Sie sind auf Seite 1von 23

3

1. INTRODUO Nos ltimos anos o uso de indicadores de desempenho vem sendo intensificado no ambiente empresarial e organizacional devido a sua grande importncia na elaborao e interpretao dos resultados operacionais, possibilitando a execuo de estratgias a curto e longo prazo, que visem um melhor desempenho econmico da empresa. A crescente acelerao das informaes nesse mbito comercial e financeiro, fez com que alguns modelos de avaliao do desempenho passassem a fazer parte daqueles modelos mais tradicionais j consolidados. Isso se deve ao fato de que esses indicadores no se baseiam somente em dados contbeis, que no incluem a exigncia de rentabilidade mnina sobre o capital que foi investido pelos acionistas e no se preocupam em calcular os riscos gerados por determinadas operaes, como por exemplo os indicadores de Lucro Lquido e os retornos sobre ativo. O conceito de criao de valor relativamente novo e leva em considerao variveis importantes como o custo monetrio do capital aplicado, risco do negcio e valor do dinheiro no tempo. Juntamente com tal conceito so inseridos os indicadores de desempenho como Valor Econmico Adicionado (Economic Value Added - EVA) e Valor de Mercado Adicionado (Market Value Added - MVA). Ambos foram registrados pela firma de consultoria Stern & Stewart e tm sido amplamente discutidos e aplicados em grandes corporaes. A utilizao desses indicadores vem sendo intensificada principalmente em grandes empresas, que necessitam manter seus investidores informados de quanto foi o valor gerado no final de cada exerccio financeiro, para que possam captar mais recursos de terceiros e transform-los em investimento. No incio da dcada de 90, quando as empresas brasileiras davam seus primeiros passos no universo da bolsa de valores, os fundos de investimentos globais, que tinham seu dinheiro distribudo em aplicaes pelo mundo todo, preferiam operar dentro de uma nica praa,como forma de atrair um nmero cada vez maior de investidores estrangeiros em potencial. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o desempenho financeiro das empresas brasileiras com aes na BOVESPA atravs do EVA e MVA, observando suas vantagens e desvantagens e verificando at que ponto eles esto correlacionados. Os indicadores foram calculados a partir dos demonstrativos contbeis das empresas disponibilizados no site da prpria BOVESPA, e abrangeram o perodo de 2009 e 2010.

2. OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL O trabalho tem como objetivo analisar, sob o conceito de gesto baseada em valor, as empresas de capital aberto classificadas pela Bovespa como pertencentes ao setor de consumo cclico de comrcio e vesturio, Renner e Marisa. Essa anlise busca avaliar nos anos de 2009 e 2010 se as empresas so ou no criadoras de valor.

2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS - Quantificar a criao ou destruio de valor (EVA e MVA) da empresa Renner nos anos de 2009 e 2010 e fazer uma anlise comparativa entre os anos. - Quantificar a criao ou destruio de valor (EVA e MVA) da empresa Marisa nos anos de 2009 e 2010 e fazer uma anlise comparativa entre os anos. - Analisar a relao entre as empresas Renner e Marisa ao longo dos anos de 2009 e 2010 quanto a sua criao ou no de valor.

3. REFERENCIAL TERICO

3.1 Criao de Valor

Na teoria de finanas corporativas, um dos objetivos principais a maximizao do valor, o que representa que acionistas receberam maior recompensa e retorno dos seus investimentos. Tal fato no favorvel apenas para os acionistas, mas tambm para a sociedade como um todo uma vez que de acordo com Brigham (2008 apud CASTRO, 2010), a busca de valor melhora a utilizao de recursos escassos e quanto mais for eficiente esse uso, maior ser o crescimento econmico e mais elevar o padro de vida da sociedade. Na medida em que o mercado foi crescendo e amadurecendo, aumentou-se o interesse de acionistas e administradores pela criao e incremento do valor. Com isso, alterou-se a viso simplista de apenas auferir lucro para constituio do lucro como maximizao da riqueza e, conforme afirma Sousa e Almeida (2006 apud CASTRO, 2010), quanto valor possa ser agregado no futuro ao investimento que venha a fazer no presente. A importncia da criao de valor para acionistas sempre existiu, no entanto muitas vezes colocado como impasse entre acionistas e partes interessadas (tambm chamadas stakeholders). Apesar de os stakeholders concomitantemente influenciarem e serem influenciados pelas empresas, o foco maior dado ao acionista para a criao de valor, uma vez que so os donos das companhias e mais atrelados ao contexto ideolgico e jurdico. Para Sousa e Almeida (2006) na criao de valor preciso considerar quatro aspectos de fundamental importncia: expectativas de realizao de ganhos pelos investidores, perspectivas de longo prazo, dimenses como retorno e risco e responsabilidade social. J para Coopland (2006) o valor da empresa constitui na relao de fluxos de caixa descontados e a anlise de criao ou no do valor ser relativa a condio de os retornos dos investimentos serem superiores ao custo de capital. No mundo globalizado, torna-se cada vez mais difcil s organizaes viabilizar economicamente seus investimentos por meio de decises direcionadas ao aumento de preos e de participao do mercado, ou seja, a nova tendncia mercadolgica torna os consumidores mais seletivos e as antigas formas de busca de recursos no tem obtido os mesmos resultados de outrora, obrigando as empresas a buscar novas formas de levantar seus recursos. A

