Sie sind auf Seite 1von 67

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAO FSICA

WANESSA PEREIRA FERNANDES DA SILVA

HABILIDADES MOTORAS GROSSAS EM CRIANAS DE 7 a 10 ANOS Programa Criana Movimente-se Mais

So Lus 2012

WANESSA PEREIRA FERNANDES DA SILVA

HABILIDADES MOTORAS GROSSAS EM CRIANAS DE 7 a 10 ANOS Programa Criana Movimente-se Mais


Artigo apresentado ao curso de graduao em Educao Fsica da Universidade Federal do Maranho UFMA, como requisito parcial para a obteno do ttulo de bacharel em Educao Fsica. Orientador: Prof. Esp. Romulo Bruzaca.

So Lus MA 2012

WANESSA PEREIRA FERNANDES DA SILVA

HABILIDADES MOTORAS GROSSAS EM CRIANAS DE 7 a 10 ANOS Programa Criana Movimente-se Mais


Artigo apresentado ao curso de graduao em Educao Fsica da Universidade Federal do Maranho UFMA, como requisito parcial para a obteno do ttulo de bacharel em Educao Fsica. Orientador: Prof. Esp. Romulo Bruzaca.

Aprovado em:________/__________/___________

Orientador: Prof. Esp. Romulo Bruzaca

1 Examinador

2 Examinador

A minha me, ao meu querido pai minha av que sempre e cuidou de mim e de meu irmo com muito amor, nunca deixando de acreditar no nosso sucesso. Obrigada!

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente ao bom Deus, que sempre atendeu minhas oraes, diminuindo minhas aflies e fazendo sempre surgir oportunidades importantes em minha vida. A minha me que mesmo sofrendo de enfermidades, jamais deixou de me apoiar e acreditar no meu sucesso. A meu pai pelo imenso carinho e amor depositado em mim. A minha av que o maior exemplo de lealdade, firmeza e coragem nas batalhas existentes na vida, pois, sempre enfrentou todas as dificuldades. Ao meu orientador Prof esp. Romulo Bruzaca pela dedicao, sabedoria, conhecimento e pacincia empenhadas na construo dessa monografia. A todos os professores do curso de licenciatura em educao fsica pelos anos de aprendizagem e experincias adquiridas com ajuda dos mesmos. A academia viva gua, a minha querida coordenadora Chlerismar e a todos os seus colabores que contribuem para um infinito mundo de valores tais quais: respeito, solidariedade, responsabilidade e integridade social. A Thas Spindola pela cumplicidade, lealdade, compreenso, carinho e amor durante todo o tempo de construo desse trabalho. As amizades como as de Sanyelle Lumena, Dolores Helenas, Lgia Soares, Marcia Milena, Efraim Soares, Felipe Pestana, Meyve Miranda, Mel Garcia, Fernanda Figueiredo, e tantas outras, pelos momentos nicos vividos e pela imensa contribuio na construo de valores de uma vida inteira.

RESUMO

Trata-se de um estudo sobre desenvolvimento motor grosso na infncia, onde so destacados os elementos conceituais necessrios para destacar a importncia do estmulo ao desempenho psicomotor em suas etapas mais elementares, como fator de influncia sobre condicionamento, domnio e tecnificao do corpo humano; destacando-se que, quando mais cedo estas habilidades so trabalhadas, melhores sero as consequncias para o desenvolvimento da criana, contribuindo para que ela atinja performances satisfatrias quanto ao sinergismo corporal. Para aproximar a temtica junto a uma abordagem situacional, decidiu-se discorrer sobre o desenvolvimento motor grosso entre crianas de 7 a 10 anos, atendidas por uma academia de So Lus, no programa Criana Movimente-se Mais. Ao todo, 15 crianas foram analisadas, onde foram aferidos os elementos que atesta suas habilidades motoras grossas atravs do Test of Gross Motor Development (TGMD2); cujos resultados aferiram pontos bastante positivos sobre o aprendizado motor em crianas, at mesmo em crianas que manifestaram problemas com excesso de massa corporal. Ao fim, destaca-se a importncia das atividades fsicas como fator de melhorias no desenvolvimento motor grosso na infncia.

Palavras-chave: Desenvolvimento Motor Grosso. TGMD-2. Esporte na Infncia.

ABSTRACT

That is a study of motor development in childhood, where thick are highlighted the conceptual elements needed to highlight the importance of stimulation of psychomotor performance in its most elementary steps, as a factor of influence on conditioning, domain and technician ability of the human body; emphasizing that when earlier these abilities are worked, the better the consequences for the child's development, helping it achieve satisfactory performances on the synergy corporal. To bring the topic next to a situational approach, it was decided to expatiate on the motor development of children to 6 thick between 10 years, served by an Academy of So Lus, in the programme "Criana Movimente-se Mais". In all, 15 children were examined, where the elements were declaring their standardized motor skills through thick Test of Gross Motor Development (TGMD-2); the results shown points quite positive about motor learning in children, even in children who have problems with excess body weight. At the end, the importance of physical activity as a factor for improvements in motor development in childhood.

Keywords: Gross Motor Development. TGMD-2. Child Sport.

SUMRIO

1 INTRODUO....................................................................................................09

2 DESENVOLVIMENTO INFANTIL...................................................................... 14

3 HABILIDADES MOTORAS FINAS E GROSSAS.............................................. 26

4 DISCUSSO SOBRE FORMAS DE AVALIAO DAS HABILIDADES MOTORAS TESTE TGMD-2................................................................................. 39 5 ESTUDO DE CASO PROJETO CRIANA MOVIMENTE-SE MAIS............. 43

6 CONSIDERAES FINAIS............................................................................... 64

REFERNCIAS

APNDICE

ANEXOS

1 INTRODUO

O desenvolvimento do ser humano depende de diversas habilidades, mecanismos e funes que vo se processando ao longo da vida. Resultado direto dos processos sintticos que se desdobram desde os impulsos de ordem gentica e que se estreitam a partir das relaes sociais e ambientais que o organismo se sujeita, as habilidades de movimento vo sendo gradativamente aperfeioadas, de maneira a, posteriormente, condizerem quanto dinmica corporal que convencionalmente define a capacidade sinrgica e de expresso do ser humano, imprescindvel para mltiplas atribuies, desde as mais bsicas at as mais especficas. Dentro de um contexto quase que infinito de atividades voluntrias que o corpo desempenha, h como atribuir mesmo sem ainda se aprofundar conceitualmente sobre classificaes e definies que a dinamicidade do corpo humano pode ser segmentada ou at mesmo distinguida quando tipologia e intensidade de suas aes, de modo a estend-las dentro de uma denotao que ressalte desde as aes mais elementares at aquelas que demandam uma composio mais sofisticada, que podem ser convertidas para desempenhar processos mais complexos. H estudos dedicados quanto questo da motricidade do corpo humano que difundem sutis distines quanto s espcies de movimentos que podem ser executados pelo indivduo, mais precisamente dentro de uma classificao geral que divide o desenvolvimento motor entre capacidade e habilidade (MAGILL, 2000). Dentro desta classificao, que recentemente se mostra bastante difundida entre os estudiosos de Cineantropometria1 e Desempenho Humano (VALENTINI et al., 2008), o desenvolvimento motor corresponde quanto a uma evoluo gradativa das aptides sinrgicas pelas quais o ser humano geneticamente capacitado a desempenhar ao longo de sua evoluo biolgica, mas que depende sensivelmente do contato quanto a fatores externos que vo se processar durante este perodo.

Uma das possveis terminologias de uma cincia do movimento. (faltou referncia)

10

As imposies de sua condio enquanto entidade includa em um mbito social e enquanto parte correspondente a um ambiente permitiro que as informaes congnitas demonstrem respostas aos impulsos aos quais ele inevitavelmente se submeter e que dever conferir as reaes proporcionais intensidade dos processos. Por exemplo, o ato de andar corresponde como uma necessidade biolgica do ser humano, uma vez que sua espcie exige vitalmente da mobilidade em atividades importantes para a sua sobrevivncia. Certamente, a criana ao nascer no possui fora, velocidade, equilbrio, coordenao e demais elementos imprescindveis para conduzir sua locomoo natural; mesmo se considerando que a informao necessria para desdobrar estes processos se apresenta em sua condio gentica, devidamente preestabelecida pelo aprimoramento que fora se estabelecendo ao longo de milnios de evoluo da espcie e que, em situaes normais, necessita de um mnimo de estmulo para que todo o sistema seja desencadeado. Desta forma, a criana quando inserida no convvio sociofamiliar e mediante o contato com os elementos contidos no espao vir a conduzir gradativamente seu potencial de locomoo. A experincia e a continuidade dos processos iro evoluir de forma proporcional, sendo que as aes certamente sero aperfeioadas, at que o engatinhar do beb resulte nos primeiros passinhos, e este nas primeiras caminhadas, mais firmes e coordenadas. Em pouco tempo, estas aes se tornam mais rpidas e intensas, promovendo ainda a manifestaes de outras prticas, como o pular; enfim, at que a evoluo completa do corpo venha a se lapidar para atingir representaes bastante sofisticadas e especializadas. Esta evoluo compreendida por muitos estudos como o ponto diferencial no desenvolvimento motor do corpo humano, em que a capacidade o ato bsico de funcionalizao do movimento corporal difere da habilidade enquanto movimento mais sofisticado e especializado; etapas estas dependentes do aprimoramento das aes mediante as atividades s quais o ser humano submetido ao longo de sua existncia (MAGILL, 2000). Em outros termos, conforme as consideraes conceituais

contemporneas sobre motricidade corporal, o desempenho sinrgico demonstra capacidade pela representao bsica dos movimentos executados pelo corpo e que proporciona a condio convencional do indivduo em termos de aptido fsica

11

considerado como capacidade motora; enquanto que o aperfeioamento destas aes e at mesmo da transformao de aes bsicas em mais sofisticadas condiz quanto s habilidades motoras em si (MAGILL, 2000). Entretanto, dentro de uma representao terminolgica mais consensual, tais diferenciaes entre capacidade e habilidade motoras podem ser minimizadas, principalmente quando necessria a atuao dos estudos sobre movimento e sua aplicao dentro do contexto evolutivo da dinamicidade corporal do ser humano a partir da infncia, quando definies como capacidade deficitria ou incapacidade motora podem soar desconfortveis, sobretudo quando relacionado questo da criana especial, ou seja, que possui limitaes e transtornos quanto a movimento de seu corpo e cujo processo de desenvolvimento motor exige uma abordagem apropriada. Por essa razo, pelo menos no presente estudo, destaca-se o termo habilidade como o termo idneo para corresponder s explicaes sobre desenvolvimento motor. Para atribuir a diferenciao necessria entre as funes elementares do desenvolvimento motor frente s suas funes mais elaboradas, bastante recorrente a utilizao do termo habilidade motora grossa para designar as manifestaes elementares da sinergia do corpo humano, ao passo que o termo habilidade motora fina corresponde aos movimentos mais complexos e

especializados que o corpo humano pode desempenhar. Decerto, ambas as categorias de habilidade so complementares entre si, a se considerar que o papel da habilidade motor grossa corresponde como o estgio primrio pelo qual deve originalmente ser processado o desenvolvimento motor, para que s posteriormente a essa etapa que as manifestaes mais sofisticadas possam ter base suficiente para serem desempenhadas. O presente estudo busca explanar precisamente sobre este estgio elementar do desenvolvimento motor humano, ou seja, o concernente habilidade motora grossa. Para restringir a temtica representada por esta condio, buscou destacar a questo da habilidade motora grossa na etapa mais elementar da vida humana, quando, mais precisamente, esta etapa se demonstra imprescindvel, ou seja, durante a infncia. Em especial, o trabalho indaga sobre a contribuio de atividades fsicas no desenvolvimento da habilidade motora grossa a partir da infncia, partindo da problemtica de que a intensidade e a qualidade de atividades fsicas apresentadas

12

de forma proporcional para as crianas contribuem quanto ao desenvolvimento motor. Desta maneira, decidiu-se analisar o desenvolvimento motor em crianas de 7 a 10 anos, mensurando-o atravs do levantamento e interpretao de dados antropomtricos que permitam destacar a evoluo do desempenho de uma determinada amostra populacional quanto a suas habilidades motoras grossas, destacando, especificamente, como a estmulo a atividades fsicas e esportivas pode contribuir quanto a este processo. O estudo busca compreender como a sujeio sistemtica entre crianas ludovicenses beneficiadas por um projeto, Criana Movimente-se Mais, no que condiz ao estmulo destas quanto ao desempenho da habilidade motora grossa, comparando elementos antropomtricos ao desempenho das habilidades motoras grossas em crianas que participam do projeto. Como objetivo geral, o presente trabalho busca analisar a influncia dos fatores antropomtrico nas habilidades motoras grossas entre crianas ludovicenses de 7 a 10 anos de idade, submetidas a um programa especfico de atividades fsicas. Como objetivos especficos, tem-se: Analisar o ndice de Massa Corporal - IMC e Habilidades Motoras Grossas. Correlacionar frequncia de atividades e habilidades motora grossa. Correlacionar idade cronolgica das crianas com o grau de habilidades motoras grossas que participam de atividades fsicas sistematizadas. Ao todo, 15 crianas, com idade de 7 a 10 anos, tiveram dados antropomtricos avaliados, sua sujeio a atividades fsicas sistematizadas, de maneira com que fossem mensurados dados referentes sua habilidade motora grossa, e estabelecida uma comparao, para que, por sua vez, viesse a ser atestado algum tipo de melhoria quanto ao desempenho desta aptido aps a referida amostra populacional ser beneficiada pelo programa de incentivo atividade esportiva Criana Movimente-se Mais. Entretanto, antes de se explanar sobre a correlao entre o

desenvolvimento motor e atividades fsicas, ou, mais especificamente, sobre o processo de maturao das habilidades motoras grossas atravs da promoo de atividades fsicas regulares entre o pblico infantil, h de se destacar uma

13

contextualizao mais aprofundada sobre o que corresponde precisamente sobre o desenvolvimento motor. Assim, o presente trabalho se desdobra em seis partes fundamentais. Primeiramente, tem-se a corrente introduo, onde so apresentados os principais elementos de contextualizao do estudo, como a problemtica, os objetivos e o arco principal de desenvolvimento da argumentao. O segundo captulo, por sua vez, concentra-se na questo terica representada sobre desenvolvimento infantil e desenvolvimento motor, buscando destacar junto fundamentao terica especializada no assunto sobre o que h de mais contemporneo e importante para ser destacado sobre a evoluo do processo sinrgico entre crianas e o papel da promoo a atividades fsicas quanto ao aprimoramento de sua aptido fsicocineantropomtrico (VALENTINI et al., 2008). O terceiro captulo se volta precisamente sobre a questo das habilidades motoras e, de forma mais especfica, sobre a vertente que trata sobre as aptides mais bsicas do movimento, a de ordem grossa. Desta forma, os elementos tratados anteriores so retomados, e a questo se entrelaa quanto questo do desenvolvimento de habilidades motoras grossas a partir de crianas. O quarto captulo compreende a discusso sobre as maneiras de avaliar as habilidades motoras grossas atravs da apresentao de diferentes baterias de testes especficos a esse tema. O quinto captulo se volta precisamente sobre o estudo de caso, ou seja, a anlise das habilidades motoras grossas em crianas de 7 a 10 anos assistidas pelo programa Criana Movimente-se Mais, destacando, necessariamente, sobre como as atividades fsicas regulares contribuem no desenvolvimento

cineantropomtrico (VALENTINI et al., 2008) em sua dinmica mais bsica na infncia. No ltimo captulo, referente concluso, tem-se a sntese do trabalho, destacando de forma direta se a problemtica do estudo, ou seja, se a correlao entre atividades fsicas e as habilidades motoras grossas promove o

aperfeioamento do desenvolvimento motor na infncia.

