Sie sind auf Seite 1von 2

Muitas empresas de fabricao de software tm um alto custo para manter e solucionar problemas aps a implantao de programas e sistemas computacionais,

um problema, na maioria das vezes ocasionada pelas ms prticas de programao e pelo mau gerenciamento.

Esta pesquisa pretende mostrar que um projeto para a implantao da melhoria de processos de desenvolvimento de software, com a implantao do CMMI-DEV, onde exige conhecimento sobre a abordagem adotada, comprometimento, envolvimento e disponibilidade das pessoas envolvidas no projeto, principalmente daqueles que o coordenam. So exigidas dos funcionrios envolvidos, habilidades para motivar, orientar, sugerir tcnicas, treinamento e procedimentos a ser realizado, bem como analisar os desvios que implicam na no aderncia de um processo s metas e prticas impostas pelo CMMI. O CMMI-DEV um modelo de referncia que fornece direcionamento para as prticas a serem seguidas em um processo de desenvolvimento de software. O modelo que ser utilizado para o ciclo de vida dos processos mais conhecido como IDEAL, modelo que foi desenvolvido em 1996 pelo CMU/SEI. Este modelo foi escolhido, devido ao fato de ter sido concebido originalmente como um modelo de ciclo de vida para melhoria de processos de software com base no SW-CMM, um dos modelos que deram origem ao CMMI. O CMMI rene diversas boas prticas para a cobertura de todo o ciclo de vida de um software, relacionando todas as reas de processo que devem ser abordadas para garantir o constante aprimoramento da organizao e a qualidade de seus produtos. Porem o modelo no aborda como cada organizao deve agir em seu processo, em o que deve ser feito ao em vez de como faz-lo. Isso exige um conhecimento profundo das prticas do CMMI e das regras de negcio e objetivos da organizao. Outro fator relevante sobre a implementao do CMMI que, uma vez que o modelo ocasiona mudanas profundas na operao da organizao, sua implementao lenta e planejada, para garantir que todas as alteraes sejam adequadas.

O planejamento para o projeto foi realizado baseando-se em uma pesquisa sobre o processo de implantao do CMMI-DEV. Foi levado em considerao os problemas decorrentes do impacto da mudana de cultura organizacional, da falta de visibilidade ou m expectativa dos envolvidos, da m gesto tcnica em gerenciamento de projetos de software, da inexistncia da garantia da qualidade, dentre outros. Estes problemas levam uma equipe de desenvolvimento ao descumprimento dos prazos, ao retrabalho contnuo, ao dispndio desnecessrio de recursos oramentrios e ausncia ou baixa qualidade dos seus produtos e servios. Hoje o mercado exige produtos cada vez mais complexos. Para buscar alcanar seus objetivos e atender as organizaes precisam reconhecer e adotar novas oportunidades rapidamente, sem que isto reduza consideravelmente sua produtividade ou aumente seus custos. Para manter-se competitiva, a organizao deve poder absorver mudanas relevantes a seus produtos e servios, garantindo sua qualidade. O objetivo do trabalho foi realizar um planejamento para a construo de um processo consistente e maduro baseado nas metas e prticas do CMMIDEV nvel 2. Com foco na reduo dos riscos do projeto, nos prazos definidos e no alcanar a qualidade dos servios executados. O caso do estudo foi baseado em um cenrio comum do processo ad hoc de trabalho e nos problemas recorrentes de uma empresa fictcia que se encontra no nvel baixo de maturidade em processo de desenvolvimento de software e que pretende obter a certificao CMMI-DEV nvel 2.

Das könnte Ihnen auch gefallen