Sie sind auf Seite 1von 4

Lei 8112/90 Regime Disciplinar

Direito Administrativo Prof. Mrcio Azevedo

(TRE TO - ANALISTA REA ADMINISTRATIVA - 2005 CESPE) QUESTO (ADAPTADA) Sebastio, servidor pblico, no exerccio de sua funo, aps realizar ato de fiscalizao e constatar descumprimento de lei, multou um infrator. Este, por sua vez, ofereceu a Sebastio vantagem pecuniria para que a multa fosse desconstituda. Sebastio aceitou e, aps receber o valor oferecido, rasgou o auto de infrao j lavrado, beneficiando o particular. Descoberta a trama, a administrao pblica instaurou processo administrativo disciplinar contra Sebastio, que foi demitido do cargo pblico que ocupava. Tendo em vista que a conduta de Sebastio prevista como crime no Cdigo Penal brasileiro, o Ministrio Pblico, ao mesmo tempo, ofereceu ao penal que foi recebida e passou a tramitar no Poder Judicirio. Considerando a situao hipottica acima, julgue os seguintes itens: 01 - A demisso por ato da administrao incabvel, pois sendo o fato tambm considerado crime, a perda do cargo somente poderia ocorrer em decorrncia de deciso tomada pela autoridade judicial competente para o julgamento do crime. 02 - A demisso pode ser determinada administrativamente, aps processo administrativo disciplinar, pois incidente a independncia entre as instncias administrativa e criminal. 03 - No h qualquer relao de interdependncia entre as instncias administrativa, criminal e civil, as quais so absolutamente incapazes de influenciar umas s outras. 04 - Uma vez que Sebastio seja responsabilizado em uma das instncias, seja ela civil, criminal ou administrativa, ainda assim poder sofrer sano em quaisquer das outras. 05 - Caso Sebastio seja demitido administrativamente antes da ocorrncia da condenao criminal em face da ao penal em curso, o processo-crime ser encerrado.

(TRE PA 2007 CESPE) QUESTO (ADAPTADA) No dia 10/4/2000, Pedro, servidor pblico federal da Polcia Rodoviria Federal, por fora de uma procurao que recebera de Paulo, seu amigo de infncia, conseguiu a liberao, no DETRAN, de um veculo que teria sido apreendido dias antes. Entendendo ter havido infrao administrativa na espcie, Antnio, autoridade competente, conhecendo do fato no dia 22/10/2005, determinou a imediata instaurao de processo administrativo disciplinar, com portaria de instaurao publicada no dia 31/12/2005, no tendo sido, at a presente data, aplicada qualquer penalidade. Com base na situao hipottica acima descrita, julgue os seguintes itens de acordo com o regime disciplinar dos servidores pblicos.

1
Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-. (Bblia Mt 7:8)

Lei 8112/90 Regime Disciplinar

Direito Administrativo Prof. Mrcio Azevedo

06 - Na hiptese, Pedro estaria sujeito penalidade de demisso, visto que atuou como procurador ou intermedirio em reparties pblicas. 07 - O termo inicial do prazo prescricional o dia da ocorrncia do fato, ou seja, 10/4/2000. 08 - No dia 22/10/2005, houve interrupo do prazo prescricional, o qual restou suspenso at 31/12/2005, quando, ento, teve o seu incio por inteiro. 09 - Na hiptese, a prescrio da pretenso punitiva da administrao somente ir ocorrer em 31/12/2007, j que a penalidade a ser imposta ser, no mximo, de advertncia. 10 - Pedro poder sofrer qualquer penalidade mesmo se, na data da aplicao desta, ele j estiver aposentado compulsoriamente. (ANVISA TECNICO ADMINISTRATIVO - 2007 CESPE) QUESTO Um servidor pblico da ANVISA solicitou a concesso de licena para tratar de interesses particulares, pelo perodo de seis meses. O servidor, com cinco anos de efetivo exerccio e que nunca gozou de qualquer licena, teve seu pedido indeferido sob a alegao de que no havia interesse administrativo na concesso dessa licena. Considerando essa situao hipottica, julgue o item subseqente. 11 - Um pedido de reconsiderao acerca do referido indeferimento deveria ser dirigido autoridade imediatamente superior que indeferiu a solicitao do servidor. (TRIBUNAL DE JUSTIA DO DISTRITO FEDERAL- ANALISTA JUDICIRIO AREA JUDICIRIA CESPE) QUESTO

Quanto reviso do processo administrativo disciplinar, consoante os termos do RJU, julgue os seguintes itens. 12 - A lei estabelece o prazo decadencial de dois anos para que o interessado requeira a reviso. 13 - O processo de reviso pode ter incio por provocao do legitimamente interessado ou de ofcio. 14 - O direito de requerer a reviso personalssimo, s podendo ser exercido pela pessoa do servidor punido administrativamente.

2
Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-. (Bblia Mt 7:8)

Lei 8112/90 Regime Disciplinar

Direito Administrativo Prof. Mrcio Azevedo

15 - O pedido de reviso pode sempre fundamentar-se em elementos de prova constantes do processo original. 16 - Em funo do princpio da legalidade, o pedido de reviso no pode redundar no agravamento da penalidade aplicada ao servidor.

(TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA CESPE) QUESTO

17 - Em determinada repartio federal, foi aberta sindicncia para apurar indcios de autoria e materialidade de diversas irregularidades. A comisso de sindicncia, em razo de os fatos apurados cominarem suspenso superior a trinta dias, concluiu pela instaurao de processo disciplinar que envolvia os servidores Jorge, Osvaldo e Eduardo. Indignados, esses servidores questionaram veementemente o resultado do procedimento pelo fato de no terem sido ouvidos at aquele momento. Nessa situao, no assiste razo aos servidores, pois a sindicncia medida preparatria para o processo administrativo, no se observando, nessa fase, dado o seu carter inquisitivo, o princpio da ampla defesa. 18 - No obstante as instncias administrativa e penal serem independentes, na hiptese de a infrao disciplinar constituir crime, no se aplicam, respectivamente, os prazos de prescrio qinqenal, bienal ou de 180 dias s infraes punveis com demisso, suspenso ou advertncia. Adotam-se, nesses casos, os prazos prescricionais estabelecidos na lei penal.

3
Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-. (Bblia Mt 7:8)

Lei 8112/90 Regime Disciplinar

Direito Administrativo Prof. Mrcio Azevedo

EXERCCIOS LEI 8112/90 (REGIME DISCIPLINAR).

1) E

2) C

3) E

4) C

5) E

6) C

7) E

8) E

9) E

10) E

11) E

12) E

13) C

14) E

15) E

16) C

17) C

18) C

4
Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-. (Bblia Mt 7:8)

Das könnte Ihnen auch gefallen