Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE CATLICA DE PETRPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAO CINCIAS DO AMBIENTE

QUESTIONRIO SOBRE A PARTE I FUNDAMENTOS

Disciplina: Cincias do Ambiente 2012 Turma: EAD11110A5 Nome: Thas Leal Corra da Silva RGU: 08200323

Petrpolis 2012

QUESTIONRIO SOBRE A PARTE I FUNDAMENTOS


(1) Em relao Crise Ambiental h uma relao intrnseca entre trs elementos relevantes: populao, recursos naturais e poluio. Descreva sobre os aspectos mais relevantes desses elementos e suas interligaes. Do equilbrio entre os trs elementos populao, recursos naturais e poluio depende o nvel de qualidade de vida do planeta. A populao, utilizando-se da inesgotvel energia solar, processam, por meio de sua tecnologia e seu metabolismo, os recursos naturais finitos, gerando, inexoravelmente, algum tipo de poluio. (A populao mundial cresceu de 2,5 bilhes em 1950 para 6 bilhes no ano de 2000. Atualmente, a taxa de crescimento est em 1,3% ao ano) Recursos Naturais: qualquer insumo que organismos, populaes ou ecossistemas necessitam para sua manuteno. O fato de no se ter levado em conta o meio ambiente nas ltimas dcadas gerou aberraes como o uso de elementos extremamente txicos. Poluio: Surge como resultado da utilizao dos recursos naturais pela populao. Poluio uma alterao indesejvel nas caractersticas fsicas, qumicas ou biolgicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que cause ou possa causar prejuzo sade, sobrevivncia ou s atividades dos seres humanos ou outras espcies ou ainda deteriorar materiais. Deve estar associado s intervenes humanas no ambiente. Para compreender a causa dos problemas ambientais necessrio considerar o progressivo aumento da populao: ela cresce de forma exponencial e incontrolvel, alm disso, existem dificuldades na disponibilidade, uso e "reabastecimento" dos recursos naturais. Portanto possvel antecipar, em mdio e longo prazo, problemas srios para a manuteno da qualidade de vida de sua populao.

(2) As leis da Fsica, conhecidas desde longa data, como a lei da conservao da massa, a primeira lei da termodinmica, assim como a segunda lei da termodinmica, esto atualmente sendo utilizadas para o entendimento dos sistemas ambientais. Defina as referidas leis e suas implicaes na conservao do meio ambiente.

Segundo Miller, nosso planeta pode ser comparado com uma astronave deslocando-se no espao sideral sem possibilidade de parada para reabastecimento, mas dispondo de um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matria. O uso de energia implica na degradao de sua qualidade. Como consequncia da Lei da conservao de massa, os resduos energticos somados aos resduos de matria, alteram a qualidade do meio ambiente no interior dessa astronave. Assim, os passageiros, utilizando-se da inesgotvel energia solar, processam, por meio de sua tecnologia e de seu metabolismo, os recursos naturais finitos, gerando algum tipo de poluio. Do equilbrio entre esses trs elementos (populao, recursos naturais e poluio) depender o nvel de qualidade de vida no planeta. Todo e qualquer fenmeno que acontece na natureza necessita de energia para ocorrer. A vida requer basicamente matria e energia. O conceito de matria simples: matria algo que ocupa lugar no espao. J o conceito de energia um pouco mais complicado: energia a capacidade de realizao de trabalho. Em qualquer sistema natural, matria e energia so conservadas, ou seja, no se criam nem se destroem. Lei da conservao da massa: De acordo com esta Lei, em qualquer sistema fsico ou qumico nunca se cria nem se elimina matria, apenas possvel transform-la de uma forma em outra. Isso explica um dos grandes problemas com que nos defrontamos atualmente: a poluio ambiental. Como no possvel consumir a matria at sua total aniquilao ocorre a gerao de resduos, e estes devem ser reincorporados ao meio para serem posteriormente reutilizados (reciclagem). Primeira Lei da Termodinmica: De acordo com esta Lei, a energia pode se transformar de uma forma em outra, mas no pode ser criada ou destruda. As diversas formas de energia podem ser enquadradas em: Energia cintica: energia que a matria adquire devido sua movimentao.

