Sie sind auf Seite 1von 13

Estudo das organizaes dos grupos que compe o movimento estudantil: Lentes elitistas de anlise.

Lucas Almeida
Resumo
Partindo de uma anlise elitista, tal artigo tem o objetivo em tentar mostrar e questionar a realidade dos grupos, que compem o movimento estudantil, tem prticas as quais se assemelham com o arcabouo terico elitista. Portanto, este ensaio mostrar como possvel verificar e associar, a teoria e a realidade desses grupos e como em alguns momentos se torna invlida tal abordagem, por no considerar algumas tipologias de poder e suas influncias no mbito social. Detendo-se da anlise da classe poltica, como Gaetano Mosca denomina a elite dirigente, ou elite Governante, termo denominado por Vilfredo Pareto para designar a classe que detm o poder politico e administrativo, ou elite do poder, por Wright Mills e seu problema com o termo classe dominante, ou como Robert Michels mostra a formao conservadora da organizao todos tomam a formao da elite e suas aes como inerentes a poltica do estado e a disputa pelo mesmo e o seu poder.

Todavia, a inteno deste artigo , tomando como base o pensamento dos autores citados anteriormente, tentar pensar as posies e relaes dos grupos minoritrios, que almejam liderana e poder de deciso. Utilizando-se de estudos da economia poltica de Thorstein Voblen e Maurice Halbwachs, citados por Dominique Desjeux em seu livro O Consumo (2011), voltadas para o consumo, para compreender os fenmenos que pem alguns indivduos em mais destaques do que outros. Atenta, sempre, para no ser destituda de sua posio, desenvolve todas as habilidades que possuem para no perderem a posio para outras elites, que se organizam e almejam pelo poder, uma vez que, tanto Mosca, Pareto, Michels e Mills comentam, nem todos com essa expresso, a circulao das elites como uma manuteno da estrutura social para manter a sua dinmica.

Introduo
Um dos problemas da anlise aos grupos que compem o movimento estudantil que percebemos que existem pessoas que possuem destaque e que sempre h uma minoria organizada, com objetivos harmnicos semelhantes. perceptvel tambm que aqueles grupos que possuem o poder tem uma posio especial, pelo prestgio. Os outros grupos, deste movimento, possuem tambm formas de poder, pela presena de pessoas que so cones por sua trajetria poltica no movimento estudantil, e que, por mais que no estejam na liderana do Diretrio Central dos Estudantes DCE- fazem-se presente. Logo possvel questionar se realmente uma anlise elitista seria a melhor para investigao destes grupos e sua organizao em relao ao movimento estudantil (ME), pois o que vemos aqui uma dinmica pluralista de interao entre os grupos e que devem ser consideradas as posies e as influncias das opinies do outros grupos. A elite dirigente em conflito com as demais, tomando tal ao como benfica, o que mantem o espao democrtico de participao, uma vez que essas elites so a representao do povo, ou no caso dos estudantes da universidade, pois precisaram de uma massa para ao poder chegar, apesar de que em algumas circunstncias possvel notar o carter instrumental gerado pela posio de destaque.

Logo, tais apontamentos, de uma dinmica pluralista, um desmembramento do poder de um grupo e a redistribuio do poder dentro de um meio social, podem ser notadas nas organizaes polticas do movimento estudantil e que torna a teoria elitista um pouco quanto conservadora, por no levar em conta os outros grupos e suas influncias dentro da sociedade, ou neste caso, na vida acadmica. Portanto ao analisar a classe poltica, essa organizada e detentora do poder e a massa ignorante, seguidora e fragmentada, quando na verdade a ultima possa ser analisada e levada em considerao como ativa, presente e consciente e que se mostra a capaz de se organizar, por um fator de semelhana em algumas escolhas, para pressionar, reivindicar. Ainda assim seriam elites, mas agora, a interao entre elas, faz com que se pense um tipo de organizao a qual se faz e desfaz pela necessidade. Faz-se pela necessidade de um grupo para chegar a um objetivo, comum a todos, que defendem as questes partilhadas porm nem sempre assim, pois os interesses em alguns casos podem ser comuns e outros no. Desfaz-se pela no competncia, ou at mesmo pela necessidade de se juntar a outros, para conquistarem o que almejam. Ainda que ideias pluralistas sejam bem vindas, as teorias conservadoras elitistas so interessantes para se pensar as organizaes de pequenos grupos na sociedade. Organizaes minoritrias se mostram presente no social, sejam na poltica, na economia ou na instncia militar. E como foi proposto, este artigo tem o objetivo de analisar as elites, presentes, nos grupos componentes do movimento estudantil. Como podemos provar a existncia de grupos em maior destaque que outros, ou seja, politicamente dominantes?