supremacia da empresa nestes ambientes competitivos encontra-se em descobrir suas ineficincias antes de seus rivais de mercado (ASSAF NETO, 2010). O investimento de uma empresa em estratgias de criao de valor se deve ao fato de que a atratividade que a mesma expressa ao mercado sobre a aplicao de recursos em seus servios a melhor forma de arrecadao de financiamentos para os objetivos e ambies da corporao. Mesmo com as novas modalidades de obteno de crditos e afins, o aporte de recursos advindos de potenciais investidores e acionistas ainda a forma mais segura e garantida que uma empresa possui para se financiar. E em prol de atrair estes possveis investidores que a gesto empresarial opta por buscar formas de criar valores.
Criar valor para uma empresa ultrapassa o objetivo de cobrir os custos explcitos identificados nas vendas. Incorpora o entendimento e clculo da remunerao dos custos implcitos (custo de oportunidade do capital investido), no cortejado pela contabilidade tradicional na apurao dos demonstrativos de resultados, e, consequentemente, na quantificao da riqueza dos acionistas. (ASSAF NETO, p. 171, 2010)

Para Assaf Neto (2010) o custo de oportunidade representa quanticamente o valor que a pessoa jurdica deixou de receber, ou seja, no foi remunerada, pela deciso de adotar um investimento alternativo, porm com risco semelhante, na aplicao de seus recursos. de fundamental importncia que o custo oportunidade correlacionado criao de valores e interesse dos acionistas seja feito atravs de uma anlise comparativa de investimentos com riscos semelhantes para que se possa observar mais nitidamente as estratgias das empresas e seus respectivos resultados. A tendncia bvia de adeso de acionistas ao investir em empresas com risco parecido de optar pelo aporte de recursos em uma empresa que trabalhe com a criao de valores, aumentando assim o retorno sobre o investimento realizado. Para que uma empresa seja considerada criadora de valor, segundo Assaf Neto (2010), preciso que seja capaz de apresentaraos seus credores e acionistas uma remunerao superior s expectativas de ganho; uma vez que em seu conceito, criao de valor consiste em elevar o preo de mercado da empresa devido a sua capacidade de oferecer maior remunerao ao custo oportunidade de seus proprietrios.

Neste quadro, a gerao de valor torna-se substancial para a sade das empresas. Uma gesto eficaz, ou seja, que possui um sistema financeiro estruturado e que demostre aos acionistas informaes relevantes quanto a possvel criao e destruio de riqueza, essencial para a competitividade de mercado das modernas corporaes. Assim, faz-se preciso uma governana coorporativa que foque, sobretudo, a gerao de valor aos acionistas. Em uma gesto baseada em valor, priorizado o longo prazo, a continuidade da empresa, sua capacidade de competir, ajustar-se aos mercados de transformao e por fim agregar riqueza aos proprietrios (ASSAF NETO, 2010). Para que isso ocorra, vale-se a empresa realizar estratgias financeiras eficientes e tambm adotar capacidades

diferenciadoras. Tais capacidades so uma forma de ampliar as atividades da empresa com maior nvel de diferenciao se comparado as concorrentes e assim, aumentado a vantagem competitiva e gerando maior agregao de valor. Ainda segundo Assaf Neto (2010, p.173) O investimento do acionista revela atividade econmica somente quando a remunerao oferecida for suficiente para remunerar o custo de oportunidade do capital prprio aplicado no negcio. Dessa forma, h dois quadros possveis para as empresas em relao a criao de valor. O primeiro consta aquelas que empatam ou geram um baixo retorno aos acionistas, ou seja, aquelas que conseguem remunerar os proprietrios apenas para atender as expectativas mnimas de retorno tendo, assim, um valor de mercado restringido ao valor de reposio dos ativos. O segundo quadro se refere a criao de valor em si, uma vez que as receitas operacionais so superiores aos custos e despesas incorridos e ao custo de oportunidade do capital prprio. Neste caso, a empresa alm de arcar suas despesas ainda gera a seus acionistas um aumento de suas riquezas. 3.2 Medidas de valor adicionado Medir o desempenho de uma empresa um desafio muito grande. Vrios modelos de mensurao de desempenho foram desenvolvidos. O sistema VBM, do ingls ValueBased Management, constitui um sistema de gesto destinado criao de valor aos acionistas. Uma empresa cria valor quando os retornos so superiores aos custos totais, incluindo um custo de oportunidade para o capital prprio. A ligao entre medidas de desempenho, sistema de remunerao, planejamento e estratgia alinha os interesses dos administradores e acionistas, incentivando os primeiros a agirem como proprietrios, levando-os a criar valor. Segundo

