Sie sind auf Seite 1von 4

TRABALHO SOBRE OS 5SS

Introduo
O Programa 5S surgiu no Japo na dcada de 1950. O 5S uma referncia a uma srie de cinco palavras japonesas que, transliteradas para o alfabeto latino, se iniciam com a letra S; s vezes adaptado ao portugus como cinco sensos. Esta srie d nome a uma metodologia geralmente interpretada como uma organizao padronizada, embora a metodologia seja mais do que uma simples organizao. Trata-se de uma filosofia e uma maneira de organizar e gerenciar o espao de trabalho com o propsito de melhorar a eficincia atravs da eliminao de materiais no mais usados, melhorando o fluxo de trabalho e mitigando os processos desnecessrios.

Objetivo
O objetivo do 5S's aplicar somente o que necessrio no seu ambiente de trabalho e descartar tudo o que no usado mantendo o ambiente organizado. Isto ocorreu no incio da dcada de 50, momento em que o Japo tentava se reerguer da derrota sofrida na Segunda Grande Guerra e as indstrias japonesas necessitavam colocar no mercado, produtos com preo e qualidade capazes de competir na Europa e Estados Unidos.

Metodologia 5s.
A metodologia 5S tem sido desenvolvida de forma eficaz e participativa nas empresas atravs de fundamentos de fcil compreenso e capacidade de apresentar resultados expressivos. Isso responde a questo daqueles que se perguntam: por que cada vez mais empresas investem na aplicao dos 5S? A resposta simples: porque uma ferramenta baseada em idias simples e que podem trazer grandes benefcios para as empresas.

1) SEIRI Senso de Utilizao


Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc. com equilbrio e bom senso. Onde realizado o descarte ou realocao de tudo aquilo considerado dispensvel para realizao das atividades. Os resultados da aplicao do Senso de Utilizao so imediatamente evidenciados.

Ganho de espao Facilidade de limpeza e manuteno Melhor controle dos estoques Reduo de custos Preparao do ambiente para aplicao dos demais conceitos de 5S

2) SEITON Senso de Organizao


O senso de organizao pode ser interpretado como a importncia de se ter todas as coisas disponveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto devem-se fixar padres e utilizar algumas ferramentas bem simples como painis, etiquetas, estantes, etc. Tudo deve estar bem prximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local especfico. Podemos identificar como resultados do senso de organizao:

Economia de tempo; Facilidade na localizao das ferramentas; Reduo de pontos inseguros.

3) SEISO Senso de Limpeza


A traduo para a palavra Seiketsu limpeza. Este senso define a importncia de eliminar a sujeira, resduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessrios ao ambiente. Trata-se de manter o aceito do piso, armrios, gavetas, estantes, etc. O senso de limpeza pode ir alm do aspecto fsico, abrangendo tambm o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho onde impere a transparncia, honestidade, franqueza e o respeito. A aplicao do senso de limpeza traz como resultado:

Ambiente saudvel e agradvel; Reduo da possibilidade de acidentes; Melhor conservao de ferramentas e equipamentos; Melhoria no relacionamento interpessoal.

4) SEIKETSU Senso de Padronizao e Sade


O senso de padronizao traduzido na fixao de padres de cores, formas, iluminao, localizao, placas, etc. Como abrange tambm o conceito de sade, importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitrios, salas de trabalho, etc. afim de que sejam identificados problemas que afetam a sade dos colaboradores como os problemas ergonmicos, de iluminao, ventilao, etc. Este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros S (seleo, ordenao e limpeza) de forma que eles no se percam. Podem-se evidenciar como principais resultados da aplicao deste conceito:

Facilidade de localizao e identificao dos objetos e ferramentas; Equilbrio fsico e mental; Melhoria de reas comuns (banheiros, refeitrios, etc); Melhoria nas condies de segurana.

5) SHITSUKE Senso de Disciplina ou Autodisciplina


A ltima etapa do programa 5S definida pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Este senso composto pelos padres ticos e morais de cada indivduo. Esta etapa estar sendo de fato executada quando os indivduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando no h a vigilncia geralmente feita pela chefia ou quando estendem estes conceitos para a vida pessoal demonstrando seu total envolvimento. Diante de um ambiente autodisciplinado a cerca dos princpios 5S possvel que se tenha:

Melhor qualidade, produtividade e segurana no trabalho; Trabalho dirio agradvel; Melhoria nas relaes humanas; Valorizao do ser humano; Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;

A convivncia com os cinco sensos apresentados leva os indivduos a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organizao e os torna parte da pirmide dos resultados alcanados, fazendo nascer a conscincia de que preciso ser disciplinado mesmo quando no h cobranas. Por isso, os Programas de Qualidade tm auxiliado as empresas no processo de melhoria contnua dos produtos ou servios, principalmente atravs da mudana cultural, a fim de se obter a vantagem competitiva necessria que ser colhida a curto, mdio e longo prazo.

NOVIDADE NO 5S!!!
Em busca de atender organizaes e profissionais que valorizam os modismos, alguns consultores procuram ampliar o conceito original do 5S para 8S1 e 9S. Casualmente as trs atividades adicionais de cada metodologia no coincidem, o que significa a incluso de mais 7 S, quais sejam: SHIKARI-YARO Determinao e Unio comprometer a alta direo na implantao do 5S. SHIDO Treinamento capacitar funcionrios de todos os nveis nos conceitos do 5S SETSUYAKU Economia - o combate aos desperdcios SEISAN Eliminao de perdas envolver funcionrios de todos os nveis e reas para eliminar todos os tipos de perdas SEKININ Responsabilidade fazer com que cada um se torne responsvel pelo seu local de trabalho

SHITSUKOKU Persistncia ter constncia de propsito, no se limitando a fazer o 5S somente no lanamento ou em vsperas de auditorias SHUKAN Hbito praticar o 5S como um hbito, independente da carga de trabalho ou de cobranas.

COMCLUSO
Observando os mtodos de gesto e o potencial das pessoas em variados ambientes, sentimos que, devidamente entendido e apresentado, o 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer circunstncia. Com isso, o 5S que praticamos hoje mais humano do que quando comeou a ser divulgado no Brasil, nos anos 1980. Seus princpios so semelhantes aos princpios da vida. Temos tanta tecnologia, conhecimentos, cultura, valores, tantos recursos artificiais descobertos, aperfeioados ou inventados pela humanidade, que no mais possvel utiliz-los sem aprendizado e treinamento. Ora, muitos recursos no adiantam nada se no soubermos utiliz-los, orden-los, limp-los, conserv-los e, finalmente, descart-los ou recicl-los quando chegar a hora. Nesta nossa vida to cheia de novidades e oportunidades, o 5S que vai nos mostrar como melhor aproveit-las para a Qualidade de Vida. Qualidade de Vida para a humanidade e, sobretudo, para o sistema biolgico, do qual fazemos parte e sem o qual no podemos viver. Quanto mais praticarmos o uso destes cinco sensos, mais eles se tornaro naturais para ns, transformando-se em aes comuns do nosso cotidiano. Por que no comear desde j?

Das könnte Ihnen auch gefallen