Sie sind auf Seite 1von 15

AS MLTIPLAS MULHERES BRASILEIRAS CLAUDIA FONSECA - PPGAS\UFRGS

Quero em primeiro expressar minha grande satisfao em estar com vocs aqui hoje 1 . Sei que o governo estadual tem organizado uma srie de eventos trazendo conferencistas de grande mrito, organizando mostras de filmes, fotos e outros evento para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Sintome prestigiada ser convidada a abrir esse ciclo de conferncias orientadas em grande medida para a Antropologia da Mulher. Sem dvida, sabendo que uma antroploga que vem falar hoje, muitas de vocs estaro esperando uma discusso dos mitos ligados mulher. E certamente mitos no faltam. Posso citar os mais conhecidos: O mito do matriarcado, e o mito do eterno feminino. Certamente a anlise de mitos como esses importante, porm no necessariamente no sentido que as pessoas esperam. Pois em geral hoje os cientistas sociais vem esses mitos enquanto mitos - isto , crenas ideolgicas que, longe de refletir qualquer fato histrico real, revelam os valores dos que promovem e abraam esses mitos. Consideremos, por exemplo, o mito do matriarcado -, aquela idia de que antigamente, numa poca primeva da nossa humanidade, as mulheres dominavam a vida social. Em todas as verses deste mito, as mulheres vivenciam uma queda, uma destituio de poder ocasionada por alguma falta que elas cometem. A histria bblica de Ado e Eva talvez seja a verso mais conhecida aos membros desta platia. Pois bem, historiadores e etnlo gos mostram que tal poca da humanidade nunca existiu. No entanto a lenda de queda muito til para explicar a dominao masculina das sociedades atuais pois confirma a noo da incompetncia feminina. As mulheres j tiveram o poder, no deu certo. Considerado sob essa luz, temos que reconhecer que muitas mulheres que passam a defender esse mito como se fosse uma realidade histrica, -- sem querer -- reforando um mecanismo de sua prpria excluso.

1 Palestra proferida durante o Seminrio

500 Anos de Dominao Masculina? Organizado pelo Museu Antropolgico do RS, Estado do RS, Secretaria da Cultura - Museu de Arte de Rio Grande do Sul, 24 maro, 1999.

Falar de dominao masculina nos traz para um segundo mito - o mito do eterno feminino pois, por que outro motivo a dominao masculina seria universal se no por ser arraigada em um fato panhistrico e transcultural - o fato palpvel do corpo feminino. Segundo essa perspectiva, haveria algo escrito na biologia feminina - a maternidade, hormnios, fragilidade fsica - que explicaria um certo carter feminino que recorreria em todas as pocas e em todos os lugares. Para essa perspectiva, teramos ainda outras objees. Em primeiro lugar, a natureza para os antroplogos no mais vista como um fato inaltervel. Hoje, os ecologistas tambm reconhecem que no h floresta, nem deserto, nem mar que no reflita a influncia de homens e mulheres interagindo com essa natureza. Neste contexto, a noo de natureza pura, intocada mal faz sentido. Pois bem, o corpo humano - os atributos fsicos de cada sexo - se presta tambm a um nmero sem limite de resignificaes que no podem ser previstas pois so a obra da cultura e no da natureza. Lvy-Strauss, em uma recente publicao na Folha de So Paulo, discorre longamente sobre diferentes crenas ligadas ao eterno feminino para, no final do artigo, descart-las como sendo irrelevantes. Reafirma que se quisermos entender o comportamento de qualquer sujeito real -- uma mulher em carne e osso -- no para seu tero nem para seu equilbrio hormonal que devemos olhar, mas sim para as crenas e condies histricas que revelam o contexto cultural em que ela se move. A maioria das feministas que eu conheo j assimilaram essa lio graas em particular experincia das reunies mundiais que ocorreram em Nairobi, Cairo, Mxico onde o fato da semelhana biolgica sexual entre todas as participantes estava muito freqentemente posta em segundo plano pelo fato, igualmente real e muitas vezes mais relevante, das diferenas religiosas, tnicas, e nacionais. Minhas crticas a esses mitos no representam uma recusa s preocupaes que motivam muitos de seus proponentes. A dominao masculina , sem dvida, um fato real na vida de boa parte das mulheres hoje. certamente salutar a ao coletiva voltada para a promoo dos direitos da mulher. O tipo de Antropologia que eu fao inspirada no desejo de compreender e transformar a realidade atual. Entretanto, para realizar esse objetivo, preciso uma pesquisa calcada no em mitos generalizantes, mas sim nos pormenores da histria em nosso caso, da histria particular das mulheres gachas e brasileiras.

