Sie sind auf Seite 1von 1

AOS RPIDOS OBTIDOS POR METALURGIA DO P: SINTER 23, 30 E 60

DESCRIO E APLICAES Os aos rpido produzidos por metalurgia do p so apresentados como importantes alternativas aos aos convencionais, visto que conciliam propriedades, como elevada dureza e tenacidade, dificilmente atingidas por aos produzidos pela rota tradicional. Os aos rpido da linha Sinter so produzidos a partir de atomizao gasosa, seguida da prensagem isosttica diretamente em barras nos dimetros desejados, isto , sem processos intermedirios de conformao a quente. Este fato confere aos materiais total homogeneidade de propriedades (isotropia). Devido ausncia da segregao e descontinuidades internas, como incluses no metlicas, os aos rpido da linha Sinter so especialmente adequados para ferramentas industriais altamente solicitadas, como fresas, ferramentas de corte e ferramentas de conformao a frio. Trs tipos de aos esto disposio : SINTER 23 SINTER 30 SINTER 60

Figura 1: Microestrutura do Sinter 30 aps tmpera e revenimento (800x).

C 1,28 1,29 2,30

Cr 4,2 4,2 4,2

Mo 5,0 5,0 7,0

W 6,3 6,3 6,5

V 3,0 3,0 6,5

Co -8,4 10,5

Nos aos da linha Sinter, as alteraes de comprimento durante o tratamento trmico de fresas caracol, embora insignificantes, so menores do que as dos outros aos rpido produzidos por metalurgia do p conformados a quente, assim como o desvio dessas alteraes. RETFICA E RECOBRIMENTO SUPERFICIAL Os aos rpido da linha Sinter so to fceis de retificar quanto os aos rpido produzidos por metalurgia do p, de boa qualidade. So naturalmente conhecidos como aos rpido com melhores caractersticas de retfica do que os aos rpido altamente ligados produzidos pelo processo convencional. Graas sua combinao de microestrutura fina e homognea, maior dureza e maior resistncia, os aos Rpido da linha Sinter so um substrato ideal para recobrimento por PVD e CVD. Como sempre, a ferramenta submetida a esses tratamentos deve estar isenta de queima por retfica, apresentar um bom acabamento superficial, bem como ausncia de graxas e superfcie limpa. TENACIDADE Aos rpido produzidos por metalurgia do p de boa qualidade apresentam macro e microestrutura fina, homognea e isenta de segregao, independente da composio qumica. Assim, sua tenacidade consideravelmente mais elevada que o material produzido pela rota convencional, conforme mostra a Figura 2, abaixo. Alm das vantagens inerentes ao processo de metalurgia do p, a homogeneidade nica dos aos da linha Sinter faz com que a tenacidade do material seja uniforme em todas as direes de aplicao de esforo. Aos rpido sinterizados produzidos por outros processos, que necessitam a conformao a quente, podem no apresentar o mesmo comportamento.
4500

Sinter 23 corresponde aos graus ASP 2023 CPM M 3:2, CPM M4 e outros aos rpido sem cobalto. Sinter 30 corresponde aos graus ASP 2030, CPM 45, CPM T15 e maioria dos aos rpido contendo cobalto. Sinter 60 corresponde aos graus ASP 2060, CPM REX 76, S 390 e outros aos rpido contendo altos teores de carbono, vandio e cobalto.

Sinter 23 , Sinter 30 e Sinter 60 so disponveis em barras a partir de 66 mm. Dimenses inferiores podero ser encomendadas sob consulta. As barras so fornecidas no estado recozido com uma dureza Brinell de no mximo 260 para o Sinter 23, mximo 300 para o Sinter 30 e mximo 340 para Sinter 60. USINABILIDADE Os aos rpido sinterizados da linha Sinter , de um modo geral, devem ser usinados utilizando-se as mesmas condies de usinagem dos aos convencionais de composio aproximada. Devido sua homogeneidade e microestrutura refinada (Fig. 1), em relao aos aos convencionais, os aos da linha Sinter apresentam uma melhor usinabilidade. Pesadas operaes de usinagem podem causar tenses residuais, as quais conduzem a alteraes dimensionais aps o tratamento trmico. Em tais situaes recomendada a realizao de um alvio de tenses (cerca de 2 horas entre 600 e 700C). SEGURANA NO TRATAMENTO TRMICO A microestrutura fina e homognea significa um risco de desvio mnimo para a dureza objetivada, bem como mnimos riscos de alterao dimensional e trincas. Aps tmpera e revenimento, composta de uma distribuio homognea de carbonetos finos, divididos entre carbonetos tipo M6C e carbonetos tipo MC, em uma matriz isenta de segregao (ver Figura 1). Como os aos da linha Sinter, acima de 66 mm, no so conformados a quente, a tendncia a alteraes dimensionais no dimetro (excentricidade) durante o tratamento trmico ainda menor do que nos outros aos rpido produzidos por metalurgia do p.
Central de atendimento ao cliente: 0800-7070577
VENDA DE ESTOQUE / CENTRO DE DISTRIBUIO

Tenso de Ruptura em Flexo (MPa

4000 3500 3000 2500 2000 1500 1000 500 0

SINTER 23 (66 HRC) SINTER 30 (67 HRC) M2 convencional (64 HRC)

Direo Longitudinal

Direo Transversal

Figura 2: Resultados do Ensaio de Flexo. Dados para materiais de bitolas entre 80 e 100 mm. A constncia de propriedades nas direes longitudinal e a transversal indica a isotropia dos materiais.
Nota: Todas informao apresentadas objetivam fornecer guias gerais de uso do material. Elas no tm relao com garantias de propriedades especficas ou obrigaes contratuais.

Das könnte Ihnen auch gefallen