Sie sind auf Seite 1von 8

G U I O

D E

I M P L E M E N T A O

T C N I C A

# 1

Organizar e Conduzir Grupos Focais


Os Guies de Implementao Tcnica da I-TECH so uma srie de documentos prticos e instrutivos, criados para dar apoio aos seus funcionrios e parceiros em seu esforo para criar e manter a qualidade dos programas em todo o mundo.

O que um Grupo Focal?


Um grupo focal uma discusso estruturada para obter informao relevante de um grupo de pessoas, sobre um tpico especco. O objectivo do grupo focal recolher informao sobre os sentimentos, valores e ideias das pessoas, e no obter consenso, nem tomar decises. Os grupos focais so utilizados com frequncia como ferramentas de planicao, quando um novo programa ou servio est a ser desenvolvido ou como uma maneira de receber retro-informao sobre tpicos especcos. O grupo focal uma boa opo para recolha de dados quando Est a considerar a introduo de um novo programa ou servio. O principal interesse descobrir ou aprofundar opinies, no s saber se as pessoas concordam ou no. Deseja fazer perguntas que no podem ser feitas ou respondidas de maneira escrita. Deseja complementar o conhecimento adquirido atravs de avaliaes escritas. Deseja obter mais informao sobre perguntas relevantes para inclu-las numa pesquisa. Conhece ou pode encontrar uma pessoa com experincia e capacidade para ser lder do grupo. H tempo, conhecimento e recursos disponveis para recrutar um grupo de pessoas dispostas a participar do grupo focal. Est a realizar uma avaliao formativa e deseja receber retro-informao de um pblico especco, sobre um produto ou servio que est a ser desenvolvido. Os grupos focais no devem ser o primeiro passo no processo de recolha de dados. Eles devem ser utilizados aps a realizao de uma avaliao formativa sobre o tpico, tal como pesquisa bibliogrca ou entrevis-

tas com pessoas relevantes. Os grupos focais podem ajud-lo a conrmar o que aprendeu e tambm a conseguir informao mais profunda e detalhada sobre um determinado tpico. Um grupo focal sempre tem um facilitador, cujo papel guiar a conversa, garantir que todas as opinies sejam ouvidas e manter o grupo focado, para que no se afaste do tpico. O facilitador deve ter em mente um objectivo claro para a discusso e perguntas estruturadas, que possam ser utilizadas como um guio para que a discusso alcance o objectivo desejado. Os Grupos focais geralmente duram entre uma e duas horas.

Quem Participa de um Grupo Focal?


Os grupos focais podem ter entre 7 e 10 participantes. Os grupos funcionam melhor quando h um nmero de pessoas suciente para manter uma boa discusso, mas no em excesso, para que as discusses sejam muito longas e as pessoas no tenham a oportunidade de participar. Com a inteno de criar um ambiente onde cada participante sinta-se seguro para manifestar sua opinio,

O objectivo do grupo Focal recolher informaes, sentimentos e ideias das pessoas.

Adaptao do The Community Toolbox. Conducting Focus Groups. Disponvel em: http://ctb.ku.edu/tools/en/sub_section_main_1018.htm. Acessado em 26 de Abril de 2006 .

ORGANIZAR E CONDUZIR GRUPOS FOCAIS: UM GUIO DE IMPLEMENTAO TCNICA

PGINA 2

ao criar a lista de participantes deve-se considerar a ocupao, situao socio-econmica, idade, posio na comunidade e em alguns casos o gnero das pessoas que sero convidadas. O objectivo minimizar questes que possam servir como um obstculo para uma discusso aberta. Por exemplo, se o objectivo de um grupo focal receber retro-informao sobre um novo programa de formao clnica para prossionais de sade, voc poder conduzir um grupo focal com enfermeiras, um com mdicos e outro com gerentes e directores de hospitais. Os participantes normalmente sentem-se mais confortveis para expressar suas opinies quando esto entre colegas. Deve-se ter cuidado para proteger a privacidade dos membros do grupo focal. Assegure-se de que os participantes saibam que tipo de informao pessoal deve ser compartilhada com o grupo (caso alguma informao seja compartilhada). Por exemplo, numa discusso de grupo focal sobre os desaos de fornecer servios de qualidade para pacientes com HIV, importante para os participantes saber a ocupao e o lugar de trabalho de cada um dos outros membros do grupo? Os participantes podero discutir livremente os problemas enfrentados no seu ambiente de trabalho sem ter medo de que sejam punidos, caso essa

informao chegue aos seus supervisores? Outro exemplo, se o objectivo do grupo focal discutir os critrios para cuidados de sade de qualidade para pessoas que vivem com HIV/SIDA, os participantes concordam em revelar seu sero-estado para os outros membros do grupo? Estes so tipos de perguntas que os organizadores dos grupos focais devem responder com antecedncia.

