Sie sind auf Seite 1von 2

Como montar uma comisso de formatura Comisso de Formatura A comisso de formaturas o grupo formado por alunos eleitos pela

a turma com o objetivo de representa-los e de apresentar ideias que visem garantir a realizao do mix de eventos que fazem parte da formatura. Para que a escolha seja bem feita, ideal que os que os candidatos sejam pessoas atuantes na turma, gostem de organizar eventos, tenham ideias criativas e saibam trabalhar em equipe. So tarefas da comisso: Fazer a pesquisa e escolha da empresa organizadora da festa de formatura; Avaliar oramentos e a relao custo benefcio da cada um; Organizar eventos com a finalidade de manter o caixa; Organizar reunies de acompanhamento com a turma; O nmero de pessoas que compem a comisso influi significativamente na eficcia das decises e realizaes da turma, a distribuio de funes e cargos dentro da comisso tambm imprescindvel. O ideal que o nmero de componentes seja sempre impar (5 a 7 pessoas a quantidade ideal), obedecendo ao critrio abaixo: Para 5 membros: 1 Presidente 1 Vice-presidente 1 Tesoureiro 1 Secretrio 1 Assessor Para 7 membros: 1 Presidente 1 Vice-presidente 1 Tesoureiro 1 Segundo Tesoureiro 1 Secretrio 1 segundo Secretrio 1 Assessor Presidente: Coordena as atividades dos demais membros da Comisso, solicita reunies com a Comisso e com a turma com a finalidade de garantir o acompanhamento e a transparncia do processo. Vice-presidente: Divide as mesmas funes do presidente, divulga os planos e a programao dos compromissos da Comisso e ainda assume o papel de lder na ausncia deste. Primeiro Tesoureiro: Apresenta relatrios financeiros e administra os recursos da Comisso, juntamente com o presidente. Segundo Tesoureiro: Ajuda o primeiro tesoureiro nas funes da tesouraria, assumindo as funes do primeiro tesoureiro na ausncia dele. Primeiro Secretrio:

Registra as discusses, sugestes e decises obtidas numa reunio da Comisso, bem como o nome de quem as sugeriu. Caso haja uma votao, necessrio tambm, o registro dos membros e seus respectivos votos. Segundo Secretrio: Auxilia nas funes da secretaria da Comisso. Quando ausente o primeiro secretrio, o segundo assume suas funes. Assessores: So alunos que querem colaborar com a comisso, porm, sem tarefas especficas de liderana A presidncia da Comisso fica responsvel por delegar as funes pendentes aos assessores.

Como montar uma Comisso de Formatura?


Quando comear a organizar a formatura? A comisso ter por finalidade organizar a solenidade de formatura e realizar todos os procedimentos necessrios organizao das festividades relativas comemorao de formatura do curso. Componentes da Comisso: Presidente - O presidente ir representar sempre a comisso de formatura; presidir as reunies; cumprir as decises tomadas; autorizar e visar as contas a pagar e depsitos; assinar cheques e tudo que se relacione com despesas, juntamente com o tesoureiro. Vice-presidente ir substituir o presidente em caso de ausncia temporria ou definitiva; auxiliar o presidente no que for necessrio. Secretria a secretria ir dirigir a secretaria e manter em dia os assuntos, secretariar as reunies gerais; manter transcrito o livro ata das reinies de forma rigorosa. Vice-secretria ir substituir a secretria em caso de ausncia definitiva ou temporria. Tesoureiro juntamente com o presidente, ir autorizar e visar as contas a pagar, os depsitos bancrios, os cheques e tudo mais; organizar e manter em dia os registros, ter sob guarda todos os seus valores e documentos financeiros da comisso. Vice-tesoureiro substituir o tesoureiro em caso de ausncia temporria ou definitiva. Conselheiro participar de todas as decises tomadas pela comisso, seja de forma verbal ou documentada. Dicas: - Monte um histrico de tudo o que est sendo realizado; - Monte um painel com o valor dos depsitos; - Converse sempre com a turma a respeito das mudanas e progressos que tiverem; - Monte um cronograma para melhor organizar a formatura; - Estipulem valor a ser arrecadado e monte uma lista com os recebimentos e coloque no mural; - Estipulem multas ou regras para quem no obedecer ou no pagar; Lembre-se! Trabalhe em equipe; sempre haver aquelas pessoas difceis de lidar, mas mesmo assim, mostre o quanto importante trabalhar junto e o respeito pela opinio do prximo.

Das könnte Ihnen auch gefallen