Sie sind auf Seite 1von 25

Direito Comercial

Estabelecimento Comercial

Estabelecimento Comercial
1. Noo Geral 2. Conceito 3. Natureza Jurdica 4. Estabelecimento x Patrimnio 5. Estabelecimento Principal e Filiais 6. Elementos Componentes do
Estabelecimento

Estabelecimento Comercial 7. Proteo 8. Alienao 9. Sucesso 10. Aviamento 11. Freguesia 12. Extino

Estabelecimento Comercial
1. Noo Geral
Estabelecimento Comercial = Fundo de Comrcio = Negcio Comercial = Fazenda da Empresa = Casa de Comrcio = Fundo Mercantil Azienda (Itlia); Hacienda (Espanha); Fonds de Commerce (Frana e Blgica); Goodwill ou Goodwill of a trade (Inglaterra e E.U.A.); Geschaft ou Handelgeschaft (Alemanha).

Estabelecimento Comercial
2. Conceito
Oscar Barreto Filho Os Bens (oriundo do capital) e servios (provenientes do trabalho) so conjugados em funo do fim colimado, e a surge o elemento estrutural: a organizao - a combinao do capital, trabalho e organizao para o exerccio da atividade produtiva que se denomina - estabelecimento comercial., ou seja, complexo de bens, materiais e imateriais, que constituem o instrumento utilizado pelo comerciante para a explorao de determinada atividade mercantil.

Estabelecimento Comercial
J. X. Carvalho de Mendona complexo de meios materiais e imateriais pelos quais o comerciante explora determinada espcie de comrcio.
Waldemar Ferreira A universalidade de bens constituintes do organismo por via do qual o comerciante exercita a sua funo medianeira entre a produo e o consumo.

Estabelecimento Comercial
Fbio Ulha Coelho Estabelecimento empresarial o conjunto de bens reunidos pelo empresrio para a explorao de sua atividade econmica.
Fran Martins Conjunto de coisas perfeitamente individualizadas e autnomas, que se congregam, pela vontade do comerciante, a fim de possibilit-lo a exercer o seu comrcio, servindo de instrumentos de suas atividades.

Estabelecimento Comercial
3. Natureza Jurdica
TEORIAS:

3.1. Pessoa Jurdica com vida prpria, autnoma da do comerciante; 3.2. Patrimnio de afetao, diverso do patrimnio do comerciante; 3.3. Universalidade de direito;

3.4. UNIVERSALIDADE DE FATO.

Estabelecimento Comercial
3.4. UNIVERSALIDADE DE FATO
Conjunto de coisas distintas, com individualidade prpria, que se transformam num todo pela vontade do comerciante. No tem existncia prpria, diversa das atividades profissionais do comerciante. So coisas que adquirem um valor patrimonial, mas que no podem ser sujeitos de direito ou assumir obrigaes. Objeto de direito.

Estabelecimento Comercial
4. Estabelecimento x Patrimnio
Patrimnio do Comerciante Individual

Patrimnio das Sociedades Trata-se aqui das responsabilidades

Estabelecimento Comercial
5. Estabelecimento Principal e Filiais
Estabelecimento Principal - o lugar onde o comerciante tem a sede de sua atividade, onde governa ou dirige os seus negcios. onde se encontra o centro irradiador de toda a atividade da empresa. Seg. Rubens Requio aquele lugar em que se situa a chefia da empresa, citando sem esforo da sua tese o determinado no Regulamento do Imposto de Renda, Dec. N58.400/66, art.485.

Estabelecimento Comercial
Filiais - no Brasil no se tem dvida de que a Filial juridicamente semelhante sucursal, agncia, etc., no se colocando o problema de sua personalidade jurdica, como em outros pases.

