Sie sind auf Seite 1von 32

08/07/2012

Exame de Recurso de Economia


Apontamentos

Utilidade Total de um bem ( UT ) Corresponde ao nvel de satisfao que resulta do consumo de uma determinada quantidade de um bem (ou de diversos bens).

Utilidade Marginal ( UMgX ) Corresponde ao acrscimo de satisfao resultante do consumo de uma unidade adicional de um bem, mantendo-se o restante constante.

Lei da Utilidade Marginal medida que consumimos mais de um bem x, a utilidade decorrente deste consumo tende a diminuir. A lei da utilidade marginal decrescente implica que a curva da utilidade marginal tenha inclinao negativa.
UT: ao consumirmos 1 quantidade de um bem a utilidade total (grau de satisfao) de 4, com mais uma unidade ou grau de satisfao de 7 UMgx: na primeira unidade temos um acrscimo de satisfao de 4, na segunda unidade j s temos um acrscimo de satisfao de 3. Ou seja, a satisfao adicional (UMgx) vai diminuindo a utilidade marginal.

08/07/2012 Na 1 unidade utilidade de 4, temos uma

Na 2 temos uma utilidade de 3 Na 3 uma utilidade de 2 Na 4 apenas de um.

Ou seja, a utilidade de um bem diminui com o aumento do consumo desse mesmo bem

Curva de indiferena
Uma Curva de Indiferena uma curva desenhada num grfico em que cada uma dos eixos representa um determinado produto ou servio e em que cada um dos pontos dessa curva representa uma combinao desses bens em que a utilidade retirada por determinado consumidor exactamente igual utilidade retirada em qualquer outra combinao da mesma curva. Ou seja, indiferente para o consumidor consumir o bem X ou Y, porque ambos lhe proporcionam a mesma satisfao/utilidade. No grfico abaixo, todas as combinaes de bens X e Y sobre a curva de indiferena U1 oferecem ao consumidor a mesma utilidade:
O ponto A: representa o mesmo nvel de satisfao/utilidade tanto para X1 com para Y1, No ponto B igual; X e Y representam o mesmo nvel de satisfao

08/07/2012

Caractersticas das curvas de indiferena: 1. 2. 3. 4. As curvas de indiferena so negativamente inclinadas As curvas de indiferena so cncavas para cima As curvas de indiferena no se intersectam A hiptese da no saturao implica que a curva situada mais direita corresponda a uma utilidade mais elevada.

C1 C2

O cabaz C1 apresenta mais satisfao/utilidade do que o cabaz de C2. (qt mais unidades de bens menos utilidade)

Restrio Oramental (ou Fronteira de Possibilidades de Consumo)


Designa o conjunto de combinaes de bens possveis de ser consumidos por dado consumidor tendo em conta o seu rendimento disponvel. Numa representao grfica simplificada em que num dos eixos colocado um bem e num outro eixo e outro bem, a restrio oramental surge como uma recta que une os dois pontos de cada eixo que correspondem ao mximo que possvel consumir de cada um dos bens direccionando para ele todo o rendimento
3

08/07/2012

disponvel. A inclinao dessa recta corresponder ao rcio de preos entre os dois bens. Uma alterao no preo de um dos bens originar uma alterao na inclinao da recta de restrio oramental, enquanto uma alterao do rendimento disponvel originar um deslocamento horizontal dessa mesma recta.

M = ( ) + )

M Rendimento disponvel do consumidor PX Preo do bem X X quantidade comprada do bem X PY Preo do bem Y Y quantidade comprada do bem Y PX*X gasto no consumo do bem X PY*Y gasto no consumo do bem Y

No limite, o consumidor pode gastar tudo num s dos bens:


N de unidades de X que o consumidor pode comprar com o seu rendimento disponvel

08/07/2012

PONTO PTIMO DO CONSUMIDOR: O consumo ptimo alcana-se quando as utilidades marginais finais, por unidade monetria despendida em qualquer dos bens do cabaz, so iguais.