Peterson & Peterson (1996), uma empresa deveria considerar os seguintes fatores, ao escolher uma medida de desempenho: 1. A medida escolhida no deveria ser influenciada pelos mtodos contbeis, 2. As medidas deveriam levar em considerao os resultados futuros esperados, 3. As medidas deveriam levar em considerao os riscos, 4. As medidas deveriam considerar os fatores que no esto sob o controle dos funcionrios. Dentre as medidas de valor adicionado, as duas mais utilizadas so MVA (market value added) ou Valor de Mercado Adicionado e o Valor Econmico Adicionado (EVA). Elas baseiam-se nos mesmos princpios das tcnicas de oramento de capital. Para as medidas de valor adicionado, a administrao de uma empresa est criando valor, quando os retornos obtidos superam todos os custos, inclusive o custo de capital prprio (Peterson & Peterson, 1996). O MVA considerado um dos melhores ndices para avaliar o desempenho de uma empresa e sua capacidade de criar valor, uma vez que os ndices tradicionais de anlise dos demonstrativos financeiros mostram-se mais restritos para avaliar o conceito tratado. (ASSAF NETO, 2010). Para Assaf Neto (2010), h destruio de valor quando o montante do resultado no for suficiente para cobrir o custo mnimo de oportunidade do capital investido, mesmo quando apurado o lucro contbil. Dessa forma, a utilizao do MVA justifica-se tambm por prevenir o futuro investidor de uma iluso contbil, o valor a melhor medida de desempenho de uma empresa por levar em conta a gerao operacional de caixa atual e potencial, taxa de atratividade dos proprietrios de capital e o risco do investimento. Valor de Mercado Adicionado (MVA) o valor de mercado de uma empresa (ou projeto) menos o valor do seu capital investido inicialmente. Valor Econmico Adicionado (EVA) EVA o lucro operacional menos o custo de todo o capital utilizado para que esses lucros fossem produzidos (Stewart, 1999). Pode ser afetado positivamente pelo aumento no lucro operacional, sem a necessidade de aumento no capital empregado; e pela utilizao de

novo capital em projetos que rendam taxas superiores ao custo total do capital. Pode ser afetado negativamente se os gerentes aceitarem projetos que rendam menos do que o custo total do capital; e se os gerentes deixarem de aceitar projetos que rendam mais do que o custo do capital. Al Ehrbar (1999:2) define o EVA como o lucro operacional aps pagamento de impostos menos o encargo sobre capital, apropriado tanto para endividamento quanto para capital acionrio. A gesto baseada em valor, do ingls Value Based Management (VBM), passa a ser cada vez mais utilizada e difundida no Brasil. Destinada a criar valor para os acionistas, esse sistema de gesto caracteriza-se pela incluso de todos os custos incorridos, inclusive um custo de oportunidade para o capital prprio, o que aumenta a relevncia de medidas no tradicionais de desempenho como o Economic Value Added (EVA). A questo voltada para a criao de valor econmico adicionado tem como um de seus pilares de sustentao a remunerao varivel atrelada ao EVA. As diferenas bsicas no valor encontrado pelo EVA quando comparado com os conceitos tradicionais de anlise empresarial como Lucro Lquido, Lucro por Ao, ROI e ROE, devem-se a fato de o EVA considerar o custo monetrio de todo o capital aplicado, o risco do negcio, o valor do dinheiro no tempo, alm dos ajustes nas demonstraes financeiras. O foco e o entendimento da metodologia de criao de valor faro com que a administrao da empresa concentre-se no incremento da riqueza aos acionistas e elimine as distores resultantes da utilizao de dados histricos dos registros contbeis. Proporciona aos gestores um novo enfoque sobre os negcios e permite a introduo de planos de remunerao varivel baseada na evoluo do desempenho. Assim, possibilita e fortalece a viso de participao naqueles resultados que criam valor, fazendo com que os gestores se sintam e passem a agir como proprietrios. Por outro lado, o conceito do MVA representa uma medida cumulativa de desempenho em valores monetrios da empresa, isto , indica quanto o valor de mercado das aes da empresa tem adicionado valor aos acionistas, quando comparado com o valor originalmente investido. Da mesma maneira, mas sob a tica de mercado, o MVA reflete os resultados financeiros, demonstrando se a empresa criou ou destruiu riqueza. Demonstrar, portanto, o nvel de acerto das decises tomadas no passado at o momento, como tambm os resultados futuros dos EVA trazidos a valor presente.

