Sie sind auf Seite 1von 46

Conhecendo o

TRIBUNAL
5 edio

Repblica Federativa do Brasil Tribunal de Contas da Unio


Ministros Benjamin Zymler, Presidente Augusto Nardes, Vice-presidente Valmir Campelo Walton Alencar Rodrigues Ubiratan Aguiar Aroldo Cedraz Raimundo Carreiro Jos Jorge Jos Mcio Auditores Augusto Sherman Cavalcanti Marcos Bemquerer Costa Andr Lus de Carvalho Weder de Oliveira Ministrio Pblico junto ao TCU Lucas Rocha Furtado, Procurador-geral Paulo Soares Bugarin, Subprocurador-geral Cristina Machado da Costa e Silva, Subprocuradora-geral Marinus Eduardo de Vries Marsico, Procurador Jlio Marcelo de Oliveira, Procurador Srgio Ricardo Costa Carib, Procurador

Conhecendo o

TRIBUNAL
5 edio

Braslia, 2011

Copyright 2011, Tribunal de Contas de Unio <www.tcu.gov.br>

Permite-se a reproduo desta publicao, em parte ou no todo, sem alterao do contedo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

Brasil. Tribunal de Contas da Unio. Conhecendo o Tribunal / Tribunal de Contas da Unio. 5. ed. Braslia : TCU, Secretaria-Geral da Presidncia, 2011. 42 p. : il. color. Crdito das imagens: Adoralice Cardoso, Lourdes Amaral e Banco de imagens da Editora, ACERI e Museu do TCU. 1.Tribunal de Contas da Unio. 2. Controle externo. 3. Fiscalizao. I. Ttulo.
Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca Ministro Ruben Rosa

Apresentao
Este livro apresenta a voc, leitor, o Tribunal de Contas da Unio (TCU), e mostra um pouco do trabalho que o rgo realiza. Aqui esto reunidas explicaes sobre o que o TCU, como ele se estrutura, onde atua, quando, por que e para que age, quais so suas funes e tendncias principais. Nesta quinta edio, revista e ampliada, foram includas informaes sobre o portal do TCU na internet, que permite acesso rpido a informaes sobre o Tribunal tanto para o cidado quanto para o gestor pblico. Guarde este livro como obra de referncia, para poder ser consultado sempre que necessitar de informaes sobre o TCU e sobre sua atuao no controle externo da gesto de recursos pblicos federais, na qual se destaca a relevncia de sua misso de fiscalizar o bom e regular uso do dinheiro pblico, em benefcio da sociedade brasileira. BENJAMIN ZYMLER Presidente do Tribunal de Contas da Unio

Edifcio Sede do Tribunal de Contas da Unio

Sumrio
O Tribunal Estrutura Plenrio Cmaras Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas da Unio Jurisdio Funcionamento Atribuies Finalidade 6 7 8 8 9 10 10 12 15

Fiscalizao Tendncias Processo eletrnico Contas do governo Fiscalizao de obras Fiscalizao da atividade regulatria do Estado Fiscalizao na rea de tecnologia da informao O TCU e a sociedade Espao Cultural e Museu Onde encontrar o TCU

16 20 22 23 24 26 27 28 32 34

6 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

O Tribunal
O Tribunal de Contas da Unio (TCU) julga as contas dos administradores e dos demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos federais e as contas de qualquer pessoa, fsica ou jurdica, que ocasionar perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. Tal competncia administrativo-judicante, entre outras, est prevista no art. 71 da Constituio brasileira. O TCU um rgo colegiado. Foi criado em 7 de novembro de 1890 com apenas quatro membros, ento denominados diretores. Atualmente, composto por nove ministros. Seis deles so escolhidos pelo Congresso Nacional. Os demais so escolhidos pelo presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente indicados pelo Tribunal dentre auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal. O Tribunal conta com a participao de quatro auditores, selecionados por meio de concurso pblico de provas e ttulos. Quando necessrio, eles substituem os ministros, por motivo de frias, licenas e outras ausncias. Junto ao TCU atua o Ministrio Pblico especializado, autnomo e independente, cuja funo principal promover a defesa da ordem jurdica.

Fachada do Edifcio Sede TCU

Tribunal de Contas da Unio | 7

Para desempenho de sua misso, o Tribunal dispe de uma Secretaria, composta de vrias unidades, que tem a finalidade de prestar o apoio tcnico e administrativo necessrio ao exerccio de suas competncias constitucionais e legais.

Estrutura
Como o Tribunal de Contas da Unio rgo colegiado, suas deliberaes so tomadas pelo Plenrio da Corte, sua instncia mxima, ou por uma de suas duas Cmaras. O Plenrio e as duas Cmaras do Tribunal renem-se, ordinariamente e em dias distintos, uma vez por semana, no perodo de 17 de janeiro a 16 de dezembro de cada ano e, extraordinariamente, quando necessrio. O presidente e o vice-presidente do Tribunal so eleitos pelos seus pares para o mandato de um ano e podem ser reeleitos uma vez.

Jardim Interno projetado por Burle Marx

8 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Plenrio
O Plenrio, composto por todos os ministros, rene-se s quartas-feiras. Compete ao Plenrio, dirigido pelo presidente do Tribunal, deliberar sobre assuntos de maior relevncia, relacionados no Regimento Interno do TCU sob o ttulo Competncia do Plenrio.

Cmaras
A Primeira e a Segunda Cmaras renem-se, ordinariamente, s teras e quintas-feiras, respectivamente. Cada uma integrada por quatro ministros. Uma delas presidida pelo vice-presidente, e a outra, pelo ministro mais antigo no cargo. Cumpre-lhes deliberar sobre as matrias relacionadas no Regimento Interno do TCU sob o ttulo Competncia das Cmaras.