14

2 DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Para implementar o sentido desenvolvimento infantil a partir de uma contextualizao conceitual, diversos tericos ou mesmos formas de pensamentos dedicadas questo da infncia e, mais precisamente, sobre a evoluo cognitiva e do desenvolvimento corporal nesta fase emblemtica da vida quanto formao da base do ser humano podem ser consideradas, e so diversos os estudos que colaboram no sentido de implementao terica e experimental sobre como se desdobra o processo de composio de formao da criana enquanto entidade social e biolgica. Entretanto, se h como sintetizar as teorias mais aceitas na

contemporaneidade sobre a questo do desenvolvimento infantil ou situar uma ou duas que possuam ser destacadas como as matrizes epistemolgicas mais recorrentes quanto composio de conceitos e explicaes atualizados sobre a questo intelectual e sinrgica da criana, torna-se idneo destacar como algumas das teorias mais representativas sobre esta temtica so aquelas advindas dos trabalhos de Jean Piaget e Vygotsky, no porque necessariamente estas sejam mais abrangentes e completas que aquelas promovidas por outras correntes cientficas dedicadas ao estudo do comportamento humano ou da infncia, mas porque resumem significativamente as concepes sobre a evoluo cognitiva e cineantropomtrica (VALENTINI et al., 2008) a partir das manifestaes fsicas apresentadas pela criana desde seus primeiros. Mesmo que entre as correntes piagetianas e vygostskyanas apresentem algumas desarmonias entre os seus pensamentos e colocaes sobre o processo de desenvolvimento infantil, ambas mantiveram uma posio firme perante a uma extenso interativa quanto ao desenvolvimento educacional. A teoria de Piaget se pauta quanto s consideraes de que essncia biolgica que os as prticas e representaes intelectuais desdobradas pela criana desde seus primeiros momentos em contato com a externalidade tm no processo de formao do seu conhecimento, a se destacar mais especificamente, que a prpria capacidade motriz se destaca como uma exemplificao da condio prdefinida que a criana naturalmente possui e que depende do contato com o

15

ambiente e com a as relaes sociais para que elas possam ser instigadas e desenvolvidas, como explica Bacelar (2007, p. 23), ao citar que Piaget, bilogo por formao, apresenta uma complexa teoria sobre como a criana aprende, para tanto, descreve minuciosamente, o desenvolvimento das suas estruturas mentais no percurso do seu amadurecimento biolgico. Por sua vez, h consideraes que reiteram que a abordagem piagetiana no se volta essencialmente quanto questo de representaes mais concretas sobre o desenvolvimento motor, mas a mencionar enquanto representao experiencial, da consolidao dos caminhos pelos quais o processo cognitivo pode ser construdo, como explica o entendimento sobre a promoo do carter ldico enquanto uma destas manifestaes prticas sobre como o desenvolvimento cognitivo pode alcanar um contexto mais dinmico, como destaca Kishimoto (apud SOUZA, 2002, p. 22): a teoria piagetiana no discute a brincadeira em si. Em sntese Piaget adota o uso metafrico vigente na poca da brincadeira como conduta livre, espontnea, que a criana expressa por sua vontade e pelo prazer que lhe d. Diz-se, necessariamente, que o papel do ldico se valoriza neste processo atravs da estimulao de diversos campos do conhecimento durante a realizao das brincadeiras, alicerando seu significado de modo individual cada conhecimento, por sua vez ou aproximando suas representaes, desenvolvendoas em simultneo, ou seja, para mltiplos contextos. Quanto a este aspecto, assim versa Friedmann (apud SOUZA, 2002, p. 22):
A criana se desenvolve de forma integrada nos aspectos cognitivos, afetivos, fsico- motores, morais, lingsticos e sociais. Este processo de desenvolvimento se d a partir da construo que a criana faz na sua interao com o meio fsico e social. A criana vai conhecendo o mundo a partir de sua ao sobre ele. Nessa interao sujeito- objeto (ou meio), a criana vai assimilando determinadas informaes, segundo o seu estgio de desenvolvimento.

A criana, ao demonstrar comportamentos ldicos, evidencia tambm o nvel do seu estgio cognitivo e faz a construo dos seus conhecimentos pelo processo de assimilao e recriao memorativa das situaes que se desdobram junto sua experincia, junto sua capacidade de resolver problemas e superar obstculos durante a atuao em jogos e brincadeiras.

16

Assim, estabelecem-se fases em que o desempenho motor pode se manifestar de maneira distinta, variando conforme a idade da criana e a possibilidade dela se inserir em diferentes brincadeiras, adaptadas, inclusive, de maneira proporcional quanto sua faixa etria (ASSIS, CORREIA, 2006; BITTENCOURT, 2005). Nesta mesma argumentao que confere uma gradao sobre como o desenvolvimento cognitivo pode ser processado dentro da tica piagetiana sobre a infncia, Souza (2002, p. 22) esclarece que:
O desenvolvimento cognitivo da criana passa por 4 perodos distintos: sensrio-motor, pr- operatrio, operatrio- concreto e a operatrio formal. Neste sentido, fundamental o conhecimento dos estgios do desenvolvimento infantil enquanto componentes do desenvolvimento integral do homem.

Nestas fases, a criana apresenta as caractersticas e comportamentos claramente definitivos de tal fase. Sendo muito importante que os familiares, professores e auxiliadores reconheam e trabalhem uma melhor explorao de cada perodo. O aprendizado da criana ser cada vez mais aguado, garantindo-lhe uma boa interao junto ao meio e s relaes sociais que lhes so apresentadas. A primeira fase compreendida entre crianas de zero a dois anos de idade. considerado desta forma porque nesta fase a criana experimenta as diversas situaes e condies e refaz em sua memria para posteriormente recri-las na sua realidade. A construo de uma esfera objetiva, relacionando as sensaes s respostas motoras para se desdobrarem as resolues dos seus conflitos internos, que so principalmente prticos tais como: pegar algo, jogar um objeto no cho, entreg-los s pessoas bem prximas, dentre outros comportamentos que permitem deduzir os primeiros passos quanto construo de seu conhecimento, interatividade com o ambiente e quanto sociabilidade estabelecida com os seus semelhantes. A repetio dos atos das demais pessoas, a se corresponder por imitaes e representaes, corresponde como um evento natural e imprescindvel para o desenvolvimento cognitivo da criana, pois a partir dele que se promovem os impulsos necessrios para ordenar aes elementares do desenvolvimento

17

motor, que se aperfeioa na medida em que a criana encontra os aspectos condizentes para seu xito nestas aes repetitivas. De acordo com BACELAR (2007, p. 2-26):
Segundo Piaget (1964), nos jogos de exerccios (0-2 anos) predomina a acomodao e funo da imitao, que predominante. Nos jogos simblicos (2-6 anos), predomina a assimilao que ocupa a maior parte do tempo pela experincia do faz-de-conta. Mas desta faixa em diante, h um processo de equilibrao constante entre assimilar e acomodar.

Tais manifestaes j passam a se correlacionar quanto apreenso da carga individual que caracteriza a formao da criana junto ao contexto coletivo e quanto s representaes ambientais; a estabelecer os primeiros passos da formao de personalidade, ainda que, de forma bem inicial. Quanto a este entendimento sobre o comeo dos processos de formao do carter entre crianas de zero a dois anos de idade Souza (2002, p. 23) argumenta que:
Dentre as principais aquisies do perodo destaca a construo do eu, atravs do qual a criana comea a diferenciar o mundo externo do seu prprio corpo criando a partir deste referencial, noes de objetos. A criana conhece o mundo de acordo com suas aes, porm s vai adquirir a noo de permanncia do espao e do objeto medida que for vivenciando, o que se faz importante para suas aquisies psicomotoras, noes de temporalidade, causa e efeito.

Nesta fase, muito comum a criana possuir um comportamento inteligente, considerando-se o pensamento inicial j construdo, porque, nesse perodo, a criana est aprisionada ao presente e quanto s representaes que delimitam sua realidade, aquilo que a rondeia em seu cotidiano. A segunda fase denominada de pr- operatrio, e corresponde a uma poca crtica no que versa delimitao da personalidade da criana, e que se far evidenciar

consideravelmente ao longo de sua vida. Esta segunda etapa corresponde entre os 2 aos 6-7 anos de idade. Este perodo marcado pelo advento da linguagem oral nos meses antecedentes aos dois anos de idade. Nesta fase, a criana pondera sobre as suas prticas associando-se a construo da linguagem e do pensamento. Mesmo no estando experimentando ainda tal, situao naquele momento, tal acontecimento acontece em razo das atitudes interiores classificadas por Jean Piaget como esquemas representativos ou simblicos.

18

Neste momento, provvel que as representaes cognitivas exijam a intensidade dos processos prticos para que, desta forma, a condio individual da criana permita o gradativo processo de domnio de suas prprias aes motoras, de sua autonomia e, com isto, a necessidade de explorar o ambiente e os objetos nele contidos e, consequentemente, da promoo de seu sistema motor, em que Souza (2002, p. 23) ressalta que:
O pensamento pr-operatrio indica, portanto, inteligncia capaz de aes interiorizadas, aes mentais. Ele , entretanto, diferente do pensamento adulto uma vez que depende das experincias infantis, o terico refere-se a elas, sendo, portanto um pensamento que a criana centra em si mesma. Por esta razo, o pensamento pr-operatrio recebe o nome de pensamento egocntrico, ou seja, centrado no ego, no sujeito.

Os atos nesta fase, mesmo sendo interiores, no so reversveis, a criana ainda no possui a capacidade de percepo forte como a de um adulto, faltando-lhe um processo reversvel. Por isso, este perodo denominado de properatrio. Por sua vez, a terceira fase se intitula enquanto pela etapa do operatrioconcreto, correspondendo pela faixa etria que vai dos 7 aos 12 anos de idade. Nesse momento as prticas interiorizadas se tornam mais reversveis (mveis e flexveis). A reflexo fica menos egocntrica, menos centrada na criana. Neste momento, a criana tem a capacidade de construir uma informao mais combinada com o seu universo (famlia, comunidade e escola). Com isto, acontece uma clara definio entre aquilo que se corresponde como algo real e aquilo que se apresenta como algo ilusrio, no mais se misturando nas suas percepes de mundo (BITTENCOURT, 2005). O pensamento designado operatrio em razo de ser reversvel, a criana pode fazer um retorno mentalmente, a origem dos fatos, porque o pensamento baseia-se principalmente no raciocnio e no na percepo. Sendo classificado como concreto porque a criana somente consegue refletir de maneira correta neste perodo, se os exemplos ou objetos que ela utiliza para apoiar seu pensamento tiverem existncia para poderem ser observados. A criana no consegue pensar de forma abstrata somente baseada nas proposies e pronunciamentos (ASSIS, CORREIA, 2006).

19

Nesta terceira fase, as representaes de conhecimento atinge um status bastante evoluindo, e que, conforme o contexto da ludicidade, podem adquirir mltiplas e complexas variaes, induzindo que o conhecimento acumulado pelas demais etapas consiga aferir uma representatividade funcional mais prximo de um plano prtico. Segundo Souza (2002, p. 25): nessa fase, a criana comea a pensar inteligentemente, com certa lgica. Comea a entender o mundo mais objetivamente e ter conscincia de suas aes, discernindo o certo do errado. No perodo compreendido entre os sete aos oito anos de idade, aproximadamente, a criana inicia a sua capacidade de dominao quanto aos quatros tipos de operaes (adio, subtrao, multiplicao e diviso), que so responsveis pelos sistemas relativos aos espaamentos, densidades, numerais, entre outros. A quarta fase, tambm denominada de operatrio formal, abrange j a dita pr-adolescncia e se estende at os primeiros anos da puberdade e da juventude; correspondendo-se mais precisamente a partir da idade de 12 anos. Nessa fase, o indivduo comea a resolver os seus problemas por meio de criaes solucionadoras. Quando tal indivduo confronta com uma situao complicada, o mesmo poder resolv-los por meio de tentativas, mesmo existindo os erros objetivando adquirir alternativas que ir orient-los. De acordo com Souza (2002), cada criana possui o seu ritmo evolutivo, com caractersticas prprias, diferindo uma das outras. Mesmo, com a existncia dos estgios evolutivos, pelos quais toda criana passa, sejam similares. Piaget desenvolveu mltiplas investigaes sobre o desenvolvimento infantil, fez a construo de uma teoria complexa, revelado a sua compreenso quanto ao mundo da criana, processos de comunicao com a realidade exterior e o seu processo de afirmao do carter. O desenvolvimento da espcie humana est inserido num perodo sensrio motor em direo ao perodo das operaes representativas e formais. Piaget apresenta um esclarecimento sobre o modo como a criana pensa, articula a linguagem, faz o juzo de valor, constri as noes sobre o tempo e espao e tambm, sobre a existncia de alguns sentimentos que se correspondem mais como uma condio representativa de sua composio existencial, ou seja, como parte de um todo coletivo e mais complexo, sem deixar de, necessariamente, conter em sua estrutura psicolgica o universo de valores e aspectos que desde a

20

infncia se caracterizam como o cosmos particular que define a autonomia e a egocentria inerentes a qualquer ser humano e que devem ser conduzidos da maneira devida ao longo de sua histria (BACELAR, 2007). Os meios de assimilao e acomodao so usados para ilustrar a obteno do conhecimento. Para Piaget, o indivduo tem ao nascer, a estrutura mental idnea e, como antes citado ao longo do texto, necessita dos impulsos necessrios para desencadear a srie de reaes que permitir seu

desenvolvimento cognitivo e, consequente, motor. Durante as experincias que vo se vivenciando, h como se estabelecer a capacidade de um intercmbio dos fatores internos e externos, que se entrelaam entre si e contribuem na formao do desenvolvimento cognitivo e motor (MARIA et al, 2009). De acordo com (BACELAR, 2007, p. 24):
Toda conduta humana uma assimilao do dado a esquemas anteriores (assimilaes a esquemas hereditrios em graus diversos de profundidade) e toda conduta , ao mesmo tempo acomodao destes esquemas situao atual. Da resulta que a teoria do desenvolvimento apela, necessariamente, para a noo de equilbrio entre fatores internos e externos ou, mais em geral, entre assimilao e acomodao.