Pensei muito como discorrer sobre essa heterogeneidade feminina sem cansar minha platia e resolvi recorrer a um artifcio narrativo que coloca em relevo a vida de mulheres especficas -- trs mulheres que nasceram todas no incio do sculo, mas que viveram vidas bem diferentes. Comeo com uma pesquisa minha que me levou a conhecer Eutherpe - uma mulher muito pobre - que vivia na fronteira no incio do sculo e que, em 1925, se encontrava diante do tribunal em Porto Alegre, numa disputa acirrada com seu marido pela guarda dos filhos. Em segundo lugar, quero passar para uma mulher muito diferente Dona Adlia, que em 1945 era caixa numa confeitaria na Rua dos Andradas e que usou suas competncias para entrar na poltica partidria e lutar por seus ideais. Finalmente, quero falar de um momento bem mais recente - 1985, quando a V Branca entrou no Clube LBA de Terceira Idade e comeou a curtir a vida, ir a bailes e namorar. Trs mulheres que nasceram todas em mais ou menos a mesma poca: Eutherpe, que mais se aproxima da mulher vtima, oprimida por todos os poderes econmicos e moralistas de sua poca; Dona Adlia -- uma mulher valente que vence preconceitos machistas e entra na luta poltica; e a V Branca que pode ser, por enquanto, nosso modelo de mulher faceira. Trs pequenas biografias que devem alimentar nossa reflexo sobre o ser mulher no Brasil hoje. Trata-se de trs mulheres muito diferentes uma da outra e que eu nunca conheci pessoalmente. (Peo portanto sua compreenso com as mltiplas lacunas que existem na informao que tenho sobre elas.) Trago suas histrias para pensar sobre a evoluo das circunstncias da mulher nesses ltimos cem anos e para abrir uma janela sobre algumas das muitas formas de ser mulher no Brasil. Minha esperana que, at terminar hoje, conveno vocs que possvel enfrentar a rica diversidade de nossa poca sem esfacelar o material, sem minimizar o que as mulheres tm em comum e as possibilidades de armar frentes comuns de ao.

Os crimes de Eutherpe A primeira mulher, Eutherpe, descobri durante minhas prprias pesquisas em arquivos histricos do incio do sculo sobre disputas pelo ptrio poder de crianas. Eutherpe deve ter nascido em torno de 1895 no interior do Rio Grande do Sul - provavelmente perto de Santana de Livramento ou Quarai. Imaginamos essa mulher, como a maioria da populao fronteiria, de origem mista : luso-brasileira, com alguma participao guarani no seu sangue ou,