Vantagens e Desvantagens do Grupo Focal


Existem diversas maneiras de recolher dados e informaes de um grupo de pessoas, ento assegure-se de que o grupo focal a sua melhor opo antes de iniciar a planicao. Os grupos focais fornecem informao detalhada que difcil obter atravs duma entrevista individual ou duma pesquisa, porque um grupo de pessoas com diferentes perspectivas est a escutar uns aos outros e a participar duma discusso. Dessa maneira os participantes geram discusses a partir dos comentrios ou ideias de cada um. Numa entrevista, o facilitador faz perguntas que ele considera importante. No grupo focal diversos tpicos relevantes, que o facilitador no havia considerado, podem surgir durante a discusso.

Vantagens do Grupo Focal2


Revela uma variedade de opinies sobre um determinado tpico. Ajuda a esclarecer ou validar informao recolhida atravs de entrevistas individuais, pesquisa ou outros mtodos de recolha de dados. Pode conduzir novas informaes importantes tanto para os facilitadores quanto para o grupo de participantes. agradvel para os participantes, j que fornece uma oportunidade para conhecerem os colegas de trabalho e tambm para expressarem sua opinio.

Desvantagens do Grupo Focal


Geralmente no fornecem resultados que possam ser generalizados Isto signica . que no possvel assumir que os resultados reectem crenas ou opinies de toda a populao. Pode demorar muito tempo e ser difcil de organizar. Alguns participantes podem sentir-se inibidos pela opinio dos outros membros do grupo e no sentir-se confortvel para expressar a sua verdadeira opinio.

Adaptao de Bekemeier, Betty and Johnson-Conley, Christina. Using Focus Groups for Community-Level Data Gathering: A Primer. No publicado.

ORGANIZAR E CONDUZIR GRUPOS FOCAIS: UM GUIO DE IMPLEMENTAO TCNICA

PGINA 3

O facilitador estimula a discusso, mas a conversa entre os participantes gera ideias e tpicos adicionais. Mas os grupos focais, geralmente demoram mais que entrevistas individuais e requerem um facilitador com capacidades elevadas para obter dados signicativos.

que a fome e a sede no os impeam de concentrar nas discusses. A maioria dos organizadores tambm fornece um incentivo nanceiro para os participantes, isso demonstra-lhes que o seu tempo e opinio so valorizados. Oferecer incentivo nanceiro tambm facilita o processo de seleco. Identicar um Bom Facilitador. Encontrar um facilitador com experincia a coisa mais importante que pode ser feita para assegurar bons resultados do grupo focal. O facilitador ir guiar a discusso atravs de perguntas, esclarecimento de respostas, ir manter o grupo focado no tpico a ser discutido e assegurar que cada participante seja ouvido. Estas capacidades necessitam de prtica, assim, assegure-se de que o facilitador tenha experincia com grupos focais. Identicar um Participante que Faa Anotaes Bem. Fazer anotaes um papel muito importante no grupo focal. O participante escolhido deve fazer anotaes correctas e mais detalhadas possvel, tambm deve anotar os comentrios dos participantes, as dinmicas do grupo e mudanas importantes na discusso. melhor fazer uma gravao das reunies para assegurar que toda a discusso registada, mesmo assim, ainda necessrio que algum faa anotaes. O facilitador e o participante que fez as anotaes devem se reunir aps a sesso do grupo focal e anotar todos os detalhes da discusso, enquanto ainda est claro em sua memria. Determinar as Regras do Grupo. Sempre comece o grupo focal a determinar as regras do grupo. Estas regras ajudam a estabelecer conana entre os participantes e do aos facilitadores regras para utilizar, caso algum domine a discusso ou no respeite a opinio dos outros. Algumas das regras so: Respeitar a privacidade dos outros participantes e no repetir o que foi discutido durante as reunies fora do grupo focal. Uma pessoa deve falar de cada vez. Respeitar a opinio dos outros no rejeitar ou criticar os comentrios dos demais participantes. Dar a cada um a mesma oportunidade de participar da discusso.