10

Todas as evidncias de mercado indicam uma forte correlao positiva entre o VEA e o preo de mercado da empresa. Aumentando o valor agregado, a administrao da empresa promove um aumento na riqueza de seus acionistas, tornando o investimento cada vez mais atraente. (ASSAF NETO, p. 186, 2010)

3.3 Criao de Valor na Gesto Pblica Nas duas ltimas dcadas vem crescendo nas sociedades democrticas de economias avanadas e emergentes a demanda pelo melhor uso possvel dos recursos arrecadados pelo governo. Surgiu, assim, a postura do governo empreendedor, voltado para o cidado como cliente, buscando padres otimizados de eficincia e eficcia numa gesto pblica por resultados, orientada por processos de avaliao contnua e de legitimao pela sociedade. Catelliet al. (2001, p.5) observam que a atuao do Estado pode ser considerada como uma administrao das economias que se situam fora do controle dos agentes econmicos privados, mas das quais esses agentes dependem, as quais foram, chamadas por Alfred Marshall (1996, pp. 359 ss.) de externalidades (positivas ou negativas). Esse conceito, estudado por diversos autores (Mishan, 1971), foi posteriormente aprofundado por Pigou (1962, pp. 172-203) mediante a distino entre social net product e private net product. Por exemplo, pessoas, empresas e grupos sociais se beneficiam de externalidades positivas, como a infra-estrutura de transporte ou de segurana, normas tcnicas, proteo legal, polticas de defesa ambiental, etc. que constituem servios proporcionados pelo governo. Ao integrar a riqueza da sociedade, as externalidades possibilitam caracterizar a gesto pblica como criao de valor econmico. Nesse sentido, como sistema de informaes econmico-financeiras, a Gesto Econmica preconiza a otimizao da criao de valor pela gesto pblica e mensurao econmica desse valor possibilita na tomada de deciso dos gestores pblicos, a identificao das alternativas mais favorveis identificao de valor para a sociedade. (Catelli, 2000, p. 7). A dificuldade dos mtodos de mensurao em ultrapassar os ndices fsicos e qualitativos para obter a expresso monetria de um benefcio proporcionado pela atuao pblica pode ser superada aplicando-se o conceito econmico de custo de oportunidade. Como notam Heymann& Bloom (1990, p. xi) o conceito de custo de oportunidade e a sua

11

mensurao esto estreitamente associados teoria da escolha, ao conceito de valor e estrutura da tomada de deciso racional. Para Ijiri (1967, pp. 34 ss), no seu estudo sobre a estrutura da mensurao, toda deciso uma escolha entre dois benefcios. A opo pelo benefcio considerado mais til ou relevante exclui automaticamente o outro benefcio. O valor da alternativa rejeitada considerado pelos economistas como o custo de oportunidade da alternativa aceita e , ao mesmo tempo, a medida do valor escolhido. Assim, no caso da gesto pblica, pode-se determinar o valor econmico do benefcio de um servio comparando-o com o valor da melhor alternativa rejeitada.

12

4. METODOLOGIA De maneira a identificar possveis agentes financeiros que esto ligados direta e indiretamente com a criao de valor dentro de uma organizao, foram selecionadas duas empresas do ramo de consumo cclico de vesturio, Lojas Renner e Lojas Marisa, das quais se buscou informaes acerca de balano patrimonial e transaes financeiras disponveis no site BM&F Bovespa, no perodo de 2009 a 2010 para um estudo quantitativo descritivo. De posse desses dados foram feitos, atravs de planilhas do Excel, clculos utilizandose ferramentas administrativas a fim de ilustrar as situaes financeiras sobre criao de valor e quantificar o EVA e o MVA referente a cada ano das empresas estudadas. Para o clculo do EVA utilizou-se o modelo de CAPM Capital Asset Pricing Model em que taxa de rentabilidade esperada dos ativos com risco linearmente ligada a dois fatores comuns: a taxa livre de risco e a taxa de retorno esperada da carteira do mercado (SILVA, 2006, p.28). Evidenciado na frmula seguinte: Ri = Rlr + (Rm - Rlr) Em que: Ri = retorno esperado do ativo i; Rlr = retorno do ativo livre de risco; = coeficiente beta, no caso o coeficiente do setor de varejo; Rm = retorno esperado para a carteira de mercado. (Rm- Rlr) = representa o prmio de risco do mercado O Valor Agregado de Mercado (MVA) tambm foi calculado, no entanto, para isso foi necessrio quantificar o Custo Mdio Ponderado de Capital (CMPC ou WACC) que se constitui na seguinte frmula. WACC = Ke x PL PL + P Em que: Ke = Custo do Capital Prprio Kd = Custo do Endividamento + Kd x __ P__ PL+P

13

PL = Patrimnio Lquido P = Passivo Oneroso Alm da base clculos, foi feita uma pesquisa exploratria fundamentada em uma anlise documental e bibliogrfica, em acervos j publicados e direcionados ao assunto, possibilitando a interpretao e a concluso dos resultados obtidos. Vale lembrar que o presente estudo possui suas limitaes, uma vez que tanto a amostra como o tempo foram delimitados por convenincia e, portanto no podem ser generalizados.

