Sie sind auf Seite 1von 49

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Aula 03 Prof.

Gabriel Pereira I Introduo

Ol, pessoal! Chegamos terceira aula do nosso curso de Direito Previdencirio (Conhecimentos Especficos) para Tcnico do INSS, contido no Pacote de Teoria e Exerccios. Primeiramente, gostaria de avis-los que tive alguns contratempos nos ltimos dias e no consegui responder s perguntas do Frum de Dvidas, mas dedicarei meu fim-de-semana para responder s questes pendentes. Na Aula 01, vimos os tipos de segurados do Regime Geral de Previdncia Social (RGPS). Na Aula 02, abordamos o tema da evoluo histrica da previdncia, sua conceituao e os princpios constitucionais que regem a Seguridade e a Previdncia Social, alm do tpico 2 (Legislao Previdenciria). Nesta Aula 3, estudaremos o financiamento da Previdncia Social (tpicos 4 e 5 do edital), com foco nas Contribuies para a Previdncia. Portanto, estamos saindo da parte geral para comear a parte de Custeio. Desde a fuso da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciria, em 2007, houve uma consolidao da repartio de competncias do tema previdencirio, conforme abordaremos no item 5.4.1 da prxima aula que um assunto muito importante para o concurso. Desde ento, a Receita Federal do Brasil ficou com a parte de contribuies e o INSS ficou com a administrao dos benefcios previdencirios. A cobrana nos concursos tem acompanhado essa transformao: os concursos da Receita Federal priorizam a matria de Custeio e os do INSS do maior nfase ao contedo de Organizao do RGPS e Benefcios. Nas ltimas trs selees pblicas do INSS (Mdico Perito/2010; Analista com formao em Servio Social/2008 e Analista e Tcnico/2008), no houve nenhuma questo que cobrasse a matria especfica de contribuies. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Contudo, o aluno no deve abandonar esse contedo, pois ele continua constando no edital e pode ser cobrado na prova, alm de ser necessrio para uma compreenso sistmica do Direito Previdencirio. Alm disso, o tpico sobre salrio de contribuio, inserido na parte de Custeio, tem boas chances de ser cobrado na prova. Antes de iniciarmos a aula, gostaria de lembrar aos alunos que ainda no fizeram sua inscrio para o concurso que o prazo vai at s 14 horas do dia 11/01/2012, prxima quarta-feira. Portanto, falta menos de uma semana para o encerramento do perodo de inscries. No deixe para ltima hora e faa sua inscrio o quanto antes! Ento isso. Vamos aula. Bons estudos!

AULA 03

Contedo:

4)

Empresa

empregador

domstico:

conceito

previdencirio. 5) Financiamento da Seguridade Social. 5.1) Receitas da Unio. 5.2) Receitas das contribuies sociais: dos segurados, das empresas, do empregador domstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognsticos, receitas de outras fontes. 5.3) Salrio de contribuio. 5.3.1) Conceito. 5.3.2) Parcelas integrantes e parcelas no integrantes. 5.3.3) Limites mnimo e mximo. 5.3.4) Proporcionalidade. 5.3.5) Reajustamento.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA 4) EMPRESA E EMPREGADOR DOMSTICO: CONCEITO

PREVIDENCIRIO.

O Direito Previdencirio um ramo autnomo do Direito e adota conceitos prprios, que so aplicveis s relaes por ele amparadas. Para o estudo das contribuies previdencirias, importante conhecer os conceitos previdencirios de empresa, equiparados empresa e empregador domstico, que seguem as definies da legislao previdenciria. O art. 12 do Decreto n 3.048/99 (RPS) traz as seguintes definies: Empresa: a firma individual ou a sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no, bem como os rgos e entidades da Administrao Pblica direta, indireta e fundacional. Equiparados: so equiparados empresa o contribuinte

individual, em relao a segurado que lhe preste servio; bem como a cooperativa, a associao ou a entidade de qualquer natureza ou finalidade, a misso diplomtica e a repartio consular de carreira estrangeira; o rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO); e o proprietrio ou dono de obra de construo civil, quando pessoa fsica, em relao ao segurado que lhe presta servio. Empregador domstico: aquele que admite a seu servio, no mbito residencial, mediante remunerao, sem finalidade lucrativa, empregado domstico. Como vimos anteriormente, a relao previdenciria compulsria para os segurados. Da mesma forma, a admisso de trabalhador remunerado a seu servio tambm gera obrigaes para as empresas, equiparados e para o empregador domstico. A obrigao principal o dever de contribuir para o RGPS, pois a prpria Constituio Federal previu as contribuies do empregador, da empresa e da entidade a ela equipara em seu art. 195.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; (...)

Nesse sentido, os conceitos previdencirios so importantes para dar o enquadramento legal dos contribuintes das referidas contribuies. Se no fosse assim, uma cooperativa ou uma autarquia poderia alegar que no empresa e que, por isso, no devedora da referida contribuio previdenciria. Portanto, o conceito previdencirio de empresa, equiparados e empregador domstico representa o enquadramento do contribuinte daquela contribuio previdenciria.

5) FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL

Sobre o financiamento da Seguridade Social, a Constituio de 1988 define: Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais:
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA i) do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro. ii) do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; iii) sobre a receita de concursos de prognsticos; iv) do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

A seguridade social financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta. A sociedade financia a seguridade social de forma indireta quando os entes federativos destinam recursos oramentrios s aes da seguridade, pois tais recursos vm da arrecadao de outros tributos recolhidos pela sociedade, como o imposto de renda e o imposto sobre a circulao de mercadorias e servios, por exemplo. Por sua vez, a seguridade social tambm financiada pela sociedade de forma direta atravs do recolhimento das contribuies sociais, que tm seu produto destinado constitucionalmente ao financiamento da seguridade social. Foram criadas contribuies sociais destinadas seguridade social de forma ampla, abrangendo tambm a sade e a assistncia social, tais como COFINS, CSLL, PIS/PASEP e contribuies sobre a receita de concursos de prognsticos. No que se refere exclusivamente Previdncia Social, foram criadas contribuies dos segurados, conhecidas como contribuio para o INSS; da empresa, sobre a folha de pagamento (cota patronal), riscos ambientais de trabalho (RAT) e outros eventos relacionados contratao de servios que tm a participao de mo de obra; e do empregador domstico.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Devido importncia do sistema da seguridade social, alm de relacionar as bases econmicas sobre as quais podem incidir as contribuies sociais, o legislador constituinte previu regras bastante especficas no art. 195 referentes ao financiamento da seguridade social. Essas regras so objeto de cobrana frequente em questes de concursos. A seguir, os pargrafos do artigo 195, com breves comentrios. 1 - As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas seguridade social constaro dos respectivos oramentos, no integrando o oramento da Unio. Apesar de a maior parte do financiamento da seguridade social estar contida no oramento da Unio, que o ente competente pela arrecadao das contribuies sociais, o legislador constituinte determinou que os valores que os Estados, o DF e os Municpios destinam seguridade social no comporo os valores que a Unio empregar nas despesas securitrias. 2 - A proposta de oramento da seguridade social ser elaborada de forma integrada pelos rgos responsveis pela sade, previdncia social e assistncia social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias, assegurada a cada rea a gesto de seus recursos. Esse dispositivo tambm est relacionado ao processo legislativo oramentrio, mas se refere especificamente ao trabalho tcnico que antecede a elaborao do oramento anual dos entes polticos, que realizado conjuntamente por membros das trs reas da seguridade social sade, previdncia e assistncia social. Se a seguridade compreende um conjunto integrado de aes, a elaborao do oramento tambm deve ser integrada. Entretanto, a gesto dos recursos feita individualmente por cada uma das reas da seguridade. Em outras palavras, o oramento conjunto, mas o gasto separado.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA 3 - A pessoa jurdica em dbito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, no poder contratar com o Poder Pblico nem dele receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios. Esse dispositivo impe uma restrio aos inadimplentes junto