Ao manter contato com o ambiente, faz comparaes das informaes que lhes so apresentadas, nestas composies. Quando a criana encontra-se num jogo simblico, por exemplo, ela tem a capacidade de transformar uma caixa de fsforos em um carro. Ela transforma objeto de acordo, o seu desejo, desta maneira, a assimilao encontra-se fixada, enraizada. Outras vezes, a prpria criana que se modifica para imitar uma pessoa ou um animal. Ento, a predominncia nesta etapa do processo de desenvolvimento cognitivo se aplica pela acomodao ou pela sobreposio sobre a repetio de gestos at que a formao cognitiva da criana sobre seu corpo se aperfeioe (FONSECA, MUNIZ, 2000). Nesta perspectiva das atividades ldicas, Bacelar (2007, p. 25) adverte que:
Ao conjunto de atividades que propiciam o desenvolvimento Piaget denominou jogo. Sendo assim, o desenvolvimento do sujeito depende da sua ao nessas atividades. Os jogos, ento, apresentam caractersticas diferentes, conforme a fase de desenvolvimento: Jogos de exerccio (0-2 anos), predominam a acomodao; jogos simblicos (2-6/7 anos),

21

predominam a assimilao; jogos de regra (7/8 anos em diante), equilbrio entre assimilao e acomodao.

O desenvolvimento infantil demonstra, na sua complexidade, muitas caractersticas serem consideradas: social, emocional, corporal, mental, espiritual. Essas caractersticas esto inter-relacionadas; entretanto, ainda que nem sempre se desenvolvam de forma equilibrada, devido, muitas vezes, nfase que dada a determinados aspectos em detrimento de outras manifestaes (FONSECA, MUNIZ, 2000). Piaget pesquisou os perodos pelos quais a criana vivencia desde o seu nascimento at a adolescncia, apresentando a formao dos mecanismos mentais na criana, as o desenvolvimento das estruturas de pensamento, linguagem e afetividade (GARIGLIO, 1995). medida que a criana se desenvolve, constroem-se suas caractersticas estruturais originais que so variveis, transformadas pelo progresso posterior, como sendo resultante da sua melhor organizao, o amadurecimento trazido pela experincia vivenciada. Porm, esses estados consecutivos de equilbrio so acompanhados da funo de interesse, que so estveis e comuns a todas as idades, ou seja, existe certo funcionamento constante que se repete com todas as crianas que propicia a passagem de um nvel de conduta para outro mais complexo (BACELAR, 2007). Mas esse funcionamento variava de acordo com o conjunto de noes adquiridas e disponibilidade de cada criana na busca do sentido que cada experincia lhe desperta e que vai sendo aprimorada ao longo de seu desenvolvimento enquanto organismo biolgico e enquanto entidade integrante de um todo social maior e mais complexo (OLIVEIRA, FRANCISCHINI, 2007; CAMPOS, 2007). Conhecer e compreender os mecanismos de construo do pensamento abordado por Piaget ajuda no entendimento, e na preveno, em determinadas situaes, as reaes das crianas. Sua teoria explica as razes pelo qual as crianas na idade de um ano de idade no conseguem participar de uma projeo de filme, tal como as crianas de dois anos, pois, o tempo de concentrao e seu interesse com este tipo de atividade muito diferente. Desta forma, ao analisar as crianas durante uma atividade

22

preciso ponderar se a atividade esteja adequada para sua faixa etria, sua fase de desenvolvimento cognitivo e social (BACELAR, 2007). Sobre os questionamentos da teoria das atividades ldicas, em especial as teorias de Vygotsky discorridas por Souza (2002, p. 29):
As idias de Lev Semenovich Vygotsky apesar de terem sido escritas nos anos 20 ainda hoje tm, em particular, grande importncia para rea de educao uma vez que sua viso scio- integracionista de desenvolvimento apia- se na idia de interao entre o homem e o meio ambiente e essa interao acarreta mudanas sobre o indivduo, pois quando o homem modifica o ambiente atravs de seus comportamentos, essas modificaes iro influenciar suas atitudes futuras.

Para Souza (2002), as informaes recebidas pelo indivduo no podem ser absorvidas diretamente pelo ambiente, so sempre intermediadas, demonstrada ou de forma implcita, pelas pessoas que a cercam, as informaes so carregadas por significados sociais e histricos correspondentes ao meio ambiente que esteja inserido e exercendo suas representaes, dentro de uma delimitao individual ou coletivamente. Lopes (apud SOUZA, 2002, p. 30) diz:
Na ausncia do outro, o homem no se constri homem. Considerando essa concepo percebe- se a importncia atribuda por Vygotsky ao papel do outro no desenvolvimento. Mesmo no relacionando a capacidade cognitiva experincia como fez Piaget, Vygotsky descreve momentos significativos pelos quais as crianas passam a partir da relao com o outro. Como pode- se observar, as teorias das zonas de desenvolvimento so demonstradas da seguinte forma.

As zonas de desenvolvimento reais podem ser determinadas pelo que a criana considera importante diante das angstias que a mesma sente quando deseja pegar algum objeto ou fizer algo. Enquanto, que no desenvolvimento potencial e proximal pode ser determinado pelas situaes que a impeam de fazer tal ato, somente conseguir fazer tal singularidade com a ajuda de alguma pessoa adulta, ou criana mais experiente. De acordo com Souza (2002, p. 31):
Vygotsky em sua teoria trabalha, com um domnio da atividade infantil que tem claras relaes com o desenvolvimento: a brincadeira. E necessrio ressaltar que Vygotsky faz referncias a diversos tipos de brincadeiras, porm, discute o papel do brinquedo referindo- se especificamente ao jogo de papis ou brincadeiras de faz- de- conta , como brincar de casinha,

23

brincar de escolinha, brincar com um cabo de vassoura como se fosse um cavalo, pois numa situao imaginria como a que ocorre na brincadeira de faz- de- conta, a criana levada a agir num mundo imaginrio, onde a situao definida pelo significado estabelecido pela brincadeira e no pelos elementos reais concretamente presentes. Pode- se perceber que a brincadeira de faz- de- conta estudada por Vygotsky corresponde ao jogo simblico descrito por Piaget.

Neste contexto, Rego (apud SOUZA, 2002, p. 31) pondera que:


Analisa que: No brinquedo, no entanto, os objetos perdem sua fora determinadora. A criana v um objeto, mas age de maneira diferente em relao quilo que v. Assim, alcanada uma condio em que a criana comea a agir independentemente daquilo que v.

Vygotsky considera que a existncia da atividade fsica, representada nas crianas mais pela figura da brincadeira e de outras manifestaes ldicas, implica no surgimento de trs caractersticas importantes: a fantasia, a reproduo e a norma a ser correspondida pelos integrantes do jogo; destacando representaes construtivas que se manifestam desde a questo prtica-situacional da criana em meio s relaes externas, at contriburem na seu condicionamento cognitivo e existencial. Estes elementos se tornam importantes em todos os tipos de jogos infantis, independente de serem tradicionais ou contemporneos simbolizando uma atividade ldica, como versa Gariglio (1995, p. 28).
Paralelamente educao que leva o aluno a um estado contemplativo em relao ao processo de ensino, observamos, tambm, no cotidiano escolar, mecanismos que veiculam, com muita eficcia, um dos pilares de sustentao do sistema produtivo capitalista na nossa sociedade. Refiro-me ao estmulo competio interindividual. Esta educao estimulada dentro da escola principalmente pela valorizao de recompensas extrnsecas tais como: notas, provas, freqncia, aceitao da imagem e cumprimento de horrio. Este estmulo competitivo tem como consequncia nefasta a disperso dos grupos sociais ainda dentro do universo escolar. Diante disso Fernandez afirma que a escola empenha-se em romper com os vnculos grupais entre os alunos, socializando-os sistematicamente no individualismo, na competio e na falta de solidariedade, preparando o terreno para que amanh torne-se difcil erigir outro gnero de relaes entre eles e, em particular, para que no sejam capazes de agir de forma solidria frente a seus empregadores.

Para pedagogo russo, o aprendizado e o desenvolvimento so elementos distintos, mesmo estando inter-relacionados desde origem de cada pessoa, em razo que a aprendizagem promova o desenvolvimento, abrindo variadas

24

possibilidades de experincias e aprendizagens para a formao da criana (BITTENCOURT, 2005). No que corresponde dinmica da ludicidade, as crianas conseguem assimilar, via de regra, as representaes sociais manifestadas pelos adultos, transformando a realidade macrtica representada pelos familiares e demais adultos prxima sua, ressaltando a temtica dos jogos de cpia-repetio-imitao sustentados por Piaget, e que em Vygotsky implicam em uma sria representao sobre a perspectiva infantil em condensar o mundo tal como permite sua interpretao, como contextualiza a passagem em Oliveira e Francischini (2009, p. 61).
A importncia do jogo se manifesta, ainda, na possibilidade de realizao de desejos que no possveis no mundo real. A soluo encontrada pela criana envolver-se num mundo imaginrio e ilusrio chamado brinquedo, conforme aponta Vygotsky (1984). Observam-se, frequentemente, em brincadeiras de crianas, questes recorrentes ligadas a assuntos familiares, nas quais esto presentes a estrutura familiar e a de papis (pai, me, filhos etc.). Nessas brincadeiras, as crianas copiam e (re)criam regras de conduta, vivenciadas na realidade. Vygotsky (1984) e Leontiev (2001) concordam que os significados e sentidos a manifestos vo sendo construdos no decorrer da brincadeira.

Neste sentido, ainda a complementa o sentido da ludicidade conforme a perspectiva infantil explanada pelo trabalho de Vygotsky, Mariano (2009, p. 75) pondera que:
A ludicidade e a aprendizagem so partes do processo de desenvolvimento humano. Dito de outra forma, a atividade ldica cria zonas de desenvolvimento prximo, pois ao jogar, a criana tem atitudes que vo alm do seu comportamento dirio. No jogo ela instigada a ter um controle cada vez maior sobre seu comportamento, a criana desafiada a operar mentalmente e agir utilizando comportamentos que j domina e a experimentar novas formas e novas habilidades que ainda no foram totalmente internalizadas.

Cabe compreender ainda que cada expresso e ato manifestado durante o estado ldico possui seu peso, devendo ao educador se tornar cada vez mais atento s tais sinais para dali empreender uma instrumentao mais plausvel para o seu proveito enquanto mecanismo de enriquecimento cientfico. Mesmo que as contribuies piagetianas e vygotskyanas demonstrem um forte entrelaamento com questes necessariamente voltadas ao campo

pedaggico, no h como desconsiderar seu vis aplicvel ao contexto conceitual e

25

experimental referente ao desenvolvimento cineantropomtrico (VALENTINI et al., 2008) em crianas, pois favorece consideravelmente no embasamento terico sobre como a evoluo sinrgica do indivduo nesta fase da vida possui vnculo existencial quanto formao cognitiva e do aperfeioamento de habilidades e representaes intelectuais. As concepes de Piaget e Vygotsky foram aprimoradas ao longo do sculo XX e vinculadas a outras teorias pedaggicas e de explanao tericoexperimental sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor do ser humano a partir de suas primeiras representaes, na adolescncia. Atualmente, uma destas correntes epistemolgicas mais debatidas se trata da Teoria das Mltiplas Inteligncias, apresentada de forma pioneira pelo estadunidense Howard Gardner, e que explica que o ser humano desenvolve ao longo de sua existncia conhecimentos especficos, acentuando uns de forma mais intensa que os demais, mas sempre a complementar as reas no muito estimuladas; contribuindo quanto a um desenvolvimento total, ou seja, dentro de uma perspectiva sistmica, que ressalta o papel da formao cognitiva de formas plurais e coexistentes. Dentre estes campos do conhecimento humano que a Teorias das Mltiplas Inteligncias divide em sete campos principais: inteligncia musical, inteligncia naturalista, inteligncia lgica, inteligncia musical, inteligncia

lingustica, inteligncia espacial, inteligncia interpessoal, inteligncia intrapessoal e, mais especificamente, a inteligncia sinrgico-corporal (BITTENCOURT, 2005), o movimento e a capacidade de expresso pela dinamicidade do corpo representam um papel bastante significativo no processo de desenvolvimento de outras aptides e formas de conhecimento do ser humano, a destacar o desenvolvimento das habilidades motoras como uma representao emblemtica de toda uma conjuntura de aes e aprimoramentos. Todavia, esta passagem no ser aprofundada no presente estudo, porque somente contribui quanto ao embasamento conceitual sobre o

desenvolvimento infantil e a questo da motricidade. O captulo posterior buscar discutir essencialmente sobre como podem ser destacados as representaes sobre a importncia do movimento da formao do indivduo.

26

3 HABILIDADES MOTORAS FINAS E GROSSAS

O desenvolvimento do corpo humano, como antes citado ao longo do corrente texto, corresponde quanto a um aperfeioamento gradativo de um sistema orgnico, que processa informaes preestabelecidas pelo seu condicionamento gentico, advindas da externalidade ou decorrente das interaes decorrentes do contato com outros indivduos. As respostas condizem quanto uma dinmica evolutiva de movimentos, que adquirem snteses variadas, para cada tipo de atividade que lhe atribuda e qual corresponde algum tipo de funcionalidade. O movimento em si, ou, mais precisamente, a motricidade, corresponde como esta justaposio de respostas e aprimoramentos que se entrelaam entre si, at que se estabelea a definio de padres sinrgicos que permitem o estado de atuao do corpo em relao aos modelos espaciais e temporais que lhes so apresentados (VALENTINI et al., 2008; VALENTINI et al., 2002). As etapas de evoluo da dinmica de movimento do ser humano condizem, de forma mais exata, como a representao do desenvolvimento motor, em que a mobilidade e as propriedades de interao entre o corpo e o ambiente so proporcionais aos estmulos que lhes so aplicados, fortalecendo o processo psicomotor que consegue se lapidar de maneira gradativa, reformulando as respostas instintivas as aes manifestadas pelo indivduo desde beb e que correspondem tambm quanto a movimentos involuntrios e primrios, por exemplo at desempenharem movimentos mais firmes e coordenados, que se aperfeioam a ponto do indivduo apresentar um nvel de controle corporal bastante sofisticado, prprio de uma inteligncia especfica (BITTENCOURT, 2005). Por essa razo, torna-se importante com que a criana seja assistida de forma meticulosa, de modo que sua psicomotricidade seja estimulada de maneira gradativa e proporcional ao nvel de interaes ambientais e sociais que lhes so apresentadas. Neste sentido, por exemplo, esta fase etria do ser humano se apresenta como crucial para sua existncia, pois na infncia que o desenvolvimento motor dentro de representaes regulares impulsionado desde uma etapa precisamente instintiva principalmente nos primeiros anos de vida

27

transcorrendo por uma etapa bsica de movimentao, at atingirem nveis mais especializados e complexos de utilizao do sinergismo corporal, como destaca Valentini (et al., 2008, p. 400):
A identificao de nveis de desenvolvimento e funcionalidade de crianas essencial para o desenvolvimento de programas interventivos que tenham como finalidade potencializar o desenvolvimento de novas habilidades, remediar dificuldades j estabelecidas e/ou desenvolver novas estratgias de movimento. O diagnstico do desenvolvimento motor permite aos profissionais identificarem os fatores que tornam o movimento limitado, possibilitando a tomada de deciso sobre que habilidades e/ou critrios motores devem ser enfatizados nos programas; o tempo de prtica para cada habilidade; e as metas de desempenho da criana.