Plenrio - Sala das Sesses Ministro Luciano Brando Alves de Souza - TCU

Tribunal de Contas da Unio | 9

Ministrio Pblico junto aoTribunal de Contas da Unio


O Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas da Unio chefiado pelo procurador-geral e compe-se de trs subprocuradores-gerais e quatro procuradores, nomeados pelo presidente da Repblica, entre concursados com ttulo de bacharel em Direito. O procurador-geral junto ao Tribunal de Contas da Unio escolhido entre os membros do Ministrio Pblico junto ao TCU. Ao procurador-geral, em sua misso de guarda da lei e fiscal de sua execuo, competem as atribuies de defesa da ordem jurdica, relacionadas no Regimento Interno do TCU sob o ttulo de Ministrio Pblico. Nas sesses de julgamento de contas, auditorias, representaes e denncias, obrigatria a presena de representante do Ministrio Pblico.

De acordo com a Constituio, a escolha dos ministros recai sobre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, com idoneidade moral e reputao ilibada, notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica e mais de dez anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados. O Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal so eleitos pelos seus pares para o mandato de um ano e podem ser reeleitos uma vez.

10 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Jurisdio
Nos termos da Constituio Federal, encontra-se sob jurisdio do Tribunal qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie, aplique ou administre dinheiros, bens e valores pblicos federais ou pelos quais a Unio responda. Igualmente se submete quem, em nome da Unio, assuma obrigaes de natureza pecuniria. Incluem-se, tambm, aqueles que ocasionarem perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao errio. A jurisdio do Tribunal abrange ainda os responsveis por entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado que recebam contribuies parafiscais e prestem servio de interesse pblico ou social, bem como todos aqueles que lhe devam prestar contas ou cujos atos estejam sujeitos sua fiscalizao, por expressa disposio de lei. Compreende tambm os responsveis pela aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio a Estado da Federao, ao Distrito Federal ou a municpio, mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos semelhantes.

Funcionamento
Os responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos federais tm de submeter suas contas a julgamento pelo TCU, anualmente, sob a forma de tomada ou prestao de contas. Alm dessa obrigao anual, os mesmos responsveis esto sujeitos a tomada de contas especial, a qualquer tempo, nas hipteses de omisso no dever de prestar contas, no comprovao da boa e regular aplicao de recursos repassados pela Unio, ocorrncia de desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores pblicos, ou

Tribunal de Contas da Unio | 11

prtica de qualquer ato ilegal, ilegtimo ou antieconmico de que resulte dano aos cofres da Unio. As prestaes de contas, as tomadas de contas especiais, as fiscalizaes que o TCU realiza e os demais assuntos de controle externo submetidos sua deliberao constituem-se em processos. Cabe aos ministros relatar esses processos, apresentar seu voto e submeter aos pares proposta de acrdo. Os auditores tambm relatam processos e submetem proposta de acrdo. Quando esto substituindo ministro, exercem ainda o direito de voto.

A primeira Corte de Contas do Brasil foi inicialmente denominada de Tribunal de Contas, tendo-se alado ao patamar constitucional em 1891. A partir da Constituio de 1967, passou a chamar-se Tribunal de Contas da Unio.

Vista da passarela e anexos

12 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Atribuies
As competncias constitucionais e privativas do Tribunal de Contas da Unio esto estabelecidas nos artigos 33, 2, 70, 71, 72, 1, 74, 2, e 161, pargrafo nico, da Constituio Federal. De forma sintetizada, essas competncias constitucionais esto relacionadas a seguir: Apreciar as contas anuais prestadas pelo presidente da Repblica (art. 71, I). Julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos (art. 33, 2, e art. 71, II). Apreciar a legalidade dos atos de admisso de pessoal e das concesses de aposentadorias, reformas e penses civis e militares (art. 71, III). Realizar inspees e auditorias por iniciativa prpria ou por solicitao do Congresso Nacional (art. 71, IV). Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais (art. 71, V). Fiscalizar a aplicao de recursos da Unio repassados a Estado, ao Distrito Federal ou a municpio (art. 71, VI).

Edifcio Sede e jardim

Tribunal de Contas da Unio | 13

Prestar informaes ao Congresso Nacional sobre fiscalizaes realizadas (art. 71, VII). Aplicar sanes e determinar a correo de ilegalidades e irregularidades em atos e contratos (art. 71, VIII a XI). Fiscalizar as aplicaes de subvenes e a renncia de receitas (art. 70). Emitir pronunciamento conclusivo, por solicitao da Comisso Mista Permanente de Senadores e Deputados, sobre despesas no autorizadas (art. 72, 1). Apurar denncias apresentadas por qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato sobre irregularidades ou ilegalidades (art. 74, 2). Fixar os coeficientes dos fundos de participao dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios e fiscalizar a entrega dos recursos aos governos estaduais e s prefeituras (art. 161, pargrafo nico).

Anexo I e restaurante

14 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Outras competncias so atribudas ao Tribunal de Contas da Unio pela legislao em geral. Entre elas, podem ser citadas: julgar representaes apresentadas por licitante, contratado ou qualquer pessoa fsica ou jurdica acerca de irregularidade na aplicao da Lei de Licitaes e Contratos; acompanhar e fiscalizar os processos de desestatizao; criar e manter pgina na internet para divulgao de dados e informaes relativas a contas pblicas e fiscalizar o cumprimento das normas fixadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Quando foi criado, o Tribunal de Contas vinculava-se estrutura do Ministrio da Fazenda, e seu primeiro regulamento conferia-lhe poder de veto absoluto s despesas sem previso no oramento. Com o propsito de reformular a competncia do Tribunal de Contas, Floriano Peixoto, segundo presidente republicano, encaminhou a Serzedello Corra, seu ento Ministro de Estado da Fazenda, minuta de decretos que reduziriam a ao do Tribunal. Serzedello Corra, homem de elevados valores morais e esprito pblico, pediu exonerao do cargo de Ministro de Estado e fez o seguinte comentrio: Quando Vossa Excelncia est dentro da lei e da Constituio, o Tribunal cumpre as suas ordens. Quando Vossa Excelncia est fora da lei e da Constituio, o Tribunal lhe superior. Reform-lo, no podemos. As autorizaes legislativas, usadas, ficam esgotadas e, por lei, o Executivo no pode mais modific-las. Se Vossa Excelncia quer reformular o Tribunal, demita-me, e o meu sucessor que referende o ato.

