Sie sind auf Seite 1von 3

O grupo: Ana Stefany, Angelica Carvalho, Anna Beatriz, Izabella Eleida, Juliana Cristina, Las Midori, Monique Borges

e Priscilla Mascarenhas, analisou o conceito, legislao e programa do tema 2 de habitao social. Conceito: A Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948, estabeleceu que a moradia adequada fosse um direito humano universal e essencial da vida das pessoas, desde ento, vrios tratados internacionais reafirmaram que os Estados tm a obrigao de promover esse direito. Mas como inserir a populao de baixa renda nos direitos humanos? Essa tarefa extremamente complicada, depende de diversos fatores e o principal problema a falta de dinheiro pblico e da populao suficiente para a construo de moradia adequada a todas as pessoas. Um dos meios de tentar oferecer habitao populao de baixa renda atravs da implantao de habitao de interesse social. importante destacar que a habitao de interesse social, no deve ser simplesmente pensada como um local de moradia. A habitao deve atender aos princpios bsicos de segurana, habitabilidade, infraestrutura (energia, gua tratada, acesso a transporte), sade, educao, alimentao e, se possvel, dar uma base ao morador para seu prprio sustento, como a criao de comrcio local ou de oficinas para o aprendizado de novos meios de se sustentarem.

Legislao: Uma srie de leis e normas de instituies envolvem a habitao social, tanto no mbito federal, quanto no estadual e municipal. Relacionamos alguns pontos importantes de algumas delas: Constituio Federal 1988 -Atividade urbanizadora: garante cumprimento da funo social de propriedade, livre concorrncia, defesa do meio ambiente, busca pelas redues das desigualdades sociais. Lei Federal n. 11.124: Todas as aes habitacionais, para que produzam impacto efetivo sobre a pobreza social devem ser formulados em sintonia com outras estratgias scio-econmicas e polticos institucionais, sobretudo com a gerao de trabalho e renda. Plano Diretor de Goiania Art 164 Requisitos para ser morador de habitaes de interesse social; Ser morador h mais de 2 (dois) anos no Municpio de Goinia; No ter renda familiar superior a 5 (cinco) salrios mnimos; No ser proprietrio de imveis; No ter sido beneficiado em qualquer outro programa habitacional Crtica: A inexistncia de um plano nacional que d as diretrizes gerais para o desenvolvimento urbano sustentvel, faz haver uma grande disputa entre as cidades pelo desenvolvimento urbano desequilibrado e maiores distores entre as cidades, em especial as que esto sujeitas aos impactos de grandes polos de influncia urbana, como as capitais.

Direito cidade: O Direito Cidade um direito coletivo de todos os habitantes, que buscam o desfrute equitativo da cidade dentro dos princpios de sustentabilidade, democracia e justia social. Mas no difcil perceber que esse direito muitas vezes no se aplica a todos os cidados. Logo ao propor uma habitao coletiva de interesse social de extrema importncia que tomemos por base esses direitos e busquemos decises no projeto que favoream os cidados que vo habit-los, para que eles possam usufruir de seus direitos. Propomos ento um lugar confortvel e acessvel, que conte com transporte coletivo, rea de lazer, servios necessrios acessveis

e anexos para desenvolver trabalhos e atividades em comunidade, com isso buscamos dar a esses cidados o direito sobre a cidade que habitam. um desafio, o de construir um modelo sustentvel de sociedade e vida urbana, baseado nos princpios da solidariedade, liberdade, igualdade, dignidade e justia social, fundamentado no respeito s diferenas culturais urbanas, especialmente a queles com menos recursos econmicos menos recursos econmicos ou em situao de vulnerabilidade. (Carta Mundial pelo Direito Cidade,2004).

Novas formas de morar na cidade: A famlia tradicional passa a se desmembrar, ser extremamente mutvel e cada vez mais temos famlias menores e de diferentes tipos. O movimento moderno constituiu praticamente o primeiro e nico momento em que o desenho e a produo de espaos de morar foram integralmente revistos. No entanto, os arquitetos Modernos previram uma habitao prototpica, criando o arqutipo da habitao para todos. este arqutipo Moderno da 'habitao-para-todos', mesclado aos princpios da repartio burguesa, que veio sendo reproduzido durante todo o nosso sculo, com pequena variao local, destinado a abrigar, basicamente, a famlia nuclear. J na metrpole do sculo XXIseu habitante parece viver, principalmente sozinho e se agrupar eventualmente em formatos familiares diversos, se comunica distncia, trabalha em casa, mas exige equipamentos pblicos para o encontro com o outro, que busca sua identidade atravs do contato com a informao'. O desenho da habitao contempornea continua imutvel , sob a alegao de que chegou-se a um resultado projetual economicamente vivel, que atende s necessidades bsicas de seus moradores.

Programa: [...] a moradia feita para uma famlia no existe: o que existem so vrios tipos de moradia paras sucessivas idades. Le Corbusier A proposta deste projeto de apresentar vrias tipologias de apartamentos, buscando atender diferentes perfis familiares. A quantidade de cada tipologia vai variar de acordo com os dados do perfil da populao da regio centro-oeste. O quadro abaixo relaciona a porcentagem da populao de cada tipologia existente.

O Brasil apresenta reduo das taxas de desemprego, aumento do emprego formal e queda da informalidade (PlanHab, 2009). Essa ascenso salarial mostra que a quantidade de famlias com renda de at 400 reais (necessitadas de subsdios integrais) tem diminudo. Essa melhora, ento, tende a reduzir os valores de subsdio necessrios, ampliando o atendimento e viabilizando a estratgia proposta pelo PlanHab. O dimensionamento dos grupos de atendimento e quantificao dos subsdios necessrios faz uso desse fenmeno. Conforme mostram os grficos abaixo, a quantidade de famlias inseridas em faixas de renda intermedirias a maior e, portanto, geradora da maior demanda por habitaes de interesse social. com vista nesse cenrio que o projeto ser desenvolvido, observando as quantidades referentes s demandas dos diversos grupos de atendimento e as caractersticas tipolgicas para edificaes de cada um desses tipos de famlias.

Fluxograma proposto:

http://aprendendoaprojetar.blogspot.com.br/2011/10/conceito-legislacao-e-programa.html

Das könnte Ihnen auch gefallen