As classificaes dispostas na literatura especializada sobre como se desdobram as etapas de desenvolvimento motor apresentam algumas sutis divergncias entre si, tal como sobre como se manifestam estas representaes corporais, de como estimul-las ou mesmo mensur-las. Por exemplo, no que se trata propriamente sobre as segmentaes deste processo, h quem defina o desenvolvimento motor entre etapas de capacidade e habilidade, como outrora citado no presente texto (MAGILL, 2000); assim como existem estudiosos que preferem no atribuir terminologias muito seletivas, de modo que no sejam promovidas segregaes quanto ao nvel de representao corporal manifestado por um indivduo, uma vez que, comparando-se uma pessoa com o estado fsico normal de uma pessoa que tenha algum tipo de limitao fsica congnita ou adquirida no seria muito satisfatrio ou mesmo tico atribuir terminologias que repassassem a ideia do indivduo como capaz ou incapaz, mas com nveis de domnio corporal diferenciados, sendo que uma pessoa com dficit motor pode conferir representaes distintas de expresso e controle corporal em comparao a padres convencionais de sinergismo corporal. Entretanto, no que tange precisamente classificao de

desenvolvimento motor conforme a literatura especializada, a maior parte dos estudos confere duas segmentaes mais recorrentes, dividindo o desenvolvimento motor em grosso, atribuindo um nvel de propriedades sinrgicas adquiridas pelo indivduo de forma bsica, aprimoradas a partir do aprimoramento de reaes instintivas do corpo; e como finos, que configuram as manifestaes corporais com maior aperfeioamento, resultantes da lapidao do seu estgio antecessor, ou seja,

28

do desenvolvimento motor grosso, como contextualiza Connoly (2000), sobre o processo a evoluo do movimento na infncia:
Resumindo, o que esses estudos trouxeram que, com a idade, toda criana normal vai conseguindo fazer cada vez mais coisas e com mais preciso. A abordagem de processamento de informaes proporcionou insights importantes sobre como ocorrem essas mudanas, entretanto, essa abordagem no nos deu os meios ou mecanismos que atuam na gerao de novas formas. A abordagem de processamento de informao nos permitiu investigar a melhora dos mecanismos ou formas j existentes (CONNOLY, 2000, p. 10).

Outras terminologias sobre a diviso dos processos de desenvolvimento motor partem da premissa em que o movimento corresponde a etapas globais e etapas mais complexas, que atestam um nvel de domnio corporal bastante avanado, resultante da experincia e nvel de representao cognitiva sobre o corpo (VALENTINI et al., 2008; VALENTINI et al., 2002). Decerto, atravs desta classificao mais recorrente que a maioria dos ensaios e publicaes cientficas referentes questo da psicomotricidade, da cineantropometria e demais reas do estudo onde o movimento se corresponde como temtica concentram sua argumentao (VALENTINI et al., 2008). No que tange especialmente s fases mais elementares do processo e que, em parte, correspondem temtica de estudo do presente trabalho costumase atribuir a classificao de manifestaes de movimentos executados pelo corpo humano desde as primeiras representaes instintivas do indivduo, ou seja, quando no se evidencia a caracterizao de alguma intensidade de controle psicomotor em razo de ainda no terem sido realizadas e fortalecidas as comunicaes entre o processo cognitivo e o estabelecimento das primeiras formas de resposta aos estmulos externos; at quando este indivduo consegue aprimorar as primeiras respostas positivas sobre o controle do corpo, em que se ressalta a ocorrncia de fora, velocidade, coordenao, equilbrio, presso, sensibilidade e demais elementos que comeam a ser evidenciados pelo processo de aprimoramento cognitivo e de seu reflexo sinrgico, ou seja, de seu desenvolvimento motor em suas fases mais elementares, que em situaes regulares conferem uma linha contnua de evoluo, como destaca Castro (2008, p. 28):
O desenvolvimento motor uma alterao contnua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida, realizado pela interao entre as

29

necessidades da tarefa, a biologia do indivduo e as condies do ambiente (GALLAHUE e OZMUN, 2003; HAYWOOD e GETCHELL, 2004). Possui carter cumulativo, influenciado por habilidades e destrezas individuais assim como diferenas individuais no contexto e na prtica de diferentes tarefas.

Em outros termos, as caracterizaes abrangentes, globais, que destacam as representaes mais bsicas sobre a motricidade do organismo humano, costumam englobar o desenvolvimento motor grosso desde os primeiros momentos da infncia, quando a mobilidade do beb se resume apenas por gestos e reflexos involuntrios, descoordenados e essencialmente destitudos de qualquer tipo de domnio cognitivo representvel em sua mobilidade (CASTRO, 2008), ainda que existam outras produes tericas que buscam dessituar esta etapa primria, inerente manifestao sinrgica de crianas em seus primeiros meses de vida, do desenvolvimento motor grosso, alegando-o como uma fase secundria, posterior ao perodo de representao motriz resumidamente instintiva. Entretanto, esta fase puramente instintiva se perfaz por um perodo relativamente curto, pois, maneira que a criana comea a receber as informaes advindas da externalidade e interag-las junto s referncias preestabelecidas pelo condicionamento gentico de sua espcie, as primeiras respostas sobre movimento comeam a ser concebidas, indicando o advento de um processo contnuo e gradativo, pelo qual passam as habilidades motoras grossas ou habilidades motoras fundamentais, como destaca outra terminologia apresentada em Spessato (2009, p. 36-37):
Essas associaes influenciam de forma duradoura o desenvolvimento social, motor e cognitivo, em que um afeta o outro, modificando o desenvolvimento global do individuo. Ainda que a estimulao motora influencie no comportamento motor (respectivamente ao perodo de desenvolvimento em que o individuo se encontra), a importncia do desenvolvimento das habilidades motoras e uma constante ao longo da vida. Desde o nascimento, o individuo explora o ambiente que o cerca, desenvolvendo as mais variadas habilidades motoras fundamentais (HMF), que so a base do movimento especializado. As HMF compreendem uma serie de elementos bsicos ou critrios de determinado movimento, estando relacionadas a um desempenho satisfatrio em diversas experincias motoras e permitindo ao individuo desenvolver um amplo repertorio motor (GALAHUE & OZMUN, 2006). Esses movimentos esto presentes nas brincadeiras do dia-a-dia das crianas e estaro presentes nas formas mais complexas de movimento durante a vida adulta se o individuo se mantiver fisicamente ativo. O refinamento dessas habilidades e seu uso em meios mais complexos e diversos dependem da instruo e das oportunidades que guiaro o individuo na superao da barreira da proficincia, permitindo

30

a combinao, a melhoria e a transferncia desses movimentos para esportes e jogos organizados (SEEFELDT & HAUBENSTRICKER, 1982).

Nesta fase plenamente instintiva, a manifestao do movimento se revela por atos descoordenados e praticamente destitudos de representaes categricas sobre o controle cognitivo junto ao corpo. Entretanto, em poucos meses, o beb j consegue engatinhar, segurar e manifestar algumas representaes expressivas, que vo pouco a pouco se consolidando, promovendo o fortalecimento da musculatura, do sistema osteoarticulatrio, da explorao do espao, dentre outros aspectos elementares (SPESSATO, 2009). Logo a criana j passa a desenvolver equilbrio e condicionamento esttico, o que lhe capacita posteriormente a se situar em posio ereta e descobrir a possibilidade de dar os primeiros passos, ainda que no muito firmes e descoordenados, mas o suficiente para que os msculos dos membros inferiores adquiram tnus e a sistmica de mobilidade de todo o corpo comece a processar respostas mais rpidas e sincronizadas. Este sobreposio gradativa do condicionamento instintivo para os eventos em que a criana consegue adquirir progressivamente o domnio sobre seu corpo pode ser compreendido como o advento dos mecanismos de desenvolvimento motor grosso ou do desenvolvimento motor fundamental, processo este que se desdobra de maneira muito clere nestes primeiros momentos da infncia e que devem ser observados com bastante ateno, pois as interaes, impulsos e respostas estabelecidas entre a criana e a externalidade correspondem como os passos essenciais para que seu embasamento sinrgico orgnico seja

implementado de forma significativa, sobretudo em razo de essas habilidades corresponderem a todo um processo de evoluo corporal do indivduo durante o decorrer de sua existncia, cabendo assim a necessidade com que os pais promovam as condies necessrias para que a criana desempenhe atividades fsicas proporcionais desde muito cedo, como explica a passagem em Spessato (2009, p. 17):
As restries tem papel fundamental no desenvolvimento motor, inclusive as Restries do individuo em relao ao seu padro motivacional. Se a criana no desejar aprender o movimento e no se sentir motivada a realizar a atividade, dificilmente desenvolvera habilidades motoras de forma adequada. Portanto, torna-se importante perceber o padro motivacional do individuo e de que modo se da o seu direcionamento para a tarefa. Uma

31

criana com pouca experincia e um padro motivacional ajustado persiste mais tempo na tarefa, facilmente modificando seu comportamento motor por meio da pratica, com estratgias de ensino adequadas.

Estas representaes mais elementares do desenvolvimento motor grosso demandam um cuidado especial quanto assistncia que deve ser apresentada criana, de modo que ela se desenvolva de maneira saudvel e impulsione a evoluo de seu sinergismo de modo competente, onde a limitao de sua mobilidade por vezes destacada pelos pais ou demais responsveis como um ato de zelo e de segurana pode tambm estar coibindo uma manifestao natural, da necessidade com que a criana possui biologicamente em explorar o contexto cosmolgico que o cerca; algo que cobe, ao mesmo tempo, com que sua dinamicidade corporal adquira uma evoluo mais apropriada, com repercusses por vezes desfavorveis questo de se implementar um retorno quanto ao aprendizado da criana tanto quanto relao funcional de seu corpo, quanto do reconhecimento de objetos e elementos que so apreendidos pelas implicaes ambientais, como adverte Correa (et al., 2005, p. 127):
A aprendizagem de habilidades motoras um processo complexo. Dependendo da tarefa, obter um alto nvel de habilidade pode tomar anos de prtica. Vrios fatores podem influenciar na aquisio de habilidades no ambiente da aprendizagem motora como, por exemplo, a distribuio, a quantidade e a variedade das experincias prticas, a prtica mental, a demonstrao e, foco do presente trabalho, o feedback.

Em outros termos, no que se queira destacar que a movimentao da criana em seus primeiros anos deva se d de forma deliberada e desmedida, sendo inclusive vital com que todos os seus atos sejam mensurados e observados atenciosamente pelos pais ou responsveis, de maneira a lhe conferir segurana; mas, que se corresponde como algo ainda mais imprescindvel com que se permita a mobilidade da criana, pois a partir destas manifestaes que se promover as conexes necessrias para entender, compreender e ler as representaes cosmolgicas que lhes so apresentadas, e, desta forma, conferir uma resposta proporcional para cada nova experincia (CASTRO, 2008). Por exemplo, uma criana s poder desenvolver equilbrio, velocidade e fora quando se locomover em p se, anteriormente, o processo de engatinhar tiver sido bem desempenhado, sem restries que impedissem sua mobilidade. A firmeza do contato entre os ps, o posicionamento esttico, o equilbrio, a postura ereta da

32

coluna, a lateralidade, entre outras representaes sistmicas entre o corpo e o espao somente demonstram um respaldo positivo se, antes de todas estas etapas consequentes, as representaes mais elementares forem trabalhadas de forma produtiva, dentro de um contexto dinmico a quem Correa (et al., 2005) denomina como sendo o feedback, ou seja, o processo vital de retroalimentao entre impulsos e respostas, que aprimoram a essncia instintiva e fortalecem o desenvolvimento motor grosso:
O feedback intrnseco a informao sensorial que surge como conseqncia natural da produo do movimento. Essa classe de informao pode ser exteroceptiva, quando vinda de fontes externas ao corpo de uma pessoa e proprioceptiva ou cinestsica, vinda do prprio corpo. J o feedback extrnseco refere-se a uma informao sobre o movimento, a qual fornecida como um complemento informao intrnseca. a informao fornecida ao aprendiz por algum meio artificial como, por exemplo, a voz do professor, o visor de um cronmetro aps uma corrida de 100 metros e uma nota de um juiz de saltos ornamentais. Por ser uma informao que se encontra sob o controle de professores e instrutores, esse tipo de feedback pode ser fornecido em momentos e/ou formas diferentes ou, simplesmente, no ser fornecido.

Desta maneira, a criana s poder se desenvolver se for estimulada quanto s etapas de observao, repetio, imitao, reproduo e explorao das coisas que a cercam, que constituem a evoluo do aprendizado motor e condicionam o potencial teleolgico (funcionalidade) de suas aes (CONOLLY, 2000). A interao social com seus semelhantes se encarregar quanto ao reconhecimento e aquisio semntica sobre se o movimento executado em um dado momento, que lhe ser benfico ou no, proporcionando-lhe uma herana cognitiva, que, por sua vez, permitir a instrumentao de seu corpo. Quando das faixas etrias em que se exige um fortalecimento deste aprendizado motor, ou seja, nas idades em que as crianas j conferem conhecimento suficiente para desempenhar outras aes alm do andar, correr, pular, segurar e demais manifestaes que destacam uma significao corporal bsica (VALENTINI et al., 2008; VALENTINI et al., 2002). Ou seja, neste contexto, as crianas podem ser submetidas a atividades mais complexas e que exigem maior funcionalizao do corpo enquanto instrumento e meio de expresso, e isto pode ser adquirido por meio de manifestaes simples e cotidianas, ou por jogos, brincadeiras e demais manifestaes ldicas, tal como no convite execuo de atividades esportivas, em que os movimentos bsicos

33

certamente iro se sujeitar a um processo gradativo de refinamento (WILLRICH et al., 2009). Esta dinamicidade quanto ao controle do corpo permite a distino sobre as trs etapas principais de desenvolvimento motor, quando as aes reaes instintivas permitem a reproduo para o desenvolvimento motor grosso ou global, e este corresponde a uma herana mais intensa para que a criana seja inserida em um contexto de desenvolvimento motor fino, ou seja, de habilidades mais aprimoradas; sendo que as aes so complementares e sistmicas entre si (CASTRO, 2008). Em termos mais fisiolgicos, no momento em que o desenvolvimento motor grosso se demonstra ativo, o condicionamento orgnico da criana permite fortalecer as conexes neurolgicas que absorvem, apreendem e interpretam as informaes advindas da externalidade e, desta forma, permitem a emisso de uma resposta condizente tarefa executada (MANOEL, 1994). Ou seja, a criana poder engatinhar com maior velocidade e controle somente no momento em que seu crebro conseguir organizar as informaes necessrias para reproduzir uma reao proporcional ao contato pelo qual est desenvolvendo junto superfcie que se encontra em contato, da mesma forma como os seus primeiros passos adquiriro equilbrio, firmeza, fora, velocidade e propulso quando seu sistema psicomotor concilia todas estas propriedades em razo do tempo e espao, demandando uma correlao idnea, concordante quanto execuo de seus movimentos, como sugere o posicionamento de Willrich (et al., 2009, p. 52):
Inicialmente, acreditava-se que as mudanas no comportamento motor refletiam diretamente as alteraes maturacionais do sistema nervoso central. Hoje, porm, sabe-se que o processo de desenvolvimento ocorre de maneira dinmica e suscetvel a ser moldado a partir de inmeros estmulos externos. A interao entre aspectos relativos ao indivduo, como suas caractersticas fsicas e estruturais, ao ambiente em que est inserido e tarefa a ser aprendida so determinantes na aquisio e refinamento das diferentes habilidades motoras. Sabe-se que o surgimento de movimentos e seu posterior controle ocorrem em uma direo cfalo-caudal e prximo-distal, porm este processo no se apresenta de forma linear, incluindo perodos de equilbrio e desequilbrio. Apesar disso, costuma cumprir uma sequncia ordenada e at previsvel de acordo com a idade.