seguridade social. Devido importncia dos direitos sociais garantidos pela seguridade, a prpria Constituio criou um mecanismo para desestimular a inadimplncia, a fim de evitar que a pessoa jurdica que esteja em dbito com a seguridade social obtenha acesso a recursos pblicos. Portanto, uma empresa em dbito com suas contribuies sociais para a seguridade social no pode, por exemplo, participar de concorrncia pblica, nem usufruir de isenes tributrias, nem obter emprstimos concedidos por instituies financeiras pblicas. 4 - A lei poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154, I. Essa a chamada competncia residual da Unio para criar novas fontes destinadas ao financiamento ou expanso da seguridade social, alm das atualmente previstas no prprio artigo 195. Contudo, o exerccio dessa competncia residual deve observar os requisitos fixados no art. 154, I, da Constituio. Desse modo, a criao da nova fonte deve ocorrer por meio de lei complementar, obedecer tcnica da no-cumulatividade e deve haver inovao quanto s bases de clculo e fatos geradores. 5 - Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. Esse princpio, que tambm conhecido como princpio da preexistncia da fonte de custeio, da reserva do possvel ou da contrapartida, foi analisado no tpico 1. Significa que qualquer alterao que provoque aumento de despesas da seguridade s est autorizada se houver a criao simultnea da respectiva fonte de custeio, equivalente ao desembolso adicional que a seguridade social ter que realizar. Trata-se de uma garantia do prprio
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA sistema protetivo, pois favorece o equilbrio financeiro ao evitar legislaes oportunistas que criem benefcios sem que haja a correspondente fonte de custeio total. Desse modo, sem receita no pode haver despesa. 6 - As contribuies sociais de que trata este artigo s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b. O dispositivo referido (art. 150, III, b) veda a cobrana de tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, princpio conhecido como anterioridade do exerccio ou anual. Porm, as contribuies da seguridade social tm regra especfica, que a anterioridade nonagesimal. Logo, possvel a cobrana de contribuio nova ou aumentada dentro do mesmo ano em que for publicada a lei que a instituiu, bastando que dessa publicao transcorra o perodo de noventa dias. Tanto a anterioridade anual quanto a nonagesimal homenageiam o princpio da nosurpresa, garantindo ao contribuinte um prazo razovel para se preparar para um gasto tributrio maior. 7 - So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. As entidades beneficentes de assistncia social j desenvolvem aes que integram a seguridade. Assim, em vez de contriburem com dinheiro, contribuem com a prestao de servios que de outra forma seriam de responsabilidade do Estado. 8 - O produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatrio rurais e o pescador artesanal, bem como os respectivos cnjuges, que exeram suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, contribuiro para a seguridade social mediante a aplicao de uma alquota sobre o resultado da comercializao da produo e faro jus aos benefcios nos termos da lei.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Esse o fundamento constitucional para a criao dos denominados segurados especiais, que tm tratamento diferenciado. Reconhecendo que esses trabalhadores no possuem capacidade contributiva equivalente a dos demais segurados, a Constituio possibilita o tratamento diferenciado e mais benfico. Dessa maneira, em vez de recolher sobre o salrio de contribuio, o segurado especial recolher sobre a receita da comercializao da produo e ter a cobertura de benefcios conforme previsto em lei, com a delimitao do valor do benefcio a um salrio mnimo, por exemplo. 9 - As contribuies sociais previstas no inciso I do caput deste artigo podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo-de-obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. A lei poder dar tratamento diferenciado s pessoas indicadas no inciso I do caput (empregador, empresa e entidade a ela equiparada), no tocante determinao das alquotas ou das bases de clculo das contribuies a seu cargo (sobre as remuneraes dos trabalhadores a seu servio; sobre a receita ou o faturamento; e sobre o lucro), em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo-de-obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. Exemplo prtico disso a contribuio das instituies financeiras e das empresas que se dediquem atividade rural, como veremos a frente. 10 - A lei definir os critrios de transferncia de recursos para o sistema nico de sade e aes de assistncia social da Unio para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, e dos Estados para os Municpios, observada a respectiva contrapartida de recursos. Uma vez que as contribuies so destinadas cobertura de trs direitos sociais, no possvel no instante do recolhimento saber se os recursos sero destinados para a sade, previdncia ou assistncia social. Desse modo, o destino do produto arrecadado com as contribuies ser determinado por meio de lei ordinria, atendendo assim as necessidades do poder pblico. A
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA nica ressalva so as contribuies previdencirias sobre folha de pagamento e dos trabalhadores, que sero destinadas especificamente ao pagamento de benefcios previdencirios, por previso expressa do art. 167, inciso XI, da Constituio. Entende-se que a efetividade da prestao de servio ocorre

principalmente em nvel municipal, assim tanto a Unio como os Estados devem transferir recursos arrecadados para os Municpios. Os critrios para rateio de valores entre as unidades da Federao poder levar em considerao a populao, nvel de renda na localidade, quantidade de hospitais e postos de sade. 11 - vedada a concesso de remisso ou anistia das contribuies sociais de que tratam os incisos I, a, e II deste artigo, para dbitos em montante superior ao fixado em lei complementar. No Direito Tributrio, "remisso" e "anistia" significam, respectivamente, perdo da dvida tributria e esquecimento da infrao cometida pelo contribuinte. Para as contribuies sociais das empresas incidentes sobre a folha de salrios e as contribuies dos trabalhadores, nenhum dbito superior ao fixado em lei complementar poder ser remido ou anistiado. Essa mais uma garantia do sistema, pois se fosse possvel dispensar indistintamente os contribuintes do pagamento das contribuies, o financiamento da seguridade poderia ficar comprometido. At o momento tal lei complementar no foi publicada. 12 - A lei definir os setores de atividade econmica para os quais as contribuies incidentes na forma dos incisos I, b; e IV do caput, sero nocumulativas. Essa previso foi introduzida pela Emenda Constitucional n 42/2003, com vistas a permitir a instituio da sistemtica no cumulativa para as contribuies de PIS e Cofins. A no cumulatividade no texto constitucional refere-se possibilidade de, no instante do recolhimento do tributo, ser

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA considerado o montante cobrado nas operaes anteriores. Essa previso constitucional alcana tambm o PIS-importao e o Cofins-importao. 13 - Aplica-se o disposto no 12 inclusive na hiptese de substituio gradual, total ou parcial, da contribuio incidente na forma do inciso I, a, pela incidente sobre a receita ou o faturamento. Em todas as hipteses em que a contribuio previdenciria patronal for substituda pela contribuio sobre a receita ou o faturamento, ser aplicado o disposto no 12, caso o contribuinte atue num daqueles setores da atividade econmica sujeitos no cumulatividade.

5.1) Receitas da Unio A contribuio da Unio para a Seguridade Social constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal, fixados obrigatoriamente na Lei Oramentria Anual (art. 196, RPS). As propostas oramentrias anuais ou plurianuais da Seguridade Social sero elaboradas por Comisso integrada por trs representantes, sendo um da rea da sade, um da rea da previdncia social e um da rea de assistncia social (Lei n 8.212/1991, art. 8). A Unio responsvel pela cobertura de eventuais insuficincias financeiras da seguridade social, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da previdncia social (art. 196, pargrafo nico, RPS). Conforme os dispositivos acima, a seguridade social ser financiada, dentre outras, com receitas da Unio. Essa previso do uso de receitas da Unio para financiar a Sade, Previdncia e Assistncia Social significa que, alm das receitas das contribuies sociais, a Unio tambm deve destinar parte de suas receitas oramentrias ao financiamento da Seguridade Social. Alm disso, o pargrafo nico do art. 196 do RPS dispe que, quando os recursos das contribuies previdencirias forem insuficientes para o 11

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA pagamento de benefcios de prestao continuada da previdncia social, o governo deve trazer previso no Oramento da Unio para cobrir essas insuficincias, a fim de manter o Regime funcionando.

5.3) Salrio de contribuio Iniciaremos agora o estudo das contribuies para a seguridade social. Por uma opo didtica, apresento o tpico 5.3 (salrio de contribuio) antes do tpico 5.2. Assim, estudaremos primeiro o conceito de salrio de contribuio, que importante para a compreenso da incidncia e da base de clculo das contribuies, para depois analisarmos as vrias hipteses de contribuio para a seguridade social.

5.3.1) Conceito As contribuies sociais do empregador e do trabalhador so calculadas sobre a remunerao paga, devida ou creditada ao trabalhador. Assim, a legislao previdenciria definiu, para cada tipo de segurado, o que considerado remunerao para clculo das contribuies e deu a esse conceito o nome de salrio de contribuio (SC). Portanto, salrio de contribuio a base de clculo das contribuies sociais dos trabalhadores e demais segurados do RGPS. A base de clculo das contribuies sociais da empresa incidentes sobre a folha de salrios de empregados e avulsos similar ao salrio de contribuio desses, porm no observa teto (limite mximo). Para cada tipo de segurado h uma definio de salrio de contribuio (base de clculo do tributo): Contribuinte Individual: remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo exerccio de sua atividade por conta prpria durante o ms. Empregado trabalho (CTPS).
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

Domstico:

remunerao

registrada

na

carteira

de

12

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Segurado Facultativo: valor por ele declarado. Segurado Especial: receita bruta da comercializao da produo rural, quando houver. Empregado e trabalhador avulso: remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms.