Tribunal de Contas da Unio | 15

Finalidade
A nossa Constituio Federal estabelece que os rgos e as entidades pblicas do Pas esto submetidos ao controle interno de cada poder e ao controle externo exercido pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. Alm da fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, quanto legalidade, legitimidade e economicidade, isso compreende tambm a aplicao de subvenes e a renncia de receitas.

A unidade responsvel pela Educao Corporativa do pessoal da Secretaria do TCU tem o nome de Instituto Serzedello Corra, em homenagem ao ilustre defensor das prerrogativas e da independncia do Tribunal.

Com fundamento no princpio da submisso aos controles interno e externo, declara o pargrafo nico do artigo 70 da Constituio brasileira, com redao alterada pela Emenda Constitucional n 19 de 1998, que prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos, ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria.

Edifcio Sede do TCU - Braslia

16 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

O controle interno de cada poder constitui, de certa forma, imposio de descentralizao administrativa, que permite a seus chefes disporem de mecanismo de avaliao para as aes desempenhadas fora da esfera de suas atribuies privativas. O controle externo, por sua vez, exercido pelo Poder Legislativo. Na esfera federal, a tarefa atribuda ao Congresso Nacional, que compreende a atuao conjunta da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Para o exerccio dessa atribuio, o Congresso Nacional conta com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, que se torna, por via de consequncia, o rgo tcnico do controle externo federal por excelncia. Ao lado da permanente possibilidade de apreciao pelo Poder Judicirio de leso ou ameaa a direito, constitucionalmente estabelecida, os controles interno e externo constituem os instrumentos de que o Estado brasileiro dispe para promover a transparncia, a probidade e a eficincia na gesto da coisa pblica.

Fiscalizao
Os instrumentos de fiscalizao utilizados pelo Tribunal englobam: levantamento, inspeo, acompanhamento, monitoramento e auditorias.

Edifcio Sede do TCU - Braslia

Tribunal de Contas da Unio | 17

Levantamento
empregado para conhecer previamente a organizao e o funcionamento de rgos e entidades, alm de fundos, sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, a fim de identificar objetos/aes de fiscalizao e avaliar a necessidade e viabilidade da realizao de auditoria.

Inspeo
utilizada para suprir omisses e lacunas de informaes, esclarecer dvidas ou apurar rapidamente a procedncia de denncias e de representaes.

Acompanhamento
Por esse instrumento, o Tribunal examina, ao longo de perodo predeterminado, a legalidade e a legitimidade de atos de gesto praticados por responsveis sujeitos sua jurisdio, quanto ao aspecto contbil, financeiro, oramentrio e patrimonial. O acompanhamento usado tambm para avaliar, por tempo determinado, o desempenho de rgos e entidades jurisdicionados e dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, no que se relaciona com economicidade, eficincia e eficcia.

Edifcio Sede, Anexo I e Passarela do TCU - Braslia

18 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Para a execuo dessa atividade, o Tribunal vale-se de consultas a sistemas informatizados da administrao pblica federal, de publicaes no Dirio Oficial, do plano plurianual, da Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), da Lei Oramentria Anual (LOA), das aberturas de crditos adicionais, dos editais de licitao, dos extratos de contratos, convnios e outras formas de repasse, de atos de pessoal publicados, de visitas tcnicas, participaes em eventos, enfim, das mais diversas fontes.

Monitoramento
Compreende a checagem do cumprimento de determinaes do Tribunal por parte de rgos e entidades.

Auditorias
As auditorias so instrumentos de fiscalizao que envolvem maior amplitude de atuao. Podem ter carter de conformidade ou natureza operacional.

Edifcio Sede do TCU - Braslia

Tribunal de Contas da Unio | 19

Auditoria de conformidade
O combate incessante corrupo, ao desperdcio e malversao de recursos federais constitui a preocupao primeira da atuao do Tribunal de Contas da Unio. Por isso, alm de auditorias realizadas em virtude de solicitaes do Congresso Nacional ou de denncias e representaes, o Tribunal aprova, semestralmente, plano de auditorias, destinadas a apurar a regularidade na aplicao de recursos pblicos por parte dos rgos e entidades jurisdicionados. Tais fiscalizaes so denominadas de auditorias de conformidade. Dentre elas, merecem destaque especial as que se destinam a examinar as obras pblicas que recebem verbas federais, a fim de informar a situao ao Congresso Nacional. Isso possibilita aos parlamentares formar juzo de valor quanto convenincia, ou no, da liberao de recursos oramentrios para a manuteno ou retomada das obras. Quando o TCU aponta irregularidades graves no andamento de obras pblicas, o Congresso Nacional suspende a liberao de recursos at que sejam saneadas as falhas. Como consequncia, a Lei Oramentria Anual (LOA) apresenta anexo especfico, relacionando as obras em situao de grave irregularidade, para as quais o repasse de verbas bloqueado, at a competente regularizao. As auditorias de conformidade so utilizadas tambm, quando necessrio, para subsidiar a apreciao de atos de pessoal sujeitos a registro no Tribunal, compreendidos nas admisses e concesses de aposentadoria, reformas e penses no servio pblico federal.