Sugestes para Organizar um Grupo Focal


Iniciar com Bastante Antecedncia. Participar de um grupo focal tomar algumas horas do dia dos participantes. J que o grupo focal realizado em dia e horrio especco, necessrio avisar os participantes com antecedncia para assegurar que estaro disponveis. Utilizar Mtodos Personalizados para Seleccionar os Participantes. Pode ser difcil encontrar participantes para os grupos focais, considere ento que necessitar de uma variedade de mtodos para seleccion-los. Inicie o contacto com uma carta ou email, depois utilize um mtodo mais personalizado para conrmar a participao, como um contacto telefnico. Caso esteja tentando seleccionar um grupo de difcil acesso, como pessoas que vivem com HIV/SIDA, identique potenciais participantes atravs de lderes ou pessoas importantes da comunidade. Ao seleccionar participantes, assegure-se de que ca claro o motivo pelo qual gostaria da opinio daquela pessoa e da importncia da discusso. Como o termo grupo focal pode no ser conhecido e entendido por todos, voc pode considerar a utilizao do termo Discusso em grupo . Procurar um Espao Apropriado. Um espao confortvel e agradvel pode melhorar a discusso do grupo focal. melhor para os participantes sentarem-se de frente uns para os outros em um crculo ou em volta de uma mesa, isto facilitar a interao entre eles. Sala de aulas ou auditrios no so espaos apropriados para grupos focais. Incentivar a Participao. No mnimo, comida e bebidas devero estar disponveis durante as reunies do grupo focal. Isto far os participantes sentirem-se mais confortveis, ir demonstrar o quanto a participao deles apreciada e far com

ORGANIZAR E CONDUZIR GRUPOS FOCAIS: UM GUIO DE IMPLEMENTAO TCNICA

PGINA 4

Desenvolver um Guio para a Discusso do Grupo Focal


Um guio para a discusso do grupo focal deve ser desenvolvido com antecedncia pelo facilitador, para estruturar as perguntas e tpicos que devero ser discutidos. O guio deve incluir tpicos e questes a serem abordados, mas no deve limitar a discusso. O facilitador deve incluir no guio tempo adicional, para que os tpicos relevantes levantados pelos participantes durante a sesso possam ser discutidos. Construir uma boa relao entre o facilitador e os participantes e tambm entre os participantes importante para incentivar a discusso. Inicie a sesso com a apresentao de cada participante, uma introduo e o objectivo do grupo focal. O primeiro tpico ou pergunta a ser discutida deve ser relativamente fcil, para que todos os participantes sejam capazes de responder, e s depois deve-se introduzir perguntas mais especcas, de maior diculdade ou tpicos potencialmente controversos. Perguntas abertas, que no podem ser respondidas apenas com sim ou no so boas para o grupo , focal. Boas perguntas no devem direccionar as respostas dos participantes. O guio tambm deve incluir estratgias para o facilitador focar ou redireccionar a discusso, caso a sesso esteja se desviando do tpico a ser discutido.

4 Etapas do Grupo Focal3 1. Introduo


(aproximadamente 10 minutos)

O facilitador apresenta a viso geral e os objectivos da discusso. Os participantes apresentam-se. 2. Etapa da Construo do Entendimento
(aproximadamente 10 minutos)

Para iniciar a discusso e a relao entre o grupo o facilitador faz perguntas simples aos participantes 3. Discusso Profunda
(60 90 minutos)

O facilitador faz perguntas relacionadas ao objectivo principal do grupo focal, que incentive a discusso que revele os pensamentos e opinies dos participantes. nesta etapa que a informao mais importante recolhida. 4. Concluso
(aproximadamente 10 minutos)

O facilitador resume a informao ou concluses discutidas e os participantes esclarecem ou conrmam a informao. O facilitador responde a qualquer pergunta, agradece aos participantes e indica os prximos passos.