quem sabe, at tivesse, entre seus ascendentes, alguma av escrava fugitiva das charqueadas. Em todo caso, encontramos ela em 1925 pobre, analfabeta, me de quatro filhos e de profisso mal-definida. Conhecemos ela atravs de um processo judicial que moveu contra seu marido, Joaquim, em que ela peticiona o juiz para lhe restituir a guarda de suas duas filhas - Jandira com 14 anos e Jussara com 11. Ela acusa seu marido de ser esmoleiro, sem meios para educar suas duas filhas. Joaquim reage, dizendo que at 1920 trabalhava em Santana como escriturio na Via Frrea mas uma doena debilitante (provavelmente o reumatismo) o obrigou a procurar tratamento em Montevidu, no Estado Oriental de Uruguai. Seria em 1921, um ano depois de Joaquim ter se ausentado, que comearam os crimes de sua mulher. Nesse ano (1921) ella Eutherpe, adulterou-se commetendo ja um crime perante a Lei, perante a Sociedade e perante mim, quebrando os laos matrimoniais que eu os julgava inquebrveis...Ella juntou-se a um homem que alm de escrofuloso era viciado em jogos, de nome Abel e naquelle tempo morador no Quarahy; deixando esse em pouco tempo, juntou-se a outro de idntico teor, homem perdido em vcios, jogos e beberagens, de nome Bencio, morador em Atigas, Estado O. de Uruguay, pouco tempo tambm esteve com este e juntou-se com um terceiro de nome Theodulo R. de cor quasi negra e rengo de uma perna , castelhano e morador na cidade do Quarahy. (...) ultrajado mesmo, no prossegui ao contra ella e nem quiz usar de violencias. Retirei sim de sua posse a menina chamada Ambrozina, coloquei-a em uma estancia no Estado Oriental com ordens de s ser entregue a mim, ella tentou rehaver a filha, porm, as autoridades sabedoras de seu pessimo proceder, no entregaram a menina Esta mulher no esta empregada, no costura, no trabalha em l, no tem casa que ella mesma aluga, no tem responsabilidade, anda quasi os dias inteiros fora da casa onde para, s chegando na occasio das diversas refeies, no ganha dinheiro, mas, entretanto me consta, que tem feito compra de roupa para ella e meu filho Miguel e uma cama com colcho. E esse dinheiro donde lhe veio se ella no trabalhou em lugar nenhum?

No posso acreditar que V.S. inteirado destes factos que, so nella, habituaes, mantenha o despacho contra mim e contra minhas filhas que no tem culpa do proceder de sua indigna me, e, que so os unicos entes que me acompanham com amizade e harmonia, nessa minha vida de infelicidade. V. S Juiz, mas, tambem pae (nfase minha).

Tinha muita coisa contra Eutherpe. Sabemos que ela teria pouqussima chance de receber uma educao. Suas oportunidades de emprego no estavam nada boas. Se trabalhasse num emprego industrial, ganharia em toda probabilidade a metade do salrio de seu irmo apesar de desempenhar a mesma tarefa. Segundo a moralidade sexual da poca, ela seria condenada por ser uma mulher abandonada. Que ficasse sozinha, que se juntasse com novo companheiro ou que resolvesse tentar sustentar seus filhos trabalhando fora, seria rotulada de antemo como prostituta (o que parece ter sido, por sinal, uma profisso feminina muito comum na poca). Ela tinha tambm a legislao contra ela: enquanto mulher casada, no podia possuir propriedade, no podia legitimar a unio que travava com um novo companheiro e, faltando-lhe idoneidade na definio legal, perdia seus direitos maternos com relativa facilidade. Sabemos que ela nem sequer teria tido participao na formulao destas leis porque no podia votar, no ocupava cargos polticos e, como Joaquim, seu marido nos lembra no seu apelo de pai para pai ao juiz, a mulher se movia num mundo pblico em que os homens no somente ditavam as regras, mas tambm serviam de rbitros, testemunhos e escrives. No gostaria de pintar Eutherpe como vtima total. No podemos saber, mas podemos imaginar momentos de ao, escolha, prazer (quem sabe, pode ter sentido um grande alvio ao se separar do marido). Citamos seu caso, no entanto, para lembrar de uma poca histrica no muito distante em que a dominao masculina estava no seu auge. H pessoas que diro que a mulher ainda vive sob o jugo da dominao masculina e que o processo simplesmente mudou de grau. Eu diria que os graus so de suma importncia e que, para as mulheres se assumirem como agentes da histria, necessrio reconhecer que j galgaram importantes conquistas.