PRINCPIO DA ESCOLHA RACIONAL: O consumidor dever gastar o seu dinheiro nos bens que lhe confiram maior utilidade marginal por unidade monetria despendida. Este princpio suficientemente importante para enfatizar o seguinte:

08/07/2012

Exemplo de aplicao: Entre 1/4 de Pizza cujo preo de 1 u.m. obtendo 41 utils e uma sandwich de Atum cujo preo tambm de 1 u.m. obtendo 30 utils. A escolha racional a pizza pk pelo mesmo valor (1 u.m) obtm-se maior utilidade (41 em vez de 30).

Excedente do Consumidor Diferena entre a utilidade total de um bem e o seu valor total de mercado. O excedente do consumidor ocorre devido ao facto de recebermos mais do que pagamos em resultado da lei da utilidade marginal decrescente. O Excedente do Consumidor corresponde diferena entre o montante que o consumidor estaria disposto a pagar por determinada quantidade de um bem e o montante que efectivamente paga. Esta situao ocorre porque o consumidor consome at ao momento em que a sua utilidade marginal iguala o preo de mercado. Desta forma, todas as unidades consumidas excepto a ltima apresentam utilidades marginais superiores ao preo. A zona sombreada do grfico abaixo, correspondente rea limitada pela curva da procura e pela recta do preo de mercado, representa o Excedente do Consumidor.

08/07/2012

TEORIA DA OFERTA E DA PROCURA


Funo da procura de um bem Mostra a relao entre o seu preo de mercado e a quantidade que os consumidores esto dispostos a comprar dessa mercadoria, mantendo-se o restante constante.

Conforme o preo por Kg baixa aumenta a quantidade procurada pelos consumidores

08/07/2012

Funo da oferta de um bem Mostra a relao entre o seu preo de mercado e a quantidade que os produtores esto dispostos a produzir e a vender dessa mercadoria, mantendo-se o restante constante.

Conforme o por Kg baixa, diminui a quantidade produzida pelos produtores

Curva da procura de um bem o lugar geomtrico dos pontos de consumo desejado desse bem, para cada nvel de preos.

08/07/2012

Curva da oferta de um bem o lugar geomtrico dos pontos de produo e venda desejada de um bem, para cada nvel de preos.

Lei da Procura ( Decrescente ) : Quando o preo de uma mercadoria aumenta (mantendo-se tudo o resto constante), os compradores tendem a consumir menos dessa mercadoria. De forma contrria, quando o preo baixa, mantendo-se o restante constante, aumenta a quantidade procurada. Por que razo a quantidade procurada tende a diminuir com o aumento dos preos? Por causa de dois efeitos econmicos: efeito de substituio quando o preo de um bem aumenta, os consumidores vo substituir parte do consumo desse bem por outros produtos similares
(por exemplo: quando aumenta o preo da carne de vaca, os consumidores podem optar por outros tipos de carne frango, peru).

efeito rendimento - quando o preo sobe, os consumidores ficam, de alguma forma, mais pobres do que anteriormente.
Por exemplo, se o preo da gasolina aumentar 25%, os consumidores ficam com menos poder de compra (rendimento), de modo que o consumo de bens abranda .

Lei dos Rendimentos Decrescentes ou Lei da Oferta - quando o preo de um bem aumenta (mantendo-se tudo o resto constante), a sociedade est a convencer os produtores a produzirem e a venderem mais desse bem. De forma contrria, quando o preo baixa, mantendo-se o restante constante, baixa a quantidade oferecida.

08/07/2012

EQUILBRIO DA OFERTA E DA PROCURA: O equilbrio do mercado verifica-se quando, a quantidade que os consumidores desejam comprar exactamente igual quantidade que os vendedores desejam vender. No equilbrio, o preo e a quantidade tendem a manter-se, desde que tudo o resto se mantenha constante.