5.3.2) Parcelas integrantes e parcelas no integrantes Na relao entre empresas e trabalhadores, muitas vezes a remunerao pelo trabalho no paga exclusivamente atravs do salrio. Algumas vezes, inclusive, isso feito com o intuito de sonegar a contribuio previdenciria. Por vezes, o empregador paga um salrio menor, mas complementa com o pagamento do aluguel e de outras despesas do trabalhador. No entanto, a legislao considera esses ganhos habituais como parte integrante da remunerao e faz incidir contribuio previdenciria tambm sobre esses valores. Nesse sentido, a legislao definiu quais parcelas integram o SC e quais no integram. Basicamente, tudo o que pago pelo trabalho faz parte do SC. J as parcelas que tm carter indenizatrio, que so pagas para que o trabalhador tenha condies de trabalhar, esto excludas do SC. PARCELAS INTEGRANTES: gorjetas, comisses, gratificaes e

prmios; 13 salrio / gratificao natalina; salrio-maternidade ( o nico benefcio previdencirio que integra o SC); ganhos habituais sob a forma de utilidades; frias normais e adicional de 1/3; aviso prvio; e dirias que excedam a 50% da remunerao. Essa lista exemplificativa, logo, pode haver outras parcelas integrantes do SC. PARCELAS NO INTEGRANTES: benefcios previdencirios (exceto salrio-maternidade); indenizaes frias indenizadas, dobra das frias,
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA incentivo demisso (PDV), abono de frias (venda de 1/3 das frias); alimentao (se estiver de acordo com o Programa de Alimentao do Trabalhador e no pode ser em dinheiro); transporte (se estiver de acordo com a lei, ainda que pago em dinheiro - STF); vesturio (uniforme para o trabalho); ajuda de custo (em caso de mudana, em parcela nica); dirias (no superiores a 50% da remunerao); reembolsos comprovados (reembolso creche, para crianas at 6 anos; reembolso bab; e despesas com veculo prprio); transporte, alimentao e habitao, quando distante (canteiro de obra); direitos autorais; remunerao de estagirio (de acordo com a lei). Alm disso, quando disponvel para todos os empregados e dirigentes, no integram o SC: seguro de vida, assistncia mdica, educao (capacitao), previdncia privada e complementao do auxlio-doena. Essa lista exaustiva. Portanto, qualquer parcela que no tenha sido listada nela integrar o SC. Sobre a orientao dos tribunais superiores, importante registrar que deciso recente do STF garantiu que o vale-transporte no integra o SC, ainda que pago em dinheiro. Anteriormente, o STJ tinha entendimento contrrio, se posicionando a favor da incidncia de contribuio previdenciria sobre o valetransporte pago em dinheiro. O Supremo, ao julgar o Recurso Extraordinrio 478.410/SP (rel. Min. Eros Grau, 10.3.2010), decidiu que o vale-transporte, tanto em tquete como em dinheiro, tem natureza indenizatria e sobre o mesmo no h qualquer reflexo trabalhista ou fiscal. Segundo o relator, o benefcio "no tem natureza salarial, nem se incorpora remunerao para quaisquer efeitos. No se constitui base para incidncia da contribuio previdenciria, FGTS e no se configura como rendimento tributvel do trabalhador para fins de Imposto de Renda".

5.3.3) Limites mnimo e mximo O limite mnimo do salrio de contribuio corresponde ao piso salarial, legal ou normativo, da categoria ou, inexistindo este, ao salrio mnimo,
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA tomado no seu valor mensal, dirio ou horrio, conforme o ajustado e o tempo de trabalho efetivo durante o ms. Vale registrar que, para o contribuinte individual, caso a remunerao auferida no ms no alcance o valor do salrio mnimo, ele deve fazer a complementao da contribuio para atingir o valor do mnimo, para que o ms seja computado nos clculos dos benefcios. Caso contrrio, o ms desconsiderado. Como o salrio-mnimo reajustado periodicamente, assim como outros valores contidos na legislao previdenciria, os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio so estabelecidos mediante Portaria Conjunta do Ministrio da Previdncia Social e do Ministrio da Fazenda, valendo para todos os segurados. O limite mximo do SC corresponde ao teto do valor dos benefcios do RGPS e, atualmente, est fixado em R$ 3.691,74, de acordo com a Portaria Interministerial MPS/MF n 407, de 14/07/2011. Registre-se que a contribuio das empresas e equiparados, conhecida como cota patronal, no observa limite mximo. provvel que seja editada em breve nova portaria interministerial para atualizar os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio, tendo em vista o reajuste do salrio mnimo. No entanto, se isso realmente acontecer, tal portaria no poder ser cobrada no concurso, pois somente a legislao vigente at a publicao do edital pode ser objeto de cobrana na prova.

5.3.4) Proporcionalidade O limite mnimo do salrio de contribuio pode ser definido em dias ou em horas, caso o trabalhador seja contratado no meio do ms ou se trabalha somente meio expediente, recebendo um valor inferior ao salrio-mnimo mensal. Nesses casos, o salrio de contribuio ser proporcional ao nmero de dias trabalhado no ms e, mesmo que o SC seja inferior ao mnimo mensal, o trabalhador ter esse perodo de contribuio computado, assegurado o recebimento de benefcios no valor mnimo mensal. Para o contribuinte individual, caso a remunerao auferida no ms no alcance o valor do salrio Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA mnimo, ele deve fazer a complementao da contribuio para atingir o valor do mnimo, para que o ms seja computado nos clculos dos benefcios. Caso contrrio, o ms desconsiderado.

5.3.5) Reajustamento O reajustamento do salrio de contribuio no se confunde com o reajuste do valor dos benefcios da previdncia social, mas sim ao limite mximo definido na legislao sobre o qual pode incidir contribuio previdenciria. Como vimos anteriormente, o limite mximo do SC atualmente definido pela Portaria Interministerial MPS/MF n 407, de 14/07/2011. A Lei n 8.212/1991 determina que tal reajuste seja feito na mesma poca que os do reajustamento dos benefcios de prestao continuada da Previdncia Social. Assim, a periodicidade do reajuste no fixa, mas geralmente ocorre uma ou duas vezes ao ano por meio de Portaria Interministerial do Ministrio da Fazenda e do Ministrio da Previdncia Social.

5.2) Receitas das contribuies sociais: dos segurados, das empresas, do empregador domstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognsticos, receitas de outras fontes.

CONTRIBUIO DOS SEGURADOS DO RGPS Empregado, trabalhador avulso e empregado domstico A contribuio do empregado, do trabalhador avulso e do empregado domstico tem alquotas diferenciadas a depender da faixa em que se encontre o salrio de contribuio do segurado. Atualmente, existem trs alquotas fixadas, de 8%, 9% e 11%, que so aplicadas, para remuneraes referentes
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA ao ano de 2011, seguindo a tabela abaixo (Portaria Interministerial MPS/MF n 407/2011): Salrio de contribuio at R$ 1.107,52 de R$ 1.107,53 a R$ 1.845,87 de R$ 1.845,88 a R$ 3.691,74 11,00% 9,00% Alquotas 8,00%

Essa contribuio conhecida como o INSS do empregado e descontada de sua remunerao pelo empregador, j que a lei enquadra o empregador como responsvel tributrio por tais contribuies. Contribuinte individual A contribuio previdenciria do contribuinte individual varia conforme o destinatrio do servio que ele presta. Se o CI presta servio para empresa ou equiparados, sua contribuio ser de 11% do salrio de contribuio decorrente da remunerao paga pelo servio. Nessas situaes, haver cota patronal (CP) por parte da empresa, conforme veremos posteriormente, e a contribuio do CI ser recolhida pela tomadora do servio e descontada da remunerao paga ao segurado. J quando o CI presta servio para pessoa fsica, produtor rural pessoa fsica, outro contribuinte individual, misso diplomtica (e correlatas) ou para instituies isentas das contribuies previdencirias, sua contribuio de 20% do valor da remunerao paga pelo servio. Quando o CI presta servio a pessoas/entidades desobrigadas a descontar, ele mesmo deve proceder ao pagamento dos 20% atravs da Guia de Recolhimento da Previdncia Social (GPS), tambm conhecido como carn do INSS.

Presuno de desconto
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

No caso do trabalhador empregado, do avulso, do empregado domstico e do contribuinte individual que presta servio a empresas, o desconto da contribuio do segurado sempre se presumir feito, oportuna e regularmente, pela empresa, pelo empregador domstico, pelo sindicato e pelo OGMO a isso obrigados, no lhes sendo lcito alegar qualquer omisso para se eximirem do recolhimento, ficando os mesmos diretamente responsveis pelas importncias que deixarem de descontar ou tiverem descontado de forma incorreta.

Segurado Especial O segurado especial tem um tratamento preferencial concedido pela legislao, por se entender que ele trabalha em regime de economia familiar, produzindo geralmente o suficiente apenas para sua subsistncia. Portanto, para o segurado especial, s haver contribuio quando houver comercializao da produo. Nesses casos, o segurado especial estar sujeito a uma contribuio muito similar contribuio do produtor rural pessoa fsica, como ser detalhado posteriormente na seo especfica. Segurado Facultativo Para o segurado facultativo, o valor da contribuio previdenciria ser o resultado da aplicao da alquota de 20% sobre o salrio de contribuio, que o valor por ele declarado, observados os limites mnimo e mximo. Plano Simplificado de Previdncia Social (PSPS) O PSPS uma forma de incluso previdenciria com percentual de contribuio reduzido de 20% para 11% para algumas categorias de segurados da Previdncia Social. Desde a competncia abril/2007, podem contribuir com 11% sobre o valor do salrio-mnimo os seguintes segurados: contribuintes individuais que trabalham por conta prpria (antigo autnomo), sem relao Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA de trabalho com empresa ou equiparada; e segurados facultativos. Nesses casos, o valor do salrio de contribuio limitado ao salrio mnimo, no podendo pagar mais que esse valor no PSPS. Tal opo implica excluso do direito ao benefcio de aposentadoria por tempo de contribuio (LC 123, de 14/12/2006). Mais recentemente, a Lei n 12.470, de 31 de agosto de 2011, reduziu a alquota de contribuio do PSPS para 5% do salrio-mnimo para duas categorias especficas de segurado: o contribuinte individual enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI) e o segurado facultativo sem renda prpria e de baixa renda.