Portanto para adentrar nas descries dos grupos do movimento estudantil da Universidade Federal de Alagoas, faz necessrio trazer citaes para que seja possvel nortear teoricamente o que se deseja ento com este artigo e seus enfoques tericos-metdicos. Portanto, comearei a dissertar sobre Robert Michels, que entendia por elite uma organizao, de cpia minscula e no semelhante, por exemplo, a figura do Estado. Dessa forma, Michels mostra o que se pode considerar como elite, minoria organizada ou organizao oligrquica, se formos usar os termos do autor, a qual almeja o poder e por isso a reproduo do estado da figura do estado em sua organizao. De sua obra Sociologia dos Partidos Polticos se foi utilizado o Captulo I, da Sexta Parte, para entender a natureza das organizaes, onde o autor expe: Mas os diretores desse corpo revolucionrio, existente no seio do Estado, apoiados pelos mesmos meios e inspirados pelo mesmo esprito de disciplina que eles no podem, a longo prazo, deixar de perceber o seguinte fato: a saber, que sua organizao, apesar dos progressos que ainda possa realizar no futuro, no passar nunca, se for comparada com a organizao oficial do Estado, de uma fraca e minscula cpia daquela. (Michels,1982, p. 221) Dessa forma, restar ao partido escolha de sua postura e relao com estado, Michel ento acredita que: O partido, ameaado continuamente pelo Estado e do qual depende a sua existncia, se empenha conscienciosamente para evitar tudo que possa irritar o mesmo. A prpria teoria, assim como a cincia do Partido, sofre na ocasio atenuaes, deformaes, se o interesse da organizao externa o exige. A organizao torna-se o nico nervo vital do partido. (Michels,1982, p. 222)

E essa organizao politica, minoritria e organizada que ento se denomina de elite. Atenta, a elite tem de ser articulada se estiver no poder, pois outras esto sempre em conflitos almejando espao no poder, pelo seu carter conservador, e caso no esteja no poder, a nica certeza a qual se pode ter de sua vontade de estar, e que os partidos, no passam de organizaes oligrquicas, de pouco, que almejam posies privilegiadas, posies de poder. Portanto, a Elite se preocupa por :
A nica preocupao consiste doravante em afastar tudo que seja suscetvel de introduzir-se nas rodas da sua engrenagem, ameaando assim, seno o prprio organismo, ento sua forma externa representada pela organizao. Mesmo que seja atacado e obrigado a se defender, o partido preferir, se for o caso, abandonar posies preciosas anteriormente conquistadas a renunciar a antigos direitos, em vez de responder a ofensivas dos adversrios por meios que poderiam comprometer o partido.

(Michels, 1982, p.223) 4

Uma vez que paramos para pensar a organizao dos integrantes do Movimento Estudantil (M.E) e associar teorias de cunho elitista, oligrquico, vemos que tal anlise realmente possvel e ao discorrer do artigo, fica clara a inteno. Portanto, continuando a exposio de ideias sobre o que a elite, trago trechos da obra Gaetano Mosca, denominada A Classe Dirigente , onde a elite ou como o autor trata, a classe dirigente aquela que:
Do ponto de vista da pesquisa cientfica a verdadeira superioridade do conceito de classe dirigente, ou classe poltica, est no fato de que a estrutura varivel dessa classe dirigente tem importncia preponderante na determinao do tipo poltico, e tambm do estgio de civilizao, dos diferentes povos. (Mosca, 1966, p. 52)