QD= quantidade da procura

Qs= quantidade da oferta

Ponto de equilbrio do mercado

Qe=12

12

Quantidad e oferta

10

08/07/2012 EXCESSO DE PROCURA: A uma situao em que o preo desce abaixo do valor de equilbrio chama-se excesso de procura, ou carncia de oferta.

EXCESSO DE OFERTA: A uma situao em que o preo excede este valor de equilbrio chama-se excesso de oferta, ou excedente.

11

08/07/2012 FACTORES QUE DESLOCAM AS CURVAS DA PROCURA DE UM BEM: 1. Rendimento mdio dos consumidores 2. Alterao de gostos e/ou de preferncias 3. Preos de bens complementares 4. Preos de bens substitutos 5. Expectativas 6. Dimenso do mercado

Rendimento mdio dos consumidores:

Alterao de gostos e/ou de preferncias

Preos de bens complementares

Preos de bens substitutos

Expectativas

Dimenso do mercado

Influncias especiais

12

08/07/2012

A NECESSIDADE DA DISTINO ENTRE OS CONCEITOS DE: O deslocamento ao longo da curva da procura (variao da quantidade procurada) corresponde ao movimento ao longo de uma dada curva da procura de uma mercadoria, em consequncia de uma alterao do seu preo.

O deslocamento da curva da procura (variao da procura) - corresponde ao deslocamento da curva da procura de uma mercadoria em consequncia de uma alterao do nmero de consumidores no mercado, dos seus gostos, das suas expectativas, do seu rendimento ou dos preos das mercadorias substitutas e/ou complementares.

FACTORES QUE DESLOCAM AS CURVAS DA OFERTA DE UM BEM: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Custos de produo (inclui as tecnologias e os custos dos fatores produtivos) Dimenso do mercado Preos de bens relacionados Expectativas Organizao do mercado Influncias especiais

Custos de Produo

Dimenso do mercado

13

08/07/2012
Organizao do mercado Preos de bens relacionados Expectativas

Influncias especiais

A NECESSIDADE DA DISTINO ENTRE OS CONCEITOS DE: O deslocamento ao longo da curva da oferta (variao na quantidade oferecida) corresponde ao movimento ao longo de uma dada curva da oferta de uma mercadoria, em consequncia de uma alterao do seu preo. O deslocamento da curva da oferta (variao da oferta) - corresponde ao deslocamento da curva da oferta de uma mercadoria em consequncia de uma alterao do nmero de produtores no mercado, dos seus custos de produo, dos preos das mercadorias relacionadas (mercadorias substitutas), de uma alterao da prpria organizao do Mercado, e por influncias especiais.

PREVISO DAS VARIAES DO PREO E DA QUANTIDADE: Um aumento da procura ir provocar um aumento tanto do preo como da quantidade de equilbrio; Uma diminuio da procura ir provocar uma diminuio tanto do preo como da quantidade de equilbrio Um aumento da oferta ir provocar uma diminuio do preo de equilbrio e um aumento da quantidade de equilbrio; Uma diminuio da oferta ir provocar um aumento do preo de equilbrio e uma diminuio da quantidade de equilbrio.

14

08/07/2012

ELASTICIDADES

ELASTICIDADE-PREO DA PROCURA DIRETA(

A elasticidade-preo da procura directa quantifica qual a variao na quantidade procurada de um bem quando varia o seu preo, mantendo-se o restante constante.

Um bem elstico quando a quantidade procurada desse bem varia fortemente com
variaes de preo. (ou seja, o bem elstico (sensvel) quando a procura varia conforme a variao de preo.)

Um bem unitariamente elstico quando a quantidade procurada desse bem responde de igual forma a variaes de preo.