CONTRIBUIO DAS EMPRESAS E EQUIPARADOS Cota Patronal O fato gerador da contribuio das empresas , tambm, a atividade remunerada dos segurados a seu servio, com ou sem vnculo empregatcio. H algumas excees, como a contratao de cooperativa de trabalho, em que ainda assim o trabalho remunerado aparece como aspecto material da hiptese de incidncia. Por esse motivo, a base de clculo da cota patronal previdenciria ser, em regra, a remunerao dos segurados. Lembre-se que, nesse caso, no h que se falar em limite mximo. Incide a cota patronal de 20% sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas a qualquer ttulo, durante o ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem servios. Da mesma forma, tambm incide a contribuio de 20% sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas aos segurados contribuintes individuais que lhe prestem servios. Portanto, a contratao de servios eventuais de pessoa fsica no exclui a contribuio da empresa.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Determina a lei que as instituies financeiras, alm das contribuies bsicas, devem a contribuio adicional de 2,5% sobre a mesma base de clculo, ou seja, as remuneraes de empregados, avulsos e CI. Assim, a cota patronal das instituies financeiras totaliza o percentual de 22,5%. Registrese, tambm, que a CF conferiu imunidade s entidades de assistncia social em relao s contribuies sociais. Recentemente, a Medida Provisria n 540/2011, convertida na Lei n 12.546, de 14 de dezembro de 2011, reduziu a cota patronal de alguns setores industriais no bojo da nova poltica industrial do governo, no chamado Plano Brasil Maior (www.brasilmaior.mdic.gov.br). O objetivo do plano estimular a competitividade dos setores sensveis ao cmbio valorizado que tem se observado nos ltimos tempos. Assim, as empresas que prestam, exclusivamente, os servios de tecnologia da informao (TI) e tecnologia da informao e comunicao (TIC) deixam de contribuir com os 20% sobre a remunerao de empregados, avulsos e individuais, mas passam a ter um aumento de 2,5% de COFINS em contrapartida. Tambm os setores de confeces, calados e mveis tiveram sua alquota da contribuio previdenciria patronal reduzida a zero (0%), mas o aumento de COFINS como contrapartida foi de apenas 1,5%. Esses benefcios so temporrios, vlidos at 31 de dezembro de 2014, e entraram em vigor trs meses aps a publicao da MP.

Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) A CF assegura aos trabalhadores seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador (CF, art.7, XXVIII). Por isso, alm da cota patronal das empresas de 20%, sobre a remunerao de empregados e avulsos incide a contribuio RAT de 1, 2 ou 3% a ttulo de custeio do seguro de acidentes do trabalho. Tal contribuio no incide sobre a remunerao paga ao CI.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Recentemente, foi implementada uma nova sistemtica de ponderao da alquota RAT com base no Fator Acidentrio Previdencirio (FAP). O FAP um multiplicador aplicado alquota RAT que mede o desempenho da empresa em relao sade e segurana no trabalho, com o objetivo de estimular a introduo de polticas mais efetivas nessa rea. Assim, de acordo com o desempenho da empresa em relao ao seu setor econmico, a alquota RAT pode ser dividida pela metade ou at dobrar.

Contribuio para terceiros Alm das contribuies previdencirias, a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) tambm arrecada as contribuies para terceiros, que so entidades de personalidade jurdica prpria, de natureza privada. Os terceiros so, por exemplo, o SESC, SESI, SENAC, SENAT e o SENAR, que visam ao aprimoramento profissional e bem-estar de seus associados, vinculados a estas entidades de acordo com a atividade econmica de seus empregadores. Portanto, embora estas contribuies no sejam destinadas seguridade social, elas so devidas pelas empresas e, geralmente, tm a alquota de 5,8%.

Cooperativas de trabalho As cooperativas de trabalho no esto sujeitas contribuio patronal de 20% sobre os valores pagos ou devidos ao contribuinte individual que lhe presta servio, NA CONDIO DE COOPERADO, atravs de sua intermediao. As empresas que contratam os servios de cooperativa de trabalho que ficam responsveis pela cota patronal, que de 15%, incidente sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servios. Contudo, a cooperativa est obrigada a descontar a contribuio a cargo do segurado CI cooperado e recolher o valor arrecadado.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Portanto, se o cooperado CI presta servios atravs da cooperativa de trabalho a empresas em geral, a cooperativa dever descontar 11% da contribuio do segurado e a empresa contratante contribuir com 15% da nota fiscal correspondente cota patronal. J se o cooperado prestar servios a empresas isentas de contribuio social ou a pessoas fsicas, no haver cota patronal e a contribuio do segurado ser de 20%, valor que deve ser descontado e recolhido pela cooperativa. As cooperativas de trabalho no devem ser confundidas com as cooperativas de produo. Essas ltimas, para fins previdencirios, so equiparadas a empresas e recebem o mesmo tratamento dado a tais entidades.

Adicional RAT Haver incidncia adicional de 12, 9 ou 6% alquota RAT,

respectivamente, se a atividade exercida pelo segurado a servio da empresa ensejar a concesso de aposentadoria especial aps 15, 20 ou 25 anos de contribuio. A legislao especfica define quais so essas atividades. importante notar que essas alquotas adicionais no incidem sobre o total da folha de pagamento, mas somente sobre a remunerao dos empregados e trabalhadores avulsos sujeitos s condies de trabalho que prejudiquem de tal forma a sade e a integridade fsica que ensejem a aquisio futura de aposentadoria especial. No caso de cooperados que prestem servios por intermdio de cooperativa de trabalho, cuja atividade desenvolvida por eles enseje a concesso de aposentadoria especial aps 15, 20 ou 25 anos de contribuio, haver um acrscimo de contribuio, respectivamente, de 9, 7 ou 5% sobre a nota fiscal ou fatura de servios, a cargo da empresa contratante.

Microempresa e Empresa de Pequeno Porte


Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

As empresas optantes pelo Simples Nacional, introduzido pela LC n 123/06, tm uma forma simplificada substitutiva de pagamento de uma srie de tributos (federais, estaduais e municipais): em vez de efetuar pagamentos de diversos tributos separadamente, pagam somente um percentual consolidado sobre sua receita bruta mensal auferida, incluindo as contribuies previdencirias da empresa. Portanto, a cota patronal e a alquota RAT esto inseridas no pagamento do Simples Nacional, recebendo a destinao de um pequeno percentual do valor arrecadado. As empresas que podem optar pelo Simples Nacional so limitadas a um patamar de receita bruta anual. considerada Microempresa aquela que tem receita bruta anual menor ou igual a R$ 360.000,00. J a Empresa de Pequeno Porte so aquelas que tm receita bruta anual entre R$ 360.000,00 e R$ 3.600.000,00. Os limites de enquadramento foram reajustados recentemente atravs da Lei Complementar n 139/2011. Empresas que tenham receita bruta anual acima desses valores esto excludas do Simples Nacional. A empresa optante pelo Simples Nacional continua obrigada a descontar e recolher a contribuio do segurado que lhe presta servio, na condio de responsvel por tais tributos. Ademais, esto isentas da contribuio para terceiros.

Frete Transportador Autnomo O contribuinte individual fretista ou transportador autnomo tratado de forma diferenciada pela legislao previdenciria em relao a um contribuinte individual qualquer, pois a nota fiscal relativa ao frete inclui no somente o pagamento de remunerao ao transportador autnomo, mas tambm despesas com combustvel, seguros da mercadoria e do veculo, entre outras. Por isso, seria injusto que as alquotas previdencirias incidissem sobre o valor total da nota. Assim, o RPS definiu uma base de clculo reduzida (BCR) para essa situao, que de 20% sobre o valor bruto do frete.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Sendo assim, no caso de um CI fretista que presta servio a uma empresa, haver incidncia de cota patronal de 20% sobre a BCR, ou seja, 20% sobre 20% do valor bruto do frete. J se uma empresa contrata um frete de uma cooperativa de trabalho (de fretistas), haver cota patronal de 15% sobre a BCR, que ser 20% do valor da fatura de servio do frete. Nos dois casos, o desconto de 11% da contribuio do CI tambm ser feito sobre a BCR.