Todavia, nada mais claro do que pensar na Classe Dirigente, tendo em vista que essa proporciona um tipo de elite a se formar, determinando ento o tipo de elite que pode se formar. Mas o que seria a elite ento?
Se fcil compreender que um nico individuo no pode comandar um grupo sem achar dentro dele uma minoria que o apie, bastante difcil aceitar como fato constante e natural que minorias dirijam maiorias e no o contrrios. ( Mosca, 1966, pg. 54)

Portanto, pela organizao que vemos Mosca dizer um possvel meio se alcanar o poder. A minoria minoria no simplesmente pela falta de vontade de outros, mas porque sua forma ir tomar a frente do poder, e mais fcil de organizar e tomar decises. Mas como se firmar no poder se no houver algum para lhe querer ou no caso, sustentar a posio desses l? Ento, o autor afirma:
O domnio de uma minoria organizada, obedecendo ao mesmo impulso, sobre a maioria desorganizada, inevitvel na realidade (Mosca, 1966: 54)

A organizao pode trazer alguma eficincia, falo no sentido de um melhor desenvolvimento de um grupo e seus interesses, pelo fato de que em minoria fcil se decidir o que objetivvel ao grupo, enquanto a maioria sofre um mal de desorganizao pela, no s, diferenciao entre o todo, mas pela euforia pelo que se pretende lutar e conquistar. Mas no s preciso ir luta por um justo fim em relao ao que se pretende. Fazendo de tal ponto, uma das maiores questes a qual o artigo leva em conta, no caso a formao das elites dentro do movimento estudantil, parece mais clara a questo da associao ao grupo poltico, fazendo-se justificvel em nvel de interesses a serem conquistados pela questo que um ganho no mrito de um poltico ou um militante, ou a unidade da organizao. A

atrao a sua estrutura se d pela homogeneidade de anseios. O ganho no se reduz a um ganho, mas se amplia ao plural. Ento:
Cem homens agindo uniformemente e em conjunto, com uma mesma compreenso das coisas, triunfaro sobre mil homens que no esto de acordo e que portanto podem ser encarados individualmente. Alm disso ser mais fcil para os primeiros agirem concordemente e terem uma compreenso mtua simplesmente porque eles so cem e no mil.(Mosca, 1966:54)

Portanto como se pode perceber, ela, elite, uma unidade homognea quando de se trata de interesses e das aes a serem tomadas. Pareto, ento, em sua concepo do que seria a elite, ele divide em duas:
Para investigao, especfica que empreendemos, um estudo do equilbrio social, ser de grande utilidade dividirmos esta classe em duas outras: uma elite governante, compreendendo os indivduos que direta ou indiretamente, participam de forma considervel do governo, e uma elite no-governante, compreendendo os demais.(Pareto, 1966:73)

Levando em conta as consideraes do autor, a elite no s aquela que domina e est sempre diretamente ligada ao poder e um ponto interessante a ser levado em conta. Os rtulos tambm podem ser adquiridos por participao no meio a qual a elite se encontra, no sendo um caso que acontece apenas a governante, mas tambm a elite no-governante. E o que leva a diferenciao dos indivduos, so fatores tais como:
Assim a elite governante contm indivduos que usam rtulos apropriados para cargos polticos de certa relevncia ministros, senadores, deputados, juzes, generais, coronis, e assim por diante fazendo a j citada execeo para aqueles que acharam o caminho para essa decantada companhia sem possuir as qualidades correspondentes aos rtulos que usam. (Pareto, 1966:73)