20 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Auditoria operacional
A atuao do Tribunal vai alm da avaliao da conformidade dos procedimentos de gesto pblica aos dispositivos legais, relacionados com aspectos contbeis, financeiros, oramentrios, patrimoniais e administrativos, inclusive processos de licitao. Mediante auditorias de natureza operacional, o Tribunal avalia os padres de economicidade, eficincia e eficcia empregados no desempenho dos rgos e entidades jurisdicionados e nos sistemas, aes e programas do governo federal, principalmente em reas prioritrias, como educao, saneamento, sade e meio ambiente. As auditorias operacionais buscam encontrar os melhores caminhos para que sejam alcanados os objetivos das aes e programas de governo, contribuindo para a reduo das desigualdades sociais e para a ampliao das oportunidades do cidado. Dessas auditorias resultam recomendaes do Tribunal destinadas a aprimorar o gerenciamento dos entes pblicos e das aes e programas governamentais implementados. A avaliao de programas do governo uma modalidade de controle praticada por diversas entidades de fiscalizao superior, de reconhecida competncia tcnica, como o United States General Accounting Office (EUA), o Office of the Auditor-General (Canad), o National Audit Office (Reino Unido) e o Australian National Audit Office (Austrlia), entre outras.

Tendncias
A sociedade brasileira anseia por melhores servios pblicos, transparncia na gesto governamental, respeito cidadania, honestidade no trato das coisas pblicas, economicidade, eficincia e eficcia no uso dos recursos pblicos. O cidado clama por moralidade e excelncia na administrao pblica.

Tribunal de Contas da Unio | 21

O Tribunal de Contas da Unio, com suas atribuies largamente ampliadas pela Constituio em vigor e por legislao ordinria posterior, exerce, simultaneamente, os papis de fiscal e juiz da gesto governamental e de parceiro da sociedade no controle externo da administrao pblica. Nos ltimos tempos, alm da vertente fiscalizadora, o Tribunal vem ampliando sua atuao pedaggica com a oferta de cursos de capacitao para gestores pblicos e vem incrementando o nmero de auditorias de natureza operacional, cujo objetivo, como j visto, o de examinar a efetividade dos programas governamentais. Diante do papel fundamental que assume o uso da tecnologia da informao no relacionamento do Estado com a sociedade, o Tribunal tem desenvolvido o emprego acentuado da informtica para tornar mais gil sua atuao e ampliar o universo de informaes prestadas ao cidado, a fim de conferir maior transparncia gesto dos recursos federais e facilitar o controle social.

Anexo I do TCU - Braslia

22 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Atento s mudanas no setor pblico e s demandas sociais, o TCU vem interagindo com o desenvolvimento da tecnologia da informao, ampliando e aprimorando a utilizao interna dos recursos da informtica, de modo a manter-se na vanguarda dos mtodos e tcnicas de controle externo, para o eficiente e eficaz cumprimento da misso de assegurar a efetiva e regular gesto do dinheiro pblico em benefcio da sociedade.

O TCU realiza periodicamente concurso de monografia, intitulado Prmio Serzedello Corra, em homenagem ao ilustre brasileiro responsvel pela implantao da Corte de Contas na vida administrativa do Pas e pela defesa da independncia e das prerrogativas do Tribunal.

Processo eletrnico
Nessa linha, a continuidade do desenvolvimento do processo eletrnico de controle externo figura como a principal diretriz para o binio 2011-2012. Para a definio dos conceitos e diretrizes do sistema foi criado grupo de trabalho do processo eletrnico. Como parte das iniciativas que materializam o uso do processo eletrnico pelo TCU, em 2009 foi implementada a oferta de servios virtuais para a sociedade, via internet, denominada e-TCU. Esse canal permitiu, por

conce do e-TCU no portal do TCU.

Tribunal de Contas da Unio | 23

exemplo, que as unidades jurisdicionadas pudessem encaminhar relatrio de gesto por meio eletrnico. Ao todo, foram recebidos 1.621 relatrios por meio do e-TCU, o que propiciou maior conforto e segurana para os rgos jurisdicionados. De acordo com pesquisa realizada, 75% dos gestores se manifestaram positivamente em relao nova sistemtica. Outra facilidade, disponibilizada em julho de 2009 e oferecida pelo espao e-TCU, foi a vista eletrnica de processos pelos interessados e procuradores. O novo sistema permite que os responsveis obtenham vista e cpia de processos por meio do portal do TCU, sem a necessidade de comparecimento s dependncias do Tribunal. Essas iniciativas representam os primeiros resultados da estratgia de implementao do uso do processo eletrnico de controle externo no TCU.

Contas do governo
Uma das principais misses atribudas pela Constituio Federal ao Tribunal de Contas da Unio a incumbncia de apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governo da Repblica, envolvendo os trs Poderes da Unio. Tais contas so julgadas pelo Congresso Nacional, aps relatrio e pareceres prvios do Tribunal. A participao do TCU na anlise das contas prestadas no se resume verificao de resultados da poltica fiscal, da execuo oramentria, de balanos ou da situao patrimonial dos rgos. O trabalho do Tribunal consiste primordialmente em apresentar diagnstico amplo do desempenho econmico e social do Pas e em sugerir alternativas que possam contribuir para a melhoria da gesto governamental como um todo.