14

5. RESULTADOS 5.1 LOJAS RENNER S.A. O Grupo A. J. Renner teve incio da sua histria 1922 com uma indstria fabril instalada em Porto Alegre (RS). Somente a partir de 1965 tornou-se uma empresa independente de lojas de departamento. Aps dois anos, em 1967, as Lojas Renner passaram a ser uma empresa de capital aberto, passando por uma reestruturao no incio dos anos 90 e hoje constitui a segunda maior rede de lojas de departamento de vesturio no Brasil, com uma longa jornada de pioneirismo e expanso.
LOJAS RENNER S.A.

Balano Patrimonial (em milhares de reais)

ATIVO Circulante Caixa e equivalentes de caixa Contas a receber de clientes Estoques Impostos a recuperar Outras contas a receber Despesas antecipadas Total do ativo circulante No Circulante Depsitos judiciais Impostos a recuperar Outras contas a receber Tributos diferidos FIDC Lojas Renner Investimentos Imobilizado Intangvel Total do ativo no circulante TOTAL DO ATIVO

2010 683.661 863.493 275.950 18.610 30.255 952 1.872.921

2009 411.370 768.412 203.693 16.025 24.812 3.993 1.428.305

Variao 272.291 95.081 72.257 2.585 5.443 3.041 444.616

9.515 12.607 5.872 75.457 63 412.603 66.977 583.094 2.456.015

9.443 11.726 4.998 62.977 63 357.572 46.113 492.892 1.921.197

72 881 874 12.480 55.031 20.864 90.202 534.818

15

PASSIVO E PATRIMNIO LQUIDO Circulante Emprstimos e financiamentos Financiamentos - operaes servios financeiros Fornecedores Impostos e contribuies a recolher Salrios e frias a pagar Aluguis a pagar Obrigaes estatutrias Proviso para riscos cveis e trabalhistas Outras obrigaes Total do passivo circulante No Circulante Emprstimos e financiamentos Financiamentos - operaes servios financeiros Impostos e contribuies a recolher Proviso para riscos tributrios e cveis Dbitos com empresas ligadas Outras obrigaes Total do passivo no circulante Patrimnio lquido Capital social Reservas de capital Reservas de lucros Ajuste a avaliao patrimonial Total do patrimnio lquido TOTAL DO PASSIVO E PATRIMNIO LQUIDO

2010 12.280 267.146 318.285 162.427 56.355 20.809 84.429 17.581 38.263 977.575

2009 8.946 373.471 268.072 141.159 47.395 16.842 53.656 16.332 47.461 973.334

Variao 3.334 106.325 50.213 21.268 8.960 3.967 30.773 1.249 9.198 4.241

36.415 340.661 28.964 43.414 7.678 457.132

35.271 13.720 26.277 6.159 81.427

1.144 340.661 15.244 17.137 1.519 375.705

408.734 173.570 441.614 -2.610 1.021.308 2.456.015

402.945 156.184 308.819 1.512 866.436 1.921.197

5.789 17.386 132.795 1.098 154.872 534.818

16

Demonstraes do resultado do exerccio (em milhares de reais) 2010 Receita operacional lquida Receita lquida com venda de mercadorias Receita lquida com produtos e servios financeiros Custos das vendas Custos das vendas de mercadorias Custos dos produtos e servios financeiros Lucro bruto (Despesas) receitas operacionais Vendas Administrativas e gerais Perdas em crdito, liquidas Outros resultados operacionais Total das despesas operacionais, lquidas Lucro operacional - LAJIDA Resultado de equivalncia patrimonial Plano de opo de compra de aes Depreciaes e amortizaes Resultado da baixa de ativos fixos Lucro operacional antes do resultado financeiro Resultado financeiro Lucro antes do imposto de renda, contribuio social e participaes estatutrias Imposto de renda e contribuio social Participaes estatutrias Lucro lquido do exerccio Lucro lquido por ao - Bsico R$ Lucro lquido por ao - Diludo R$ Quantidade de aes ao final do exerccio (em milhares) -641.702 -211.764 -88.172 -95.121 -1.036.759 505.120 0 -17.385 -75.787 -420 411.528 27.297 438.825 -554.469 -180.346 -112.419 -75.573 -922.807 355.910 0 -17.243 -74.073 -345 264.249 7.617 271.866 -87.233 -31.418 24.247 -19.548 -113.952 149.210 0 -142 -1.714 -75 147.279 19.680 166.959 2.751.338 2.462.683 288.655 -1.209.459 -1.182.367 -27.092 1.541.879 2009 2.363.628 2.115.968 247.660 -1.084.911 -1.055.748 -29.163 1.278.717 Variao 387.710 346.715 40.995 -124.548 -126.619 2.071 263.162

