Sie sind auf Seite 1von 5

ARQUITETURA, BIOSSEGURANA EM LABORATRIOS DE EXPERIMENTAO ANIMAL.

Maria da Gloria Silva da Costa A Biossegurana pode ser definida de uma forma mais abrangente como sendo um o conjunto de aes voltadas para a preveno, minimizao ou eliminao de riscos inerentes s atividades de prestao de servios, produo, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnolgico visando a sade do homem, dos animais, a preservao do meio ambiente e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos (1). Permite a interlocuo com diversas reas do conhecimento e torna-se um tema de relevncia nos estudos em que se avaliam riscos existentes nos ambientes de trabalho em instituies de sade. Os danos, que podem ser causados pela realizao do trabalho em laboratrios, vm sendo estudados como potencial risco ocupacional. Cardoso (2) reconhece que a avaliao de risco um importante instrumento para a adoo de medidas que visam a sua minimizao, cuja anlise contempla no s procedimentos, aspectos informacionais e utilizao de equipamentos de segurana, mas tambm os relativos infraestrutura fsica. Tal avaliao deve preceder determinao do nvel de Biossegurana do laboratrio, de forma a se determinar quais as medidas de conteno a serem adotadas. Quanto infra-estrutura fsica, a autora salienta que este aspecto se constitui em um dos fatores de importncia para o funcionamento eficaz de um laboratrio de experimentao animal e, conseqentemente, para o cuidado e a vigilncia adequados manuteno dos animais (3). Portanto, a combinao entre os aspectos construtivos, equipamentos e mtodos operacionais faz do sistema de barreiras, primrias e secundrias, um mecanismo que permite estabilizar as condies ambientais das reas minimizando a probabilidade de contaminao humana e animal por patgenos e sero estabelecidas em funo dos processos de trabalho a serem desenvolvidos e do potencial do agente de risco manipulado. 1

Segundo Cardoso (3), os biotrios constituem-se em instalaes que se destinam a criao e manuteno de espcies animais destinadas a servir como reagentes biolgicos, para atender necessidades especficas, a serem definidas, segundo a finalidade da instituio. Majerowicz (4) salienta que a biossegurana em biotrios assume uma dimenso diferenciada de outras atividades em funo da presena do animal..., pois o animal j um fator de amplificao de risco. Dentro dos aspectos referentes aos animais a serem considerados em uma avaliao de risco, esto a espcie animal, seu grau de agressividade, tendncia mordedura ou arranhadura, parasitas naturais e zoonoses susceptveis (5). Alm disto, os biotrios de experimentao assumem papel de maior importncia tendo em vista os riscos potenciais e efetivos dos experimentos com agentes patognicos de diferentes classes de risco (6). Conforme aponta o autor, os biotrios de experimentao ao utilizarem espcies ou linhagens provenientes de diferentes biotrios de criao esto mais suscetveis ao risco da introduo de infeces e contaminaes. Nos laboratrios de experimentao animal os pesquisadores manipulam e controlam diversos instrumentos e reagentes biolgicos, realizando um conjunto de fases e operaes que caracterizam o processo de trabalho, nos quais h a possibilidade de exposio a diversos agentes de risco, tais como os fsicos, qumicos, ergonmicos, biolgicos e de acidentes, demonstrando , ser um espao de trabalho importante a ser explorado. Este artigo visa discutir esta importncia, demonstrando que cada atividade desenvolvida deve ser avaliada para que sejam adotados os princpios adequados de Biossegurana, a fim de estabelecer e implementar prticas operacionais, execuo de um planejamento arquitetnico adequado e sobretudo na fase psocupacional, a execuo de avaliaes peridicas das condies ambientais. Majerowicz (4) ressalta que estes aspectos aliados a outros, como a utilizao de equipamentos de proteo individual e coletiva, visam no s minimizar riscos de infeco ou acidentes, como tambm impedir a contaminao do ambiente externo. 2