24 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n 101 de 2000), o TCU passou a emitir pareceres individualizados sobre as contas prestadas pelos presidentes da Repblica, do Senado Federal, da Cmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia, do Conselho da Justia Federal, do Tribunal Superior do Trabalho, do Tribunal Superior Eleitoral, do Superior Tribunal Militar e do Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios, assim como pelo chefe do Ministrio Pblico da Unio. No exerccio 2008, entretanto, por fora de medida cautelar concedida pelo Supremo Tribunal Federal em Ao Direta de Inconstitucionalidade, a emisso de parecer prvio recaiu exclusivamente sobre as contas do chefe do Poder Executivo (ADIn 2238).

Fiscalizao de obras
No ano de 1995, o Congresso Nacional constituiu Comisso Parlamentar de Inqurito com o objetivo de verificar a ocorrncia de obras inacabadas. Foram identificadas 2.214 obras no concludas no prazo previsto, as quais totalizavam cerca de R$ 15 bilhes. O TCU foi incumbido de inspecionar 110 dessas obras. Naquele momento foi possvel perceber que o monitoramento de obras contribuiria, efetivamente, para a melhoria da qualidade do gasto pblico. Com as concluses da CPI, desde 1997, as LDOs impem ao TCU a obrigao de remeter Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao do Congresso Nacional informaes sobre a execuo das obras mais relevantes constantes dos oramentos do governo federal. Para sistematizar e padronizar as informaes prestadas ao Congresso Nacional, o TCU desenvolveu, em 1998, o sistema informatizado denominado Fiscobras.

Tribunal de Contas da Unio | 25

O Fiscobras tem como principal objetivo fornecer ao Congresso Nacional informaes recentes sobre a execuo fsico-financeira das obras constantes dos oramentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das estatais. Essas informaes tm o objetivo de subsidiar a apreciao pelo Poder Legislativo da proposta oramentria do prximo exerccio, criando condies para uma avaliao mais criteriosa da alocao dos recursos pblicos em obras. Em 2000, o Congresso Nacional deu incio ao procedimento de bloqueio de dotao oramentria para empreendimentos nos quais fossem constatados indcios de irregularidades graves pelo TCU. A no alocao de recursos oramentrios uma forma eficaz de controle preventivo pelo Congresso Nacional. As obras com restrio oramentria so relacionadas em quadro anexo Lei Oramentria. Mesmo com a ocorrncia de irregularidade grave, Congresso Nacional pode tambm considerar que cabvel a alocao de recursos oramentrios para certo subttulo oramentrio. O Congresso Nacional pode, tambm, considerar adequada a restrio oramentria obra cujos achados de auditoria no foram catalogados como indcios de irregularidades graves que justificam a paralisao da obra (IG-P). medida que o Congresso considera saneadas as irregularidades, opera-se o desbloqueio dos recursos, por meio de decreto legislativo especfico.

Edifcio Sede, Anexo I e Anexo II do TCU - Braslia

26 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Fiscalizao da atividade regulatria do Estado


Quando a prestao de servios pblicos estava a cargo de empresas estatais, o controle externo concentrava-se na anlise de prestaes de contas, que espelhavam os atos de gesto dos administradores, deixando para um segundo plano a avaliao do desempenho da empresa como provedora de servios pblicos. A partir da edio da Lei n 8.987/1995, que iniciou o processo de delegao, o TCU passou a avaliar o desempenho do regulador e a qualidade dos servios prestados. O papel do TCU no se confunde com o das agncias reguladoras. Afinal, o Tribunal fiscaliza a atuao dessas entidades, com o objetido de aferir sua aderncia ao ordenamento jurdico e s orientaes emanadas do poder competente. Logo, a Corte realiza uma fiscalizao de segunda ordem. A metodologia de controle que enfatiza a fiscalizao concomitante tem permitido a adoo de aes preventivas e corretivas de alta relevncia.

Projeo de luz do artista Gas di Caro no edifcio sede.

Tribunal de Contas da Unio | 27

O TCU no abandonou a verificao da legalidade dos atos praticados pelos gestores das agncias reguladoras, a qual continua a ocorrer pelos meios usuais, com destaque para a apreciao das contas dessas entidades e para a realizao de auditorias de conformidade. A Corte respeita a esfera de discricionariedade das agncias e dos rgos envolvidos. Assim, no caso de atos discricionrios, via de regra, so expedidas recomendaes e no determinaes.Verifica-se que existe uma tendncia no sentido de ampliar significativamente o nmero e a materialidade das concesses e das parcerias-pblico privadas. Consequentemente, avalia-se que, num futuro prximo, as obras pblicas contratadas pelas vias tradicionais perdero espao para as diferentes modalidades de concesses. Nesse cenrio, a atuao eficaz do Tribunal de Contas da Unio no mbito das concesses ganha ainda mais importncia.

Fiscalizao na rea de tecnologia da informao


notria a dependncia que as organizaes atualmente tm dos sistemas informatizados. Cresce a quantidade e a complexidade de sistemas computacionais que controlam os mais variados tipos de operaes e o prprio fluxo de informaes nas organizaes. Com efeito, a Administrao Pblica brasileira, reflexo da prpria sociedade, est cada vez mais adotando a teconologia da informao como ferramenta indissocivel na busca da excelncia na produo de bens e na prestao de servios. Grande parte dos rgos e entidades sob a jurisdio do Tribunal j utiliza maciamente a tecnologia da informao para automatizar sua operao, registrar, processar, manter e apresentar informaes. A evoluo da tecnologia da informao (TI) vem provocando sensveis alteraes no funcionamento do Estado, sob aspectos variados como a capacitao profissional, o armazenamento, o tratamento e a dis-