Dona Adlia: Pioneira no mundo poltico Acharemos agora, na nossa segunda personagem, uma figura menos subjugada. Falamos de Dona Adlia Eliza Machado - uma mulher que no somente votava (graas a este privilgio outorgado no fim da dcada de 30) mas que teve uma participao ativa na poltica partidria do Rio Grande do Sul (e, por extenso, do Brasil). Vemos D. Adelia numa foto da primeira conveno do novo partido poltico - PTB - nica mulher num grupo de 39. Conhecemos ela graas pesquisa cuidadosa de Profa. Maria Noemi Brito que, no fim dos anos 80, passou longas horas dialogando com essa senhora, j idosa, escutando suas lembranas de militncia poltica. Concentramos nossas atenes no ano 1945 - ano de reabertura poltica no Brasil aps a ditadura do Estado Novo. Dona Adlia tinha, nessa poca, 29 anos e, como auto-proclamada idealista e patriota, tinha vontade de participar do novo processo de democratizao. Trabalhava ento como caixa na casa de caf no centro de Porto Alegre e tinha uma filha. Tinha sido casada com um homem que a tolhia e, com a separao conjugal, encontrou a liberdade para se expandir. Numa noite de agosto de 1945, juntou meia dzia de companheiros na sua casa num bairro operrio de Porto Alegre. Eram companheiros de ideais - trs homens e trs mulheres : alm de D. Adlia, uma operria sua amiga, e outra, sua vizinha e comadre. Junto com eles, fundou a primeira seo gacha do PTB. Era getulista roxo (como dizia sua bigrafa, Noemi) e acreditava que era apoiando a candidatura dele nas eleies presidenciais que poderia melhor apoiar um movimento que defendesse e elevasse a classe trabalhadora. Quando lembra essa fase de sua vida, Dona Adlia fala em termos e imagens que no deixam dvida quanto a sua identidade feminina. Ela era uma boa militante poltica justamente porque se dava bem com tanta gente : sempre tratava todos bem, era alegre e comunicativa. Comerciria no centro da cidade, usava o caf onde trabalhava como sua tribuna. Al, colocava cdulas, propagandas de todos os candidatos porque era democrtica, estava ali para distribuir, o povo que escolhia o que levar. Ela conta como adorava brincar com as pessoas, inclusive pregando o selinho poltico de seu partido nas costas delas sem que soubessem e assim atraindo simpatia de figuras at de outros partidos. Foi assim que conseguiu - ela sozinha - 5.000 assinaturas, a metade da quantia necessria, para registrar o novo partido no Tribunal Eleitoral. Dona Adlia tambm conseguia excelente cobertura na imprensa

para seu partido quando precisava divulgar informaes e notcias, pois se dava muito bem com o diretor da Rdio. (Diz que os dois conversavam com frases poticas). Mas, se verdade que, em relao a Eutherpe, os tempos tinham melhorado para a mulher gacha, ainda havia em outras frentes sinais claros de discriminao. Curiosamente, a histria oficial completamente esqueceu aquela reunio na casa de D. Adlia. Apesar de ter, na poca, registrado tudo no Tribunal Eleitora, no Diario Oficial e apesar de ter divulgado a fundao, sua fundao do partido na imprensa, D. Adlia foi esquecida pela histria oficial. O que ficou como fundao oficial foi uma reunio trs semanas mais tarde sob a liderana de sindicalistas munidos de uma autorizao pessoal de Getlio Vargas. No incio no queramos aceitar, diz D. Adelia porque o partido estava fundado, registrado, e ns ramos os verdadeiros fundadoresmas resolvemos entrar em acordo e ficar unidos. Na verdade, os companheiros sindicalistas no ignoraram a importncia de D. Adlia. Registraram em ata que era a primeira mulher a entrar no trabalhismo e o novo presidente do partido elogiava muito seu trabalho de militante, chegando ao ponto de dizer para ns, ela era como um homem; mas no h como negar que ela perdera cho. Baixou de Primeira para Terceira Tesoureira e suas atividades principais foram reorientadas para a Ala Feminina. Devemos lembrar que D. Adelia no era feminista. Tanto que recebeu com grande prazer o elogio do novo presidente do partido: para ns, ela era como um homem. E nada indica que ela sentia grande solidariedade junto a suas colegas mulheres. Pelo contrrio, destaca seus prprios talentos, contrastando-os com a inexpressividade da maioria das mulheres. Enquanto Adlia era uma grande oradora que conquistava todo mundo por onde ia, as outras no tinham argumento, no sabiam discutir. No era de forma alguma feminista na acepo moderna da palavra. Mas, sendo mulher, foi decidida (pelos homens) que sua participao no partido devia (naturalmente) ser atravs da Ala Feminina. Dona Adlia, em todo caso, nunca chegou a ser candidata a um cargo pblico: Uma vez tentaram me botar como candidata a vereadora, apareceram alguns votos na conveno, mas eles no votavam porque me queriam como cabo eleitoral, para trabalhar para eles. E, de forma significativa, quando colegas do

partido, querendo ocupar seu cargo, conspiraram para provocar sua queda, foram diretamente para a questo da moralidade sexual. Sendo uma mulher casada s no religioso e separada, com uma criana pequena, era considerada me solteira. Dessa forma, apesar do presidente do partido registrar protestos em seu favor, D. Adelia acabou se demitindo do grupo. Quarenta anos depois dessa fase, Dona Adlia contou sua histria para a pesquisadora, Noemi, ilustrando seu depoimento com fotos e recortes de jornal resgatados de uma caixa de papelo cheia de lembranas familiares. Mostrava tremendo orgulho de ter sido militante a vida inteira - inclusive depois de ter recasado com um militar da marinha. Mas ainda no aspirava a ser igual aos homens polticos. Descrevia-se como um soldado raso, dedicado a um partido que, para D. Adlia, era como um filho que criou e ensinou a andar. D. Adlia era, sim, mulher de sua poca - sentiu muitos avanos em relao a Eutherpe. Apesar de ser de origem humilde, auto-classificada operria, ela tem educao. No somente sabe ler e escrever - usa estes talentos para se instruir e para participar da sociedade. J votava. No concorreu a um cargo poltico mas teria sido possvel - pelo menos do ponto de vista legal. As vias institucionais estavam abrindo lenta mas seguramente. Entretanto, ainda restava os preconceitos na cabea das pessoas - preconceitos moralistas que no mudam to facilmente - que exigiriam mais do que um simples decreto ou nova lei para realmente provocar mudanas.

Do feminismo da igualdade ao feminismo da diferena Esses preconceitos comearam a roer mesmo com a chegada do feminismo. a partir da dcada de 60 que um novo clima intelectual e poltico comeou a se alastrar pelo mundo a afora. J estamos chegando portanto numa poca mais recente, num movimento que mudou a vida de muitas mulheres. Imagine a ousadia da proposta que a mulher - qualquer mulher - fosse IGUAL ao homem. Nem a D. Adlia tinha afirmado isso. Na verdade, a primeira feminista a ousar promover tais idias herticas, Olympe de Gouges, foi guilhotinada -- no sculo XVIII, logo depois da revoluo francesa, quando tentou incluir as mulheres na declarao universal dos direitos do homem.