Estabelecimento Comercial
6. Elementos Componentes do
Estabelecimento

Bens Corpreos

Bens Incorpreos

Estabelecimento Comercial
Bens Corpreos Mercadorias Equipamentos Veculos * Imveis Instalaes Utenslios Mveis Etc Bens Incorpreos
Propriedade Comercial Propriedade Industrial

Ponto do Negcio
Direito ao renovamento

Nome Comercial
Firma
Denominao

Ttulo e Insgnia
Expresso ou Sinal de Propaganda Marcas de Indstria e Comrcio Recompensas Industriais Inveno e seu Privilgio Mod. Utilidade,desenhos e Mod. Industriais

Propriedade Literria ou Artstica

Propriedade Imaterial

Direitos Autorais Dir. Resguardo

Aviamento Freguesia
Defesa contra concorrncia Desleal

Etc

Estabelecimento Comercial
Bens Corpreos Mercadorias Equipamentos Veculos * Imveis Instalaes Utenslios Mveis Etc

Estabelecimento Comercial
Bens Incorpreos
Propriedade Comercial Propriedade Industrial Propriedade Literria ou Artstica Etc Propriedade Imaterial

Estabelecimento Comercial
Bens Incorpreos Propriedade Comercial Ponto do Direito ao Negcio renovamento Judicial

Estabelecimento Comercial
Bens Incorpreos
Propriedade Industrial
Nome Comercial Firma Denominao Marcas de Indstria e Comrcio Inveno e seu Privilgio Ttulo e Insgnia

Expresso ou Sinal de Propaganda Recompensas Industriais Mod. Utilidade, desenhos e Mod. Industriais

Estabelecimento Comercial

Bens Incorpreos
Propriedade Literria ou Artstica Direitos Autorais Dir. Resguardo

Estabelecimento Comercial
Bens Incorpreos Propriedade Imaterial
Aviamento Freguesia

Defesa contra concorrncia Desleal

Estabelecimento Comercial
7. Proteo Ao Renovatria 8. Alienao Consentimento credores? 9. Sucesso Como ocorre?

Estabelecimento Comercial
10. Aviamento Teorias diversas, uns dizem que Elemento outros que um atributo. 11. Freguesia No corresponde necessariamente ao aviamento, mas a um de seus fatores.

Clientela Freguesia (?)

Estabelecimento Comercial
12. Extino
Quando os elementos que o constituem se desintegram, ou por destruio ou por destinao para outro fim, etc. No se extingue nem pela Cesso, nem pela Falncia, nem por interdio de seu titular, nem mesmo pela morte de seu titular.

Bibliografia
ALMEIDA, Amador Paes de, Manual das Sociedades Comerciais, 7 ed. rev. e atual. - So Paulo: Saraiva, 1992. BORBA, Jos Edwaldo Tavares, Direito Societrio, 6 ed. rev., aum. e atual. - Rio de Janeiro: Renovar, 2001. BORGES, Joo Eunpio, Curso de Direito Comercial Terrestre, Rio de Janeiro: Forense, 1967. BULGARELLI, Waldirio, Sociedades Comerciais, 8 ed., So Paulo: Atlas, 1999. COELHO, Fbio Ulha, Curso de Direito Comercial, vol. 1, 4 ed., So Paulo: Saraiva, 2000. COELHO, Fbio Ulha, Manual de Direito Comercial, 12 ed., So Paulo: Saraiva, 2000. FERREIRA, Waldemar Martins, Instituies de Direito Comercial, 2 vol. O Estatuto do Estabelecimento Comercial, 4 ed. rev. e aum. - So Paulo: Max Lomonad, 1956. MARTINS, Fran, Curso de Direito Comercial, 25 ed., Rio de Janeiro: Forense, 2000. MIRANDA JNIOR, Darcy Arruda, Curso de Direito Comercial, 1 vol., Parte Geral, 6 ed., So Paulo: Saraiva, 1987. REQUIO, Rubens, Curso de Direito Comercial, 1 vol., 21 ed., So Paulo: Saraiva, 1993. SILVA, Bruno Mattos e, Curso Elementar de Direito Comercial, 1 ed., So Paulo: Juarez de Oliveira, 2001.

Plano de Aula
DISCIPLINA: Direito Comercial MATRIA: Estabelecimento Comercial PROFESSORA: Catarina Stamford OBJETIVO: Ensinar o ponto referente ao Estabelecimento Comercial da melhor maneira possvel de forma a abordar todo o tema e ser entendida claramente pelos ouvintes. PROCEDIMENTOS: Apresentao de transparncias Exposio dos temas Jogo com cartolina para fixao

Das könnte Ihnen auch gefallen