Produtor Rural Pessoa Jurdica e Agroindstria O produtor rural pessoa jurdica (PRPJ) uma empresa dedicada produo rural. Agroindstria uma empresa que industrializa produtos rurais de sua prpria produo, no todo ou em parte, mesmo que tambm adquira produo de terceiros para industrializar. O PRPJ e a agroindstria tm um tratamento diferenciado em relao a sua forma de contribuir para a previdncia social: contribuem com 2,5% da receita bruta proveniente da comercializao de sua produo, como cota patronal, e mais 0,1% da mesma receita bruta, como alquota RAT. Alm disso, incide mais 0,25% de contribuio para terceiros (SENAR), totalizando 2,85%. Essa forma de contribuio substitui a cota patronal e o RAT referente a trabalhadores empregados e avulsos. As contribuies referentes a CI, cooperativas de trabalho e demais contribuies recebem o mesmo tratamento de qualquer empresa.

Produtor Rural Pessoa Fsica e Segurado Especial Para o produtor rural pessoa fsica (PRPF) e para o segurado especial (SE), a base de clculo da contribuio ser a receita bruta da comercializao da produo rural, ou seja, o valor recebido ou creditado pela comercializao da produo, tendo as seguintes alquotas e destinaes: 2% para a
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA previdncia social (cota patronal); 0,1% para a contribuio dos riscos ambientais do trabalho (RAT) e 0,2% para terceiros. A diferena entre o PRPF e o SE est no tamanho da propriedade, que para o SE deve ser limitada a 4 mdulos fiscais, e na limitao de empregados, pois o SE s pode contar com ajuda eventual de terceiros. Da decorre um desdobramento importante: para o SE, a contribuio mencionada refere-se a sua prpria contribuio, como segurado. J para o PRPF, a contribuio sobre a receita bruta da comercializao da produo corresponde a sua cota patronal e RAT, sendo devida, ainda, sua contribuio como contribuinte individual. Na comercializao da produo rural do PRPF ou do SE, ocorre o fenmeno da sub-rogao: o adquirente da produo rural fica responsvel, como substituto tributrio, pelo recolhimento das contribuies sociais incidentes na operao, salvo se o adquirente for pessoa fsica (no varejo) ou outro PRPF ou SE.

Microempreendedor Individual MEI O Empreendedor Individual a pessoa que trabalha por conta prpria e que se legaliza como pequeno empresrio. Para ser um empreendedor individual, necessrio faturar no mximo at R$ 60.000,00 por ano, no ter participao em outra empresa como scio ou titular e ter, no mximo, um empregado contratado que receba o salrio mnimo ou o piso da categoria. Alm de outros benefcios tributrios, o MEI enquadrado como CI, devendo contribuir com 5% sobre o salrio-mnimo, mas no far jus aposentadoria por tempo de contribuio. Anteriormente, o MEI contribua com 11% do salrio-mnimo, mas a Lei n 12.470, de 30 de agosto de 2011, resultado da converso da MP n 529/2011, garantiu tratamento mais benfico ao MEI, mediante a reduo de sua alquota de contribuio para 5%. Alm

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA disso, em relao a seu empregado, o MEI tem cota patronal de 3% da remunerao e deve reter a contribuio do empregado.

EMPREGADOR DOMSTICO O empregador domstico deve efetuar o recolhimento de contribuio no valor de 12% sobre o salrio de contribuio (SC) do empregado domstico a seu servio, que seria a contribuio correspondente cota patronal das empresas. Contudo, diferentemente das empresas, a cota patronal do empregador domstico obedece ao limite mximo do SC, que em 2010 de R$ 3.416,54. O empregador domstico est dispensado da contribuio para terceiros e do RAT. Vale a pena ressaltar que, durante o perodo de licenamaternidade, o empregador domstico continua recolhendo a cota patronal e o salrio-maternidade pago pelo INSS.

ASSOCIAO PROFISSIONAL

DESPORTIVA

QUE

MANTM

EQUIPE

DE

FUTEBOL

Dispe a lei que a contribuio das associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional corresponde a 5% da receita bruta decorrente dos espetculos esportivos de que participem em todo o territorial nacional, em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais, e sob qualquer forma de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, publicidade, propaganda e de transmisso de espetculos desportivos. Em nosso pas, os salrios de jogadores de futebol so astronmicos. Como a cota patronal no observa limite, a contribuio dessas associaes desportivas sobre os salrios seria muito elevada, gerando um incentivo sonegao. Portanto, essa forma diferenciada de contribuio busca uma alternativa mais harmnica de cumprimento das obrigaes, j que a
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA contribuio deduzida diretamente das principais fontes de receita de tais associaes. Tanto assim que so as prprias empresas patrocinadoras ou promotoras dos espetculos esportivos que devem descontar e recolher tal contribuio, ou seja, so responsveis pelo tributo.

CONTRIBUIO SOBRE A RECEITA DE CONCURSOS DE PROGNSTICOS A Constituio Federal estabelece que a receita de concursos de prognsticos uma contribuio social. A legislao definiu que 100% da renda lquida dos concursos de prognsticos realizados pelos rgos do Poder Pblico so destinados seguridade social de sua esfera de governo. Portanto, do total da arrecadao so deduzidos os valores destinados ao pagamento de prmios, de impostos e de despesas administrativas, alm dos valores destinados ao Programa de Crdito Educativo o restante destinado seguridade social. Alm disso, incide ainda contribuio social de 5% sobre o movimento global de apostas em prado de corridas (corrida de cavalo) e de 5% sobre o movimento global de apostas em sorteio de nmeros ou de quaisquer modalidades de smbolos, realizados por entidades privadas.

RECEITAS DE OUTRAS FONTES Constituem outras receitas da Seguridade Social: as multas, a

atualizao moratria e os juros moratrios; as receitas patrimoniais, industriais e financeiras; as doaes, legados e subvenes; 50% dos valores obtidos com os bens de valor econmico apreendidos em decorrncia do trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins; e 40% do resultado dos leiles dos bens apreendidos pela Receita Federal.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA QUESTES

ATENO: Como dito anteriormente, os ltimos concursos do INSS praticamente no cobraram questes da parte de contribuies. No encontrei questes da FCC sobre esse tpico e apresento questes de outra banca. Algumas questes abordam temas de uma complexidade maior do que o padro das questes da FCC e dos concursos do INSS. De qualquer forma, a resoluo da lista de exerccios essencial para a fixao da matria.

1 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Previdncia Social/2002) A respeito do conceito previdencirio de empresa ou de empregador domstico, assinale a assertiva incorreta. a) Empresa a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos, bem como os rgos e entidades da administrao pblica direta, indireta ou fundacional. b) Empregador domstico a pessoa ou famlia que admite a seu servio, sem finalidade lucrativa, empregado domstico. c) Equipara-se empresa, para os efeitos da Lei 8.213/91, o contribuinte individual em relao a segurado que lhe presta servio. d) Equipara-se empresa, para os efeitos da Lei 8.213/91, a cooperativa. e) Equipara-se empresa, para os efeitos da Lei 8.213/91, a associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade. 2 (ESAF/Tcnico da Receita Federal rea Tecnologia da

Informao/2006) Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. ( ) A contribuio da Unio para a Seguridade Social constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal. ( ) Os recursos adicionais do Oramento Fiscal para a Seguridade Social sero fixados obrigatoriamente na lei oramentria anual. ( ) A Unio responsvel pela cobertura de insuficincias financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da Previdncia Social. a) F F F. b) V V V.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA c) F V V. d) V V F. e) F F V.

3 - (CESPE/Juiz Federal TRF 1 Regio/2009) Segundo a CF, o legislador infraconstitucional poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social. Essas medidas devero observar o princpio da no-cumulatividade, podendo apresentar fato gerador ou base de clculo dos impostos discriminados constitucionalmente.