Um bem inelstico quando a quantidade procurada desse bem responde fracamente a variaes de preo. (ou seja, quando no h grandes variaes de procura quando o preo aumenta ou diminui)

A elasticidade-preo da procura varia ao longo de uma recta:

15

08/07/2012

Sim, sai de certeza e na continuao do equilbrio de mercado (QD=QS). Tens de ter ateno ao enunciado: se tiveres s um preo, calculas no ponto, se tiveres 2 preos, calculas no arco. No arco tens como exemplo: Imagina que tens um preo no mercado de equilbrio de P=25u.m . ( ou o resultado da pergunta anterior ou j dado). Se no enunciado em questo te disser para uma alterao de P=30u.m, aqui j tens 2 preos ( P=25 e P=30)

ELASTICIDADE-PREO DA PROCURA DIRETA Elasticidade-preo da procura directa e Despesa Total dos Consumidores: Valor da elasticidade da procura Descrio Definio Variao percentual na quantidade procurada maior que a variao percentual no preo Variao percentual na quantidade procurada igual variao percentual no preo Variao percentual na quantidade procurada menor que a variao percentual no preo Impacto nas receitas As receitas aumentam qd o preo diminui As receitas mantmse quando o preo diminui As receitas diminuem quando o preo diminui

Procura elstica

Procura unitria

Procura rgida

16

08/07/2012

ELASTICIDADE-PREO DA PROCURA DIRETA

Dois casos de extremo: curva da procura perfeitamente elstica e curva da procura perfeitamente rgida

A curva da procura vertical corresponde a uma procura perfeitamente rgida. Temos uma curva da procura vertical quando a quantidade procurada fixa para diferentes nveis de preos, isto , quando o valor da ED = 0. A curva da procura horizontal corresponde a uma procura perfeitamente elstica. Esta curva representa que existe uma grande variao na quantidade procurada quando h variaes de preos.

ELASTICIDADE-PREO DA OFERTA (

A elasticidade-preo da oferta quantifica qual a variao da quantidade de oferta de um bem quando varia o seu preo, mantendo-se o restante constante. CLASSIFICAO DE UM BEM A PARTIR DO VALOR DA ELASTICIDADE-PREO DA OFERTA : Um bem elstico quando a quantidade oferecida desse bem responde fortemente a variaes de preo

ES > 1
Um bem unitariamente elstico quando a quantidade oferecida desse bem responde de igual forma a variaes de preo.

ES = 1

Um bem inelstico quando a quantidade oferecida desse bem responde fracamente a variaes de preo

ES < 1

17

08/07/2012

Elastecidade-preo da oferta: Valor da elasticidade da oferta Descrio oferta elstica Definio Variao percentual na quantidade oferecida maior que a variao percentual no preo Variao percentual na quantidade oferecida igual variao percentual no preo Variao percentual na quantidade oferecida menor que a variao percentual no preo

oferta unitria

oferta rgida

Dois casos de extremo: curva da oferta perfeitamente elstica e curva da oferta perfeitamente rgida A curva da oferta vertical corresponde a uma oferta perfeitamente rgida. Temos uma curva da oferta vertical quando a quantidade oferecida fixa para diferentes nveis de preos, isto , quando o valor da ES = 0. A curva da oferta horizontal corresponde a uma oferta perfeitamente elstica. Esta curva representa uma resposta infinitamente grande da quantidade em relao a variaes de preos. 18

08/07/2012
ELASTICIDADE-PREO DA PROCURA CRUZADA

A elasticidade-preo da procura cruzada quantifica a variao em percentagem da procura de um bem relativamente a uma variao de 1% do preo de outro bem, mantendo-se o restante constante.

CLASSIFICAO DE UM BEM A PARTIR DO VALOR DA ELASTICIDADE-PREO DA PROCURA CRUZADA : Para os bens substitutos, a procura de um baixa se o preo do outro tambm baixa; efectuando-se as variaes no mesmo sentido a elasticidade preo cruzada ser positiva. Acontece o inverso para os bens complementares que tm uma elasticidadepreo cruzada negativa. Quando a elasticidade-preo cruzada for nula os bens considerados so independentes, que o mesmo que dizer que no dependem em nada um do outro.