E no s o prestgio ou os rtulos que podem fazer os indivduos integrarem a elite, e o autor continua: Riqueza, famlia ou contatos sociais tambm ajudam em muitas outras ocasies a conseguir o rotulo da elite em geral, ou d elite governante em particular, para pessoas que de outra maneira no poderiam ter direitos sobre eles. (Pareto, 1966:74) Portanto a elite formada no s por quem tem destaque na viso do autor, mas aqueles que integram meios, os quais so privilegiados pela condio de ter o poder sempre conservador em relao aos seus

interesses e que desenvolvem papis para ali permanecerem. Pelo seu carter conservador, a elite se mantm em sua posio, essa que se mostra necessrio para uma dinmica social, sendo tambm: O estrato superior da sociedade, a elite, contm nominalmente certos grupos de pessoas, nem sempre bem definidos, que so chamados aristocracias. H casos em que a maioria dos indivduos pertencentes a essas aristocracias possui de fato as qualidades necessrias para ali permanecer; mas h tambm casos em que um considervel nmero de indivduos que formam a classe no possui tais requisitos. Tais pessoas podem ocupar lugares mais ou menos importantes na elite governante ou podem ser barrados dela. (Pareto, 1966:76) E esse estrato superior se mantm em conflito, constante, com o meio. A circulao entre as elites algo a se pensar como uma forma de renovao da liderana da instituio social, pois o que legitima a circulao entre as elites governantes e no governantes, anteriormente j foram destacadas tais questes, pelo no desenvolvimento de atividades necessrias para ali estarem. O poder se mantem conservador at o momento em que possa assim se manter, caso no seja mais possvel, a estrutura passa por um processo de mudana e uma nova elite tende a assumir. Em relao a tal exposio, segue:
Em virtude da circulao de classes, a elite governante est sempre num estado de lenta e contnua transformao. Corre como um rio, nunca sendo hoje o que foi ontem. De tempos em tempos ocorre um sbito e violento distrbio. H uma enchente o rio transborda. Depois, a nova elite governante reassume sua lenta transformao. A enchente acalmou-se, o rio corre normalmente, mais uma vez, em seu leito marcado. (Pareto, 1966:78)

Todas as caractersticas dadas a tal classe dada no s por rotulao a suas atividades ou a seu posicionamento. Wright Mills, ao estudar o fenmeno na Amrica, especificamente nos Estados Unidos, acredita que: Em nenhum outro setor da Amrica existe uma conscincia de classe como entre a elite; em nenhum outro organizada to eficientemente como na elite. Pois entedemos como conscincia de classe, como fato psicolgico, a aceitao, pelo membro dessa classe, somente dos que so recebidos pelo seu circulo, como a imagem do seu prprio eu. (W. Mills,1956:338)

No admirvel ler tal apontamento do autor. Parece obvia a questo de compartilhamento de determinados valores para fazer parte de um grupo. Pela conduta, que se percebe se os interesses se mostram semelhantes, se so coerentes ao circulo de relao. No confundindo tal circulo, como uma aristocracia, e somente essa, como forma de organizao a base da hereditariedade. Sendo uma das formas possveis para construir a elite. Os cdigos de conduta dentre estes, segundo o autor, mostra-se por:
A elite do poder, como a concebemos, tambm depende da identidade entre os que a formam, de suas relaes pessoais e oficiais entre si, de suas afinidades sociais e psicolgicas. (W. Mills,1956:333)

E ento:
Os crculos que compem a elite do poder tem tais cdigos e critrios em comum. A escolha dos tipos sociais a que esses valores comuns levam frequentemente mais importante do que as estatsticas de origem comum e de carreiras, de que pudssemos dispor. H uma espcie de atrao recproca entre a fraternidade dos que obtiveram xito no entre todos os membros dos crculos dos altos e poderosos, mas entre um nmero deles bastante para assegurar uma certa unidade. (W. Mills,1956:336)

Nessas condies que retomo a pergunta. possvel ento verificar uma semelhana terica e uma realidade prtica do movimento estudantil da UFAL, no que confere a elite e suas caractersticas de formao? Caso exista uma semelhana, totalmente coerente tal pesquisa nessa direo? Tal indagao ser respondida com descrio de fatos polticos que ocorreram na instituio. Finalizando esta parte introdutria, cita-se um apontamento a qual chama a ateno para estrutura e as suas posies e que atravs de tal questo, devemos analisar os ocupantes dessa estrutura como aqueles que dotam do instrumento da ao e que por mais que a anlise do autor tenha sido feita sobre a sociedade norte americana, interessante para se pensar a organizao e os meios de manifestao desse grupo em foco, no querendo fazer uma comparao direta entre as elites que aqui se formam e as que se formam no norte da Amrica.
At l devemos julgar os homens do poder pelos padres do poder, pelo que fazem como orientadores de decises, e no pelo que so ou possam fazer na vida privada. Nosso interesse no esse: estamos interessados em suas politicas e nas