-123.743 -7.054 308.028 2,5252 2,4796 122.349

-76.270 -6.007 189.589 1,5580 1,5451 121.862

-47.473 -1.047 118.439 0,9672 0,9345 487

17

5.1.1 Clculo do EVA Para o clculo do EVA no presente estudo, o Rlr, ou seja, a taxa livre de risco foi consolidada em 11% ou 0,11 como um valor pr-determinado de risco para perodo no Brasil. J o do setor de varejo foi determinado em 1,33 por estudos realizados a respeito do assunto e o Rm tambm foi pr-determinado em 7% ou 0,07. Assim, obteve-se o valor do Ri.
Ri = Rlr + (Rm - Rlr) Rlr Rm - Rlr do setor varejo 0,2031 0,11 0,07 1,33

Diante desses dados, foi possvel calcular o Valor Econmico Agregado (VEA ou EVA) das Lojas Renner para o ano de 2009 e 2010 descontando-se do Fluxo de Caixa Operacional (FCO) os custos do capital prprio. O FCO obtido atravs do acrscimo das depreciaes e amortizaes ao Lucro Lquido do exerccio, e os custos do capital prprio so calculados pela multiplicao do seu Patrimnio Lquido pelo Ri.
2010 Lucro lquido do exerccio Depreciaes e amortizaes FCO PL x Ri EVA 308.028 -75.787 383.815 207.428 176.387 2009 189.589 -74.073 263.662 175.973 87.689 Variao 118.439 -1.714 120.153 31.455 88.698

5.1.2 Clculo do MVA Nas demonstraes financeiras da Loja Renner S.A. do perodo estudado, o valor estipulado para Kd , ou seja, os encargos, est de 10% a.a., ou seja, 0,1 a.a. O Ke em questo, se refere ao prprio Ri calculando anteriormente para clculo do EVA. Dessa forma pode-se calcular o MVA, que constitui a diviso do EVA pelo CMPC.
2010 656.502 1.677.810 0,1628 1.083.737 2009 417.688 1.284.124 0,1696 517.141 Variao 238.814 393.686 -0,007 566.595

Passivo Oneroso Passivo Oneroso + PL CMPC MVA

18

5.1.3 Anlise Lojas Renner S.A. Pode-se observar que durante o perodo estudado (anos de 2009 e 2010), o Valor Econmico Agregado das Lojas Renner S.A. teve um aumento significativo quantitativamente no valor de R$88.698.000,00 e com uma variao de 101,15%. Por estes dados, pode-se analisar que o crescimento da empresa no decorre somente do aumento do lucro lquido, mas tambm devido ao aumento do seu valor agregado que significa que a empresa est voltada para uma gesto de criao de valor. A criao de valor pela anlise de Assaf Neto (2010) pode ser entendida como um indicador de remunerao oferecida ao capital investido. Como no caso das Lojas Renner o VEA relativamente alto, pode-se concluir que esta remunerao superior as expectativas de retorno mnino dos proprietrios do capital, vislumbrando um desempenho operacional favorvel a maximizao da riqueza dos acionistas. O Valor Agregado de Mercado (MVA) em questo tambm teve um grande aumento de R$1.083.737.000,00 em termos monetrios e uma variao de 109,56% de 2009 para 2010. Considerando-se o MVA como medida de desempenho da empresa, pode-se dizer que as Lojas Renner agregaram riqueza pelo mercado, uma vez que o valor na empresa superior ao valor de seus investimentos. O MVA tambm considerado um ndice de desempenho por levar em conta a gerao operacional de caixa atual e potencial. Assim, conclui-se que para o perodo estudado, o MVA demonstra que as Lojas Renner tiveram altos nveis de acertos na sua gerncia de criao de valor e possuem potencialmente favorveis resultados futuros do EVA.

Renner
EVA MVA

1,083,737 517,141 87,689 2009 * Grfico de elaborao prpria 2010

176,387

19

5.2 LOJAS MARISA S.A.


Iniciou suas atividades em 1948 na cidade de So Paulo, sob o comando de Bernardo Goldfarb. Atualmente, tem presena em todas as regies brasileiras e forte posio competitiva, por meio de 277 lojas e quatro centros de distribuio estrategicamente localizados prximos aos maiores centros consumidores do Brasil. Com 62 anos de experincia, conhecendo e acompanhando as necessidades do pblico-alvo, construiu uma relao de cumplicidade e intimidade com a mulher brasileira. A marca Marisa, associada ao reconhecido slogan De Mulher para Mulher, possui forte reputao com o pblico feminino e uma identificao com os desejos e necessidades do pblico-alvo, que acreditam ser nica no mercado brasileiro. LOJAS MARISA S.A. Balano Patrimonial (em milhares de reais)

ATIVO Circulante Caixa e Equivalentes de Caixa Aplicaes Financeiras Clientes Estoques Tributos a Recuperar Outros Ativos Circulantes Total Ativo Circulante No Circulante Ativo Realizvel a Longo Prazo Investimentos Imobilizado Intangvel Total Ativo No Circulante Ativo Total Passivo Circulante Obrigaes Sociais e Trabalhistas Fornecedores Obrigaes Fiscais Emprstimos e Financiamentos Outras Obrigaes Total Passivo Circulante 2010 43.403 207.868 141.803 509.802 79.764 982.640