Assim,

as

conexes

neurolgicas

conseguiro

imprimir

uma

funcionalidade para cada movimento, permitindo com que o organismo se adeque

34

aos padres sinrgicos e se adapte s variveis, indicando consequentemente, o nvel de aprendizado sobre sua composio e identificao enquanto parte contida dentro de uma ordem cosmolgica o tempo e o espao ao qual pertencem e em uma determinada conjuntura social; e, consequentemente, o embasamento necessrio para seu desenvolvimento motor grosso ou, como alegado em outras terminologias, quanto motricidade global. O grau de aprimoramento destas habilidades conduz diretamente definio de aptides mais especficas e elaboradas. Neste estgio, o embasamento cognitivo, experiencial e,

necessariamente, fisiolgico, contribui para que o sistema nervoso e seus desdobramentos ofeream respostas mais rpidas, intensas e abrangentes que os movimentos mais elementares, destacados como bsicos (VALENTINI et al., 2008; VALENTINI et al., 2002). Neste contexto, tem-se a constatao do desenvolvimento motor fino, que se condiz essencialmente como a lapidao da herana psicomotora implementada pelas etapas posteriores, ou, mais precisamente, quanto ao desenvolvimento motor grosso ou global. Representaes dependentes do movimento adquirem, quando no processo de evoluo do desenvolvimento motor fino, uma funcionalidade mais restrita, especfica para um plano situacional destacado em reformulaes onde um ato simples, corriqueiro e elementar adquire um respaldo mais sofisticado, empregado para a execuo de funes mais especficas, onde se exige um nvel de aprendizado muito avanado para um ou mltiplas atividades (CONOLLY, 2000; CORREA et al., 2005). Por exemplo, o andar pode ser impulsionado no correr e, no necessariamente se dessituar como uma representao sinrgica bsica, inerente ao desenvolvimento motor grosso; ainda que, mediante a evoluo destas aes, o domnio quanto execuo do movimento das pernas e da interao quanto ao posicionamento dos braos ou da postura da coluna, em sincronia com a respirao, a exploso muscular e o equilbrio podem potencializar o ato bsico, convertendo quanto a um movimento mais complexo, com o desempenho mais significativo quanto a de uma corrida convencional (MANOEL, 1994). E estas variaes sobre a evoluo do movimento so concordantes em todos os movimentos potencialmente executveis pelo ser humano.

35

A experincia e a correspondncia entre o organismo e as relaes externas aliceram um status mais completo e eficiente quanto quela prtica que lhe atribuda, correspondendo a uma conjuntura sistmica, tal como disserta Manoel (1994, p. 83):
Na relao todo-parte, que caracteriza o comportamento, movimentos desempenham um papel fundamental. Por exemplo, uma das formas em que o domnio cognitivo expresso no comportamento atravs da linguagem verbal, ou seja, atravs de uma srie complexa de movimentos. No domnio afetivo-emocional tem-se igualmente a utilizao de expresses faciais e posturas corporais para a veiculao de sentimentos e emoes. Assim, a capacidade para movimento a forma mais bsica pela qual interagimos no ambiente, seja numa dimenso biolgica, psicolgica ou sociolgica (Manoel, 1989a). Movimentos so essenciais em todos os nveis de organizao dos sistemas vivos e tiveram assim um papel crucial na evoluo biolgica e cultural (Manoel, 1989b; Maturana & Varela, 1987). Ao executar movimentos, uma criana observa o ambiente, estabelece uma meta, elabora um plano de ao para realizar essa meta, faz a verificao experimental de seu plano (atravs da execuo motora), avalia o resultado e decide sobre correes no plano ou sobre a formulao de novos planos, comeando ento um novo ciclo (para mais detalhes veja Tani et alii, 1988). Desta forma, movimentos tm um papel primordial na operao bsica de adaptao de organismos vivos, que envolve o planejamento e a verificao experimental. Neste processo, para que haja movimento, so necessrias informao e energia (Tani, 1979).

O desenvolvimento motor fino se responsabiliza diretamente quanto evoluo dos movimentos embasados durante o processo de desenvolvimento motor grosso, da a se ressaltar a imprescindibilidade da maturao motriz desde sua condio mais global. Em tese, especula-se que os primeiros momentos em que algumas das habilidades globais vo sendo tcnico a sinergicamente aprimoradas se evidenciam com maior intensidade em faixas etrias mais avanadas, como em crianas com mais de 8 anos idade, estes elementos j passam a ser trabalhados de modo sistmico um pouco mais cedo, justamente no perodo em que o corpo humano j atesta um domnio mais enftico sobre o aprendizado motor bsico (CATENASSI et al., 2007). Entretanto, estas referncias, sobretudo as que permitem evidenciar um grau de maturao quanto ao desenvolvimento motor grosso ou global, e quanto s primeiras evidenciaes de habilidades motoras finas, no correspondem a um modelo generalizado, sendo que crianas podem conferir desempenhos distintos e dependentes quanto a diversas elementaridades, como a prpria idade, a massa corporal, o gnero, o estado nutricional, entre outros aspectos, como explica mais

36

precisamente sobre as habilidades motoras grossas, o posicionamento em Catenassi (et al., 2007, p. 227):
A habilidade motora grossa classicamente definida por Clark como a que envolve em sua manifestao a mobilizao de grandes grupos musculares produtores de fora do tronco, braos e pernas. Esse tipo de habilidade est intimamente relacionado s mais variadas aes utilizadas cotidianamente, como correr, pular, trotar, chutar, entre tantas outras. Sua aquisio possibilita diretamente o desenvolvimento de habilidades mais especializadas, sobretudo as atividades esportivas e/ou programas de exerccios fsicos sistematizados. Dficits na habilidade motora grossa refletem-se em baixa proficincia em tarefas motoras mais complexas, que exigem a combinao desses movimentos fundamentais na busca por habilidades mais elaboradas. Alm disso, essa deficincia tambm pode influenciar nos comportamentos afetivo-sociais das crianas, tendo impacto negativo sobre a autoestima e a motivao para a prtica de atividade fsica.

Em especial, a questo da massa corporal corresponde como uma varivel bastante representativa quanto ao processo de desenvolvimento motor, pois implica, necessariamente, enquanto um elemento bastante influente quanto aos estmulos sinrgicos pelos quais se processar seu condicionamento motriz, ou seja, a dinamicidade de seus movimentos. Em outros termos, significa dizer que, mais precisamente, crianas com problemas de subpeso, sobrepeso e obesidades tendem a apresentar problemas de desenvolvimento motor, sobretudo em razo das dificuldades orgnicas em coordenar movimentos e capacit-los da melhor maneira possvel, concordante com as atribuies impostas pelas interaes entre o corpo da criana e o ambiente, em suas necessidades de movimentao (CONDE, MONTEIRO, 2002; GIUGLIANO, CARNEIRO, 2004). A criana com problemas de dficit de massa corporal representa categoricamente que ela no se encontra dentro de um contexto nutrico-metablico condizente, o que pode lhe induzir manifestao de transtornos diversos em seu condicionamento orgnico, especialmente no que tange ao desenvolvimento de seu sistema psicomotor, muscular e osteo-articulatrio (GIUGLIANO, CARNEIRO, 2004; MATOS et al., 2009; SILVA, MALINO, 2000; SOUZA et al., 2007). Assim, inevitavelmente, esta condio, que possui relao direta com a condio social de crianas ainda muito comum na realidade brasileira, em populaes que se situam sob condio de grande risco social influir em distrbios tanto quanto formao

37

orgnica da criana quanto a, consequentemente, no processo de desenvolvimento motor, grosso ou fino. Entretanto, na questo de problemas inversos desnutrio que a temtica dos transtornos quanto ao desenvolvimento motor se demonstra ainda mais emblemtica. A prevalncia e a incidncia de casos de crianas com aumento considervel de sua massa corporal, caracterizados pelo sobrepeso e obesidade, conferem-no como um fenmeno que repercute de maneira ainda mais enftica, caracterizando tal como uma epidemiologia, em virtude das consequncias patolgicas doenas cardiovasculares, articulatrias e metablico-endocrinolgicas e da depreciao de qualidade de vida que so instigadas pelo aumento nocivo de tecido adiposo em crianas, e que, especialmente, demandam um reflexo negativo tambm quanto ao desenvolvimento motor (SOUZA et al., 2007). Os fatores etiolgicos que determinam o avano epidemiolgico deste problema, com efeitos significativos sobre a questo do aprendizado motor, possuem, em sua maioria, vnculo quanto a questes ambientais, sociais e comportamentais, mas que revelam necessariamente o descontrole quanto ao consumo desenfreado de alimentos hipercalricos, associado ao sedentarismo, comum principalmente entre os hbitos de crianas que se sujeitem ao estilo de vida essencialmente urbano (SILVA, MALINO, 2000). Como decorrncia deste processo vinculado a mltiplos fatores, a prtica cada vez mais irrisria de atividades fsicas em crianas, mitigada pelo aumento considervel de tecido gorduroso na composio da massa corporal entre este pblico, influencia consideravelmente para que o desenvolvimento motor nestas condies seja minimizado, quando no a caracterizar transtornos de hipertrofizao de habilidades motoras grossas e finas, desencadeando um processo bastante prejudicial quanto ao controle sinrgico e teleolgico do corpo humano (VALENTINI et al., 2012; VALENTINI et al., 2002). Os reflexos destes distrbios, quando no assistidos de maneira coerente, podem impulsionar problemas ainda mais abrangentes e duradouros, permitindo a disseminao de uma epidemiologia do sobrepeso e da obesidade, na qual o desempenho deficitrio quanto ao desenvolvimento motor, mesmo em suas etapas mais elementares, demonstra-se como uma das consequncias mais emblemticas, como suscita Souza (et al., 2007, p. 74):

38

Health et al. verificaram, em uma pesquisa com estudantes do ensino mdio, que a participao dos alunos nas aulas de educao fsica, bem como a prtica de esporte extracurricular e a participao em programas de recreao, diminuram no perodo de 1984 a 1990. Alm disso, as mudanas nos horrio de trabalho, assistir televiso e o uso de jogos eletrnicos e computadores por longos perodos de tempo, e outros aspectos culturais ligados a influncias ambientais e sociais nos grandes centros urbanos, diminuem as oportunidades para a prtica de atividade fsica regular.

Decerto, a conscientizao sobre fatores etiolgicos que contribuem quanto ao processo de desenvolvimento motor permite com que sejam estabelecidas estratgias especficas para a promoo deste aprendizado, contribuindo para que a criana se forme organicamente e consiga adquirir para si sade e qualidade de vida. Por isso, imprescindvel com que a questo da evoluo das habilidades motoras, especialmente as grossas, seja assistida com regularidade, de modo que problemas de movimentao e controle do corpo sejam notificados e trabalhados coerentemente, e que, conforme a intensidade do transtorno identificado, sejam estabelecidas alternativas que promovam uma conduta destacada para um desempenho mais satisfatrio. As formas de mensurao do aprendizado motor podem ser apresentadas com base em diversos testes de avaliao do movimento. Especificamente, com a necessidade de anlise do nvel de habilidades motoras grossas entre crianas que foram assistidas pelo programa Criana Movimente-se Mais, oferecido por uma academia de So Lus, preferiu-se o emprego do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso em sua segunda verso, traduzido do termo ingls Test of Gross Motor Development (TGMD-2). Por essa razo, torna-se necessrio, antes da apresentao e intepretao de resultados obtidos junto iniciativa do programa Criana Movimente-se Mais, com que seja destacada a importncia do TMGD-2 para o processo de mensurao do desenvolvimento motor grosso, comparando-o junto ao outros mtodos avaliativos sobre a temtica do aprendizado motor entre crianas.

39

DISCUSSO

SOBRE

FORMAS

DE

AVALIAO

DAS

HABILIDADES

MOTORAS TESTE TGMD-2

A aplicao de testes de mensurao sobre as habilidades sinrgicas, independentemente da faixa etria ao qual atribuda, corresponde como uma das alternativas mais idneas quando da necessidade de identificao e avaliao do desenvolvimento motor. Todavia, entre crianas, sua funcionalidade bastante emblemtica, porque, atravs da medio de desempenho das habilidades sobre movimento e da prpria instrumentao do corpo, potenciais problemas quanto ao baixo

desempenho destas atividades podem ser identificados e, posteriormente, submetidos anlise e assistncia por parte de profissionais especializados, permitindo com que exerccios e demais atividades fsicas de carter sistmico possa colaborar para suprir provveis transtornos quanto ao potencial motor entre crianas. O complemento da importncia da aplicao de testes sobre habilidades motoras junto ao pblico infantil se d tambm pela possibilidade de minimizao de que problemas futuros sobre um determinado desempenho motriz insatisfatrio venha a repercutir sua manifestao quando a criana atingir a idade adulta, especialmente quanto competncia psicomotora, ordenamento osteo-articulatrio, condicionamento muscular, potencial cardiovascular, entre outras propriedades orgnicas. O Test of Gross Motor Development (TGMD-2) que fora utilizado no context de avaliao do desempenho motor das habilidades grossas entre crianas de 7 a 10 anos de idade, atendidas pelo projeto implementado por uma academia ludovicense destacado pela literatura como um dos mtodos de mensurao cineantropomtrica mais recorrentes em estudos desta natureza, como destacado por Spessato (2009, p. 39):
O TGMD-2 e um teste que tem enfoque na avaliao do processo, permitindo identificar as dificuldades especficas do movimento em questo. As habilidades de controle de objeto possuem itens que avaliam tambm o produto do movimento. O teste apresenta escores brutos, escores-padro, idade motora equivalente, percentil e quociente motor. Os dados brutos so

40

obtidos por meio do somatrio dos subitens de todas as habilidades da respectiva subescala (locomoo e controle de objeto).