28 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

seminao de dados e informaes e o relacionamento entre a sociedade e o Estado e entre rgos pblicos. Verifica-se crescente insero de dados em redes de informao, cujo acesso cresce dia a dia. Iniciativas do governo federal, tais como e-gov, sistemas integrados de administrao financeira e de pessoal, sistema de compras pela internet, entre outras, fortalecem a certeza de que essa tendncia tende a se ampliar. A informatizao crescente merece especial ateno das organizaes, uma vez que a utilizao da tecnologia da informao para manipulao e armazenamento de dados introduz novos riscos e aumenta a fragilidade de algumas atividades. Assim, torna-se essencial a ateno dos gestores pblicos para as questes relacionadas segurana da tecnologia da informao e qualidade dos sistemas informatizados disponveis ao pblico. Dada a importncia estratgica dessa rea, o Tribunal de Contas da Unio conta, desde 2007, com uma unidade especializada em fiscalizao de tecnologia da informao. O TCU fiscaliza a gesto e o uso de recursos de TI na Administrao Pblica Federal, mediante trabalhos especficos em fiscalizao de tecnologia da informao e, alm disso, elabora e dissemina metodologias, manuais, notas tcnicas e procedimentos para planejamento e execuo de fiscalizaes de tecnologia da informao, visando maior qualidade dos trabalhos de fiscalizao nessa rea.

O TCU e a sociedade
O TCU estimula o cidado a ser mais participativo como controlador da gesto pblica, quanto aos aspectos relacionados com probidade, moralidade, eficincia, economicidade e publicidade dos atos de gesto. A Constituio Federal estabelece que qualquer cidado parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidade ou ilegalidade perante o Tribunal. A Lei de Licitaes possibilita que qualquer licitante pessoa fsica ou jurdica represente ao Tribunal de Contas da Unio contra irregularidade na aplicao da lei.

Tribunal de Contas da Unio | 29

No intuito de aproximar-se do cidado, o Tribunal oferece servio de atendimento pela Ouvidoria e por e-mail. Esses canais tm o objetivo de esclarecer dvidas e prestar informaes gerais sobre assuntos relacionados com as funes e competncias constitucionais e legais do Tribunal, alm de permitirem a apresentao de denncias contra atos de gesto ilegais ou irregulares. Mediante acesso pela internet, qualquer cidado pode acompanhar a movimentao de processos de seu interesse. Alm disso, o Tribunal conta com outros canais de comunicao e divulgao. So eles: Dirio Oficial da Unio: as decises do Tribunal proferidas nos processos a ele submetidos so publicadas no Dirio Oficial da Unio. Revista do Tribunal de Contas da Unio: peridico trimestral utilizado para divulgao da jurisprudncia do Tribunal, alm de trabalhos sobre assuntos de interesse do controle externo e da administrao pblica em geral. O endereo para envio de artigos e comentrios revista@tcu.gov.br.

Revistas do TCU

30 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Relatrios de atividades: por determinao constitucional, o Tribunal encaminha, trimestral e anualmente, ao Congresso Nacional relatrio de suas atividades. Os relatrios so distribudos a todos os parlamentares e podem ser encontrados na pgina do TCU na internet. Cartilhas e manuais: atuando de forma pedaggica, o TCU publica manuais e cartilhas de orientao, que so distribudos aos prefeitos, secretarias estaduais, parlamentares federais, bibliotecas e gestores pblicos em geral. Sumrios executivos e trabalhos tcnicos: o Tribunal, levando em conta a oportunidade e convenincia, edita publicaes tcnicas e sumrios executivos sobre assuntos de importncia nacional, nos quais tenha atuado no mbito de sua competncia. Tais trabalhos so distribudos a autoridades pblicas, outros tribunais de contas do Pas, parlamentares federais e bibliotecas.

Publicaes do TCU
E
Fiscaliza io o a serv da socie dade

Orien Conselheir taes para os de Sad e


Contas sobre as er Prvio

e Parece rno Relatrio do Gove blica da Rep Contas

r Prvio

sobre as

lluptatem volor ped et lacca por aut itata pore expl Et At aliquae. fugit tustrum aper earibus cus vit, sum a ius, om dis q mendam te imolupta reicab ipit ill Qui odi q res incta nihici dit quam ad solut qu dae ni volupt destot Ation della omm piet dun od do ve q c

Orientae s para Conselhos da rea de Assistncia Social


o atualizada e ampliada 2 edi

Audit oria Inter Cont na e role Gover namen tal

Auditor

ia Inter

na e Co ntrole Govern

ento de Levantam 2010 a de TI de Governan


de Exerccio

Sumrios Exec

utivos

sso ngre O Co al

on NaciTCU

no do Gover bl da Rep de Exerccio

amental

r raz, Relato Aroldo Ced Ministro

2010

ica

2010

CGU ci anstais consn rrnamenfer tituci Tve go


Controlado ria-Ge ral da Unio

eo
Contro

le exte

rno in

tegrad
2 ed

io

Manual de Auditori a Operaci onal


Orientaes e Jurisprudncia
4 a Edi

&
s do TCU

e outros re passes

Tribunal de Contas da Unio | 31

Contas pblicas: o Tribunal, em decorrncia do disposto na Lei n 9.755, de 1998, mantm a pgina http://www.contaspublicas.gov. br, exclusivamente para divulgao de dados e informaes sobre as contas pblicas das diferentes esferas de governo. A pgina pode ser acessada tambm a partir do site do TCU. A Voz do Brasil: o Tribunal de Contas da Unio veicula, trs vezes por semana, no programa de rdio A Voz do Brasil, assuntos de interesse da sociedade relacionados com a sua atuao. Ouvidoria: o Tribunal mantm canal aberto para o cidado se manifestar a respeito da atuao do TCU na fiscalizao do uso dos recursos pblicos federais, oferecendo informaes sobre atos de gestores pblicos, sugestes de aprimoramento, elogios, crticas e/ou reclamaes. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 0800-6441500 (ligao gratuita) ou pelo portal do TCU na internet - www.tcu.gov.br.