4 - (ESAF/Tcnico da Receita Federal do Brasil rea Tributria e Aduaneira/2006) De acordo com os princpios constitucionais da Seguridade Social, incorreta a seguinte opo: a) no incidir contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo Regime Geral da Previdncia Social de que trata o art. 201 da CF/88. b) poder ser instituda contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento. c) podem ter alquotas diferenciadas as contribuies sociais da empresa. d) os entes federados descentralizados tm seu oramento da Seguridade Social distinto do oramento da Unio. e) a transferncia de recursos para o Sistema nico de Sade ter seus critrios definidos em lei. 5 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Federal/2009) A respeito da Ordem Social e princpios constitucionais da seguridade social, assinale a opo incorreta. a) As contribuies sociais da empresa podem ter alquotas diferenciadas. b) Poder haver contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento. c) A lei definir critrio de transferncia de recursos para o Sistema nico de Sade.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA d) O oramento da seguridade social dos entes federados descentralizados distinto do oramento da Unio. e) Pode ser dada remisso para as contribuies sociais do empregado retidas pelas empresas no pagamento dos salrios. 6 (ESAF/Tcnico da Receita Federal rea Tecnologia da

Informao/2006) A Seguridade Social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Ser financiada tambm por contribuies sociais, mas no pela contribuio a) sobre os proventos de aposentadoria ou penso concedidos pelo Regime Geral de Previdncia Social ao trabalhador ou demais segurados submetidos a tal regime. b) sobre a receita ou o faturamento, relativo a operaes de comrcio interno, do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei. c) sobre o lucro do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, independentemente de ser sujeito tambm pelo imposto de renda. d) do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar, independentemente da incidncia do imposto de importao que no caso couber. 7 - (ESAF/Assistente Tcnico Administrativo-MF/2009) luz do texto constitucional, julgue os itens abaixo referentes ao financiamento da Seguridade Social: I financiada por toda a sociedade. II de forma direta e indireta. III por meio de verbas oramentrias entre outras. IV financiamento definido por lei. a) Somente I e III esto corretos. b) Somente I est correto. c) Somente I e II esto corretos. d) Todos esto corretos. e) Somente III e IV esto corretos.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA 8 - (ESAF/PGFN/2003) Considerando o conceito, organizao e princpios constitucionais da seguridade social na Constituio Federal, julgue os itens abaixo. I Seguridade social vincula-se a um conjunto de aes independentes e estanques na rea de sade, previdncia e assistncia social. II No h previso constitucional de recursos financeiros para a seguridade social. III A contribuio social no constitui exao fiscal vinculada. IV S as empresas contribuem para o financiamento da seguridade social. a) Todos esto incorretos. b) Somente I est incorreto. c) II e IV esto corretos. d) I e II esto corretos. e) III e IV esto corretos.

(ESAF/Assistente

Tcnico

Administrativo-MF/2009)

Alm

das

inmeras contribuies sociais institudas no texto da Constituio Federal, h possibilidade de instituio de novas espcies de contribuio social? Assinale a alternativa que responde incorretamente pergunta formulada. a) Pode haver contribuio social com o mesmo fato gerador de outra j existente. b) O rol de contribuies sociais no taxativo. c) H previso constitucional de competncia residual. d) A diversidade da base de financiamento permite outras contribuies sociais. e) A Unio pode instituir outras contribuies sociais. 10 - (ESAF/Assistente Tcnico Administrativo-MF/2009) A respeito da base de clculo e contribuintes das contribuies sociais, analise as assertivas abaixo, assinalando a incorreta.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA a) Remunerao paga, devida ou creditada aos segurados e demais pessoas fsicas a seu servio, mesmo sem vnculo empregatcio EMPRESA. b) Receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participem em todo territrio nacional PRODUTOR RURAL PESSOA JURDICA. c) Incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural SEGURADO ESPECIAL. d) Salrio de contribuio dos empregados domsticos a seu servio EMPREGADORES DOMSTICOS. e) Incidentes sobre seu salrio de contribuio TRABALHADORES. 11 - (ESAF/Assistente Tcnico Administrativo-MF/2009) Qual das parcelas abaixo no integram o salrio de contribuio? a) Salrio b) Gorjetas c) Despesas de viagem d) Abonos e) Ganhos habituais 12 - (ESAF/Assistente Tcnico Administrativo-MF/2009) A respeito das contribuies sociais, correto afirmar que: a) a contribuio do empregador incide s sobre a folha de salrios. b) a contribuio da empresa pode ser feita em funo do tipo de produto que ela vende. c) o trabalhador no contribui para a Seguridade Social. d) os concursos de prognsticos no esto sujeitos incidncia de contribuio social. e) pode haver incidncia de contribuio social sobre a importao de bens do exterior.

13 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Federal/2009) A respeito do financiamento da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, assinale a opo correta. a) A pessoa jurdica em dbito com o sistema de seguridade social pode contratar com o poder pblico federal. b) Lei ordinria pode instituir outras fontes de custeio alm das previstas na Constituio Federal. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 32

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA c) As contribuies sociais criadas podem ser exigidas noventa dias aps a publicao da lei. d) Podem-se criar benefcios previdencirios para inativos por meio de decreto legislativo. e) So isentas de contribuio para a seguridade social todas entidades beneficentes de utilidade pblica distrital e municipal. 14 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Federal rea Tributria e Aduaneira/2005) Quanto ao financiamento da seguridade social, de acordo com o estabelecido na CF/88 e na legislao do respectivo custeio, assinale a opo correta.

a) A lei no pode instituir outras fontes de custeio alm daquelas previstas na Constituio Federal. b) So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. c) As contribuies sociais criadas podem ser exigidas no ano seguinte publicao da respectiva lei. d) H possibilidade de criar benefcio previdencirio sem prvio custeio. e) Mesmo em dbito com o sistema da seguridade social, pode a pessoa jurdica contratar com o poder pblico. 15 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Federal rea Tributria e Aduaneira/2005) Com relao s contribuies sociais, no mbito da seguridade social, correto afirmar: a) As contribuies sociais, de que trata o art. 195 da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. b) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos cento e oitenta dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. c) So isentas de contribuio para a seguridade social todas as entidades de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei complementar. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA d) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da assinatura da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. e) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser criadas e exigidas aps decorridos noventa dias da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna.

16 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Federal/2003) Responda com base na Constituio Federal. 1. vedado que as contribuies sociais para a seguridade social tenham base de clculo prpria de impostos? 2. Incide contribuio social para a seguridade social sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social? 3. As contribuies sociais para a seguridade social sobre a folha de salrios, a receita ou o faturamento de pessoas jurdicas podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica ou da utilizao intensiva de mo-de-obra? a) Sim, no, no b) Sim, sim, sim c) Sim, sim, no d) No, no, sim e) No, sim, sim

17 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Previdncia Social/2002) A respeito do financiamento da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, assinale a opo correta. a) A pessoa jurdica em dbito com o sistema de seguridade social no pode contratar com o poder pblico. b) A lei no pode instituir outras fontes de custeio alm das previstas na Constituio Federal. c) Pode-se criar benefcio previdencirio sem prvio custeio.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA d) As contribuies sociais criadas podem ser exigidas no ano seguinte publicao da lei. e) So isentas de contribuio para a seguridade social todas as entidades beneficentes de utilidade pblica federal. 18 - (Auditor Fiscal da Previdncia Social/2002) No constitui receita das contribuies sociais: a) as das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio. b) as dos empregadores domsticos, incidentes sobre o salrio-de-contribuio dos empregados domsticos a seu servio. c) as provenientes da Unio. d) as das empresas, incidentes sobre o faturamento e o lucro. e) as incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos. 19 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Federal rea Tecnologia da Informao/2005) Constituem contribuies sociais, de acordo com a Lei n. 8.212/91, exceto: a) As das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio. b) As dos empregados domsticos. c) As dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salrio-de-contribuio. d) As das empresas, incidentes sobre faturamento e lucro. e) As dos proprietrios rurais, incidentes sobre o seu faturamento. 20 - (ESAF/Auditor-Fiscal da RFB/2009) Alm das contribuies sociais, a seguridade social conta com outras receitas. No constituem outras receitas da seguridade social: a) as multas. b) receitas patrimoniais. c) doaes. d) sessenta por cento do resultado dos leiles dos bens apreendidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. e) juros moratrios.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA GABARITO 1) A 12) E 2) B 13) C 3) C 4) B 5) B 6) A 7) D 17) A 8) A 18) C 9) A 19) E 10) B 11) C 20) D

14) B

15) A

16) D

QUESTES COMENTADAS

1 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Previdncia Social/2002) A respeito do conceito previdencirio de empresa ou de empregador domstico, assinale a assertiva incorreta. a) Empresa a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos, bem como os rgos e entidades da administrao pblica direta, indireta ou fundacional. b) Empregador domstico a pessoa ou famlia que admite a seu servio, sem finalidade lucrativa, empregado domstico. c) Equipara-se empresa, para os efeitos da Lei 8.213/91, o contribuinte individual em relao a segurado que lhe presta servio. d) Equipara-se empresa, para os efeitos da Lei 8.213/91, a cooperativa. e) Equipara-se empresa, para os efeitos da Lei 8.213/91, a associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade.

Gabarito: letra a. A assertiva contida em a est incorreta porque o conceito previdencirio de empresa no exige que a sociedade tenha finalidade de lucro, pode ser com fins lucrativos ou no. Portanto, o erro est na limitao da definio de empresa quelas com fins lucrativos. Todas as demais alternativas esto correta, de acordo com o art. 14 da Lei n 8.213/1991.

(ESAF/Tcnico

da

Receita

Federal

rea

Tecnologia

da

Informao/2006) Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


( ) A contribuio da Unio para a Seguridade Social constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal. ( ) Os recursos adicionais do Oramento Fiscal para a Seguridade Social sero fixados obrigatoriamente na lei oramentria anual. ( ) A Unio responsvel pela cobertura de insuficincias financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da Previdncia Social. a) F F F. b) V V V. c) F V V. d) V V F. e) F F V.