Tabela Resumo:

19

08/07/2012

ELASTICIDADE-RENDIMENTO DA PROCURA

A elasticidade-rendimento da procura quantifica a variao na quantidade procurada de um bem relativamente a uma dada variao no rendimento, mantendo-se o restante constante.

CLASSIFICAO DE UM BEM A PARTIR DO VALOR DA ELASTICIDADERENDIMENTO DA PROCURA: Um bem normal quando a quantidade procurada desse bem responde de forma directa a variaes de rendimento.

Um bem de luxo quando a quantidade procurada desse bem responde fortemente

a variaes de rendimento.

1
O consumo cresce mais do que proporcionalmente aos acrscimos de rendimento

Um bem de primeira necessidade quando a quantidade procurada desse bem responde fracamente a variaes de rendimento.

1
O consumo cresce menos do que proporcionalmente aos acrscimos de rendimento

20

08/07/2012

Um bem inferior quando a quantidade procurada desse bem responde negativamente a variaes de rendimento.

O consumo diminui quando aumenta o rendimento

CUSTOS E RENDIMENTOS
Custo Afundado: Custo que j no pode ser evitado no momento da tomada de deciso [surgem facilmente no contexto de anlise de projectos de investimento]. Os custos afundados correspondem a todos os custos que j foram suportados no passado, sem que o projecto de investimento tivesse chegado ao fim. Quando se avalia a possibilidade de parar um projecto de investimento que est em curso, os custos incorridos at ento so irrelevantes para essa tomada de deciso. Exs.: novo aeroporto de Lisboa; TGV. Custo de oportunidade O Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribumos melhor alternativa de que prescindimos quando efectumos a nossa escolha. O custo de oportunidade est directamente relacionado com o facto de vivermos num mundo de escassez relativa de bens.. Curtssimo prazo: um perodo de tempo to curto que no permite qualquer alterao na produo; os custos so fixos neste perodo. O curto prazo: um perodo de tempo suficientemente longo para permitir o ajustamento dos factores de produo variveis, tais como matrias-primas e trabalho, mas demasiado curto para permitir que todos os factores possam ser alterados. No curto prazo, os factores fundamentais, tais como edifcios e equipamento, no podem ser completamente modificados, ou ajustados. Portanto, no curto prazo, os custos do trabalho e das matrias-primas so custos variveis enquanto os custos do capital so fixos.

21

08/07/2012

Longo prazo: todos os factores podem ser ajustados, incluindo o trabalho, as matriasprimas e o capital; assim, no longo prazo, todos os custos so variveis. ANLISE DOS DIFERENTES TIPOS DE CUSTOS A CURTO PRAZO: Custo Total representa a menor despesa em termos monetrios necessria para produzir cada nvel de produto q. O custo total aumenta quando a produo aumenta. Custo fixo representa a despesa necessria que suportada mesmo que no exista qualquer produo. Os custos fixos no so afectados por qualquer variao do valor do produto.
Exemplos: rendas de edifcios, alugueres de equipamentos, juros de emprstimos contrados, seguros, amortizaes, salrios de empregados com contratos de longa durao (longo prazo).

Custo varivel a despesa que varia com o nvel de produo incluindo as matriasprimas, os salrios, os combustveis, ou seja, inclui todos os custos que no so fixos. Por definio, os custos variveis comeam em zero quando q zero. Custo Marginal representa o acrscimo na despesa resultante da produo de uma unidade suplementar de produto.

Custo Total Mdio (ou simplesmente custo mdio) o custo de produo de uma unidade. Assim, o custo mdio igual ao custo total dividido pelo nmero de unidades produzidas (ou produto).

O custo total mdio pode-se subdividir em custo fixo mdio e custo varivel mdio.