consequncias de seu comportamento nos postos que ocupam. Devemos lembrar que esses homens da elite do poder ocupam hoje postos estratgicos da estrutura da sociedade americana; que comandam as instituies dominantes de uma nao dominante; que, como grupo, esto em condies de tomar decises de consequncias terrveis para a populao de todo o mundo.(W. Mills,1956:342)

Seria o movimento estudantil um espao para o desenvolvimento elitista?


Analisar, a partir do vis elitista, as organizaes e caractersticas dos grupos que compem o movimento estudantil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e o que os fazem se assemelhar com tal vis. Para alm das organizaes dos grupos, a ateno pode ser voltada para rea da economia poltica, quando se tratando das regulamentaes e das formas de consumo. Ora, nas relaes de comrcio e nas relaes referente liderana de Estado, possvel notar a formao de minorias em destaque, que detm poder de deciso, no caso de uma liderana poltica, da mesma forma, referente produo e a distribuio. Portanto, no errneo, tentar analisar as organizaes dos grupos estudantis, da instituio citada, com enfoques elitistas. Pois possvel perceber, que da mesma forma como propunha os autores anteriormente citados para fundamentar esse artigo, a considerao clssica da teoria das elites, que os grupos podem ser analisados como minorias organizadas que almejam poder. Todavia, concorrem com outras minorias organizadas, e que alm das atividades que adquiriram com sua posio, precisam de uma massa para sua ascenso ao poder. Logo, por esses motivos, argumenta-se aqui a possibilidade dessa abordagem aos agregados polticos. A anlise, desta forma, se faz possvel pela percepo da vida social acadmica, onde possvel ver a formao de uma elite tanto pelo fato de ocupaes de determinadas posies sociais, quanto de posies tomadas pelo carter econmico. Os grupos ento, s precisam aprender a usar esse instrumento, mas isso o que a elite ! Um grupo pronto para usar a mquina, no caso do M.E o DCE seria a mquina, que sempre tem de ser dirigida, pois de alguma forma necessrio no meio acadmico. Sem o DCE a mesma coisa que sem representao para os estudantes. Mas claro, que os estudantes precisam desta representao. Todavia este ponto extremo, pois na ideia de representao e bom-feitios ditos, que a elite se forma. Antes se dominado, no poder e com sua organizao lhes comum o interesse em sair ganhando, aumentando prestgio e poder por via de suas manobras polticas, fazendo com que os que eram dominantes agora sejam dominados. E isso a circulao da elite. Algum tem de estar a frente, caso no esteja dando conta das demandas, ser substitudo, e se substitudo e visto longe do poder, ser dominado at o dia em que criar foras para voltar a sua posio.

Tal anlise se voltada para o fator de desenvolvimento econmico, e relativo ao mercado, totalmente coerente pelo fato de que a economia uma dimenso integrante do social, e que as duas formas de destaque no mbito social, pode conferir prestgio e poder aos que ocupam determinados meios. Trazendo as questes apontadas por Dominique Desjeux, em seu livro, sobre a concepo da existncia de um indicador de diferenciao social por Voblen ou por uma viso de Halbwachs e a integrao social gerada pela utilizao do meio para aquisio de bens que lhe fazem pertencer a um determinado convvio social. Isso economia poltica e possvel notar que h uma elite no s que consome, mas uma que regula em detrimento de seus interesses. Apresentando os movimentos nas escalas sociais, seja de ascenso ou de descenso dos indivduos, tais questes so fundamentais para o 10

pensamento elitista, uma vez que, as abordagens desse tipo sempre se mostram presente questes de prestgio e poder, e como em funo disso, as relaes entre os integrantes das minorias se organizam e podem chegar ao poder.