A preferncia pelo Teste de Desenvolvimento Motor Grosso, desenvolvido por Ulrich (SPESSATO, 2009; RIPKA et al., 2009) pode ser explicada pela contextualidade e diversidade com que o movimento e teleologia do corpo so analisados, pois, busca mensurar e compreender atividades sinrgicas bsicas e das quais se desdobram um infinidade de outros aes. Basicamente, a abrangncia do TGMD-2 enfatiza o potencial de desenvolvimento motor dentro de seu contexto elementar, ou seja, referente s habilidades motoras grossas ou globais, e que merecem a devida ateno, muito por conta da importncia com que a avaliao do nvel de aprendizado psicomotor requer, principalmente na infncia. Ripka (et al., 2009), ao fazer a utilizao do TGMD-2 entre crianas com mdia de idade de 9 anos, submetidas a programas de mensurao e avaliao de desempenho motor proporcionado por uma prtica esportiva adaptada para o pblica analisado, o minivoleibol, destaca que a efetividade do mtodo de avaliao motora se corresponde principalmente pela mensurao simultnea de diversos tipos de movimento e da manifestao de controle e instrumentao do corpo, destacando ainda a implementao de outros dados antropomtricos (como a obteno do ndice de Massa Corporal, o IMC) e pela facilidade de manipulao de recursos metodolgicos adotados para determinar os resultados desejados pela pesquisa.
Para a obteno dos dados relacionados aprendizagem motora, foi utilizado o Test of Gross Motor Development (TGMD-2), elaborado por Ulrich. O TGMD-2 um teste usado para avaliar 12 itens, dos quais seis so habilidades de locomoo (correr, galopar, salto com um p, passada, salto horizontal e corrida lateral), e seis so habilidades de controle de objetivos (rebater, quicar, receber, chutar, arremessar por cima dos ombros e rolar a bola por baixo). O protocolo de aplicao sugere o uso de cmara filmadora para registro e posterior anlise do desempenho motor. Os escores registrados para cada criana fornecem o escore bruto, escore padro e percentil em cada um dos subtestes: locomoo e controle de objeto, alm de um coeficiente de motricidade ampla (RIPKA et al., 2009, p. 414).

Alm das convenincias mais tcnicas, o TGMD-2 permite tambm conferir a avaliao sobre o desempenho motor dentro de uma perspectiva sistmica, mas sem destituir as ligaes intrnsecas com que movimentos destacados de maneira isolada tendem a corresponder um efeito total. Em outras

41

palavras, ao analisar diversas atividades ao mesmo tempo, possvel com que o desempenho mtuo da criana nas atividades propostas permita ao analisador traar uma interpretao abrangente, que pode implementar na definio de elementos quantitativos necessrios para a explicao de dados qunticos mensurados com a pesquisa, ao mesmo passo que, quando destacada apenas uma das atividades em si (correr, saltar, trotar, caminhar, saltar em horizontal e correr lateralmente; alm de atividades objetivas para controle de objetos, como segurar, chutar, arremessar, entre outros), o desempenho especfico pode ser idoneamente reconhecido; conferindo em qual habilidade a criana pode exercer maior domnio e outros em que esta condio no to desenvolvida (RIPKA et al., 2009; VASCONCELOS, 2009). Alm dos TGMD-2, h pelo menos outros sete testes bastante comentados pela literatura cientfica dedicada cineantropometria, no sentido de permitir a avaliao das habilidades motoras e, de forma mais precisa, as referentes ao desenvolvimento motor grosso ou global. Inclusive, autores como Dias (2008), por exemplo, lanam uma analogia bastante ilustrativa sobre as tipologias de testes de avaliao do desenvolvimento motor grosso, traando algumas de suas peculiaridades e possibilidades de implementao prtica.

TABELA 1: comparao entre testes de mensurao do desenvolvimento motor mais destacados pela literatura cientfica. Fonte: Dias, 2009, p.31.
TESTE AUTORES FAIXA ETRIA DE APLICAO Do nascimento at 8 anos MENSURAO FUNO

Teste de Habilidades de Crianas e Jovens

Geiffiths, 1970

Habilidades motoras, Locomoo; Coordenao olhomo; Desempenho Dificuldades motoras e perceptuais

Teste de Integrao Sensorial da Califrnia do Sul

Ayres, 1972

4, 5 a 8 anos

Teste Korperkoordinati on test fur Kinder KTK

Kiphard e Schilling, 1974

4.5 a 14.5 anos

Desenvolvimento motor; Coordenao motora geral

Teste de

Bruininks,

4.5 a 14.5

Proficincia motora;

Avalia escala motora, escala de fala, escala de audio e fala, de coordenao olhomo e testes de desempenho Visa entender as dificuldades motoras e perceptuais em crianas com desordens de aprendizado e comportamento Identificar e diagnosticar problemas de desenvolvimento motor e de coordenao motora global Aspectos importante

42

Proficincia Motora de BruninksOseretsky BOTMP Basic Gross Motor Assessment BGMA

1978

anos

Desenvolvimento Motor; Habilidade Motora Habilidade Motora; Habilidade de Movimento Fundamental; Habilidade de Movimentos especializados Habilidade motora geral; Desenvolvimento motor Total Competncia motora; Dificuldades motoras; Impedimento motor Habilidades motoras de interrelacionamento

do desenvolvimento motor

Hughes e Riley, 1981

5.5 a 12.5 Anos

Teste de Desenvolvimento Motor Total TGMD Teste Movement Assessment Battery for Children M - ABC Escalas de Desenvolvimento Motor de Peabody PDMS

Ulrich, 1985

3 a 10 anos

Avalia o funcionamento motor total Identifica crianas com dificuldades motoras Avalia o desenvolvimento motor refinado e o desenvolvimento motor rudimentar de crianas

Henderson e Sugden, 1992 Folio e Fewell, 2000

3 a 10 anos

Do nascimento aos 6 anos

Decerto, a utilizao de cada mtodo proporcional aos elementos pelos quais os pesquisadores buscam compreender. H testes que enfatizam

precisamente a questo do desenvolvimento motor a se considerar algumas variveis, como, por exemplo, da possibilidade de mensurao do desempenho motor grosso em crianas com algum tipo de limitao fsica ou para faixas etrias mais jovens. Porm, o TGMD-2 se apresentou como mais efetivo para o propsito de avaliao das habilidades motoras grossas em crianas de 7 a 10 anos de idade, atestadas como normais, e que em muito contribuiu para a anlise sobre desempenho motor e da importncia da promoo de atividades fsicas como meio de estmulo s habilidades sinrgicas entre crianas ludovicenses.

43

5 ESTUDO DE CASO PROJETO CRIANA MOVIMENTE-SE MAIS

Esta pesquisa avaliou 15 crianas de faixa etria de 7-10 anos. Todos praticantes do programa de treinamento sistematizado Programa Criana Movimente-se Mais, programa realizado em uma academia da cidade de So Lus, capital do Maranho, com frequncia de trs vezes por semanas, possuindo durao de 45 minutos cada sesso de atividades terrestres, e quarenta e cinco minutos cada sesso de atividades aquticas, todas as crianas que entraram no programa at o perodo dos testes da pesquisa, todos os sujeitos que estavam entre a faixa etria j pr-estabelecida foram avaliados. O grupo pertencente em sua maioria do sexo feminino (9 meninas e 6 meninos). importante ressaltar que foram includos no estudo somente os que entregaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelos pais ou responsveis legais, no qual constava, inclusive, o anonimato dos participantes, onde a criana poderia abandonar os testes a qualquer momento, caso necessrio. Foram adotados como critrios de excluso: quem apresentou, nos ltimos dois meses, frequncia inferior a 80%; que tenham ocorrido exacerbao de doena a menos de 3 meses; que estejam inclusos em algum grupo dos fatores de risco (cardacos, diabticos, hipertensos, obesos) ou que possuam alguma doena degenerativa. Entre as implicaes referentes aos procedimentos experimentais, para a obteno dos dados relacionados aprendizagem motora, foi utilizado o Test of Gross Motor Development (TGMD), elaborado por Ulrich no ano de 1989 (SPESSATO, 2009; RIPKA et al., 2009), onde se utilizou uma amostra de 909 crianas. um instrumento avaliador de habilidades fundamentais em crianas. A verso utilizada nessa pesquisa foi a verso modificada pelo autor no ano de 2000 (TGMD-2), com uma amostra de 1208 crianas, cujo os principais objetivos corresponderam quanto a: a) Identificar as crianas que se encontram significativamente atrs de seus

pares em desenvolvimento bruta habilidade motora;

44

b)

Planejar um programa de instruo em bruto desenvolvimento de

habilidades motoras; c) Avaliar o progresso individual em bruto desenvolvimento de habilidades

motoras; d) e) Avaliar o sucesso do programa motor grosso; Servir como um instrumento de medio em pesquisas envolvendo o

desenvolvimento motor bruto. O TGMD-2 se apresente como um teste usado para avaliar 12 tarefas, das quais seis so habilidades de locomoo (correr, galopar, salto com um p, passada, salto horizontal e corrida lateral), e seis so habilidades de controle de objetivos (rebater, quicar, receber, chutar, arremessar por cima dos ombros e rolar a bola por baixo). Onde os critrios de analise avaliado em cada tarefa se constituem entre dois grupos: habilidades de locomoo e habilidades de controle biomecnico de objetos. Entre as habilidades referentes locomoo, enumeram-se (SOUZA et al., 2007; SILVA, MALINO, 2000): Tarefa I correr: 1. Realizar a coordenao de braos e pernas, ressaltando os cotovelos dobrados; 2. Os ps ficam fora do cho por um perodo de tempo; 3. Realizar entrada da aterrissagem na ponta dos ps; 4. Manter uma boa flexo de pernas e coordenao seguindo itens anteriores. Tarefa II galopar: 1. Os braos devem est flexionados e elevados no nvel da cintura; 2. Realizar um passo a frente com um p de cada vez; 3. Os ps ficam fora do cho por um perodo de tempo; 4. Manter manuteno de um padro rtmico por quatro galopes consecutivos. Tarefa III saltar com um p: 1. A perna de balano move-se para frente; 2. O p da perna de balano fica atrs do corpo; 3. Os braos devem est flexionados e oscilando para frente; 4. Saltitar por trs vezes consecutivas no p dominante;

45

5. Saltitar por trs vezes consecutivas no p no dominante. Tarefa IV saltar sobre obstculos: 1. Decolar com p e aterrissar com um p oposto; 2. Os ps ficam fora do cho por um perodo de tempo; 3. Levar adiante o brao oposto ao p que salta. Tarefa V salto horizontal: 1. O movimento preparatrio inclui flexo de joelhos; 2. Os braos devem est estendidos fortemente para frente e para cima; 3. Decolagem e aterrissagem com ambos os ps; 4. Braos fortemente estendidos para baixo durante o pouso. Tarefa VI correr lateralmente: 1. O corpo fica disposto lateralmente de forma que os ombros fiquem alinhados com cho; 2. Um passo lateral com p dominante seguido do outro p no dominante, realizando o movimento sem cruza-los; 3. Conseguir realizar quatro passos seguidos com p dominante; 4. Conseguir realizar quatro passos seguidos com p no dominante; No que se refere propriamente s habilidades controle de objetos, o TGMD-2 elenca as seguintes atividades: Tarefa I rebater: 1. A mo dominante segura basto acima da mo no dominante; 2. O lado no dominante do corpo volta-se para p no dominante; 3. Realizar rotao do quadril e ombro durante a oscilao; 4. O peso do corpo transferido para p da frente; 5. O deve basto deve acerta a bola com toda a mecnica dos itens anteriores. Tarefa II quicar bola: 1. A bola em nvel da cintura; 2. Deve-se empurrar a bola com pontas dos dedos; 3. A bola deve toca no cho em frente e ao lado do p da frente; 4. A criana deve manter controle da bola por quatro quiques consecutivos. Tarefa III receber a bola:

46

1. Fase de preparao em que as mos se antecipam para receber a bola; 2. Braos se estendem para alcanar a bola; 3. A bola recebida com duas mos apenas. Tarefa IV chutar: 1. Realizar aproximao rpida e continua para a bola; 2. Realizar salto ou passo alongado imediatamente; 3. P de apoio ligeiramente atrs; 4. Chutar bola com peito do p dominante. Tarefa V arremessar sobre o ombro: 1. O giro inicia-se com movimento da mo e do brao dominante; 2. Realizar a rotao quadril e do ombro; 3. O peso transferido com p de apoio oposto a mo; 4. Finalizando o arremesso, a bola solta com a mo seguindo os critrios anteriores. Tarefa VI rolar a bola: 1. A mo dominante oscila para baixo e para trs; 2. Realizar um passo a frente com o p oposto da mo preferida; 3. Realizar flexo do joelho para abaixar o corpo; 4. Soltar da bola prxima ao solo, coordenadamente. O protocolo original de aplicao sugere o uso de cmara filmadora para registro e posterior anlise do desempenho motor. Os escores registrados para cada criana foram estabelecidos de acordo com trs anlises: escore bruto que corresponde ao somatrio de pontos recebidos para cada criana na execuo de cada subteste, somando o total de duas tentativas. O escore padro diz respeito relao entre o escore bruto e a idade cronolgica de cada criana. Utilizou-se ainda os escores do quociente de desenvolvimento motor do TGMD-2, que resultou das somas dos valores dispostos de maneira organizada, atribuindo os valores referentes aos testes de locomoo com o teste de controle de objetos. Vale ressaltar que alm do teste TGMD -2, foram aferidos o peso e altura dos sujeitos, a fim de identificarmos o ndice de Massa Corporal IMC dos mesmos, onde ser adotada a classificao de Conde e Monteiro (2006) para identificao do IMC para crianas.

