Sie sind auf Seite 1von 2

Horrio poltico obrigatrio: bom para quem?

O horrio eleitoral gratuito na televiso e no rdio um recurso obrigatrio garantido pela lei brasileira para que todos os candidatos possam ser vistos e ouvidos pelos eleitores. Pesquisa do DataFolha, realizada em So Paulo em agosto passado, mostra que 64% da populao do estado acham necessria a manuteno da propagranda gratuita. Por outro lado, essa imposio desagrada muita gente, pois o horrio eleitoral entra no ar em rede aberta, impedindo o cidado de optar se quer ou no assistir a isso. Alguns ainda alegam que a propaganda gratuita no ajuda em nada, pois, alm de o tempo ser muito curto para se conhecer o candidato e suas propostas, h partidos que o utilizam sem seriedade, induzindo o pblico a votar de modo inconsequente. H tambm a distribuio desproporcional do tempo entre os candidatos da eleio majoritria e das proporcionais. O que voc pensa disso? O que prope para que esse horrio seja mais til para a populao? Leias os textos da coletnea e leve-os em considerao para elaborar uma dissertao argumentativa discutindo a validade do horrio poltico obrigatrio.

Novo horrio eleitoral Comea nesta tera-feira [21 de agosto] o mal denominado horrio eleitoral gratuito. Sero 45 dias nos quais os candidatos a prefeito e vereador podero usar as emissoras de rdio e televiso para atrair o voto do maior nmero de eleitores. Ao final do perodo, as TVs tero cedido aos partidos polticos pouco mais de 60 horas de sua programao. Pelo servio, tero direito a uma compensao tributria que, estima-se, custar cerca de R$ 600 milhes aos cofres pblicos. Ou seja, o horrio eleitoral gratuito s para os partidos. Para os demais cidados, ele dispendioso. Por essa razo e por seu carter impositivo, sofre crticas ponderveis de vrios quadrantes. (...) A garantia desse desiderato democrtico justifica alguma despesa do Estado. Isso no significa, porm, que o atual padro de gastos seja adequado. E, exatamente por haver verbas pblicas envolvidas, deve-se exigir aproveitamento mais criterioso dos recursos. (...) Outro mecanismo a implementar um teto para o total de minutos de cada partido e coligao na propaganda poltica. Atingido um limite, o ingresso de novas siglas no agregaria tempo de exposio aliana. Com isso, seriam desestimuladas transaes oportunistas. Alm de medidas voltadas aos partidos, convm adotar providncias que incrementem o horrio eleitoral do ponto de vista do cidado e espectador. Os grandes blocos de propaganda deveriam ser abreviados. A produo de longos programas encarece as campanhas, e eles so menos eficientes do que inseres curtas. Ao lado disso, uma parte da propaganda gratuita deveria ser reservada para debates temticos entre os postulantes, a fim de aumentar ocasies de confronto de ideias. [Folha de S. Paulo, 19/08/12] Leitores criticam horrio eleitoral gratuito

O horrio eleitoral mais se presta avaliao das agncias de publicidade do que competncia dos candidatos, e mais habilidade dos marqueteiros em esconder a verdadeira face do candidato do que em mostr-la ao eleitor. No h horrio gratuito para candidato algum: todos devem desembolsar somas que fogem ao controle da Justia Eleitoral, e muitos gastam mais do que recebero em todo o mandato. Permitir que marqueteiros vendam mercadorias maquiadas e falsas impunemente, a custos to elevados aos cofres pblicos, o maior empecilho moralizao do processo eleitoral. [Painel do Leitor, Folha de S. Paulo, 20/08/12, Pedro Ubiratan Machado de Campos (Campinas, SP)] Espao gratuito no rdio e na TV peculiaridade do Brasil Destinar horrios na TV para a propaganda eleitoral sem que os polticos tenham que pagar pelo espao na grade de programao uma peculiaridade da legislao brasileira em comparao com outras importantes democracias do mundo. Nos Estados Unidos, onde o presidente Barack Obama briga neste instante para garantir a reeleio contra o republicano Mitt Romney, os candidatos devem gastar o dinheiro arrecadado pelas campanhas para comprar espao publicitrio nas emissoras, como faria qualquer outro anunciante. No Brasil, os candidatos esto proibidos por lei de comprar espaos publicitrios na TV ou na internet, podendo pagar por anncios apenas em jornais e revistas. J a Espanha e o Mxico, por exemplo, adotam um modelo misto, com propaganda gratuita nos canais pblicos de TV e permisso para que os candidatos comprem espaos na rede comercial de TV, de acordo com a cientista poltica Vera Chaia, pesquisadora do Neamp (Ncleo de Estudos em Arte, Mdia e Politica) da PUC-SP (Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo). O objetivo da lei brasileira garantir espao na TV a todas as coligaes de forma democrtica, sem beneficiar os que dispem de mais dinheiro. Acho correto que seja obrigatrio [por lei]. Primeiro porque a TV uma concesso pblica. Segundo porque este o nico momento em que o povo tem a oportunidade de conhecer os candidatos e as propostas. O horrio eleitoral a grande vitrine analisa Vera Chaia, citando novamente a conhecida predominncia da televiso como meio de informao do brasileiro, em detrimento dos jornais e da internet. A importncia do horrio gratuito ganha relevo no sistema eleitoral brasileiro, pois ele est combinado a outra peculiaridade nacional: o voto obrigatrio. Num pas em que todos esto obrigados a ir s urnas, a distribuio do tempo de TV por critrios que no a capacidade financeira das campanhas torna o processo eleitoral mais democrtico, segundo Vera. [UOL Eleies 2012, 20/08/12] Observaes Seu texto deve ser escrito na norma culta da lngua portuguesa; Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa; No deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narrao; A redao deve ter no mnimo 15 e no mximo 30 linhas escritas; No deixe de dar um titulo sua redao.

Das könnte Ihnen auch gefallen