32 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Espao Cultural e Museu


O TCU inaugurou em 2003 o Espao Cultural Marcantonio Vilaa. Destinado divulgao das obras de novos artistas e de grandes talentos nacionais e internacionais das artes plsticas, o ponto cultural de incentivo arte e cultura insere-se no projeto de aproximao cada vez maior do Tribunal com a sociedade, destinatria final das aes do TCU. O espao ocupa uma rea de 440 m2 e situa-se no trreo do edifcio-sede do Tribunal, em Braslia. O nome Marcantonio Vilaa, dado ao Espao Cultural, foi escolhido para homenagear o famoso galerista, reconhecido nacional e internacionalmente como grande divulgador da arte brasileira no Pas e no exterior, falecido aos 37 anos, no ano 2000.

Entrada do Espao Cultural Marcantnio Vilaa

Tribunal de Contas da Unio | 33

Destaca-se, logo no rol de entrada, a fotografia em preto-e-branco de Marcantonio Vilaa e mensagem do ministro Valmir Campelo, presidente poca do Tribunal, com os seguintes dizeres:
Marcantonio fez da vida uma orao arte e da arte um ato de f. Desfez-se como uma estrela e nos deixou o claro do seu talento imortal.

O Museu do Tribunal de Contas da Unio foi inaugurado em 10 de novembro de 2004 e tambm est instalado no trreo do edifcio-sede. Privilegia caractersticas da moderna museologia e tem como misso preservar a memria institucional, mostrando a evoluo do TCU no decorrer dos tempos. Seu acervo composto por mobilirio, medalhas e condecoraes, documentos histricos e objetos patrimoniais relacionados histria do Tribunal. O Museu visitado principalmente por estudantes e contribui para o maior conhecimento da Histria do Brasil e para a aproximao do TCU com a comunidade.

Exposio TCU - Uma histria para Contar

34 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Onde encontrar o TCU


O Tribunal de Contas da Unio tem sede no Distrito Federal e representao em todas as unidades da Federao. Independentemente do assunto, qualquer unidade do TCU pode ser contatada diretamente. O endereo completo e os telefones da sede e das representaes do Tribunal nos Estados esto indicados adiante. Internet http://www.tcu.gov.br http://www.contaspublicas.gov.br

Edifcio Sede TCU - Braslia

Tribunal de Contas da Unio | 35

Distrito Federal
Telefone: (61) 3316-5338 Fax: (61) 3316-5339 E-mail: segepres@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria-Geral da Presidncia Setor de Administrao Federal Sul, Quadra 04, Lote 01 Edifcio-Sede, Sala 153 CEP: 70042-900, Braslia DF

Acre
Telefones: (68) 3224-1052/ 3224-1053/ 3224-1071 Fax: (68) 3224-1052 Ramal 205 E-mail: secex-ac@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Acre Rua Guiomard Santos, 353 Bosque CEP: 69909-370, Rio Branco AC

Alagoas
Telefone: (82) 3221-5686 Telefax: (82) 3336-4799/3336-4788 E-mail: secex-al@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de Alagoas Avenida Assis Chateaubriand, n 4.118 Trapiche da Barra CEP: 57010-070, Macei AL

Amap
Telefones: (96) 3223-7730/3223-7731 Telefax: (96) 3223-0370 E-mail: secex-ap@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Amap Rua Cndido Mendes, n 501 Centro CEP: 68906-260, Macap AP

36 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Amazonas
Telefones: (92) 3622-2692/ 3622-8169/ 3622-7578 Telefax: (92) 3622-1576 E-mail: secex-am@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Amazonas Avenida Joaquim Nabuco, n 1.193 Centro CEP: 69020-030, Manaus AM

Bahia
Telefone: (71) 3341-1966 Fax: (71) 3341-1955 E-mail: secex-ba@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado da Bahia Avenida Tancredo Neves, n 2.242 STIEP CEP: 41820-020, Salvador BA

Cear
Telefone: (85) 4008-8388 Fax: (85) 4008-8385 E-mail: secex-ce@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Cear Av. Valmir Pontes, n 900 Edson Queiroz CEP: 60812-020, Fortaleza CE

Esprito Santo
Telefone: (27) 3324-3955 Fax: (27) 3324-3966 E-mail: secex-es@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Esprito Santo Rua Luiz Gonzalez Alvarado, s/ n Enseada do Su CEP: 29050-380, Vitria ES

Tribunal de Contas da Unio | 37

Gois
Telefone: (62) 3242-9209/ 3242-9502/ 3255-3995 Fax: (62) 3242-3966 E-mail: secex-go@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de Gois Avenida Couto Magalhes, Qd. S-30 lt.03 n 277 Setor Bela Vista CEP: 74823-410, Goinia GO

Maranho
Telefone: (98) 3232-9970 Fax: (98) 3232-9970 Ramal 220 E-mail: secex-ma@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Maranho Av. Senador Vitorino Freire, n 48 Areinha Trecho Itaqui/ Bacanga CEP: 65010-650, So Lus MA

Mato Grosso
Telefone: (65) 3644-2772/ 3644-8931 Telefax: (65) 3644-3164 E-mail: secex-mt@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de Mato Grosso Rua 2, Esquina com Rua C, Setor A, Quadra 4, Lote 4 Centro Poltico Administrativo (CPA) CEP: 78050-970, Cuiab MT

Mato Grosso do Sul


Telefones: (67) 3382-7552/ 3382-3716/ 3383-2968 Fax: (67) 3321-3489 E-mail: secex-ms@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de Mato Grosso do Sul Rua da Paz, n 780 Jardim dos Estados CEP: 79020-250, Campo Grande MS