Sugestes para Facilitar o Grupo Focal


O papel do facilitador muito importante para o sucesso do grupo focal. O facilitador responsvel por orientar a discusso, manter o grupo focalizado e assegurar que cada membro do grupo tenha a oportunidade de participar. Os tpicos abaixo so sugestes para facilitar um grupo focal com sucesso.
Construir uma relao entre o facilitador e os participantes importante para incentivar uma boa discusso.

Academy for Educational Development. A Skill-Building Guide for Making Focus Groups Work. Washigton, DC:1995.

ORGANIZAR E CONDUZIR GRUPOS FOCAIS: UM GUIO DE IMPLEMENTAO TCNICA

PGINA 5

Incentivar a Discusso. O facilitador deve manter uma atitude amigvel durante as sesses do grupo focal. Deve-se ter cuidado para no julgar as opinies dos participantes, verbalmente ou atravs de linguagem corporal. Faa contacto visual para incentiv-los a dar opinies e a participar das discusses. Caso um participante d uma resposta que no seja especca, faa perguntas como: Poderia falar um pouco mais sobre isso? ou Poderia nos dar um exemplo do que isso signica? Manter o Grupo Focalizado. Se a discusso se afastar do tpico desejado, relembre o grupo da pergunta inicial, resuma as respostas que foram dadas e repita a pergunta. Se o grupo tiver diculdade em responder a pergunta, reestruture a frase antes de repeti-la Evitar que Algum Participante Domine a Discusso. Se algum participante est a dominar a discusso, papel do facilitador assegurar que os outros membros do grupo tambm tenham a oportunidade de participar. Tente evitar contacto visual com o participante que est a dominar se ele est a falar por muito tempo. Relembre o grupo que a opinio de cada um importante. Reconhea a reposta do participante dominante e redireccione a discusso, faa uma pergunta directamente a outro participante. Obrigado por sua contribuio enfermeira A. Eu gostaria de saber o que os outros acham sobre isso. Enfermeira B, o que acha sobre essa questo? Incentivar os Participantes Tmidos a Contriburem. Alguns participantes precisam ser encorajados para sentirem-se confortveis a dar sua opinio. Fazer contacto visual com participantes tmidos ir incentiv-los a participar da discusso. Durante os intervalos das discusses, pergunte gentilmente aos participantes tmidos a sua opinio, rera-se a eles pelo nome. Estar Consciente sobre a Presso do Grupo. Se o grupo estiver a concordar sobre um tpico sem muita discusso ou debate, a presso do grupo pode estar a evitar que alguns participantes manifestem diferentes opinies. O facilitador pode analisar pontos de vista diferentes, levantar outra questo ou pedir outras opinies. Esse um ponto de vista interessante mas vamos explorar outras alternativas.

Como Analisar os Dados do Grupo de Foco


Analisar os dados de um grupo focal envolve mais que somente contar o nmero de pessoas que expressaram uma determinada opinio. Estes dados devem ser analisados por tpicos, tendncias, opinies fortes ou que foram mencionadas frequentemente durante as reunies. A anlise dos dados exige tempo e capacidade, j que os grupos focais fornecem uma grande quantidade de dados qualitativos. Os tpicos abaixo so estratgias para certicar que a sua anlise de dados fornecer informao correcta e que poder ser utilizada em futuras decises. Juntar Toda a Informao num s Lugar. Primeiro assegure-se que todos os dados esto num s lugar. Inclua as gravaes de todas as sesses do grupo focal, assim como resumos e as anotaes do participante e do facilitador. Fazer as Anlises logo aps o Trmino da Sesso do Grupo Focal. A anlise do grupo focal deve acontecer o mais rpido possvel aps a concluso das sesses, j que as lembranas do grupo e o contexto da discusso se perdero com o tempo. Trabalhar em Equipa para Analisar Resultados e Determinar Tpicos. Cada pessoa que revisar os dados do grupo focal ter sua prpria interpretao do que foi discutido. Ter mais de uma pessoa envolvida na anlise dos dados ajuda a evitar erros. Depois que cada pessoa tenha revisado os dados e identicado os tpicos, deve-se reunir todo o grupo para discutir os dados e chegar num acordo sobre os tpicos mais importantes. Discuta com o grupo explicaes ou interpretaes alternativas dos dados, para assegurar que os tpicos estejam correctos e baseados em dados. Forcar a Anlise em Questes Importantes. Leia as respostas de cada questo e tente resumir o que foi discutido. Se vrios grupos focais foram realizados leia as respostas de cada grupo para cada uma das questes ou tpicos e escreva um resumo, indique quais foram as diferenas entre as opinies dos diferentes grupos focais. Nem todas as questes devem ser analisadas igualmente. Por exemplo, as primeiras perguntas so designadas para colocar os participantes vontade ou para prepar-los para as