Ao lembrar de seu destino damo-nos conta que viemos longe nesses ltimos anos. Sofisticamos muito a reflexo feminista desde os anos 60. Em um primeiro momento, fomos atrs da chamada feminismo da igualdade, colocando como alvo ser absolutamente igual ao homem em tudo. Lembro bem daquela poca. J estava na faculdade com minhas amigas feministas norte-americanas. Ao mesmo tempo que, enquanto mulheres, reivindicvamos nosso lugar nas estruturas polticas e histricas, tendamos a minimizar tudo que era exageradamente feminino. Cortvamos o cabelo, usvamos roupas austeras e, em particular, passamos a ter vergonha das atividades muito coladas ao esteretipo feminino. Assim, falar de filho, trocar receita de bolo, se enfeitar eram prova de cafonice. Consideramos hoje que nessa primeira fase do feminismo, a mulher no foi liberada. Foi, antes, acorrentada ao modelo masculino de fazer as coisas. Foi liberada apenas para ser homem ou pelo menos para tentar s-lo , dando aval aos modelos vigentes de poltica e de negcios. Foi em toda probabilidade nesse esprito que D. Adlia tenha ficado to contente com o elogio do presidente de seu partido: Para ns ela era homem. Sem dvida essa etapa foi importante na conquista de novos espaos para a mulher. Mas foi na fase subsequente, a do feminismo da diferena que chegaram mudanas mais profundas e, qui, duradouras. Agora a mulher reivindica no somente acesso a todos os direitos e liberdades considerados masculinos mas tambm -- e mais importante -- um espao igual para seus modelos, eventualmente alternativos, de ser no mundo. Dessa forma, torna-se possvel um rearranjo dos pesos na hierarquia de assuntos nobres. Por exemplo, trocar uma frauda, preparar uma refeio, cuidar de um doente podia ou no ser considerado uma atividade propriamente feminina. O problema no era isso. A questo era : por que essas atividades deveriam ser consideradas menos nobres do que fabricar uma bomba, montar um carro ou brincar com a bolsa de valores? nessa veia que as novas historiadoras, como Michelle Perrot, aspiram rescrever a enciclopdia da realidade humana. Elas no queriam simplesmente aumentar de seis para sessenta pginas a parte sobre a mulher; propunham refazer as prprias categorias de classificao. Espero que esto vendo por que esse movimento - o feminismo da diferena - arrisca ser mais ameaador do que a anterior. Em vez de todo mundo aspirar

chegar s atividades privilegiadas -- o que, dada a diviso de trabalho, seria em todo caso praticamente impossvel -- algumas pessoas, as mulheres, teimaram em ficar onde estavam -- naquelas atividades de sempre, mas exigindo um reconhecimento e valorizao maior, muito maior. (No digo igual porque temos que entreter a possibilidade de uma inverso de prioridades - onde sade e educao, por exemplo, passariam a ser no simplesmente iguais mas, sim, mais importante do que uma montadora de carros.) Tratava-se de um questionamento profundo das hierarquias - todas as hierarquias - vigentes. Foi, nesse sentido que o grande filsofo da escola ps-moderna na Frana, Franois Lyotard, l pelos anos 70, reconheceu o papel fundamental das mulheres na revoluo intelectual. Diz ele: as mulheres esto descobrindo uma coisa que pode causar uma incrvel revoluo no Ocidente, alguma coisa que a dominao masculina ocultou desde sempre - a ausncia do significante, ou seja, o fato de que a verdade com a qual temos tradicionalmente trabalhado apenas uma verso, entre muitas, do real.

A V Branca : a liberdade de ser faceira Quero, porm, recuar desses efeitos macro-estruturais do feminismo para considerar uma ltima personagem. Nossa terceira mulher no nem uma vtima dos diversos mecanismos de opresso como era Eutherpe, nem um militante poltico, membro da vanguarda como era o caso de Dona Adelia. Passamos agora para a V Branca, uma senhora com mais de 80 anos, viva, me e dona de casa cujo retrato foi carinhosamente pincelado em 1991 por sua neta, Flvia Motta. Foi o estilo de vida diferente e surpreendente de minha av paterna a v Branca, nascida em 1904 e de suas amigas que me levou construo do tema Vrios elementos concorrem para torn-la uma velha fora dos padres distantes do esteretipo da velha vovozinha de preto e chale s costas tricotando malhas para os netos numa cadeira de balano. Ela detesta velhos (referindo-se ao esteretipo), tem pavor dessas velhas de preto arrastando chinelos que censuram os jovens dizendo que no meu tempo no era assim. Aos 81 anos, quando comecei a pesquisa, considerava-se jovem por dentro, jovem de esprito. Adora meias rendadas e gosta de se enfeitar. Usa p,