Custo Varivel Mdio igual ao custo varivel dividido pelo nmero de unidades produzidas (ou produto).

Custo Fixo Mdio igual ao custo fixo dividido pelo nmero de unidades produzidas (ou produto).

22

08/07/2012

23

08/07/2012

ANLISE DOS RENDIMENTOS OU RECEITAS: Receita Total ( RT ) corresponde receita que a empresa obtm pela venda da sua produo, e dada pela expresso seguinte: RT ( q ) = P ( q ) q Receita mdia ( RMe ) corresponde receita por unidade produzida e vendida, e dada pela expresso seguinte: ( )

24

08/07/2012

Receita marginal ( RMg ) corresponde receita obtida pela produo e venda de uma unidade suplementar de produto, e dada pela expresso seguinte:

RELAO ENTRE AS CURVAS DE CUSTOS TOTAIS MDIOS NO CURTO E NO LONGO PRAZO CURVA ENVELOPE

CURVA DE CUSTOS MDIOS NO LONGO PRAZO E ECONOMIAS DE ESCALA

CURVA DE CUSTOS MDIOS NO LONGO PRAZO E ECONOMIAS DE ESCALA Rendimentos constantes escala: referem-se ao caso em que uma variao de todos os factores de produo leva a uma idntica variao da produo. Rendimentos decrescentes escala: ocorrem quando um aumento proporcional de todos os factores de produo leva a um aumento menos do que proporcional da produo total.
25

08/07/2012

Rendimentos crescentes escala: ocorrem quando um aumento de todos os factores produtivos leva a um aumento mais do que proporcional do nvel de produo.

ANLISE DO LUCRO ECONMICO: Lucro econmico () corresponde diferena entre a receita total e custo total (tanto explcitos como implcitos) de todos os recursos usados na produo:

= RT ( q ) - CT ( q )
Lucro Mdio corresponde ao lucro unitrio:

( )

TEORIA DO EQUILBRIO PARCIAL EM CONCORRNCIA PERFEITA O mercado de concorrncia perfeita caracteriza-se pelo grande nmero de produtores e consumidores, sendo todos eles de pequena dimenso, e por se transaccionar um produto estandardizado no diferenciado.

HIPTESES DO MERCADO DE CONCORRNCIA PERFEITA Hipteses de concorrncia perfeita 1 As empresas produzem uma mercadoria estandardizada 2 Tanto as empresas como os consumidores so numerosos Garantias de mercado Os consumidores no tm motivo para preferir o produto de uma empresa ao de outra. ( existem marcas) Um empresrio pode aumentar (reduzir) o seu nvel de produo sem alterar perceptivelmente o preo de mercado, tambm, o consumidor pode alterar o seu nvel de consumo sem alterar o preo. Os compradores e vendedores possuem informaes completas com respeito qualidade, natureza do produto e o seu preo corrente. No longo prazo, as empresas dirigir-se-o para mercados onde possam obter lucros e abandonaro aqueles onde sofram prejuzos

3 Tanto as empresas como os consumidores possuem informao perfeita sobre a mercadoria e seus preos correntes 4 No longo prazo, a entrada e a sada do mercado livre para empresas e consumidores

26

08/07/2012

PROCURA DE MERCADO VS PROCURA DA EMPRESA (Em Conc. Perfeita) A curva da procura da indstria apresenta uma procura rgida no Ponto A. Contudo, o concorrente perfeito tem uma parte to insignificante do mercado que a procura lhe parece completamente horizontal (isto , perfeitamente elstica). O concorrente perfeito pode vender tudo o que quiser ao preo de mercado.