ORGANIZAR E CONDUZIR GRUPOS FOCAIS: UM GUIO DE IMPLEMENTAO TCNICA

PGINA 6

reas principais de interesse. Respostas para este tipo de perguntas devem ser revisadas, mas a anlise deve concentrar-se em reas mais relevantes. Comparar comentrios uma tcnica analtica altamente produtiva para analisar informao de grupos focais. grupos diferentes tendem a enfatizar diferentes tpicos em suas discusses? Houve um nvel de intensidade expressado em alguns aspetos chave, e isto foi compartilhado entre os membros do grupo? Existe uma ampla variao dos pontos de vista entre os participantes de cada grupo focal, e existe algum motivo principal para essa variao? Algum dos participantes mudou de opinio durante as reunies do grupo focal, e se isto aconteceu, o que provocou a mudana? Houve algum tpico que esperava que surgisse nas discusses mas que no foi discutido por alguns grupos, e foi importante nas discusses de outros grupos? Considerar o Contexto dos Comentrios. fcil retirar os comentrios do contexto ao revisar dados dos grupos focais, especialmente quando retirase uma citao de um participante para apoiar algum ponto ou tpico. Certique-se de que est a considerar cada citao e opinio de acordo com o contexto do que foi discutido. O contexto tambm pode ser denido atravs da linguagem corporal, gestos, tons de voz notados pelo facilitador ou por quem estava a fazer anotaes.

Lista de Recursos Academy for Educational Development. A SkillBuilding Guide for Making Focus Groups Work. Washington, DC: 1995. The Community Toolbox. Conducting Focus Groups. Disponvel em: http://ctb.ku.edu/tools/en/section_1018.htm. USAID Center for Development Information and Evaluation. Conducting Focus Group Interviews. Performance Evaluation and Monitoring TIPS. 1996; 10. Kumar, Krishna. Conducting Group Interviews in Developing Countries. A.I.D. Program Design and Evaluation Methodology Report No. 8, 1987 (PNAAL-088). Krueger, Richard A. Focus Groups: A Practical Applied Research. Sage Publications, 1988.

Ter mais de uma pessoa envolvida na anlise dos dados ajuda a evitar erros.

ORGANIZAR E CONDUZIR GRUPOS FOCAIS: UM GUIO DE IMPLEMENTAO TCNICA

PGINA 7

Agradecimentos
Financiamento Este documentos foi desenvolvido atravs do nanciamento do Acordo Cooperativo U69HA00047 do U.S. Department of Health and Human Services Health Resources and Services Agency (HRSA); o contedo deste material de responsabilidade dos autores e no necessariamente representa a viso da HRSA. Acerca da I-TECH A I-TECH, uma colaborao entre a Universidade de Washington e a Universidade da Califrnia, So Francisco, um programa de formao global sobre SIDA que trabalha a convite dos Ministrios da Sade e o governo dos Estados Unidos para aumentar a capacidade de prossionais e instituies na preveno, cuidados e tratamento da SIDA em pases fortemente atingidos por esta epidemia. A I-TECH foi fundada em 2002 pela HRSA em colaborao com CDC (Centers for Disease Control and Prevention). I-TECH Estados Unidos 901 Boren Avenue, Suite 1100 Seattle, Washington 98104 USA www.go2itech.org

Moambique Cahora Bassa, 106 Maputo, Moambique

2008 University of Washington. Favor pedir a permisso da I-TECH antes de reproduzir, adaptar ou extrair partes deste manual.

ORGANIZAR E CONDUZIR GRUPOS FOCAIS: UM GUIO DE IMPLEMENTAO TCNICA

PGINA 8

Maro 2008 I-TECH

Das könnte Ihnen auch gefallen