2010 25.287 515.353 634.538 232.042 44.343 16.107 1.467.670 2010 161.148 2 347.448 85.024 593.622 2.061.292

2009 25.814 329.191 556.421 147.449 30.815 15.497 1.105.187 2009 140.108 2 240.424 52.557 433.091 1.538.278

Variao -527 186.162 78.117 84.593 13.528 610 362.483 Variao 21.040 0 107.024 32.467 160.531,000 523.014 Variao 31.795 45.974 62.014 355.636 -7.447 467.785

2009 31.795 161.894 79.789 154.166 87.211 514.855

20

Passivo No Circulante Emprstimos e Financiamentos Tributos Diferidos Provises Outras Obrigaes Total Passivo No Circulante Patrimnio Lquido Passivo Total

68.047 0 61.125 126.435 255.607 823.045 1.238.247

95.692 0 57.630 149.641 302.963 720.460 817.818

-27.645 0 3.495 -23.206 -47.356 102.585 420.429

Demonstrao do Resultado do Exerccio (em milhares de reais) 2010 Receita de Venda de Bens e/ou Servios Custo dos Bens e/ou Servios Vendidos Resultado Bruto Despesas/Receitas Operacionais Despesas com Depreciao Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos Resultado Financeiro Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro Imposto de Renda e Contribuio Social sobre o Lucro Resultado Lquido das Operaes Continuadas Lucro por Ao - (Reais / Ao) Lucro Bsico por Ao ON Lucro Diludo por Ao ON 1,12770 0,76640 0,36130 1,13070 0,76558 0,36512 2.075.683 -1.039.491 1.036.192 -750.239 -97.546 285.953 -20.261 265.692 -57.017 208.675 2009 1.755.744 -936.057 819.687 -620.450 -82.350 199.237 -16.205 183.032 -41.781 141.251 Variao 319.939 -103.434 216.505 -129.789 -15.196 86.716 -4.056 82.660 -15.236 67.424

5.2.1 Clculo EVA Como demonstrado anteriormente, para o estudo, o Rlr (taxa livre de risco) foi consolidado em 11% ou 0,11. Como as Lojas Marisa S.A. tambm so do setor de varejo, utilizou-se o mesmo , ou seja, 1,33. O Rm tambm foi o mesmo em 7% ou 0,07. Obtendo, dessa forma, o mesmo Ri.
Ri = Rlr + (Rm - Rlr) Rf (taxa livre de risco) Rm-Rf Beta do setor varejo 0,2031 0,11 0,07 1,33

21

De posse desses dados apresentados, foi possvel calcular Valor Econmico Agregado (VEA ou EVA) das Lojas Marisa no perodo de 2009 e 2010. O clculo foi o mesmo realizado para as Lojas Renner S.A., descontando-se do Fluxo de Caixa Operacional (FCO) os custos do capital prprio.
2010 Lucro lquido do exerccio Depreciaes e amortizaes FCO PL x R EVA 208.675 -97.546 306.221 167.160 139.061 2009 141.251 -82.350 223.601 146.325 77.276 Variao 67.424 -15.196 82.620 20.835 61.785

5.2.2 Clculo MVA Nas demonstraes financeiras da Loja Marisa S.A. do perodo estudado, o valor estipulado para Kd , ou seja, os encargos, correspondente a 6% a.a., ou seja, 0,6 a.a. O Ke em questo, tambm se refere ao prprio Ri calculando anteriormente. Podendo, assim, realizar o clculo do MVA.
2010 Passivo Oneroso Passivo Oneroso + PL CMPC MVA 577.849 1.400.894 0,1441 20.035 2009 249.858 970.318 0,1663 12.847 Variao 327.991 430.576 -0,0222 7.188

5.2.3 Anlise das Lojas Marisa S.A. Para o perodo analisado, de 2009 a 2010, o Valor Econmico Agregado das Lojas Marisa saltou de R$ 77.276,00 para R$139.061,00, com uma variao percentual de 179 pontos. Isso significa que a empresa capaz de criar valor e consequentemente aproveitar seu recursos da melhor forma, sem depender somente do lucro lquido. Uma empresa que dispe de valores assim, consegue gerar um retorno aos acionistas superior ao que era esperado. Com base neste resultado pode-se depurar que a gesto atual da empresa apresenta uma governana coorporativa que visa a gerao de valor a seus acionistas, tornando assim o investimento mais atrativo.

22

Em se tratando do Valor Agregado de Mercado, o crescimento tambm foi significativo, em torno de 155% de um perodo para o outro, demonstrando a capacidade da empresa em agregar valor de mercado. O Valor Agregado pelo Mercado um indicador que, para Assaf Neto (2005, p. 386) permite demonstrar em quanto o valor de mercado de uma empresa excede o montante de seu capital investido, ou o que excede o investimento total.