Da mesma forma como a estrutura social pode ser pensada a partir organizao entre aqueles que dominam e aqueles que so dominados, tomo aqui o exemplo dos grupos polticos que fazem parte do movimento estudantil. Ora, da mesma forma como os autores expem ideias elitistas, de como uma organizao de minorias que se articulam e at mesmo tem um objetivo comum a todos, podemos verificar algumas caractersticas dessa teoria na organizao dos grupos, proposta tambm por Mills e Michels, tendo o ultimo o cuidado em notar o conservadorismo das organizaes.

Em uma ocupao o qual ocorreu na Universidade Federal de Alagoas, era visvel que dentre os grupos as pessoas que tinham o poder eram aquelas que possuam mais credibilidade, e dentre esses era perceptvel unidade, quanto interesses comuns e posies as quais eram tomadas por essas pessoas as quais formavam a classe poltica dos grupos integrantes do M. E. , seja por estar fazendo parte do DCE, seja por ter participado de um acontecimento poltico que ocorreu em alguma poca, ou at mesmo por uma boa oratria. Diante dos crculos de debates que aconteciam entre os grupos, em todos os discursos, erguer bandeiras e uma boa oratria era o necessrio para atrair os independentes para seus grupos, e em tal ponto, era fcil distinguir aqueles que faziam parte de uma base desses grupos, pessoas as quais apoiavam o grupo politico estudantil e concordavam com as ideias que eram passadas pelos grupos, e a elite que possua o destaque, o poder e a organizao. A circulao da elite se tornava visvel entre os grupos que compem o movimento estudantil, pois querendo ou no, toda zona de debate politico para melhoria, seja da educao ou das condies estruturais da instituio, se tornavam zonas de digladiar entre os grupos para chamarem a ateno e at mesmo colocar em questionamento a gesto do grupo vigente no DCE. O que isso seno a rivalidade entre classes poltica? Torna-se ento clara que se a elite a qual dirige um determinado setor da instituio no for capaz de manter em funcionamento tal setor, ela pode e vai ser substituda, pois as minorias bem instrudas politicamente esto sempre em rivalidades entre si para alcanar a posio de poder a qual outras elites ocupam. A dinmica dessa instituio ser sempre a mesma, caso um grupo que faa parte do movimento estudantil e ocupe um setor, como por exemplo, o DCE. O grupo que esta em gesto ter de manter em atividade e representar, de fato, os estudantes caso contrrio credibilidade deste grupo, dessa classe dirigente, ser posta em questionamento e nesse momento a qual as outras organizaes minoritrias se aproveitaro para tentar alcanar o poder.

Partindo da anlise do setor institucional poltico estudantil (DCE) posto aqui, o carter instrumental desse setor para os grupos evidente, pois atravs desse meio, as organizaes se utilizam para terem a ateno necessria para continuarem ativos e alocados em um espao o qual gerar algum beneficio ou poder de deciso. No cabe aqui falar de supostos envolvimentos ou falcatruas que ocorreram ou 11

ocorrem dentro do DCE. O que se frisa como na verdade, o ME nada mais que um palco de atenes onde quem tiver mais ganha a posse da representao maior dos estudantes. Melhorias, reinvindicaes e propostas so feitas e discutidas, mas em alguns momentos perceptvel que a rivalidade entre as elites mais valorizada do que propostas para melhorias, sejam das condies estruturais ou funcionais.

Portanto, no existem dvidas de que o movimento estudantil um espao o qual possvel formao de elites interesseiras e espetaculosas, que usam das mais variadas artimanhas para agregar indivduos a seus interesses, num intuito de formar uma base que a sustente para ser a testa, ou a organizao que dita os fazeres da base, e que no s no movimento estudantil ou no Diretrio Central Estudantil que se podem notar tais movimentos de interao por poder e prestgio, mas dentro da vida acadmica desta universidade visvel tal fato. O que a vida seno um palco de representaes? Durkheim contribuiu muito com seus estudos em relao a tal problemtica. Basta apenas ser sensato e olhar ao redor a realidade desta instituio.

