Sie sind auf Seite 1von 30

ARQUITETURA E URBANISMO ROMANO

A tipologia residncia

O DOMUS

A Domus a residncia urbana das famlias abastadas na Roma Antiga, e , portanto, na sua maioria, das patrcias, nome pela qual denominada a nobreza romana. H tambm a domus da plebe, onde habitavam comerciantes e artesos romanos, ainda que as suas residncias no fossem grandes, suntuosas e sofisticadas como as dos patrcios. Os cidados com menos posses, membros da plebe, viviam em casas alugadas, as insulae, apartamentos exguos e sobrepovoados situados em prdios de vrios andares. No campo, as casas das famlias patrcias tinham o nome de villae (singular: villa). A domus dos patrcios era uma propriedade grande, sofisticada e luxuosa em regies residenciais em meio a cidade. A palavra deriva de dominus, nome por que eram designados os chefes das famlias patrcias. A erupo do Vesvio, no ano de 79, sepultou sob as suas cinzas as cidades de Pompeia e de Herculano. O estado de conservao de muitas habitaes excelente, pelo que foi possvel aos arquelogos ficar a conhecer profundamente a sua arquitetura.

Uma das vias principais do centro comercial da cidade de Pompeia

A domus desenvolvia-se na horizontal, embora pudesse haver um segundo piso. As divises que davam para a rua, denominadas tabernae, eram geralmente arrendadas a terceiros, sendo usadas como lojas ou oficinas. No havia vitrine no sentido moderno do termo e a taberna abria diretamente para a rua. Por vezes, os comerciantes ou artesos alugavam igualmente o segundo piso, onde viviam com a sua famlia. Ao entrar na casa de habitao, o visitante era conduzido pelo vestibulum, o qual se abria para o atrium (trio). O teto deste possua uma abertura central, o complvio (compluvium), por onde entrava a gua da chuva, que era recolhida no implvio (impluvium), uma cisterna quadrangular no centro do trio. Elemento central da domus, era no trio que eram colocadas as imagens dos antepassados (imagines maiorum) e que o patrono vinha saudar os seus clientes ou convidados. Em seu redor articulavam-se as outras divises: os pequenos quartos de dormir (cubicula; singular: cubiculum), o triclnio (triclinium) ou sala de jantar, o tablinium, onde o pater familias tratava dos seus negcios, e a cozinha (coquina ou culina). Havia ainda o lararium, diviso destinada ao culto das divindades domsticas (Lares e Penates) e dos familiares falecidos (Manes). Ao fundo da domus, encontrava-se por vezes uma rea reservada aos banhos e um pequeno jardim (hortus), geralmente decorado com uma fonte.

A domus no tinha vista para a rua. As janelas eram muito pequenas, a fim de proteger a casa de rudos, do frio (o vidro era uma raridade) e, sobretudo, dos ladres. Em consequncia, as divises recebiam luz solar essencialmente do complvio ou do peristilo. Algumas casas tinham no s gua canalizada mas tambm aquecimento central (o hipocausto). As paredes e por vezes o teto eram decorados com afrescos. O cho era pavimentado com tijolos de terracota, mosaicos ou mrmore, dependendo por um lado do tipo de diviso e, por outro, das posses do proprietrio. Na maior parte das casas, a moblia dos cubicula resumia-se a uma simples cama de madeira. O triclnio deve o seu nome aos trs leitos, dispostos em torno de uma mesa central, onde os comensais comiam reclinados. Geralmente a cozinha era uma diviso exgua, com um pequeno fogo de pedra, estando a preparao das refeies a cargo dos escravos. No havia espaos prprios para os escravos. Estes circulavam em toda a casa e noite dormiam porta do cubiculum do seu senhor. Tambm as mulheres no estavam confinadas a quaisquer aposentos, dedicando-se s suas atividades no trio ou noutras divises, quando os homens saam para o frum. No havia igualmente uma distino clara entre espaos domsticos privados e pblicos.

Casa de patrcios, em Pompeia

Domus republicano

Jardim de uma casa, em Pompeia

Insulas, prximas ao Capitlio

Embora derivada da arquitetura grega, com a qual, segundo os historiadores compem o que chamamos de arquitetura clssica, os romanos desenvolveram uma srie de tipologias no completamente ou inteiramente desenvolvidas pelos gregos por uma srie de razes de ordem prtica.

Entre os grandes feitos da arquitetura romana, que ecoaram por sculos e chegam ao nosso tempo ainda repletos de utilidades em vrias comunidades, podemos citar:

aqueduto, a baslica,o anfiteatro, arcos do triunfo e o Panteo. Os monumentos romanos emprestaram arquitetura clssica seu componente associado solidez e exatido, enquanto os gregos emprestaram mesma o seu componente esttico inovador. Aprenderam com os etruscos o emprego do arco, assim como a abbada ou teto curvo, que os gregos e egpcios no conheceram. Construram tambm catacumbas, fontes, obeliscos, pontes e templos.

Aquedutos Aqueduto um canal ou galeria, subterrneo ou superfcie, e construdo com a finalidade de conduzir a gua. Os aquedutos so normalmente edificados sobre arcadas ou sob plataformas de vias de comunicao.

Os aquedutos romanos eram construes extremamente sofisticadas. Eles eram construdos para operarem dentro de parmetros muito precisos de tolerncia. De modo que o caimento (de Pont du Guard, por exemplo) de apenas 34cm por quilmetro. Descendo apenas 17m verticalmente em um percurso de 50km. O desafio consistia no fato de que o aqueduto tinha que ter o caimento exato, uma vez que se fosse muito grande a gua transbordaria, se fosse muito baixo, a gua empoaria. Totalmente, impulsionado pela gravidade, percorria muito quilmetros de modo muito eficiente.

Aqueduto de Pont du Guard sul da Frana

Aqueduto em Nerja - Espanha

Trajeto do aqueduto de Pont du Guard

Aqueduto de Segvia - Espanha

Modelo em escala do trajeto do aqueduto na antiga cidade romana

Aqueduto passando pela Muralha Aureliana, em Roma

Esquema de um antigo aqueduto e um moderno aqueduto

Aqueduto da Carioca, Rio de Janeiro imperial

Os arcos da Lapa

Baslica

Baslica um grande espao coberto, destinado realizao de assemblias cuja origem remonta Grcia Helenstica. O seu modelo foi largamente desenvolvido pelos Romanos, sendo mais tarde, j na poca do Imprio Romano, adaptado como modelo para os templos cristos. A Baslica romana descende das goras colunadas gregas. Na sua gnese, as baslicas romanas eram edifcios multifuncionais, que poderiam albergar reas pblicas, polticas, comerciais e sociais. Eram espaos de reunio destinados a assemblias cvicas, funcionando muitas vezes como tribunais ou espaos comerciais (lota/leiles), tornando-se um edifcio central e indispensvel em qualquer cidade importante. A baslica era um edifcio grande e longo, geralmente composto por uma nave central, duas colaterais e uma ou mais bsides. As naves laterais so mais baixas, por forma a no obstruir as janelas altas (clerestrio) na parte superior da nave central. Numa posio bem visvel, ao fundo, estava a tribuna que mais tarde seria adaptada transformando-se no altar e no plpito do culto cristo.

Restos da Baslica de Constantino

Das könnte Ihnen auch gefallen