47

Como materiais empregados para a realizao dos testes, ou, mais precisamente, os recursos metodolgicos, aplicou-se um questionrio produzido pela autora, dos materiais utilizados na realizao do teste foram: uma cmera fotogrfica de marca Sony, modelo W570D com filmadora em alta definio (HD); uma prancheta para preenchimento do formulrio de coleta de dados (anamnese), uma caneta esferogrfica; uma bola de Volley marca Penalty modelo MG 4500; uma bola de basquete marca Penalty modelo PRO 5.6; uma bola de tnis de marca Wilson; uma bola de futebol marca Penalty Modelo Max 1000; uma fita marca Sanny (eltrica plstico), 2 cones de trnsito e um basto de madeira. A pesquisa iniciou-se com a seleo de crianas que esto inclusas no Programa Criana Movimente-se Mais, realizado na Viva gua empreendimentos esportivos LTDA, devidamente licenciado pelo Conselho Regional de Educao Fsica (CREF), localizada na cidade de So Lus, Maranho. No tratamento e avaliao dos resultados obtidos nos testes foi utilizado o software BioEstat (verso 5.0 para Windows Microsoft) para obteno da estatstica descritiva e as diferenas entre mdia das categorias escolhidas. Para a identificao da diferena das mdias entre escores padres nas duas

subcategorias (habilidade de locomoo e controle de objetos), e os resultados do coeficiente motor entre os grupos, em que se utilizou o teste de student-t para amostras independentes, assumindo ndice de significncia p<0.05. Os dados adquiridos junto observao de 15 crianas atestaram os seguintes valores, em termos de informaes referentes idade e gnero, que se constituem enquanto variveis que devem ser comentadas no processo de estruturao dos padres de desenvolvimento motor grosso entre a amostra populacional citada, que atesta a representao sobre o universo de crianas entre 6 e 10 anos de idade, moradoras da cidade de So Lus. A mdia de idade correspondeu quanto a 9,17 anos (com desvio padro de 1,23); sendo que foram avaliados 6 meninos e 9 meninas. Estes dados, a princpio, constituem apenas como uma referncia de ilustrao sob a composio de amostra populacional, sendo que os limites de idade entre as crianas no diferem significativamente 7,3 anos para o mais jovem e 10,8 anos para o mais velho e as diferenas entre gneros ainda no se manifesta de maneira muito intensa na referida faixa etria tal como pode se observar, por exemplo, em indivduos cuja constituio corporal (em termos de aptido fsica) se torna mais

48

intensa, conferindo distines entre a aptido atltica entre homens e mulheres, j em idade adolescente ou entre adultos. Silva e Malino (2002), por exemplo, ao parafrasearem estudos de temtica similar, destacam que a questo do desempenho motor entre adolescentes em faixas etrias mais jovens, concernentes infncia e a citar tambm quanto a diferenas de desempenho por gneros no se demonstram com tanta intensidade, e, em si, os resultados podem conferir atribuies proporcionais e que no se distorcem quando em comparao com crianas mais velhas, o que permite afirmar que o desempenho motor grosso no pode diferir tanto, pois crianas com idade similar da amostra populacional consultada, de 7 a 10 anos, no conferem abuptas diferenas em termos de idade e gnero.
Matsudo et al. (1998) encontraram 9% dos meninos e 12% das meninas com nveis de atividade menores que seus pares, enquanto Andrade et al. (1998) relataram que 12% das meninas de classe social baixa e 20% das de classe social alta eram menos ativas. Esses achados so de difcil interpretao, na medida em que se desconhece o nvel de atividade fsica ao qual o adolescentes est se comparando. Nenhum outro estudo que apresentasse nveis de atividade fsica expressos por gasto energtico ou ndices/escores com base em atividades fsicas realizadas regularmente foi encontrado em adolescentes brasileiros (SILVA, MALINO, 2002, p. 1092).

Todavia, outro aspecto preliminar, que teve de ser implementado em um momento anterior definio dos valores referentes ao desempenho motor grosso entre as crianas analisadas, enfatizou precisamente a questo do ndice de Desenvolvimento Motor (IMC), e que corresponde precisamente como uma varivel ainda mais relevante que a idade e o gnero no que concerne influncia sobre os resultados apontados pelo TGMD-2. Entre a amostra populacional estudada, a mdia referente ao ndice de Massa Corporal fora de 20,53, com desvio padro de 7,38. Dentro de uma interpretao qualitativa, 6 crianas foram reconhecidas como eutrficas, ou seja, indicaram IMC atestado quanto a uma faixa normal, considerando-se a relao massa/altura para a idade de cada criana. Entretanto, outros dados indicaram referncias que exigiram maior ateno, quando outras 6 crianas conferiram IMC acima dos valores atestados como acima do peso, ou seja, indicaram ser obesas. Consequentemente, outras trs crianas aferiram IMC acima do peso,

correspondendo definio de sobrepeso.

49

Os resultados conferiram maior significao, conferindo maior entusiasmo quanto mobilizao do programa Criana Movimente-se Mais, de maneira a contribuir tanto quanto proposio de melhorias no desenvolvimento motor grosso de crianas, quanto tambm no contexto de aferio de maior qualidade de vida referida amostra populacional. Sabe-se, pelo que consta quanto explanao de outros estudos disponveis na literatura cientfica, sobre a correlao entre desenvolvimento motor e problemas de estado nutrico-metablico, ou, mais precisamente, quanto manifestao de sobrepeso e obesidade, que estes aspectos repercutem de forma expressiva quanto a problemas de aprendizado motor em crianas; uma vez que, durante esta etapa da vida, o estmulo movimentao vital, mas que pode ser interferido quando a criana apresenta problemas como sedentarismo, indisposio e excesso de tecido adiposo em sua constituio corporal, como explicam Giugliano e Carneiro (2004, p. 17-18):
A obesidade pode iniciar em qualquer idade, desencadeada por fatores como o desmame precoce, a introduo inadequada de alimentos, distrbios do comportamento alimentar e da relao familiar, especialmente nos perodos de acelerao do crescimento. Whitaker et al. e Price relatam a necessidade da identificao precoce do excesso de peso em crianas para diminuir o risco de se tornarem adultos obesos. Os autores enfatizam dois fatores que podem contribuir para dobrar o risco da obesidade em adultos jovens: obesidade em um dos pais ou sua presena na infncia. Ambos os fatores no devem ser considerados isoladamente, mas em interao. Cutting et al. concluem que o modelo de comportamento tendendo inatividade e inadequao da dieta familiar um fator que pode levar obesidade precoce. Por outro lado, a inter-relao com jovens atletas e a orientao e motivao pelos pais foram relatados como influncias positivas na preveno da obesidade. Nas ltimas dcadas, as crianas tornaram-se menos ativas, incentivadas pelos avanos tecnolgicos. Uma relao positiva entre a inatividade, como o tempo gasto assistindo televiso, e o aumento da adiposidade em escolares vem sendo observada. A atividade fsica, por outro lado, diminui o risco de obesidade, atuando na regulao do balano energtico e preservando ou mantendo a massa magra em detrimento da massa de gordura.

A influncia dos problemas de controle de massa corporal to relevante no contexto da associao entre infncia e desenvolvimento motor grosso em virtude das caracterizaes de distrbios de sobrepeso e obesidade entre indivduos to jovens podem remeter ao desenvolvimento de indivduos potencialmente vulnerveis a manifestar desempenhos insatisfatrios quanto a habilidades motoras grossas e, consequentemente, induzir na formao de adolescentes sedentrios e, consequentemente, de adultos sujeitos a desenvolverem problemas patolgicos

50

crnicos, entre os quais aqueles vinculados ao sistema osteo-articulatrio e cardiovascular. Ciente desta questo, a aplicao do TGMD-2 adquiriu uma importncia ainda mais significativa, pois se especulou sobre se estes problemas j se faziam manifestar no momento da realizao do programa Criana Movimentese Mais. Com isto, a expectativa era o de correlacionar que as 9 crianas atestadas como portadoras de problemas de sobrepeso e obesidade viriam a manifestar transtornos quanto ao desempenho motor grosso. Entretanto, j no momento de observao das crianas em sujeio ao TGMD-2, algumas representaes fsicas j indicavam resultados distintos. Em sntese, ao se englobar os parmetros indicativos sobre

desenvolvimento motor grosso tanto nas habilidades de locomoo quanto nas habilidades de controle biomecnico, no houve grandes referncias a problemas crnicos quanto s habilidades motoras grossas, pois a maior parte das crianas estudadas demonstraram valores acima da mdia para os escores e coeficientes referentes aos dois grupos de mensurao de habilidades motoras grossas: por locomoo e por controle de objetos. TABELA 2: Disposio de escores e coeficiente motor geral entre as 15 crianas analisadas. Fonte: prpria.
Escorespadro em locomoo Escorespadro em controle de objetos 8 13 11 12 10 13 6 9 9 9 6 9 6 Soma de escores % Escores SC Avaliao de escores em locomoo Na mdia Acima da mdia Acima da mdia Acima da mdia Acima da mdia Acima da mdia Pobre Acima da mdia Na mdia Acima da mdia Abaixo da mdia Na mdia Abaixo da Avaliao de escores em controle de objetos Na mdia Acima da mdia Na mdia Na mdia Na mdia Acima da mdia Pobre Na mdia Na mdia Na mdia Abaixo da mdia Na mdia Abaixo da Coeficiente motor

9 14 13 13 13 13 7 13 12 13 6 12 6

17 27 24 25 24 27 13 22 21 23 12 21 12

91 121 112 115 112 121 79 106 103 109 76 103 73

Na mdia Superior Acima da mdia Acima da mdia Acima da mdia Superior Pobre Na mdia Na mdia Na mdia Pobre Na mdia Pobre

51

10 9

9 9

17 18

91 91

mdia Na mdia Na mdia

mdia Na mdia Na mdia

Na mdia Na mdia

Observou-se que mesmo entre as crianas que apresentaram ndices de massa corporal destacado como portadoras de sobrepeso e obesidade, os valores para os escores em ambas as classificaes de mensurao do desenvolvimento motor grosso locomoo e controle de objetos mostrou-se satisfatrio, ou seja, acima da mdia, na mdia e a at mesmo superior. As 6 crianas atestadas como eutrficas foram reconhecidas com desempenho motor grosso atestado como mediano-regular, acima da mdia e superior. Entretanto, 3 crianas foram reconhecidas como inerentes a um desenvolvimento motor grosso de ndice pobre apenas para uma das habilidades consideradas, necessariamente, meninas com problemas de sobrepeso e obesidade. Mesmo assim, a deficincia quanto ao desempenho em uma habilidade era suprida pelo desempenho excepcional em outra habilidade, que, no coeficiente motor geral, permitia aferir com que a criana, independentemente de seu ndice de Massa Corporal, atestava um desenvolvimento motor grosso idneo. TABELA 03: disposio final de desempenho motor grosso entre crianas eutrficas e crianas acima do peso. Fonte: prpria.
AVALIAO QUANTITATIVA FINAL Escores por Escores por Coeficiente Locomoo Controles de Motor objeto Normal 12,5 +- 1,8 11,2 +-1,9 112 +- 11,1 Acima do 9,8 +- 2,9 8,0 +- 1,0 92,3 +- 13,8 Peso AVALIAO QUALITATIVA FINAL Escores por Escores por Coeficiente Locomoo Controles de Motor objeto Normal Acima da Na mdia Acima da Mdia Mdia Acima do Na Mdia Na mdia Na Mdia Peso

Os valores sobre desempenho motor mdio apresentaram resultados que podem ser atestados como, no mnimo, interessantes; pois, em verdade, especulava-se que a prevalncia de crianas acima do peso pudesse atestar que estas habilidades pudessem conferir um desempenho abaixo dos valores, mas que no se demonstraram na anlise final da avaliao destas habilidades.

52

Correlaes entre os valores apreendidos junto s crianas assistidas pelo programa Criana Movimente-se Mais com outros estudos podem manifestar, ao menos em termos quantitativos, resultados distintos. Em Ripka (et al., 2009), que aplicou o mesmo testeTGMD-2, valendo-se quanto aplicao de um projeto de mini vlei entre crianas de faixa etria similar a do presente estudo, os valores para os escores em locomoo e para controle de objetos, respectivamente (desconsiderando o desvio padro), fora de 10,55 e 9,01; considerando-se a varivel entre crianas praticantes da atividade fsica proposta; enquanto que, para crianas que no se submeteram ao processo, os valores

respectivo para desempenho motor grosso, em locomoo e controle de objetos foram 8,47 e 7,91. Por mais que o referido estudo ateste a enftica quanto varivel idade, enquanto que o presente estudo acabou por enfatizar a varivel definida pelo ndice de Massa Corporal; destaca-se que os valores para desempenho motor grosso variaram consideravelmente, comparando-os junto aos resultados obtidos em crianas eutrficas ou mesmo entre aquelas com transtornos de peso. As diferenas, ainda que sutis, entre os valores apresentados pelo presente estudo e os resultados divulgados por outros estudos, ficam ainda mais evidentes se considerando o coeficiente motor final. Em Ripka (et al., 2009), este valor fora de 85,13 entre no praticantes da atividade fsica proposta pela pesquisa do autor, e 92,48 entre seus praticantes. Em outro estudo de temtica similar, Souza (et al., 2007), os valores adquiridos foram de 94 para meninos, 78 para meninas e 85 para mdia geral; enquanto que os valores para a mesmo componente sobre desempenho motor grosso, no presente estudo, fora de 112 para crianas eutrficas e 93,3 para crianas acima do peso. Tais referenciais atestam que, at mesmo crianas com problemas de sobrepeso e obesidade do programa Criana Movimente-se Mais demonstram desenvolvimento motor grosso em desempenho melhor que em estudos de temtica similar, como visto em Ripka (et al., 2009) e Souza (et al., 2007). Explicaes para as diferenas sutis identificadas entre o

desenvolvimento motor grosso entre as 15 crianas assistidas pelo programa Criana Movimente-se Mais e a de outros estudos podem ser atestadas quanto s variveis ressaltadas em cada abordagem cientfica. Enquanto a do presente estudo enfatizou a questo do IMC, os demais estudos consultados para estabelecer um

53

comparativo de resultados, por apresentarem temticas semelhantes, preferiram discorrer sobre a varivel etria (RIPKA et al., 2009) e entre gneros e condies socioeconmicas (SOUZA et al., 2007), a se destacar que estes estudos levaram em conta uma amostra populacional maior que as 15 crianas assistidas pelo programa Criana Movimente-se Mais. Decerto, a questo do IMC pode ter sido decisiva para que o desenvolvimento motor grosso dos demais estudos tenha aferido resultados menores que os do presente estudo, mesmo se comparando s crianas do programa Criana Movimente-se Mais que indicaram sobrepeso e obesidade. Todavia, h outras explicaes que podem ser destacadas, como o tempo de assistncia aplicado s crianas do projeto de uma academia ludovicense, que em muito tem investido no incentivo da criana a atividades fsicas, tal como pelo fato de todas as 15 crianas praticarem outras atividades esportivas externas s oferecidas pela academia, principalmente entre aquelas que demonstraram problemas quanto ao excesso de peso. Isto significa que mesmo em um tempo relativamente curto de imposio de atividades fsicas regulares s crianas do programa Criana Movimente-se Mais, salta-se percepo o fato de que a promoo destas atividade em muito tem contribudo para que no apenas o desenvolvimento motor grosso adquira maior capacitao, mas tambm a possibilidade destas conferirem melhor sade e qualidade de vida.