38 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Minas Gerais
Telefones: (31) 3374-7277/ 3374-7239/ 3374-7233 Fax: (31) 3374-6893 E-mail: secex-mg@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de Minas Gerais Rua Campina Verde, n 593 Bairro Salgado Filho CEP: 30550-340, Belo Horizonte MG

Par
Telefone: (91) 3326-7499/ 3226-7758/ 3226-7955 Fax: (91) 3326-7499 E-mail: secex-pa@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Par Travessa Humait, n 1.574 Bairro do Marco CEP: 66085-220, Belm PA

Paraba
Telefones: (83) 3208-2000/ 3208-2003/ 3208-2004 Fax: (83) 3208-2005 E-mail: secex-pb@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado da Paraba Praa Baro do Rio Branco, n 33 Centro CEP: 58010-760, Joo Pessoa PB

Paran
Telefax: (41) 3218-1358 Fax: (41) 3218-1350 E-mail: secex-pr@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Paran Rua Dr. Faivre, n 105 Centro CEP: 80060-140, Curitiba PR

Tribunal de Contas da Unio | 39

Pernambuco
Telefone: (81) 3424-8100 Telefax: (81) 3424-8109 Ramal 204 E-mail: secex-pe@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Rua Major Codeceira, n 121 Santo Amaro CEP: 50100-070, Recife PE

Piau
Telefones: (86) 3218-1800/ 3218-2399 Fax: (86) 3218-1918 E-mail: secex-pi@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Piau Avenida Pedro Freitas, n 1.904 Centro Administrativo CEP: 64018-000, Teresina PI

Rio de Janeiro
Telefones: (21) 3805- 4200/ 3805-4201 Fax: (21) 3805-4206 E-mail: secex-rj@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro Avenida Presidente Antnio Carlos, n 375 Ed. do Ministrio da Fazenda, 12 andar, Sala 1.204 Centro CEP: 20020-010, Rio de Janeiro RJ

Rio Grande do Norte


Telefones: (84) 3211-2743/ 3211-8754/ 3211-3349 Fax: (84) 3201-6223 E-mail: secex-rn@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio Grande do Norte Avenida Rui Barbosa, n 909 Tirol CEP: 59015-290, Natal RN

40 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Rio Grande do Sul


Telefone: (51) 3228-0788 Fax: (51) 3228-0788 Ramal 8 E-mail: secex-rs@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio Grande do Sul Rua Caldas Jnior, n 120 Ed. Banrisul, 20 andar Centro CEP: 90018-900, Porto Alegre RS

Rondnia
Telefones: (69) 3223-1649/ 3223-8101/ 3224-5703 Fax: (69) 3224-5712 E-mail: secex-ro@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de Rondnia Rua Afonso Pena, n 345 Centro CEP: 76801-100, Porto Velho RO

Roraima
Telefones: (95) 3623-9411/ 3623-9412 Telefax: (95) 3623-9414 E-mail: secex-rr@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de Roraima Avenida Ville Roy, n 5.297 So Pedro CEP: 69306-665, Boa Vista RR

Santa Catarina
Telefone: (48) 3952-4600 Fax: (48) 3224-8954 E-mail: secex-sc@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de Santa Catarina Rua So Francisco, n 234 Centro CEP: 88015-140, Florianpolis SC

Tribunal de Contas da Unio | 41

So Paulo
Telefone: (11) 3145-2600/ 3145-2601/ 3145-2626 Fax: (11) 3145-2602 E-mail: secex-sp@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de So Paulo Avenida Paulista, n 1842 Ed. Cetenco Plaza Torre Norte 25 andar Centro CEP: 01310-923, So Paulo SP

Sergipe
Telefones: (79) 3259-2767/ 3259-2773/ 3259-3106 Fax: (79) 3259-3079 E-mail: secex-se@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado de Sergipe Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, n 1.340 Centro Administrativo Augusto Franco CENAF CEP: 49080-903, Aracaju SE

Tocantins
Telefone: (63) 3224-7772 Fax: (63) 3224-6076 E-mail: secex-to@tcu.gov.br Endereo: Tribunal de Contas da Unio TCU Secretaria de Controle Externo no Estado do Tocantins 302 Norte, Av. Teotnio Segurado Lote 1A Plano Diretor Norte CEP: 77001-020, Palmas TO

42 | Conhecendo o Tribunal - 5 edio

Crditos das Imagens


Adoralice Cardoso - Pginas 12 e 13 Assessoria de Cerimonial e Relaes Institucionais - Pgina 8 Banco de Imagens Editora do TCU Pginas 3, 4, 6, 7, 15, 17,25, 29, 30, 32, 33 e 34 Espao Cultural Marcantnio Vilaa - Pgina 26 Lourdes Amaral - Pginas 3, 11, 16, 18, e 21

Responsabilidade pelo contedo


Secretaria-Geral da Presidncia

Responsabilidade editorial
Secretaria-Geral da Presidncia Instituto Serzedello Corra Centro de Documentao Editora do TCU

Projeto grfico e diagramao


velin Paim e Beatriz Saffi

Capa
Beatriz Saffi

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO


Secretaria-Geral da Presidncia SAFS Quadra 4 Lote 1 Edifcio Sede Sala 153 70.042-900 Braslia - DF (61) 3316 5338 Fax (61) 3316 5339 segepres@tcu.gov.br

Ouvidoria
Fone 0800 644 1500 Impresso pela Sesap/Segedam

Negcio
Controle externo da Administrao Pblica e da gesto dos recursos pblicos federais

Misso
Controlar a Administrao Pblica para promover seu aperfeioamento em benefcio da sociedade

Viso
Ser reconhecido como instituio de excelncia no controle e no aperfeioamento da Administrao Pblica

www.tcu.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen