Sie sind auf Seite 1von 5

12/08/2012

INTRODUO AO EMPREENDEDORISMO
ENFERMAGEM

Empreendedorismo. Quem o empreendedor?


O empreendedor algum verstil, que possui as habilidades tcnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operaes internas e realiza as vendas de uma empresa Joseph Schumpeter (1949) aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma viso futura da organizao. Jos Dornelas (2001) EMPEENDEDOR d incio a uma organizao

Prof. Dra. Maria de Lourdes Borges

Empreendedorismo
o principal fator promotor do desenvolvimento econmico e social de um pas. Identificar oportunidades, agarr-las e buscar os recursos para transform-las em negcio lucrativo. ESSE O PAPEL DO EMPREENDEDOR!!!

Palavra Empreendedor......
Surgiu na Frana (sec/ XVII e XVIII) com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econmico, mediante novas e melhores formas de agir. EMPREENDEDOR RESPONSVEL POR MOVER RECURSOS ECONMICOS

Empreendedorismo. Quem o empreendedor?


Questionamentos? Empreendedores so natos, nascem para o sucesso. Empreendedores so jogadores que assumem riscos altssimos. Empreendedores so lobos solitrios e no conseguem trabalhar em equipe.

Caractersticas do empreendedor
So visionrios; Sabem tomar decises; So indivduos que fazem a diferena; Sabem explorar ao mximo as oportunidades; So determinados e dinmicos;

12/08/2012

Caractersticas do empreendedor
Dedicados; Otimistas e apaixonados pelo que fazem; Independentes e constroem o seu prprio destino; Lderes e formadores de equipe; Bem relacionados;

Caractersticas do empreendedor
Organizados; Planejam, planejam e planejam; Possuem conhecimento; Assumem riscos calculados; Criam valor para a sociedade.

Vantagens do empreendedor
Flexibilidade para determinar a rotina de acordo com as necessidades e prioridades; Liberdade para definir os rumos da empresa e estabelecer as prprias metas; Autonomia de atuao; Possibilidade de obter recursos acima dos estipulados pelo salrio fixo;

Vantagens do empreendedor
Possibilidade de manter uma rede de contatos mais ampla graas diversidade de clientes, parceiros e fornecedores; Atuao diversificada permite a obteno de uma gama de conhecimentos maior do que ficar restrito apenas uma funo; Alternativa vivel condio atual do mercado de trabalho brasileiro.

Desvantagens do empreendedor
Instabilidade; Falta de garantia de ganhos e benefcios; Ficar meses sem receber, ainda que possua com uma reserva satisfatria, pode desanimar o profissional; Falta de um plano de carreira bem estruturado pode desencorajar os menos acostumados.

Empreendedorismo no Brasil
- HOMEM PRIMITIVO: ferramentas que objetivavam a caa de animais Agricultura: plantio no perodo das chuvas ASCENSO DO EMPREENDEDORISMO Homens primitivos desenvolvimento tecnolgico sec/ XV XVI XVII

BRASIL Baro de Mau descendente dos primeiros empreendedores portugueses


Organizao de companhias de navegao a vapor do RGS e Amazonas Implantao 1 ferrovia brasileira Petrpolis e RJ Implantao companhia de gs para iluminao pblica do RJ Inaugurao 1 rodovia pavimentada do pas, entre Petrpolis e Juis de Fora

Fabricao de caldeiras de mquinas a vapor Engenhos de acar Guindastes Prensas, armas e tubos para encanamento de gua

12/08/2012

Empreendedorismo no Brasil

Empreendedorismo no Brasil
O SEBRAE amplamente difundido entre os pequenos

1990 - com a abertura da economia que propiciou a criao de entidades como SEBRAE (Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportao de Software).

empresrios brasileiros, com finalidade de informar e dar suporte necessrio para a abertura de uma empresa, bem como acompanhar atravs de consultorias seu andamento, solucionando pequenos problemas do negcio.

Empreendedorismo no Brasil
A SOFTEX foi criada para ampliar o mercado das empresas de software atravs da exportao e incentivar a produo nacional, para isso foram desenvolvidos projetos para a capacitao em gesto e tecnologia dos empresrios de informtica. Popularizar o termo plano de negcios. Alm de alavancar o desenvolvimento de tecnologias nacionais, essa entidade conseguiu atravs de seus programas, popularizar no pas termos como plano de negcio que eram ignorados pelos empresrios.

Empreendedorismo no Brasil
Brasil possui um nvel relativamente alto de atividade empreendedora: a cada 100 adultos, 14,2 so empreendedores, colocando-o em quinto lugar do mundo. No entanto, 41% deles esto envolvidos por necessidade e no por oportunidade; As mulheres brasileiras so bastante empreendedoras: a produo de 38%, a maior entre os 29 pases participantes do levantamento;

Empreendedorismo no Brasil
Muitos empreendedores brasileiros ainda percebem o capital como algo difcil de se obter.

Empreendedorismo no Brasil
Tamanho do pas e suas diversidades regionais exigem programas descentralizados.

A falta de tradio e o difcil acesso aos investimentos continuam a ser principais impedimentos de algumas atividades empreendedoras.

Infra-estrutura precria e pouca disponibilidade de mo-de-obra qualificada tm impedido a proliferao de programas de incubao de novos negcios fora dos centros urbanos;

12/08/2012

Empreendedorismo no Brasil
O ambiente poltico e econmico tem aumentado o nvel de risco e incerteza sobre a estabilidade e o crescimento.

Empreendedorismo no Brasil
Atualmente sobrevive o mais forte; Estimular o empreendedorismo fundamental para o crescimento econmico de uma nao; Faltam muitos investimentos, pblicos e privados, para pesquisas cientficas no mundo acadmico. O Brasil est aqum, com relao ao nmero de patentes.

Aprimoramento no sistema educacional como um todo, estimular a cultura empreendedora

O que uma empresa?


Empreendimento, atividade, tarefa, intento, desgnio.

Classificao das empresas


Classificao Microempresa Pequena empresa Mdia empresa Mdia-grande empresa Grande empresa

a organizao destinada a realizar um fim determinado, econmico ou no, mediante a utilizao permanente de energia pessoal de empregados sob direo e retribuio do organizador.

Organizaes Informais ou Pequenos Negcios Informais


o tipo de trabalho desvinculado a qualquer empresa, ou seja, o trabalho indireto onde no h vnculo empregatcio por meio de documentao legalizada.

Empresa de sucesso
"Oferecer um produto ou servio com qualidade, atender bem a seus clientes e ter funcionrios satisfeitos com o trabalho e empresa".

12/08/2012

Alavancagem Voc como administrador geral da empresa o que faria?


Alavancagem - capacidade de uma empresa utilizar ativos ou fundos a um custo fixo de forma a maximizar o retorno de seus proprietrios.

Das könnte Ihnen auch gefallen