54

6 CONSIDERAES FINAIS

A importncia da educao esportiva e da conscientizao quanto a uma alimentao saudvel se corresponde como um dos principais preceitos para conferir sade e bem-estar vida do indivduo, independentemente da faixa etria, de modo que diversos problemas decorrentes do sedentarismo e do desregulamento nutricional possa ser evitados. Nas crianas, esta preveno adquire um sentido mais emblemtico, uma vez que o indivduo capacitado desde pequeno possui maiores chances de se tornar um adulto responsvel, que, ao se valer de exerccios regulares, de uma alimentao correta e, principalmente, quanto ao estmulo ao seu desenvolvimento motor grosso, estar contribuindo diretamente para lhe conferir maior qualidade de vida ao longo de seu desenvolvimento. Na faixa etria em que o estudo voltou sua anlise, estes apontamentos adquirem maior representatividade, pois se trata de um perodo interessante para a evoluo do metabolismo e do dinamismo corpreo, quando a criana se prepara para o momento da puberdade e quando manifestaes cruciais para a formao de seu corpo se desdobram. O controle da massa corporal, tal como da regulao de hormnios e demais elementos que permitem a dinmica de crescimento do corpo devem ser observados com ateno especial a partir dos 10 e 11 anos de idade, de maneira que problemas decorrentes do sedentarismo e do consumo de substncias hipercalricas no venham a desencadear alteraes negativas na dinmica de formao do corpo durante a pr-adolescncia e adolescncia, diminuindo os fatores de risco que tanto mitigam problemas de sade queles indivduos que possuem distrbios como o sobrepeso e a obesidade. A mensurao do desenvolvimento motor grosso junto s 15 crianas assistidas pelo programa Criana Movimente-se Mais contribuiu necessariamente quanto proposta de observao, controle e profilaxia, pois, apesar das limitaes que o aprendizado pode apresentar junto a adultos, entre crianas sua instrumentao mais precisa, pois a relao entre massa corporal e sinergismo correspondem necessariamente a correlaes sobre como o corpo da criana se apresenta naquela dado momento de medio.

55

Como foram identificados problemas de dficit de peso, sobrepeso e obesidade, a atuao da pesquisa pode se voltar de forma mais precisa junto ao trabalho de preveno e conscientizao, onde a proposta de atividades fsicas regulares e correntes idade dos alunos, tal como a implementao de polticas de educao alimentar e de estmulo ao aprendizado motor em muito podem contribuir para a despertar desde cedo nas crianas o cuidado com o seu corpo e a importncia do exerccio fsico na sua formao social e em sua sade. E esta significncia da promoo a atividades ldico-esportivas regulares se apresentou tanto ao longo do perodo de execuo da pesquisa, tal como no momento posterior aos estudos. Observou-se que o dinamismo das brincadeiras e jogos em muito contribuiu para o exerccio da movimentao, da interatividade entre os colegas, do condicionamento aerbio-muscular, do conhecimento das limitaes do corpo, e, especificamente, do controle de massa corporal; favorecendo satisfatoriamente na proposta de utilizao do esporte como instrumento de aferio de qualidade de vida desde a infncia.

56

REFERNCIAS

ASSIS, M; CORREIA, A. Entre o jogo esttico e impulso ldico: um ensaio de dana. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, volume 27, nmero 2, janeiro de 2006. BACELAR, V. A linguagem psicocorporal como expresso do estado do ldico. Salvador, UFBA, 2007. BARROS, P. A prtica pedaggica do professor de educao fsica e a insero do ldico como um meio de aprendizagem. Curitiba, PUCPR, 2006. BITTENCOURT, J. Promovendo a ludicidade atravs de jogos livres. Porto Alegre, Unisinos, 2005. BERNARDI, J. Alunos com discalculia: o resgate da auto estima e da autoimagem atravs do ldico. Porto Alegre, PUCRGS, 2006. CAMPOS, Judas Tadeu de. Festas juninas nas escolas: lies de preconceitos. Educao e Sociologia. Campinas, v. 28, n. 99, Agosto de 2007. CASTRO, Marcia. A influncia do contexto nas habilidades motoras

fundamentais de pr-escolares e escolares. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. Dissertao de Mestrado. CATENASSI, Fabrizio et al. Relao entre ndice de massa corporal e habilidade e habilidade motora grossa em crianas de quatro a seis anos. Revista Brasileira de Medicina Esportiva, v. 13, n. 4, jul./ago. 2007. CONDE, Wolney, MONTEIRO, Carlos. Body mass index cutoff points for evaluation of nutritional status in brazilian children and adolescents. Jornal de Pediatria, v. 82, n. 4, 2006. CONOLLY, Kevin. Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, supl. 13, 2000.

57

CORREA, Umberto et al. Efeitos da frequncia de habilidades de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Brasileira de Educao Fsica, So Paulo, v. 19, n. 2, abr./jun. 2005. DVILA, M. Eclipse do ldico. In: SOARES, I; PORTO, B. Educao e contemporaneidade. Revista da FAEEBA, Salvador, nmero 25, janeiro-junho de 2006. FONSECA, I; MUNIZ, N. O brincar na educao fsica escolar: em busca da valorizao de diferentes perspectivas. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, volume 21, nmeros 2 e 3, janeiro-maior de 2003. GARIGLIO, J. A ludicidade no jogo das relaes trabalho/escola. Movimento, ano 2, nmero 3, 1995. GIUGLIANO, Rodolfo; CARNEIRO, Elizabeth. Fatores associados obesidade em crianas. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 1, 2004. LUCKESI, C. Desenvolvimento dos estados de conscincia e ludicidade. Cadernos de Pesquisa. Ncleo de Filosofia e Histria da Educao UFBA, p. 9-25, 1998. MAGGIL, Richard. Aprendizagem motora: conceitos e aplicaes. 5 ed. So Paulo, Edgard Blucher, 2000. MANOEL, Edison de. Desenvolvimento Motor: implicaes para a Educao Fsica Escolar I. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, v. 8, n. 1, jan./jun. 1994. MARIA, V. et al. A ludicidade no processo de ensino-aprendizagem. Corpus et Scientia, volume 5, nmero 7, setembro de 2009. MARIANO, S. Brincadeiras e jogos na educao infantil: o ldico e o processo de constituio de sujeitos numa turma de crianas de 4 a 5 anos. Uberlndia, Universidade Federal de Uberlndia, 2009. MATOS, Amlia et al. Management of obesity in adolescents: state of art. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabolismo, v. 53, n.2, 2009.

58

MORAIS, M. Ludicidade, humor, diverso e participao social: motivos de bemestar em todas as idades. Envelhecimento e Sade, nmero 47, abril de 2009. OLIVEIRA, I; FRANCISCHINI, R. Direito de brincar: (im)possibilidades no contexto do trabalho infantil produtivo. Psico-USF, volume 14, nmero 1, janeiro-abril de 2009. POLETTO, R. A ludicidade da criana e sua relao com o contexto familiar. Psicologia em estudo, Maring, volume 10, nmero 1, janeiro-abril de 2005. RIPKA, Wagner et al. Estudo comparativo da performance motora entre crianas praticantes e no-praticantes de minivoleibol. Fit. Perf. J., v. 8, n. 6, nov./dez. 2009. SILVA, Rosane; MALINO, Robert. Nvel de atividade fsica em adolescentes do municpio de Niteri, Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Sade Pblica, v. 16, n. 4, out./dez. 2000. SOUZA, L. O ldico na formao de crianas de 2 srie do ensino fundamental da escola estadual Santos Dumont. Belm, UNAMA, 2006. SOUZA, Dionsio et al. Etiologia da obesidade em crianas e adolescentes. Revista Brasileira de Nutrio Clnica, v. 22, n. 1, 2007. SPESSATO, Brbara. Trajetrias de desenvolvimento motor de crianas e o engajamento de uma proposta inventiva inclusiva para maestria. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Dissertao de Mestrado. VALENTINI, Nadia et al. Teste de desenvolvimento grosso: validade e consistncia interna para a populao gacha. Revista Brasileira de

Cineantropometria e Desenvolvimento Humano, v. 10, n. 2008. VALENTINI, Nadia et al. A influncia de uma interveno motora no desempenho motor e na percepo de competncia de crianas com atrasos motores. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, v. 16, n. 1, jan./jun. 2002.

59

VASCONCELOS, Amanda. A influncia de um programa de Educao Fsica no desenvolvimento motor das crianas da educao infantil. Braslia, Universidade de Braslia, 2009. Dissertao de Mestrado. WILLRICH, Aline et al. Desenvolvimento motor na infncia: influncia de fatores de risco e programas de preveno. Revista de Neurocincias, v. 17, n.1, 2009.

60

APNDICE

61

APNDICE A Termo de autorizao do estabelecimento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CURSO DE EDUCAO FSICA Eu,__________________________________________________________, pesquisa ALTERAES estou

ciente de todas as informaes descritas acima e concordo em participar da NAS HABILIDADES MOTORAS GROSSA EM CRIANAS DE 7 a 10 ANOS: PROGRAMA CRIANA MOVIMENTE-SE MAIS. O pesquisador me informou que a pesquisa foi aprovada pela Universidade Federal do Maranho. Autorizo a publicao dos dados e resultados da pesquisa, desde que os participantes no sejam identificados, bem como divulgar os resultados dos registros no meio cientfico, em forma de publicaes e apresentaes profissionais em eventos cientficos nacionais e internacionais, assim como em qualquer outro meio de comunicao ao quais os pesquisadores venham a divulgar.

So Lus, ___ de _________ de 2011.

___________________________________________ Participante

___________________________________________ Wanessa Pereira Fernandes da Silva (pesquisadora)

62

APNDICE B Termo de autorizao do estabelecimento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CURSO DE EDUCAO FSICA Finalidade do projeto / Benefcios em participar / Procedimentos utilizados / Riscos e ressarcimento por dados / Dados dos pesquisadores.

Eu, ______________________________________________________responsvel ____ no perodo de agosto a novembro de 2011, nos dias de segunda, quarta e sexta feiras, no horrio de 17:00 s 19:00h, com a finalidade especfica de contribuir com a pesquisa, ALTERAES NAS HABILIDADES MOTORAS GROSSA EM CRIANAS DE 7 a 10 ANOS: PROGRAMA CRIANA MOVIMENTESE MAIS. que ser realizado pela aluna Wanessa Pereira Fernandes da Silva, sob orientao do Prof Esp.. Rmulo Bruzaca.

So Lus ____ de ____________ de 2011

______________________________________________ Responsvel pelo estabelecimento

63

APNDICE C Termo de autorizao do estabelecimento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CURSO DE EDUCAO FSICA

Eu, ______________________________________________________responsvel ___________________________________________________________________ _______________, autorizo a utilizao do equipamento de

__________________ bem como de outros materiais que se faam necessrios, desde que com aviso prvio, no perodo de agosto a novembro de 2011, com a finalidade especfica de participar da pesquisa, ALTERAES NAS

HABILIDADES MOTORAS GROSSA EM CRIANAS DE 7 a 10 ANOS: PROGRAMA CRIANA MOVIMENTE-SE MAIS. que ser realizado pela aluna Wanessa Pereira Fernandes da Silva, sob orientao do Prof esp. Romulo Bruzaca.

So Lus ____ de ____________ de 2011

______________________________________________ Responsvel pelo estabelecimento

64

ANEXOS

65

ANEXO 1 - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Voc est sendo convidado(a) a participar, como voluntrio(a), da pesquisa Alteraes nas habilidades motoras grossa em crianas de 7 a 10 anos quando submetidas ao treinamento especializado: Programa Criana Movimente-se Mais, no caso de voc concordar em participar, favor assinar ao final do documento. Sua participao no obrigatria, e a qualquer momento, voc poder desistir de participar e retirar seu consentimento. Sua recusa no trar nenhum prejuzo em sua relao com o pesquisador(a) ou com a instituio. Voc receber uma cpia deste termo onde consta o telefone e endereo do pesquisador(a) principal, podendo tirar dvidas do projeto e de sua participao a qualquer momento. Nome da Pesquisa: Alteraes nas habilidades motoras grossa em crianas de 7 a 10 anos quando submetidas ao treinamento especializado: Programa Criana Movimente-se Mais Responsvel pela pesquisa: Wanessa P. Fernandes da Silva Orientador da pesquisa: Romulo Bruzaca Endereo: Av. beta S/N, Condomnio Parque Athenas I, bloco 11, apt. 104 Telefone: (98) 81037500 OBJETIVOS: Analisar alteraes nas habilidades motoras grossa de crianas de 7 a 10 anos submetidas ao treinamento sistematizado. PROCEDIMENTOS DO ESTUDO: Se concordar em participar da pesquisa, voc ter que responder a um questionrio, ser submetido a testes de habilidades motoras bsica, tais quais: saltar, galopar, correr, manipular bolas, chutar, arremessar, trotar. RISCOS E DESCONFORTOS: Os riscos so reduzidos medida que os testes apresentam atividades do cotidiano como saltar, galopar, correr, manipular bolas, chutar, arremessar, trotar. Em caso de acidentes, voc ter todo acompanhamento necessrio pelos pesquisadores. BENEFCIOS: A partir desta pesquisa, ns poderemos avaliar o comportamento das habilidades motoras grossas das crianas em estudo e direcionar melhor a atividade fsica para esse grupo.

66

CUSTO/REEMBOLSO PARA O PARTICIPANTE: No haver nenhum gasto com sua participao. Os testes sero gratuitos e voc no receber nenhuma cobrana com o que ser realizado. Voc tambm no receber nenhum pagamento com a sua participao. CONFIDENCIALIDADE DA PESQUISA: Garantimos o sigilo que assegure sua privacidade quanto aos dados confidenciais envolvidos na pesquisa. Seu nome ser preservado somente aos pesquisadores, os resultados da pesquisa sero divulgados para a comunidade cientfica. Assinatura do Participante:____________________________________ Assinatura do Pesquisador:___________________________________ So Lus, de de 2012

67

ANEXO 2 - FICHA DE AVALIAO

NOME: SEXO: Masc (1) PESO (kg): Fem (2) ESTATURA (cm):

DATA DA AVALIAO: IDADE: IMC:

1. H quanto tempo voc prtica exerccios fsicos? a) Menos de 1 ano b) Mais 1 ano c) Mais de 2 anos d) Mais de 5 anos

2. Qual a frequncia atual e quais modalidades voc pratica? Modalidade ______________________ frequncia _______________________ Modalidade ______________________ frequncia _______________________ Modalidade ______________________ frequncia _______________________ Modalidade ______________________ frequncia _______________________ Modalidade ______________________ frequncia _______________________

3. Quantas horas por dia voc costuma assistir TV? a) 1 hora ou menos c) 4 horas f) No assisto TV b) 2 horas d) 5 horas c) 3 horas e) 6 horas ou mais

4. Quantas horas por dia voc costuma jogar videogame ou ficar no computador? a) 1 hora ou menos b) 4 horas b) 2 horas e) 5 horas c) 3 horas e) 6 horas ou mais

f) No jogo videogame / computador

5. Como voc vai de casa para escola? (pode assinalar MAIS de uma) a) Andando metr / Van c) de carro d) outro meio de b) de bicicleta c) de nibus / trem /

transporte:____________________________

Das könnte Ihnen auch gefallen