Sie sind auf Seite 1von 3

Dicas para desenhar cenrios O texto a seguir foi escrito pelo quadrinista americano Sean Gordon Murphy, e as ilustraes

do post tambm so de sua autoria. Para ler o texto original em ingls, visite o link:http://seangordonmurphy.deviantart.com/journal/42911607/ , e aproveite para conhecer mais de seu trabalho navegando por seu perfil no DeviantArt .

DICAS PARA DESENHAR CENRIOS Sean Gordon Murphy Ol a todos! Algumas pessoas j me perguntaram sobre conselhos para desenhar cenrios. Ento, ao invs de ser um verdadeiro cavalheiro e responder para cada pessoa separadamente, decidi que mais fcil abordar isso com um belo e impessoal texto no meu Dirio! Talvez um dia eu monte um tutorial ou algo assim para demonstrar de fato sobre o que que estou falando, mas por enquanto uma rpida lista ter de ser suficiente. *Antes que eu comece, um rpido aviso de forma alguma eu tenho isso totalmente resolvido. Minhas opinies sobre cenrios e como prepar-los esto sempre mudando. Muito do que eu penso baseado no trabalho dos artistas em cujos ombros eu me apoio. Sinta-se livre para discordar de qualquer coisa que eu disser. APONTE-E-CLIQUE Voc se lembra daqueles jogos estilo aponte-e-clique dos anos 90? Eu amava aqueles jogos! Indiana Jones and the Fate of Atlantis, Flashback, Full Throttle, Space Quest, Hero Quest jogos de aventura sempre me deixavam maravilhado com o quo belos, imaginativos e expansivos os designs dos cenrios eram. O objetivo desses designs era estimular sua imaginao e dar aos seus olhos algo para fazer, porque voc normalmente acabava voltando para aquelas telas para procurar chaves perdidas e outras coisas que eram necessrias para que se completasse o jogo. E isso o que eu aconselho em termos de desenhar cenrios em quadrinhos: planeje-os de uma maneira que faa os leitores gostarem de voltar a eles. NO desenhe cenrios com pressa apenas querendo termin-los logo. PLANEJE No pense e desenhe seus cenrios apenas como um mero complemento. Planeje os designs com o mesmo cuidado com que voc planeja o desenho de seus personagens. Os dois existem no mesmo painel, portanto devem ser planejados igualmente. DETALHAMENTO SELETIVO Eu admiro muito os artistas que detalham cada centmetro quadrado de seus cenrios. Mas eu sei que no sou esse tipo de artista eu prefiro detalhar em torno do foco principal do quadro, e deixar os detalhes diminurem medida que o olhar se afasta para as partes menos importantes dele. Isso ajuda o leitor a perceber melhor o que que ele deveria estar observando enquanto voc tenta direcionar seu olhar. Isso tambm ajudar a economizar sua energia, e tambm a do leitor olhar para cenrios fantasticamente detalhados timo, mas pode ser cansativo durante a leitura. Faa um favor a voc mesmo e guarde um pouco da sua habilidade para quando for necessrio.

ADICIONE ESPECIFICIDADE No desenhe objetos genricos, desenhe-os especificamente para se encaixarem nos ambientes dos personagens. Uma cadeira de madeira reta, comum, talvez cumpra seu papel, mas esse tipo de cadeira chato. Desenhando uma cadeira especfica como uma daquelas cadeiras verdes barulhentas de escritrios dos anos 60 mais possivelmente voc estimular seu leitor. Voc quer que ele pense Eu CONHEO essa cadeira!, ento deveria apresentar objetos que o envolvam. *Alis, tente SEMPRE se manter longe de ter que desenhar uma cadeira genrica. Eu sei vrias pessoas com salrios medianos vivem em lares genricos com cadeiras genricas. Mas nenhum leitor quer gastar seu tempo nesses ambientes. Melhor fazer essa cadeira com alguma especificidade,

