tipo de Cristo), celebrou com po e vinho a bno sobre Abrao (Gnesis 14:18). O povo de Israel foi sempre autorizado por Deus a beber vinho (entre numerosas passagens citaremos a de 2.Samuel 6:19); o prprio Senhor Jesus no transformou gua em vinho nas bodas a que assistiu?. O Senhor Jesus bebia vinho como qualquer outro israelita (Lucas 7:34), bem como os apstolos de Jesus; Jesus promete aos seus discpulos que voltaria a beber daquele fruto da vide no reino de Seu Pai (Mateus 26:29; Marcos 14:25; Lucas 22:18). A recomendao feita por Paulo acerca dos presbteros que no sejam dados ao vinho (isto quer dizer que no devem beber em excesso mas sim com moderao) 1.Timteo 3:3. Da mesma forma Paulo aconselha Timteo a que consuma um pouco de vinho por causa das suas enfermidades (1.Timteo 5:23).

Da leitura de todas estas passagens bblicas podemos concluir que lcito ao cristo beber vinho; a Bblia aconselha e refora, porm, a que o seu uso se faa com prudncia, com moderao, como convm aos que tm o conhecimento da verdade. A Palavra de Deus no se contraria a si prpria. Se Deus instituiu separao entre animais limpos e imundos e, se tal nunca foi posto em causa pelo prprio Jesus nem pelos seus discpulos, porque pretendem os modernos ensinadores mudar o que Deus instituiu? um perigo tomarmos isoladamente um pequeno texto para justificarmos uma doutrina, a Bblia um todo e toda se harmoniza, sem qualquer tipo de contradio, quando entendida debaixo da aco do Esprito de Deus. No nos devemos deixar guiar por preceitos de homens. Diz-nos a Palavra de Deus em Isaas 66:15-17 que Deus castigar a maldade das gentes e as destruir, fazendo ali referncia aos que comem porco, o rato, e se tornam abominveis. Lembremos o aviso de Deus em Isaas 24:4-5: Na verdade a terra est contaminada por causa dos seus moradores; porquanto tm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliana eterna. Por isso a maldio tem consumido a terra; e os que habitam nela so desolados;

12

por isso so queimados os moradores da terra, e poucos homens restam. Ser que podemos ficar indiferentes a este aviso? Ser que ficaro impunes todos aqueles que distorcem a Palavra de Deus? A verdade dos nossos dias que o homem continua alegre e inconscientemente a transgredir as leis de Deus, a mudar os seus estatutos e a quebrar a aliana eterna que esse mesmo Deus fez com o homem. At quando? At que venha o grande e terrvel dia da vingana deste Deus. O Senhor alerta o seu povo 2.Corntios 6:17: Por isso sa do meio deles, e apartai-vos, diz YHWH; e no toqueis nada imundo, e eu vos receberei. Mesmo assim, ainda temos dvidas? Deus diz-nos: Sede santos, porque Eu Sou Santo 1.Pedro 1:16. Lembremos ainda que o Senhor nos alerta em 1.Corntios 6:19-20: Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus. Envenenarmos o nosso corpo com coisas nocivas em relao s quais Deus nos esclarece na Sua Palavra, pecado, pois significa desobedincia Sua vontade (Deuteronmio 5:29). Desde logo se pode concluir que a observncia dos preceitos dietticos institudos por Deus, so para benefcio do homem e, entre outras coisas na vida do cristo, deve traduzir a expresso da sua f, obedincia e amor para com Aquele que nos amou em primeiro lugar e nos chamou para o conhecimento da Sua verdade. Convm dizer que no pelas obras que o homem se salva, mas essas obras tm que revelar a sua f. A salvao do homem vem pela f no sangue redentor de Jesus Cristo (o sangue da promessa) e pela graa de Deus. Que permanea em ns o conhecimento de Deus para a nossa prpria salvao, retendo o Seu conselho, em tudo sendo temperados como nos diz a Palavra, a fim de que possamos um dia fazer parte do Reino Celestial: Ensinando-nos que, renunciando impiedade e s concupiscncias mundanas, vivamos neste presente sculo sbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperana e o aparecimento da glria do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo Tito 2:12-13. -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

13

Das könnte Ihnen auch gefallen