ANLISE DOS DIFERENTES CENRIOS (CURTO PRAZO) EM C. PERFEITA:

27

08/07/2012

28

08/07/2012

TEORIA DO EQUILBRIO PARCIAL EM CONCORRNCIA IMPERFEITA


Um mercado de concorrncia imperfeita, se as aces de um ou mais compradores ou vendedores tm influncia perceptvel nos preos. MONOPLIO O mercado de Monoplio caracteriza-se pela existncia de um nico vendedor e muitos compradores de um produto sem substitutos prximos. Factores que conduzem formao do Monoplio: 1. controlo sobre recursos escassos;
(Quando uma nica empresa controla em absoluto determinados factores-chave)

2. economias de escala;
(Quando a curva de custos mdios no longo prazo negativamente inclinada, a maneira de abastecer a indstria com menores custos concentrar a produo nas mos de uma nica empresa. Monoplio natural.)

3. patentes;
(A maior parte dos pases protege as invenes atravs de registo de patentes. Tipicamente uma patente confere o direito a benefcios exclusivos provenientes das trocas que envolvam as aplicaes a que inveno se aplique.

4. licenas governamentais ou concesses;


(Em muitos mercados, a legislao prev que ningum faa negcios, exceptuando-se uma nica empresa licenciada.)

PROCURA DE MERCADO versus PROCURA DA EMPRESA MONOPOLISTA versus PROCURA DA EMPRESA EM C. PERFEITA:

29

08/07/2012

POLTICA PTIMA DE PRODUO: Para o competidor perfeito o preo um dado, e a maximizao do lucro define qual o nvel de produo ptimo. Um monopolista tanto pode maximizar os seus lucros variando o seu nvel de produo como o seu nvel de preos. A regra do monopolista para maximizar os lucros no curto prazo a mesma que usada pelas empresas em concorrncia perfeita. O monopolista ir expandir a sua produo se o aumento da receita (RMg) exceder o aumento de custos (CMg), e ir contrair a produo se as RMg < CMg. O monopolista tem de baixar o preo para expandir a sua produo

A escolha do nvel de produo e preo do Monopolista

= RT(q) CT (q)
RT= p(q) x q CT= CT(q) Condies de 1 ordem:

RM = CM Condies de 2 ordem: ( ) RT < CT ( )

30

08/07/2012

ESCOLHA DO NVEL DE PRODUO, PREO E LUCRO TOTAL PTIMO DO MONOPOLISTA:

OLIGOPLIO: O mercado de oligoplio caracteriza-se por estarem em concorrncia vrias empresas de grande dimenso. No mbito dos benefcios do Oligoplio, costume atribuir-se, ainda que com algumas dvidas s grandes empresas a capacidade de inovao envolvendo investigao e dvidas, descoberta tcnica, industrializao e lanamento no mercado. O mercado de concorrncia monopolstica caracteriza-se pela existncia de um grande nmero de unidades no mercado mas de reduzida dimenso, mas aparece como elemento distintivo a diferenciao do produto.

31

08/07/2012

Deste modo, cada uma das empresas tem um certo poder de monoplio sobre o seu produto ou variedade. O acesso a novas empresas indstria pode ser relativamente fcil ou mais dificultado. Mas no pode atribuir-se uma forma exagerada a esse poder de monoplio: se a diferena de preos entre os vendedores A e B for demasiado grande, transferem-se os clientes, em grande nmero, para o fornecedor que pratica preos mais baixos, perdendo grande parte dos seus clientes para a outra empresa E sucede assim porque os produtos empresa. Assim, diferenciados so, apesar de tudo, sucedneos ou substitutos prximos, tantas so as empresas e as variedades em presena. SINTESE DA ESTRUTURA DE MERCADO: Estrutura de mercado \ critrios
N de empresas a vender Dimenso Produto Comportamento Grau de controlo sobre o preo

Concorrncia Perfeita muitas


pequena idntico Ajustamento da quantidade

Concorrncia Monopolistica muitas


pequena diferenciado Polipolistico

Oligoplio algumas
grande
Idntico/diferenciado

Monoplio uma
Grande
Idntico/diferenciado

Setor de atividade onde prevalece

32

Das könnte Ihnen auch gefallen