ondula e pinta o cabelo, embora negue-o, dizendo que apenas usa um remdio que faz voltar a cor natural. Adora sair noite. Viva desde os 44 anos, foi s na faixa etria dos setenta, quando os filhos estavam todos casados e com filhos e quando ela j se iniciava nos queixumes da solido, que retornou uma vida social mais ativa. Comeou a sair com amigas, a freqentar o Clube dos Coroas (casa noturna destinada ao pblico no-jovem) e entrou para o grupo dos idosos da LBA (Legio Brasileira de Assistncia) onde teve a oportunidade de fazertrabalhos manuais, ginstica e participar de eventos sociais na companhia de velhos como ela. Observando as mulheres do clube de terceira idade, a pesquisadora foi concluindo que a feminilidade tem pouco a ver com o nvel de estrognios ou com o vigor de juventude. Foi descobrindo que : Essas mulheres tm uma imagem de si sexuada enquanto femininas, enquanto mulheres. No abriram mo, na velhice, dos atributos simbolicos da feminilidade que fizeram parte - toda a sua vida - da construo de sua identidade. Vaidade, conduta jovial, preocupao com a beleza, o uso de roupas mais coloridas, acessrios femininos, maquiagens e tinturas de cabelo fazem parte de sua bagagem. Mas para definir o feminino, V Branca e suas amigas colocavam a nfase em qualidades ao seu alcance. Ao observar quem mais elogiada como sendo MUITO bonita, a pesquisadora chega concluso que beleza para elas principalmente uma excelncia no uso e no manejo das coisas e das artes de mulher - as roupas, os adereos, o gestual, a simpatia e amabilidade no trato com as pessoas e o domnio de tcnicas corporais mais ou menos simples, mais ou menos complicadas, como o andar ou como a dana. Aqui, no existe exatamente uma negao da velhice - simplesmente uma insistncia que a feminilidade faz plenamente parte desta terceira idade. Se so faceiras, o so no apesar mas com a velhice - com seus temores, dores e faltas. E com o fsico de velhas. Pertencem a um estrato social em que no se verificam grandes fenmenos de conservao e sade na velhice. A possibilidade de cirurgia plstica no se coloca - que seja por motivos econmicos ou culturais Como disse uma das senhoras a pessoa tem que

se assumir. Saber-se velho no negar-se a felicidade, mas antes procur-la insistentemente. O interessante observar que ainda existe censura dessa expresso de feminilidade - no entanto, nesse caso, no so os homens que tentam impor os limites. So os prprios filhos das mulheres. Se, no baile, elas parecem perpassadas por uma corrente eltrica que as estica e as rejuvenece, em casa (perto dos filhos) elas parecem murchar, cochichando fofocas - sobre namoros e festas - que teriam espalhado com gargalhadas no clube de terceira idade. Cito aqui o caso especfico de Branca: Foi no Clube dos Coroas que ela conheceu um senhor de idade, um pouco mais moo que ela (que na poca tinha 76 ) com quem manteve um namoro por seis anos aproximadamente. Essa relao acarretou uma mudana em sua vida -- a romada de uma vida sexual e amorosa abandonada h cerca de 30 anos quando enviuvou. Para ela, mais importante que a relao em si, era a volta daquela iluso, da expectativa de esperar algum receber uma visita, de se sentir desejada, se arrumar e preparar a casa e comida para algum (o exerccio do seu ser mulher). Tal transformao em sua vida proporcionou-lhe grande satisfao pessoal e aumentou seu prestgio entre suas amigas que se sentiam (segundo ela) envejosas, enquanto ela sentia-se orgulhosa. No entanto, centre os familiares houve reaes diferentes. O fato foi motivo de riso e de censura. Os filhos proibiram o namoro insinuando o ridculo da situao, a insanidade da me e acusando o velho de querer apenas explor-la. Ela acabou mantendo a relao s escondidas, no que foi apoiada por alguns familiares, os netos adultos em particular. (p. 28).

Devemos lembrar que os filhos de Branca, quando oprimem a sexualidade de sua me esto simplesmente repetindo uma idia muito arraigada no senso comum: que o feminino uma questo de biologia. Acabou o estrognio, acabou a feminilidade. Lembramos com espanto que at a primeira filsofa do movimento feminista, Simone de Beauvoir aderiu a essa perspectiva de forma que no admitiu a possibilidade da mulher encontrar, na velhice, chances de se

realizar enquanto mulher. Enfeitar-se, mostrar-se disponvel para o namoro so atitudes que essa ilustre dama francesa considera patticas na velhice. Pelo jeito, o eterno feminino no tinha lugar para V Branca e suas amigas.

