Sie sind auf Seite 1von 3

Blumenau, 18 de setembro de 2012.

Curso: Processo Constitucional e Direitos Humanos Acadmico: Gabriel Bertoluci

RESENHA CRTICA AES AFIRMATIVAS NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PIOVESAN, Flvia. Aes Afirmativas no Brasil: desafios e perspectivas. Revista Estudos Feministas. Florianpolis: setembro-dezembro de 2008. I RESUMO
Trata-se de abordagem quanto a experincia e conhecimento do Brasil em lidar com as aes afirmativas, sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao Racial, um estudo delineado nas possibilidades e perspectivas de construo da igualdade tnicoracial, direitos humanos, justia racial, estando inserido dentro dos patamares da Dignidade da Pessoa Humana como direito fundamental Constitucional.

II ARGUMENTOS Questo reflexiva a igualdade e direito a diferena, protegendo em cada uma de suas formas os direitos humanos. Caso que a tica que v no outro um ser merecedor de igual considerao e profundo respeito, dotado do direito de desenvolver as potencialidades humanas, de forma livre, autnoma e plena. No registro histrico da construo dos direitos humanos, observa-se que a primeira busca foi em torno da proteo dos direitos da sociedade em geral, que expressava o temor da diferena. A diferena era visibilizada para conceber o outro como um ser menor em dignidade e direitos, ou, em situaes limites, um ser esvaziado mesmo de qualquer dignidade, um ser descartvel, objeto de compra e venda. Faz-se necessria a especificao do sujeito de direito, que passa a ser visto em suas peculiaridades e particularidades.
Nessa tica, determinados sujeitos de direitos, ou determinadas violaes de direitos, exigem uma resposta especfica e diferenciada, ou seja, se proceda com justia pessoa que se sinta inferiorizada, caso que exige, simultaneamente, redistribuio e reconhecimento de identidades.

Destacam-se, assim, trs vertentes no que tange concepo da igualdade:


a) a igualdade formal, reduzida frmula todos so iguais perante a lei (que, ao seu tempo, foi crucial para abolio de privilgios); b) a igualdade material, correspondente ao ideal de justia social e distributiva (igualdade orientada pelo critrio scio-econmico); c) a igualdade material, correspondente ao ideal de justia enquanto reconhecimento de identidades

(igualdade orientada pelos critrios de gnero, orientao sexual, idade, raa, etnia e demais critrios).

Ressalta-se, assim, o carter bidimensional da justia: redistribuio somada ao reconhecimento. O direito redistribuio requer medidas de enfrentamento da injustia econmica, da marginalizao e da desigualdade econmica, por meio da transformao nas estruturas scio-econmicas e da adoo de uma poltica de redistribuio. De igual modo, o direito ao reconhecimento requer medidas de enfrentamento da injustia cultural, dos preconceitos e dos padres discriminatrios, por meio da transformao cultural e da adoo de uma poltica de reconhecimento. Faz-se necessrio combinar a proibio da discriminao com polticas compensatrias que acelerem a igualdade enquanto processo. Com efeito, a igualdade e a discriminao pairam sob o binmio incluso-excluso. Enquanto a igualdade pressupe formas de incluso social, a discriminao implica a violenta excluso e intolerncia diferena e diversidade. As aes afirmativas devem ser compreendidas no somente pelo prisma retrospectivo no sentido de aliviar a carga de um passado discriminatrio , mas tambm prospectivo no sentido de fomentar a transformao social, criando uma nova realidade. III - ANLISE CRTICA Pela poltica de reconhecimento que se pretende avanar na reavaliao positiva de identidades discriminadas, negadas e desrespeitadas; na desconstruo de esteretipos e preconceitos; e na valorizao da diversidade cultural. Pois como bem acrescenta Boaventura:
Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferena nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Da a necessidade de uma igualdade que reconhea as diferenas e de uma diferena que no produza, alimente ou reproduza as desigualdades.

A discriminao ocorre quando somos tratados iguais, em situaes diferentes; e diferentes, em situaes iguais. No mbito do Direito Internacional dos Direitos Humanos, destacam-se duas estratgias: a) a estratgia repressiva-punitiva (que tem por objetivo punir, proibir e eliminar a discriminao); e b) a estratgia promocional (que tem por objetivo promover, fomentar e avanar a igualdade). O que se percebe que a proibio da excluso, em si mesma, no resulta automaticamente na incluso. Logo, no suficiente proibir a excluso, quando o que se pretende garantir a igualdade de fato, com a efetiva incluso social de grupos que sofreram e sofrem um consistente padro de violncia e discriminao. O debate pblico a respeito das aes afirmativas no Brasil tem sido marcado por cinco dilemas e tenses, entre estas so trs os principais: O primeiro dilema atm-se discusso acerca da igualdade formal versus igualdade material. Uma segunda tenso envolve o antagonismo polticas universalistas versus polticas focadas. Uma terceira crtica apresentada concerne aos beneficirios das polticas afirmativas, considerando os critrios classe social e raa/etnia. Aqui a tenso envolve, de um lado, o branco pobre, e, de outro, o afrodescendente de classe mdia.

Ora, a complexa realidade brasileira v-se marcada por um alarmante quadro de excluso social e discriminao como termos interligados a compor um ciclo vicioso, em que a excluso implica discriminao e a discriminao implica excluso. IV ARGUMENTAO O processo de expanso das politicas de aes afirmativas para acesso da populao fruto de uma intensa disputa travada no campo ideolgico e do direito, a qual influencia tanto pensamentos partidrios contrrios como positivistas, sob judice um Estado em ampla mudana, sustentando para tanto, que a dinmica da desigualdade no Brasil explicada pela baixo posicionamento da populao na base da hierarquia socioeconmica em detrimento ao pertencimento tnico-racial ou ambiente social inserido. Muitos so os desafios a serem superados na busca pela eliminao do carter discriminatrio da sociedade brasileira, quesito importante nos dias atuais, temos como exemplo o posicionamento da mulher como integrante e concorrente cargos polticos, assim como, a regularizao de cotas em universidades. Alm das aes afirmativas contarem com o slido amparo jurdico das Convenes sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao Racial e contra a Mulher, ambas ratificadas pelo Brasil, a ordem jurdica nacional, gradativamente, passa a introduzir marcos legais com o objetivo de instituir polticas de aes afirmativas. Como exemplos temos no ano de 2002, no mbito da Administrao Pblica Federal, foi criado o Programa Nacional de Aes Afirmativas, que contemplou medidas de incentivo incluso de mulheres, afrodescendentes e portadores de deficincia, como critrios de pontuao em licitaes que beneficiem fornecedores que comprovem desenvolver polticas compatveis com o programa. Alias, caso em que hoje vivenciamos significativos avanos no campo das politicas publicas para a juventude visando estabelecer novos parmetros nas relaes do poder publico, proporcionando a importante tarefa de manter um lao de dialogo com as politicas educacionais visando promover o aprofundamento dos direitos dos jovens que vive em situao de vulnerabilidade. Atue na juventude, mude os homens do amanh, que formaro seus futuros filhos.

Das könnte Ihnen auch gefallen