A atividade de pesquisa na rea da sade seja para desenvolvimento tecnolgico de insumos, frmacos ou imunobiolgicos; para diagnstico ou para fins de pesquisa bastante complexa, que muitas vezes requer longos perodos de durao em seus ensaios. Alm disto, exigem o envolvimento de equipes multidisciplinares e instalaes laboratoriais diferenciadas e especficas (6). importante o envolvimento dos membros das equipes multidisciplinares desde a fase de planejamento da edificao de um laboratrio, pois como apontado por Cardoso (3), os suportes laboratoriais so dependentes do projeto de edificao. Para a elaborao deste projeto h a necessidade de intercmbio, contnuo e intenso, entre os pesquisadores e usurios com os engenheiros e arquitetos, evitando, assim, a disseminao ou a contaminao ambiental, infeces cruzadas e assegurando a sade dos trabalhadores. Estudos que utilizam como estratgia a observao de situaes reais de trabalho permitenos fazer a leitura do espao em uso, compreender como so desenvolvidas as atividades, suas complexidades e seus efeitos sobre a arquitetos. (7). Por isto, nestes locais, necessrio que sejam analisados todos os mecanismos que caracterizam a relao entre ambiente e processos de trabalho, a partir da interface entre Arquitetura, Biossegurana e Sade. Tais construes, a que chamaremos bioinstalaes, devem levar em conta vrios fatores que devem estar presentes no desenvolvimento de qualquer trabalho de investigao para assegurar o desempenho a qualidade dos trabalhos e a segurana dos pesquisadores. Costa (8) salienta que a confiabilidade dos resultados est intimamente relacionada eficincia dos processos e eficcia dos resultados. Essa eficincia e essa eficcia esto, tambm, intimamente ligadas ao homem. Esse homem est em constante interao com o seu meio social, ambiental, etc. Portanto, se propiciarmos a esse homem condies saudveis, e o considerarmos, acima de tudo, um cidado, podemos inferir que teremos, tambm, qualidade e segurana. 3 sade, dados estes que devem ser utilizados pelos

Agentes potencialmente perigosos devem ser confinados ao ambiente onde se realiza o trabalho com animais, o qual pode ser realizado em vrios nveis de conteno dependendo da avaliao de risco do processo de trabalho. O confinamento feito utilizando-se as barreiras de conteno, que formam um sistema que combina os aspectos construtivos, equipamentos e procedimentos operacionais, visando minimizar ou eliminar a probabilidade de exposio dos profissionais do laboratrio, de outras pessoas e do meio ambiente aos agentes potencialmente infecciosos (9). Como foi dito anteriormente, as atividades desenvolvidas nestes espaos laborais, podem expor os profissionais a diversos tipos de risco, dentre eles esto os agentes de risco biolgico. As instalaes que permitem a conteno destes agentes necessitam serem projetadas conforme a classificao de risco do agente etiolgico envolvido. Esta classificao divide os agentes em quatro classes de risco, sendo as exigncias de conteno crescentes no seu grau de complexidade e no nvel de proteo aos profissionais e ao meio ambiente (10). Dentre os critrios que estabelecem os nveis de conteno devem ser consideradas as exigncias da qualidade. Um exemplo disto pode ser dado pela anlise de risco a partir de clculos, onde demonstrada a probabilidade de liberao de aerossis, possibilitando a definio de padres de qualidade para os diferentes nveis de conteno. Na implementao dos nveis de conteno so utilizados dois tipos de barreiras: primrias (formadas pelas prticas operacionais e pelos equipamentos de proteo individuais e coletivos) e secundrias. A barreira de conteno secundria constituda por uma srie de componentes integrados a fim de construir um ambiente laboratorial mais seguro distinto dos outros ambientes em seu entorno. Pode ser citado, como exemplo de barreiras secundrias, nos laboratrios de experimentao animal, a separao das reas de trabalho das reas pblicas, os vestirios de barreira, sistemas de ventilao, fluxo de ar direcional com diferencial de presso, cmaras de transferncias, autoclaves de barreira, dentre outros. As barreiras conteno secundrias possuem duas funes importantes: 4

Configurar um ambiente bem definido para a conteno e assegurar que todos os parmetros relevantes tais como temperatura, umidade e presso de ar sejam controladas. Criar uma barreira ao escape do risco biolgico.

Referncias bibliogrficas Cardoso TAO. Consideraes sobre a Biossegurana em Arquitetura de Biotrios. Bol. Centr. Panam. Fiebre Aftosa. 2001; 64-67: 3-17.

Costa MGS. Arquitetura e Sade do Trabalhador : Da Gnese Ao Uso, a Construo dos espaos. Um olhar para alm das normas. Rio de Janeiro; 2003. Mestrado. [Dissertao em Sade Pblica] Escola Nacional de Sade Pblica.

Krohn T C, Itter G, Fosse R T, Hansen A K. Controlling allergens in animal rooms by using curtains. J Am Assoc Lab Anim Sci. 2006; 45: 5153.

Majerowicz J. Procedimentos de biossegurana para as novas instalaes do Laboratrio de Experimentao Animal (Laean) de Bio-Manguinhos. Rio de Janeiro; 2005. Mestrado Profissional [Dissertao em Tecnologia de Imunobiolgicos] Instituto de Tecnologia em Imunobiolgicos/Instituto Oswaldo Cruz.

Teixeira P, Valle S. Riscos biolgicos em laboratrios. In: Biossegurana uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996.

Das könnte Ihnen auch gefallen