IV. Mitos e diferenas Os mitos levantados no incio de minha fala - do matriarcado ou do eterno feminino - talvez tenham um sentido metafrico na vida de uma ou outra mulher da platia. Mas acho que devemos ir devagar com um tipo de realizao pessoal de certas mulheres que ocorre s custas de outras. Meu interesse abrir o leque de possibilidades - no reduzi-las a uma explicao ou a uma raiz. Nesses termos, o eterno feminino no parece ser uma base eficaz para a ao poltica. Muito pelo contrrio -- se pensarmos que a dominao masculina est inscrita na natureza biolgica dos sexos, como podemos esperar modificar essa situao? Se fosse a biologia a causa de nossos problemas, a nica soluo seria negar ou minimizar essa biologia? Amarrar nossos peitos? Deixar de amamentar nossos filhos? Quem sabe, deixar de viver com o inimigo (homem) e de ter filhos-- ponto final. Deve ser a esta alturas eminentemente claro que enfocamos como instrumento de discriminao os esteretipos - TODOS os esteretipos sobre o feminino, por bonitos e hericos que sejam. No acabamos com um mito para criar outro: o da mulher brasileira - sabemos que nossa histria no se reduz aos esteretipos das trs raas: as Iracemas, Xiquinhas da Silva ou Dona Bentas da vida. Sabemos que as particularidades de origem tnica, de classe, de famlia e de regio criam divergncias importantes entre as mulheres e que qualquer ao que quisermos construir deve partir do fato desta heterogeneidade. Cabe a ns abrir as possibilidade e procurar entender as diferenas. Nenhuma mulher que descrevi hoje pode ser classificada como vtima ou heroina pura. Eu poderia ter simplificado suas experincias, fazendo delas modelos desincarnados. Entretanto, considero as mulheres em carne e osso muito mais interessantes do que os mitos. Assim vimos mulheres que ostentam sua

individualidade ao mesmo tempo que refletem a influncia de seu contexto -em outras palavras, mulheres cheias de sutilezas e zonas sombrias. No entanto, atravs dessa heterogeneidade existe algo que nos une. Enquanto preparava essa palestra, dei-me conta que na verdade ouvia a voz no de trs mas sim de cinco mulheres - alm da minha - pois Eutherpe, Adelia e Branca no existiriam para ns hoje se no fossem as mulheres pesquisadoras que foram, de certa forma suas autoras. Maria Noemi Brito historiadora e antroploga foi fundadora do Primeiro Ncleo de Estudos Sobre a Mulher na UFGS. Se estivesse em vida, certamente seria ela falando para vocs hoje no meu lugar. O material sobre a v branca vem da pesquisadora e antroploga, Flavia Motta. Jovem -- bem, relativamente jovem -- mulher, que tenta driblar de forma criativa sua vida de me, mulher e professora. E, finalmente, devo incluir, uma rpida descrio de mim nascida nos Estados Unidos, casada com mineiro e orgulhosa de ser, hoje, brasileira, gacha e professora na universidade federal. Minha palestra portanto um tipo de obra coletiva mltiplas mulheres falando sobre as diversas formas de ser mulher no Brasil, caminhando, vencendo preconceitos e conquistando novos espaos. nessa solidariedade ao mesmo tempo ldica e tremendamente sria -- que tenho o maior prazer de celebrar com vocs hoje o Dia Internacional das Mulheres.

Para mais leitura: Brito, Maria Noemi. 1994. A memria poltica: verses de gnero. Cadernos Pagu (3): 197-228.

1997 "Ser mulher, me e pobre" In Histria das Mulheres no Brasil (Mary DelPriore, org.). So Paulo: Editora Contexto. Motta, Flvia de Mattos.1998. Velha a vovozinha: identidade feminina na velhice. Santa Cruz do Sul: Edunisc.

Das könnte Ihnen auch gefallen