mesmo que o roteiro no indique isso tente faz-la gasta, detonada, ou uma um pouco mais bonita, quem sabe com um encosto alto e firme. Queremos hiper objetos, no objetos chatos e comuns. DIMENSIONALIDADE Tente adicionar elementos como pontes, portas, passarelas, escadas, rampas e qualquer outra coisa. Mesmo que os personagens no os usem, ver que eles PODERIAM usar faz dos cenrios algo mais interessante porque oferece aos personagens E aos leitores algo a ser explorado. O que mais interessante: uma sala comum, simples, ou uma sala com uma escada em espiral levando a algum lugar fora do painel? O que mais interessante: um rio, ou um rio atravessado por um tronco enorme, do tipo que se pode usar para andar at o outro lado? Mesmo que voc esteja desenhando um caminho de lixo, faa-o com uma escada encaixada em um de seus lados. Eu adoro detalhes como esses. PERSPECTIVA No h como fugir dela. Meu conselho adquirir um livro chamado Perspective! For Comic Book Artists, de David Chelsea. Eu tive um professor na faculdade que costumava fazer ilustraes para a NASA e ele nos desafiou uma vez com um problema de perspectiva que ele no tinha sido capaz de resolver. Depois da aula, eu mostrei a ele uma resoluo e ganhei um A automtico no semestre. Ele me perguntou onde eu havia aprendido aquilo, e eu contei sobre esse livro. BAM!

SOLUES CRIATIVAS Se voc no gosta de desenhar cenrios, ento voc precisa encontrar uma maneira de fazer isso que te d prazer. Se voc no se interessa pela sua arte, isso transparecer nela. Pelo que eu sei, Mike Mignola no um grande f de desenhar perspectiva, mas ele encontrou o seu jeito de abordar cenrios sem ter de fazer montes de medidas. E ele um mestre os ambientes que desenha so lindos e tem aquele aspecto de aponte-e-clique que eu adoro. NO COPIE do Mike encontre seu prprio jeito de fazer as coisas. O objetivo que seus leitores identifiquem sua arte instantaneamente tambm pela sua maneira particular de imaginar os seus cenrios. APENAS O NECESSRIO Se voc no precisa de um cenrio, no o desenhe. Aproxime-se de um rosto ao invs disso. Melhor no ter cenrio, do que ter um mal-feito e desnecessrio. Ou se voc se encontrar sem energia no fim do dia, re-imagine o seu quadro e encontre uma maneira de disfarar o fato de que voc est cansado. Deixe seus sentidos de design trabalharem por voc. FAA UMA PAUSA Se voc detonou em um monte de cenrios detalhados nas ltimas trs pginas d ao leitor uma pgina com espao para respirar. Use cenrios mnimos ou ento nenhum. Eu tento fazer sempre pelo menos UM cenrio por pgina, mas no h necessidade de sobrecarregar seu leitor jogando em sua direo pgina atrs de pgina com cenrios mirabolantes e fantsticos. Queremos mostrar ao leitor que sabemos o que estamos fazendo e no temos medo de desenh-los, mas assim que ele entender a idia, d-lhe uma pausa nesse ritmo.

MOSTRE O CONJUNTO Eu acho que os artistas de quadrinhos deveriam acertar em cheio pelo menos cinco cenrios do tipo UAU! em cada revista. So aqueles cenrios que levam as pessoas a fazerem uma pausa na leitura e que ajudam a situ-las (principalmente se for um cenrio novo na histria). Desenhando o cenrio UAU! mais cedo na sequncia, voc tambm estar resolvendo problemas logsticos em sua prpria cabea. A ser mais fcil usar atalhos inteligentes mais tarde na cena. PESQUISE Artistas no passado costumavam trabalhar em estdios e compartilhar catlogos de referncias retiradas de revistas e outras fontes. Ns atualmente temos o luxo do Google e do Flickr. Em outras palavras, no h razo para no se fazer pesquisa. Se voc realmente quer ganhar o respeito de artistas veteranos, ento dedique seu tempo a isso. Se voc no do tipo que pesquisa para uma pgina NO DIA em que est desenhando-a, ento faa as pesquisas necessrias para uma edio completa durante um sbado. THE SIMS Voc conhece o jogo The Sims, em que voc controla o mundo do seu personagem? E toda vez que ele v algo de que gosta, um SINAL DE MAIS verde aparece sobre a sua cabea? E toda vez que algo ruim acontece, um SINAL DE MENOS vermelho aparece? Esse o seu leitor. Quanto mais voc o estimula com coisas boas, mais envolvido ele fica pela sua histria. Quanto mais desleixado voc com as escolhas que faz para seus cenrios, mais voc aumenta a chance de um SINAL DE MENOS aparecer sobre seu leitor. Eu recomendo que voc folheie os seus rascunhos e layouts antes de comear. Faa com que haja pelo menos um pouco de material que faa surgir um SINAL DE MAIS verde nas suas pginas. -----------------------------------------------Espero que isso ajude. Outras coisas para pesquisar se voc estiver interessado: a regra dos teros, a espiral dourada (ou retngulo dourado), e a regra do 75/25 (aqui est um link que voc precisa assistir por 5 minutos para ver).

Das könnte Ihnen auch gefallen