Gabarito: letra b. As trs assertivas da questo esto corretas e reproduzem disposies do art. 196 do Decreto n 3.048/1999. Segundo o dispositivo, a contribuio da Unio constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal, fixados obrigatoriamente na Lei Oramentria anual. A terceira assertiva traz o teor do pargrafo nico do art: A Unio responsvel pela cobertura de eventuais insuficincias financeiras da seguridade social, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da previdncia social, na forma da Lei Oramentria anual. Logo, todas as afirmativas so verdadeiras e a resposta certa a letra b.

3 - (CESPE/Juiz Federal TRF 1 Regio/2009) Segundo a CF, o legislador infraconstitucional poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social. Essas medidas devero observar o princpio da no-cumulatividade, podendo apresentar fato gerador ou base de clculo dos impostos discriminados constitucionalmente.

Gabarito: Certo. o que diz o 4 do art. 195 da CF. Ao traar essa possibilidade, conhecida como competncia residual, o dispositivo assevera que o legislador infraconstitucional deve obedecer o disposto no art. 154, I, que trata da competncia residual da Unio para criar impostos. Por esse comando, entende-se que uma nova contribuio social no pode ter mesmo fato gerador ou base de clculo das outras contribuies sociais discriminadas
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA constitucionalmente. Porm, no h impedimento para que tais elementos da contribuio sejam idnticos aos dos impostos j previstos na Constituio, pois tratam-se de espcies tributrias distintas.

4 - (ESAF/Tcnico da Receita Federal do Brasil rea Tributria e Aduaneira/2006) De acordo com os princpios constitucionais da Seguridade Social, incorreta a seguinte opo: a) no incidir contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo Regime Geral da Previdncia Social de que trata o art. 201 da CF/88. b) poder ser instituda contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento. c) podem ter alquotas diferenciadas as contribuies sociais da empresa. d) os entes federados descentralizados tm seu oramento da Seguridade Social distinto do oramento da Unio. e) a transferncia de recursos para o Sistema nico de Sade ter seus critrios definidos em lei.

Gabarito: letra b. A alternativa b est incorreta porque, de acordo com o art. 195 da Constituio, poder ser instituda contribuio social sobre o lucro e o faturamento a cargo do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, mas no do trabalhador alis, lucro e faturamento so conceitos tpicos da atividade empresarial. Todas as demais alternativas esto corretas e se baseiam nas disposies constitucionais sobre o financiamento da seguridade social vistas durante a aula.

5 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Federal/2009) A respeito da Ordem Social e princpios constitucionais da seguridade social, assinale a opo incorreta. a) As contribuies sociais da empresa podem ter alquotas diferenciadas. b) Poder haver contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento. c) A lei definir critrio de transferncia de recursos para o Sistema nico de Sade. d) O oramento da seguridade social dos entes federados descentralizados distinto do oramento da Unio. e) Pode ser dada remisso para as contribuies sociais do empregado retidas pelas empresas no pagamento dos salrios.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Gabarito: letra b. Questo muito semelhante anterior, com mesmo gabarito inclusive. A letra e passvel de gerar confuso no aluno, pois o 11 do art. 195 da CF/1988 afirma que vedada a concesso de remisso ou anistia das contribuies sociais de que tratam os incisos I, a, e II deste artigo, para dbitos em montante superior ao fixado em lei complementar. Embora primeira vista parea que a letra e incompatvel, a remisso ou anistia vedada apenas para dbitos em montante superior ao fixado em lei complementar. Logo, a alternativa torna-se correta, pois, se o dbito for inferior a tal montante, poder ser dada remisso.

(ESAF/Tcnico

da

Receita

Federal

rea

Tecnologia

da

Informao/2006) A Seguridade Social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Ser financiada tambm por contribuies sociais, mas no pela contribuio a) sobre os proventos de aposentadoria ou penso concedidos pelo Regime Geral de Previdncia Social ao trabalhador ou demais segurados submetidos a tal regime. b) sobre a receita ou o faturamento, relativo a operaes de comrcio interno, do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei. c) sobre o lucro do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, independentemente de ser sujeito tambm pelo imposto de renda. d) do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar, independentemente da incidncia do imposto de importao que no caso couber.

Gabarito: letra a. Mais uma vez vemos a importncia de o candidato fixar as disposies constitucionais sobre a seguridade social. No Regime Geral, vedada a incidncia de contribuio sobre os proventos de aposentadoria e penso (art. 195, II, CF/1988). Todas as demais alternativas apresentam hipteses de incidncia de contribuio previstas no texto constitucional.

(ESAF/Assistente

Tcnico

Administrativo-MF/2009)

luz

do

texto

constitucional, julgue os itens abaixo referentes ao financiamento da Seguridade Social: I financiada por toda a sociedade. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


II de forma direta e indireta. III por meio de verbas oramentrias entre outras. IV financiamento definido por lei. a) Somente I e III esto corretos. b) Somente I est correto. c) Somente I e II esto corretos. d) Todos esto corretos. e) Somente III e IV esto corretos.

Gabarito: letra d. Questo relativamente simples, baseada no art. 195 da Constituio: A seguridade social ser financiada por toda a sociedade (I), de forma direta e indireta (II), nos termos da lei (IV), mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais (III)...

(ESAF/PGFN/2003)

Considerando

conceito,

organizao

princpios

constitucionais da seguridade social na Constituio Federal, julgue os itens abaixo. I Seguridade social vincula-se a um conjunto de aes independentes e estanques na rea de sade, previdncia e assistncia social. II No h previso constitucional de recursos financeiros para a seguridade social. III A contribuio social no constitui exao fiscal vinculada. IV S as empresas contribuem para o financiamento da seguridade social. a) Todos esto incorretos. b) Somente I est incorreto. c) II e IV esto corretos. d) I e II esto corretos. e) III e IV esto corretos.

Gabarito: letra a. Todas os itens esto incorretos. As aes da seguridade social so integradas; h previso expressa na Constituio de recursos financeiros para a seguridade (art. 195); a contribuio social um tipo de tributo, portanto exao fiscal vinculada; e contribuem tambm para o financiamento da seguridade social os trabalhadores e outros alm de empresas.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

9 - (ESAF/Assistente Tcnico Administrativo-MF/2009) Alm das inmeras contribuies sociais institudas no texto da Constituio Federal, h possibilidade de instituio de novas espcies de contribuio social? Assinale a alternativa que responde incorretamente pergunta formulada. a) Pode haver contribuio social com o mesmo fato gerador de outra j existente. b) O rol de contribuies sociais no taxativo. c) H previso constitucional de competncia residual. d) A diversidade da base de financiamento permite outras contribuies sociais. e) A Unio pode instituir outras contribuies sociais.

Gabarito: letra a. A Constituio clara ao garantir a competncia residual da Unio para instituir outras contribuies sociais destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social, desde que seja obedecido o disposto no art. 154, I. Tal dispositivo exige que a base de clculo e o fato gerador da nova contribuio sejam distintos dos daquelas contribuies j existentes. Logo, a assertiva contida na letra a est incorreta.

10 - (ESAF/Assistente Tcnico Administrativo-MF/2009) A respeito da base de clculo e contribuintes das contribuies sociais, analise as assertivas abaixo, assinalando a incorreta. a) Remunerao paga, devida ou creditada aos segurados e demais pessoas fsicas a seu servio, mesmo sem vnculo empregatcio EMPRESA. b) Receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participem em todo territrio nacional PRODUTOR RURAL PESSOA JURDICA. c) Incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural SEGURADO ESPECIAL. d) Salrio de contribuio dos empregados domsticos a seu servio EMPREGADORES DOMSTICOS. e) Incidentes sobre seu salrio de contribuio TRABALHADORES.

Gabarito: letra b. Novamente o enunciado pede que o candidato marque a assinale a assertiva incorreta. A alternativa b est claramente incorreta pois afirma relaciona o produtor rural pessoa jurdica (contribuinte) com a receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participem em todo o territrio nacional (base de clculo). Ora, a contribuio social que Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 41

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA tem essa base de clculo a da associao desportiva que tem time de futebol profissional, e no o PRPJ. Na letra e, a questo traz a noo de salrio de contribuio, que a base de clculo da contribuio do trabalhador.

11 - (ESAF/Assistente Tcnico Administrativo-MF/2009) Qual das parcelas abaixo no integram o salrio de contribuio? a) Salrio b) Gorjetas c) Despesas de viagem d) Abonos e) Ganhos habituais

Gabarito: c. Com alguma frequncia as provas de concursos cobram o conhecimento sobre as parcelas integrantes e no integrantes do salrio de contribuio. Segundo o artigo 214 do Decreto n 3.048/1999 (RPS), entendese por salrio de contribuio, para o empregado e o trabalhador avulso, a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa. As despesas de viagem a trabalho so tipicamente indenizatrias, no integrando o salrio de contribuio.

12 - (ESAF/Assistente Tcnico Administrativo-MF/2009) A respeito das contribuies sociais, correto afirmar que: a) a contribuio do empregador incide s sobre a folha de salrios. b) a contribuio da empresa pode ser feita em funo do tipo de produto que ela vende. c) o trabalhador no contribui para a Seguridade Social. d) os concursos de prognsticos no esto sujeitos incidncia de contribuio social. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


e) pode haver incidncia de contribuio social sobre a importao de bens do exterior.