Energia Potencial: energia armazenada na matria devido sua posio ou composio. A aplicao mais importante da 1 Lei est relacionada a maneira como os seres vivos obtm sua energia para viver. A energia luminosa incidente na superfcie da Terra absorvida pelos vegetais fotossintetizantes, que a transforma em energia potencial, nas ligaes qumicas de molculas orgnicas complexas. Essas molculas so quebradas, no processo respiratrio, em molculas menores, liberando a energia que utilizada nas funes vitais dos seres vivos. Segunda Lei da Termodinmica: De acordo com esta Lei, todo processo de transformao de energia d-se a partir de uma maneira mais nobre para uma menos nobre, ou de menor qualidade. Embora a quantidade de energia seja preservada (1 Lei), a qualidade sempre degradada. Toda transformao de energia envolve sempre rendimentos inferiores a 100%, sendo que uma parte da energia disponvel transforma-se em uma forma mais dispersa e menos til, em geral na forma de calor transferido ao ambiente. Uma consequncia ambiental da 2 Lei da termodinmica a tendncia da globalizao da poluio.

(3) Quando se comenta sobre ecossistema so utilizados alguns termos bsicos que se referem ao seu entendimento. O que se entende por:
1.

Ecossistema:
O ecossistema a unidade bsica no estudo da ecologia. Em um ecossistema, o

conjunto de seres vivos interage entre si e com o meio natural de maneira equilibrada, por meio da reciclagem de matria e do uso eficiente da energia solar. Ecossistema um sistema estvel, equilibrado e autossuficiente. Possui dimenses variadas. Um ecossistema compe-se de elementos abiticos (matria inorgnica ou sem vida Ex: gua, ar...) e elementos biticos (seres vivos);
2.

Hbitat:
Local ocupado pela espcie, com todas suas caractersticas abiticas;

3.

Nicho ecolgico:
Funo da espcie dentro do conjunto do ecossistema e suas relaes com as demais espcies e com o ambiente;

4.

Biosfera:
Biosfera (do grego , bos = vida; e , sfaira = esfera; esfera da vida) o

conjunto de todos os ecossistemas da Terra.


5.

Biota:
Biota o conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros organismos. A biota da Terra abrange a biosfera.

6.

Biomassa:
Do ponto de vista da gerao de energia, o termo biomassa abrange os derivados

recentes de organismos vivos utilizados como combustveis ou para a sua produo. Do ponto de vista da ecologia, biomassa a quantidade total de matria viva existente num ecossistema ou numa populao animal ou vegetal. Os dois conceitos esto, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
7.

Biodiversidade:

Biodiversidade ou diversidade biolgica a diversidade da natureza viva. Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecolgicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associao de vrios componentes hierrquicos: ecossistema, comunidade, espcies, populaes e genes em uma rea definida. A biodiversidade varia com as diferentes regies ecolgicas, sendo maior nas regies tropicais do que nos climas temperados.

BIBLIOGRAFIA
[1] http://www.karlaheineck.eng.br/downloads/1205176007Aula%202%20INTRODU%C7%C3O.pdf [2] Material do Professor Heitor Cintra: Risco Ambiental, RiscAmb_eng01.ppt [3] http://pt.scribd.com/doc/58166749/A-Crise-Ambiental-Apresentacao [4] http://www.ebah.com.br/content/ABAAAABFUAL/ambiental-resumo-p1 [5] http://pt.wikipedia.org/wiki/Biosfera [6] http://pt.wikipedia.org/wiki/Biota [7] http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomassa

Das könnte Ihnen auch gefallen