Lojas Marisa S.A.


EVA MVA 139,061 77,276

12,847 2009 2010

20,035

5.2.4 Anlise Comparativa Confrontando os dados de desempenho obtidos de ambas as empresas atravs do clculo dos ndices de MVA e EVA apresentados anteriormente encontram-se o seguinte quadro: Na medida de mercado de valor agregado o desempenho de ambas as empresas apresentava-se bem distinto desde o incio do perodo em anlise, sendo que as Lojas Renner obtinham um desempenho 669% superior ao das Lojas Marisa. Ambas as empresas conseguiram melhorar seus desempenhos no perodo subseqente, as Lojas Renner obtiveram um aumento de 109,56% (ou seja, conseguiram dobrar seu valor agregado de mercado) enquanto as Lojas Marisa aumentaram em 155% seu MVA. Apesar de o desempenho no perodo de 2010 das Lojas Marisa ter sido consideravelmente superior (analisando a tica percentual do aumento) ao das Lojas Renner, a diferena do valor agregado de mercado destas empresas ainda apresenta-se elevadssima, sendo que as Lojas Renner apresentam um desempenho 779% superior ao das Lojas Marisa.

23

Observando o ndice EVA para avaliar o desempenho das empresas no valor econmico agregado, o quadro apresenta-se muito parecido com o anterior: as Lojas Renner possuem um valor abruptamente maior, neste caso a margem de superioridade de 682% no primeiro perodo de anlise e 880% no ano de 2010.

24

6.

Concluso

Aps analisar comparativamente o desempenho baseado na criao de valor aos acionistas tanto das Lojas Renner quanto das Lojas Marisa nota-se que as gestes de ambas as empresas possuem uma governana coorporativa que tem o objetivo de agregar valor a seus acionistas. No perodo analisado as duas empresas apresentaram um bom desempenho, as Lojas Marisa apresentavam um nvel razovel de criao de valor desde o primeiro exerccio analisado e ainda obteve um resultado muito bom no perodo de 2010, conseguindo alavancar em mais de 150% seu potencial de agregar valor; as Lojas Renner no primeiro perodo de analise j apresentavam um valor elevado de potencial de criao de valor, e, assim como as Lojas Marisa, obtiveram um aumento considervel nesta capacidade. Sendo assim fica perceptvel que agregar valor trata-se de uma poltica de ambas as companhias, fato que colabora e muito em aumentar a atratividade do investimento nas empresas. Como ambas concorrem no mesmo mercado, as Lojas Renner tornam-se um investimento muito mais atrativo aos acionistas que buscam aportar recursos neste setor de mercado mesmo que as Lojas Marisa ainda apresentem um bom desempenho e com perspectivas de evoluo, levando em conta os perodos aqui analisados, um investimento nas Lojas Renner abruptamente mais rentvel do que nas Lojas Marisa.

25

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSAF NETO, A. Finanas Corporativas e Valor. So Paulo, Atlas, 2010. BOVESPA. Lojas Marisa S.A. Disponvel em < http://www.bmfbovespa.com.br>. Acessado em 19 de Nov. de 2011. BOVESPA. Lojas Renner S.A. Disponvel em < http://www.bmfbovespa.com.br>. Acessado em 19 de Nov. de 2011. CECCHI, J. C. Metodologia de Clculo do Custo Mdio Ponderado de Capital Aplicvel Atividade de Transporte de Gs Natural no Brasil. Superintendncia de Comercializao e Movimentao de Petrleo, seus Derivados e Gs Natural. 2006 FANHANI DE CASTRO, Denise Maria. Criao de Valor em Fuses e Aquisies. 2010. Dissertao (Mestrado em Administrao de Empresas) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo, So Paulo. PERINI, Aline Araujo. Avaliao Econmica de Clientes: um estudo exploratrio sobre modelos na prtica e a capacidade de gerao de valor para a empresa e/ou acionistas. 2011. Dissertao (Mestrado em Administrao de Organizaes) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto. CATELLI, A. Mensurando a Criao de Valor na Gesto Pblica. Programa Avanado em Gesto Pblica Contempornea 2005. Universidade de So Paulo. FEA-USP. BASSO,L.F.C. Participao nos Lucros Resultado e Criao de Valor: Um Estudo Exploratrio - 2008.Universidade Mackenzie. CRIAO OU DESTRUIO DE VALOR AO ACIONISTA. FGV Ibre/ 2000. Revista Conjuntura Econmica. OLIVEIRA, A. G. Obteno de Vantagem Competitiva e Criao de Valor Atravs de Alianas Estratgicas. 2007 SILVA, L. W. M. Mtodos de Avaliao de Empresas: Casos de Prticas Adotadas no Brasil. 2006. Dissertao (Mestrado Profissionalizante em Administrao) Faculdade de Economia e Finanas, Ibmec, Rio de Janeiro.

Das könnte Ihnen auch gefallen