Gabarito: letra e. Novamente, outra questo baseada no teor do art. 195 da Constituio, que trata do financiamento da seguridade social. O dispositivo prev as seguintes hipteses de incidncia de contribuio social: I) do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; II) do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; III) sobre a receita de concursos de prognsticos. IV) do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar. Alm das letras a, c e d, que contrariam claramente tal dispositivo, tambm a letra b est incorreta, pois a contribuio da empresa poder ter alquota ou base de clculo diferenciadas em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. No h possibilidade da contribuio da empresa ser feita em funo do tipo de produto que ela vende. Assim, somente a alternativa e est correta (art. 195).

13 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Federal/2009) A respeito do financiamento da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, assinale a opo correta. a) A pessoa jurdica em dbito com o sistema de seguridade social pode contratar com o poder pblico federal. b) Lei ordinria pode instituir outras fontes de custeio alm das previstas na Constituio Federal. c) As contribuies sociais criadas podem ser exigidas noventa dias aps a publicao da lei. d) Podem-se criar benefcios previdencirios para inativos por meio de decreto legislativo. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


e) So isentas de contribuio para a seguridade social todas entidades beneficentes de utilidade pblica distrital e municipal.

Gabarito: letra c. A alternativa c reproduz corretamente o enunciado da anterioridade nonagesimal, que est prevista no 6 do art. 195. As demais alternativas contrariam disposies do prprio art. 195 da CF/1988.

14

(ESAF/Auditor-Fiscal

da

Receita

Federal

rea

Tributria

Aduaneira/2005) Quanto ao financiamento da seguridade social, de acordo com o estabelecido na CF/88 e na legislao do respectivo custeio, assinale a opo correta.

a) A lei no pode instituir outras fontes de custeio alm daquelas previstas na Constituio Federal. b) So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. c) As contribuies sociais criadas podem ser exigidas no ano seguinte publicao da respectiva lei. d) H possibilidade de criar benefcio previdencirio sem prvio custeio. e) Mesmo em dbito com o sistema da seguridade social, pode a pessoa jurdica contratar com o poder pblico.

Gabarito: letra b. Mais uma questo sobre o art. 195 e as disposies de seus pargrafos sobre o financiamento da seguridade social. A alternativa b est correta, pois trata da iseno das entidades beneficentes de assistncia social, de acordo com o 7 do art. 195. As demais alternativas contrariam disposies do prprio art. 195 da CF/1988.

15

(ESAF/Auditor-Fiscal

da

Receita

Federal

rea

Tributria

Aduaneira/2005) Com relao s contribuies sociais, no mbito da seguridade social, correto afirmar: a) As contribuies sociais, de que trata o art. 195 da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. b) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos cento e oitenta dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


c) So isentas de contribuio para a seguridade social todas as entidades de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei complementar. d) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da assinatura da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. e) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser criadas e exigidas aps decorridos noventa dias da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna.

Gabarito: letra a. Novamente, a letra a reproduz corretamente o disposto no 6 do art. 195 da Constituio. Na letra c, o erro est na ltima palavra da assertiva, pois o legislador constituinte no exigiu lei complementar para a definio das exigncias para fruio da iseno pelas entidades de assistncia social, logo, elas podem ser definidas em lei ordinria.

16 - (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Federal/2003) Responda com base na Constituio Federal. 1. vedado que as contribuies sociais para a seguridade social tenham base de clculo prpria de impostos? 2. Incide contribuio social para a seguridade social sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social? 3. As contribuies sociais para a seguridade social sobre a folha de salrios, a receita ou o faturamento de pessoas jurdicas podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica ou da utilizao intensiva de mo-de-obra? a) Sim, no, no b) Sim, sim, sim c) Sim, sim, no d) No, no, sim e) No, sim, sim

Gabarito: letra d. No item 1, as contribuies sociais podem ter base de clculo de impostos, mas no podem ter a mesma base de clculo de outra contribuio social j existente. O item 2 contraria o art. 195, II, da Constituio, que veda a incidncia de contribuio sobre os proventos de
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA aposentadoria e penso concedidos pelo RGPS. O item 3 est correto, pois reproduz o 9 do art. 195.

17

(ESAF/Auditor-Fiscal

da

Previdncia

Social/2002)

respeito

do

financiamento da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, assinale a opo correta. a) A pessoa jurdica em dbito com o sistema de seguridade social no pode contratar com o poder pblico. b) A lei no pode instituir outras fontes de custeio alm das previstas na Constituio Federal. c) Pode-se criar benefcio previdencirio sem prvio custeio. d) As contribuies sociais criadas podem ser exigidas no ano seguinte publicao da lei. e) So isentas de contribuio para a seguridade social todas as entidades beneficentes de utilidade pblica federal.

Gabarito: letra a. Vimos durante a aula que a Constituio fixou normas importantes sobre o financiamento da seguridade social em seu art. 195. A alternativa a est correta, pois reproduz o teor do 3 do dispositivo. A letra b est errada, pois contraria frontalmente a previso do 4 do art. 195, assim como a letra c contraria a norma do 5. Da mesma forma, as letras d e e esto erradas, pois tratam equivocadamente da anterioridade nonagesimal e da iseno para as entidades beneficentes de assistncia social, que esto previstas respectivamente nos 6 e 7.

18 - (Auditor Fiscal da Previdncia Social/2002) No constitui receita das contribuies sociais: a) as das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio. b) as dos empregadores domsticos, incidentes sobre o salrio-de-contribuio dos empregados domsticos a seu servio. c) as provenientes da Unio. d) as das empresas, incidentes sobre o faturamento e o lucro. e) as incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos.

Gabarito: letra c. Vimos a diferena entre o financiamento direto e o indireto da seguridade social. As alternativas a, b, d e e listam
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA hipteses de incidncia de contribuies sociais previstas no art. 195 da Constituio, que so fontes de financiamento direto da seguridade, pois o resultado da arrecadao dessas contribuies destinado seguridade. As receitas provenientes do oramento da Unio no constitui receita das contribuies sociais, pois so recursos oriundos de outros tributos e que constituem o financiamento indireto da seguridade. Logo, gabarito letra c.

19

(ESAF/Auditor-Fiscal

da

Receita

Federal

rea

Tecnologia

da

Informao/2005) Constituem contribuies sociais, de acordo com a Lei n. 8.212/91, exceto: a) As das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio. b) As dos empregados domsticos. c) As dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salrio-de-contribuio. d) As das empresas, incidentes sobre faturamento e lucro. e) As dos proprietrios rurais, incidentes sobre o seu faturamento.

Gabarito: letra e. No existe uma contribuio social especfica dos proprietrios rurais. Existe sim a contribuio do produtor rural, seja pessoa fsica ou jurdica, que incide sobre a receita bruta da comercializao da produo rural. As demais alternativas esto corretas, conforme o art. 11 da Lei n 8.212/1991.

20 - (ESAF/Auditor-Fiscal da RFB/2009) Alm das contribuies sociais, a seguridade social conta com outras receitas. No constituem outras receitas da seguridade social: a) as multas. b) receitas patrimoniais. c) doaes. d) sessenta por cento do resultado dos leiles dos bens apreendidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. e) juros moratrios.

Gabarito: letra d. Questo sobre o tpico outras receitas da seguridade social, cobrada no ltimo concurso de Auditor-Fiscal da Receita
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Federal do Brasil. Segundo o art. 213 do RPS, constituem outras receitas da seguridade social quarenta por cento do resultado dos leiles dos bens apreendidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Portanto, o nico erro da letra d o percentual, pois em vez de 60% o correto seria 40%. Todas as demais alternativas esto corretas. RESUMO DE FIXAO Aula 03 Empresa, equiparados e empregador domstico: conceito previdencirio Empresa: a firma individual ou a sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no, bem como os rgos e entidades da Administrao Pblica direta, indireta e fundacional. Equiparados: so equiparados empresa o contribuinte individual, em relao a segurado que lhe preste servio; bem como a cooperativa, a associao ou a entidade de qualquer natureza ou finalidade, a misso diplomtica e a repartio consular de carreira estrangeira; o rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO); e o proprietrio ou dono de obra de construo civil, quando pessoa fsica, em relao ao segurado que lhe presta servio. Empregador domstico: aquele que admite a seu servio, no mbito residencial, mediante remunerao, sem finalidade lucrativa, empregado domstico. Salrio de contribuio: a base de clculo das contribuies sociais dos trabalhadores e demais segurados do RGPS.
Contribuinte Individual: remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo exerccio de sua atividade por conta prpria durante o ms. Empregado Domstico: remunerao registrada na carteira de trabalho (CTPS). Segurado Facultativo: valor por ele declarado. Segurado Especial: receita bruta da comercializao da produo rural, quando houver. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


Empregado e trabalhador avulso: remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

49

Das könnte Ihnen auch gefallen