12

Concluso
A teoria das elites se pensada em alguns pontos tais como poder, prestgio e circulao, deixam visveis traos que mostram como tal classe, ou melhor, a elite e suas circulao aparentam-se com a economia e suas disputas. Wright Mills, em sua obra, pensou isso. A Elite do poder, segundo o autor, no deve ser pensada apenas uma minoria que detm poder financeiro, claro seria comprometedor em tal anlise, de uma elite que apenas detm o poder econmico. Mills mostra como o setor militar e politico so os outros integrantes da realidade social de sua realidade, e tal considerao interessante para se pensar o movimento estudantil alagoano. Com ideias revolucionrias se juntam para combater a opresso, quando na verdade se unem pela necessidade de se manterem ativos na vida poltica e tem de fazer isso da forma mais stil, pois no pode chamar a ateno da elite, que dirige o DCE maior representante dos estudantes. Aqui exponho que possvel, sim, mostrar uma elite no movimento estudantil. Neste ponto que se deve levar em considerao trazer a semelhana entre Mills, Pareto, Mosca e Michels. Todos se mostram coerentes, uns aos outros, em um ponto em especial. Alm da concepo de uma minoria organizada, a equidade entre a ao e os interesses dessa so semelhantes e ordenadas, apesar de que, na verdade, a frente das elites denominada a testa do estado quem d as cartas enquanto os outros interessados executam o que tambm de interesse. Sendo inevitvel perceber como dentro das elites, existe uma base a qual mantm a seu poder pelo tipo de intencionado de ao. Toda aquela que venha a favorecer a sua estadia no instrumental burocrtico de poder, o estado. Levando em consideraes o tipo de pesquisa desenvolvida, e sua delimitao ou recorte da realidade, possvel averiguar tais caractersticas no movimento estudantil da universidade federal de Alagoas. No esta sendo posta em questo, em nenhum momento, a credibilidade do movimento estudantil como uma forma de reinvindicao, mas sim a sua formao por grupos, que aparentam e mostram como as elites almejam sua ascenso e seu prestgio em prol de si mesmos. Aqui s o constatar de uma investigao e comparao com um pensamento politico. E o resto da comunidade acadmica? Caso no estejam sendo beneficiados, apresentam uma caracterstica em comum ao que estamos analisando e tomando como objeto de estudo. Poucos interessados, massa de manobra e sua maior identificao: no todos, mas muitos no querem mudar a realidade, pois no param de pensar em seus futuros promissores, por isso agem em conjunto com um grupo que garanta sua permanncia. E isso tambm caracteriza a elite, suas dimenses e aes, e constatvel no s no movimento estudantil, mas em qualquer outro movimento que venha a beneficiar grupos e disputas polticas. Seria ento, a elite um mal no curvel?

13

BIBLIOGRAFIA
MOSCA, Gaetano. A classe dirigente. Trad. Alice Rangel. In: SOUZA,.Amaury de (org). Sociologia poltica. Rio de Janeiro, Zahar, 1966, pp. 51-70. PARETO, Vilfredo. As Elites e o uso da fora na Sociedade. Trad. Alice Rangel. In:SOUZA, Amaury de (org). Sociologia poltica. Rio de Janeiro, Zahar, 1966, pp. 70-89. Mills , Wright . A Teoria do Equilibrio. Trad. Waltensir Dutra. In: The Power Elite. Sociologia poltica. Rio de Janeiro, Zahar, 1956, pp. 293-323 Mills , Wright . A Elite do Poder. Trad. Waltensir Dutra. In: The Power Elite. Sociologia poltica. Rio de Janeiro, Zahar, 1956, pp. 323-354 Michels, Robert. A base conservadora da organizao Trad. Arthur Chaudon. In : Sociologia dos partidos polticos. Braslia, Editora Universidade de Braslia, 1982, pp. Saldanha de Oliveira, Jos Alberto. A mitologia estudantil - uma abordagem sobre o movimento estudantil alagoano. Macei, SERGASA, 1994. Desjeux, Dominique. O Consumo Trad. Bruno Csar Cavalcanti; Maria Stela Torres Barros Lameira, Rachel Rocha de Almeida Barros. Macei, EDUFAL, 2011.

14

Das könnte Ihnen auch gefallen